You are on page 1of 6

Resumo: O presente artigo tem como objetivo evidenciar as consequncias emocionais da paternidade precoce emadolescentes.

Odelineamentometodolgicodoestudofoipesquisabibliogrficabaseadanosaportestericosde Levandowski (2002), Freitas e Faustino (2009) e Luz (2010). Os resultados apontam que a paternidade precoce um caso que merece ateno, pois os pais assim como as mes, tambm tm sentimentos em relao a esse filho, e muitasvezeselenolevadoemconsiderao,sendosempreconsideradocomooculpadoeincapazdeserumbom pai. Algumas das consequncias encontradas foram: a falta de apoio familiar as obrigatoriedades do trabalho e a responsabilidade de ser provedor de sua prpria famlia, deixando de ocupar o lugar de filho, para tornase pai, Desta forma, podese considerar que o pai adolescente necessita ser estimulado a evidenciar seus sentimentos e ir reconhecendosuasresponsabilidadeseparticipaonavidaedesenvolvimentodofilho. Palavraschave:Consequnciasemocionais,Paternidadeprecoce,adolescentes.

1.Introduo
Opresenteestudointentaevidenciarpormeiodapesquisabibliogrficaaspossveisconsequnciasemocionais dapaternidadeprecoceparaospaisadolescentes. Quandoestudamosostemasmaternidadeepaternidadenaadolescncia,observasequeosestudosabordando amaternidadesobemsuperioresaodapaternidade,configurandoumatendnciaapontadapelaliteraturadereduzida porcentagemdepesquisassobrepaternidadeadolescente(PAULA,2010). Para Luz (2010), a escassa produo com dados sobre pais adolescentes, principalmente em estatsticas governamentais referentes ao sistema de informao sobre eventos vitais/nascimentos, parece ignorar a existncia dessesadolescenteserefletemcomoestesjovensparticipamdaconstruosocialdofenmeno. No entanto, de acordo com Paula (2010), a ausncia de dados relacionados paternidade evidencia a necessidadedeadequaressetemaparaquesejaenquadradodentrodaspesquisaseaesestratgicasnapreveno da gravidez precoce e paternidade entre adolescentes. H uma necessidade de incluso do homem no contexto das aes de sade reprodutiva para uma maior integrao e responsabilidade deste diante da sade e cuidado com os filhos. Nessesentido,Cabral(2003)eSiqueira(2002)destacamaimportnciadedesenvolvernovasinvestigaessobre o tema, porque mesmo que os pais adolescentes sejam ainda classificados como ausentes, muitos assumem o seu papel, acompanham suas namoradas em funo de uma vontade pessoal e no somente por presses familiares e sociais.

2.RevisodeLiteratura
2.1JornadadaAdolescnciaMasculina
A adolescncia uma fase de constantes transformaes na vida do sujeito. Neste perodo ocorrem mudanas deordenssomticas,psicolgicasesociais(SAITO,2001apudPAULA,2010). Segundo Muss (1969), a adolescncia um perodo de transio entre o perodo de transio infantil para o perodo da autossuficincia que a fase adulta, portanto uma situao complicada no quais novos ajustes que diferenciamocomportamentoinfantildocomportamentoadultoemumadeterminadasociedadedevemserrealizados, e fisiologicamente, esses comportamentos ocorrem no momento em que as funes reprodutivas do adolescente amadurecem. O termo adolescente deriva de adolescer, origem da palavra adoecer, fazendo condio de crescimento fsico e psquico, que ocorre como um adoecimento, ou seja, com sofrimentos emocionais,transformaes biolgicas e mentais(OUTEIRAL,2003). Deacordocomaorganizaomundialdesade(OMS,1948),aadolescnciacompreendeafaixaetriaentreos 10 e 20 anos. No Brasil, de acordo com a lei 8.069/90 do Estatuto da Criana e do Adolescente, adolescente a

