You are on page 1of 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR - UFPA INSTITUTO DE TECNOLOGIA - ITEC FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL - FEC

RELATRIO DE ENSAIO DE DETERMINAO DOS NDICES FSICOS DE SOLO

Carlo Yukio Nunes 12019038601 Nilson Alves Martins Neto 12019038701

Belm 2013

ii

Carlo Yukio Nunes 12019038601 Nilson Alves Martins Neto 12019038701

RELATRIO DE ENSAIO DE DETERMINAO DOS NDICES FSICOS DE SOLO

Relatrio apresentado como requisito parcial para obteno do conceito final da disciplina de Ensaios de Estruturas e Materiais do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Par UFPA.

Prof. M. Sc. Paulo Antnio Siso de Oliveira.

Belm 2013

iii

SUMRIO
Resumo .................................................................................................................................... iv 1 INTRODUO .................................................................................................................. 1 2 OBJETIVOS ....................................................................................................................... 3 3 MATERIAIS E MTODOS .............................................................................................. 3 3.1 MATERIAIS ......................................................................................................... 3 3.2 MTODOS ............................................................................................................ 3 4 RESULTADOS OBTIDOS ............................................................................................... 5 4.1 DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA - PICNMETRO ..................... 5 4.2 DETERMINAO DOS NDICES FSICOS ..................................................... 5 5 CONCLUSO .................................................................................................................... 7 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................................................................................... 7

iv

Resumo
Apresenta-se neste relatrio os resultados de ensaios para determinao dos ndices fsico de solo, a partir dos procedimentos e mtodos determinados pela NBR 6508 e NBR 6457. Utilizando-se informaes das massas de amostra secas e mida e suas relaes para determinao dos seus pesos especficos de uma determinada amostra de solo. Obteve-se as relaes de volume, como ndices de vazios porosidade e grau de saturao, que caracterizam informaes prvias do comportamento de um solo na presena de gua ou sob ao de carga/presso. Fez-se uma breve comparao em relao as propriedades de alguns tipos comuns de solos e seus componentes, a partir da bibliografia consultada. Palavra-chave: ndices fsicos, pesos especficos, solo.

1 INTRODUO. Em geral, solos so formados a partir do intemperismo das rochas. As propriedades fsicas do solo so determinadas, em princpio, pelos minerais que constituem suas partculas e, portanto, pelas rochas das quais derivam, dependendo essencialmente do tamanho, formato e composio qumica desses gros [1]. Os ndices fsicos so definidos como grandezas que expressam as propores entre pesos e volumes em que ocorrem as trs fases presentes numa estrutura de solo. Estes ndices possibilitam determinar as propriedades fsicas do solo para controle de amostras a serem ensaiadas e nos clculos de esforos atuantes. Os ndices fsicos dos solos so utilizados na caracterizao de suas condies, em um dado momento e por isto, podendo ser alterados ao longo do tempo. A figura 1.1a mostra um elemento de solo com volume V e peso W em seu estado natural. Para desenvolver as relaes peso-volume, preciso separar as trs fases, ou seja, slido, gua e ar, como mostra a figura 1.1b. Assim, o volume total (V) e o peso total (W) de uma dada amostra de solo pode ser expresso como [1]: = + + Onde: Vs = Volume de slidos no solo; Vv = Volume de vazios; Vw = Volume de gua nos vazios; Va = Volume de ar nos vazios; Ws = Peso do slido; Ww = Peso da gua nos vazios; g = acelerao da gravidade, 9,81 m/s2; Ms = Massa de slidos; Mw = Massa de gua. (m3) Equao (1.1) Equao (1.2) = ( + ) = + (N)

Figura 1.1 (a) Solo em estado natural e; (b) as trs fases do solo[1].

O peso especfico relativo (Gs) definido como a razo do peso especfico (s) de determinado material para o peso especfico da gua (H2O = 9,81x103 N/m3). O peso especfico dos slidos geralmente necessrio para executar diversos clculos na mecnica dos solos, e pode ser determinado mais precisamente em laboratrio [1], pela equao 1.3, e como referncia a tabela 1.1 mostra os valores de Gs dos minerais mais comuns encontrados em solo.

Equao (1.3)

Tabela 1.1 Peso especfico de minerais comuns em solo. Mineral Peso especfico, Gs Quartzo 2.65 Caulinita 2.60 Ilita 2.80 Montmorilonita 2.65-2.80 Fonte: BRAJA, 2011.

