You are on page 1of 6

INTRODUO

Trata-se este trabalho de uma lista de exerccios sobre os textos HUNT, E.K. Histria do Pensamento Econmico: uma perspectiva crtica; WOOD, Ellen Meiksins. A Origem do Capitalismo; COUTINHO, Maurcio Chalfin. Adam Smith e o Nascimento da economia Poltica Clssica; NAPOLEONI, Cludio. Smith, Ricardo, Marx.

QUESTES

1) Defina modo de produo, de acordo com Hunt. Segundo Hunt, O modo de produo , por sua vez, definido pelas foras produtivas e pelas relaes sociais de produo. Podemos definir como foras produtivas tudo o que est envolvido para a realizao da tarefa desde a tecnologia, s mquinas e prdios utilizados produo. A fora laboral exercida por uma classe social atravs de seus esquemas utilizada para produzir todos os bens, inclusive o excedente alm de seu prprio salrio. De maneira simples, o autor afirma que o modo produtivo em si no acontece somente na esfera tecnolgica, mecnica, seja em qualquer tipo de sistema produtor, mas funciona em interdependncia com as relaes sociais envolvidas no processo produtivo. 2) Ainda segundo o mesmo autor, indique as quatro caractersticas que distinguem o modo de produo capitalista. Discorra resumidamente sobre essas caractersticas. Produo de mercadorias orientadas para o mercado: O mercado consumidor orienta a produo de mercadorias, pois as pessoas precisam satisfazer suas necessidades imediatas (valor de uso). Para isso, o produtor, no tendo interesse imediato em seu uso particular, mas em seu valor de troca (moeda recebida), poder satisfazer-se ento, atravs do dinheiro recebido, adquirindo produtos de seu interesse; Propriedade privada dos meios de produo: Um pequeno grupo social, os capitalistas, so os detentores do direito individual de produzir e, por isso, estar no controle produtivo, pois so esses os que possuem os meios financeiros que viabilizam a produo. So eles que se apropriam do excedente social (lucro). Sua permanncia como capitalista depende de sua capacidade de gerir, acumulando capital no mesmo ritmo que seus concorrentes; Existncia de uma classe trabalhadora: A todos aqueles no possuidores de capital prprio, restou apenas vender sua fora de trabalho a um capitalista em troca de salrio. Desse grupo nasceu a classe trabalhadora, responsvel pela fabricao direta dos produtos, mas que no possui qualquer controle sobre os meios produtivos; Comportamento aquisitivo, individualista, maximizador da maioria dos indivduos dentro do sistema econmico: necessrio para o funcionamento adequado do capitalismo, de acordo com Hunt. Isso facilita o rgido controle dos trabalhadores para que produzam mercadorias que ultrapassem o valor de consumo, aumentando sempre o excedente social. Este comportamento se
4

mantm ao longo da evoluo do capitalismo, mas novos motivadores incentivam o aumento da produo pelos trabalhadores de todas as pocas. 3) Leia atentamente as citaes a seguir: A expanso do comrcio, particularmente do comrcio de longa distncia, levou ao estabelecimento de cidades industriais e comerciais para servir a este comrcio. O crescimento dessas cidades, bem como o seu crescente controle por capitalistas comerciantes, provocou importantes mudanas, tanto na agricultura quanto na indstria. Cada uma dessas reas, particularmente a agricultura, teve enfraquecidos e, por fim, rompidos seus laos com a estrutura econmica e social feudal. (HUNT, 1987 pp. 33-34) A tendncia a presumir que o capitalismo foi um produto inevitvel do feudalismo europeu, ainda que antagnico a ele enraza-se, como vimos, na convico de que as cidades autnomas que cresceram nos interstcios das soberanias fracionadas do feudalismo foram no apenas o inimigo natural que viria a destruir o sistema feudal, mas a semente dentro dele que daria vida ao capitalismo. Desligarmo-nos dessa pressuposio implica, em primeiro lugar, separamos capitalista de burgus e capitalismo de cidade. (WOOD, 2001 pp. 75-76) Discorra sobre, em que medida, os trechos acima expressam duas vises divergentes sobre o processo de transio do feudalismo para o capitalismo. Em sua resposta, discuta a diferena do mercado capitalista em relao a outras formas de mercado pr-capitalistas. Nas sociedades pr-capitalistas, segundo Wood, os produtores tinham acesso direto produo. Para Hunt o capitalismo nasceu do comrcio distncia, ou melhor, o comerciante comprava a mercadoria mais barata, a um valor X e a revendia mais cara a um X+2,por que as transportava a longas distncias. O mercado pr-capitalista era voltado para o consumo de luxo que visava atender as necessidades dos senhores de terra, no visava lucros. Nas sociedades prcapitalistas, os produtores acessavam livremente sua produo, pois usavam seu aparato (poder militar, privilgios jurdicos, etc.) para faz-lo. No capitalismo o trabalho excedente apropriado por meios legalmente econmicos 4) Desenvolva, em linhas gerais, a tese do capitalismo agrrio de Ellen Wood. Embora o capitalismo receba, (por alguns historiadores),associao com as grandes cidades, para Wood, as cidades, quaisquer fossem essas, rurais ou urbanas, j exerciam prticas comerciais e de intercmbio o que poderia ter dado origem a um capitalismo natural.

