You are on page 1of 52

FUNDAO OSWALDO CRUZ - FIOCRUZ CURSO: VIGILNCIA SANITRIA E SADE AMBIENTAL DEPARTAMENTO: ESCOLA POLITCNICA DE SADE JOAQUIM VENNCIO

Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel

RIO DE JANEIRO 2006

THAIANA NETTO FONSECA BAPTISTA

Meio ambiente e desenvolvimento sustentvel

Trabalho apresentado ao curso de Vigilncia Sanitria e Sade

Ambiental da Fundao Oswaldo Cruz, como requisito para a concluso do curso.

ORIENTADOR: SRGIO MENEZES

RIO DE JANEIRO 2006

RESUMO Esta monografia trata do tema do meio ambiente e desenvolvimento sustentvel, expondo questes abordadas no ltimo evento sobre o assunto (Agenda 21) e apresentando solues plausveis. A questo principal a ser abordada como as grandes empresas podem ajudar na implantao de sistemas de desenvolvimento sustentvel de mbito ecolgico e social no pas, j que as mesmas so as principais responsveis pelo desequilbrio do meio ambiente. O ponto inicial fazer uma breve anlise sobre a questo social e a preservao ambiental na Amrica do Sul como um todo, demonstrando como os problemas sociais e econmicos esto ligados s questes ambientais. Logo depois, so expostos de forma clara e sintetizada o meio ambiente brasileiro, como uma forma de situar o leitor de modo que este entenda alguns aspectos do territrio para que possa acompanhar com clareza o desenvolvimento das idias contidas no trabalho. Como existe uma forte ligao entre sociedade, meio ambiente e desenvolvimento sustentvel, so expostas as questes como a de distribuio e concentrao de populao, explorao de recursos naturais, melhoria de condies de vida, amadurecendo o conceito de desenvolvimento sustentvel e aplicando-o s grandes empresas. O desenvolvimento sustentvel surge como uma alternativa que pode favorecer tanto a empresa quanto a sociedade e o meio ambiente. Para mostrar os resultados da implantao do desenvolvimento sustentvel so analisadas as empresas O Boticrio (empresa privada) e Petrobrs (pblica). O objetivo comparar os servios prestados ao meio ambiente e sociedade atravs delas e mostrar quais so suas possveis vantagens. importante deixar claro que a finalidade somente essa e nada mais. No h aqui qualquer inteno em promov-las. Para finalizar, discutido aqui a Agenda 21, o mais recente evento sobre desenvolvimento sustentvel (o que a Agenda 21, como surgiu, para que serve, o que foi definido, como se dar o cumprimento do que foi estabelecido e outras questes relacionadas ao evento).

METODOLOGIA A metodologia utilizada para realizar este estudo consiste, primeiramente, numa ampla pesquisa bibliogrfica especfica sobre o assunto abordado; atravs de livros, peridicos e via Internet. Uma vez selecionado o material a ser utilizado, segue-se sntese das informaes e dados, de forma que se possa avaliar e comparar contedos permitindo, assim, uma reflexo sobre o tema e uma anlise profunda sobre problemas e solues a serem consideradas. Para justificar as idias apresentadas durante o trabalho, foram selecionadas duas empresas de forma que se possa estudar a aplicao das solues propostas.

SUMRIO RESUMO..................................................................................................................................03 INTRODUO........................................................................................................................06 AO SOCIAL E PRESERVAO AMBIENTAL..............................................................08 O MEIO AMBIENTE BRASILEIRO......................................................................................10 SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL.................11 A QUESTO AMBIENTAL NAS INDSTRIAS E EMPRESAS.........................................12 NORMAS AMBIENTAIS........................................................................................................15 PROJETOS E PARCERIAS QUE ESTO DANDO CERTO................................................20 APLICAO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL NA EMPRESA PETRQUMICA PETROBRS E NA EMPRESA DE COSMTICOS O BOTICRIO PROJETOS, PESQUISAS, CAMPANHAS E APOIOS..........................................................22 OS MEIOS DE COMUNICAO DE MASSA SERVIO DA QUESTO ECOLGICA NAS EMPRESAS.....................................................................................................................32 AGENDA 21 UM PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL...........34 CONCLUSO..........................................................................................................................38 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................................39 ANEXO I DECLARAO DO RIO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ANEXO II DECLARAO DE JOANESBURGO

INTRODUO Uma sociedade humana pode ser definida como um grupo de pessoas unidas por um conjunto de traos semelhantes, como por exemplo, traos culturais e tnicos. Ou seja, cada sociedade possui suas tradies, costumes e diversos outros fatores que a caracterizam e determinam. Para falar de sociedade temos que falar de seu criador e responsvel, o Homem. Alm das necessidades biolgicas imprescindveis sobrevivncia de todo ser vivo, como alimentao e adaptao ao meio em que vive, o Homem se diferencia das outras espcies por seu interesse motivador, o qual, alm de contribuir para a evoluo da sociedade, ainda a sustenta. Esse interesse, que varia de pessoa para pessoa ou de sociedade para sociedade, pode ser exemplificado como o de buscar sempre novas experincias, de ser aceito no seu grupo social e de ser reconhecido e respeitado no seu ambiente. Esse interesse motivador, aliado a capacidade humana de aprendizagem, tem sido um dos mais importantes fatores do progresso das civilizaes e da evoluo das sociedades. H que se destacar, neste aspecto, a prpria estrutura das suas instituies sociais, tais como, a famlia e a escola, criando um ambiente propcio ao processo da aprendizagem. No ambiente geogrfico de nosso planeta, em algumas regies, podemos notar uma diferena do ser humano para os outros animais: o homem, uma vez adaptado ao ambiente, consegue agir sobre ele; enquanto os animais precisam ajustar-se geografia local. Isso no significa que o homem tenha poder sobre a natureza. Ele no pode evitar, por exemplo, que fenmenos naturais ocorram, embora possa prevenir-se de alguma forma. Podemos observar que esses fatores naturais, de uma forma ou de outra, esto ligados vida humana em sociedade, uma vez que, como conseqncia do que a natureza lhe ofereceu e graas a sua capacidade de adaptao, o homem pode evoluir atravs dos tempos. Da a ligao entre meio ambiente e sociedade. O atual modelo social, o qual pretendemos utilizar neste trabalho, surgiu a partir do desenvolvimento das atividades econmicas decorrentes do comrcio. Este, por sua vez, propiciou o surgimento de uma nova estrutura geogrfica das sociedades, que passaram a ser caracterizadas pelo binmio Centro/ Periferia. A nova estrutura marcada por constantes mudanas, uma vez que, sendo separadas de acordo com a concentrao maior ou menor de pessoas ou de comrcio, essas reas que antes eram comerciais tornam-se residenciais ou vice-versa.

A urbanizao, como fenmeno, surgiu a partir da Revoluo Industrial e, decorrente deste fenmeno, comearam a surgir os problemas sociais; como a pobreza, a violncia e a degradao ambiental, tpicos de grandes cidades com alta densidade populacional. Como problema social enquadra-se tudo o que foge aos padres estabelecidos pelas sociedades, que variam desde o bem-estar material e sade at o ajustamento social. Esses problemas, que podem levar ao caos urbano, so conseqncia da dificuldade da administrao das cidades. Alm disso, podem tambm ser decorrentes de diversos outros fatores, como: esgotamento e m conservao de recursos naturais, declnio e mobilidade populacional, falta de controle da natalidade e dos movimentos migratrios, mudanas tecnolgicas, condies econmicas, educao e sade pblica. Na verdade, no existe uma causa especfica, o que existe so explicaes e tentativas de melhorar o problema. O que no existe uma sociedade sem problema. A prpria vida social tende a gerar estes tipos de situaes e a humanidade sempre teve que lidar com eles, assim como procurar as solues, embora muitas delas caminhassem para um mundo utpico. Hoje em dia o que se busca so mtodos preventivos para evitar que novos problemas sociais surjam decorrentes dos que j existem. Neste estudo, a ateno est voltada para os meios empresarial e industrial, j que deles surgem os maiores problemas ambientais. Como no houve a montagem de um projeto de pesquisa, antes da elaborao do mesmo formulou-se uma metodologia que consiste na pesquisa terica; atravs de livros, peridicos e Internet; e na anlise da aplicao das idias propostas em duas empresas brasileiras: a Petrobrs e O Boticrio. O que se quer mostrar como este meio pode agir em benefcio da natureza e da sociedade, em paralelo ao desenvolvimento de sua atividade produtiva, baseado no conceito de sustentabilidade econmica, social e ambiental. Interesses particulares de indstrias e empresas na adeso de projetos de desenvolvimento sustentvel no foco deste trabalho. O principal objetivo est em mostrar as vantagens dessas adeses para o meio ambiente e a sociedade brasileira. A partir da viso da ligao entre meio ambiente e sociedade, esta monografia pretende mostrar como a sociedade brasileira e, principalmente, empresas e indstrias, podem amenizar problemas ecolgicos e sociais e prevenirem-se de outros que possam surgir. Nela buscaremos mostrar como a questo ecolgica est ligada a problemas, como a pobreza, e de que maneira as aes sociais podem tratar isso. Aqui tambm sero expostas idias que unem ao social e proteo ao meio ambiente, a partir da efetiva participao de Organizaes No Governamentais (ONGS) e que, podem gerar empregos e levar cultura pessoas que, at ento, no tinham acesso a mesma.

AO SOCIAL E PRESERVAO AMBIENTAL A Amrica do Sul tida como uma regio cujo processo de desenvolvimento encontra-se atrasado em relao aos continentes europeu e norte americano. Altos ndices de deteriorao das condies de vida da populao e baixos ndices de atividades produtivas marcam os sistemas sociais desses pases. Acredita-se, atualmente, que problemas econmicos estejam ligados a problemas sociais, ou seja, que o problema econmico dos pases sul-americanos seja o responsvel pela maioria dos problemas sociais existentes nesta regio. O problema social mais srio a pobreza que engloba 37% da populao da Amrica do Sul. Dentro desse nmero esto aqueles que so considerados extremamente pobres, ou seja, que no tm condies de sustentar as suas necessidades bsicas. Decorrentes da pobreza surgem questes graves: sade afetada pelos altos graus de desnutrio e moradia precria, gerando altos ndices de mortalidade infantil e epidemias; educao deficiente, com expressiva taxa de analfabetismo. Outro problema social a desigualdade econmica e de oportunidades. Os pases sulamericanos so caracterizados por concentrar grupos de extrema riqueza em contraste com outros de extrema pobreza. A oportunidade de trabalho e educao fica restrita e difcil para quem no tem recursos financeiros. Os poucos que conseguem sair da pobreza para uma situao melhor, geralmente conseguem isso mediante muito esforo. O desemprego tambm outro agravante e que pode ter as mesmas conseqncias. Existem muitos programas sociais com a finalidade de ajudar com alimentao e dinheiro a pessoas mais pobres. Esta uma soluo temporria, pois na verdade, o que falta um modelo econmico capaz de gerar empregos e, conseqentemente, oportunidades de melhoria das condies de vida.Com educao, conhecimento e uma simples oportunidade, as pessoas tendem a se automotivarem a, cada vez mais, crescerem intelectualmente e profissionalmente, e acabam despertando a mesma vontade no seu prximo. O incentivo passa a ser maior e mais eficaz. A pergunta : O que problemas sociais e econmicos tem haver com questes ecolgicas? A resposta : tem tudo haver. Os pases sul-americanos, por terem tantos problemas econmicos e sociais, acabaram por deixar a questo ambiental em segundo plano. Mas, na verdade, ela pode ter uma ligao muito forte com tais problemas, principalmente no sentido de resolv-los.

