You are on page 1of 8

1 Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro Diretoria Geral de Gesto de Pessoas Departamento de Administrao de Pessoal Diviso de Anlise de Processos

e Administrao de Benefcios SUMRIO

ABONO DE PERMANNCIA --------------------------------------------MODALIDADE DE APOSENTADORIA -------------------------------1.INVALIDEZ --------------------------------------------------------------------2.COMPULSRIA -------------------------------------------------------------3.VOLUNTRIA ----------------------------------------------------------------3.1 POR TEMPO DE CONTRIBUIO -------------------------------------------3.2 POR IDADE ---------------------------------------------------------------------------

3 4 4 5 5 5 6

Abono de Permanncia Modalidades de Aposentadoria

REGRAS DE TRANSIO ---------------------------------------------------- 6 4.INVALIDEZ ---------------------------------------------------------------------- 6 5.COMPULSRIA ---------------------------------------------------------------- 7 6. VOLUNTRIA ------------------------------------------------------------------ 7 6.1 REQUISITOS ALCANADOS AT 16.12.1998 ------------------------------ 7 a) Proventos Integrais ------------------------------------------------------------------- 7 b) Proventos Proporcionais ------------------------------------------------------------ 8 b.1)Por tempo de Contribuio-------------------------------------------------------- 8 b.2)Por Idade -------------------------------------------------------------------------------- 8
6.2 REQUISITOS ALCANADOS AT 31.12.2003 ------------------------------ 9 a.1) Proventos Integrais------------------------------------------------------------------ 9 a.2) Proventos Integrais ---------------------------------------------------------------- 10 b.1) Proventos Proporcionais --------------------------------------------------------- 10 b.2) Proventos Proporcionais --------------------------------------------------------- 11 6.3 INGRESSO EM CARGO EFETIVO AT 16.12.1998 ----------------------- 12 6.4 INGRESSO NO SERVIO PBLICO AT 16.12.1998 ------------------- 13 6.5 INGRESSO NO SERVIO PBLICO AT 31.12.2003 ------------------- 14

Contribuio Previdenciria do Servidor Inativo

CONTRIBUIO PREVIDENCIARIA DO SERVIDOR INATIVO --- 15

Com as alteraes introduzidas pela Emenda Constitucional n. 47/2005 e pela Lei n. 5.260/2008

COMO REQUERER ------------------------------------------------------------- 15

3 ABONO DE PERMANNCIA MODALIDADES DE APOSENTADORIA


Benefcio institudo pela Emenda Constitucional n 41/2003, equivalente ao valor da contribuio previdenciria, concedido ao servidor que opte por permanecer em atividade e pago at que ele se aposente ou complete os requisitos para a aposentadoria compulsria, desde que atenda a qualquer um dentre os seguintes requisitos:

1. INVALIDEZ:
Base Legal: art. 40, 1, inciso I, da Constituio Federal. Requisito: - incapacidade para o trabalho, comprovada por meio de laudo mdico-pericial, emitido pelo Departamento de Sade, da Diretoria Geral de Gesto de Pessoas. Caracterstica: - aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994. aposentadoria com proventos integrais, calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994, se o laudo mdico-pericial oficial apontar que a incapacidade decorre de acidente em servio, molstia profissional ou qualquer das doenas listadas em lei ou regulamento.

complete as exigncias para aposentadoria voluntria estabelecidas no art. 40, 1, III, alnea a, da Constituio Federal (art. 40, 19, da Constituio Federal) vide item 3.1 deste Manual; ou

tenha completado as exigncias para aposentadoria voluntria at 31.12.2003 e conte com, no mnimo, 25 anos de contribuio, se mulher, ou 30 anos de contribuio, se homem (art. 3, 1, da Emenda Constitucional n 41/2003); ou

complete as exigncias para aposentadoria voluntria estabelecidas no art. 2, caput, da Emenda Constitucional n 41/2003 (art. 2, 5, da Emenda Constitucional n 41/2003) vide item 6.3 a.1 deste Manual.

Reajuste: - atualizao dos proventos observar a mesma data e ndice adotados em relao ao cargo que serviu de referncia concesso da aposentadoria, na forma do art. 10, pargrafo nico da Lei n 5.260/2008.

