You are on page 1of 9

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIAS E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL IFRS CMPUS RIO GRANDE INFORMTICA PARA INTERNET

T TURMA C GEOGRAFIA II

ANA CAROLINA PACHECO IAGO LOURENO CORRA

MUROS MODERNOS, DISPORAS MODERNAS E XENOFOBIA

RIO GRANE 2013

INTRODUO

O presente trabalho requisitado pelo professor de Geografia II, Jeferson, tem como objetivo explicar de forma breve trs diferentes temas como forma de complementar a temtica de globalizao trabalhada em aula, sendo esses temas: os muros e disporas modernas, alm da xenofobia.

MUROS MODERNOS

Os muros se erguem no mundo moderno a partir de contrastes, expressam concretamente uma diviso, uma separao que pode ocorrer tanto por fatores ticos, sociais, raciais ou financeiros. Padres ticos, sociedades, raas e classes diferentes isolando-se uns dos outros por nem um outro motivo se no a diferena. Como exemplos temos o muro entre o Mxico e os Estados Unidos e o muro de Israel. O muro que se encontra em parte da fronteira entre Estados Unidos e Mxico construdo pelos Estados Unidos com o objetivo de impedir a entrada de imigrantes ilegais no pas, garantir a segurana do pas. Sua construo comea em 1994 em uma chamada Operation Gatekeeper, um programa contra a imigrao ilegal, mantendo-se at os dias de hoje. Contando com tecnologias como sensores de conteno, detectores de movimento ou ainda equipamentos de viso noturna entrelaados a radiocomunicadores conectados com a polcia de fronteira americana, alm de existir tambm uma equipe permanente de vigilncia da fronteira com helicpteros de artilharia. Esse muro construdo em 1994 continua se expandindo at hoje, em 2011 chegando a se estender em superfcie martima. Temos de perceber esse interesse como a forma que os americanos, os de primeiro mundo, buscam isolar a populao subdesenvolvida mexicana. Assim cortam as possibilidades de melhoria de vida para muitos mexicanos, demonstrando uma forte discriminao. Outro muro moderno o de Israel que construdo em 2004 como produto de uma diviso territorial da Palestina, no qual forma-se o estado de Israel com capital em Jerusalm que antes era ocupada por palestinos, os quais tiveram de ir para os guetos da cidade. A proposta de diviso posta em prtica no considerou as divergncias religiosas, polticas e econmicas que vieram a ocorrer. Desde ento Israel vem vivenciando grandes choques de cultura e identidade, os quais so manifestados em massacres e guerras devido a intolerncia dos povos. Ento como forma de melhorar esse quadro erguida um muro ao redor da capital

Jerusalm, segregando os palestinos no outro lado do muro. Com a diviso do muro vilas ficaram sem terrenos agrcolas e cidades foram isoladas. Apesar de o objetivo de fachada da construo do muro ser a segurana, pois evitaria conflitos, e assim, realmente, o evitou em partes, ele tambm no respeita os devidos limites da diviso territorial da ONU. um produto de uma no aceitao cultural dos povos forada por uma m diviso territorial. O muro de Israel no se estende somente em Jerusalm, separando israelitas de palestinos, mas tambm cerca colnias na faixa de Gaza com inteno de puro controle. Existem outras ocorrncias de muros ao desenrolar da histria, como o famoso muro de Berlim, mas mesmo que no paremos para analisar seus objetivos e fatores histricos, podemos afirmar que se no houvessem contrastes no haveriam esses muros!

