Actividade de laboratório

marco antónio

Tecnologias Informáticas
Actividade de laboratório
Instalação do Windows Server 2003

Este exercício deve ser realizado num computador compatível com o Wndows Server 2003. Assumese que o disco rigido está completamente vazio. Se o disco rígido já contém partições, deverão modificar-se as opções necessárias para que o exercício se conclua com êxito. 1. Configurar a BIOS do computador para possibilitar o arranque do sistema a partir do CD-ROM. 2. Inserir o CD de instalação do Windows Server 2003 na drive de CDs e iniciar o computador. 3. Se o disco rígido não está vazio, uma mensagem será mostrada indicando que é necessário carregar numa qualquer tecla para arrancar a partir do CD. Se esta mensagem for apresentada, carregar numa qualquer tecla. 4. Se o computador necessitar de drivers especiais para utilizar dispositivos de armazenamento que não fazem parte do CD do Windows Server 2003, carregar em F6 quando solicitado em proporcionar os drivers necessários. 5. O sistema permite carregar na tecla F2 para realizar um Automated System Recovery (ASR). Não carregar na tecla F2 nesta altura. O processo de instalação continuará. 6. Caso se esteja a instalar uma versão de avaliação do Windows Server 2003, uma notificação será mostrada. Ler a mensagem de notificação e pressionar Enter. 7. Ler a mensagem de Bem-vindo à instalação e pressionar em Enter para continuar. 8. Ler os Termos de licença, pressionar em Page Down para continuar a ler. 9. Pressionar F8 para aceitar os termos de licença. Será mostrada uma janela de configuração do Windows Server 2003, proporcionando a selecção de uma área do espaço livre em disco de uma partição em que será instalado o sistema operativo. Esta fase do processo de configuração permite a criação e eliminação de partições do disco rígido. Para completar os vários exercícios ao longo desta unidade, é necessário configurar uma partição com espaço suficiente para alojar o sistema operativo (3GB é o mínimo recomendado) e pelo menos 1GB de espaço não particionado. 10. Pressionar C para criar uma partição. 11. Para criar uma partição de 3GB digitar 3072 na caixa em Criar partição de tamanho (em MB) e pressionar Enter. 12. Confirar se a partição criada é similar à mostrada na figura seguinte. As recomendações para estes exercícios são: uma partição C com pelo menos 3GB e 1GB de espaço não particionado. Seleccionar a partição C e pressionar Enter.

Tecnologias Informáticas 11

Página 1 de 3

Actividade de laboratório

marco antónio

13. A janela seguinte proporciona a selecção de um sistema de ficheiros para a partição. 14. Verificar se a opção Formatar a partição utilizando sistema de arquivos NTFS está seleccionada, pressionar Enter. O processo de configuração do sistema formata a partição em NTFS, examina erros físicos do disco rígido que podem causar o cancelamento da instalação, copia ficheiros para o disco rígido e inicia a instalação. Após este processo, é mostrada uma barra de contagem decrescente de 15 segundos, após os quais o sistema é reiniciado e entra em modo gráfico. 15. Depois do processo de configuração em modo texto terminar, o sistema reinicia. Quando pedido, não pressionar qualquer tecla para o sistema arrancar a partir do CD. O processo de configuração do Windows irá iniciar uma interface gráfica para concuir o processo de instalação. 16. A determinada altura será mostrada a janela Opções regionais e idiomas. Seleccionar as opções mais adequadas tendo em conta a língua e entrada de texto. Clicar em Seguinte. 17. Na janela Personalizar software, digitar o Nome e Organização pretendidos e clicar em Seguinte. 18. Na janela Chave do produto, introduzir a chave do Windows Server 2003 indicada na capa do CD de instalação e clicar em Seguinte. 19. A janela Modos de licenciamento é mostrada. Seleccionar a opção predefinida e clicar em Seguinte. As configurações possíveis nesta janela permitem dois modos de licenciamento: Por servidor: Esta forma de licenciamento é mais indicado para pequenas empresas, nas quais existe um único servidor com o Windows Server 2003 instalado. Com este tipo de licenciamento, o número de licenças define o número máximo de utilizadores conectados simultaneamente ao servidor. Se o número máximo de conexões for atingido e mais um utilizador tentar aceder um recurso no servidor, este último utilizador não conseguirá fazer a conexão e receberá uma mensagem de erro. O número de licenças (e conseqüentemente de conexões simultâneas) é definido pelo número de CAL – Client Access Licences que se adquiriu, Ao comprar o Windows Server 2003 este já vem com um determinado número de licenças. Caso seja necessário um número maior de licenças, deverão ser adquiridos mais CALs, de acordo com o número de licenças que for necessário. Por dispositivo ou por utilizador: Neste modo de licenciamento, uma CAL é necessária para cada estação de trabalho que faz a conexão com o servidor, independentemente de quantas conexões esta estação de trabalho venha a estabelecer com o servidor. Os clientes podem ser estações de trabalho baseadas no Windows ou em outro sistema operativo, como por exemplo uma aplicação numa estação de trabalho Linux, acedendo dados de uma base de dados SQL Server, num servidor com o Windows Server 2003. Por exemplo, se a rede da sua empresa tem 1000 máquinas, deve-se adquirir 1000 CALs, uma para cada estação de trabalho. O preço de uma CAL para este modo de
Tecnologias Informáticas 11 Página 2 de 3

Actividade de laboratório

marco antónio

licenciamento é maior do que para o Per Server, mas em compensação com uma única CAL, a estação de trabalho pode aceder recursos em qualquer servidor que esteja a utilizar o licenciamento Per Device 20. Na caixa Nome do computador, digitar Server01. Atenção, se o computador está numa rede empresarial, confirmar com o administrador da rede o nome do computador. 21. Na caixa de texto Senha do administrador, digitar WinServer2003. Sugere-se que todas as passwords deverão verificar os requisitos de complexidade do Windows Server 2003. 22. Se o servidor tem um modem instalado, será mostrada a janela para configuração de ligação à Internet. 23. Na janela seguinte, digitar a hora e data correctas, bem como o o fuso horário. Clicar em Seguinte. 24. Na janela Configurações de rede, seleccionar a opção Configurações típicas e clicar em Seguinte. Esta janela apresenta duas opções: Configurações típicas: Esta opção é utilizada quando se instala o Windows Server 2003 numa estação de trabalho de uma rede empresarial. Com esta opção as configurações de rede são carregadas, a partir de um servidor DHCP, sempre que o computador é ligado. Não é utilizada em redes que não tenham servidores de rede. Se o Servidor que se está a instalar deve ser um controlador de domínio (DC), então deverá ter um número IP fixo. Neste caso ele não poderá utilizar esta opção. Configurações personalizadas: Com esta opção é aberta uma janela para que sejam informados diversos parâmetros para configuração da rede. Por padrão, é instalado o protocolo TCP/IP. Para que dois computadores possam trocar informações, ambos devem ter instalado o mesmo protocolo para comunicação na rede. O protocolo mais utilizado, que é o padrão no Windows Server 2003 é o protocolo TCP/IP, o qual também é utilizado na Internet. 25. A janela Grupo de trabalho ou Domínio aparece. Verificar que a primeira opção está seleccionada e que o nome do grupo de trabalho é Workgroup. Clicar em Seguinte. 26. O processo de configuração instala e configura os restantes componente do sistema operativo. Quando a instalação terminar, o computador reinicia automaticamente e a janela Bem-vindo ao Windows aparece.

Tecnologias Informáticas 11

Página 3 de 3