You are on page 1of 14

Resumo de CGA...estude muito Resumo de CGA...

Aerodinmica Definio Parte da Fsica que estuda o ar e outros gases em movimento, relativo as suas propriedades e caractersticas e as foras que exercem nos corpos imersos nele. Superfcie Aerodinmica um corpo slido cuja forma oferece pequena resistncia ao ar e ao seu deslocamento; Exemplo: Spinner; Carenagem da roda; Nota: No produz nenhuma fora til ao vo Aeronaves Definio todo aparelho manobrvel em vo, que possa sustentar- se e circular no espao areo mediante reaes aerodinmicas, apto a transportar coisas ou pessoas (art. 106 CBAER.) Classificao As aeronaves classificam-se em aerstatos e aerdinos Aerostatos So corpos mais leves que o ar. Voam baseados no princpio de Arquimedes; Todo corpo mergulhado em um fluido recebe de baixo para cima uma presso igual ao peso do volume deslocado; Exemplo: Balo de ar quente Dirigvel Aerdinos So corpos mais pesados do que o ar. Seu vo se baseia no princpio de Daniel Bernoulli; Num fluido em movimento, quando a velocidade aumenta, a presso esttica diminui; E tambm, na lei de Newton (terceira lei Ao e Reao). Exemplo: Aerdinos de asa fixa. Avio e planador Aerdinos Aerdinos de asa rotativa Exemplos: Helicptero Autogiro O Avio e suas Partes Em geral, estruturalmente, o avio dividido em cinco partes principais: Fuselagem; Empenagem; Trem de Pouso; Grupo Moto-Propulsor; Asa; Fuselagem a parte do avio onde so fixadas as asas e a empenagem, onde se alojam os tripulantes, passageiros e tambm a carga. Contm ainda os sistemas, trem de pouso, motor, etc. Tem o formato cilndrico como se fosse um charuto. Fuselagem Podemos classificar os avies quanto fuselagem da seguinte forma: Estrutura Tubular; Estrutura Monocoque;

Estrutura Semi monocoque; Estrutura Tubular: Formada por tubos de ao, constituindo ento a fuselagem, ficando parecida com uma caixa. Estrutura Monocoque: A estrutura constituda de anis (cavernas) e revestimento externo, ou seja, anis dispostos longitudinalmente e coberto por alumnio. Estrutura Semi monocoque: A estrutura se compe de anis, longarinas e revestimento externo, praticamente a reunio das estruturas acima citadas. a mais utilizada nos avies atuais. Quanto ao nmero de lugares que a fuselagem dos avies podem comportar, so classificados em: Monoplace: lugar para uma pessoa Biplace: lugar para duas pessoas Triplace: lugar para trs pessoas Multiplace: lugar para mais de trs pessoas Empenagem A empenagem vem a ser o conjunto de componentes na cauda de um avio e divide-se em quatro partes: Vertical Estabilizador vertical Leme de direo Horizontal Estabilizador horizontal Profundidade ou Profundor NOTA: Conjunto de superfcies destinadas a estabilizar o vo do avio. Trem de Pouso o rgo que serve para amortecimento do pouso ou deslocamento no solo, gua ou neve. Os avies podem pousar ou decolar em superfcies slidas (Litoplanos), lquidas (Hidroplanos) ou em ambas (Anfbios). Dependendo da posio onde est colocado o trem, existe a seguinte classificao para os avies: Avies convencionais; Avies triciclos; Hidroavies; Anfbios; Avies convencionais: Roda direcional chamada bequilha localizada atrs do trem de pouso principal. Avies triciclos: Roda direciona localizada frente do trem de pouso principal NOTA: chama-se trem de nariz Hidroavies: Possuem flutuadores Anfbios: Operam tanto no solo quanto na gua Mobilidade do Trem de Pouso Os avies possuem um sistema que permite o recolhimento do trem de pouso para reduo do atrito com o ar, devido a isto, podem ser chamados: Trem de Pouso Fixo; Trem de Pouso Retrtil; Trem de Pouso Escamotevel.

