You are on page 1of 3

“A estes doze enviou Jesus, dando-lhes as seguintes instruções”. (Mateus 10:5) Transliteração da palavra grega: apostolos.

Enviado, mensageiro, delegado. Enviado para o cumprimento de uma missão. “É a capacidade especial que Deus dá a certos membros do Corpo de Cristo que os capacita a assumir e exercer uma liderança geral sobre certo número de igrejas, com uma extraordinária autoridade quanto às questões espirituais que é espontaneamente reconhecida e apreciada por aquelas igrejas”. (1995, p. 209) Edinaldo Silva (2011, p. 64) apresenta três sentidos normalmente aplicados para a palavra apóstolo: “Em sentido mais amplo, é todo cristão enviado ao mundo para pregar, cumprindo uma função universal. No sentido secundário, seria um grupo de poucos crentes enviados de igreja em igreja com incumbências especiais. No sentido primário, seriam apenas os discípulos de Cristo e poucos personagens mais”. O dom do apóstolo não foi limitado aos primeiros doze apóstolos. Já o Novo Testamento menciona outros exemplos de mulheres e homens com a função de apóstolo – Paulo de Tarso (Romanos 1:1; 2 Coríntios 12:11), Timóteo e Silas (1 Tessalonicenses 2:6-7), Matias (Atos 1:26), Barnabé (Atos 4:36; 14:14), Andrônico e Júnia (Romanos 16:7). O apostolado é contado na Bíblia como um dom espiritual, aparecendo em duas listas do Novo Testamento (1 Coríntios 12:28 e Efésios 4:11-12). A tarefa de um apóstolo em geral se estende além da igreja local. A sua autoridade não depende de um cargo local. Pessoas com esse dom se destacam por possuir grande sabedoria e visão abrangente, o que possibilita a ele cuidar de várias igrejas como um superintendente distrital ou regional. Uma das maneiras pelas quais o dom apostólico é mais facilmente reconhecido é que esses líderes são movidos por um forte sendo de missão – avançando em áreas ainda não conquistadas, estabelecendo novas igrejas e dando assistência a congregações estabelecidas recentemente em lugares isolados. Peter Wagner (1995, p. 210) observa um importante fato: “O dom do apostolado geralmente é um dom hifenado, ou seja, é combinado com algum outro dom ministerial”. Por exemplo: A combinação Apóstolo-Evangelista faz do

www.treinandoigrejas.com

Página 1

SCHWARZ. 1. 34.com Página 2 . Fundação de igrejas. Peter. Características pessoais: É um pacificador. Curitiba: Editora Evangélica Esperança. Vê as coisas com uma visão panorâmica. Romanos 16:7. Alguns cuidados:   Algumas pessoas que não têm simultaneamente o dom da liderança e da organização podem se tornar dirigentes desorganizadas e sem rumo. SILVA. sexo e poder. As 3 cores dos seus dons. o que não é sadio espiritualmente – nem para eles. Impacto dos dons. Marcos 9:37. Líderes que estão sob a luz dos refletores da atenção pública precisam proteger-se das tentações em três áreas: dinheiro. Atos 3:20.. João 3:17. O que é um ”Dom hifenado”?______________________________________________________________ www. É indispensável que todos os que têm funções regionais ou distritais como. São Paulo: Abba. Edinaldo Juarez. C. Quem tem o dom de apóstolo deveria expressar de forma bem clara que ele não tem resposta para todas as perguntas. tenham o dom de apóstolo?_______________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 2.treinandoigrejas. Que resultados práticos poderiam ser observados em uma pessoa com a combinação dos dons Apóstoloaconselhamento? _______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3. 1995. Descubra seus dons espirituais. Obra bíblica em geral.crente um exímio plantador de igrejas.. pastor distrital. Pastor Departamental. 1 Coríntios 12:28-29. Ele deveria aceitar conscientemente os seus limites. Conquista de novos territórios. 8:14-25. São de suma importância para cristãos com o dom de apóstolo. Pelos membros das igrejas. WAGNER. 2010. por reconhecerem a veracidade de seu dom e a autoridade que o mesmo envolve. por exemplo. Ele pode fazer exigências que podem soar autocráticas. mas que são alegremente aceitas. 2 Coríntios 12:12. Cristãos com esse dom de apóstolo muitas vezes são incentivados a assumir o papel de “gurus”. Já o Apóstolo-missionário é um especialista no estabelecimento e manutenção de igrejas em campos missionários. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira. 2011. 14:14. Líder regional ou distrital. Referências bíblicas: Mateus 10:5. Efésios 4:11 Possíveis atividades: Evangelismo público.  Dicas para desenvolver o dom:   Procure ser mentoreado por uma pessoas que tem o mesmo dom. Assessoria de igrejas . Christian A. Pastor distrital. nem para as pessoas com as quais trabalham. Desenvolva as qualidades que a Bíblia menciona em 1 Timóteo 3:1-7 e 5:17-22. um resolvedor de pendências e um solucionador de problemas. Gálatas 1:1. e não restrita aos problemas de apenas uma congregação local.

Escolha a frase deste estudo (Dom do apostolado) que mais impactou seu grupo de estudo e cada um compartilhe em sua rede social durante a semana:_____________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 3. baseada no estudo de hoje.com/tag/dons-espirituais/ www. para ser cumprida durante a semana:_______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 2. Elabore juntamente com seu grupo uma tarefa sugestiva. Você consegue pensar em outros cuidados que a pessoa com o dom de apóstolo tem que ter?_________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 5. Alguma outra dica para desenvolver esse dom?_______________________________________________ ______________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________ 1.4.treinandoigrejas.treinandoigrejas.com Página 3 . Que motivo especial de oração seu grupo de estudo definirá para todos orarem durante a semana?_____ ______________________________________________________________________________________ Para acessar outros estudos desse tema acessar o link: www.