Os termos mais comuns usados para as relaes de peso so teor de umidade (w) e peso especfico. O teor de umidade (w) definido pela relao entre o peso da gua e o peso de slidos, em um determinado volume de solo, equao 1.4. O peso especfico () o peso do solo (W) por unidade de volume (V), equao 1.5. Os engenheiros de solo algumas vezes referem-se ao peso especfico, equao 1.5, como peso especfico natural. No entanto, em muitas situaes, para resolver problemas de obras de terra, preciso saber o peso por unidade de volume de solo, excluindo toda a gua. Esse peso chamado de peso especfico seco (d), equao 1.6 ou 1.7 [1]: = =

Equao (1.4)

(3 )

Equao (1.6) Equao (1.7)

(3 ) Equao (1.5)

= 1+ (3 )

As relaes de volume comumente utilizadas para as trs fases em um elemento de solo so ndice de vazios, porosidade e grau de saturao. O ndice de vazios (e) definido como a relao entre volume de vazios (Vv) e o volume de slidos, equao 1.8 ou 1.9. A porosidade (n) definida pela relao entre o volume de vazios (Vv) e o volume total (V), equao 1.10 ou 1.11. O grau de saturao (S) definido pela relao entre o volume de gua (Vw) e o volume de vazios, equao 1.6 ou 1.12[1]: =

Equao (1.8) 1 Equao (1.9) Equao (1.10)

= 1+ = =

Equao (1.11) Equao (1.12) Equao (1.13)

= =

Algumas das caractersticas dos solos mais comuns esto listadas na tabela 1.2, relacionados principalmente aos valores de e, wsat (teor de umidade natural no estado saturado) e d.
Tabela 1.2 Caractersticas de alguns solos em estado natural. Tipo de solo e wsat (%) d (KN/m3) Areia uniforme compacta 0.45 16.00 18.0 Areia siltosa com granulao angular fofa 0.65 25.00 16.0 Areia siltosa com granulao angular compacta 0.40 15.00 19.0 Argila rija 0.60 21.00 17.0 Argila mole 0.9-1.4 30-50 11.5- 14.5 Argila orgnica mole 2.5-3.2 90-120 6.0-8.0 Fonte: BRAJA, 2011.

2 OBJETIVOS. Obter a partir dos ensaios para determinao dos ndices fsicos os valores: Teor de Umidade (w); Peso Especfico Total ou Natural (); Peso Especfico Seco (d); Peso Especfico dos Gros (s); Peso Especfico Relativo (Gs); ndice de Vazios (e); Porosidade (n); Grau de Saturao (S);

3 MATERIAIS E MTODOS. 3.1 MATERIAIS. Utilizou-se uma pequena amostra de solo, frma cilndrica (figura 3.1.1a), parafina, uma balana de preciso para a determinao das massas, paqumetro, um picnmetro de 500 cm3 (figura 3.1.1b) para determinao da massa especfica de acordo com a NBR 6508:84, bomba de vcuo para retirada do ar aprisionado no solo dentro do picnmetro, termmetro para medir a temperatura da gua, funil, conta-gotas, estufa (figura 3.1.1c) para proceder com a devida secagem do material quando necessrio e equipamento (figura 3.1.1d) para retirar amostra cilndrica da frma.

Figura 3.1.1 Materiais e equipamentos utilizados.

3.2 MTODOS. Para a determinao da umidade da amostra, utilizou-se uma amostra retirada que deve ser retirada em campo, com o devido cuidado para manter a estrutura e a umidade das condies reais do solo o qual se pretende caracterizar, armazenando-se em um recipiente cilndrico vedado na parte superior e inferior com parafina para evitar a perda de umidade, como mostra a figura 3.2.1a. Deste material, retirou-se uma amostra cilndrica, mostrada nas figuras 3.2.1b e 3.2.1c, e com auxlio de um paqumetro mediu-se as dimenses do material 3 vezes. Em seguida, efetuou-se a determinao da massa da amostra ainda mida e procedeu-se com secagem da amostra levando-a em uma cpsula, figura 3.2.1d, uma estufa, devendo-se manter a uma temperatura de 105 C a 110 C em um intervalo de 16 a 24 horas, at apresentar a constncia de massa como especificado na NBR 6457.

Figura 3.2.1 Procedimentos de obteno da amostra de solo para determinao da umidade.

Para a determinao do peso especfico dos gros pelo picnmetro, utilizou-se uma amostra de solo previamente seca, aproximadamente 250 g, figura 3.2.2.

Figura 3.2.2 Amostra de solo para determinao da massa especfica.

Proseguindo o ensaio com o picnmetro, com base na NBR 6508. Efetou-se a determinao da massa somente do picnmetro e do picnmetro com gua at o menisco. Em seguida, adicionou-se gua destilada at cerca de metade do volume picnmetro, figura 3.2.3a. Adicionou-se 50,11g ao picnmetro efetuando a mistura a partir de movimentos circulares do bulbo, figura 3.2.3b, e colocou-se em uma bomba de vcuo retirando o ar aprisionado entre os gros, figura 3.2.3c. Proseguiu-se com a adio do restante da gua at 1 cm abaixo do menisco, completando-se com um conta gotas at a aferio correta e determinando a massa total.

Figura 3.2.3 Determinao da massa especfica.