Trem de Pouso Fixo: no recolhe Trem de Pouso Retrtil: recolhe parcialmente Trem de Pouso Escamotevel: recolhe e se aloja totalmente na fuselagem, asas ou na cele do motor Meio de decolagem e pouso Quanto ao meio de decolagem e pouso, o avio pode ser: Litoplano: s utiliza pistas; Hidroplanos: s utiliza meios lquidos; Anfbio: utiliza tanto pistas quanto superfcies lquidas; Asa o componente estrutural que produz a sustentao necessria ao vo; Podem tambm ser usadas para alojamento do trem de pouso, tanque de combustvel e bero dos motores; Dependendo de sua rea e formato, a sustentao poder ser maior ou menor. Considerando-se o conjunto de asas como um plano, pode-se classificar os avies quanto ao nmero de planos de asa: Monoplano 1 asa Biplano 2 asas Triplano 3 asas Quadriplano 4 asas Asa parassol: fixada fora da fuselagem Classificao quanto fixao: Cantilever fixadas diretamente fuselagem, atravs de parafusos e porcas. Semi-Cantilever fixadas fuselagem atravs de montantes ou estais (suportes externos).Geralmente avies de asa alta de pequeno porte as utilizam. Diedro :Por definio, diedro o ngulo formado entre o plano de asas e o eixo transversal do avio (linha imaginria que corta o avio transversalmente). Quando o plano de asas est para cima, o avio tem diedro positivo, e quando est para baixo, tem diedro negativo ( o caso de avies de asa alta, em geral). O ngulo de diedro est relacionado com a estabilidade do avio De fato, em alguns de asa alta, a fuselagem atua como um poderoso pndulo estabilizador, cujo efeito parcialmente neutralizado atravs do uso de um diedro negativo. Enflechamento: o ngulo formado entre o eixo transversal e a linha do bordo de ataque , pode ser positivo, ou negativo. Tem a finalidade de manter a estabilidade direcional, e melhorar o desempenho dos avies em altas velocidades. Elementos da Asa I Bordo de Ataque : parte dianteira da asa; II Bordo de Fuga : parte traseira da asa; III Dorso ou Extradorso : parte superior da asa; IV Intradorso ou Ventre : parte inferior da asa; I Corda : Linha reta que une o bordo de ataque ao bordo de fuga; II Raiz da Asa : parte interna da asa que fixada na fuselagem; III Ponta da Asa : lateral externa da asa; Os Elementos Internos Longarinas : so os principais elementos estruturais de uma asa. Nervuras : do o formato aerodinmico asa. Tirantes ou Corda de Piano: so cabos de ao esticados em diagonal para suportar esforos de trao. Revestimento Tela: usado em avies de pequeno porte, como por exemplo, P-56 Paulistinha. Madeira: pouco utilizado atualmente.