A pobreza, por exemplo, um fator importante na deteriorao ambiental. Populao pobre e sem acesso informao e educao, como a maioria, no pode ser consciente do que diz respeito ecologia. Comportamento natural, pois quando as necessidades bsicas sua sobrevivncia, tais como alimentao e moradia, no so atendidas, utpico pensar em conscientizao ambiental. Vtimas do subdesenvolvimento que atinge o meio ambiente de forma drstica, elas acabam usando-o de maneira incorreta por no terem tido a educao necessria para saber trat-lo. Como acontece nos grandes centros urbanos que, sistematicamente, recebem macio fluxo migratrio oriundo do campo, sem que, na maioria das vezes, tenham qualquer infra-estrutura para abrigar essas pessoas que necessitam se instalar e sobreviver de alguma maneira e acabam vivendo da forma mais precria possvel, em um ambiente degradado, sem saneamento bsico, gerando para si doenas, desnutrio e tantos outros problemas sociais. O fato que eles esto interligados e a tendncia que os problemas causados pela degradao do meio ambiente comprometam cada vez mais o processo de desenvolvimento econmico e social de um pas. Este um problema tpico no Brasil.

10

O MEIO AMBIENTE BRASILEIRO O Brasil, no incio do perodo colonial, possua uma extensa rea verde que nunca se pensou que pudesse acabar. A variedade de fauna e flora brasileira instigou os colonizadores explorao desenfreada de nossas terras, comeando exatamente neste perodo o desflorestamento com as atividades agrcolas e o extrativismo vegetal madeireiro. O Brasil possui uma grande variedade de vegetao que pode fornecer aos homens uma extensa gama de matria-prima para o seu sustento e industrializao. Porm, o extrativismo vegetal deve ser feito com ponderao, j que, nos dias de hoje, grande parte da flora foi degradada e o que resta est sob os cuidados de rgos responsveis pela proteo do meio ambiente e monitorados por algumas ONGs. Esta preocupao com a preservao da vegetao surgiu quando se percebeu, por exemplo, a sua importncia para o controle do clima de uma regio. Ela impede o excesso de evaporao nas guas dos rios, fazendo com que as chuvas caiam regularmente. Locais onde h escassez de vegetao costumam ter grandes perodos de seca, o que comprova a sua importncia para o equilbrio climtico. Alm disso, tambm responsvel pela captao de carbono, durante o processo da fotossntese. No Brasil, assim como a flora, o solo tambm possui uma variedade de aspectos, porm os realmente ricos ocupam uma rea pequena em relao rea total do territrio, em virtude do desmatamento que prejudicou o solo e o ciclo das guas e tambm os mecanismos de captao de carbono atmosfrico, afetando a produo de oxignio pelas plantas. Alm disso, a prtica da monocultura, em uma mesma rea, acabou cooperando para o empobrecimento do solo. Refletindo sobre esses dados, nota-se a importncia da natureza na vida do ser humano. Sem ela, no haveria vida humana no planeta, j que no somos auto-sustentveis, mas sim parte de um ecossistema, de cujo equilbrio dependemos para sobreviver. A par disso, a preservao ambiental tornou-se algo indispensvel.

11

SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL A distribuio e concentrao da populao em reas urbanas; os estilos de vida; o aproveitamento racional de recursos naturais; o controle do desperdcio e deteriorao destes; as mudanas culturais, de valores e comportamentos e a organizao scio-poltica no Brasil so fatores interligados e que merecem grande ateno. As modificaes em cada um desses setores podem ser demoradas, mas o quanto antes se comear a agir, melhores sero as condies futuras. Sempre se deve ter em mente que sociedade e meio ambiente estaro sempre ligados um ao outro, por isso, a melhoria de um pressupe melhoria do outro. A explorao desenfreada dos recursos naturais que ocorre atualmente beneficia financeiramente somente aos setores de renda mdia e alta, desfavorecendo os setores populares, que a grande maioria em nosso pas. E ambos setores tm preocupaes diferentes. O primeiro est interessado em qualidade de vida, enquanto segundo, em uma maneira de sobreviver. A melhoria das condies de vida da populao somente ser realidade quando os recursos naturais passarem a ser usados de maneira correta. Da a importncia da educao e conscientizao em massa, que beneficiar tanto os setores de classe mdia e alta, quanto os populares. Nesse aspecto, a relao empresa/ meio ambiente pode apresentar solues que se encaixam exatamente na melhoria destes problemas sociais. Uma empresa pode, e muito, ajudar a melhorar as condies de vida de sua sociedade, do seu meio ambiente e beneficiarse com isso tambm. Chama-se a isso Desenvolvimento Sustentvel ,que mostra que o melhor caminho para a soluo de problemas sociais e ecolgicos a sociedade aprender a administrar suas diferenas e recursos naturais. E para ser sustentvel, a empresa deve buscar a ecoeficincia. A educao ambiental vem sendo o grande foco trabalhado na sociedade, no somente por parte de grandes empresas, como tambm por instituies de ensino. Na sociedade moderna, a escola e os meios de comunicao so os principais responsveis pela educao do indivduo. Como os avanos tecnolgicos, a populao tende a se distanciar cada vez mais da relao natural com a terra, ocupando o seu tempo com outras
Desenvolvimento sustentvel seria, assim, aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras geraes satisfazerem suas prprias necessidades.O Bom Negcio da Sustentabilidade, Fernando Almeida (p. 56).

12

atividades mais modernas. A educao ambiental surgiu principalmente, para reeducar o homem no trato com a natureza e reintegr-lo ao ambiente natural, trazendo tona uma conscincia crtica sobre a problemtica ambiental. Devido interferncia acentuada e, ao mesmo tempo prejudicial, do homem na natureza, percebeu-se que este perdeu o sentido de limites, sendo necessrio mudar o comportamento do homem em relao ao meio ambiente, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentvel a compatibilizao de prticas econmicas e conservacionistas, com reflexos positivos aliados qualidade de vida de todos. O modelo de educao ambiental usado atualmente subdividido em formal e informal: Formal: A educao fornecida atravs das instituies de ensino. Informal: A educao aplicada fora do ambiente escolar, com um pblico alvo muito varivel, permitindo vrias formas de aprendizado. A educao ambiental tem por objetivo promover o desenvolvimento de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessrias preservao e melhoria da qualidade ambiental. O aprendizado mostra-se mais eficaz quando atividade est adaptada s situaes da vida real da cidade. A educao ambiental busca manter o respeito pelos diferentes ecossistemas e culturas humanas da Terra. O foco para o desenvolvimento de uma sociedade a participao, a organizao, a educao e o fortalecimento das pessoas. O desenvolvimento sustentvel no centrado na produo, e sim nas pessoas. Deve ser apropriado no s aos recursos e ao meio ambiente, mas tambm cultura, histria e sistemas sociais do local onde ele ocorre, portanto, a educao ambiental deve ser parte integrante e fundamental de qualquer programa de desenvolvimento sustentvel. Os meios que devem ser usados para que a sociedade seja educada ambientalmente e com resultados eficazes, podem ser, dentre muitos: Atravs de programas ambientais, com a participao acentuada das comunidades, associando aspectos ambientais ao cotidiano das pessoas. O incentivo ao ecoturismo. Campanhas de conscientizao ambiental.

13

A QUESTO AMBIENTAL NAS INDSTRIAS E EMPRESAS No mbito do desenvolvimento sustentvel e da globalizao das questes ambientais, suas principais conseqncias foram as mudanas no campo econmico de diversos pases do mundo inteiro, principalmente no Brasil. Com o avano tecnolgico, observou-se que muitas empresas sumiram do mercado e outras surgiram. Hoje, para uma empresa manter-se no mercado necessrio investir na questo ambiental. Nos dias de hoje considerado mais lucrativo para uma empresa um produto que seja ecologicamente correto, ou seja, que a utilizao dos recursos naturais necessrios sua produo seja feita de forma adequada, j que muito importante a manuteno dos ecossistemas, pois a economia global depende deles. A fabricao de um produto leva em conta suas propriedades mecnicas e fsicas, fatores do meio ambiente, suprimento, custos, certificaes, acabamento e reciclagem. Tudo isso envolve um capital muito grande, porm, como foi dito, o investimento tende a retornar de forma lucrativa. Como exemplo, pode-se considerar o comportamento do consumidor europeu, que se dispe a pagar mais caro por mercadorias que tenham rtulo ambiental. Essa lucratividade em cima do alto investimento em produtos ecolgicos chama-se ecobusiness. Esse mercado tende a crescer a medida em que as pessoas vo se conscientizando mais a respeito da preservao do meio ambiente. E um mercado que abrange uma srie de produtos e servios, gerando mais empregos tanto em grandes e mdias, como em pequenas empresas. O consumidor de hoje no est somente interessado em qualidade e preo do produto, mas tambm em qualidade e preo ambiental. Por isso esse mercado torna-se to promissor. No Brasil, o ecobusiness poderia funcionar como uma fonte geradora de novos empregos juntamente com uma maior conscientizao da populao sobre o meio ambiente. Seria interessante, por exemplo, instalar esse mercado no Brasil atravs de empresas que se propusessem a oferecer cursos de baixo custo, para que o pblico geral (inclusive desempregados) pudesse se especializar na rea, bem como treinamento para que se adquirisse experincia no ramo. Desta forma, lucraria a empresa, pois um mercado crescente e promissor e lucraria a populao, com uma nova oportunidade de emprego, alm de claro, ser trabalhada a conscientizao ambiental. Muitas empresas hoje possuem o Sistema de Gesto Ambiental (SGA), que visa a criao de estratgias que possam reduzir os impactos que suas atividades causam ao meio ambiente. comum tambm a parceria entre empresas e ONGs, pelo mesmo motivo. Desta

14

forma, a empresa mostra aos seus empregados e consumidores o seu compromisso e responsabilidade para com as questes ambientais. O investimento na preservao ambiental uma realidade nos pases desenvolvidos, onde se observa a crescente procura por inovaes tecnolgicas que reduzam os efeitos causados pelas empresas no meio ambiente. Mas, ainda assim, esses efeitos poluidores ainda so graves e a situao ambiental crtica, o que comprova que o desenvolvimento nesta rea de tecnologia limpa tende a crescer com o tempo. No Brasil, este sistema de tecnologia limpa comeou a ganhar fora devido presso de ONGs e de instituies internacionais que exigiam produtos ecologicamente corretos de empresas comprometidas com a preservao do meio ambiente. Ainda assim, muitas empresas brasileiras ainda no se aprofundaram no tema e se restringem ao controle de poluio exigido pela lei. As maiores interessadas no assunto so empresas de nvel internacional ou multinacionais, devido presso de investidores e consumidores de pases desenvolvidos, onde a questo ambiental primordial. Alm disso, um desastre ambiental teria enorme repercusso na mdia e mancharia ainda mais a sua imagem institucional caso ela no fosse comprometida com as questes ambientais, pois a ampla divulgao de desastres ambientais coopera para a maior conscientizao da sociedade. As ONGs, por exemplo, tornaram-se entidades fundamentais para atuar em parceria com as empresas. Elas conquistaram uma autonomia no s tcnica como poltica, atuando de diversas formas, seja na implantao de produtos ecolgicos no mercado ou mesmo no estudo de impactos ambientais e tecnologias alternativas. Mesmo assim, no Brasil, os mtodos utilizados pelas empresas para a preservao do meio ambiente precisam ser aperfeioados. O caminho seria uma integrao de tecnologias limpas, mtodos preventivos e biotecnologia. As tecnologias limpas serviriam para reduzir os efeitos poluidores causados pelas empresas, os mtodos preventivos funcionariam na empresa como bloqueadores de desastres ecolgicos, preservando, assim, o meio ambiente; e a biotecnologia atuaria em conjunto na descoberta de novos materiais, no processo de reciclagem e na restaurao do ambiente degradado. A parceria de ONGs e empresas seguindo este esquema de proteo ambiental, alm do que j feito, produziria melhores efeitos na preservao ambiental. Diante disso tudo se constata que uma empresa moderna, que pretende manter-se no mercado, deve ter por princpio bsico a preocupao com o meio ambiente. Esta empresa deve estabelecer polticas e programas para atuar de forma ambientalmente correta. Alm disso, deve investir no desenvolvimento de tecnologias limpas e estudos que possam prever,

15

evitar ou mesmo diminuir os impactos ambientais, educando e conscientizando seus funcionrios para que sejam ambientalmente corretos dentro e fora da empresa. Dentro desta poltica de manter sua boa imagem perante a sociedade, interessante tambm para a empresa informar aos seus clientes, distribuidores e populao sobre a maneira mais segura de manipular os seus produtos, caso estes sejam, de alguma maneira, perigosos para o meio ambiente. Outro ponto importante tambm para se preservar uma boa imagem seria a realizao de palestras ou eventos que informassem sobre sua atuao na questo ambiental, ou abrisse, de alguma forma, um canal de dilogo com o pblico interessado. Como se pde observar, essas idias podem parecer detalhes, mas acabam reforando a marca e a qualidade da empresa. Da tambm se refora a importncia da parceria com ONGs, que fariam um trabalho mais amplo, funcional e produtivo, tanto para empresa quanto para o meio ambiente. Desta forma saem ganhando os dois lados: o meio ambiente, que ser menos prejudicado e a empresa que se tornar diferenciada no mercado.

