You are on page 1of 14

PERGUNTAS E RESPOSTAS NOVA LEI DAS S/A - LEI 11.

638/07

1 Ativo
1.1 Classificao 1.1.1 Como passam a ser classificados os ativos?
Os Ativos agora passam a ser classificados em Ativos Circulantes e Ativos no Circulantes. Os Ativos no Circulantes passam a possuir os seguintes grupos: Realizvel a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangvel. (O Diferido dever ser eliminado pela Medida Provisria a ser emitida brevemente, passando os itens que o compem a ser baixados para o resultado ou reclassificados para o intangvel). (slide 10)

1.1.2

Como fica a classificao do ativo para fins fiscais?


A classificao dos ativos, para fins fiscais, a mesma que para fins contbeis. A nica diferena que no haver a nomenclatura Resultado No Operacional para fins societrios, mas o conceito continua a existir para fins fiscais.

1.1.3

Um Software que est em desenvolvimento deve ser contabilizado em qual grupo do Ativo?
Se o software em elaborao for ser integrado a algum item do imobilizado, ele deve ser contabilizado em Imobilizado em Andamento (como, por exemplo, softwares para mquinas especficas). Caso esse software no seja vinculado a um imobilizado especfico, ele deve ser classificado como Intangvel em Andamento, dentro do grupo de Intangveis. Entretanto, caso o software em desenvolvimento seja para comercializao, ele deve ser tratado como ativo especial, mantido no grupo de estoques.

1.2 Novas Contas 1.2.1 Quais as novas contas do Ativo?


Foram criadas as novas classificaes do ativo conforme item 1.1. O grupo novo criado o de Intangveis. (slide 43)

1.2.2

Qual a nova diviso do Ativo Permanente? Qual o novo grupo formado?


O Grupo Permanente est sendo eliminado, passando seus componentes a serem classificados dentro do grupo Ativo No Circulante. Uma alterao importante est vinculada classificao de contas que anteriormente eram inseridas no grupo do Ativo Imobilizado, contas como marcas, patentes, concesses, direitos autorais e no autorais, a partir da Lei n. 11.638, sero classificadas no novo grupo, Ativo Intangvel. (slide 43)

1.3 Investimentos Temporrios 1.3.1 Como devem ser classificados os investimentos temporrios?
Os investimentos temporrios devem figurar no Ativo Circulante. Isso no altera a classificao anteriormente existente. (slide 19)

1.3.2

Quais os novos critrios para avaliao dos investimentos temporrios?


Para esses, a metodologia de avaliao depender do prazo esperado de suas vendas ou recebimentos, podendo as suas variaes afetarem o resultado do exerccio ou a conta de ajuste de avaliao patrimonial, dependendo do caso. (slide 19)

1.3.3

Como devem ser segregados os investimentos temporrios?


Destinados negociao imediata - investimentos temporrios j destinados a serem negociados, ou seja, com sua negociao devidamente autorizada pela gesto da empresa. Disponveis para futura venda - se a empresa tiver aplicaes financeiras destinadas para futura venda, mas essa venda no estiver ainda devidamente autorizada.

Mantidos at o vencimento investimentos para os quais a empresa tenha inteno e capacidade financeira de manter at seu vencimento. (slide 19)

1.3.4

Como devo utilizar a conta de Ajuste de Avaliao Patrimonial para contemplar a variao do valor justo dos investimentos temporrios?
Se a empresa tiver aplicaes financeiras destinadas para futura venda, mas essa venda no estiver ainda devidamente autorizada, isso representa apenas uma inteno: assim, essas aplicaes sero reconhecidas em duas etapas: primeiramente aplicam-se os juros e atualizao monetria a que tiverem direito, contra o resultado do perodo. Aps isso, seus valores so ajustados a seu valor de mercado. A contrapartida dessas ltimas oscilaes que ser na conta de Ajustes de Avaliao Patrimonial, no Patrimnio Lquido (slide 20)

1.4 Investimentos Permanentes 1.4.1 Quais os novos critrios para avaliao dos investimentos permanentes?
Alteram-se as regras para a aplicao da Equivalncia Patrimonial, devendo esse mtodo ser aplicado para empresas coligadas e controladas, no mais existindo o conceito de relevncia, e sim o conceito de influncia significativa. (slide 21)

1.4.2

O que mudou na Equivalncia Patrimonial?


No fori modificado o conceito do que so empresas controladas, mas foi o do que so coligadas. No h mais o limite mnimo de 10% e no existe mais a questo da relevncia. Ou seja, o conceito de relevncia, que era aplicvel para efeito da avaliao por equivalncia, no existe mais. Ento, a partir de agora, todas as empresas controladas e todas as empresas coligadas devem ser avaliadas por equivalncia patrimonial, sem levar em considerao o conceito da relevncia. Notar que agora s so coligadas aquelas sociedades nas quais se tem participao em capital votante o suficiente para se ter influncia significativa, mas sem se chegar ao grau de controle; presume-se que haja influncia significativa se a participao for superior a 20% do capital votante. (slide 21)

1.4.3

O que influncia significativa?


O importante no processo de avaliao por equivalncia patrimonial passa a ser a questo da influncia na administrao, ou a influncia significativa. Configurar influncia significativa quando houver, por parte do investidor, representao na diretoria, participao nos projetos da investida, na definio de polticas, inclusive relacionadas distribuio de dividendos, ocorrer transaes relevantes entre investidora e investida, intercmbio de pessoal, fornecimento de tecnologia etc. .(slide 21)

1.5 Ativo Intangvel 1.5.1 Qual a finalidade desse novo grupo?


O grupo de intangvel passa a ser formado por contas que estavam em outros grupos do Ativo Permanente, e novas transaes, que representam bens incorpreos, como por exemplo, as marcas, as patentes, os direitos de concesso, os direitos de explorao, direitos de franquia, direitos autorais, gastos com desenvolvimento de produtos novos, gio pago por expectativa de resultado futuro (fundo de comrcio, ou goodwill). (slide 43)

1.5.2

Marcas podem ser registradas no Ativo Intangvel?


