You are on page 1of 24

1

Aprendendo a interpretao a partir da imagem

interessante observar como as imagens participam do nosso cotidiano, ora nos comunicando idias, ora nos assediando, tentando nos convencer a tomar decises ou mesmo mudando nossa forma de pensar e agir.

Figura 1: Computer generated Fonte: BRIAN, 2007

Figura 2: Old Italian Fonte: SABBIA, 2006

Figura 3: No smoking Fonte: PALADIN, 2006

Comunica direo

Representa lugares

Registra proibies

Voc j havia pensado que existe uma linguagem suas visual e,

influenciando
Cuide Cuidede-se! Aproveite a vida! vida!
Figura 4: Dieting woman Fonte: (STEPANOV, 2006) Figura 5: Closeup of ice cream Fonte: (METTUS, 2008)

escolhas,

conseqentemente, a maneira como voc constri sua vida?

Uma questo importante a considerar o fato de que vivemos num tempo em que as pessoas se mostram apressadas e percebem apenas flashes de fatos tanto com as mensagens verbais quanto com as no-verbais observe que comum ouvirmos das outras pessoas: escutei um trecho da notcia..., acho que vi este produto em promoo..., agora que entendi esta propaganda... sem contar que deixamos de prestar ateno nos fatos mais comuns do seu cotidiano:

Por exemplo, na delicadeza de uma abelha polinizando uma flor...

uma plantinha que floresce...

Figura 6: Bee Fonte: (MRAVLJAK, 2007)

Figura 7: Colorful close-up Fonte:( METTUS, 2008)

a beleza do nascer ou do pr-do-sol...

Figura 8: Red sunrise Fonte: (ALEXRELLER, 2008)

O mundo contemporneo possui uma vasta diversidade de informaes que se renovam rapidamente, fazendo com que mquinas sejam substitudas por outras mais eficientes e a leitura que fazamos da nossa realidade, num espao de tempo bem curto, ganhe outros significados.

As informaes visuais se reformulam com o surgimento de novas necessidades: incluso social, avanos cientficos, reciclagem, cuidados ambientais, entre outros.

Fonte: PUZANKOVA, 2007 AGB PHOTO - SEED, 2006 RUDAT, 2007

Figura 9: Backgroud Figura 10: Ultrassom Figura 11: Green recycle

H algum tempo vem se configurando no cenrio escolar a crise da leitura de textos verbais (construdos por palavras), textos comuns aos quais estamos habituados; como fica, ento, a nossa relao com os textos visuais?

Repare que se olharmos com ateno para esta imagem veremos um texto. Um texto sem palavras, mas que produz sentido. Observe que as imagens ganham significados na medida em que enxergamos detalhes. Olhe para o rtulo da garrafa, analise o desenho do sorriso, que vai de uma ponta a outra, com os dentes cerrados; os olhos esto apertados, como se focassem algo ou algum, o trao no alto representa uma sobrancelha tpica de uma expresso de maldade, de quem tem prazer em ver o outro se dando mal. Assim sendo, na garrafa existe uma dose de maldade, o copo expressa uma maldade reduzida, uma dose menor. Nesse

contexto, ocorre uma tentativa de convencimento, de seduo. O que est por trs desta seduo? Em forma de sombra, portanto sem evidncia (escondida, por trs), est a conseqncia do consumo da bebida, que pode levar morte.
Figura 12: Seduo Fonte: (MAIA, 2008)

A leitura faz parte do nosso cotidiano, lemos o dia inteiro. Lemos o olhar de um colega, a permisso do motorista para cruzarmos a rua, uma expresso reprovadora, a disposio dos mveis num ambiente, a roupa ou o uniforme de algum, um gesto de dvida.

Figura 13: Olhos Fonte: (OLHOS, 2008)

Perceba como os olhares se comunicam conosco, porm expressam diferentes significaes.

Passamos a vida exercitando nossa capacidade de compreenso dos cdigos que nos rodeiam; tudo que construdo pela linguagem (verbal, no-verbal ou mista) tem significado, foi criado com o propsito e a necessidade de comunicar, sejam regras, proibies, informaes, alerta, publicidade, instrues, e outros.