16

NORMAS AMBIENTAIS As normas ambientais contribuem para a diminuio e controle da degradao ambiental e poluio provocadas por todo e qualquer processo produtivo gerado pela atividade humana. Uma norma internacional surge como uma tentativa de padronizar conceitos, atividades e gerar procedimentos que sejam apoiados por indstrias e empresas que geram impactos ambientais em sua produo. Logo, se uma empresa implementa voluntariamente uma norma internacional, automaticamente, estar demonstrando seu interesse e preocupao com o meio ambiente. O surgimento das normas ambientais foi importante no sentido de acompanhar continuamente o processo produtivo das empresas e seu impacto ambiental. Ou seja, essas normas fizeram com que as empresas tivessem que passar a se preocupar com o ambiente desde o planejamento de seu produto at sua exposio no mercado. Desta maneira, as empresas que querem obter uma certificao e uma boa posio no mercado procuram atender a essas normas, assim como a legislao e os regulamentos que lhe sejam aplicados. Neste mbito, entram as ONGs com o papel de pressionar as empresas para estarem sempre melhorando seu desempenho ambiental e cumprindo as leis ambientais. A partir da criao dessas normas comearam a surgir o que se denomina selo verde, uma marca que informa ao consumidor se um determinado produto est em conformidade com o meio ambiente e, conseqentemente, a empresa tambm. Estes selos podem aparecer na forma de smbolos ou declarao numa embalagem, boletins tcnicos, atravs de publicidade, e vrias outras formas. A principal funo deles est em incentivar o consumo de produtos ambientalmente corretos, mas servem tambm como motivadores da proteo do meio ambiente. Existem vrios programas de rotulagem de produtos no mundo (selos verdes) e mais de vinte pases j os possuem. O seu reconhecimento internacional, porm, requer esforos do governo e de seus organismos. Para isso existe uma srie de procedimentos que visam harmonizar os vrios programas de rotulagem ambiental. Os itens considerados para a rotulagem so variados podendo, na maioria das vezes, ser classificados atravs de vrios critrios. Ou seja, todo o ciclo de vida do produto analisado, desde a extrao da matria-prima at sua deteriorao no meio ambiente. Como exemplos de selos verdes, existem o Blau Agel, White Swan e o Ecologic Choice.

17

Dentre as entidades que criam normas ambientais, pode-se citar a ISO, uma das mais conhecidas. Ela uma federao mundial, no-governamental, de organismos nacionais de normalizao fundada em 1947. Composta por 91 pases representa 95% da produo industrial do mundo. Sua sede localiza-se na Sua, onde so discutidas e analisadas normas para uso em todos os domnios de atividades, exceto ao que se refere ao campo eletro eletrnico. Como a ISO uma instituio normatizadora, sua funo elaborar e avaliar as normas discutidas atravs de vrios comits tcnicos compostos por especialistas destes pases. No campo ambiental, o comit responsvel foi designado pelo nmero 207 (TC-207), composto por 56 pases. Deste comit que saem as normas de gesto ambiental, chamadas de srie ISO 14000. Geralmente, uma empresa para estar de acordo com as normas estabelecidas pela ISO, deve, entre outras coisas: Atender aos requisitos legais. Adotar procedimentos em aes ambientais. Criar programas de treinamento da mo-de-obra. Criar aes de controle corretivas e preventivas referentes acidentes ambientais. Promover uma interao com programas de qualidade, sade e segurana. Promover uma relao de comunicao com a populao e outras partes interessadas. A poltica ambiental de uma empresa deve estar comprometida com a melhoria contnua e com o atendimento aos requisitos legais e de mercado das normas da ISO. Esta poltica deve ser difundida no somente para o pblico interno da empresa como tambm para o externo, como por exemplo, consumidores e pblicos de interesse. Isto pode ser feito, dentre outras maneiras, atravs de declaraes onde a empresa expe como pretende reduzir os efeitos ambientais de suas atividades. Outra ao de extrema importncia prevista nas normas ambientais e que deve fazer parte da poltica ambiental de uma empresa a avaliao dos impactos ao meio ambiente causados por ela, no sentido de prever-se acidentes ecolgicos e impactos ambientais irreversveis ao planeta. Por isso necessrio que seja uma avaliao minuciosa e abrangente. Segundo a obra Gesto Ambiental-Planejamento, Avaliao, Implantao, Operao e Verificao vale ressaltar que as empresas devem, em seu estudo, identificar no somente os efeitos ambientais diretos de sua produo, como tambm os indiretos, aqueles que surgem decorrentes da atividade fabril da empresa. Em seguida, selecion-los, de maneira que possa
Obra de Josimar Ribeiro de Almeida, Claudia dos S. Mello e Yara Cavalcanti. Captula: Avaliao dos Efeitos Ambientais. Pgina 74.

18

eliminar primeiramente aqueles que julgue mais insignificante. Desta forma o trabalho de eliminao e controle dos efeitos ambientais torna-se mais produtivo. Dentre os impactos ambientais diretos, destacam-se: Emisses gasosas para a atmosfera: Ocorrem durante a extrao de matrias-primas e combustveis e na sua utilizao nos processos qumicos. So lanados na atmosfera atravs das chamins das fbricas. Descargas de efluentes nas guas: Os efluentes industriais, em sua maioria, so aquosos. So provenientes dos processos industriais que exigem gua. So despejados no esgoto pblico atravs de autorizao da companhia local responsvel pelo tratamento de gua e esgoto. Gerao de resduos slidos ou contidos: Os resduos industriais so diversos. So provenientes, por exemplo, de restos de matria-prima, materiais de embalagem, solventes contaminados, leos, etc. Consumo de energia: A produo e consumo de energia so responsveis pelo maior impacto sobre o meio ambiente. A extrao de petrleo, carvo e gs natural tm um impacto local muito grande e a combusto para produzir eletricidade capaz de gerar implicaes globais. Uso da gua: Empresas que usam grandes volumes de gua costumam obt-la atravs da extrao subterrnea ou de fontes superficiais. Constri-se ento represas, estaes de recalque, e isso acaba por gerar um impacto no meio ambiente. Por exemplo, nos perodos de seca, a qualidade das guas fluviais pode ser deteriorada devido a essa demanda excessiva de gua. Manuseio e armazenamento de materiais: Existem vrios materiais que precisam de uma ateno especial quanto ao manuseio e armazenamento pois podem causar riscos ambientais. Cabe a empresa orientar os funcionrios e o pblico consumidor quanto maneira correta de manusear e armazenar determinados materiais. Disposio final de lixo de embalagens: Este um dos problemas ambientais mais comuns. E exatamente neste aspecto que observa-se a importncia da reciclagem. Cada empresa deve trabalhar pensando no que fazer com o lixo de suas embalagens, se pode ser reciclado e a melhor maneira de se trabalhar em cima dessa questo. Transporte de materiais e pessoas: Ele essencial para a segurana dos produtos e trabalhadores. Deve ser o mais eficiente possvel. A empresa tambm deve estar atenta

19

quanto ao tipo de combustvel utilizado em seus transportes. Hoje comum encontrar no mercado, por exemplo, empilhadeiras movidas eletricidade, leo ou gasolina. Rudo, odores e impacto visual da instalao: Rudos, odores, poeiras, fumaa e sujeira so problemas comuns nas indstrias. Requerem estudos minuciosos para se amenizar tais transtornos. Perturbao de habitat e ecossistemas: fato de que todo processo industrial gera um efeito direto sobre o meio ambiente. A maneira correta de se amenizar tal problema est, como j foi explicado, em criar projetos sociais e ecolgicos de participao e apoio da empresa, alm de todo o cuidado para que esta proceda sempre de maneira ecologicamente correta. Contingncia: O planejamento de contingncia feito com o objetivo de reduzir riscos de acidentes ambientais, incndios e outros acidentes de emergncia. So essenciais para assegurar a proteo de trabalhadores, populao e meio ambiente. Os efeitos indiretos so mais difceis de se avaliar por estarem fora do controle das empresas. So efeitos decorrentes de atividades afastadas da empresa ou longe de suas imediaes. Por exemplo, no h como saber se um produto ser utilizado e armazenado pelo consumidor, conforme a empresa recomenda. Se isso no acontecer, um problema decorrente do mau uso do produto pode ser considerado como efeito indireto. Mesmo assim, tais efeitos no fogem totalmente ao controle da empresa. Esta pode, de alguma forma evitar tais situaes. Isto pode ser feito criando embalagens que possam ser recicladas ou fornecendo maiores informaes sobre a procedncia de seu produto. Baseado ainda na obra citada, os efeitos indiretos que merecem maior destaque so: Efeitos de processos de fornecedores ou subcontratantes: importante, para uma empresa, saber a procedncia dos materiais usados, ou seja, saber se eles esto em conformidade com o meio ambiente, pois caso no, isso prejudicar a imagem da empresa. Tambm importante que a empresa volte sua ateno aos prestadores de servios que contratar. Esta ateno deve ser dada de maneira que os oriente a agir de maneira ecologicamente correta, ao lidarem com seus produtos. Efeitos da utilizao e disposio dos produtos: Como foi dito anteriormente, fica difcil para uma empresa saber como ser armazenado ou descartado o seu produto aps o uso. As solues mais indicadas para que se evite problemas posteriores informar, na embalagem, maneiras de se armazenar e como se deve proceder para descartar o produto

20

aps o uso. Tambm interessante, para a empresa, sempre que puder, criar produtos/embalagens que possam ser reciclados. Efeitos de atividades e servios: Alm de fornecer dados sobre armazenamento e manuseio final de produtos, importante tambm, que a empresa relate como deve ser usado seu produto. Assim, evita-se o uso incorreto e conseqentemente, riscos tanto para o pblico consumidor quanto para o meio ambiente. Essa avaliao de efeitos diretos e indiretos, bem como a implantao de programas e projetos para solucion-los muito importante para uma empresa. Para tal necessrio investir um capital significativo, pois tais procedimentos geram gastos. Porm, este capital investido tende a gerar lucros futuramente. A empresa que investe no setor ecolgico tem, entre outras vantagens: menos gastos com desperdcios, menos riscos de acidentes (conseqentemente, menos custos com aes emergenciais), melhoria de sua imagem e maior aceitao no mercado. Como se pode ver, o retorno do capital investido torna-se muito mais compensatrio. Para se saber os gastos que uma empresa ter para se tornar ecologicamente correta necessrio identificar e relacionar os efeitos que foram citados acima com os projetos ou planos a serem implantados para solucion-los.

