You are on page 1of 14

IT 42 Projeto Técnico Simplificado

POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORPO DE BOMBEIROS

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA

INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 42

PROJETO TÉCNICO SIMPLIFICADO PTS

819/11 .Objetivo IT 42 Projeto Técnico Simplificado Estabelecer os procedimentos administrativos e as medidas de segurança contra incêndio para regularização das edificações de baixo risco. enquadradas como Projeto Técnico Simplificado (PTS). visando a celeridade no licenciamento das microempresas. nos termos do Decreto Estadual nº 56. empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais.

.819/11.  Possuir até três pavimentos. quando se tratar de local de reunião de público (Grupo F da Tabela 1 do Decreto Estadual nº 56. desconsiderando as áreas permitidas pelo Decreto Estadual nº 56.  Ter lotação máxima de 100 pessoas. desconsiderando o subsolo quando usado exclusivamente para estacionamento.Requisitos para Enquadramento IT 42 Projeto Técnico Simplificado  Possuir área construída menor ou igual a 750 m².819/11).

para qualquer finalidade.480Kg (equivalente a 960 botijões de 13 kg). . no máximo. no caso de comércio de GLP (revenda). para qualquer finalidade. armazenamento de até 12. 20 m³ de líquidos inflamáveis ou combustíveis em tanques aéreos ou fracionados.  Armazenar. 10 m³ de gases inflamáveis em tanques ou cilindros.Requisitos para Enquadramento IT 42 Projeto Técnico Simplificado  Ter. Armazenar.  Não possuir manipulação ou armazenamento de fogos de artifício ou de outros produtos explosivos ou perigosos. no máximo.

para o interior de edificação adjacente. a saída dos ocupantes deve ser direta para a via pública.Edificações até 100 M² IT 42 Projeto Técnico Simplificado Edificações com área construída inferior a 100 m² podem ser dispensadas da vistoria do Corpo de Bombeiros e do pagamento de emolumentos. b. c. líquidos inflamáveis ou combustíveis. não possuírem produtos radioativos. explosivos. desde que atendam às seguintes condições: a. não possuírem locais de reunião de público. . não possuírem qualquer tipo de abertura através de portas. telhados ou janelas. d.

mas uma declaração de que o estabelecimento está regularizado perante o Corpo de Bombeiros e teve a vistoria dispensada. de acordo com o Decreto Estadual nº 56. nos termos do anexo F.819/11 . devendo ser declarado que a edificação se enquadra nas condições estabelecidas para a dispensa de vistoria e que foram cumpridas todas as medidas de segurança contra incêndio Nestes casos não deve ser emitido o AVCB.Edificações até 100 M² IT 42 Projeto Técnico Simplificado A solicitação deve ser feita mediante pedido formal do proprietário ou responsável pelo uso.

a saída dos ocupantes é realizada de forma direta para a via pública.000. firmo a presente declaração para que surta seus efeitos legais. ____ de ______________ de 20___. Portanto. não possui produtos radioativos.Edificações até 100 M² Declaração do interessado – Anexo F da IT-42 IT 42 Projeto Técnico Simplificado DECLARAÇÃO Eu. descritos abaixo: a. b. c. da Instrução Técnica nº 42/11 e do Decreto Estadual 56. d. Por ser a expressão da verdade. inscrito no CPF sob o nº 000.000-000.bairro ____________________. possui área inferior a 100m² e atende aos parâmetros do item 6. Declaro ainda que as medidas prescritas pelo Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco do Estado de São Paulo. não é destinada a local de reunião de público.819/11. sito na__________________________________________________________________________________ nº_______. é dispensada da necessidade de vistoria do Corpo de Bombeiros. ________________________________ Nome: Proprietário/Responsável pelo uso .nº ________. para a edificação. nestes termos. CEP: 00. residente e domiciliado na______________________________________________. inflamáveis ou combustíveis. (local e data)__________.UF.3. explosivos.000-00. telhados ou janelas. declaro para os devidos fins que a edificação. com a ocupação ________________________________________________________________________. não possui qualquer tipo de abertura por meio de portas. estão instaladas e em funcionamento. Cidade . para o interior de edificação adjacente. bairro _________________ município de____________________________________________-SP. _______________________________________. na qualidade de proprietário/responsável pelo uso.

bem como.819/11.Exigências para PTS IT 42 Projeto Técnico Simplificado Aplicam-se as medidas de segurança contra incêndio prescritas na tabela 5 do Decreto Estadual nº 56. as disposições constantes nas Instruções Técnicas pertinentes que foram resumidas para um melhor entendimento e colocadas na IT 42/11  Extintores  Sinalização de emergência  Saída de emergência  Iluminação de emergência  Centrais de GLP .

Procedimentos Administrativos IT 42 Projeto Técnico Simplificado As edificações enquadradas na IT 42 possuem procedimentos simplificados para regularização. quando o município for conveniado. Por ocasião da informatização do serviço de segurança contra incêndio. podendo ser feito diretamente no Corpo de Bombeiros ou por meio de Sistemas Integrados de Licenciamento. com a disponibilização do formulário na página do Corpo de Bombeiros e a efetivação do protocolo por meio da rede de alcance mundial . novas regras podem ser estabelecidas. visando a celeridade no processo.

Diretamente no CB . por ocasião do protocolo: a. c. Formulário de segurança contra incêndio para PTS (Anexo A). quando for o caso.Protocolo IT 42 Projeto Técnico Simplificado O PTS deve ser composto pelos seguintes documentos. . b. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do responsável técnico. Comprovante do pagamento do emolumento correspondente ao pedido de vistoria.

o interessado deve apresentar informações e declarações que certifiquem o cumprimento das exigências de segurança contra incêndio no empreendimento objeto do licenciamento.Sistema Integrado de Licenciamento IT 42 Projeto Técnico Simplificado As microempresas. . nos municípios conveniados (Piracicaba e Limeira) Para a obtenção do certificado eletrônico. que se enquadram na classificação de baixo risco. por meio do sítio do Governo na rede de alcance mundial. as empresas de pequeno porte e os microempreendedores individuais. podem ser regularizados mediante licenciamento integrado.

o Corpo de Bombeiros iniciará procedimento administrativo para cassação do certificado integrado de licenciamento . inclusive por meio de vistorias e de solicitação de documentos Constatado o não cumprimento do Regulamento de Segurança contra Incêndio das edificações e áreas de risco no Estado de São Paulo.Sistema Integrado de Licenciamento IT 42 Projeto Técnico Simplificado O Corpo de Bombeiros pode. a qualquer tempo. verificar as informações e declarações prestadas.

Modelo de declaração para edificações dispensadas de vistoria .Afastamentos de segurança para central de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) Anexo F .Distâncias máximas a serem percorridas Anexo D .Anexos da IT–42/2011 IT 42 Projeto Técnico Simplificado Anexo A .Dados para o dimensionamento das saídas de emergência Anexo C .Formulário de segurança contra incêndios para Projeto Técnico Simplificado Anexo B .Classes dos materiais de acabamento e revestimento Anexo E .

gov.policiamilitar.sp.ccb.br .IT 42 Projeto Técnico Simplificado OBRIGADO Página do Corpo de Bombeiros na Internet: www.

Related Interests