You are on page 1of 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

ESCOLA POLITCNICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA Controle de Vibraes Mecnicas

Estudo para a determinao do momento de inrcia de um corpo atravs do modelo do pndulo trifilar.

Lucas Cassimiro de Sousa Rosas Alberto Carneiro

Salvador-BA 10/08/2013

1) Introduo JUSTIFICATIVA Muitas vezes precisamos estudar algumas caractersticas de corpos rgidos em tempo de execuo, ou corpos com geometria demasiadamente complicada, ou at desconhecida. Situaes como essas exigem mtodos apropriados de obteno dessas caractersticas. O momento de inrcia de um corpo rgido uma dessas caractersticas importantes, e um mtodo para determinao do momento de inrcia de um corpo rgido o pndulo trifilar. O mtodo do pndulo trifilar se justifica devido a sua medio direta e de baixo custo, onde os dados podem ser colhidos por pessoal sem qualquer preparao, sendo necessria apenas a coleta de informaes do perodo de oscilao do pndulo carregado e no carregado. Esses dados sero tratados a posteriori por algum engenheiro ou por algum algoritmo simples que pode ser preenchido pelo operador do processo. No que se refere ao baixo custo, esse mecanismo de medio tem consideraes positivas ao seu favor, pois, pode ser montado em vrias escalas com materiais de baixo custa, e se a necessidade da exatido dos dados no for alta, pode ser montada de maneira at artesanal. Para informaes mais precisas, chegam a nvel de projeto um pouco mais de requinte, porm, a eletrnica embarcada num equipamento feito para este processo no algo muito complicado, mantendo o custo desse equipamento ainda reduzido.

OBJETIVOS Este texto tem por objetivo demonstrar o princpio de funcionamento, caractersticas e consideraes relevantes do pndulo trifilar. As consideraes sero feitas de maneira objetiva e clara, devido ao carter diminuto do texto, porm, sero feitas anlises de textos e pesquisas j realizadas em outros grupos de pesquisa e disponibilizado no ambiente web. 2)Desenvolvimento O objetivo deste processo a obteno do fator de inrcia (momento de inrcia) atravs da medio do perodo de oscilao de um sistema com amortecimento desprezvel, ou seja, ser desconsiderado o amortecimento viscoso gerado pelo ar e o amortecimento histertico, gerado pelo escorregamento interno do material. A figura abaixo mostra um pndulo de toro, que o mecanismo base do pndulo trifilar. Esse sistema tem uma massa com determinada inrcia que gira em torno de um eixo, e , uma haste com inrcia desprezvel sujeita a uma dada toro do material.

Figura 1- Pndulo de toro simples

O pndulo trifilar, como o prprio nome diz, possui trs fios/barras, que sobre toro, geraro foras sobre o disco, que acabam gerando torque. Esse torque vai proporcionar a deduo do equacionamento. Existem alguns arranjos de pndulos capazes de medir freqncia, oscilao e momentos de inrcia, porm, iremos estudar o modelo da figura abaixo, onde a base de inrcia de geometria circular, e os cabos no so rgidos, sendo o apoio superior esttico.

Figura 2- Pndulo Trifilar

Figura 3-vetor de fora agindo no disco

Devido a simetria, esse sistema pode ser considerado como de um grau de liberdade, e com o balanceamento, todas os cabos esto sujeitos as mesmas tenses (desde que o centro de gravidade do disco esteja no mesmo eixo que o do corpo rgido. Ento, temos as seguintes relaes:

Ento, analisando o modelo do pndulo, e partindo da premissa que para pequenos deslocamentos angulares temos que: . Logo, para o nosso caso:

Portanto:

Agora, analisando os momentos no disco, temos:

Olhando a equao acima (equao do movimento), podemos analisar por mtodo comparativo que a freqncia natural do sistema dada por:

Ento, a equao que estvamos procurando para encontrar o momento de inrcia do corpo rgido em algum eixo de acordo com as variveis de sistema do pndulo trifilar dada por:

Com essa equao em mos, podemos encontrar o momento de inrcia de slidos de geometria complexa, porm, algumas consideraes devem ser feitas. So elas: 1)O centro de gravidade do corpo rgido e da balana devem estar sobre o eixo de rotao. 2)Para que a considerao de que todas as sustentaes produzem a mesma fora trativa, a balana deve estar perfeitamente balanceada. 3)Os ngulos de rotao devem ser pequenos para que as aproximaes seja verdadeira. 4)O nmero de ciclos analisados deve ser o maior possvel, pois ele vai influenciar numa melhor anlise do perodo, com menos erros, pois uma medida ruim do perodo, gera discrepncias muito elevados do valor correto (o perodo elevado ao quadrado no equacionamento). 5)A base superior deve ser perfeitamente rgida, pois, caso contrrio, termos de deslocamento relativo entram no equacionamento. Agora, um passo importante seria mostrar uma anlise de testes, pois teramos que mostrar valores experimentais que comprovem o equacionamento obtido. Como foge ao escopo da responsabilidade desse trabalho, ser posto em anexo (ANEXO 1) uma anlise terico experimental de um trabalho realizado por Vitria Jacarand Lakiss Marques, do departamento de projeto mecnico da UNICAMP, com a diferena do nosso modelo, pois sua balana tem formato triangular.

Abaixo segue imagens de alguns pndulos trifilares:

Figura 4

Figura 5

Figura 6

Figura 7

3)Concluses A concluso desse trabalho pesquisa de que esse mtodo importante para determinao do momento de inrcia de corpos rgidos de geometria complexa onde no so exigidas grandes responsabilidades. Ento, ele deve ser usado de acordo com necessidades mais bsicas, onde o baixo custo venha a dominar a necessidade. Os valores obtidos no to exatos devido a quantidade de aproximaes tanto do equacionamento quanto do processo experimental. 4)Referncias Bibliogrficas Aplicao do mtodo do pndulo trifilar para determinao experimental do momento de inrcia para corpos rgidos. Disponvel em <http://www.prp.unicamp.br/pibic/congressos/xixcongresso/paineis/093243.pdf>

Rao, Singiresu -Controle de Vibraes mecnicas Consulta Boresi, A. Mecnica Geral, Dinmica Consulta

Armed Service Techinical Information Agency USA Disponvel em <http://www.dtic.mil/dtic/tr/fulltext/u2/287534.pdf>

WWW.google.com.br imagens

5)Anexos

You might also like