21

PROJETOS E PARCERIAS QUE ESTO DANDO CERTO Como foi dito ao longo deste trabalho, algumas empresas j estabeleceram parcerias com ONGs para desenvolverem projetos, tanto de cunho social quanto ambiental. As organizaes no-governamentais, por sua vez, tambm possuem uma srie de projetos em andamento. Abaixo segue como exemplo, algumas parcerias que esto dando certo e alguns projetos interessantes que so desenvolvidos e mantidos por ONGs: Projetos e parcerias: Empresa O Boticrio: Possui a Fundao O Boticrio de Proteo natureza. Esta fundao foi criada em 1990 para preservar o patrimnio natural do Brasil e o equilbrio do planeta. Em seu programa j foram criados mais de 220 projetos apoiados financeiramente. Em 1993, iniciou o Programa de reas Naturais Protegidas, cujo objetivo atuar diretamente na criao e manuteno de Reservas Particulares do Patrimnio Natural. A primeira experincia, em parceria com a The Nature Conservancy, em Guaraqueaba, litoral norte do Paran, numa rea de 1716 hectares, protege uma parte da Floresta Atlntica e oferece oportunidades de pesquisa cientfica, educao ambiental e recreao ao ar livre. Este projeto tambm contou com a colaborao do Unibanco Ecologia que apoiou a implantao desta Reserva Natural com a aquisio de equipamentos. Alm deste projeto, a empresa O Boticrio tambm possui o Projeto Fbrica de Talentos que desenvolve funcionrios da rea industrial, em parceria com o Senai, e forma profissionais aptos a trabalhar em equipe, com conhecimentos tcnicos e capazes de utilizar a tecnologia necessria. Empresa General Motors: Em 1994, assinou um acordo com a The Nature Conservancy visando participar da Campanha de Conservao Brasil Verde, que tem como foco a Mata Atlntica, o Pantanal, o Cerrado e a Amaznia. Empresa Nitroqumica, do Grupo Votorantim: Criou um programa educacional com vdeos produzidos no G-TEC, para treinar os motoristas que transportam produtos qumicos perigosos na preveno de acidentes com as suas cargas. Projeto Tamar: Atua controlando e fiscalizando as reas de desova de tartarugas marinhas com a ajuda e conscientizao da populao e dos pescadores locais de mais de 1000 km da costa brasileira. Com mais de 20 anos de existncia, est conseguindo reverter

22

a ameaa de extino das tartarugas e j salvou mais de 2 milhes delas. O Projeto foi criado pelo IBAMA em 1980. Fundao Ondazul: Promove campanhas educacionais com o objetivo de alertar as pessoas para a necessidade de preservao de praias, rios e lagoas. Foi criada em 1989 por Gilberto Gil, quando era vereador da Cmara Municipal de Salvador. Centro Abrolhos: Apia as atividades de fiscalizao e conservao do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no litoral da Bahia. Foi criado em 1991, por tcnicos que prestavam servio ao Parque. Instituto de Pesquisas Ecolgicas (Ip): Situa-se no Parque Estadual Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio, So Paulo. L so realizados cursos de educao e capacitao ambiental para professores e estudantes da Rede Estadual de Ensino e funcionrios do Parque. Alm disso, promove atividades educativas, que estimulam a valorizao e a proteo do ecossistema local. Tambm so realizadas palestras com projeo de slides, eventos educativos em datas comemorativas, plantio de rvores em reas degradadas, exposies ecolgicas, gincanas, teatro e concursos ecolgicos. So produzidos ainda folders, livretos, apostilas e posters com a temtica ambiental local. ASA-Associao de Servios Ambientais: ONG criada em 1999 que tem por objetivo prestar servios na rea de Gesto Ambiental e Conservao e Uso dos Recursos Naturais, visando a conciliao do desenvolvimento econmico e social, com as questes ambientais. Empresa Petrobrs: Possui um Programa de Gesto Ambiental envolvido com poltica de sade, meio ambiente e segurana industrial e um Programa de Desenvolvimento Sustentvel. Tambm tem uma parceria com o Projeto Tamar, apoiando a Fundao, e uma srie de convnios com universidades e centros de pesquisa de preservao do meio ambiente. Alm de diversos outros projetos ligados rea ambiental e social.

23

APLICAO

DO

DESENVOLVIMENTO

SUSTENTVEL

NA

EMPRESA

PETROQUMICA PETROBRS E NA EMPRESA DE COSMTICOS O BOTICRIO PROJETOS, PESQUISAS, CAMPANHAS E APOIOS Como hoje em dia a questo ecolgica tornou-se de fundamental importncia para a imagem das empresas, muitas delas j possuem projetos, tanto voltados para a rea ambiental quanto para a rea social, que do certo. Alguns projetos famosos veiculados nos meios de comunicao de massa acabaram tornando as empresas responsveis por eles, mais conceituadas no mercado, o que prova que uma imagem ecolgica e socialmente correta pode trazer lucratividade tanto para a indstria quanto para a sociedade e o meio ambiente. Neste captulo sero analisados alguns projetos de duas grandes empresas no Brasil, a rede de cosmticos e perfumaria O Boticrio e a Petrobrs, visando mostrar quais so os benefcios da empresa e do ambiente e sociedade; como so feitos esses projetos e que apoio eles recebem. Vale ressaltar que muitas empresas investem no meio ambiente apenas por presso de rgos ambientalistas ou somente com o objetivo da lucratividade, no havendo nenhum interesse na melhoria das condies ambientais e econmicas para a sociedade. Portanto, o objetivo deste levantamento estritamente para amostragem da aplicao do desenvolvimento sustentvel no Brasil e seus resultados. No h aqui nenhuma inteno publicitria. - EMPRESA PETROQUMICA PETROBRS A Petrobrs uma das maiores companhias brasileiras que possui uma extensa gama de projetos que visam a responsabilidade social. Possui um Programa de Gesto Ambiental envolvido com poltica de sade, meio ambiente e segurana industrial e um Programa de Desenvolvimento Sustentvel. J esteve envolvida em vrios desastres ecolgicos, como, por exemplo, grandes vazamentos de navios petroleiros que trouxeram graves prejuzos ao meio ambiente. Graas sua poltica ambiental e social, a companhia no teve sua imagem marcada negativamente na sociedade. A empresa tambm trabalha em parceria com ONGs, institutos de pesquisa e outros rgos responsveis pela preservao do meio ambiente e melhoria social. Foi uma das primeiras a investir na ecologia e em programas sociais, somando mais de 300 projetos

24

implantados em todo o territrio brasileiro. Tem por caracterstica atuar junto s comunidades na preservao ambiental e ao mesmo tempo, contribuir na reduo das desigualdades sociais. O plano estratgico da empresa correspondente ao perodo de 2000-2010 visa: consolidar a posio de liderana da empresa no Brasil, como uma companhia petrolfera integrada, assim como aumentar sua presena no mercado internacional, tornando-a uma importante companhia regional, com destacado desempenho na oferta global de energia para a Amrica Latina. Tendo como nfase especial o meio ambiente, o Plano Estratgico estabelece metas para que sejam atingidos, em todos os segmentos da indstria do petrleo, os mesmos nveis de excelncia j alcanados nas tecnologias de prospeco, explorao e produo de petrleo, especialmente em guas profundas.* Alguns de seus projetos so: Parceria com o Projeto Tamar: A Petrobrs patrocinadora oficial do projeto a 23 anos, que foi criado pelo Ibama em 1980. O objetivo a preservao das tartarugas marinhas ao longo da costa brasileira. Possui 21 estaes de proteo em mais de 1000 km de praias. Protegeu e liberou ao mar mais de 4,5 milhes de filhotes. O projeto tambm desenvolve pesquisas e aes para evitar a extino desses animais e referncia mundial na preservao de tartarugas marinhas. Aproximadamente 400 pessoas participam ativamente do projeto. Dentre este nmero esto pescadores e moradores das localidades que possuem estaes do Projeto Tamar. Com isso foram gerados empregos e desenvolvidos programas de educao ambiental e ao social promovendo a melhoria da qualidade da populao. Um exemplo claro disso foi a construo da Creche Finn Larsen, na Bahia, que beneficia 140 crianas com educao voltada para a conscientizao ecolgica. Programa Petrobrs Fome Zero: O principal objetivo do Programa combater a excluso social em todo o pas. A estratgia fortalecer as polticas pblicas de combate misria. De acordo com informaes no site da empresa, Os projetos sociais pretendem vencer o desafio de transformar a realidade das comunidades mais pobres do pas, permitindo que elas possam se inserir com dignidade na sociedade brasileira.Esses projetos enfocam educao, gerao de emprego e renda; englobando tambm a garantia de direito da criana e do adolescente, empreendimentos sociais e
Esta informao, assim como os projetos da Petrobrs, podem ser encontrados no site da empresa: http://www.petrobras.com.br
*

25

voluntariado. O investimento previsto para o desenvolvimento desses projetos de 330 milhes de reais at 2006, visando alcanar quatro milhes de pessoas. A estratgia do Programa Petrobrs Fome Zero foi desenvolvida pela Comunicao Institucional e aprovada pela Diretoria da empresa. O Comit de Gesto do Programa Petrobrs Fome Zero responsvel pelo acompanhamento das aes. Vrias parcerias foram firmadas com ministrios, autarquias, entidades sindicais e outros setores organizados da sociedade civil. Algumas parcerias so: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria (EMBRAPA), Ministrio do Esporte, COEP, Instituto Nacional da Tecnologia da Informao (ITI), Banco do Nordeste, Ministrio de Minas e Energia, Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente (CONANDA), Instituto Paulo Freire, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) e Fundao Pr-Tamar. Projeto Manguezarte: O projeto foi criado para atender a uma populao de 6000 habitantes nas proximidades de um manguezal no municpio de So Gonalo, no Rio de Janeiro. De acordo com o resumo do projeto no site da empresa, No local foi organizada uma cooperativa formada por artesos do grupo Manguezarte. Ela formada por ex-catadores de caranguejo, moradores da ilha de Itaca, que j trabalhavam com material reciclado. Com a implantao do Projeto Arte na Praa , idealizado pela ONG CIMA, a comunidade passou a produzir o material reciclado por encomenda, utilizando equipamentos adequados para a confeco de dedoches (fantoches de dedo), feitos com papel-mach, papelo e retalhos de tecido. Projeto Baleia Jubarte: Realizado no Arquiplago de abrolhos, litoral sul da Bahia, o Projeto Baleia Jubarte promove a conscientizao da populao da regio e dos turistas quanto importncia da proteo das baleias, principalmente no perodo de reproduo que vai do ms de julho ao ms de novembro. Estudos de comportamento, gentica, registro e resgate de encalhes so alguns dos trabalhos dirios da equipe responsvel pelo projeto. Segundo a empresa, O projeto, patrocinado pela Petrobrs h 13 anos, desenvolvido em parceria com o Ncleo de Educao e Monitoramento Ambiental, rgo responsvel pela fiscalizao e monitoramento da atividade turstica durante o perodo de reproduo das baleias. Projeto Peixe-Boi: Este projeto foi criado em 1990 em Barra de Mamanguape, na Paraba, pois esta regio considerada a principal rea de habitao dessa espcie no Nordeste. A sede nacional do projeto, hoje est situada na Ilha de Itamarac, em Pernambuco, desenvolve estudos sobre biologia, comportamento, alimentao e

26

fisiologia do Peixe-Boi. Segundo estudiosos a espcie tem aproximadamente 45 milhes de anos, mas atualmente existem somente cerca de 400 animais. A Petrobrs patrocina o projeto desde de 1997. Projeto Mata Atlntica: A Petrobrs se conveniou ao Instituto de Pesquisas Jardim Botnico para executar um programa de estudo, conhecimento e restaurao da Mata Atlntica. Segundo a Petrobrs, o programa Remanescentes de Floresta Atlntica no Rio de Janeiro, iniciado em 1989 j inventariou matas de encosta e sop nas Serras do Mar e da Mantiqueira. - REDE DE COSMTICOS E PERFUMARIA O BOTICRIO Um dos motivos para a imagem desta empresa crescer no mercado foi o fato de patrocinar e desenvolver grandes programas nas reas ambiental e social. At mesmo a decorao das lojas feita de modo a sugestionar os clientes sobre sua ligao com a natureza. Geralmente, as lojas so em tons azul e verde, cores intimamente ligadas marca e preservao ambiental. Outro ponto que vale ressaltar, no que diz respeito a reforar a imagem ecologicamente correta da empresa, est na confeco das cestas de produtos que esto presentes nas lojas. Todas as cestas so feitas pela Associao dos Artesos do Salto Morato, na cidade de Guaraqueaba. Litoral norte do Paran, onde a Fundao O Boticrio de Proteo Natureza possui uma rea de preservao ambiental. Para as famlias que participam do programa de artesanato, essa uma opo s aes predatrias, como a extrao ilegal do palmito na regio. Em questo de projetos, um de seus mais conhecidos a Fundao O Boticrio de Proteo Natureza. Esta fundao uma entidade privada, sem fins lucrativos e foi criada em 25 de setembro de 1990 para preservar o patrimnio natural do Brasil e o equilbrio do planeta com incentivos, financiamentos e aes de pesquisa e efetiva proteo natureza. De acordo com os dados fornecidos pela Fundao, seus objetivos principais so: Colaborao, por meios adequados, com a ecologia Conservao do meio ambiente e da natureza Recuperao de reas degradadas Preservao de refgios de vida silvestre, reservas biolgicas, parques nacionais e outras unidades de conservao

