You are on page 1of 3

0avitao ?

Wikipdia, a enciclopdia livre

*gina - de 3

Cavitao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

A cavitao um en!meno originado em "uedas repentinas de presso, geralmente o#servado em sistemas $idrulicos. A com#inao entre a presso, temperatura e velocidade resulta na li#erao de ondas de c$o"ue e micro%&atos altamente energticos, causando a apario de altas tens'es mec(nicas e elevao da temperatura, provocando danos na super )cie atingida- . *ara todo luido no estado l)"uido pode ser esta#elecida uma curva "ue relaciona a presso + temperatura em "ue ocorre a vapori,ao. *or exemplo: na presso atmos rica a temperatura de vapori,ao da gua de cerca de -../0. 0ontudo, a uma presso menor, a temperatura de vapori,ao tam#m se redu,.

Modelo de propulsor gerando a cavitao em um tnel de gua experimental.

ndic e
- O en!meno 1 2a prtica 3 4er tam#m 5 6i#liogra ia 7 8iga'es externas

O fenmeno
9 ato sa#ido e previs)vel % com a a&uda do :eorema de 6ernoulli % "ue um luido escoando, ao ser acelerado, tem uma reduo da presso, para "ue a sua energia mec(nica se manten$a constante. 0onsidere%se um luido no estado l)"uido escoando com uma temperatura :. e a uma presso *.. ;m certos pontos devido + acelerao do luido, como em um vertedor, em uma tur#ina $idrulica, em uma #om#a $idrulica, em um #ocal ou em uma vlvula, a presso pode cair a um valor menor "ue a presso m)nima em "ue ocorre a vapori,ao do luido <*v= na temperatura :.. ;nto ocorrer uma vapori,ao local do luido, ormando #ol$as de vapor. A este en!meno costuma%se dar o nome de cavitao < ormao de cavidades dentro da massa l)"uida=. A cavitao comum em #om#as de gua e de >leo, vlvulas, tur#inas $idrulicas,propulsores navais, pist'es de autom>veis e at em canais de concreto com altas velocidades, como em vertedores de #arragens. ;la deve ser sempre evitada por causa dos pre&u),os inanceiros "ue causa devido a eroso associada, se&a nas ps de tur#inas, de #om#as, em pist'es ou em canais.

$ttp:@@pt.Aikipedia.org@Aiki@0avitaB03BACB03BA3o

1.@.-@1.-5

-avitao @ AiBip(dia, a enciclop(dia livre

!gina > de ?

Danos causados por cavitao em uma Turbina Francis.

Estas bolhas de vapor que se formaram no escoamento devido baixa presso, sero carregadas e podem chegar a uma regio em que a presso cresa novamente a um valor superior v. Ento ocorrer! a "imploso" dessas bolhas. #e a regio de colapso das bolhas for pr$xima a uma superf%cie s$lida, as ondas de choque geradas pelas implos&es sucessivas das bolhas podem provocar trincas microsc$picas no material, que com o tempo iro crescer e provocar o descolamento de material da superf%cie, originando uma cavidade de eroso locali'ada. Este ( um fen)meno f%sico molecular e que se dissemina e tende a aumentar com o tempo causando a ru%na dos rotores.

Na prtica
*a engenharia hidr!ulica e na engenharia mec+nica ( grande a preocupao com a cavitao, assim como com a abraso das areias e demais sedimentos transportados pela !gua no interior de bombas e turbinas, sobretudo devido aos pre,u%'os que podem causar nas esta&es elevat$rias e nas turbinas e vertedores das usinas hidrel(tricas. *o se deve confundir o fen)meno qu%mico da corroso com os fen)menos f%sicos da cavitao e da abraso,embora os efeitos nas p!s de bombas e de turbinas se,am parecidos, assim como nas superf%cies de concreto dos canais dos vertedores..

Ver tambm
-avitao na Est(tica Engenharia .idr!ulica Turbina -orroso /braso #edimento Energia hidr!ulica Turbina hidr!ulica 0omba hidr!ulica 1ertedouro Tribologia

Bibliografia
2 Metals Handbook. Surface Engineering. 1ol. 3, /#4 5nternational "4anual de .idr!ulica" 6 /'evedo *etto 6 Ed. 0lucher6 #o aulo, 7888. "-urso de .idr!ulica" 6 9orge aes :ios 6 ;*E- 6 ;isboa, 78<=.

httpEDDpt.FiBipedia.orgDFiBiD-avitaG-?G/<G-?G/?o

>CDC7D>C7=

Cavitao D Eikip,diaF a enciclop,dia livre

>/gina ! de !

Ligaes externas
Cavitao (http://cavita.pt/). Obtida de "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Cavitao oldid=!"#!$%%"" Categoria&: 'ngenharia ()&ica *ecnologia (a&e& da +at,ria -o+ba& d./g0a 1idr/0lica 2ec3nica de 4l0ido&

'&ta p/gina 4oi +odi4icada pela 5lti+a ve6 7(&) 8#h9:+in de ;! de ago&to de ;98!. '&te texto , di&ponibili6ado no& ter+o& da licena <trib0io=>artilha no& 2e&+o& *er+o& !.9 no <daptada (CC -?=@< !.9)A pode e&tar &0Beito a condiCe& adicionai&. Con&0lte a& condiCe& de 0&o para +ai& detalhe&.

http://pt.wikipedia.org/wiki/CavitaGC!G<#GC!G<!o

;9/98/;98:

You might also like