You are on page 1of 46

Hambrguer de Legumes II

Ingredientes 1 cebola pequena picada 2 colheres (ch) de azeite 1 xcara de flores de brcolis bem picadas 1 xcara de flores de couve-flor bem picadas 1 xcara de cenoura ralada 5 colheres (sopa) de farinha de trigo 1 xcara de leite vegetal Salsa a gosto Preparo Refogue a cebola na metade do azeite e junte os vegetais. Deixe cozinhar por 10 minutos. Polvilhe a farinha de trigo, adicione o leite vegetal e mexa at engrossar. Acrescente a salsa e deixe a mistura esfriar em um refratrio retangular. Quando esfriar, leve geladeira por 30 minutos para firmar bem. Faa os hambrgueres com 7 cm de dimetro e acomode-os numa assadeira untada com o restante do azeite. Leve ao forno mdio (180C), preaquecido, por cerca de 20 minutos, virando na metade do tempo. Sirva com alface e tomate.

Rendimento: 6 pores

Queijo de Macadmia e gar-gar

Ingredientes 1 e 1/2 xcara de gua 5 colheres (ch) de gar-gar em p (use colher de ch de medidor com 5ml, no a do jogo de talheres)

1/2 xcara de macadmia (Sim, macadmia. Eu tentei tudo quanto tipo de castanha e d uma diferena grande no gosto. Mas a amndoa sem pele serve tambm. Castanhade-caju eu achei que fica estranho) Suco de 1 limo (e isso meio gosto, depende do limo, etc.) 1 colher (ch) de sal 1 colher (ch) de levedo de cerveja 1 colher (sopa) de azeite 1 pitada de crcuma (aafro da terra) para dar cor (opcional, se no colocar fica branquinho) Preparo Bata a castanha com sal, levedo de cerveja e aafro no liquidificador at virar um p fino. Misture a gua com o gar e ferva por uns dois minutos, mexendo. Ligue o liquidificador de novo, adicione o azeite e o gar recm tirado do fogo (tem que se rpido, gar endurece rpido), bata tudo, vai acrescentando o limo e prova. Coloque num pote redondo untado com azeite e deixe em geladeira at endurecer. Pode ser cortado em fatias ou ralado em tiras.

SEXTA-FEIRA, 26 DE OUTUBRO DE 2012 QUICHE DE ALHO POR

Ingredientes (massa) 1 xcara e farinha de trigo convencional (branca) 1 xcara de farinha de trigo integral 1 xcara de amido de milho 5 colheres de maionese de soja 1 colher de sopa rasa de sal marinho 1 xcara de gua

Ingredientes (recheio) 300 gramas de tofu firme 1 alho poro fresco 4 colheres de sopa de maionese de soja Sal a gosto Modo de preparar

Junte todas as farinhas e o sal numa tigela funda e misture. Coloque a maionese de soja e v agregando s farinhas. Junte a gua devagar e v mexendo a massa, talvez voc no precise de toda xcara de gua para dar o ponto. Quando a massa se desprender da tigela e da sua mo e estiver bem macia ela estar no ponto. Enfarinhe uma superfcie lisa e abra as massas com meio centmetro de espessura. Coloque esta massa na forminha de quiches e leve ao forno para dar a primeira assada sem o recheio. Isso vai levar cerca de 10 minutos no forno alto. Tire quando estiver assada, mas no dourada. Reserve.

Enquanto suas massas assam ns vamos preparar o recheio:

Escorra e lave bem o tofu e coloque numa tigela funda. Lave e pique bem fininho seu alho poro. Junte ele ao tofu na tigela. Coloque a maionese, o sal a seu gosto e misture tudo muito bem.

Amasse bem o tofu para que ele fique bem esfarelado e se junte ao restante dos recheios. Vai ficar uma pasta grossa.

Agora vamos montar as quiches:

Pegue suas massinhas pr-assadas e recheie com esta pasta. Seja generoso. Leve ao forno por mais 15 minutos e voc ver que o recheio fica bem dourado, como se estivesse gratinado e no apresenta mais nenhuma umidade. Retire e sirva com uma salada bonita e um molho saboroso.

Lentilha com Escarola e Limo

Ingredientes 2 xcaras de lentilha seca 1 folha de louro 2 colheres (sopa) de leo ou azeite 1 xcara de cebola cortada em cubos pequenos 3 dentes de alho picados 1 mao de escarola cortado em tiras grossas Raspas e suco de 1 limo Sal a gosto Preparo Numa panela, coloque a lentilha, a folha de louro, cubra com gua e cozinhe at ficar macia. Numa frigideira, aquea o azeite e refogue a cebola e o alho. Escorra uma concha de lentilha e junte ao refogado, amassando bem com as costas da concha at formar um pur. Junte o restante da lentilha com o lquido que restou na panela e misture bem. Tempere com as raspas e o suco de limo, o sal e no momento de servir adicione a escarola. Misture bem e sirva em seguida.