27

Estmulo e promoo de trabalhos e pesquisas sobre ecologia Promoo da arborizao urbana Patrocnio e promoo de estudos de fauna e flora Patrocnio de campanhas de conscientizao ou mobilizao da sociedade para a preservao de stios ecolgicos Financiamento de publicaes relacionadas conservao da natureza Patrocnio de eventos relacionados conservao da natureza O Programa de Incentivo Conservao da Natureza desenvolvido pela Fundao possui trs linhas de atuao:* 1. Unidades de Conservao: Atua na manuteno de reas de conservao. Os custos esto na preservao de infra-estrutura, programas de manejo (proteo, educao ambiental e pesquisa cientfica) e na divulgao de resultados. 2. Pesquisa e Proteo da Vida Silvestre: Elaborao de pesquisas de proteo de espcies importantes ou em risco de extino e pesquisas em ecossistemas. Elaboram tambm programas locais ou regionais de educao ambiental, campanhas de conscientizao e eventos como congressos e reunies tcnicas. Os custos so em equipamentos, materiais, pessoal, transporte, estadia e comunicao e na divulgao de resultados. 3. reas Verdes: Incentiva projetos e pesquisas de desenvolvimento, criao e manuteno de reas verdes e arborizao urbana. Atua tambm na recuperao de ecossistemas alterados ou degradados. Os custos so com equipamentos, implantao e manuteno de infra-estrutura, campanhas de conscientizao e educao ambiental e na divulgao de resultados. Os recursos destinados ao programa podem ser avaliados em US$4,9 milhes e o nmero de projetos apoiados ultrapassa o nmero de 870 em todo o territrio brasileiro. Atravs dele, so financiados projetos de pesquisa e efetiva proteo da natureza, enquadrados nas reas de Unidades de Conservao, Proteo da Vida Silvestre e reas verdes, j descritas acima. A Fundao tambm recebe projetos para avaliao dentro de um calendrio pr-estabelecido, que prev duas anlises por ano. Qualquer pessoa ou instituio
*

Este programa pode ser encontrado no site da Fundao: http://www.fbpn.org.br

28

que tenha um trabalho de conservao consistente e que venha a trazer resultados que gerem aplicaes prticas podem se inscrever. Os projetos so divididos e encaminhados aos consultores especialistas de cada rea. Eles analisam o projeto de acordo com os critrios estabelecidos pelo programa da Fundao e elaboram um parecer sobre a viabilidade, coerncia entre objetivos e atividades propostas e oramento. Com base no parecer dos consultores e dos recursos disponveis, o Conselho de Administrao decide quais os projetos so prioritrios e iro receber apoio. Sendo aprovados, so desenvolvidos por pesquisadores, universidades e outras instituies com atuao relacionada questo ambiental. Em 1992, a Fundao patrocinou a edio brasileira da Estratgia Global da Biodiversidade, um documento mundial que serviu de base para as discusses da Rio 92 e para o Tratado da Biodiversidade, assinado pelos Estados Unidos. Em 1993, iniciou o Programa de reas Naturais Protegidas, cujo objetivo atuar diretamente na criao e manuteno de Reservas Particulares do Patrimnio Natural, com base em legislao federal (decreto n 98.914/90), que incentiva os proprietrios privados a protegerem reas com importantes ecossistemas naturais, complementando o Sistema Oficial de Unidades de Conservao do pas. A primeira experincia teve parceria com a The Nature Conservancy, em Guaraqueaba, litoral norte do Paran, numa rea de 1716 hectares. a Reserva Natural de Salto Morato que conta com o mais famoso ponto turstico da regio, o Salto Morato, uma queda dgua com 130 metros de altura. O programa protege uma parte da Floresta Atlntica e oferece oportunidades de pesquisa cientfica, educao ambiental e recreao ao ar livre. Este projeto tambm contou com a colaborao do Unibanco Ecologia que apoiou a implantao desta Reserva Natural com a aquisio de equipamentos. Em 1996, a Fundao ganhou o Prmio Eco/96, concedido pela Cmara Americana do Comrcio, na categoria Preservao Ambiental; o Prmio Top de Ecologia/96, concedido pela Associao dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e o II Prmio Cidadania Mundial 1996, na categoria Institucional, por suas campanhas de proteo ao meio ambiente e pelos projetos de desenvolvimento social. Tambm neste ano, a empresa concluiu a ampliao da Estao de Tratamento de Efluentes (ETE), com um investimento de U$ 1.000.000,00. A ETE tem desempenho e especificaes tcnicas projetadas, dimensionadas e adequadas s exigncias do Instituto Ambiental do Paran (IAP), rgo responsvel pela orientao e fiscalizao do tratamento de efluentes industriais. A Estao tem capacidade para processar at 160m3 dirios, possuindo controles automatizados. Com essas caractersticas, o tratamento simultneo, segundo procedimentos tcnicos especficos tanto de dejetos biolgicos, que tm origem sanitria; quanto qumicos, provenientes das atividades

29

industriais de produo. Com medidas compactas e um sistema de tratamento bem desenvolvido (rgido controle do processo de tratamento, monitoramento atravs de anlises laboratoriais), a estao consegue devolver rede coletora de esgotos de So Jos dos Pinhais, uma gua de qualidade que atende e supera as especificaes determinadas pelas legislaes federais e estaduais. Em 1997, a Fundao recebeu o Prmio Paran Ambiental, concedido pelo Governo do estado do Paran, na categoria biodiversidade, pelo trabalho desenvolvido na Reserva Salto Morato. O Ministrio do Meio Ambiente publicou em 1998 o Relatrio Nacional para a conservao sobre a Diversidade Biolgica. Nele, a Fundao O Boticrio foi apontada como a 2 Instituio com o maior nmero de projetos de biodiversidade no perodo entre 85 e 95. Tambm neste mesmo ano, a Fundao ganhou o Prmio Super Top de Ecologia 98, concedido pela ADVB e foi reconhecida como Instituio de Utilidade Pblica Federal pelo Presidente da Repblica (Lei 91 de 28/08/35 e Decreto 50.517 de 02/05/61). Em 1999, com o programa de reciclagem Reduzir, Reciclar e Reutilizar conquistou o Prmio Top Social, concedido pela ADVB e a Reserva Natural de Salto Morato foi considerada Patrimnio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Tambm em 99, foi criado mais um programa, o Programa de Educao e Mobilizao. O seu objetivo expandir conhecimentos, valores e atitudes, mobilizando o maior nmero possvel de pessoas para a conservao da natureza. Para isso, a Fundao realizou diversos eventos. Veja*:

Organizao e produo de exposies fotogrficas sobre os diversos biomas brasileiros. Essas exposies acontecem em todo o pas. Edio de publicaes sobre temas ecolgicos. Cursos de conservao da natureza, ministrados na Reserva Natural de Salto Morato, que conta com a participao de tcnicos de todo o pas. Programa de Reciclagem. Este programa funciona na fbrica da empresa, que separa os materiais reutilizveis. Com o reaproveitamento desses materiais, alm de poupar recursos naturais, a Fundao produz kits de cadernos reciclados que so distribudos a escolas pblicas. Organizao e participao de eventos tcnico-cientficos relacionados com os propsitos da Fundao.
*

Informao cedida pela Fundao O Boticrio, atravs de uma apostila elaborada pelo rgo.

30

Em 2000 a Fundao recebeu o VIII Prmio Expresso Ecologia, com as aes do Programa de Educao e Mobilizao e tambm ganhou o Prmio Paran Ambiental, na categoria Mrito Ambiental, pela continuidade de suas aes. Em 2001, ganhou a medalha Tiradentes, pela Assemblia Legislativa do Rio de Janeiro. A Fundao tambm faz parte da Unio Mundial para a Natureza, um rgo internacional que conta com 15 membros no Brasil e que traa as diretrizes de trabalho para organizaes de trabalho no-governamental em todo o mundo. A lista abaixo cita alguns projetos da Fundao que so realizados em parceria em vrios Estados brasileiros*: Aplicao de estudos genticos para o uso e conservao de uma espcie tropical em risco de extino: o pau-rosa. (Fundao Djalma Batista) Amazonas. Distribuio, estrutura de populao e abundncia de Quelnios do Parque Nacional do Ja. (Fundao Vitria Amaznica) Amazonas Educao ambiental e apoio pesquisa cientfica na Reserva Particular do Patrimnio Natural Serra do Teimoso. (Instituto de Estudos Scio-Ambientais do Sul da Bahia) Bahia Pesquisa e educao ambiental para a conservao do Peixe-boi Marinho no litoral leste do Cear. (Associao de Pesquisa e Preservao de Ecossistemas Aquticos) Cear Curso de formao em Direito Ambiental para Magistrados Brasileiros. (Associao dos Magistrados Brasileiros) Distrito Federal Estrutura da comunidade de peixes em trs recifes costeiros do Estado do Esprito Santo. (Associao Vila Velhense de Proteo Ambiental) Esprito Santo Impacto da predao de grandes felinos sobre o gado domstico no Pantanal do Mato Grosso. (Associao para a Conservao dos Carnvoros Neotropicais) Mato Grosso Caa Proibida: Sangue nas Rodovias. (Cia Independente da Polcia Florestal) Mato Grosso do Sul Disperso, rea de vida e comportamento do Jacar do Pantanal. (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuria) Mato Grosso do Sul
*

Estes e outros projetos podem ser encontrados no site da Fundao.

31

Curso de Estratgias de Conservao. (Cia Independente de Polcia Florestal) Mato Grosso do Sul Aquisio de veculos para o atendimento aos projetos. (SODEPAN) Mato Grosso do Sul Gentica ecolgica de morcegos fitfagos brasileiros. (Fundao de Desenvolvimento da Pesquisa) Minas Gerais Estradas no Parque: Um estudo sobre a fragmentao interna em um ecossistemas de Mata Atlntica. (Instituto de Pesquisas da Mata Atlntica) Minas Gerais Espcies medicinais de Mata Atlntica: aspectos botnicos, educacionais e conservacionistas. (Fundao Biodiversitas) Minas Gerais Herpetofauna das Savanas Amaznicas: subsdios para a sua preservao. (Fundao de Empreendimentos Cientficos e Tecnolgicos) Par Fortalecimento da Imagem Pblica de Conservao. (Rede Pr Unidades de Conservao) Paran Dinmica da predao de carnvoros silvestres do Parque Nacional do Iguau sobre propriedades vizinhas ao Parque: avaliao, impacto e implementao de medidas preventivas. (Associao para Conservao dos Carnvoros neotropicais) Paran Projeto Ivatuba. (Associao Brasileira de Defesa Ambiental) Paran Interpretao ambiental no Parque Municipal das Araucrias. (Prefeitura Municipal de Guarapuava) Paran Programa de educao conservacionista para o Bosque Municipal Manoel Jlio de Almeida. (Grupo Ecolgico Vida Verde de Cornlio Procpio) Paran Aves Marinhas do Paran. (Centro de Estudos do Mar) Paran Levantamento fitossociolgico e elaborao de plano de manejo do Bosque Municipal Manoel Jlio de Almeida. (Grupo Ecolgico Vida Verde de Cornlio Procpio) Paran Centro de Cincias de Piraquara. (Prefeitura Municipal de Piraquara) Paran Recuperao e aproveitamento ambiental do Parque Municipal das Palmceas. (Prefeitura Municipal de Antonina) Paran Florstica e fitossociologia de um remanescente de floresta serrana no Municpio do Brejo da Madre de Deus. (Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE) Pernambuco

32

Conscientizar Para Bem Julgar. (Associao dos Juzes Federais do Brasil) Rio Grande do Sul Preparando a APA do banhado grande do Rio Gravata. (Associao de Preservao da Natureza Vale do Gravata) Rio Grande do Sul reas de interesse ambiental do Rio Grande: diagnose, criao e implantao. (NEMA) Rio Grande do Sul Inventrio das trepadeiras nativas da restinga do Estado do Rio de Janeiro com potencial paisagstico. (Museu Nacional do Rio de Janeiro) Rio de Janeiro Coberturas vegetais: Propostas para um bom desempenho trmico das habitaes no Brasil. (Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ) Rio de Janeiro Trilha da Vida: Redescobrindo a Natureza com os Sentidos. (Movimento Verde Mar Vida) Santa Catarina Manuteno do acervo cientfico do Herbrio Barbosa Rodrigues. (Herbrio Barbosa Rodrigues) Santa Catarina Divulgao da Reserva Biolgica Marinha do Arvoredo. (IBAMA) Santa Catarina Educao e Arte Para a Conservao do Meio Ambiente. (Associao Amigos do Parque da Biquinha) So Paulo Alm deste projeto, a empresa tambm possui o Projeto Fbrica de Talentos que treina funcionrios da rea industrial, em parceria com o Senai, e forma profissionais aptos a trabalhar em equipe, com conhecimentos tcnicos e capazes de utilizar a tecnologia necessria.