Marcas devem ser classificadas no Intangvel, mas somente podem ser registradas quando de sua efetiva aquisio, ou pelo seu valor de custo de criao.

1.5.3

Posso registrar o goodwill no ativo Intangvel?


O valor pago em na aquisio de uma entidade acima do seu valor patrimonial avaliado a valores de mercado dever ser registrado no grupo dos Ativos Intangveis com o nome de gio Pago por Expectativa de Rentabilidade Futura. Esse o valor pago em funo do nome, da reputao, da clientela sendo adquirida, do treinamento que essa empresa teve com relao aos seus vendedores ou da sua capacidade produtiva, de inovao em tecnologia, localizao, fidelidade etc. (slide 45). Goodwill gerado internamente no pode ser contabilizado em nenhuma circunstncia, somente o efetivamente adquirido de terceiros, normalmente na compra de uma outra sociedade.

1.5.4

As regras internacionais permitem o diferimento de gastos com pesquisas e

desenvolvimento?
As normas do IASB permitem, mas no exigem, o diferimento dos gastos com desenvolvimento desde que a entidade cumpra uma srie de exigncias tais como a sua vinculao a produtos que geraro receitas, teste do impairment etc. Porm, as normas internacionais no permitem o mesmo procedimento com os gastos com pesquisa, que devem ser integralmente lanados diretamente como despesa do resultado. Veja tambm item 1.6.

1.5.5

Qual deve ser a contabilizao quando uma empresa recebe uma oferta de compra de sua marca?
Quando uma empresa recebe a oferta de compra de sua marca, ela no deve registrar nenhum tipo de intangvel. Caso a marca seja adquirida por outra entidade, a vendedora ir baixar o valor existente no ativo contra o resultado (se algum valor estiver registrado), e o montante recebido, como receita. A empresa no pode, de forma alguma, registrar um intangvel em seu Balano Patrimonial somente por conta de proposta de compra ou at mesmo quando efetivada a venda da marca. Somente a compradora ir registrar a marca em seu ativo, pelo valor de custo.

1.5.6

Quando uma empresa deve contabilizar a marca como um Intangvel?


Somente os valores incrementais efetivamente desembolsados para aquisio das marcas, ou para seu desenvolvimento, registros etc. que podem ser contabilizados no ativo intangvel. Eventuais valores de marcas esperados em negociaes, ou at mesmo avaliados com base em laudos tcnicos, no podem ser contabilizados.

1.6 Ativo Diferido 1.6.1 O Ativo Diferido ir existir at quando?


O Ativo Diferido desaparecer com a Medida Provisria a ser emitida ainda em 2008. A Lei 11.638/07 ainda o permitiu, mas agora com um uso muito restrito com relao ao que existia na prtica anterior. Dizia essa Lei que apenas as despesas pr-operacionais e os gastos de reestruturao que contribuiriam efetivamente para o aumento do resultado de mais de um exerccio social que ficariam nesse grupo, e desde que esses gastos no configurassem mera reduo de custos ou acrscimo na eficincia operacional. Era um conceito bem mais restrito do que existia na Lei anterior, e agora simplesmente desaparece. (slide 46).

1.6.2

Onde devero ser classificados os itens atualmente existentes no Ativo Diferido?


Algumas das despesas que vinham sendo classificadas como pr-operacionais no Diferido iro para o Imobilizado. Por exemplo, nas regras internacionais, quando se gasta para fazer treinamento de pessoas que iro colocar um equipamento em funcionamento, tais gastos so incorporados ao custo do Imobilizado, j que, no fundo, fazem parte do processo de colocao do Imobilizado em condies de funcionamento. Tudo que se gasta, inclusive em testes de funcionamento, at que ele esteja pronto para operar, faz parte do custo do imobilizado. J as despesas pr-operacionais de treinamento de pessoal administrativo ou de pessoal de vendas ou relativos a toda a burocracia da organizao da empresa, que tambm vnhamos classificando como despesas pr-operacionais, no mais, daqui para frente, sero ativadas: tero que ser descarregadas diretamente como despesas do exerccio. (slide 46) As despesas com pesquisas tambm devero ser baixadas contra o resultado.

1.6.3 Com a extino do grupo de Diferido do ativo permanente, onde os gastos com desenvolvimento devero ser ativados?
Os gastos com desenvolvimento podero ser classificados no grupo do ativo intangvel, dependendo do tipo de gasto. Veja tambm item 1.5.4. (slide 46)

1.7 Reavaliao de Ativos 1.7.1 Podem ser realizadas novas reavaliaes?


No. De 2008 em diante, no mais permitido se fazer qualquer tipo de reavaliao. (slide 11)

1.7.2

Como devem ser tratados os saldos das reavaliaes existentes?


Os saldos que existem atualmente nessas reservas podem, durante o exerccio social de 2008, ser simplesmente revertidos, eliminados contra os respectivos ativos. Se isso no for

feito, os saldos atualmente existentes continuaro figurando no balano e sero realizados, ou seja, transferidos para lucros ou prejuzos acumulados, medida que os respectivos ativos forem sendo baixados, como j a prtica tradicional. (slide 32)

1.7.3

As empresas que no esto obrigadas a seguir a Lei no 11.638/07 podem continuar realizando a reavaliao de ativos?
As sociedades limitadas tributadas pelo lucro real so obrigadas a seguir a lei das S/A, logo no podem fazer reavaliaes. Quanto s demais limitadas e demais entidades, depende de legislaes especficas, quando houver. O Cdigo Civil tambm no reconhece a figura da reavaliao. Assim, em princpio, essa figura est proibida em todo o territrio nacional.