pessoacomidadeentre12e18anos. A identidade do adolescente se consolida a partir da vivncia de oportunidades para a tomada de decises, nas quaisoadolescentedeparasecomoexercciodaautonomiaeexperimentaoaumentodaresponsabilidadesobreseus atos,soessashabilidadesqueiroprepararoadolescenteparaassumirastarefasdavidaadulta(BELSKYMILLER, 1986ELSTERPANZARINE,1983apudLEVANDOWSKI,2002). DeacordocomAberastury(1980),noprocessodeconstruodesuaidentidade,ojovembuscarefernciasnas pessoas de seu convvio, por isso, tem a necessidade de um intenso convvio em grupos. Neste perodo, diversos fatoresintrnsecoseextrnsecostornamsedeterminantesparaestaformao,ecasohajafalhasnesseprocessode amadurecimentos,asconseqnciastornamsecomplexasepodemcausardanosindividuaisparaasociedade. Existeumconflitobsiconaadolescncia,ondeojovemdeixadesercrianaparapassarparaumacondiode maiorresponsabilidadequeAberastury,(1980)define:
Entrarnomundodosadultosdesejadoetemidosignificaparaoadolescenteaperda definitivadesuacondiodecriana,ummomentomuitoimportantenavidadeum homemconstituiaetapadecisivadeumprocessodedesprendimentoquecomeoucom onascimento.

Segundo Luz (2010), existem grandes mudanas ocorridas no final da adolescncia, que acomete todas as classes,sexos,raaseidades,esteapontadocomooaumentodaresponsabilidadequevemcomoconsequncia dofimdascoisasboaseperdadesituaesprazerosas. Nestesentido,Luz(2010)destacaquenomeiodesuasrelaessociais,osadolescentestendemaafirmarsua heterossexualidade, para que a sua masculinidade seja reconhecida e refletida nas situaes concretas da sua vida, essesaspectospodemservulnerveisparaapaternidadenaadolescncia. Homem,masculinoepaisoqualificaesquedefinemummododeinserodosujeitonaculturadaqualelefaz parte, ambas caracterizam um padro de comportamento a ser seguido pelos homens e pela prpria cultura em que estoinseridos(FREITASetal2009). Portanto, nos dias de hoje, as famlias com filhas adolescentes, costumam a dialogar e orientar suas filhas em relaoacuidados,apsaprimeiramenstruaoecomoestadevesecuidaremrelaovidasexual,jasfamlias comfilhoshomens,nocostumamorientarseusfilhossobrecuidadoscomasrelaessexuais,poisexisteumcerto machismo quando se fala sobre a vida sexual masculina. Para muitos pais, saber que seus filhos j mantm relaessexuaismuitasvezesmotivodeorgulho,umrequisitosocialdeafirmaodasuamasculinidade,ainda esperadoqueessesjovenstenhammltiplasexperinciassexuais(LUZ,2010). Noentanto,conformeBaggio(2009),orgogenitalmasculinoomodocomoojovemmedeoseupodereasua fora, quanto maior e mais visvel for esse rgo maior ser o poder destinado a ele e maior ser o seu poder de dominao. Os jovens simbolizam e usam como instrumento para garantir que est no poder e para firmar a prpria identidadequeconstrudaapartirdasimbolizaoqueeletemdoseurgogenital.

2.2FunoPaterna
SegundoFreud(1923 apud CARACUSHANSKY, 1990), a primeira e mais importante identificao do individuo com o pai, esta identificao com o pai resulta na formao do superego que contm em si o prprio modelo do pai. AindaKlein(1948apudCARACUSHANSKY,1990)complementaaoafirmarqueafunodepainodesenvolvimentoda criana essencialmente a de favorecer o processo de identificao. Fato importante para o menino na formao de suaidentidademasculina,eparaameninanautilizaodosmecanismosdereparao. Destaforma,podeseconsiderarqueasituaodeumjovempainofcil,antesmesmodeofilhonascer,ele j considerado culpado, por no ter usado camisinha e por estar estragando sua vida, e a vida de outra jovem (AMENDOLA,2006,p.11).

Osextraterrestresemquestosoosmeninosquefizeramaquiloquetodomundofaz, masreceberam:umtitulohonorriodePapai(AMENDOLA,2006,p.09).