Rendimento: 6 pores

Torta de amaranto com castanha do par

Ingredientes: 1 xcara de castanha do para moda 1 xcara de amaranto triturado 3 colheres de tahine (pasta de gergelim) 1 xcara de mel 1 e 1/2 xcara de aveia 1 xcara de leite de coco 1 xcara de gua sal a gosto raspas de laranja 1 xcara de suco de laranja 8 bananas descascadas

Modo de preparo: Em um bowl, misture o amaranto, o leite de coco, a castanha triturada, aveia, tahine, uma pitada de sal e a gua e mexa at dar ponto. Vai ficar parecendo um mingau. Com as mos, coloque a massa em uma forma antiaderente e espalhe com os dedos at cobrir a forma por igual. Corte a banana em tiras e coloque por cima da massa. Acrescente o mel, o suco de laranja e as raspas de limo. Leve ao forno pr aquecido a 280 e deixe assar por aproximadamente 20 minutos.

GRISSINI

H duas formas de preparar Grissinis, uma com e outra sem fermento.

A sem fermento mais saudvel pra voc, mas aqui voc vai aprender as 2 formas e de verdade tem pouca coisa de diferente entre elas, s o fato de uma massa ter o fermento e precisar crescer e outra no. Ingredientes 1 xcara de farinha de trigo convencional 1 xcara de farinha de trigo integral 1 copo de 300ml de gua Meia xcara de leo 1 colher de cha de sal Modo de preparar Junte as farinhas e o sal numa tigela funda e de uma pequena mexida. Despeje a gua e o leo e mexa bem. Corrija as propores que precisar. Se estiver mole demais venha juntando farinha aos poucos para dar o ponto de massa de po. Se estiver muito seco, coloque um pouquinho mais de gua. Vamos comear com o Grissini sem fermento: Depois que a massa estiver macia e no ponto de massa de po, deixe descansar coberta por 20 minutos. Em seguida enfarinhe uma superfcie lisa, ligue o forno na temperatura alta e vamos comear a fazer nossos Grissinis. Pegue uma parte da massa e abra sobre a superfcie enfarinhada fazendo cobrinhas da espessura de uma caneta comum. Corte esta cobrinha no comprimento que voc preferir. Arrume estas cobrinhas numa forma deixando meio centmetro entre elas. Asse e esta pronto pra servir ou armazenar. Agora vamos fazer a mesma coisa usando a massa com fermento: A nica mudana ser a incluso do fermento na massa e o tempo de descanso. O restante do modo de preparo continuar o mesmo.

Dica: - Se for armazenar, espere esfriar e guarde em vidros bem higienizados e que se mantenham bem tampados.

- Se quiser decorar use tudo que voc imaginar... Linhaa, gergelim, organo, alho frito, aveia fina... Todas estas coisas vo deixar seu Grissini mais bonito e com um detalhe de sabor diferenciado. Basta passar suas cobrinhas sobre estas sementes e ervas antes de assar.

Bolinho Assado de Inhame e Abobrinha

Ingredientes1 abobrinha italiana grande cortada em rodelas finas 3 inhames mdios cortados em cubos 1 xcara de aveia em flocos finos Alho a gosto Cebolinha a gosto

Organo a gosto Curry a gosto Farinha de rosca Sal marinho Preparo Cozinhe a abobrinha e o inhame at ficarem bem macios. Aperte com um garfo e retire o excesso de gua. Acrescente o alho, cebolinha, organo, curry e verifique o sal. Coloque a aveia em flocos finos e misture. Acrescente a farinha de rosca at a "massa" fica firme. Umedea as mos e faa os bolinhos, quando necessrio, molhe novamente as mos. Leve para assar em fogo alto ou frite-os em leo quente at dourar.

Trufa de Alfarroba

Ingredientes: 2 xcaras de amndoa ou amendoim torrado e liquidificado, o mais fino possvel 1 xcara de acar mascavo 1 xcara de coco fresco ou desidratado 2 colheres de sopa de alfarroba 1 colher de ch de essncia de baunilha gua (se necessrio para dar o ponto) Modo de fazer: Se o coco for fresco, misture-o com o acar e leve ao fogo at secar um pouco.

Adicione a castanha e o alfarroba e mexa bem, se estiver uma pasta no muito firme, est no ponto, mas se estiver muito seca como farinha, acrescente gua aos poucos, sempre mexendo bem para no molhar demais. Se usar o coco desidratado o processo o mesmo, mas ter que acrescentar gua at dar o ponto.