Figura 14: Icecream


Fonte: (ESTACHESKI, 2008)

Observe que esta imagem tem significado. Perceba que, ao lermos um texto como este, sem apresentao integral das informaes, no deixamos a leitura incompleta. Ao contrrio, preenchemos as lacunas do texto juntando as informaes de mundo que temos com o

contexto deste material. Ao estabelecermos esta relao de idias estamos atentos para que no falte coerncia na interpretao. Podemos por exemplo, imaginar, que se a imagem estivesse completa, a criana estaria chorando, assustada, ou ainda, sorrindo sem graa, pois estas so as reaes comuns a uma criana que derruba seu sorvete. Contudo, sempre que lemos temos uma inteno, um objetivo: s vezes lemos para buscar informao a respeito de determinado fato, outras vezes para conhecer as regras de um jogo, tambm lemos para preencher o tempo, fazer um trabalho de escola. Assim, de acordo com o objetivo da leitura que selecionamos o que ler, onde ler, at mesmo como construir significados para o texto.

Figura 15: Soccer Fonte: (ELFFERICH, 2007)

Figura 16: Calendar Fonte: (VOROBYEVA, 2008)

Figura 17: Universo Fonte: (AGB PHOTO SEED, 2003)

Observe que, para os trs textos utilizamos diferentes objetivos de leitura, respectivamente: por prazer futebol/arte; para localizao de informaes sobre dias, semanas, meses; busca de informaes (astronomia). de fundo cientfico

Alm da variao na intencionalidade do leitor, h uma extensa variedade de textos e gneros textuais (formados por determinados tipos de textos). O texto visual, foco da nossa ateno nessa unidade, est presente nos gneros: charge, histria em quadrinhos, tirinha, cartum, placa de trnsito, fotografia, propaganda, caricatura, etiqueta de roupa, entre outros.

Outro aspecto importante para haver compreenso efetiva de um texto so as informaes prvias que o leitor precisa ter, tanto as de conhecimento de mundo (o tambm chamado conhecimento enciclopdico) quanto as informaes comuns do prprio texto: os argumentos presentes, as pistas nele contidas, as informaes implcitas e os dados contextuais, muitas vezes relevante para que o leitor faa a compreenso adequada do texto.

Figura 18: Charge Sarney Fonte: (ESCOLA DO FUTURO/USP, 2006)

Esta charge no tem significado completo para voc, aluno da 6 srie, j que esses fatos ocorreram h mais de 20 anos. Para compreend-los melhor seria necessrio que voc fizesse uma pesquisa sobre acontecimentos no governo Sarney que correspondem a termos muito utilizados naquele perodo (arrocho, preos congelados, cruzado), pois seu conhecimento de mundo provavelmente no inclui elementos que o auxiliem na compreenso do texto. No entanto, o texto permite uma leitura, uma compreenso superficial, pois possvel reconhecer que se trata do contexto econmico-brasileiro por meio das figuras: bandeira brasileira, notas cifradas (dinheiro), saco de dinheiro. Tambm no se descarta que o personagem possa ser reconhecido por voc, que estuda a Histria do Brasil e tambm percebe Jos Sarney inserido na poltica e/ou stiras polticas na mdia brasileira. Possivelmente, voc percebe uma situao presente: o saco de dinheiro est furado e sai dinheiro por ele. Pode significar que o Plano Cruzado foi uma furada, houve perda de dinheiro pblico e privado.

A charge, por exemplo, um texto visual (pode ter alguma coisa escrita ou no) cujo efeito de sentido expresso principalmente pelo desenho que, geralmente, tem traos caricatos e revela suas ideias com humor. Esses textos, veiculados em revistas ou jornais, satirizam a poltica, criticam e zombam de situaes ou fatos da realidade.