1.7.4

Como fica a tributao das reavaliaes existentes?


Os procedimentos tributrios para as reservas de reavaliao no so alterados. As baixas da reserva de reavaliao continuam tributveis.

1.8 Impairment de Ativos 1.8.1 O que impairment de Ativos?


o teste de recuperabilidade j definido em norma especfica do CPC. (consultar anexos da palestra na biblioteca do frum) O artigo 183 da Lei, que trata da avaliao dos elementos do ativo, passa a considerar que a companhia, periodicamente, dever avaliar o grau de recuperabilidade de seus ativos. Um ativo que esteja reconhecido no balano mas que no possa ter fluxos de caixas futuros que recuperem o seu valor ou que no tenha indicaes que dem a ele uma garantia de recuperabilidade dever ter seus valores reduzidos. (slide 31)

1.8.2

Como devo apurar a taxa de juros para trazer o fluxo de caixa descontado a valor presente, na realizao do teste do impairment?
A grande discusso na aplicao do conceito de ajuste a valor presente a escolha da taxa quando ela no exista de maneira explcita. A empresa ter que deliberar por qual taxa utilizar, e dar a devida evidenciao nas suas notas explicativas. (Ler o Pronunciamento Tcnico CPC 01, que trata de Impairment porque ele apresenta uma discusso sobre o assunto nos seus itens 53 a 55.)

1.8.3

O Impairment deve ser realizado com base em laudos de engenheiros ou pode ser feito diretamente por pessoal interno da empresa?
O teste de recuperabilidade pode ser feito diretamente por pessoas da empresa. No h nada que exija a realizao de laudos externos. Entretanto, deve haver documentao sobre o procedimento de realizao desse teste, mesmo que realizado internamente. Para maiores informaes vide pronunciamento CPC 01 aprovado pela CVM e pelo CFC sobre teste de recuperabilidade, j aprovado e em vigncia.

1.9 Leasing 1.9.1 Como devem ser contabilizadas as operaes de leasing?


O leasing, de acordo com a nova lei, deve ser tratado sob o enfoque da essncia sobre a forma. Quando se tratar de efetivo financiamento de ativo, o mesmo deve ser contabilizado como imobilizado (ou qualquer outro grupo em que melhor seja classificada sua natureza), independentemente da propriedade jurdica do bem, alm do passivo respectivo. (slide 38)

1.9.2

H diferena entre a contabilizao de leasing operacional e leasing financeiro?


Sim, o leasing operacional continua sendo contabilizado como despesa quando do pagamento ou reconhecimento da prestao.

1.9.3

Quais so os parmetros para a distino entre o arrendamento mercantil financeiro e o operacional?


Os parmetros para a contabilizao do arrendamento mercantil financeiro tero como base o Pronunciamento Tcnico do CPC 06 Operaes de Arrendamento Mercantil. Importante: a essncia econmica da transao deve prevalecer sobre a forma jurdica nesses casos.

1.9.4

Qual a taxa que devo usar para trazer a valor presentes os montantes envolvidos na contabilizao do leasing?
Devem ser utilizadas as taxas de mercado. Veja item 12.2. (slide 57)

1.9.5

O registro de bens de terceiros no Ativo Imobilizado refere-se somente as operaes de leasing?


Os bens de terceiros a serem registrados no ativo imobilizado no se referem exclusivamente aos oriundos de operao de leasing. Serve a mesma determinao para qualquer tipo de operao em que se tenha a transferncia dos riscos e dos benefcios do ativo, mesmo que no haja transferncia jurdica da propriedade.

1.9.6

possvel registrar no ativo imobilizado bens em comodato?


Sim, desde que a empresa observe as seguintes situaes: no h clusulas de devoluo no contrato, com prazo definido ou no, a manuteno toda da entidade que detm o imobilizado, esta entidade possui controle total sobre tal imobilizado, detm seus riscos e benefcios e pode utiliz-lo para prestar servios a qualquer cliente.

1.10 Depreciao 1.10.1 Como devero ser calculadas as novas depreciaes?


As depreciaes devero ser apuradas com base na vida til dos ativos, e no mais com base nas taxas fiscais. (slide 29)

1.10.2 As depreciaes anteriormente registradas, com base nas normas fiscais, devero ser reajustadas para refletirem a vida til econmica?
Quanto necessidade ou no de reajustar as depreciaes acumuladas, espere o Pronunciamento Tcnico do CPC sobre Imobilizado. Por enquanto nada obriga a isso.

2 Passivo
2.1 Classificao 2.1.1 2.1.2 Como passam a ser classificados os passivos?
O passivo passa a ser classificado em Circulante e No Circulante. (slide 10)

Como fica a classificao do passivo para fins fiscais?


A classificao dos passivos, para fins fiscais, a mesma que para fins societrios.

2.2 Novas Contas 2.2.1 Foram criadas novas contas no passivo?


No foram criadas novas contas no passivo.

3 Patrimnio Lquido
3.1 Novas Contas 3.1.1 Quais as novas contas no patrimnio lquido?
No patrimnio lquido foi criada a nova conta referente a Ajustes de Avaliao Patrimonial, foram alterados os procedimentos para contabilizao de reservas relacionadas a incentivos fiscais (eliminada a conta de doaes e subvenes para investimento), extintas as possibilidades de manuteno de saldo na conta de lucros acumulados nas S/As e eliminada a reserva de prmio na emisso de debntures. Tambm se deve considerar o fim da possibilidade da realizao de novas reavaliaes. (slide 50, 53)

3.1.2

Quais contas foram eliminadas?