DISPORAS MODERNAS

Dispora se refere ao deslocamento, geralmente forado ou incentivado, de grandes massas populacionais vindas de uma determinada zona para vrias reas de acolhimento. Em termos gerais, dispora significa a disperso de um povo ou etnia pelo mundo. Esse termo tinha o objetivo inicial de designar a migrao e a colonizao por parte dos gregos de diversos locais ao longo da sia Menor e Mediterrneo, de 800 a 600 a.C. O termo comumente usado para referenciar disperso do povo hebreu no mundo antigo. O povo hebreu foi libertado por Ciro I aps meio sculo do chamado Cativeiro Babilnico. A libertao judaica foi vista como uma oportunidade de se reconquistar a regio Palestina. O retorno do povo hebreu sua terra natal foi seguido por outros processos de dominao. Em 332 a.C., o imprio macednico formado por Alexandre, o Grande, dominou a palestina.

No sculo I a.C., os romanos conquistaram os judeus depois de dominar os territrios anteriormente controlados pelos macednicos. Os intensos conflitos polticos resultaram na violenta destruio da cidade de Jerusalm no ano de 70 d.C.. Depois de destrurem a capital judaica, o povo judeu foi proibido de retornar Palestina. Esse episdio fez com que os judeus ficassem dispersos em pequenas comunidades ao redor do mundo. Apesar disso, eles sempre se preocuparam em manter os traos de sua cultura e religiosidade. No sculo XIX, diversos judeus iniciaram um movimento de criao de um Estado judeu na regio da Palestina, sendo apoiados pela ONU. Outra famosa dispora moderna a que ocorre na frica, tambm conhecida como dispora negra. Ela aconteceu no continente devido imigrao forada da sua populao a pases em que existia a mo de obra escrava. Isso se deu no inicio da Idade Moderna e teve uma grande durao at o final do sculo XVIII. A maioria dos negros, quando chegava ao territrio em que eles seriam feitos de escravos, estava completamente destituda de suas identidades. Estando privados de prosperar na sociedade e de receber respeito como seres humanos, se uniram por meio disso, fazendo rituais festivos e cerimoniais na surdina das senzalas ou no sentimento libertrio de revolta. Seus descendentes so encontrados ao redor do globo. Devido a casamentos mistos e assimilao gentica, no evidente a descendncia da dispora africana.

XENOFOBIA

Xenofobia, fenmeno recente na histria humana, em uma definio mais ampla diz respeito fobia ou medo, uma averso pelo diferente, pelo outro. Tambm usado para denominar um transtorno psiquitrico que gera medo excessivo, sem controle algum, ao que desconhecido, seja objeto ou pessoa. Alm dos anteriores, tambm existe a utilizao do termo para formas de preconceitos de ordem racial, trazendo assim controvrsias.

Repudiar culturas diferentes geralmente um ao com base no dio, no preconceito ou na animosidade, relativa a opinies preconceituosas, imprecisas ou generalizadas sobre determinados grupos ou coletividades, devido falta de informaes sobre eles. Casos evidentes desse tipo de xenofobia, por exemplo: quando dizem que o asitico sujo, todo mulumano terrorista, as pessoas negras no pensam, e assim por diante. Alm de preconceitos oriundos de tipos de religies, contra os homossexuais, ideais polticos, que so puramente intolerncias sem nenhuma causa justa. O mais comum o uso do termo xenofobia para o preconceito de pessoas oriundas de outros pases, especialmente com os subdesenvolvidos. A maioria dos pases desenvolvidos teme que a chegada macia de imigrantes possa provocar o surgimento de problemas sociais (desemprego, criminalidade, queda na qualidade de vida etc.), em razo disso, j existem at partidos xenfobos que lutam contra a entrada de imigrantes. Nos Estados Unidos e na Europa, h um retorno da intolerncia, principalmente contra os estrangeiros. Existem, inclusive, vrios casos de xenfobos que agridem imigrantes e at colocam fogo em suas casas. Como exemplo de xenofobia podemos citar o episdio do Nazismo que envolveu grupos e culturas diferentes, violncia desenfreada, crimes hediondos,

desencadeados por um grupo que se encontrava no poder na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, contra pessoas que eles julgavam diferentes e inferiores. Estes indivduos no foram apenas mortos, mas torturados, manipulados geneticamente, utilizados como cobaias em experincias terrveis. interessante reparar em como a globalizao que se apresenta como uma liga mundial, permite que pases desenvolvidos possam usar e abusar de recursos dos subdesenvolvidos, e mesmo assim, mantenham uma postura xenofbica em relao aos que exploram. A globalizao aproxima, mas no garante igualdade nessa aproximao, muito menos consegue quebrar com generalizaes e esteretipos em nvel global.