Chapas de Alumnio: o revestimento mais utilizado atualmente por ser o mais resistente. fixado atravs de rebites. Grupo Moto-Propulsor Os motores produzem a fora de trao que impulsiona os avies, utilizando-se do princpio de ao e reao, ou seja, o motor joga o ar para trs e o ar produz uma reao empurrando o avio para frente. So utilizados para deslocamento dos avies no solo, decolagem, e tambm para vencer o arrasto. Os tipos mais usados so: Motor a pisto e hlice ou convencional Turbo-Hlice Turbo-Jato Turbo-Fan Motor a pisto ou convencional: usa como combustvel gasolina de aviao Turbo-hlice: um turbo jato com hlice Entre o eixo do motor e a hlice existe um redutor de velocidade. A vantagem do turbo- hlice ter maior trao que um turbo- jato, a baixas velocidades; devido a hlice movimentar grande massa de ar, principalmente na decolagem e subida. Utiliza querosene deavio. NOTA: Este motor pede eficincia quando a ponta das helices chegam prximas a velocidade do som.Por este motivo utilizado em velocidades e altitudes intermedirias. Motor turbo-jato: o motor a reao cuja fora impulsora dada pelos gases de escapamento. Seu funcionamento se procede da seguinte forma: 1. O ar penetra por uma abertura dinmica; 2. Este ar comprimido pelo compressor e passa por condutores; 3. Para cmara de combusto 4. O combustvel introduzido na cmara de combusto por intermdio de uma srie de bicos injetores de combustvel; 1. A mistura ar combustvel inflamada por uma vela de ignio mantendo uma queima constante; o calor provoca a expanso da massa gasosa e em consequncia uma presso muito elevada a qual escapa em alta velocidade. 2. Passa atravs da turbina e impulsiona a rotao da mesma; 3. A turbina impulsionada pelos gases inflamados , produz a rotao dos compressores 4. A massa gasosa expelida com grande velocidade em forma de jato,porm , a fora propulsiva obtida somente devido acelerao da massa gasosa no interior do motor, segundo o princpio da Ao e Reao. 6. Motor Turbo-Fan: no momento, o motor a reao mais usado. 7. Basicamente um motor turbo hlice onde a hlice foi substituda por ps de menor dimetro e que ficam cobertas por uma carenagem; estas ps produzem 30% a 75% da fora de propulso e no tem o redutor de velocidade como o turbo hlice. 8. Tem uma maior rea da admisso que o turbo-jato, estas ps impulsionam mais ar que o compressor do turbo jato. 9. Uma grande quantidade deste ar no entra na cmara de combusto, no necessitando com isso ser queimado , produz muito mais trao, com maior economia e menor rudo. 10. Quando ao nmero de motores os avies podem ser:

1. 2. 3. 4. 5.

Monomotor 1 motor Bimotor 2 motores Trimotor 3 motores Quadrimotor 4 motores Multimotor mais de 4 motores

Hlice um aeroflio rotativo que produz uma fora de trao sobre o avio. A trao das ps faz com que o perfil forme um ngulo de ataque com a direo do vento relativo. Reversores Utilizao de motor para ao de freio. Este sistema consiste em reverter o sentido do fluxo de ar, jogando o ar para frente, o que ir provocar a frenagem do avio. Passo Bandeira Embandeiramento de Hlice O sistema de embandeiramento utilizado quando houver pane em um motor. As ps da hlice do motor inoperante so colocadas numa posio em que produza o mnimo de arrasto possvel. Diz-se que a hlice est em posio de "bandeira", porque as ps ficam alinhadas com o vento relativo, como uma bandeira. Sistema Eltrico A eletricidade utilizada no avio para inmeras finalidades, como ignio dos motores, iluminao, comunicaes, acionamento de acessrios, instrumentos e etc Fontes de Eletricidade: A alimentao do sistema eltrico do avio feita por baterias e geradores. Os geradores so mquinas que transformam energia mecnica em energia eltrica. As baterias armazenam esta energia produzida. Alternador: um gerador que produz corrente alternada. Dnamo: um gerador que produz corrente contnua. Em aeronaves de mdio e grande porte, podemos encontrar uma fonte geradora de energia eltrica e pneumtica , atravs de uma turbina chamada de APU (Auxilary Power Unit). Esta fica instalada na empenagem (cone de cauda) e tem nica e exclusivamente a funo de gerador. Sistemas Pneumticos Definio: uma sistema destinado a acionar componentes mecanicamente atravs da energia de ar sob presso: Exemplo: Sistema de pressurizao. Sistema de pressurizao Esse sistema tem a finalidade de manter uma presso dentro da cabine adequada ao corpo hmano durante vos em altitudes elevadas. A pressurizao consiste em sangrar ar sob presso dos compressores dos motores e envilo para dentro do avio (fuselagem). Este ar, com presso muito alta e quente, misturado com ar frio e depois de passar por uma srie de filtros especiais, lanado cabine. Como a fuselagem hermeticamente fechada, este ar fica acondicionado sobre presso no interior da cabine, donde deriva a expresso Cabine Pressurizada. Out Flow Valves (normalmente 2 vlvulas, uma dianteira e outra traseira), que funcionam basicamente como as vlvulas de panelas de presso , aliviando a presso quando esta chegar prximo de seu limite. Safety Relief Valves: Serve para proteger este sistema quanto s possveis falhas. S iro atuar quando da falha das vlvulas normais. Boa Prova!!!!!