Reserva de prmio na emisso de debntures, de doaes e subvenes para investimentos e novas reservas de reavaliao.

3.2 Prmios de Debntures 3.2.1 Como fica o critrio de contabilizao dos prmios recebidos nas emisses de debntures?
A Lei n. 11.638 revogou a possibilidade de a empresa, ao emitir uma debnture, contabilizar eventual prmio recebido diretamente como Reserva de Capital. O seu valor ter que ser apropriado como Receita Financeira, ou melhor, como uma reduo da despesa financeira na captao dessa debnture. (slide 65)

3.2.2

Qual a razo da modificao do tratamento dos prmios recebidos nas emisses de debntures?
As Normas Internacionais dizem que as despesas financeiras correspondem soma do que se paga a ttulo de juros mais todas as despesas incrementais que se tenha nesse processo de tomar dinheiro emprestado, menos os prmios eventualmente recebidos. Despesas incrementais significam aquelas que, se a empresa no procurasse tomar o dinheiro emprestado, no teria que com elas arcar, como, por exemplo, despesas com consultores, com viagens etc. (slide 65)

3.3 Incentivos Fiscais 3.3.1 Como fica a contabilizao dos incentivos fiscais?
O que antes da Lei 11.638 no era considerado incentivo fiscal continua no sendo. J o que for genuinamente incentivo fiscal deve obrigatoriamente transitar pelo resultado. Nenhum tipo de incentivo fiscal pode ser lanado diretamente para conta de Reserva de Capital ou mesmo de Incentivos Fiscais sem transitar pelo resultado. Sobre esse assunto vide Pronunciamento Tcnico CPC 07 Subveno e Assistncia Governamentais (www.cpc.org.br e www.cvm.gov.br). (slide 53)

3.3.2

Quais incentivos fiscais devem transitar pelo resultado?


Todos eles; as subvenes de custeio j transitavam. As subvenes para investimentos, seguindo as regras internacionais, tambm devem transitar pelo resultado (slide 53)

3.3.3

Existe algum incentivo fiscal que poder ser contabilizado diretamente na conta de reserva?
No. Todos os incentivos fiscais devero transitar pelo resultado.

3.3.4

Como ficam as reservas para incentivos fiscais existentes anteriormente?


As reservas para incentivos fiscais devero ter seu saldo transferido para a nova conta de Reservas de Incentivos Fiscais. (slide 53)

3.3.5

possvel utilizar o mtodo de equivalncia patrimonial em Investimentos com Incentivo Fiscal?


Sim. A utilizao do mtodo da equivalncia patrimonial independe da origem do investimento, seja aquisio usual ou oriunda de incentivos fiscais, desde que seja enquadrado dentro das exigncias para sua aplicao.

3.4 Ajustes de Avaliao Patrimonial 3.4.1 Qual a utilidade do grupo de Ajustes de Avaliao Patrimonial?
Devem ser includas nessa conta todas as variaes de preos de mercado dos instrumentos financeiros, aqueles destinados venda futura e outros eventuais ajustes de ativos a seu valor de mercado que devam, em funo do Regime de Competncia, transitar pelo resultado posteriormente. As diferenas de ativos e passivos avaliados a valor de mercado nas reorganizaes societrias so outro exemplo de utilizao dessa conta.(slide 50)

3.4.2

Como devo proceder para contabilizar a variao do valor justo dos investimentos

temporrios?
A contrapartida de todas as variaes de preos de mercado dos instrumentos financeiros destinados venda futura deve ser na conta de Ajuste de Avaliao Patrimonial. (slide 50) Outros investimentos temporrios no classificados nessa categoria devem ter suas variaes refletidas diretamente no resultado.

3.4.3

Esse grupo realmente faz parte do Patrimnio Lquido?


Sim. Mas no conta de Reserva de Lucros, porque no transitou ainda pelo resultado. o Na realidade, um grupo especial criado pela Lei n 11.638/07.

3.4.4

Existe algum pronunciamento especfico sobre a conta de Ajustes de Avaliao Patrimonial? Qual o tratamento contbil de seu saldo com o passar do tempo?

A normatizao sobre esse assunto est efetuada no Pronunciamento Tcnico CPC 14 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento, Mensurao e Evidenciao Fase 1. Os saldos existentes nessa conta devero ser transferidos para o resultado do exerccio medida que aqueles valores registrados nos ativos ou passivos forem sendo realizados.

3.5 Reavaliao (vide tambm item 1.7) 3.5.1 Como devem ser tratadas as reservas de reavaliao?
Os saldos que existem atualmente nessas reservas podem, durante o exerccio social em curso, ser simplesmente revertidos, eliminados contra os respectivos ativos. Se isso no for feito, os saldos atualmente existentes continuaro figurando no balano e iro sendo realizados, ou seja, transferidos para lucros ou prejuzos acumulados, medida que os respectivos ativos forem sendo baixados, como j a prtica tradicional. (slide 32)

3.6 Lucros Acumulados 3.6.1 A conta de Lucros Acumulados pode apresentar saldo no final do perodo?
A Lei exige que todo resultado positivo da sociedade por aes seja destinado, isto , seja pago em dividendos ou transferido para reservas prprias de lucros. No pode mais ficar a conta de Lucros Acumulados com saldo positivo no balano. Ou fica o valor zero (portanto no figurar mais no balano) ou fica o valor negativo e sob o nome de Prejuzos Acumulados.(slide 11)

3.6.2

Quais os novos procedimentos a serem adotados no tratamento da conta de Lucros Acumulados?