Croquete de quinua

Ingredientes: 1 xcara de quinua 3 dentes de alho 4 colheres de azeite 2 xcaras de farinha de milho 1 xcara de salsinha Sal a gosto 1 cebola mdia picada 1 xcara de milho verde 3 tomates mdios cortados

Modo de preparo: Deixe a quinua de molho de um dia para o outro. Escorra bem a gua e misture a quinua com o restante dos ingredientes menos a farinha de milho. Misture bem e depois dos ingredientes estarem midos, acrescente a farinha de milho. Misture e enrole os croquetes da maneira que preferir. Coloque numa forma untada com azeite, no forno pr-aquecido e asse por aproximadamente 20 minutos ou at dourar.

CREME DE AMENDOIM

Ingredientes: 2 xicaras de farinha de Amendoim (Torrar e triturar o amendoim) 2 xicaras de Leite de aveia (com as fibras da aveia junto, receita Clique aqui) Mel ou Aucar mascavo gosto ( Usei 4 colheres de sopa de acar mascavo) 1 pitada Sal (se o amendoim j no estiver salgado) Modo de fazer: Coloque o leite de aveia para ferver (com os flocos de aveia ou se preferir, coe). Quando levantar fervura adicione o restante dos ingredientes, cozinhe para engrossar mexendo para no grudar no fundo da panela. Quando estiver em consistncia cremosa e mole, retire do fogo, deixe esfriar e leve a geladeira. Depois de gelado ele endurece mais um pouco. Sirva com pes, torradas...Ou mesmo como recheio de bolos. Pozinho 100% Integral Bom apetite! Inveno do meu amigo Marcio Andr. Testado e Aprovadssimo por Thais Ramos

Hamburger de legumes I

Ingredientes: - 1 batata cozida; - 1 cenoura; - 1 abobrinha; - temperos a gosto: sal, salsinha, organo, azeitonas picadas. Modo de fazer: Rale a cenoura e a abobrinha, amasse a batata e misture com os temperos e azeitonas. Polvilhe farinha de mandioca e misture novamente; se precisar, polvilhe tambm farinha de trigo (verifique a umidade dos legumes). Molde em formato de hamburger e empane no grmen de trigo ou farinha de rsca. Pode fritar, grelhar ou assar! Fonte

PAOCA DOCE DE AMENDOIM E PINHO

Ingredientes 500 gramas de amendoim 500 gramas de pinho 500 gramas de farinha de milho 500 gramas de acar mascavo

Modo de preparar

Cozinhar, descascar e triturar bem o pinho. Torrar e triturar o amendoim. Misturar o amendoim com o acar e socar no pilo. Acrescentar o pinho e continuar socando at que todos os ingredientes se misturem bem. Voc tambm pode fazer todo este procedimento no processador de alimentos

Arroz doce 100% vegetariano

Ingredientes: 1 xcara de arroz integral cru 2 xcaras de leite de coco 5 colheres de sopa de acar mascavo ou mel 2 xcaras de gua 1 pitada de sal 2 xcaras de gua fervendo Raspinha de limo ou laranja

Modo de fazer: Colocar em uma panela todos os ingredientes, exceto as 2 xcaras de gua fervente. Misturar bem e levar a panela tampada em fogo alto. Mexer o arroz doce sempre para no grudar e, quando comear a aparecer o funda da panela, colocar 1/2 xcara de gua fervente. Repetir este processo por 4 vezes. Assim que os gros estiverem bem macios, colocar o arroz doce em um pirez e servir frio. Rendimento: 4 pores. Fonte: Receitas Veganas Vida no Campo Dica de quem testou: Fiz o arroz doce (foto acima) um pouquinho diferente. Cozinhei o arroz integral (tipo agulhinha) como de costume, apenas sem tempero (se voc no sabe como preparar arroz integral, Clique aqui). Aps o cozimento, acrescentei leite de soja e leite de coco de maneira a deixar o arroz doce com bastante caldo. Deixei ferver um pouco, desliguei e acrescentei o mel. Na hora de servir (gosto quente), coloquei cerejas frescas picadas por cima (de vez em quando a gente chique! rsrs), mas combina bem tambm com banana, morango, kiwi, pra, mamo, uva passa ou ameixa seca. No acrescentei a raspa de limo ou laranja, mas penso que deve ficar muito bom. Muitas pessoas gostam de colocar canela no arroz doce. Apesar de saborosa, a canela estimulante e no faz bem para a sade. Para substitu-la, temos usado semente de coentro moda, sim, COENTRO, e fica uma delcia. Mas ateno, no compre sementes de coentro preparadas para o plantio, aquelas vendidas em casas agrcolas, pois podem conter substncias inapropriadas para o consumo. Procure-as em lojas de ervas ou produtos naturais. Por Karina C. Deana

Arroz Integral

O arroz integral oferece todos os nutrientes necessrios para o organismo humano. Aps o processo de refinamento do arroz, quase todos os nutrientes se perdem. Para voc ter uma ideia, abaixo est uma relao dos nutrientes descartados para que o arroz possa ficar branquinho. No processo de enriquecimento do arroz branco, apenas as vitaminas B1, B2 e ferro so adicionadas.