Figura 19: Brasil Fonte: (DAMASCENO, 2005)

Observe esta charge com muita ateno. Voc acredita que o texto seja uma animao sobre o nosso pas? Na realidade o texto no fala de pas, mas de pessoas, de brasileiros (por isso tem o mapa do Brasil representado). Atente para outros detalhes: alm de desdentada, a boca possui rugas, numa possvel referncia aos idosos brasileiros; outro elemento que percebemos o olhar cansado, vivido, que confirma a hiptese levantada. Juntando as informaes colhidas no texto, podemos concluir, que h uma crtica da forma como o idoso vem sendo tratado em nosso pas, ou seja, maltratado. Alm disso, o olhar e o sorriso juntos demonstram conformismo, mas o nariz e o rosto rosados denunciam constrangimento por esta situao. Outra possibilidade de interpretao considerar que nosso pas em comparao com outros jovem, ainda est em desenvolvimento. Historicamente, percebemos alguns erros que no se corrigem; poderamos pensar numa possvel ironia, uma crtica juventude, imaturidade do pas. Esta ironia pode se caracterizar no nariz vermelho e redondo, lembrando o nariz de um palhao.

Quando lemos, acionamos diferentes competncias e esquemas que nos auxiliam na construo do sentido da leitura, utilizamos algumas estratgias (consciente ou inconscientemente) que nos auxiliam no procedimento com a leitura. Para tanto, sero listadas algumas estratgias que j utilizamos; so prticas flexveis para o leitor que precisa situar e contextualizar qual delas se aplica melhor quele texto ou situao, no necessariamente precisando seguir uma ordem fixa, nem utilizar todas num mesmo texto. Segundo Naspolini (1996), as estratgias de leitura se dividem em:

ESTRATGIAS DE LEITURA:

Seleo: Nem tudo o que est escrito igualmente til. Ao lermos um texto, selecionamos as informaes relevantes e ignoramos as de menor importncia para a compreenso do texto. Nossa mente se encarrega desta tarefa, prestamos mais ateno nos aspectos que nos interessam para sermos capazes de compreender o texto.

Criao de hipteses ou predio: O leitor antecipa informaes com base nas pistas que vai percebendo no texto. No decorrer da leitura percebemos se essa predio estava certa ou errada.

Inferncia: Inferir significa ultrapassar os limites do texto ou imagem, relacionando aquilo que estamos observando ao que j conhecemos; uma estratgia muito utilizada. O leitor fornece complementos ao texto (preenchendo lacunas), a partir de seus conhecimentos prvios. Autocontrole: Atitude permanente que auxilia o leitor em fazer a ponte entre as suposies (seleo, criao de hipteses, inferncia) e as respostas que vai obtendo atravs do texto. Com o autocontrole, possvel confirmar ou descartar as predies e inferncias, garantindo uma compreenso sensata do texto. Autocorreo: Quando as hipteses levantadas no so confirmadas, h um momento de dvida. O leitor repensa a hiptese anterior, constri novas hipteses e retoma as partes anteriores do texto para fazer as devidas correes.

H uma relao de reciprocidade entre usar estratgia de leitura e interpretar o texto: se empregamos uma estratgia porque compreendemos o texto e entendemos o texto porque aplicamos a estratgia.

Em sntese: Podemos entender que leitor eficiente aquele que:

Enquanto l formula perguntas e se mantm atento (autocontrole); Seleciona informaes que considera importantes para a compreenso; Preenche lacunas, completando as informaes; Antecipa fatos;

Critica o contedo; Reformula hipteses; Estabelece relaes com outros conhecimentos; Transforma ou reconstri o texto lido.

Exerccio Visual (vdeo)

Vdeo do Pingu (2): Vamos assistir ao vdeo observando atentamente a matria visual;
depois da apresentao discutiremos as idias do texto.
PINGU, 2007. Disponvel em <http://br.youtube.com/watch?v=2jxb6s1rJnc>

Discutindo o texto: (oralmente)


1) Voc conseguiu entender o vdeo? Precisa assisti-lo novamente?

2) Os pingins utilizaram um idioma que no conhecemos. Esse fator dificultou sua interpretao? Voc ficou impossibilitado de compreender o texto?