33

OS MEIOS DE COMUNICAO DE MASSA SERVIO DA QUESTO ECOLGICA NAS EMPRESAS Todo o cuidado com a divulgao da imagem, propagandas e campanhas de uma empresa fica sob a responsabilidade da parte de comunicao desta. So profissionais da rea de Comunicao Social como, assessoristas, publicitrios e jornalistas voltados para o jornalismo empresarial, que trabalham para que a empresa tenha um bom nome no mercado. O jornalismo empresarial destina-se basicamente a dois tipos de pblico: o interno e o externo. Dentro das empresas a comunicao feita atravs de boletins, jornais ou revistas destinados aos trabalhadores com contedo informativo sobre questes pertinentes a estes, alm de oferecer tambm entretenimento. A comunicao externa feita atravs de relatrios, manuais, folhetos promocionais e propagandas veiculados nos meios de comunicao de massa. As publicaes empresariais hoje so de extrema importncia para uma boa imagem da empresa. Muitos empresrios j perceberam que trabalhadores bem informados em todos os aspectos acabam sendo grandes aliados na construo de uma boa estrutura empresarial no mercado. As empresas parecem estar convencidas de que um dos modos de se projetarem externamente o comportamento externo de seu pessoal interno.1 No que se refere questo ecolgica, evidentemente, os meios de comunicao de massa so os mais indicados para a divulgao das empresas. Apesar de limitarem-se a noticiar em seus programas jornalsticos apenas desastres ecolgicos ou notcias inovadoras no campo da ecologia, muitos oferecem em suas programaes outras maneiras de falar sobre o assunto. A conscientizao ecolgica, educao ambiental e outros temas so tratados de maneira especfica como, por exemplo, em alguns jornais que dedicam cadernos especiais sobre meio ambiente e algumas emissoras de TV que exibem programas sobre o assunto, como o Globo Ecologia, das Organizaes Globo. Porm, a incluso do tema meio ambiente na mdia ainda um fenmeno recente e considerado por muitos apenas como um modismo. S se torna destaque nos meios de comunicao assuntos com repercusso nacional ou internacional, que interfiram em setores econmicos. No meio da comunicao, a questo ambiental ainda est bastante ligada outros assuntos, de interesses econmicos. Alguns casos de desastres ecolgicos veiculados nos meios de comunicao geraram grandes prejuzos s indstrias responsveis, mas no foram to devastadores graas uma

Jornalismo Empresarial Teoria e Prtica, Francisco Gaudncio e Torquato do Rego. Pgina 48.

34

boa poltica ecolgica destas. Como exemplo, em 1984, em Cubato SP, um duto da Petrobrs deixou vazar gasolina, provocando um incndio que culminou em 93 mortes e destruiu uma favela. Se no fosse sua poltica ambiental bem estruturada, a Petrobrs teria sido defasada de alguma forma no mercado e hoje poderia no ter um nome to prestigiado na sociedade, at porque este no foi o nico acidente ecolgico envolvendo o nome da empresa. De acordo com Paulo Nassar e Rubens Figueiredo no livro O Que Comunicao Empresarial, na mdia, as empresas esto sendo analisadas e cobradas por todos os lados.E ainda, a sociedade quer saber cada vez mais, por exemplo, de que modo a empresa trata o meio ambiente e de onde retira as matrias-primas necessrias sua produo. Seguindo por este caminho, muitas indstrias procuram os meios de comunicao, atravs de propagandas bem elaboradas, educativas e criativas, para construir uma imagem de empresa sria e preocupada com o meio ambiente, conquistando assim o pblico e ganhando novos consumidores, j que a questo ecolgica vem sendo cada vez mais valorizada pela sociedade. Por outro lado, como se tratam de propagandas, os meios de comunicao costumam receber muito bem essas iniciativas empresariais, pois o retorno lucrativo para a mdia instantneo.

35

AGENDA 21 UM PROJETO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL A Agenda 21 uma srie de recomendaes s naes sobre os procedimentos que devem ser adotados para que o desenvolvimento caminhe em direo a modelos sustentveis. Esse plano foi elaborado de modo que seja adotado global, nacional ou localmente, pelo sistema das Naes Unidas, governos e at mesmo pela sociedade civil, em todo lugar que a ao do homem interfira no meio ambiente. A Agenda 21 Global constituda de 40 captulos elaborados durante dois anos com a contribuio de governos e instituies de 179 pases. Seu contedo foi pr-determinado na Conferncia das Naes Unidades sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentvel (CNUMAD), no Rio de Janeiro, em 1992, um evento que ficou conhecido como Rio 92. J neste evento foram estabelecidos deveres e direitos a serem cumpridos em dez anos. Posteriormente, em 2002, o programa proposto para a Agenda 21 foi discutido e reafirmado na Cpula de Joanesburgo ou Rio +10, na frica do Sul, que reuniu desta vez 189 pases. Para a sociloga Aspcia Camargo, da equipe de articulao da Agenda 21 do Brasil, o principal fruto da Rio-92 foi o aumento da conscincia coletiva sobre a importncia do desenvolvimento sustentvel. Outro tema importante discutido na Cpula foi a questo do consumo de gua doce. Desde a Rio-92 este consumo subiu de 3,5 mil quilmetros cbicos para 4,1 ao ano. A gua um recurso que tende a ficar to precioso quanto o petrleo atualmente. Isso quer dizer, segundo a discusso, que em 2025 metade da populao mundial poder estar brigando por um balde dgua. Chegou-se a esta concluso porque apenas 2,5% das guas do planeta so potveis e destes, 71% est congelada nos arcos polares. Os outros 29% esto em aqferos que, por enquanto, so inacessveis ou antieconmicos, ou esto a cu aberto, poludos. A contaminao qumica outro fator que ameaa o abastecimento de gua doce, j que no futuro, pode atingir os lenis freticos, por isso tambm mereceu grande ateno da Cpula. Durante a semana da Rio +10, o desempenho do Brasil no foi to bem como esperavam seus representantes, j que, junto com a Unio Europia foram derrotados na votao do Plano de Implementao da Agenda 21. A tese de introduzir no plano de metas quantitativas o uso de fontes renovveis de energia foi rejeitada pelos EUA e outros pases. O Ministro do Meio Ambiente, Jos Carlos Carvalho, declarou sobre o fato: No crvel falar em desenvolvimento sustentvel, convocar uma cpula para isso e no adotar medidas concretas na rea de energia.

36

Durante a Cpula, o ento presidente Fernando Henrique Cardoso defendeu o equilbrio entre desenvolvimento e meio ambiente. Disse ele: H dez anos, no Rio de Janeiro, iniciamos uma ambiciosa jornada (Rio-92). Esse empreendimento visionrio consagrou a necessidade de incorporar consideraes ambientais aos projetos de desenvolvimento. imprescindvel encontrar o equilbrio entre prosperidade econmica, proteo ao meio ambiente e justia social. O presidente tambm falou sobre a criao do Fundo para a Diversidade Biolgica que estar aberto a contribuies de outros pases, organizaes e empresas, e props a criao de um fundo internacional para a erradicao da pobreza. A Conferncia Rio +10 terminou em 4 de setembro de 2002 e, aps longas discusses sobre diversos temas para se melhorar o mundo, ficaram decididas as seguintes questes : GUA: Acordo para reduzir pela metade, at 2015, o nmero de pessoas sem acesso a saneamento bsico. ENERGIA: Acordo para ampliar o uso de energia renovvel, mas no foram estabelecidos metas ou prazos. PESCA: Acordo para recuperar reas de pesca comercial at 2015. PRODUTOS QUMICOS: At 2020, os produtos qumicos devero ser feitos de forma a minimizar o impacto causado ao homem e ao meio ambiente, mas no foram estabelecidas metas de reduo do uso dos produtos. SADE: Acordo sobre patentes no mbito da Organizao mundial do Comrcio, estabelecendo que os pases pobres no podem ter impedido o acesso a medicamentos. AJUDA AOS PASES POBRES: Um acordo reconhece a necessidade de se ampliar a ajuda aos pases pobres e aconselha as naes ricas a cumprirem a meta previamente estabelecida de destinar 0,7% de seu PIB assistncia mas apenas 5 pases cumprem a meta. Tambm foi criado um fundo de combate pobreza. DIVERSIDADE BIOLGICA: Ficou acertada a reduo significativa das taxas de extino de animais e plantas raras at 2010, mas nenhuma meta foi fixada. Pode-se concluir, que apesar de o Brasil no ter se sado bem, toda discusso gera algum fruto. Novas idias podem surgir a partir da, mas vai caber a cada pas fazer a sua parte, inclusive o Brasil.

Fonte: Jornal do Brasil de 3 de setembro de 2002.1 caderno, (p. A13).

37

Esses pontos principais que constituem a Agenda 21 Global fazem parte de uma srie de documentos gerados durante esses encontros, principalmente a Declarao do Rio (1992) e a recente Declarao de Joanesburgo; e devem ser cumpridos por todos os pases de acordo com as particularidades de cada um, tais como poltica e meio ambiente. A agenda 21 Brasileira entrou em vigor no ano de 2003, observando todos os critrios elaborados na Agenda 21 Global. Como a implementao da Agenda 21 coincidiu com a posse do novo presidente do Brasil, Luiz Incio Lula da Silva, este criou o Programa Agenda 21. Atualmente, existem mais de 544 processos de Agenda 21 Locais em andamento no pas e o Programa visa : Implementar a Agenda 21 Brasileira regionalmente, de modo eficaz e com resultados rpidos. Orientar para a elaborao e implementao das Agendas 21 Locais. A Agenda 21 Local um dos principais instrumentos para se conduzir processos de mobilizao, troca de informaes, gerao de consensos em torno dos problemas e solues locais e estabelecimento de prioridades para a gesto desde um estado, municpio, bacia hidrogrfica, unidade de conservao, at um bairro, uma escola. O processo deve ser articulado com outros projetos, programas e atividades do governo e sociedade, sendo consolidado, dentre outros, a partir do envolvimento dos agentes regionais e locais; anlise, identificao e promoo de instrumentos financeiros; difuso e intercmbio de experincias; definio de indicadores de desempenho. Implementar a formao continuada em Agenda 21. Promover a educao para a sustentabilidade atravs da disseminao e intercmbio de informaes e experincias por meio de cursos, seminrios, workshops e de material didtico. Esta ao fundamental para que os processos de Agendas 21 Locais ganhem um salto de qualidade, atravs da formulao de bases tcnicas e polticas para a sua formao; trabalho conjunto com interlocutores locais; identificao das atividades, necessidades, custos, estratgias de implementao; aplicao de metodologias apropriadas, respeitando o estgio em que a Agenda 21 Local em questo est.