Nos plano de contas, essa conta continuar existindo e continuar tendo a mesma utilizao que teve at hoje. Continuar sendo a contrapartida da transferncia do resultado do exerccio; continuar sendo a contrapartida da constituio das reservas de lucros, tais como a Reserva Legal, a Reserva de Lucros a Realizar, as Reservas Estatutrias; e tambm ser a contrapartida das distribuies de resultados, sejam essas distribuies a ttulo de dividendos ou juros sobre o capital prprio. O que no pode ocorrer saldo positivo nessa conta no balano. (slide 11)

3.6.3

Quais as destinaes do lucro que devem obrigatoriamente ser realizadas?


No h mudanas quanto obrigatoriedade de destinaes do lucro. A empresa continuar realizando as distribuies conforme antigamente, distribuindo para reserva legal, reserva estatutria, reservas de lucros, dividendos a pagar, etc. (slide 11)

3.6.4

Todas as sociedades so obrigadas a adotarem o procedimento de manter o saldo da conta de lucros acumulados igual a zero?
No, somente as sociedades de capital aberto.

3.7 Demais Reservas

3.7.1

Como ficam os limites das reservas?


Os limites nas sociedades annimas no so alterados, continuam existindo e vlidos como antes.

3.7.2

Em qual conta do PL devem ficar os lucros que sero reinvestidos na empresa?


Os lucros que ficarem na empresa para reinvestimento devem ser mantidos em conta de Reserva de Reteno de Lucros (isso j existia na Lei, art.196), e obrigatrio para isso que sejam formalmente efetuados o oramento e a justificativa de tal investimento, devidamente aprovados pela Assemblia Geral. Mas no caso das no sociedades que no so por aes (como as sociedades limitadas) o saldo pode permanecer em Lucros Acumulados. Ajustar essa resposta ao que foi dito no item 1.7.3

3.7.3

H mudanas em relao definio dos percentuais ligados distribuio de dividendos e formao de reserva de lucros?
O clculo do dividendo mnimo obrigatrio continua o mesmo, prevalecendo o que estiver no estatuto da empresa, e se este for omisso, deve ser de 50% do lucro lquido ajustado, conforme a lei, mas para o caso das sociedades por aes. O limite de 100% de reservas de lucros sobre o capital tambm continua vlido.

4 DRE
4.1 Novos Procedimentos 4.1.1 Existem novos procedimentos a serem adotados na elaborao da DRE?
Devero ser considerados os procedimentos para contabilizao dos incentivos fiscais, investimentos temporrios e outros relacionados alterao dos critrios de avaliao do ativo, passivo e PL. Entretanto, nada de especfico elaborao da DRE foi alterado.

4.1.2

Qual a relao da DRE com as contas de Ajustes de Avaliao Patrimonial? (vide tambm item 3.4)
O ajuste a mercado nos investimentos temporrios feito na conta de Ajustes de Avaliao Patrimonial dever ser transferido para o resultado do exerccio medida em que eles forem sendo realizados. Por exemplo, nos casos dos instrumentos financeiros destinados venda futura, na medida em que eles tiverem suas transferncias para venda imediata ou que efetivamente forem negociados, a transferncia para o resultado do exerccio se dar. (slide 51)

5 DOAR
5.1 Publicao 5.1.1 5.1.2 A DOAR no mais tem publicao obrigatria?
Sim, a DOAR no mais uma demonstrao obrigatria. (slide 12)

As entidades podem continuar publicando a DOAR?


Sim, as entidades podem continuar publicando, e recomendvel essa continuidade em razo do relevante contedo informacional trazido por tal demonstrao (slide 12)

5.2 Ensino 5.2.1 5.2.2 Os professores devem continuar ensinando a DOAR aos seus alunos?
Sim, devido ao importante contedo informacional trazido por tal demonstrao.

Qual a utilidade dessa demonstrao, j que no mais obrigatria?


Essa demonstrao tem por objetivo identificar as modificaes ocorridas na posio financeira da empresa e apresentar informaes relacionadas a financiamentos (origens de recursos) e investimentos (aplicaes de recursos) da empresa durante o exerccio, onde esses recursos so os que afetam o capital circulante lquido (CCL) da empresa.

6 DFC

6.1 Publicao 6.1.1 Quem est obrigado a publicar a DFC?


Todas as empresas obrigadas a publicar suas Demonstraes Financeiras devem publicar a DFC, exceto as que tiverem patrimnio lquido inferior a R$ 2 milhes.

6.2 Elaborao 6.2.1 H norma especfica sobre a elaborao da DFC?


Sim. O Pronunciamento Tcnico CPC 03 Demonstrao dos Fluxos de Caixa trata exclusivamente dessa demonstrao.

6.2.2

Qual mtodo deve ser utilizado, o direto ou o indireto?


A Demonstrao dos Fluxos de Caixa poder ser elaborada utilizando-se o Mtodo Direto ou o Mtodo Indireto. (slide 12) Entretanto, tem havido a predileo pelo mtodo indireto.

6.2.3

Qual a diferena entre os mtodos direto e indireto?


O Mtodo Indireto aquele onde se parte do lucro lquido do perodo e se o ajusta at se obter o caixa das operaes. Esses ajustes so aqueles que j se utilizava na montagem da DOAR (itens que no afetam o Ativo e o Passivo Circulante, como depreciaes, amortizaes, equivalncia patrimonial etc.) e aqueles que representam variaes das contas de ativo e passivo que so contrapartidas de registros no resultado (clientes, estoques, fornecedores, contas a pagar etc.) quer sejam contas circulantes quer no-circulantes. J o Mtodo Direto, para o caixa gerado nas operaes, aquele onde as entradas e sadas referentes s operaes aparecem pelos seus valores totais realizados, ou seja, mostra a efetiva movimentao de dinheiro. O que se tem visto no Brasil e no exterior uma forte predileo pelo Mtodo Indireto (vide item 6.2.4), uma vez que se apresenta mais til, mais informativo e os analistas do preferncia a ele. J no que tange s demonstraes do caixa gerado/consumido pelos investimentos e pelos financiamentos igual em ambos os mtodos. (slide 15)