...

Resumo TVO
COMPORTAMENTO DOS FLUIDOS O movimento dos fluidos chamado de escoamento Laminar ou lamelar Turbulento ou turbilhonado Equao da Continuidade Quanto mais estreito for o tubo de escoamento, maior ser a velocidade do fluido e viceversa Tnel Aerodinmico A equao da continuidade torna possvel a construo do tunel aerodinmico, que usado para testar modelos de avies, carros, motos, etc durante a fase de projeto. Presso Dinmica a presso produzida pela fora de impacto do vento A presso dinmica deixa de existir quando o vento pra de soprar. A presso dinmica se torna maior quando a densidade e a velocidade do escoamento forem, tambm, maiores. Presso Esttica a presso que exercida pelo ar em um corpo na atmosfera Teorema de Bernoulli uma lei do escoamento que afirma: Quanto maior a velocidade do escoamento, maior ser a presso dinmica e menor a presso esttica Com este teorema, Giovani Venturi construiu um tubo que ficou conhecido como Tubo de Venturi AEROFLIO uma superfcie aerodinmica que produz reaes aerodinmicasteis ao vo ASA Asa um tipo de aerofio Elements de um perfil I - Bordo de ataque II - Bordo de fuga III - extradorso IV - intradorso ou ventre I - Corda Linha que liga bordo de ataque ao bordo de fuga II - Linha de curvatura mdia Linha que eqidista estradordo do intradorso VENTO RELATIVO o vento aparente que sopra sobre um corpo em movimento na atmosfera, geralmente no sentido contrrio ao do movimento. EIXO LONGITUDINAL uma linha de referncia imaginria do avio, estabelecida durante o projeto e, geralmente, coicide com a direo do vo reto horizontal. NGULO DE INCIDNCIA o ngulo formado entre a corde e o eixo longitudinal do avio NGULO DE ATAQUE ngulo formado entre corda e o vento relativo

FORAS AERODINMICAS Sustentao a componente da resultante aerodinmica perpendicular direo do vento relativo Ela sustenta o peso do avio Arrasto ou Resistncia ao avano a componente da resultante aerodinmica paralela ao vento relativo Ela prejudicial portanto deve ser reduzida ao mnimo possvel VO RETO HORIZONTAL No vo reto horizontal em velocidade constante, a sustentao igual ao peso e a trao da helice igual ao arrasto L=W T=D SUSTENTAO A sustentao depende

rea da asa Velocidade Densidade do ar Formato do perfil ngulo de ataque/incidncia ARRASTO OU RESISTENCIA AO AVANO Todos os objetos apresentam uma resistncia ao avano quando se deslocam atravs do ar. Ela produzida pela turbulncia que se forma atrs desses objetos Uma superfcie aerodinmica tem pequena resistncia ao avano porque ela produz um turbilhonamento muito pequeno ESTOL ngulo de ataque maior Sustentao maior ngulo de estol, perda, crtico ou de sustentao mxima o limitante. ESTABILIDADE a tendncia permanente de um avio se manter em equilbrio nos seus 3 planos. preciso que o avio tenha, em todas as situaes, condies de manter um vo estvel e seguro. Existem trs tipos de equilbrio Estvel; Instvel; Indiferente; Um avio afastado da condio de equilbrio pode se comportar de trs diferentes maneiras: Estvel Instvel Neutro ou indiferente ESTVEL A acft tende a voltar ao equilbrio INSTVEL A acft tende a se afastar do equilbrio NEUTRO OU INDIFERENTE A acft se mantem na nova possio O avio dever ser sempre estvel para ter segurana em todas as situaes do vo. CENTRO DE GRAVIDADE (CG) Os movimentos do avio so feitos em torno deste ponto de apoio. Se o CG est frente, para trs ou para um dos lados, a eficincia dos comandos ser diferente. Eixo longitudinal