CONCLUSO

Com base na pesquisa realizada podemos concluir que mesmo no contexto da globalizao existem elementos que a contradizem como os pesquisados muros ou ainda a xenofobia, o primeiro tentando separar o que deveria ser integrado pela globalizao, enquanto que o segundo demonstra o no desejo de total integrao, ou seja, somente integrar-se at onde temos vantagem. Alm desses dois temas tambm pesquisou-se sobre as disporas, os deslocamentos de grandes massas devido a fora ou interesse, que existem desde a Grcia antiga, e que atualmente se apresentam de maneira mais amena, mas ainda assim, impossvel no associar o atual grande deslocamento de mo-de-obra humana como uma forma de dispora moderna. O principal mudana que agora o foco maior das disporas o interesse por melhores condies de vida e no mais a fora Concluindo, mesmo em um mundo conectado no existe uma real e igual integrao.

REFERNCIAS

SILVA, Angela Corra. O curso Grandes temas da atualidade contempla os muros criados pelo mundo moderno. Rede do saber. 2008. Disponvel em: <http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/33/arquivos/muros.pdf>. em: 13 set. 2013. BBC BRASIL. Muro que separa EUA do Mxico ser estendido 100m para dentro do mar. Estado. 2011. Disponvel em: Acesso

<http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,muro-que-separa-eua-do-mexicosera-estendido-100m-para-dentro-do-mar,805843,0.htm>. Acesso em: 13 set. 2013. CARVALHO, Leandro. Muro de Israel. Mundo Educao. 2012. Disponvel em: <http://www.mundoeducacao.com/historiageral/muro-israel.htm>. Acesso em: 13 set. 2013. RODRIGUES, Pedro Augusto. Dispora africana. InfoEscola. s.d. Disponvel em: <http://www.infoescola.com/historia/diaspora-africana/>. Acesso em: 15 set. 2013. SANTANA, Ana Lucia. Xenofobia. InfoEscola. s.d. Disponvel em:

<http://www.infoescola.com/psicologia/xenofobia/>. Acesso em: 15 set. 2013. SOUSA, Rainer. Hebreus - Crise poltica, Dispora e Reconstruo. Brasil Escola. 2013. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/historiag/hebreus3.htm>. Acesso em: 15 set. 2013. FREITAS, Eduardo de. Xenofobia social. Brasil Escola. 2013. Disponvel em: <http://www.brasilescola.com/geografia/xenofobia-social.htm>. Acesso em: 15 set. 2013. SANTOS, Mauricio. Mundo globalizado x Xenofobia. Blog: O destino menos importante que a viagem. 2009. Disponvel em:

<http://murissu.blogspot.com.br/2009/02/mundo-globalizado-x-xenofobia.html>. Acesso em: 15 set. 2013. MURO fronteirio Estados Unidos-Mxico. Wikipdia. 2013. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Muro_fronteiri%C3%A7o_Estados_UnidosM%C3%A9xico>. Acesso em: 13 set. 2013.

DISPORA.

Wikipdia.

2013.

Disponvel

em:

<http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1spora>. Acesso em: 15 set. 2013. DISPORA armnia. Wikipdia. 2013. Disponvel em: <

http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1spora_arm%C3%AAnia>. Acesso em: 15 set. 2013. DISPORA portuguesa. Wikipdia. 2013. Disponvel em: <

http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1spora_portuguesa#Di.C3.A1spora_portuguesa >. Acesso em: 13 set. 2013.

You might also like