5) Ao discorrer sobre o nascimento da economia poltica, COUTINHO aponta trs elementos constitutivos dessa cincia. Cite esses elementos, discutindo a importncia de cada um e sua influncia no pensamento nascente. A Riqueza das Naes de Adam Smith: trata-se de uma sntese da temica tpica da reflexo econmica dos sculos XVll e XVlll,reunindo de modo original em uma trama coerente,os fios antes dispersos da cena material e cultural do capitalismo nascente; Liberalismo econmico: o sistema pautado pela defesa do liberalismo e pelo ataque a todas as determinaes de poltica econmica nacional impeditivas da livre concorrncias entre os capitais. 6) O liberalismo fisiocrtico, deste modo, nem foi apenas contemplativo (como, alis, nenhum outro), nem moderadamente prescritivo. Ao pretender ter decifrado a fisiologia da vida social, Quesnay sentiu-se autorizado a lutar pela acelerao da mquina econmica, ou seja, a propor medidas de transformao das regras econmicas, em consonncia com o sentido de funcionamento do sistema. (COUTINHO, 1993 pp. 61-62) Cite e discuta as trs principais prescries de poltica econmica dos fisiocratas. Consideram o sistema econmico como um organismo regido por leis chamadas naturais; Favorveis ao livre comrcio.

7) Discuta a importncia dos gastos das classes proprietrias no sistema fisiocrtico. Para evitar a superproduo, o proprietrio precisava gastar o seu dinheiro, assim evitaria que a oferta fosse maior que a demanda. 8) Quesnay, portanto e paradoxalmente foi o terico por excelncia do capital, no podendo desenvolver uma teoria adequada do capital porque visualizou na terra a capacidade produtiva, e nos proprietrios o direito aos rendimentos decorrentes. (COUTINHO, 1993 pp. 92) Discorra sobre a afirmao acima enfocando o papel dos adiantamentos no pensamento de Quesnay. Adiantamento so os investimentos feitos no em dinheiro, mas em manufaturas.

9) Cite e discuta as etapas de desenvolvimento da sociedade identificadas por Adam Smith. Smith postulou quatro estdios de desenvolvimento econmico: caa (o homem caava para sua sobrevivncia), pastorcia, agricultura(incio do neoltico, fim da fase nmade, domesticao de plantas e animais) e comrcio(produo e venda de artigos). A cada um deles corresponderia um estado de organizao social. Esta ideia revela um determinismo econmico. 10) No foi por ouro ou prata, mas por trabalho, que toda a riqueza do mundo foi originalmente trocada; e seu valor, para aqueles que a possuem e que desejam troc-la por novos produtos, precisamente igual quantidade de trabalho que lhe pode possibilitar comprar ou comandar (SMITH, 1976 apud COUTINHO, 1993 pp. 115). Discuta a citao acima, em sua resposta faa relaes com a teoria do valor trabalho smithiana assim como sua noo de riqueza em oposio ao metalismo. O trabalho e o esforo para obter um objeto, por exemplo, o que faz o valor dessa dita coisa, o que lhe atribui riqueza. Ento, podemos dizer com relao aos metais preciosos, que esses ficam em segundo plano no universo das riquezas, pois seu valor enquanto metal poder variar, mas o esforo e o sacrifcio do trabalhador sero sempre o mesmo em qualquer circunstncia.

11) Discuta os conceitos de preo natural e preo de mercado na obra de Smith. O preo de mercado era o verdadeiro preo da mercadoria e era determinado pelas foras da oferta e da procura. O preo natural era o preo ao qual a receita da venda fosse apenas suficiente para dar lucro, era o preo de equilbrio determinado pelos custos de produo, mas estabelecido no mercado pelas foras da oferta e da procura.

12) Discorra sobre o papel do liberalismo na obra de Smith e sua extrapolao para o contexto do comrcio internacional. Defender a livre concorrncia econmica, (sem interveno estatal) garantindo, assim, a reduo dos custos de produo e a queda dos preos das mercadorias, a acumulao de capital como fonte para o desenvolvimento econmico, permitindo que as trocas comerciais internacionais sejam vantajosas (teoria do comrcio exterior), e que as trocas voluntrias entre pases podem beneficiar todos aqueles envolvidos na operao.

13) Para Malthus o salrio do trabalhador deve ser igual ao necessrio para sua subsistncia. Desenvolva o argumento terico que o autor utiliza para suportar essa afirmao. necessrio ter uma demanda efetiva prvia produo para que haja investimento, pois a produo no cria, necessariamente, uma procura efetiva igual oferta. Por isso, dizia Malthus, deve haver qualquer coisa prvia e independente da procura desses trabalhadores, para que seu emprego seja garantido. A procura efetiva no pode originar-se normalmente nos gastos daqueles que produzem. 14) A Lei de Cereais aprovada em 1816 pelo parlamento ingls e revogada em 1846, tinha por objetivo restringir ou proibir a importao de cereais na Inglaterra. Por trs dessa lei est o conflito de interesses entre a classe dos capitalistas e dos proprietrios de terra. Contraponha os argumentos malthusianos a favor da Lei com argumentos ricardianos contrrios a esta. Para Malthus a lei dos cereais deveria permanecer, pois dessa forma haveria um maior controle sobre a populao mais carente, dizimando-a, pois certamente faltaria alimento para essa parte da populao devido intensa concorrncia interna os preos subiriam. J Ricardo era contra a lei. Acreditava, ele, que com a proibio da compra de cereais estrangeiros, seria necessrio na Inglaterra, o cultivo de terras menos frteis ou menos produtivas o que acarretaria na elevao dos preos dos preos dos arrendamentos, diminuindo o lucro dos capitalistas.

15) Explique a teoria ricardiana da renda diferencial da terra. Em sua resposta, enfoque a questo da determinao da taxa de lucro. O proprietrio tinha mais lucro com as terras mais frteis, que permitiam uma taxa de lucro mais alta. Quanto mais perifrica a terra, menor a taxa de lucro paga pelo arrendatrio. Isso acontecia de maneira sucessiva: se a terra 1 fosse a mais frtil, teria maior taxa de lucro perante a 2 que seria sua prxima terra marginal.

You might also like