Eixo vertical Eixo transversal ou lateral Todos se encontam no CG O CG est sempre a frente do Cp ESTABILIDADE LATERAL Cinco fatores que influenciam a estabilidade lateral: Diedro; Enflechamento; Efeito de quilha; Efeito de fuselagem; Distribuio de peso. Diedro o ngulo formado entre o plano de asas e o eixo transversal do avio. Enflechamento o ngulo formado entre o eixo transversal e a linha do bordo de ataque DECOLAGEM Decolagem A operao em que o avio levanta vo. Condies ideal para decolagem: Baixa altitude; Baixa teperatura; Pista em declive; Vento de proa; Ar seco. VO EM CURVA A fora de sustentao numa curva deve ser maior que o peso do avio SUPERFCIES DE COMANDO So superfcies que do ao piloto o controle de vo Atravs de pedais para o leme Movimento de guinada Em torno do eixo vertical Atravs do manche para os ailerons Movimento de rolagem ou bancagem Em torno do eixo longitudinal Atravs do manche para o profundo Movimento de arfagem ou tangagem Em torno do eixo transversal ou lateral Os movimentos de uma aeronave so realizados em torno de trs eixos que passam pelo centro de gravidade. SUPERFCIES DE COMANDOS SECUNDRIAS Estas superfcies reduzem tendncias indesejveis que podem aparecer durante o vo COMPENSADOR DO AILERON COMPENSADOR DO PROFUNDOR COMPENSADOR DO LEME DE DIREO OBS: Esto localizados nos respectivos bordos de fuga. DISPOSITIVOS HIPERSUSTENTADORES FLAP um dispositivo hipersustentador que serve para aumentar a curvaura do perfil. Tipos de flap Simples Com fenda Ventral

Tipo fowler SLOTS Aumenta o ngulo de ataque crtico do aeroflio SLATS So Slots moveis FREIOS AERODINMICOS Em vo SPEED BRAKERS No solo SPOILERS FATOR CARGA Fator Carga O fator carga (N) a relao existente entre a sustentao produzida (L) e o peso do avio (W).

Em vo nivelado o fator carga igual a 1 Em uma cabrada ser maior que 1 Em uma picada menor que 1 podendo chegar a 0 Em uma picada violenta pode chegar ao valor negativo PESO E BALANCEAMENTO Princpio da Balana O efeito do peso sobre uma balana depende do valor aplicado sobre a mesma distncia. Brao a distncia em linha reta que vai do ponto de apoio (fulero) at o ponto de aplicao da fora ou peso. Momento o resultado da mutiplicao do valor do peso aplicado pela distncia ao ponto de apoio (brao) Equilbrio Quando os momentos forem iguais, a balana estar em equilbrio. Desequilbrio Quando os momentos forem diferentes, a balana estar em desequilbrio, tendendo a se inclinar no sentido do maior momento. Balanceamento a distribuio correta de peso no interior da aeronave de modo que no ultrapasse os limites estabelecidos pelo fabricante. Consiste na pesagem e distribuio correta dos pesos em relao a (CMA) CMA (corda mdia aerodinmica) a media das cordas de um aeroflio. O peso e balanceamento de uma avio so feitos em relao ao eixo longitudinal CG o ponto onde atua a resultante W (peso total); A posio do CG e do CP geralmente e dada em % da CMA LIMITES DO CG Limite Dianteiro Aumento do consumo de combustvel Sobrecarga no trem de nariz Comandos pesados dificultando a decolagem Maior potencia para manter determinada velocidade