Entretanto, at alguns anos atrs, ser pai exigia uma funo de nico responsvel pelo sustento da famlia e a mulher era quem se responsabilizava para cuidar da casa e dos filhos, este modelo de organizao familiar ainda possvelencontraremalgunscontextos,masessaorganizaovemsofrendomodificaespelastransformaesque asfamliasvmsofrendoaolongodotempo,hojejpossvelencontrarmulheresquesoresponsveisportrabalhar fora para o sustento da famlia e homens que so responsveis por cuidarem da casa e dos filhos, so essas transformaesqueasfamliasvmsofrendoaolongodotempo,masqueasociedadejestaseacostumandoalidar (CREPALDIetal,2006). Entretanto, Konrath (1996 apud CARVALHO et al 2001) investiga sobre o que ser pai nas concepes dos homensecomoestepaideveserconstataqueospaismuitasvezesqueremterumrelacionamentoamigvelcomos filhos, querem manter um dilogo e ter intimidade para conversar abertamente, mas se preocupam com a responsabilidadequeelestmqueterdiantedosfilhos,mesmoosprpriosfilhoscriticamestaatitudedopai.Muitas vezeselessesentemdesconfortveisparafalardecertascoisascomalgumcomoopaiepreferemfalarparaoutras pessoascomoosamigos. Partindo dos estudos de Luz (2010), a paternidade mesmo que indesejada insere o adolescente no mundo dos adultos e isso traz satisfao, pois ser pai ter que assumir responsabilidades e para o jovem tem o mesmo significado quer ser homem. Desta forma, a vivncia da paternidade na adolescncia esta cheia de significados, responsabilidades e sentimentos, por isso esses futuros pais, precisam receber orientaes, apoio e terem suas necessidadesatendidasparaquepossamdesempenharseupapelcomopaiecuidadordemaneiramaiseficaz. AindaparaLuz(2010),ospaisjovensprecisamserorientadoseapoiadosporseusfamiliaresparaquesesintam amparados diante dessa nova situao e para que tenham responsabilidades para lidar com as consequncias dos seusatos. Nestesentido,deacordocomFreitaseFaustino(2009),avivnciadapaternidadealgoatribudosocialmente, algo que adquirido a partir de experincias. O termo responsabilidade aponta em um eixo temtico a paternidade comoumanovaaquisiodeumpapelsocial.Essesencargosaparecemcomopreocupaocomofilhonosentidode lhesgarantirsubsistncia,proteoebemestar. Noqueserefereatornarsepai,Luz(2010),postulaqueistodorigemaumagamadeemoesesentimentos distintosdohabitualeconvocaefetividade,oquedifcilparaohomemlidar. Ainda de acordo com Luz (2010), o processo masculino da paternidade iniciase na prtica com as brincadeiras infantis, e quando este jovem se deparam com a vivncia real da gravidez so acionadas ferramentas de enfrentamentocontraessefenmeno,eparaissonecessriaaceitaosocialdagravidez. Por outro lado, ser pai para Levandowski (2002), significa assumir responsabilidades sobre a escolha de vidas afetiva, uma restrio da liberdade e um afastamento ou recluso no grupo familiar e a manuteno do vnculo de dependnciacomospais. SegundoLuz(2010),apaternidadepodeserencaradacomoumatarefafcilparaalgunsjovensadolescentesque aceitam essa nova etapa de suas vidas, j para aqueles jovens que no querem deixar de lado sua vida social, se recusamanoassumirsuasresponsabilidadesnocolaborandocomosustentodosfilhos. Neste sentido, o pai adolescente passa a desempenhar simultaneamente dois papeis sociais aparentemente contraditrios:seradolescenteeserpai(ELSTERHENDRICKS,1986apudLEVANDOWSKI,2002). Destaforma,apaternidadecomoobjetodeestudotemsidorelegadaaumsegundoplanoquandocomparadaao interessedosautorespelamaternidade. Pois,paraLevandowski(2002):

Em uma reviso da literatura entre 1990 e 1999, aponta que a incidncia de estudos sobre a maternidade aproximadamente trs vezes maior que sobre a paternidade. Essasituaopareceserdecorrentedaimportnciasecundariatradicionalmentedada aopainodesenvolvimentodacriana.