6 Reajuste: - atualizao dos proventos observar a mesma data e ndice adotados em relao ao cargo que serviu de referncia concesso da aposentadoria, na forma do art. 10, pargrafo nico da Lei n 5.260/2008.

2. COMPULSRIA:
Base legal: art. 40, 1, inciso II, da Constituio Federal. Requisito: - 70 anos de idade completos. Caracterstica: aposentadoria com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994. Reajuste: - atualizao dos proventos observar a mesma data e ndice adotados em relao ao cargo que serviu de referncia concesso da aposentadoria, na forma do art. 10, pargrafo nico da Lei n 5.260/2008.

3.2.

POR IDADE

Base legal: art. 40, 1, inciso III, alnea b, da Constituio Federal. Requisitos: 10 anos de servio pblico; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 65 anos (homem) / 60 anos (mulher) de idade. Caractersticas: aposentadoria calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994. Reajuste: - atualizao dos proventos observar a mesma data e ndice adotados em relao ao cargo que serviu de referncia concesso da aposentadoria, na forma do art. 10, pargrafo nico da Lei n 5.260/2008.

3. VOLUNTRIA: 3.1. POR TEMPO DE CONTRIBUIO

Base legal: art. 40, 1, inciso III, alnea a, da Constituio Federal. Requisitos: 10 anos de servio pblico; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 60 anos (homem) / 55 anos (mulher) de idade; 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio. Caracterstica: aposentadoria calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994.

REGRAS DE TRANSIO

4. INVALIDEZ:
- O servidor que tiver sua incapacidade para o trabalho comprovada, por meio de laudo mdico-pericial emitido pelo Departamento de Sade, da Diretoria Geral de Gesto de Pessoas, ser aposentado.

7 - O clculo dos proventos de sua aposentadoria por invalidez ser efetuado de acordo com o item 1 deste Manual ou com a regra de transio na qual ele venha a se enquadrar (art. 9, pargrafo 2 da Lei n 5.260/2008). - reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. b) Proventos Proporcionais: b.1) Por Tempo de Contribuio

5. COMPULSRIA:
- O servidor, ao completar 70 anos de idade, compulsoriamente aposentado. - O clculo dos proventos de sua aposentadoria compulsria ser efetuado de acordo com o item 2 deste Manual ou com a regra de transio na qual ele venha a se enquadrar (art. 9, pargrafo 2 da Lei n 5.260/2008).

Base legal: art. 3 da Emenda Constitucional n 20/98. Requisito: 30 anos (homem) / 25 anos (mulher) de contribuio. Caracterstica: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. b.2) Por Idade Base Legal: art. 3 da Emenda Constitucional n 20/98. Requisito: - 65 anos (homem) / 60 anos (mulher) de idade. Caractersticas: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao.

6. VOLUNTRIA: 6.1. REQUISITOS ALCANADOS AT 16.12.1998

a) Proventos Integrais: Base legal: art. 3 da Emenda Constitucional n 20/98. Requisito: 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio. Caracterstica: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste: - reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou

9 Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, a.2) Proventos Integrais: sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. Base legal: art. 8, caput, da Emenda Constitucional n 20/98.

10 - quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.

Requisitos: cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 53 anos (homem) / 48 anos (mulher) de idade; 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio; pedgio = adicional de 20% do tempo que, em 16.12.98, faltaria para atingir o tempo de contribuio.

6.2.

REQUISITOS ALCANADOS AT 31.12.2003

a.1) Proventos Integrais: Base legal: art. 40, 1, inciso III, alnea a, da Constituio Federal (com a redao dada pela Emenda Constitucional n 20/1998). Requisitos: 10 anos de servio pblico; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 60 anos (homem) / 55 anos (mulher) de idade; 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio. Caracterstica: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste:

Caracterstica: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao.

Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. b.1) Proventos Proporcionais:

- reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive

Base Legal: art. 40, 1, inciso III, alnea b, da Constituio Federal (com a redao dada pela Emenda Constitucional n 20/1998). Requisitos: 10 anos de servio pblico;

11 cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 65 anos (homem) / 60 anos (mulher) de idade. Caractersticas: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. b.2) Proventos Proporcionais: Base legal: art. 8, 1, da Emenda Constitucional n 20/98. Requisitos: cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 53 anos (homem) / 48 anos (mulher) de idade; 30 anos (homem) / 25 anos (mulher) de contribuio; pedgio = adicional de 40% do tempo que, em 16.12.98, faltaria para atingir o tempo de contribuio. Reajuste: -

12

reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.