Limite Traseiro Comandos muito leves Aumenta a velocidade de estol Tendncia de sair do cho antes da VR LINHA DATUM uma linha vertical, tomada como origem para as medidas longitudinais, para fins de manuteno,peso e balanceamento e etc. ESTAES So distncias horizontais do avio a partir da LD determinadas pelo fabricante da aeronave. PESOS OPERACIONAIS PB (Peso Bsico) Avio vazio,incluindo fluidos hidrulicos, leo, combustvel no drenavl, poltronas na verso passageiro e os equipamentos fixos. PBO (Peso Bsico Operacional) PBO = PB + Tripulao com bagagem + copa (refeies, bebidas, jornais, revistas) PO (Peso Operacional) PO = PBO + Combustvel de decolagem Carga Paga Soma dos pesos dos passageiros + bagagem + carga + Correio. PAZC (Peso Atual Zero Combustvel) PAZC = PBO + Carga Paga Carga til Carga Paga + Combustvel de decolagem PAD (Peso de Decolagem) PAD = PAZC + Combustvel de decolagem ou PAD = PO + Carga Paga PAP ( Peso de Pouso) PAP = PAD Combustvel consumido na etapa (TRIP FUEL)

Aerodinmica de Alta Velocidade O vo das aeronaves de alta velocidade pelo aparecimento de diversos fenmenos aerodinmicos que no ocorrem no vo em baixa velocidade. uma serie de impulsos de presso que atinge nossos ouvidos em uma determinada frequencia que podemos ouvir SOM A velocidade de deslocamento das ondas sonoras, a 15 C de 340m/s. Se o avio est se deslocando numa velocidade menor que a do som, ele tem sempre a sua frente ondas sonoras que avisam e preparam o ar para sua passagem. As velocidades elevadas so medidas atravs do Nmero de Mach,que a razo entre a velocidade verdadeirada avio e a velocidade do som no mesmo nvel de vo O instrumento que indica a velocidade o Machmetro

CLASSIFICAO DOS AVIES Acft subsnico M < 0,75 (filetes com velocidade inferiores do som) Acft Transnico 0,75 M ( escoamento supersnico e subsnico) Acft supersnico

1,2 M < 5 ( somente escoamento supersnico) Acft Hipersnico M> 5 GLOSSRIO Fora tudo aquilo que capaz de produir ou modificar o movimento de um corpo Unidades de medidas Kg - quilograma Lb - libra ( 0,4536 Kg) Densidade a massa por unidade de volume Presso a fora por unidade de rea Vetor toda grandza matemtica que possui intensidade, direo e sentido Inrcia a tendncia natural dos corpos permanecerem em repouso ou em movimento retilneo uniforme Potncia o trabalho produzido por unidade de tempo Trabalho o produto da fora pelo deslocamento Massa a quantidade de matria contida em um corpo. A massa invarivel Peso a fora da gravidade. O peso varivel Acelerao a variao da velocidade por unidade de tempo Leandro Serejo

Questoes TVO Baixa Velocidade

1) Das quatro foras que atuam sobre um avio em vo, aquela que sempre vertical no sentido do centro da Terra chamada: a) Trao, b) Peso c) Sustentao,. d) Arrasto 2) A fora que propulsiona o avio chamada: a) Trao, b) Peso, c) Sustentao, d) Arrasto, 3) a) b) c) d) Num vo reto horizontal, quando a trao inferior ao Arrasto, o avio: aumenta sua velocidade at o Arrasto equilibrar a trao; reduz sua velocidade at o Arrasto equilibrar a trao; reduz sua velocidade at a Sustentao equilibrar o peso; aumenta sua velocidade at a Sustentao equilibrar o peso.