Portanto,Trindade(2002apudLEVANDOWSKI,2002)acreditaquecomagravidezoadolescenteprecisaassumir diversas responsabilidades, mas muitas vezes no esto preparados para assumir este papel antecipado, podendo dificultarasuaidentificaocomopaioume. Segundo Almeida (2007), aps o nascimento do beb, a paternidade foi percebida como algo muito gratificante, quetrouxealegriaaessesjovenspaiseosfizeramsesentirinseridosnomundodosadultos,poisfoiapartirdaique eles visualizaram suas responsabilidades e reforaram sua masculinidade, a partir deste momento que eles descobremverdadeiramentequesopaisetemresponsabilidadespelafrenteequeelessepercebemcomohomens. Apsonascimentodofilho,osjovenssedeparamcomsituaesemquedevemdeixardeladoaimaturidadee comear a agir com mais responsabilidade, aprendendo a ser mais maduro, e isso s ocorre aps o nascimento do filho, quando eles se do conta que tem uma vida para cuidar e assumem suas responsabilidades como homens, complementaAlmeida(2007). Neste contexto, Levandowski (2002) defende que dificilmente ser adolescente e ser pai sero duas condies confortveis e complementares, afirma ainda que tal condio seria um evento estressor para o adolescente quando deparado com a paternidade, do que para os adultos as possveis causas desses agentes estressores para o adolescenteestariamligadasafaltadeprticaeimaturidadepsicolgicaefaltadecondiesestruturaisparalidarcom anovasituao. Levandowski(2002)afirmaaindaqueesseseventosestressoresaparecemporcontaquemuitasvezesosjovens no esto preparados para vivenciar essas novas experincias e tem que deixar suas vidas de lado para assumir novasresponsabilidades,comodeixaraescolaeprocurarumempregoparadarsustentonovafamlia. Com base nesta afirmao, Freitas e Faustino (2009) complementam que o tornase pai tambm e percebido comoumaligaoentreainfnciaeavidaadulta,nestesentido,ofilhotransformaavidadopainosentidodefazlo perceberquesendopaismenosfilhoemaisadulto,oqueresultaremumobjetodeidentificaoparaseufilho. Desta forma, pode considerar que a paternidade na adolescncia apesar de dificultar a vivncia de algumas tarefas especificas das fases, como a experimentao afetiva e sexual, no traz apenas repercusses negativas, podendo tambm promover avanos no desenvolvimento pessoal, devido ao cumprimento de tarefas de maior complexidadeafetiva(LEVANDOWSKI,2002). A paternidade uma consequncia da identidade adulta do homem e representa estar concluindo uma fase da vidaantigaecomeandoumanovafasecomnovasexperincias,compromissoseresponsabilidades.Serpaiuma experincia individual e intrasfervel, ter a coragem de assumir suas fraquezas e inseguranas, alm de tudo construir um aprendizado que se estenda nos netos, bem como garantir a sua prpria sobrevivncia na velhice (FREITASFAUSTINO,2009).

2.3AspectoseConsequnciasEmocionaisdaPaternidadePrecocenoAdolescente
Vivenciarapaternidadeprecoceumesforoconstante.Muitospaisamadurecemprematuramenteequeatravs deexperinciasdiferentes,possuemumdenominadornaartedeeducarosfilhos:oamor(AMENDOLA,2006). Considerandoqueagestaonaadolescnciatemgrandesrepercusseseumtemapreocupantetantoparaos paisquantoparaacriana,muitotemseestudadoarespeito,maspoucosestudosfocalizamopaiadolescenteeseu envolvimento na gestao h poucos estudos que comparam os pais adolescentes e o que essa gravidez pode lhe causar(SCHELEMBERGetal,2002). Nestemesmosentido,Lyraetal(1997,p.82)argumentaapaternidadequandotratadaabordadanamaioriadas

vezessobreavisofemininareforandoaidiaquesoasmulheresasresponsveispelagravidez,comosehomens no existem e no fizessem parte desse momento, quase nunca investigado sobre a participao dos homens e quaissoseusdesejoseanseiosnoprocessodereproduo. Asdificuldadesparaessesjovenspaissomuitas,elesrecebemmenosinformaeseaindatemquearcarcom todas as responsabilidades, como largar a escola e ir trabalhar, afastarse dos amigos e ainda no tem muita participaodafasedegravidezdeseufilho,taisfatospodemcontribuirparaqueessesjovensnoassumamassuas responsabilidadespelapaternidade(CARVALHOBARRAS,2000). OutroaspectoimportantecitadodeacordocomMontmayor(apudLEVANDOWSKI,2006)queotornasepaina adolescncia afeta o desenvolvimento da identidade, uma vez que fecha muitas oportunidades de vida, por forar o adolescenteafazercertasescolhasquenoeramesperadasporele,comoconstituirumafamlia. Neste sentido, Paula (2010) acredita que os jovens buscam em seus prprios pais referncias, e muitas vezes encontramumpaidistanteepoucoafetivoeelaafirmaaindaqueofilhotemqueterumaexperinciapositivacomo paiparaqueeleprojeteedesenvolvanasuaexperinciacomopai.
Para esses jovens a falta de apoio dos pais dificulta a vivncia da paternidade. Em momentos de dificuldades, como de uma gravidez, o adolescente retoma o relacionamentomaisntimocomafamliadeixandoogrupodeamigosdelado,visando osuporteparaenfrentaraspressessociaisqueemergem.(LUZ,2010).