Nutrientes Perdidos no Processo de Refinao: Vitamina B1 (tiamina)..86% Vitamina B2 (riboflavina)70% Vitamina B6 (piridoxina).60% Niacina ..86% Ferro ..84% cido flico70% cido pantotnico54% Clcio .50% Fsforo78% Cobre..72% Magnsio ..72% Mangans71% Biotina 90% Fonte: Lesser Known Vitamin in Foods, J. Am. Diet. Assoc. 38-240-243, 1961. A vai a receita: ARROZ INTEGRAL (suficiente para 2 adultos) Essa receita funciona muito bem com o arroz integral tipo agulhinha manchado ou agulhinha branco. O arroz integral tipo cateto fica sempre papa na minha cozinha, ainda no consegui deixar soltinho! Ingredientes: 1 copo de arroz integral tipo agulhinha 2 copos de gua fervendo Temperos (cebola picada e/ou alho amassado) colher de sobremesa de sal (no caso do sal, quem manda o gosto do fregus, por isso, acrescente a quantidade ideal para o seu paladar) Modo de fazer: Lavar o arroz e colocar numa panela juntamente com os temperos. Ligar o fogo e torrar o arroz mexendo sempre para no queimar at ficar bem sequinho (no necessrio acrescentar leo, nem fritar os temperos). Acrescentar a gua fervendo por cima do arroz, colocar em fogo baixo, tampar parcialmente a panela e deixar cozinhar at a gua secar por completo. Depois do cozimento, colocar um pouco de azeite de oliva por cima do arroz. Variaes: Para variar o sabor, picar pimento vermelho e/ou amarelo e cozinhar junto com o arroz. O mesmo pode ser feito com cenoura ralada. Outra opo picar cheiro verde e acrescentar ao arroz depois de pronto. Em ocasies especiais, coloque o arroz integral depois de pronto num pirex e misture castanha do Par triturada ou gersal.

Docinhos de festa vegetarianos

DOCINHO DE COCO Ingredientes: Coco ralado Leite condensado de soja (o suficiente para molhar o coco) Modo de fazer: Cozinhe at desgrudar da panela. Deixe esfriar e enrole. DOCINHO DE COCO COM ALFARROBA

Ingredientes:

Coco ralado Alfarroba Leite condensado de soja (o suficiente para molhar o coco) Modo de fazer: Cozinhar at desgrudar da panela. Deixe esfriar e enrole. DOCINHO OLHO DE SOGRA

Modo de fazer: Forme as bolinhas das duas receitas a cima, corte ao meio e junte a metade de um docinho de coco com alfarroba no outro s de coco, formE um docinho de duas cores.

DOCINHO DE AMEIXA

Ingredientes: Ameixa picada Receita do doce de coco Modo de fazer: Use o mesmo procedimento para fazer o docinho de coco e colocar ameixa picada por cima.

Arepas Colombianas

A arepa um prato tpico na Colombia. feita a base de milho e est presente em

quase todas as refeies. um prato muito barato, nutritivo e delicioso, vale a pena fazer e usar com os molhos que voc preferir. Ingredientes: 1 kilo de milho amrelo com casca Pasta de amendoim ou gergelim a gosto (opcional) Sal a gosto Modo de Preparo: Deixar o milho de molho por 24 horas. Ferver o milho em panela de presso at ficar macio. Moer os gros at virar uma massa. Acrescentar o sal ao gosto e amassar com as mos at ficar uma massa bem suave e moldvel. Formar bolinhas do tamanho desejado, coloque em um plstico e passe por cima um rolo at ficar com a espessura de 1 cm ou menos (vai depender do seu gosto). Dar forma arredondada com uma forma ou com a mo. Asse sobre o fogo numa frigideira besuntada de azeite at dourar, ou numa assadeira no forno. O melhor sabor se consegue assando as arepas sobre uma grelha com carvo.

Bolo de ma

Ingredientes:

3 x. farinha trigo integral 2 x. farinha trigo branca 1 x. leite soja em p 1 pitada sal x. semente linhaa triturada 3 x. acar mascavo 2 CS fermento em p qumico 1 x. uvas passas 1 x. leo 2 x. suco de laranja 2 x. gua kg ma Modo de fazer: Misturar todos os ingredientes secos, menos o fermento. Acrescentar o leo, o suco de laranja e a gua e misturar bem. Colocar a ma picada fina e com casca e as uvas passas e misturar. Acrescentar o fermento, e assar em forma untada e enfarinhada. Decorar com fatias de ma e polvilhar com acar mascavo.

