You are on page 1of 7

Os piores pecadores

Publicado em 18/09/2013 por Antnio Trevisan Teixeira

Hugh Nibley (1910-2005)

Da sabedoria de Hugh Nibley: Os piores pecadores, de acordo com Jesus, no so as meretrizes e os publicanos, mas os lderes religiosos com sua insistncia em vestimentas e aparncia adequada, sua cuidadosa observncia de todas as regras, seu preciosa preocupao com smbolos de status, sua legalidade rgida, seu patriotismo pio. What is Zion? A Distant View, Approaching Zion, 54-55.
Compartilhe:

Email Imprimir Reddit Twitter1 Facebook23 Digg StumbleUpon

Curtir isso: Esse post foi publicado em Acadmicos, Cultura Mrmon, Dominicais, Estudos Mrmons, Filosofando, Mrmon,Mormon, SUD, Traduo, Vida Mrmon, Vozes Mrmons e marcado aparncia pessoal, Espiritualidade, Hugh Nibley,Igreja, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos ltimos Dias, Lderes, Liderana, Mandamentos, Mrmons, Moral,Mormonismo, padres, patriotismo, Pecados, R egras, status, vesturio. Guardar link permanente. Queremos mais vozes! Filosofando o mundo: um ensaio acerca da busca pela Verdade e pela essncia da natureza humana

18 respostas para Os piores pecadores

1.

Mauricio disse:
18/09/2013 s 6:39 pm

Bomdesde a virgula aps a palavra publicanos at o fim de seu comentario, o professor Nibley descreve em poucas linhas um resumo de comportamento Mormon dos ultimos anos. Se ele pretendia mandar um recado aos Santos, foi muito feliz.
Resposta

Antnio Trevisan Teixeira disse:


19/09/2013 s 11:27 am

Nibley tinha esse jeito proftico de comentar sobre o presente falando do passado.
Resposta

juara garcia lazzaretti disse:


19/09/2013 s 6:50 pm

.sem dvida nenhumao recado foi dado..


Resposta

2.

RAFAEL ALMEIDA disse:


18/09/2013 s 8:07 pm

temos que se preocupar sim com alguns atributos da lista ja citados, mais o mais importante para nao sermos pecadores seguir os conselhos de tiago irmao de jesus, visitar as viuvas em suas tribulaoes ajudar os pobres e necessitados, e todos em suas tribulaoes.
Resposta

3.

Graciela Bravo disse:


18/09/2013 s 8:12 pm

Vejo muito isso e concordo plenamente com a postagem. Preocupam-se com questes que no deveriam, enquanto o que realmente importante deixado de lado.
Resposta

4.

marcos disse:
19/09/2013 s 8:00 am

Antonio, voc postou estas palavras de Hugh Nibley para querer dizer que a Primeira Presidncia da Igreja SUD e os 12 apstolos so os maiores pecadores de nosso tempo? Espero que no seja isso, mas gostaria de saber qual foi sua inteno.
Resposta

Antnio Trevisan Teixeira disse:


19/09/2013 s 11:40 am

Minha inteno compartilhar a afirmao de Hugh Nibley e, claro, provocar uma boa discusso. No tive nenhuma inteno de sugerir algo a respeito das autoridades gerais sud. Tampouco acredito que o autor tivesse as autoridades gerais como seu alvo. Voc concorda com a afirmao de Nibley? Voc acha que as autoridades gerais se encaixam na descrio de piores pecadores?
Resposta

David Marques disse:


19/09/2013 s 12:24 pm

A meu ver, se aplica a alguns lderes SUDs locais! Um tanto mais insensatos as vezes No meu entender, a observao de Nibley no critica o incentivo a boa aparncia, mas o descaso com o interior Tal como Cristo chamou os fariseus de outrora, de nada nos vale os sepulcros caiados!!! Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que tambm o exterior fique limpo. Ai de vs, escribas e fariseus, hipcritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente esto cheios de ossos de mortos e de toda a imundcia. Assim tambm vs exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqidade. (Mateus 23:26-28)
Resposta