4) A Sustentao de uma asa pode ser definido como:

a) Diferena de presses agindo perpendicularmente corda; b) Fora aerodinmica produzida perpendicularmente ao vento relativo; c) Presso reduzida produzida pelo ar sobre uma superfcie curva e agindo perpendicular mesma; d) Fora aerodinmica produzida perpendicularmente ao eixo longitudinal 5) Numa asa a Sustentao age perpendicularmente e o Arrasto paralelamente (ao): a) Corda da asa; b) eixo longitudinal; b) Trajetria, c) eixo lateral. 6) O ponto do aeroflio onde atuam a sustentao o: a) Ponto mdio da corda; b) Centro de presso CP, c) centro de rotao; d) centro de gravidade CG 7) O ngulo entre a corda do aeroflio e o vento relativo o ngulo: a) de sustentao, c) de incidncia , b) de ataque d) diedro.

8) A sustentao de uma asa pode ser definida como: a) Fora aerodinmica produzida perpendicular ao eixo longitudinal do avio; b) Presso reduzida devido ao escoamento do ar sobre uma superfcie curva, agindo perpendicularmente ao vento relativo. c) Fora aerodinmica perpendicular ao vento relativo, d) Diferena de presso agindo perpendicularmente corda da asa.

9) A corda da asa medida: a) De ponta a ponta da asa, c) do bordo de ataque ao bordo de fuga,

b) de raiz a ponta da asa, d) da curvatura mxima a base

10) Quando a sustentao de um avio aumenta, o arrasto: a) Diminui, b) no afetado, c) tambm aumenta, d) aumenta e diminui 11) O vento relativo paralelo e no sentido oposto ao (): a) ngulo de ataque b) proa do avio c) trajetria do vo d) linha da corda

12) O principio de Bernoulli pode ser enunciado do seguinte modo: a) A densidade especifica de uma substncia a relao entre a sua densidade e a densidade da gua; b) Todo corpo total ou parcialmente submerso num fluido, recebe um empuxo vertical de baixo para cima igual ao peso do fluido deslocado; c) Uma presso aplicada a um fluido num espao confinado aumentar a presso em todos os pontos do fluidos, d) Quando se aumenta a velocidade de um fluido a presso diminui.

13) Na atmosfera,um corpo recebe presso por todos os lados.A presso atmosfrica uma presso: a) Dinmica b) Esttica c) De impacto d) Arterial 14) A densidade do ar depende dos seguintes fatores: a) Presso, gravidade e temperatura, b) presso e gravidade, c) Presso temperatura e umidade d) Presso,calor, altitude 15) A superfcie aerodinmica aquela que sempre produz: a) Pequena resistncia ao avano b) Grande resistncia ao avano c) Pequeno arrasto e sustentao d)Pequeno arrasto e reaes teis. 16) O teorema de Bernoulli aplicado na construo do: a) Tubo de Pitot b) Velocmetro c) Tubo de Venture d) Altmetro 17) A fora da sustentao deve-se: a) Diferena de presso entre o extradorso e intradorso da asa b) Movimento do ar na asa, tornando o avio mais leve que o ar c) Diferena entre presso dinmica e a esttica em torno da asa d) Impacto do ar contra a asa

18) O flape um dispositivo hipersustentador que aumenta o CL e tambm: a) Aumenta o ngulo crtico do perfil b) Serve com freio aerodinmico c) No altera o ngulo crtico d) No modifica a curvatura do perfil 19) Os trs eixos imaginrios do avio cruzam-se num ponto chamado: a) CG b) Centro aerodinmico, c) CP d) Profundor. 20) Os movimentos do avio em torno do eixo longitudinal chama-se: a) Rolamento b) Guinada c) Arfagem d) cabrada

Questoes TVO Baixa Velocidade Gabariti

1) 2) 3) 4) 5) 6)

B A B B C B

7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) 15) 16) 17) 18) 19) 20)

B C C C C D B C A B A B A A

You might also like