Polenta com Molho Bolonhesa de Soja

Ingredientes Para a polenta: 2 xcaras de fub 2 xcaras de gua 750 ml de gua 4 dentes de alho picados Azeite

Salsa e sal a gosto Para o molho: 1 e 1/2 xcara de PTS fina 1 cebola grande 6 dentes de alho picados 2 xcaras de polpa de tomate 1 xcara de gua Azeitonas a gosto Salsa a gosto Azeite Preparo Polenta: Em um refratrio coloque o fub e as duas xcaras de gua, misture bem e deixe descansar por aproximadamente 10 minutos. Caso o fub puxe toda gua coloque mais para ficar "cremoso", reserve. Em uma panela refogue o alho no azeite. Quando dourar acrescente os 750 ml de gua, acerte o sal. Assim que levantar fervura, v colocando aos poucos o fub hidratado, at engrossar. Deixe cozinhar por 10 minutos, sempre mexendo (tome bastante cuidado pois espirra). Se necessrio acerte o sal novamente, coloque a salsa e reserve.

Molho: Coloque a protena de soja em um refratrio e cubra com gua, deixe hidratar por 10 minutos. Retire toda a gua espremendo a protena e reserve. Refogue a cebola picada em um pouco de azeite. Assim que comear a dourar coloque a polpa de tomate e 1 xcara de gua. Depois que levantar fervura deixe cozinhar por 10 minutos em fogo baixo. Passado os 10 minutos, acrescente as azeitonas picadas, a soja hidratada e acerte o sal, deixe cozinhar por mais uns 5 minutos, tambm em fogo baixo. Para finalizar coloque o cheiro verde.

Queijo Prato (vegana)

Ingredientes 3 colheres (sopa) de pur de mandioquinha ou mandioca 1 xcara de polvilho doce 1/2 xcara de polvilho azedo 3 colheres de creme vegetal, ou leo, ou azeite 1 colher (caf) de sal Sumo de 1/2 limo 1 colher (ch) de nutritional yeast (produto importado) ou levedo de cerveja 1/2 colher (ch) de aafro Preparo

Junte todos os ingredientes, amasse com as pontas dos dedos at formar uma massa homognea. Coloque a massa num recipiente no formato que desejar (redondo, oval) untado com leo. Leve geladeira por aproximadamente 2 horas. Na hora de consumir, corte as fatias e leve a uma frigideira antiaderente para dourar e cozinhar os polvilhos. Sugesto: sobre uma fatia de po, coloque queijo, tomate fatiado e organo, cubra com outra fatia de po e leve para uma sanduicheira eltrica (ou tostex) para aquecer e dourar o po.

Dicas

- Esta receita pode ser adaptada para queijo cremoso. Basta adicionar mais pur de mandioquinha e gordura at atingir a consistncia desejada. - Se possvel, use a mquina de po ou batedeira para homogeneizar a massa. Quanto mais bater, mais lisa fica a massa e mais com aparncia de queijo fica.

Rendimento: 300 g

Leite de Amndoas

Ingredientes: 1 xcara de amndoas 1 litro de gua fervendo 2 colheres de sopa de aveia Modo de Preparo: Coloque as 2 colheres de aveia em gua fervente. Deixe cozinhar por uns minutos, desligue o fogo, acrescente as amndoas. Bata no liquidificador todos esses ingredientes. Coe em uma peneira fina. Sirva quente ou gelado.

Leite de Castanha de Caju

Leite de Castanha de Caju I Bata no liquidificador, (por aproximadamente 1 minuto), at ficar cremoso: 1/2 copo de castanha de caju; 1/2 de colher, (das de ch), de sal; 1/2 copo de gua; 1 colher de mel; Adicione 3 copos de gua, misture bem e conserve em geladeira por no mais do 1 semana. Sempre remisture antes de beber. Fonte: Ttulo no idioma, Dr Silmar Cristo, Imprensa da F, Health 4D Internacional, pg. n. Leite de Castanha de Caju II Ingredientes: xcara de castanha de caju torrada 2 e xcaras de gua 1 colher (sopa) de amido de milho 2 colheres (sopa) de mel ou acar mascavo 1 pitada de sal Modo de Preparo: Colocar a gua para ferver com o amido de milho e o sal. No liquidificador, colocar as castanhas e o mel. Acrescentar a gua fervendo. Bater, coar e servir. Observao: Caso a castanha de caju contenha sal, no necessrio adicionar.