Destaforma,osjovensseespelhamemseuspais,eafaltadeapoiodospaisnessemomentopodefazercom que o jovem tenha dificuldade em, aceitar essa paternidade e que ele no consiga se desprender dos seus antigos relacionamentos sociais (LUZ, 2010), ainda Ester e Hendricks (1986), Nunes (1998) e Robinson (1988 apud LEVANDOSKI, 2006) complementam que gerar um filho no perodo da adolescncia traz grandes mudanasnavidadoadolescente,queaindanosabemlidarcomestesdoisnovospapissociaisaomesmotempo: AdolescnciaePaternidade. Luz(2010)relataqueporoutrolado,aatividadesexualdohomemadolescenteumdosrequisitossociaisparao reconhecimentodesuamasculinidade. Segundo Maldonado (1989 apud SOUZA, 2010) a recusa do pai pelo filho pode gerar inquietaes ao longo da vida, onde esse pai pode vir a se arrepender depois. A aceitao da paternidade gera coisas boas tanto para o pai quantoparaofilho,quemesmopequenojsentequandoamado. Nunes (1998) constatou que os pais adolescentes de um modo geral, no se encontram preparados psiquicamente para realizar todos os aportes necessrios para desempenhar o novo papel. Ao se depararem com a situao da gravidez inesperada, os adolescentes acabam percebendo que seu lado infantil ainda atrapalha no enfrentamentodestanovasituao.

3.MateriaiseMtodos
3.1TipodePesquisa
Tratase de uma pesquisa do tipo bibliogrfica, que conforme Baruffi (2004) busca explicaes a partir de refernciastericaspublicadasanteriormente.Estetipodepesquisapermitequeopesquisadorentreemcontatocom oquejfoipublicadosobreoassuntoeexigedeleumaatitudemaiscrticadiantedosdocumentos,artigosedemais documentos,naperspectivademelhorselecionaroquedevecomporseureferencialterico.

3.2LocaldePesquisa
Os materiais utilizados foram disponibilizados pela biblioteca do Centro Universitrio da Grande Dourados UNIGRAN,viaseletrnicaseaquisiodelivrosprprios.Entreosmateriaisutilizadoshaviampublicaesimpressas edigitaisdeartigoscientficos,livros,peridicoseresenhas.

4.DiscussodosResultados
Osresultadossugeremqueapaternidadeprecocecomadolescentesnoalgoquetrazapenasconsequncias negativasparaojovemesimnovasexperincias,responsabilidadeserepercussespositivasparaoseucrescimento pessoal. Entretanto,deacordocomSilvaePiccinini(2007)exerceressapaternidadeaindavemencontrandodificuldades cotidianas expressas em leis, que no consideram a importncia da relao do pai com o filho, e ainda no so levadasemconsideraoimportnciaaoaspectopessoaldospaisadolescentes,assimcomofatodestesjestarem prontosparaapaternidade,paradesempenharoseupapelcomopai. VistoquedeacordocomAberasturyeSalas(1981)todacrianaprecisadeumpaiparadesprendersedame, tambmopaiqueauxiliaacrianaemsuabuscapelomundoexterno,sendoaidentificaocomopaiumimportante preditordasociabilidadedacrianacomseuspares. EWinnicott(1966)defendequeopaitemumadiretaimportncianarelaocomosfilhosfornecendoosalicerces paraasrelaestriangulares,poisopaiquesustentaasleiseasordensimplantadaspelamenavidadacriana.

5.ConsideraesFinais
Oestudoevidenciouqueosjovenspaisenfrentammuitasdificuldadesaolongodesseperodo,aindamaissendo um tema pouco explorado no nosso cotidiano nos mostra que pouca ateno tem sido dada a esses jovens pais, negandoasuaexistncia. Desta forma, podemos considerar a importncia de novas pesquisas a respeito do tema, que evidencia o jovem paiequaissosuasdvidasmedosesentimentosemrelaopaternidadeparamelhorcompreendermosadinmica de assumir uma gravidez inesperada na adolescncia e quais so as possveis consequncias para o jovem que experincia.

You might also like