Mauricio disse:

19/09/2013 s 1:40 pm

Antonio, se me permite.. Com o conhecimento que voce tem sobre a Igreja, eu tenho certeza que voce no quis atingir a Primeira Presidncia e os Doze Apostolos. No meu modo de ver (que tambm deve ser o seu), a espiritualidade dos Profetas e Apostolos supera o n da gravata e a pompa destes que se encaixam sim no perfil do texto de Nibley. Alis, eu costumo brincar com um irmo dizendo que a espiritualidade dos Profetas,Apostolos e Setentas infinitamente maior do que vem abaixo dessa hierarquia,. da pra baixo chegamos a ns e nossas notaveis imperfeioes morais. Quem j assistiu a um discurso de um Setenta em visita a uma Capela por ex.,certamente sentiu o espirito agir de uma maneira diferente, a espiritualidade desses homens supera a avareza sugerida no texto do grande professor Nibley. Eu acho que o peso dos palets deve ficar bem mais leve no caso desses lideres que seguem a Lei de consagrao, so homens que no se encaixam na avareza, a vestimenta apenas um detalhe, as leis, a doutrina e etc so requisitos de lisura pra um Profeta.
Resposta

Graciela Bravo disse:


19/09/2013 s 9:04 pm

Acredito que no sejam os piores pecadores, mas so pecadores como todos somos. Impossvel estar correto o tempo todo. Por mais que nos esforcemos em ter bons pensamentos e boas aes em algum momento faremos ou diremos algo errado. O fato de ser SUD no sinnimo de perfeio, embora muitos pensem que sim, e inclusive, considerem-se melhores do que no-mrmons. No afirmo por achismo, mas porque j ouvi coisas do tipo ipsis litteris. Ouvi de um bispo em seu discurso que ns que estamos na igreja somos melhores do que aqueles que esto l fora, aqueles que no so SUD. Discordo totalmente. Esses constantes julgamentos e pr-conceitos no so bons, logo no so provenientes do Senhor. Quanto aparncia, cabelo, roupas a meu ver no fazem diferena alguma naquilo que se refere a nossa f e OBEDINCIA ao SENHOR, os atos sim. Repito que no s os lderes, mas todos deveriam preocuparem-se com aquilo que realmente tem relevncia.
Resposta

marcos disse:
23/09/2013 s 10:37 am

No se encaixam. Mas muitos lderes e membros sim. Muitas vezes queremos Limpar o exterior dos outros e esquecemos que nosso interior est imundo. Compreendi sua inteno Antonio, e a possiblidade de refletirmos sobre as atitudes dos outros e principalmente as nossas atitudes e nos perguntarmos: Sou verdadeiramente um discpulo de Jesus Cristo? Obrigado.
Resposta

5.

RAFAEL ALMEIDA disse:


19/09/2013 s 12:16 pm

As autoridades gerais fazem bem seu trabalho de cuidar de todos, de todas as formas.
Resposta

6.

Everton Figueiredo disse:


20/09/2013 s 5:10 pm

muito interessante esta citao. Podemos aprender muito com ela ao olhar para dentro de ns no apenas como lderes (alguns de vocs so lderes nas auxiliares, Quruns, Comunidade de no prprio lar. As vezes nos pegamos nisso e so sbias essas palavras! Podemos medi-las em ns quando servimos no Reino, porque Servimos? Para mostrar aos outros o que fazemos? Por medo? Por sabemos que certo? Ou porque amamos nosso Senhor e Salvador e amamos seus filhos nossos irmos e irms . Muito obrigado pela postagem ela inspiradora e proveitosa para nosso crescimento.
Resposta

7.