Leite de Soja

LEITE DE SOJA I Deixe a soja de molho na gua durante 1 noite (dentro da geladeira para evitar contaminao); Lave a soja muito bem, pela manh, em vrias guas; Para cada medida de soja, acrescente 3 medidas de gua; Bata no liquidificador, coe num pano de malha (tipo camiseta hering) e coloque para ferver; Tempere com uma pitada de sal e raspadinhas de limo. (Pode-se usar erva doce, hortel ou outras ervas aromticas para dar o leite de soja um sabor especial); Adoce com mel a gosto. LEITE DE SOJA II Escolher e lavar bem, em vrias guas, 2 xcaras de soja em gro; Deixar a soja de molho durante 1 noite (12 horas); Tirar as cascas do gros de soja - colocar a soja em um pano de prato, apertar bem as pontas e fazer movimentos fortes ou passar rolo de macarro sobre ele vrias vezes, com fora; Bater o gro limpo no liquidificador, juntamente com 1 litro de gua; Cozinhar a mistura, recm batida no liquidificador, em vasilha grande, fogo lento, por 35 minutos alm do momento de incio da ebulio (fervura); Acrescente mais 1 de gua, mexendo sempre; Deixar esfriar; Coar num pano de malha (tipo camiseta hering), torcendo bem; Completar com gua at obter 2 litros de leite de soja; Guardar em geladeira por vrios dias. Paa melhorar o sabor do leite, acrescente um pouco de sal, baunilha ou canela em pau; Aproveite o resduo slido (ou massa), para fazer assados deliciosos. (Bolinho de Okara)

LEITE DE SOJA CONCENTRADO Bata no liquidificador 2 xcaras de gua e 1 xcara de soja ( deixada de molho por 12 horas e lavada); Coe e misture num pano; Leve para ferver em fogo forte, em vasilha destampada; Deixe ferver at encorpar levemente; Bata novamente no liquidificador, ainda quente; Guarde na geladeira assim que esfriar.

Leite de Amendoim

Escolha os amendoins e torre-os no forno at que a casquinha vermelha se desprenda com facilidade e o gro fique quebradio. ( O prprio gro do amendoim no chega a ficar moreno); Tire as casquinhas vermelhas, bata no liquidificador com gua quente na proporo de 3 medidas de gua para 1 de amendoim; Coe e sirva. Este leite fica com boa cor e sabor agradvel. Pode ser conservado em geladeira. http://celeiropvareceitas.blogspot.pt/ HAMBRGUER DE GRO DE BICO

Ingredientes: 2 xcaras de gro de bico (deixados de molho de um dia pro outro ( eu deixo na geladeira) e cozidos. 3 dentes de alho 1/2 cebola 2 colheres de sopa de tahine 1 colher de ch de cominho em p 1 colher de ch de coentro em p 1 colher de ch de pimenta sria 6 colheres de sopa de leo sal a gosto salsa a gosto (coloquei 2 colheres de sopa de cheiro verde picadinho) quanto baste de farinha de trigo (se precisar pra dar liga) Lave o gro de bico, coloque numa tigela com gua, cobrindo-o e deixe na geladeira de um dia para o outro (pelo menos 12 horas) e depois escorra e coloque em uma panela e ferva at que fiquem macios, escorra e reserve. Coloque no processador o gro de bico,

o alho e a cebola e triture. Numa tigela, coloque a massa de gro de bico e junte os demais ingredientes e misture bem. Se quiser, pode colocar uma colher de farinha de trigo. Forme hamburguers e frite at que doure ambos os lados. aconselhvel congelar antes de fritar, para que eles no fiquem desmanchando na hora de fritar.

EXTRATO DE SOJA

PortalNatural.com.br INGREDIENTES: Ingredientes: - 3 xcaras de ch de gros de soja escolhidos e sem lavar - 4,5 litros de gua - 1 colher de ch de sal marinho - 6 colheres de sopa de acar MODO DE PREPARO: - Ferver um litro e meio de gua. - Colocar os gros e contar cinco minutos a partir da nova fervura. - Escorrer a gua e lavar os gros em gua corrente. - Colocar o restante da gua (3 litros) para ferver, cozinhar os gros por cinco minutos. No descartar a gua. - Quando estiver morno, bater os gros e a gua no liquidificador por trs minutos. - Cozinhar a massa obtida em uma panela aberta por 10 minutos, reduzindo a chama

aps a fervura, mexendo sempre. - Quando estiver morno, coar em pano de algodo limpo e espremer bem, com o auxlio das mos, atravs do pano. - O lquido filtrado o extrato de soja (leite) e a massa restante, o resduo ou "okara". - Levar o extrato novamente ao fogo e ferver por dois minutos. - Adicionar o acar e o sal ao extrato. Obs: Para obter sabores diferentes basta acrescentar chocolate em p, canela, baunilha, etc.

Bebida de arroz e castanha de caj

Ingredientes:1 litro de gua filtrada; 1 pedacinho de canela em pau; 3 ou 4 cravos da ndia; xcara de ch de mel de boa qualidade; 2 limes cortados em fatias; 1 xcara de ch de castanha de caju crua; 2 xcaras de ch de arroz; Gelo a gosto; Folhas de hortel e canela em pau para decorar.

Modo de preparo:Coloque a gua a canela, os cravos e o mel em uma panela e aquea em fogo forte at que comece a ferver. Adicione o arroz, as rodelas de limo e as castanhas, desligue o fogo e leve a geladeira por aproximadamente 12 horas. Retire da geladeira e retire os cravos as rodelas de limo e a canela e bata no liquidificador at que no tenha mais pedaos de castanha nem de arroz. Passe o lquido por uma peneira e sirva decorado com folhas de hortel e pau de canela. Sirva Com gelo.