6.2.4

O que a conciliao entre o lucro e o caixa gerado pelas operaes, quando da publicao do mtodo direto?
O CPC 03 exige que, quando da publicao da DFC pelo mtodo direto, seja apresentada uma conciliao entre o caixa gerado pelas operaes com o lucro lquido. Ou seja, devem ser ajustadas todas as transaes contidas no lucro lquido que no tiveram impacto no caixa exerccio, bem como aquelas que produziram ou consumiram caixa e no tiveram reflexo no resultado do perodo. Na realidade, quando se elabora essa conciliao nada mais se est fazendo do que a demonstrao do caixa das operaes segundo o apontado pelo mtodo indireto. Por essa razo diz-se da predileo pelo mtodo indireto, uma vez que ele automaticamente j contm essa conciliao, e nada mais exigido.

6.2.5

Quais so as subdivises da DFC?


Essa demonstrao dever ser subdividida na demonstrao do caixa gerado/consumido em trs atividades: a Atividade Operacional, a Atividade de Investimentos e a Atividade de Financiamento. (slide 13)

7 DVA
7.1 Elaborao 7.1.1 O que a DVA?
A DVA a Demonstrao do Valor Adicionado. Essa nova demonstrao tem o objetivo de demonstrar a riqueza gerada pelas entidades e sua distribuio entre funcionrios, governo, acionistas e credores. (slide 16)

7.1.2

Quais as diretrizes para a elaborao da DVA?


Consulte o Pronunciamento Tcnico CPC 09 Demonstrao do Valor Adicionado que contm todas as diretrizes bem como exemplos.

7.2 Publicao 7.2.1 Quem obrigado a publicar a DVA?


Somente as companhias abertas tm a obrigatoriedade de publicar a DVA.

8 Instituies
8.1 IASB 8.1.1 O que o IASB?
O IASB - Internacional Accounting Standards Board - uma organizao internacional sem fins lucrativos responsvel pela edio e atualizao das normas internacionais de contabilidade. Mais de uma centena de pases, incluindo a integralidade dos membros da Unio Europia, j adotam as normas desse rgo. Ainda, os Estados Unidos j aceitam que as empresas estrangeiras publiquem, naquele pas, suas demonstraes financeiras com base nesse conjunto de normas sem a conciliao com aquelas emitidas pelo Financial Accounting Standards Board (FASB, rgo emissor de normas contbeis nos Estados Unidos) e emitiu h pouco tempo documento propondo que todas as empresas norte-americanas passem a usar as normas do IASB em mais alguns anos.

8.1.2

Qual o prazo mximo para a adoo das normas do IASB na sua integralidade?
O Brasil est inserido no rol dos pases que j esto comprometidos com a adoo das normas do IASB por meio das iniciativas do Banco Central do Brasil (2006), da Comisso de Valores Mobilirios (5/2007) e Superintendncia de Seguros Privados (12/2007), os quais formalmente estabeleceram a obrigatoriedade de sua adoo para as entidades por eles reguladas (Instituies Financeiras, Companhias Abertas e Entidades Seguradoras, respectivamente). Essas entidades tero de elaborar e divulgar as demonstraes contbeis consolidadas a partir do exerccio social findo em 31 de dezembro de 2010. Com isso, o trabalho dos preparadores dessas demonstraes contbeis dever ser iniciado at o final de 2008 para fins de apresentao das demonstraes contbeis consolidadas de 2010 comparadas s de 2009. Para os balanos individuais no h data ainda definida, mas tem-se como meta o prprio ano de 2010.

8.1.3

Qual a relao do CPC com o IASB?


O CPC est traduzindo e, quando absolutamente necessrio, adaptando as normas do IASB para serem adotadas no Brasil

8.1.4

Quando devero todas as normas do IASB estar devidamente adaptadas e transformadas em pronunciamentos do CPC?
At o final de 2009 todas as normas do IASB j devero estar contempladas nos pronunciamentos do CPC.

8.1.5

Pode haver diferenas entre as normas do CPC e do IASB?


Sim, mas desde que as demonstraes elaboradas aqui possam ser tomadas como dentro das normas do IASB. Por exemplo, no podemos mais reavaliar ativos; o IASB admite a reavaliao mas no obriga a elas; assim, nossas demonstraes, mesmo que nossas normas no permitam mais a reavaliao, estaro dentro das normas do IASB. H um caso especial: a DVA no obrigatria pelas normas do IASB, mas tambm no vedada; na realidade, incentivada mas no exigida. Assim, no se pode dizer que nossas demonstraes, com a DVA, no esto dentro das normas do IASB.

8.2 CPC 8.2.1 Qual o objetivo do CPC?


CPC - Comit de Pronunciamentos Contbeis tem como objetivo o estudo, o preparo e a emisso de Pronunciamentos Tcnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgao de informaes dessa natureza, para permitir a emisso de normas pela entidade reguladora brasileira, visando centralizao e uniformizao do seu processo de produo, levando sempre em conta a convergncia da Contabilidade Brasileira aos padres internacionais (slide 5)

8.2.2

Qual a estrutura do CPC?


O CPC formado por 4 coordenadorias: operaes, relaes institucionais, relaes internacionais e tcnica.

8.2.3

Quem participa do CPC?


O CPC, criado por meio de uma resoluo do Conselho Federal de Contabilidade, formado pela ABRASCA, que representa as companhias abertas; APIMEC, que representa os usurios, os analistas; a Bolsa de Valores, que representa o mercado de forma geral; o Conselho Federal de Contabilidade, que representa os profissionais ligados rea ; a FIPECAFI, vinculada Universidade de So Paulo, que representa a academia; o IBRACON, que representa os auditores. E tem ainda como membros convidados permanentes: o Banco Central do Brasil, a Comisso de Valores Mobilirios, a Receita Federal do Brasil e a Superintendncia de Seguros Privados.