Silvio Nunes dos Santos disse:


23/09/2013 s 12:55 am

Nibley foi um ser humano fantstico, nico Talvez um dos ltimos e autnticos eruditos da igreja juntamente com Oaks (http://www.lds.org/prophets-and-apostles/what-are-prophets/bio/dallin-hoaks) entre outros raros.Atualmente a cultura indicial e o aparvalhamento quanto as escrituras geral. Existem lideres inclusive que pregam que as escrituras so apenas teorias. Os que do uma de psiclogos fajutos e filsofos

de teses chinfrins (nunca leram nada nas duas reas). Alm de alguns tolos que dizem que somos obrigados a apoiar este tipo de insanidade, alguns chamam inclusive de inspirao. Inspirao de quem? (Eu no apoio, jamais vou apoiar. Quem quiser apie por sua conta e risco). Essa a cultura do quanto pior melhor. Meu universo outro, alm de acreditar ser um pecado contra a centelha divina em mim (ns) minha natureza me impede de ser anuente com a idiotice de alguns. Para que no fique duvidas sobre o que estou registrando entre os que ficam bisbilhotando as mensagens no Facebook, para depois ministrarem aulas descontextualizadas A cultura do quanto pior melhor na igreja criada por todos aqueles que no preparam aulas e submetem seus pares a aulas horrveis e horripilantes (so horripilantes devido a euxegese presente). Os que o tempo todo do tapinhas nas costas. Os que ficam escolhendo qual testculo (e de qual lder) vo apalpar. Os que tentam mostrar pra si mesmos e para os outros que so bons, mas que naturalmente no desenvolvem confiana e respeito para que sintamos satisfao de cham-los de lideres. No anonimato de seus lares eles sabem que no so tudo o que apregoam sobre si mesmos.
Resposta

8.

Jamil Jorge Jarjura Junior disse:


23/09/2013 s 11:41 pm

Excelente citao, Antnio. Jesus Cristo realmente se preocupava com aquilo que mais importante, amar e ajudar, independentemente de quem fosse. Ao meu ver, a citao de Hugh Nibley, pode se aplicar sim a todos os membros da IJCSUD, no importando se so bispos, presidentes de estaca, apstolos, setentas, mestres familiares, professores, professoras visitantes, lderes, sumosacerdotes, recepcionistas ou mesmo que no tenham nenhuma responsabilidade formal na Igreja. Um outro aspecto da citao a estrita preocupao com as regras. Existem posts aqui do vozes mrmons que j abordaram de forma inteligente a questo das regras e tradies, que acabam fazendo com que muitos lderes e membros acabem se afastando dos ensinamentos e da prtica de um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo.
Resposta

9.

Otavio Augusto Saraol Pereira disse:


26/10/2013 s 5:16 pm

Eu sou um f do irmo Nibley, inclusive uma das coisas que aumenta muito meu testemunho na igreja ter presenciado muita vezes este espirito Puro de caridade em lderes e membros, eu tambm aprendi a desenvolver esse esprito, graas ao evangelho , amo muito esta idia de corao puro , onde superficialidade e a fama no uma coisa cobiada.Creio o Senhor acaba colocando os irmo()s no seu devido lugar quando isso acontece.E como pres Monson sempre diz que os programas no so mais importante que as pessoas.Talvez podemos ver esse tipo de atitude em casos isolados nas unidades no geral creio que o Senhor est humilhando os que se exaltam.J vi Fariseus terem suas vidas acabadas na igreja.O Evangelho um fogo purificador disso eu tenho testemunho.
Resposta

10.

Dennys Roa disse:


03/11/2013 s 12:21 am

Sobre isso creio que quando o Senhor quer mandar um recado para os Santos, ele o faz por meio de seu Profeta aqui na terra. A Presidente Monson, seus conselheiros e o Qurum dos Doze, e as Autoridades Gerais, frequentemente ensinam sobre a religio pura e imaculada, como ensinou o Apstolo Thiago, enfatizam sobre o amor e o servio ao prximo, e reprovam qualquer comportamento contrrio aos ensinamentos de nosso Salvador Jesus Cristo, ensinam sobre o servio abnegado e despretensioso e de no julgar as pessoas nem exercer autoridade injusta sobre elas.
Resposta

Dennys Roa disse:


03/11/2013 s 12:24 am

Uma pequena, porm importante correo: Correto: O Presidente Monson e no A Presidente Monson.
Resposta

You might also like