6.3.

INGRESSO EM CARGO EFETIVO AT 16.12.1998

Base legal: art. 2 da Emenda Constitucional n 41/2003. Requisitos: - cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; - 53 anos (homem) / 48 anos (mulher) de idade; - 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio; pedgio = adicional de 20% do tempo que, em 16.12.98, faltaria para atingir o tempo de contribuio. Caractersticas: aposentadoria calculada com base na mdia das maiores remuneraes, utilizadas as contribuies previdencirias desde o ms de julho de 1994; redutor no clculo da aposentadoria: 3,5% para cada ano antecipado em relao ao limite de idade (60 anos para homem e 55 anos para mulher), se tiver cumprido os requisitos para aposentadoria at 31.12.2005; 5% para cada ano antecipado em relao ao limite de idade (60 anos para homem e 55 anos para mulher), se tiver cumprido os requisitos para aposentadoria aps 01.01.2006.

Caracterstica: aposentadoria calculada razo de 70% da ltima remunerao, caso o tempo de contribuio seja igual a 30 anos (homem) / 25 anos (mulher); acrscimo de 5% para cada ano de contribuio que supere o perodo acima indicado, limitados os proventos a 100% da ltima remunerao.

13 Reajuste: - atualizao dos proventos observar a mesma data e ndice adotados em relao ao cargo que serviu de referncia concesso da aposentadoria, na forma do art. 10, pargrafo nico da Lei n 5.260/2008.

14

6.5.

INGRESSO NO SERVIO PBLICO AT 31.12.2003

Base legal: art. 6 da Emenda Constitucional n 41/2003 c/c art. 2 da Emenda Constitucional n 47/2005.

6.4.

INGRESSO NO SERVIO PBLICO AT 16.12.1998

Base legal: art. 3 da Emenda Constitucional n 47/2005. Requisitos: 25 anos de servio pblico; 15 anos de carreira; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 60 anos (homem) / 55 anos (mulher) de idade; 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio; reduo de um ano de idade para cada ano excedente de contribuio. Caracterstica: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.

Requisitos: 20 anos de servio pblico; 10 anos na carreira; cinco anos de efetivo exerccio no cargo em que se dar a aposentadoria; 60 anos (homem) / 55 anos (mulher) de idade; 35 anos (homem) / 30 anos (mulher) de contribuio. Caractersticas: aposentadoria calculada com base na ltima remunerao. Reajuste: reviso na mesma proporo e na mesma data, sempre que se modificar a remunerao dos servidores em atividade, sendo tambm estendidos aos aposentados quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos aos servidores em atividade, inclusive quando decorrentes da transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria.

15

CONTRIBUIO PREVIDENCIRIA DO SERVIDOR INATIVO


O servidor inativo, por fora do art. 40, 18, da Constituio Federal, contribui mensalmente para o RIOPREVIDNCIA, em percentual de 11% (onze por cento) sobre o valor de seus proventos que exceder ao maior valor de benefcio pago pelo INSS.

Caso o servidor inativo seja portador de doena incapacitante, verificada por meio de percia mdica realizada pelo Departamento de Sade, da Diretoria Geral de Gesto de Pessoas, a incidncia da contribuio previdenciria dar-se- apenas sobre a parcela que exceder em duas vezes o maior valor de benefcio pago pelo INSS.

COMO REQUERER
O servidor poder dirigir-se Central de Atendimento de Pessoal, do Departamento de Administrao de Pessoal, da Diretoria Geral de Gesto de Pessoas para obter as orientaes necessrias ao requerimento de: 1- concesso do abono de permanncia; 2- aposentadoria; 3- elevao do limite de iseno da contribuio previdenciria incidente sobre os proventos de aposentadoria.

Projeto desenvolvido pela Diviso de Anlise e Administrao de Benefcios do Departamento de Administrao de Pessoal para o Programa Arrancada DGPES / 2004.

You might also like