O contedo baseado no texto exposto no site do Ministrio do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br

38

A meta estabelecida pelo Governo brasileiro para que os quesitos bsicos das Agendas 21 Locais sejam cumpridos at o ano de 2007. Uma vez que a Agenda 21 Local definida baseada na Agenda 21 Global, a expectativa que se possa alcanar o melhor resultado em desenvolvimento sustentvel, levando-se em conta o fato de que o pas est encaixado no grupo dos pases em desenvolvimento.

39

CONCLUSO O objetivo primordial deste trabalho, como se pode ver, foi o de mostrar a ligao existente entre meio ambiente e sociedade e como as grandes empresas e industrias podem atuar sem prejudic-los e sem se prejudicar atravs do desenvolvimento sustentvel. Dentro das idias apresentadas aqui podem surgir outras, ou elas mesmas podem ser melhoradas para que se encaixem no perfil e recursos disponveis da empresa. importante lembrar sempre que a questo ecolgica exerce influncia fundamental na estrutura de uma sociedade. Dentro deste contexto, uma empresa pode apresentar solues que dariam s populaes timas oportunidades e novas idias criativas. O benefcio seria de ambos, j que uma empresa integrada s questes ambientais sempre bem vista e aceita no mercado. necessrio que se conhea o meio ambiente, que se estude maneiras de preserv-lo, que se compense o que foi degradado. Isto pode ser feito com o apoio dos empregados, das ONGs e da populao. No que se refere populao, esta seria altamente privilegiada com novas oportunidades, educao e melhoria de qualidade de vida. Isto porque o meio ambiente sempre estar ligado s prticas sociais e produtivas do homem. E, desta forma, pode-se notar que a cultura e as atividades de cada indivduo influi diretamente no seu meio. Como foi dito, projetos empresariais que se destinam melhoria do meio ambiente, tambm podem ser de cunho social. Tambm so importantes as avaliaes de impactos ambientais que possam contribuir para uma maior conscientizao dos problemas de uso dos recursos naturais e qualidade do meio ambiente. Os resultados podem ser vantajosos se tudo for levado a srio. No se pode dizer que algo no dar certo se houver fora de vontade para se tentar. Pode ser que os problemas no sejam sanados, j que so muito complexos, mas com certeza podem ser atenuados. Para o Brasil dar certo, falta tentar esses novos caminhos. A ao fundamental. As propostas de cunho scio-ambiental so essenciais para se prevenir e evitar problemas futuros.O princpio est na educao ambiental para, depois, se partir para a recuperao e preservao.

40

BIBLIOGRAFIA ALMEIDA, Fernando. O bom negcio da sustentabilidade.Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. ALMEIDA, Josimar Ribeiro de; MELLO, Claudia dos S. e CAVALCANTI, Yara. Gesto Ambiental planejamento, avaliao, implantao, operao e verificao. Rio de Janeiro: Thex Ed., 2000. ALVES, Marcio Moreira. Sbados azuis 75 histrias de um Brasil que d certo. Rio de Janeiro: Lo Christiano Editorial, 2000. ASA. On-line: disponvel na Internet via http://www.asaambiental.org.br. 2 setembro 2005. GAUDNCIO, Francisco e REGO, Torquato do. Jornalismo Empresarial. So Paulo: Summus, 1987. IBGE. On-line: disponvel na Internet via http://www.ibge.gov.br. 2 setembro 2005. KOENIG, Samuel. Elementos de Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1974. MENDONA, Svio Jos Barros de. Educao Ambiental. FAEG Caderno especial.Gois: FAEG, maro 2001, p. 18 a 20. MINISTRIO DO MEIO AMBIENTE. On-line: disponvel na Internet via http://www.mma.gov.br. 3 outubro 2005. NASSAR, Paulo e FIGUEIREDO, Rubens. Comunicao empresarial. So Paulo: Brasiliense, 1995. O BOTICRIO. On-line: disponvel na Internet via http://www.fbpn.org.br. 3 outubro 2005. PETROBRS. On-line: disponvel na Internet via http://www.petrobrs.com.br. 2 setembro 2005. SANTANNA, Lourival. O Estado de So Paulo. So Paulo, 3 setembro 2002, p. A10 e A11. SILVA, Hlder Lcio Rodrigues. Biodiversidade e uso do solo. FAEG Caderno especial. Gois: FAEG, maro 2001, p. 9 a 11. TAUTZ, Carlos. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 3 setembro 2002, p. A13.

41

DECLARAO DO RIO SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO*

A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, tendo se reunido no Rio de Janeiro, de 3 a 14 de junho de 1992, reafirmando a Declarao da Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, adotada em Estocolmo em 16 de junho de 1972, e buscando avanar a partir dela, com o objetivo de estabelecer uma nova e justa parceria global mediante a criao de novos nveis de cooperao entre os Estados, os setoreschaves da sociedade e os indivduos, trabalhando com vistas concluso de acordos internacionais que respeitem os interesses de todos e protejam a integridade do sistema global de meio ambiente e desenvolvimento, reconhecendo a natureza integral e interdependente da Terra, nosso lar, proclama que: Princpio 1 Os seres humanos esto no centro das preocupaes com o desenvolvimento sustentvel. Tem direito a uma vida saudvel e produtiva, em harmonia com a natureza. Princpio 2 Os Estados, de acordo com a Carta das Naes Unidas e com os princpios do direito internacional, tm o direito soberano de explorar seus prprios recursos segundo suas prprias polticas de meio ambiente e de desenvolvimento, e a responsabilidade de assegurar que atividades sob sus jurisdio ou seu controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou de reas alm dos limites da jurisdio nacional. Princpio 3 O direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas equitativamente as necessidades de desenvolvimento e de meio ambiente das geraes presentes e futuras.

Texto na ntegra, retirado do site do Ministrio do Meio Ambiente : http://www.mma.gov.br

42

Princpio 4 Para alcanar o desenvolvimento sustentvel, a proteo ambiental constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no pode ser considerada isoladamente deste. Princpio 5 Para todos os Estados e todos os indivduos, como requisito indispensvel para o desenvolvimento sustentvel, iro cooperar na tarefa essencial de erradicar a pobreza, a fim de reduzir as disparidades de padres de vida e melhor atender s necessidades da maioria da populao do mundo. Princpio 6 Ser dada prioridade especial situao e s necessidades especiais dos pases em desenvolvimento, especialmente dos pases menos desenvolvidos e daqueles ecologicamente mais vulnerveis. As aes internacionais na rea do meio ambiente e do desenvolvimento devem tambm atender aos interesses e s necessidades de todos os pases. Princpio 7 Os Estados iro cooperar, em esprito de parceria global, para a conservao, proteo e restaurao da sade e da integridade do ecossistema terrestre. Considerando as diversas contribuies para a degradao do meio ambiente global, os Estados tm responsabilidades comuns, porm diferenciadas. Os pases desenvolvidos reconhecem a responsabilidade que lhes cabe na busca internacional do desenvolvimento sustentvel, tendo em vista as presses exercidas por suas sociedades sobre o meio ambiente global e as tecnologias e recursos financeiros que controlam. Princpio 8 Para alcanar o desenvolvimento sustentvel e uma qualidade de vida mais elevada para todos, os Estados devem reduzir e eliminar os padres insustentveis de produo e consumo, e promover polticas demogrficas adequadas. Princpio 9

43

Os Estados devem cooperar no fortalecimento da capacitao endgena para o desenvolvimento sustentvel, mediante o aprimoramento da compreenso cientfica por meio do intercmbio de conhecimentos cientficos e tecnolgicos, e mediante a intensificao do desenvolvimento, da adaptao, da difuso e da transferncia de tecnologias, incluindo as tecnologias novas e inovadoras. Princpio 10 A melhor maneira de tratar as questes ambientais assegurar a participao, no nvel apropriado, de todos os cidados interessados. No nvel nacional, cada indivduo ter acesso adequado s informaes relativas ao meio ambiente de que disponham as autoridades pblicas, inclusive informaes acerca de materiais e atividades perigosas em suas comunidades, bem como a oportunidade de participar dos processos decisrios. Os Estados iro facilitar e estimular a conscientizao e a participao popular, colocando as informaes disposio de todos. Ser proporcionado o acesso efetivo a mecanismos judiciais e administrativos, inclusive no que se refere compensao e reparao de danos. Princpio 11 Os Estados adotaro legislao ambiental eficaz. As normas ambientais, e os objetivos e as prioridades de gerenciamento devero refletir o contexto ambiental e de meio ambiente a que se aplicam. As normas aplicadas por alguns pases podero ser inadequadas para outros, em particular para os pases em desenvolvimento, acarretando custos econmicos e sociais injustificados. Princpio 12 Os Estados devem cooperar na promoo de um sistema econmico internacional aberto e favorvel, propcio ao crescimento econmico e ao desenvolvimento sustentvel em todos os pases, de forma a possibilitar o tratamento mais adequado dos problemas da degradao ambiental. As medidas de poltica comercial para fins ambientais no devem constituir um meio de discriminao arbitrria ou injustificvel, ou uma restrio disfarada ao comrcio internacional. Devem ser evitadas aes unilaterais para o tratamento dos desafios internacionais fora da jurisdio do pas importador. As medidas internacionais relativas a problemas ambientais transfronteirios ou globais deve, na medida do possvel, basear-se no consenso internacional.

44

Princpio 13 Os Estados iro desenvolver legislao nacional relativa responsabilidade e indenizao das vtimas de poluio e de outros danos ambientais. Os Estados iro tambm cooperar, de maneira expedita e mais determinada, no desenvolvimento do direito internacional no que se refere responsabilidade e indenizao por efeitos adversos dos danos ambientais causados, em reas fora de sua jurisdio, por atividades dentro de sua jurisdio ou sob seu controle. Princpio 14 Os Estados devem cooperar de forma efetiva para desestimular ou prevenir a realocao e transferncia, para outros Estados, de atividades e substncias que causem degradao ambiental grave ou que sejam prejudiciais sade humana. Princpio 15 Com o fim de proteger o meio ambiente, o princpio da precauo dever ser amplamente observado pelos Estados, de acordo com suas capacidades. Quando houver ameaa de danos graves ou irreversveis, a ausncia de certeza cientfica absoluta no ser utilizada como razo para o adiamento de medidas economicamente viveis para prevenir a degradao ambiental. Princpio 16 As autoridades nacionais devem procurar promover a internacionalizao dos custos ambientais e o uso de instrumentos econmicos, tendo em vista a abordagem segundo a qual o poluidor deve, em princpio, arcar com o custo da poluio, com a devida ateno ao interesse pblico e sem provocar distores no comrcio e nos investimentos internacionais. Princpio 17 A avaliao do impacto ambiental, como instrumento nacional, ser efetuada para as atividades planejadas que possam vir a ter um impacto adverso significativo sobre o meio ambiente e estejam sujeitas deciso de uma autoridade nacional competente.

45

Princpio 18 Os Estados notificaro imediatamente outros Estados acerca de desastres naturais ou outras situaes de emergncia que possam vir a provocar sbitos efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente destes ltimos. Todos os esforos sero envidados pela comunidade internacional para ajudar os Estados afetados. Princpio 19 Os Estados fornecero, oportunamente, aos Estados potencialmente afetados, notificao prvia e informaes relevantes acerca de atividades que possam vir a ter considervel impacto transfronteirio negativo sobre o meio ambiente, e se consultaro com estes to logo seja possvel e de boa f. Princpio 20 As mulheres tm um papel vital no gerenciamento do meio ambiente e no desenvolvimento. Sua participao plena , portanto, essencial para se alcanar o desenvolvimento sustentvel. Princpio 21 A criatividade, os ideais e a coragem dos jovens do mundo devem ser mobilizados para criar uma parceria global com vistas a alcanar o desenvolvimento sustentvel e assegurar um futuro melhor para todos. Princpio 22 Os povos indgenas e suas comunidades, bem como outras comunidades locais, tm um papel vital no gerenciamento ambiental e no desenvolvimento, em virtude de seus conhecimentos e de suas prticas tradicionais. Os Estados devem reconhecer e apoiar adequadamente sua identidade, cultura e interesses, e oferecer condies para sua efetiva participao no atingimento do desenvolvimento sustentvel.