Dica:Troque as castanhas de caju, por amndoas, ou nozes ou at mesmo por amendoim cru.

Conhea os tipos de bebidas vegetais :: Bebida vegetal de arroz: hipoalergnica, no contm glten (indicado para celacos). Tem pequeno teor de gordura e poucas calorias. Normalmente adicionada de minerais e vitaminas. :: Bebida vegetal de aveia: sem lactose e sem protena do leite. As fibras solveis presentes na aveia so eficazes na reduo dos nveis de colesterol e tambm no controle das taxas de acar no sangue. :: Bebida vegetal de soja: livre de lactose, sendo uma substituta ideal do leite de vaca para as pessoas com intolerncia. Traz os benefcios j reconhecidos da soja: boa fonte de protenas, fibras, vitaminas do complexo B e tambm de isoflavonas que diminuem os sintomas da menopausa. Estudos mostram que o consumo regular de soja reduz os riscos de cncer de mama e prstata. No contm glten. :: Bebida vegetal de quinoa: a quinoa um cereal com um bom perfil de protenas alm de ser fonte de vitaminas do complexo B e fibras. No tem glten e pode ser consumido por pessoas de todas as idades. No contm glten. :: Bebida vegetal de amndoas: as amndoas so oleaginosas ricas em protenas e em mega 3 e 6. No contm colesterol e tem alto teor de vitamina E, um antioxidante que retarda o envelhecimento precoce e previne contra o surgimento de doenas como cncer.

Receita de bebida vegetal de quinoa Ingredientes - 05 colheres (sopa) de gro de quinoa - 1L de gua Modo de preparo - Ferver a quinoa na gua, em fogo baixo, durante 15 minutos. Desligar. Bater no liquidificador Coar em peneira bem fina, para obter o leite. - Adoar com acar mascavo ou mel. Pode ser guardado na geladeira por 24h.

Leite de castanhas do Par Ingredientes 70 gramas de castanhas do Par

500 mL de gua filtrada 500 mL de gua de coco Modo de preparo Deixe as castanhas de molho por 8 horas na gua filtrada em um recipiente tampado. Depois desse perodo, escorra as castanhas e coloque-as no liquidificador. Acrescente a gua de coco e bata bem. Em seguida, coe a mistura em um pano de prato ou fil limpo. Reserve a massa residual para outras preparaes e sirva a bebida gelada. Dicas das chefs: Voc pode utilizar o mesmo processo para preparar outros tipos de leite vegetal. Basta substituir as castanhas do Par por amndoas, gergelim, semente de girassol, quinoa, amendoim, nozes ou castanha de caju. A validade desses leites de, no mximo, dois dias na geladeira, mas o prefervel consumir a bebida no mesmo dia do preparo.

Ricota de castanhas

Crdito: Shutterstock Ingredientes 200 gramas de massa de castanhas 30 mL de azeite 1 dente de alho bem triturado

4 azeitonas verdes sem caroo trituradas Salsinha picadinha Suco de meio limo Sal a gosto Modo de Preparo Misture todos os ingredientes em um recipiente. Em seguida, sirva a ricota com pes ou torradinhas. Dica das chefs: A receita pode ser feita com a massa residual (aquela sobra do leite vegetal depois de coado) de bebidas vegetais preparadas com qualquer ingrediente.

pasta de gro de bico: Ingredientes: 300 gramas de gro de bico cozido em gua com sal. Aps o cozimento deve ser retirada a pele dos gros! 1/2 xcara da gua do cozimento dos gros. 4 colheres de sopa de Tahine (pasta de gergelim, encontrada em emprios rabes). 2 dentes de alho. Suco de 1 limo. Sal e azeite a gosto. Modo de fazer: Deixe o gro de bico de molho durante uma noite para amolecer e facilitar o cozimento no dia seguinte. Cozinhe os gros em panela de presso ou panela comum, lembrando que a primeira sempre mais rpida! Aps o cozimento retire a pele dos gros. Coloque a gua no liquidificador e pouco a pouco v batendo os gros, at que se forme uma pasta homognea. Se for necessrio acrescente mais gua do cozimento. Acrescente o Tahine, os dentes de alho, o limo, o azeite e o sal. Bata tudo no liquidificador e deixe na geladeira at o momento de servir! Tempo de preparo: 45 minutos para o cozimento e 15 minutos para o preparo.

Bolo saudvel (sem leite, sem acar e sem farinha!) 3 ovos 5 bananas nanicas bem maduras 2 xcaras de aveia 1 copo de damasco picado 1/2 copo de nozes picadas 1/2 copo de uva passa 1/2 copo de ameixa preta picada 1 colher de sopa de fermento em p Modo de Preparo Bater no liquidificador os ovos com as bananas. Passar para um refratrio e misturar os outros ingredientes Colocar em forma untada e assar em forno mdio at dourar.