8.2.4

Qual o poder legal que o CPC possui?


O CPC o organismo responsvel no Brasil pela emisso de pronunciamentos contbeis de maneira convergente s internacionais, mas no possui poderes legais para transform-los em normas, porque no rgo governamental. Depois que o CPC emite os seus pronunciamentos, interpretaes e orientaes, os rgos reguladores emitem seus atos prprios, adotando-os.Como os pronunciamentos do CPC sero tornados obrigatrios? Por meio da emisso de atos prprios dos rgos reguladores, como a CVM, o CFC, o BACEN, a SUSEP, adotando os pronunciamentos do CPC

8.2.5

Quem dever aplicar os pronunciamentos do CPC?


Os pronunciamentos do CPC devero ser adotados por todas as entidades submetidas s normas da CVM, BACEN, SUSEP, CFC e outros rgos reguladores.

8.3 CFC 8.3.1 Qual a participao do CFC no CPC?


O CFC criou o CPC por meio da Resoluo n 1.055 de 2005 e tambm um dos seus seis integrantes, representando os profissionais contadores e tcnicos de contabilidade.
o

8.3.2

O que acontecer com os pronunciamentos do CFC?


Os pronunciamentos do CFC devero ser paulatinamente, no que for pertinente, substitudos pelos pronunciamentos do CPC.

8.3.3

A Estrutura Conceitual do CPC est divergente daquela do CFC?


No, a Resoluo 1.121/08 aprovou a estrutura conceitual do CPC

8.4 CVM 8.4.1 O que acontecer com as normas da CVM?


As normas da CVM devero ser paulatinamente substitudas pelos pronunciamentos do CPC, quando pertinente.

8.4.2

As normas antigas da CVM que possuem disposies contrrias aos pronunciamentos do CPC j esto revogadas?
Cada vez que o CPC emitiu um Pronunciamento contrrio a alguma norma anteriormente emitida pela CVM esta autarquia revogou sua norma anterior.

8.5 SRF 8.5.1 O que acontecer com as normas da SRF?


As normas da SRF devero continuar valendo, uma vez que os efeitos da lei 11.638/07 no devero ter efeitos fiscais.

8.5.2

Haver um pronunciamento da Secretaria da Receita Federal sobre a Lei 11.638/07?


Sim. Medida Provisria especfica preparada pela Receita Federal est sendo emitida pelo Poder Executivo.

8.5.3

Como deve ser escriturado o LALUC?


O LALUC dever ser extinto, antes mesmo de sua adoo. Os ajustes entre a legislao fiscal e a societria sero todos formalizados no j existente LALUR. Vide item 11.

8.5.4

Como ficar a tributao quando da diferente adoo de critrios contbeis e fiscais na avaliao de itens patrimoniais?
As normas societrias no devero ter efeito fiscal. As normas fiscais devero continuar valendo.

9 Adoo da Nova Lei das S/A


9.1 Obrigatoriedade 9.1.1 Quais as entidades que esto obrigadas a seguir as disposies da Lei 11.638/07
As definies da Lei n 11.638 devem ser seguidas por todas as empresas obrigadas a seguir a Lei das S/A, o que compreende no s as sociedades annimas, como as limitadas o tributadas pelo lucro real, conforme Decreto-lei n 1.598/77. Adicionalmente, incluem-se tambm as empresas de grande porte. Verificar se est compatvel com as alteraes nos itens semelhantes.
o

9.1.2

O que so sociedades de grande porte?


Sociedades de grande porte so entidades que tenham receita bruta anual de R$ 300 milhes ou ativos totais no valor de R$ 240 milhes. Tais sociedades passam agora a ter as mesmas obrigaes que as sociedades por aes no que se refere sua escriturao, elaborao de demonstraes financeiras e obrigatoriedade de auditoria independente. (slide 75)

9.1.3

As sociedades sem fins lucrativos devem seguir as alteraes da nova legislao?


Para as organizaes sem fins lucrativos, de uma maneira geral, prevalecem suas legislaes especficas, quando existentes. O CFC possui normas a serem seguidas pelos profissionais contadores ou tcnicos de contabilidade das entidades sem fins lucrativos, e os auditores tm procurado fazer com que tais regras sejam seguidas, bem como as demais normas e prticas utilizadas pelas sociedades annimas. Fora alguns aspectos especficos, essas normas seguem, como regra geral, a contabilidade das sociedades por aes. Assim, todas as alteraes vlidas para essas outras entidades tambm passam a valer, no que couber, para as sem fins lucrativos

9.1.4

Como os Princpios Fundamentais de Contabilidade do CFC sero observados na nova lei das S.A.s?
A Estrutura Conceitual do CPC a que deve ser atualmente seguida face lei 11.638/07. Todavia, vale ressaltar que os Princpios Fundamentais de Contabilidade emitidos pelo CFC no esto em conflito com a Estrutura Conceitual aprovada pelo CPC, e que esta j foi devidamente referendada pelo CFC

9.1.5

As sociedades de grande porte sero obrigadas a publicar suas demonstraes?


No, no nosso entendimento as sociedades de grande porte no sero obrigadas a publicar suas demonstraes.

9.1.6

Os conceitos de sociedades de grande porte tambm se aplicam para empresas sob controle comum sediado no Exterior?
Aplicam-se s sociedades no Brasil ou com sede no Brasil

9.1.7

As sociedades por quotas de responsabilidade limitada devem seguir as alteraes da nova legislao?
Apesar de no serem formalmente obrigadas a seguir a Lei das S/A, se no forem tributadas pelo lucro real, o ideal que essas entidades tambm o faam.