46

Princpio 23 O meio ambiente e os recursos naturais dos povos submetidos a opresso, dominao e ocupao sero protegidos. Princpio 24 A guerra , por definio, prejudicial ao desenvolvimento sustentvel. Os Estados iro, por conseguinte, respeitar o direito internacional aplicvel proteo do meio ambiente em tempos de conflitos armados e iro cooperar para seu desenvolvimento progressivo, quando necessrio. Princpio 25 A paz, o desenvolvimento e a proteo ambiental so interdependentes e indivisveis. Princpio 26 Os Estados solucionaro todas as suas controvrsias ambientais de forma pacfica, utilizandose dos meios apropriados, de conformidade com a Carta das Naes Unidas. Princpio 27 Os Estados e os povos iro cooperar de boa f e imbudos de um esprito de parceria para a realizao dos princpios consubstanciados nesta Declarao, e para o desenvolvimento progressivo do direito internacional no campo do desenvolvimento sustentvel.

47

DECLARAO SUSTENTVEL
*

DE

JOANESBURGO

SOBRE

DESENVOLVIMENTO

Das origens ao futuro 1. Ns, representantes dos povos do mundo, reunidos durante a Cpula Mundial sobre

Desenvolvimento Sustentvel em Joanesburgo, frica do Sul, entre 2 e 4 de setembro de 2002, reafirmamos nosso compromisso com o desenvolvimento sustentvel. 2. Assumimos o compromisso de construir uma sociedade global humanitria, eqitativa

e solidria, ciente da necessidade de dignidade humana para todos. 3. No incio desta Cpula, crianas do mundo nos disseram, numa voz simples, porm

clara, que o futuro pertence a elas e, em conseqncia, conclamaram todos ns a assegurar que, atravs de nossas aes, elas herdaro um mundo livre da indignidade e da indecncia causadas pela pobreza, pela degradao ambiental e por padres de desenvolvimento insustentveis. 4. Como parte de nossa resposta a essas crianas, que representam nosso futuro coletivo,

todos ns, vindos de todos os cantos do mundo, formados por diferentes experincias de vida, estamos unidos e animados por um sentimento profundo de que necessitamos criar, com urgncia, um novo e mais iluminado mundo de esperana. 5. Por conseguinte, assumimos a responsabilidade coletiva de fazer avanar e fortalecer

os pilares interdependentes e mutuamente apoiados do desenvolvimento sustentvel desenvolvimento econmico, desenvolvimento social e proteo ambiental - nos mbitos local, nacional, regional e global. 6. Neste Continente, Bero da Humanidade, declaramos, por meio do Plano de

Implementao e desta Declarao, sermos responsveis uns pelos outros, pela ampla comunidade da vida e por nossas crianas.

Texto na ntegra, retirado do site do Ministrio do Meio Ambiente: http://www.mma.gov.br

48

7.

Reconhecendo que a humanidade se encontra numa encruzilhada, estamos unidos

numa determinao comum, a fim de realizar um esforo determinado para responder afirmativamente necessidade de apresentar um plano prtico e visvel, que leve erradicao da pobreza e ao desenvolvimento humano. De Estocolmo ao Rio de Janeiro a Joanesburgo 8. Trinta anos atrs, em Estocolmo, concordamos na necessidade urgente de reagir ao

problema da deteriorao ambiental. Dez anos atrs, durante a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, concordamos em que a proteo do meio ambiente e o desenvolvimento social e econmico so fundamentais para o desenvolvimento sustentvel, com base nos Princpios do Rio. Para alcanar tal desenvolvimento, adotamos o programa global Agenda 21 e a Declarao do Rio, aos quais reafirmamos nosso compromisso. A Cpula do Rio foi um marco significativo, que estabeleceu uma nova agenda para o desenvolvimento sustentvel. 9. Entre o Rio e Joanesburgo as naes do mundo se reuniram em diversas conferncias

de larga escala sob a coordenao das Naes Unidas, incluindo a Conferncia de Monterrey sobre Financiamento ao Desenvolvimento, bem como a Conferncia Ministerial de Doha. Essas conferncias definiram para o mundo uma viso abrangente para o futuro da humanidade. 10. Na Cpula de Joanesburgo muito se alcanou na convergncia de um rico tecido de

povos e pontos de vista, numa busca construtiva por um caminho comum rumo a um mundo que respeite e implemente a viso do desenvolvimento sustentvel. Joanesburgo tambm confirmou haver sido feito progresso significativo rumo consolidao de um consenso global e de uma parceria entre todos os povos de nosso planeta. Os Desafios que Enfrentamos 11. Reconhecemos que a erradicao da pobreza, a mudana dos padres de consumo e

produo e a proteo e manejo da base de recursos naturais para o desenvolvimento econmico e social so objetivos fundamentais e requisitos essenciais do desenvolvimento sustentvel.

49

12.

O profundo abismo que divide a sociedade humana entre ricos e pobres, junto

crescente distncia entre os mundos desenvolvidos e em desenvolvimento, representam uma ameaa importante prosperidade, segurana e estabilidade globais. 13. O meio ambiente global continua sofrendo. A perda de biodiversidade prossegue,

estoques pesqueiros continuam a ser exauridos, a desertificao toma mais e mais terras frteis, os efeitos adversos da mudana do clima j so evidentes e desastres naturais so mais freqentes e mais devastadores; pases em desenvolvimento so mais vulnerveis e a poluio do ar, da gua e do mar segue privando milhes de pessoas de uma vida digna. 14. A globalizao adicionou uma nova dimenso a esses desafios. A rpida integrao de

mercados, a mobilidade do capital e os significativos aumentos nos fluxos de investimento mundo afora trouxeram novos desafios e oportunidades para a busca do desenvolvimento sustentvel. Mas os benefcios e custos da globalizao so distribudos desigualmente, e os pases em desenvolvimento enfrentam especiais dificuldades para encarar esse desafio. 15. Corremos o risco de perpetuao dessas disparidades globais e, a menos que ajamos de

modo a modificar fundamentalmente suas vidas, os pobres do mundo podem perder a confiana em seus representantes e nos sistemas democrticos com os quais permanecemos comprometidos, enxergando em seus representantes nada alm de imagens pomposas e sons retumbantes. Nosso Compromisso com o Desenvolvimento Sustentvel 16. Estamos determinados a assegurar que nossa rica diversidade, que nossa fora

coletiva, ser usada numa parceria construtiva para a mudana e para alcanar o objetivo comum do desenvolvimento sustentvel. 17. Reconhecendo a importncia de ampliar a solidariedade humana, instamos a promoo

do dilogo e da cooperao entre os povos e civilizaes do mundo, a despeito de raa, deficincias, religio, idioma, cultura e tradio.

50

18.

Aplaudimos o foco da Cpula de Joanesburgo na indivisibilidade da dignidade

humana e estamos resolvidos, atravs de decises sobre metas, prazos e parcerias, a rapidamente ampliar o acesso a requisitos bsicos tais como gua potvel, saneamento, habitao adequada, energia, assistncia mdica, segurana alimentar e proteo da biodiversidade. Ao mesmo tempo, trabalharemos juntos para nos ajudar mutuamente a ter acesso a recursos financeiros e aos benefcios da abertura de mercados, assegurar o acesso capacitao e ao uso de tecnologia moderna que resulte em desenvolvimento, e nos assegurar de que haja transferncia de tecnologia, desenvolvimento de recursos humanos, educao e treinamento para banir para sempre o subdesenvolvimento. 19. Reafirmamos nossa promessa de aplicar foco especial e dar ateno prioritria luta

contra as condies mundiais que apresentam severas ameaas ao desenvolvimento sustentvel de nosso povo. Entre essas condies esto: subalimentao crnica; desnutrio; ocupaes estrangeiras; conflitos armados; problemas com drogas ilcitas; crime organizado; corrupo; desastres naturais; trfico ilegal de armamentos; trfico humano; terrorismo; intolerncia e incitamento ao dio racial, tnico e religioso, entre outros; xenofobia; e doenas endmicas, transmissveis e crnicas, em particular HIV/AIDS, malria e tuberculose. 20. Estamos comprometidos a assegurar que a valorizao e emancipao da mulher e a

igualdade de gnero estejam integradas em todas as atividades abrangidas pela Agenda 21, as Metas de Desenvolvimento do Milnio e o Plano de Implementao de Joanesburgo. 21. Reconhecemos o fato de que a sociedade global possui os meios e est dotada de

recursos para encarar os desafios da erradicao da pobreza e do desenvolvimento sustentvel que confrontam toda a humanidade. Juntos tomaremos medidas adicionais para assegurar que os recursos disponveis sejam usados em benefcio da humanidade. 22. A esse respeito, visando contribuir para o alcance de nossos objetivos e metas de

desenvolvimento, instamos os pases desenvolvidos que ainda no o fizeram a realizar esforos concretos para atingir os nveis internacionalmente acordados de Assistncia Oficial ao Desenvolvimento. 23. Aplaudimos e apoiamos o surgimento de grupos e alianas regionais mais robustos,

tais como a Nova Parceria para o Desenvolvimento da frica (NEPAD), para a promoo da

51

cooperao regional, do aperfeioamento da cooperao internacional e do desenvolvimento sustentvel. 24. Continuaremos a dedicar especial ateno s necessidades de desenvolvimento dos

Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento e dos Pases Menos Desenvolvidos. 25. 26. Reafirmamos o papel vital dos povos indgenas no desenvolvimento sustentvel. Reconhecemos que o desenvolvimento sustentvel requer uma perspectiva de longo

prazo e participao ampla na formulao de polticas, tomada de decises e implementao em todos os nveis. Na condio de parceiros sociais, continuaremos a trabalhar por parcerias estveis com todos os grupos principais, respeitando os papis independentes e relevantes de cada um deles. 27. Concordamos que, na busca de suas atividades legtimas, o setor privado, tanto

grandes quanto pequenas empresas, tem o dever de contribuir para a evoluo de comunidades e sociedades eqitativas e sustentveis. 28. Concordamos tambm em prover assistncia para ampliar oportunidades de emprego

geradoras de renda, levando em considerao a Declarao de Princpios e Direitos Fundamentais no Trabalho da Organizao Mundial do Trabalho (OMT). 29. Concordamos em que existe a necessidade de que as corporaes do setor privado

implementem suas responsabilidades corporativas. Isto deve ocorrer num contexto regulatrio transparente e estvel. 30. Assumimos o compromisso de reforar e aperfeioar a governana em todos os nveis,

para a efetiva implementao da Agenda 21, das Metas de Desenvolvimento do Milnio e do Plano de Implementao de Joanesburgo. O Multilateralismo o Futuro 31. Para alcanar os objetivos do desenvolvimento sustentvel, necessitamos de

instituies multilaterais mais eficazes, democrticas e responsveis.

52

32.

Reafirmamos nosso compromisso com os princpios e propsitos da Carta das Naes

Unidas e do Direito Internacional, bem como com o fortalecimento do multilateralismo. Apoiamos o papel de liderana das Naes Unidas na condio de mais universal e representativa organizao do mundo, e a que melhor se presta promoo do desenvolvimento sustentvel. 33. Assumimos adicionalmente o compromisso de monitorar, em intervalos regulares, o

progresso alcanado na implementao das metas e objetivos do desenvolvimento sustentvel. Fazendo Acontecer! 34. Estamos de acordo que este deve ser um processo inclusivo, envolvendo todos os

grupos principais e os governos que participaram da histrica Cpula de Joanesburgo. 35. Assumimos o compromisso de agir juntos, unidos por uma determinao comum de

salvar nosso planeta, promover o desenvolvimento humano e alcanar a prosperidade e a paz universais. 36. Assumimos compromisso com o Plano de Implementao de Joanesburgo e com

acelerar o cumprimento das metas socio-econmicas e ambientais com prazo determinado nele contidas. 37. Do continente Africano, Bero da Humanidade, afirmamos solenemente, aos povos do

mundo e s geraes que certamente herdaro este planeta, estarmos determinados a assegurar que nossa esperana coletiva para o desenvolvimento sustentvel seja realizada. Expressamos nossa mais profunda gratido ao povo e ao Governo da frica do Sul por sua hospitalidade generosa e excelentes acomodaes destinadas Cpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentvel.

You might also like