Com os valores das massas obtidas, efetuou-se a determinao massa especfica do solo em questo com auxlio da equao 3.2.1 adaptada da NBR 6508, utilizando-se a curva de calibrao, mostrada na figura 3.2.4, do picnmetro para corrigir o valor da masa do picnmetro com 500 cm3 de gua destilada considerando a temperatura. No momento, aferiu-se a temperatura de 20 C. = Onde: M1 = Massa do solo. M2 = Massa do picnmetro, solo e gua. M3 = Massa do picnmetro corrigida pela sua curva de calibrao.
1
1 (2 3 )

(3 )

Equao (3.2.1)

Figura 3.2.4 Curva de calibrao do picnmetro.

4 RESULTADOS OBTIDOS. 4.1 DETERMINAO DA MASSA ESPECFICA PICNMETRO. Com a amostra seca, obteve-se os valores apresentados na tabela 1.1 da massa especfica dos gros s e peso especfico dos gro s para g = 9,81 m/s2. Para o clculo do peso especficom utilizou-se a equao 3.2.1.
Tabela 4.1.1 Dados do Ensaio com Picnmetro. Massa do Picnmetro [Mp] 174.53 g Mp + Ms 224.64 g Massa do Solo [Ms] 50.11 g Massa de gua [Mw] 500.00 g Mp + Mw 674.53 g Mp + Ms + Mw 704.32 g Mp Corrigida 673.32 g s 2.623 g/cm3 s 25.731 KN/m3

4.2 DETERMINAO DOS NDICES FSICOS. Para as trs determinaes das dimenses do cilindro, utilizou-se a mdia de altura e dimetro, tabela 4.2.1, para o clculo do volume.

Tabela 4.2.1 Dados de Dimenses da amostra. Medidas (mm) Dimenses 1 2 3 Mdia h 70.25 69.20 69.40 69.62 D 30.34 30.34 30.33 30.34

Obteve-se os valores de massa e volume, tabela 4.2.2, da amostra cilndrica para obteno das umidade w do solo e suas relaes de volume das trs fases em um elemento de solo.
Tabela 4.2.2 Dados da Amostra. Massa do Cilndro Volume do Inicial [Mo] (g) Cilindro (cm3) 121.51 50.31

Na determinao da umidade a partir da equao 1.4, obteve-se o valor na tabela 4.2.3 para apenas uma frao da massa do cilindro.
Tabela 4.2.3 Determinao do Teor de Umidade. Massa da Cpsula [Mc] 15.47 g Massa Total mida [Mc + M] 89.17 g Massa da Amostra mida [M] 73.70 g Massa Total Seca [Mc + Ms] 75.54 g Massa da Amostra Seca [Ms] 60.07 g Massa de gua na amostra [Mw] 13.63 g Umidade [w] 22,7 %

A partir da equao 1.5 e dos valores de massa e volume da tabela 4.2.2, obteve-se a massa especfica do solo mido ou natural . Com a umidade w e a equao 1.7, obteve-se a massa especfica seca d. Considerando o valor da g = 9,81 m/s2, obteve-se o peso especfico mido ou natural e peso especfico seco. Para o peso especfico da gua H2O = 9,81x103 N/m3, obteve-se o peso especfico relativo a partir da equao 1.3. Todos os valores apresentados na tabela 4.2.4.
Tabela 4.2.4 Caractersticas Fsicas do Solo. (g/cm3) d (g/cm3) (KN/m3) d (KN/m3) Gs 2.42 1.97 23.69 19.31 2.62

A partir da umidade obtida na tabela 4.2.3, calculou-se as principais relaes de volume com as equaes 1.9, 1.11 e 1.13 e seus valores so apresentados na tabela 4.2.5.
Tabela 4.2.5 Relaes de volume do solo. e n S 0.33 0.25 79 %

5 CONCLUSO. Os objetivos foram alcanados, porm deve-se fazer algumas anlises e consideraes em comparao aos solos de referncia na bibliografia consultada. Nota-se que o peso especfico relativo Gs do solo est no intervalo dos Gs dos minerais da tabela 1.1, o que se torna um indcio da possibilidade deste solo ser composto por esses minerais. Comparando-se o solo caracterizado com os tipos da tabela 1.2, este apresentou valores prximos da areia siltosa com granulao angular compacta. Percebe-se que o grau de saturao do solo apresentou-se aproximadamente 80%, este fator depende principalmente da relao entre umidade w pelo ndice de vazios e. A considerao deste fator torna-se de extrema importncia para ensaios de compactao, pois quando o solo encontra-se prximo desse valor, a curva de compactao ser afetada com um decrescimento estabelecendo uma curva limite para o teor de umidade tima wopt.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Gros de solos que passam na peneira de 4,8 mm - Determinao da massa especfica: NBR 6508. Rio de Janeiro, 1984. Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT. Amostras de solo: Preparao para ensaios de compactao e ensaios de caracterizao. NBR 6457. Rio de Janeiro, 1986. [1] BRAJA, M. Das; Fundamentos de Engenharia Geotcnica. Traduo por EZ2 Translate. 7 edio. So Paulo: Cengage Learning, 2011, p. 11-61.

You might also like