9.1.8

As cooperativas devem seguir as alteraes da nova legislao?


O Cdigo Civil identifica a cooperativa como uma sociedade, logo est abrangida pela Lei 11.638/07 quando esta for de grande porte. Mas, mesmo no sendo, o ideal que sigam, a no ser nos pontos totalmente especficos, a nova legislao. O Conselho Federal de Contabilidade possui normas para essas entidades.

9.1.9

As micro e pequenas empresas devem seguir as disposies da nova legislao?


As micro e pequenas empresas (que no forem tributadas pelo lucro real) no so obrigadas a seguir essa lei. Entretanto, sugerimos fortemente que todas as entidades sigam as diposies dessa lei.

9.1.10 A auditoria para as Sociedades Annimas de capital fechado se tornou obrigatria?


No, a lei no torna esse tipo de auditoria obrigatria. Somente se a empresa for de grande porte, mas isso independe da forma jurdica da sociedade.

9.2 Publicao 9.2.1 Quais as entidades obrigadas a realizar a publicao de suas demonstraes financeiras?
As sociedades annimas, a no ser as fechadas com patrimnio lquido inferior a R$ 1 milho e com menos de 20 acionistas e que remetam a eles todos os documentos conforme art. 294 da Lei das S/A.

9.3 Comparabilidade das Demonstraes Financeiras 9.3.1 Devero ser refeitos os balanos anteriores a 2008?
No. Os balanos anteriores sero mantidos pelas normas anteriores publicao da Lei o n 11.638.

9.3.2

Como ser realizada a comparao entre as demonstraes financeiras de 2008 e as anteriores?


A comparabilidade entre os balanos de 2008 e os anteriores ficar prejudicada, mas se a entidade quiser poder reelaborar as demonstraes anteriores para fins de comparao. o Consulte-se o Pronunciamento Tcnico CPC 13 Adoo Inicial da Lei n 11.638.

10 Conceitos
10.1 Internacionalizao das Normas Contbeis 10.1.1 O que a internacionalizao das normas contbeis?
um conjunto de procedimentos e normas contbeis emitidos por um rgo sediado em Londres, chamado de IASB, que busca a harmonizao das prticas contbeis entre os diversos pases.

10.1.2 Porque o Brasil est realizando a internacionalizao de suas normas contbeis?


Com esse procedimento o Brasil permite uma maior comparabilidade das demonstraes financeiras aqui geradas com aquelas de outros pases que adotam o mesmo conjunto de normas. Alm disso, dever vir a reduzir os custos com a elaborao de tais demonstraes por parte das empresas que emitem relatrios no exterior. Ainda, promove uma modernizao do pensamento contbil, aprimorando a qualidade das informaes financeiras geradas. Essa homogeneizao universal de normas facilita as anlises financeiras, as operaes de compra e venda, financiamento, investimento, emprstimos etc., reduzindo a desconfiana e o custo do capital.

11 Questes Tributrias (vide tambm item 8.5)


11.1 LALUC

11.1.1 Como dever ser escriturado o LALUC?


Vide item 8.5.

11.2 Leasing 11.2.1 As parcelas de pagamento do leasing financeiro continuaro sendo dedutveis para fins fiscais?
Sim. As normas fiscais no sero alteradas. Vide item 8.5.

11.3 Reavaliao 11.3.1 Como deve ficar a tributao das reavaliaes?


Vide item1.7.

11.4 Receitas de Incentivos Fiscais 11.4.1 Os incentivos fiscais que agora devem ser considerados como receita, sero tributados?
No, tais incentivos no sero tributados, desde que sigam as normas fiscais vigentes.

12 Outros
12.1 Correo Monetria 12.1.1 Qual a posio da lei 11.638 sobre a Correo Monetria de Balanos?
A correo monetria, seja a integral ou a societria, continua proibida.

12.2 Ajuste a Valor Presente 12.2.1 Quais as taxas que devem ser utilizadas para se trazer os itens de ativo a valor presente?
De uma maneira geral, todos os ativos e passivos de longo prazo, bem como os relevantes de curto prazo, devem ser trazidos a valor presente pela taxa de mercado, independentemente de serem ps ou pr fixados. Todos os ativos e passivos pactuados com base em taxa de mercado j esto trazidos a valor presente pela taxa adequada. Entretanto, alguns itens podem ser contratados com taxas diferenciadas, tais como os emprstimos com taxas subsidiadas. Pode at ser o caso de ser estipulada uma atualizao monetria num contrato, mas sem juros; o ajuste a valor presente em funo do juro real precisa ser aplicado. Nesses casos especficos, as taxas a serem utilizadas devem ser as taxas de mercado, e no as taxas especiais obtidas em negociaes especficas. Vide Pronunciamento Tcnico CPC 01 Reduo ao Valor Recupervel de Ativos, onde se encontra uma discusso sobre as taxas a serem utilizadas nos testes de impairment, tambm aplicvel ao clculo de valor presente. (slide 57)

12.2.2 Existe alguma diferenciao de tratamento contbil nos ajustes a valor presente de ativos e passivos pr e ps fixados?
No h diferena conceitual no tratamento dos itens com taxas pr e ps fixadas. O que existe um cuidado especial em cada caso para no se trazer a valor presente com base em taxas duplicadas ou abaixo das praticadas pela empresa no mercado. (slide 57)

12.2.3 H um tratamento diferenciado para os emprstimos do BNDES?


No. Os emprstimos do BNDES possuem taxas que so consideradas de mercado para os tipos de operao que financia. O tratamento o mesmo a ser dado para os repasses do BNDES.

You might also like