Receita de Tapioca

Ingredientes # 1 pacote (500 g) de polvilho doce # 1 colher de caf de sal # 300 ml de gua Modo de fazer 1. Colocar o polvilho em uma vasilha e aos poucos acrescentar os 300 ml de gua 2. Misture com as mos 3. Peneirar o polvilho j molhado, em pores pequenas, ou seja, aos poucos 4. Depois de peneirado, aquecer uma frigideira com teflon 5. Colocar a massa de polvilho j peneirada, o suficiente para cobrir a frigideira, fazendo uma massa em forma de crculo bem fina, como se fosse panqueca 6. Deixar por alguns minutos, at que solte da frigideira, e virar para o outro lado como se fosse omelete 7. Aps alguns minutos, est pronta para rechear conforme o seu gosto

TENDER VEGANO

Ingredientes : Polenta de gro-de-bico (preparar um dia antes): 2 xcaras de farinha de gro-de-bico 3 xcaras de gua ou caldo de legumes caseiro 1 tomate grande sementes de cominho a gosto louro em p a gosto sal a gosto 2 dentes de alho 1/4 de cebola 1/3 de pimento vermelho

Recheio (fazer um dia antes tambm): 50 gr de cogumelo shitake 50gr de cogumelo paris fresco 50gr de shimeji 1 cenoura pequena 1 pedao de salso 1 cebola 2 dentes de alho sal a gosto

Para montar o "tender": - massa folhada vegana - catchup Instrues de preparo : Polenta: Bata tudo no liquidificador, coloque numa panela e leve ao fogo at que engrosse e vire uma polenta firme. Despeje num pedao de papel alumnio e faa uma bola, meio achatada, com a massa (modele). Leve geladeira at o dia seguinte. Obs.: faa furinhos no alumnio. Pode juntar um pouquinho de gua, mas s jogar fora que a massa no fica comprometida. Recheio: Pique a cebola e passe os dentes de alho no espremedor. Refogue em azeite. Passe a cenoura e o salso pelo processador. Junte na panela. Passe os cogumelos no mesmo processador e junte panela tambm. Salgue. Refogue tudo at que esteja macio. Deixe a mistura secar um pouco (no pode ficar muito aguada) e desligue. Leve geladeira.

Montagem: No dia seguinte, tire tudo da geladeira. Coloque a bolota de gro de bico numa assadeira, sem o papel alumnio e, com cuidado, abra uma tampa no topo dela com uma colher (pequena). Com a colher ainda, v retirando, pelo buraco que fez, o recheio da bolota. como fazemos com as morangas para reche-las... Quando estiver bem cavado, encha com o recheio de cogumelos. Recoloque a tampa. No h problemas se rachar um pouquinho. Vamos passar massa folhada ao redor de tudo, ento, no vai aparecer. Corte um pedao da massa folhada e abra bem fina. Coloque sobre a bolota, com a parte central cobrindo a tampa por onde se escavou. Vire e feche a massa folhada. Vire novamente e deixe a parte lisa para cima. Com uma colher, faa riscos paralelos na massa (sem cortar, apenas desenhos). Passe ketchup por cima da massa e leve ao forno at dourar. Sugesto: Voc pode decorar com frutas, com batatas assadas ou outro legume assado que quiser. Sirva com arroz grega. http://vegamet.blogspot.com.br/2013/12/tender-vegano.html

Manteiga de Coco

5 xcaras de coco ralado sem acar (no use flocos de coco ou "gordura reduzida" de coco ralado, no vai funcionar ) * * Eu comprar coco ralado sem acar j no volume de minha mercearia natural local. Instrues: 1. Coloque o coco ralado em um processador de alimentos e lig-lo.

2. Deix-lo trabalhar por aproximadamente 10 minutos ou at que voc tenha uma manteiga cremosa agradvel como a consistncia.

Coloque a manteiga de coco em um recipiente com tampa e guarde em temperatura ambiente. Ele ir solidificar temperatura ambiente. Quando voc estiver pronto para us-lo basta coloc-lo em uma jarra de vidro e calor em uma bacia de gua quente. Voc tambm pode usar fora do frasco como est. Coloc-lo em tudo e qualquer coisa!

Manteiga de Coco e amndoas

2 xcaras de amndoas torradas secas 1/3 xcara de coco ralado sem acar 1/2 colher de ch de sal marinho Instrues: Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentosnpor cerca de 10 minutos. Verifique a sua manteiga de amndoa em 10 minutos. Ele deve comear a se transformar em uma manteiga robusta neste ponto. Para uma manteiga de amndoa lisa deixar at obter a consistncia cremosa. Retire a sua manteiga de amndoa doce e coloque em um recipiente hermtico ou jarra. http://www.delightedmomma.com

You might also like