3) Que recursos os personagens utilizaram para comunicar as idias do texto?

4) Todo texto precisa ser verbal? (ter palavras escritas ou faladas)

5) Voc sente mais atrao por que modalidade de textos? (verbal, no-verbal ou misto) Justifique.

Exerccio Visual (iluso de tica)

Vamos ver algumas imagens e exercitar nossa percepo visual:


Iluso de tica 1. Disponvel em < http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaAcheObebe.html>

O que voc v na imagem? _________________________________________________


Iluso de tica2. Disponvel em< http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaArvore.html>

Olhe rapidamente para a imagem o que voc v? ________________________________

10

Percebendo detalhes, o que voc consegue enxergar?_____________________________

Iluso de tica 3. Disponvel em:<http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaBruxa.html>

O que voc v na figura?____________________________________________________ Olhe fixamente para ela, voc percebe outra figura. Qual?__________________________
Iluso de tica 4. Disponvel em:< http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaCavalos.html>

O que voc v nessa paisagem?________________________________________________


Iluso de tica 5. Disponvel em:<http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaEsquimo.html>

O que voc v na figura?______________________________________________________ Que outra figura voc percebe?_________________________________________________


Iluso de tica 6. Disponvel em:<http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaRuaBicicletaNuvem.html >

Olhe para as bicicletas, onde elas parecem estar?___________________________________ Olhe para os troncos das quatro rvores prximos s bicicletas. Onde as bicicletas parecem estar agora?__________________________________

Exerccio Visual (pintura)

1) Observe com muita ateno:

Figura 20: Um zoolgico nas mos Fonte: (DANIELE, 2008)

a) O que as duas imagens apresentam em comum? _________________________________________________________________________ b) Que diferenas voc visualiza? _________________________________________________________________________

11

Exerccio Visual (observao/conhecimento)

1) Que profisso poderia ser representada pelas imagens abaixo:

Figura 21: Teclado Fonte: (AGB PHOTO, 2006)

Figura 22: Clave de sol Fonte: (MULTIMEIOS, 2008)

Figura 23: Tenista Figura 24: Estetospio Fonte: (AGB PHOTO, 2003) Fonte: (AGB PHOTO,2004)

_________________

________________

_____________

______________

2) Observe o quadro, analise as cores presentes em cada paisagem, compare-as e pense em algumas hipteses sobre o assunto de que vamos tratar. 1 2

Figura 25: Estaes do ano Fonte: Fort Photo, 2008

a) Escreva uma hiptese sobre o assunto:____________________________________ b) Justifique esta hiptese:________________________________________________ c) Faa um exerccio mental. Olhe novamente para as paisagens e confirme ou descarte sua hiptese. ( Apenas em pensamento).

d) Voc j havia percebido que a paisagem a mesma?__________________________ e) O que muda de um quadro para outro? _____________________________________

12

Paisagem Refere-se a que


estao

Justifique sua resposta:

1 2 3 4

3) Observe as imagens a seguir. Ambas dizem a mesma coisa?

Figura 26: Globo Fonte: (ESTACHESKI, 2008)

Figura 27: Planeta Fonte:(COLODEL, 2005)

a) Que aspectos voc observou para chegar sua interpretao? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 4) O que voc consegue ver de oposio nestas imagens? Comente:

Figura 28: Holding the world Fonte: (PALADIN, 2006)

Figura 29: World Fonte: (RUDAT, 2007)

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

13

__________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

5) O que voc consegue ver de semelhante nestas imagens? Comente:

Figura 30: Internation Cooperation Global Fonte: (BABY, 2008)

Figura 31: Earth in red gift box Fonte: (RUDAT, 2007)

_______________________________________________________________

______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________

6) O que o dinheiro faz com as pessoas? Observe e comente:

Figura 32: Businessman Fonte: (PALADIN, 2006)

Figura 33: Man pushing Dollar Fonte: (RUDAT, 2007)

_________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

14

5) Observe as imagens e repare que as duas apresentam o homem em situao

privilegiada. O que diferencia ambas?___________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________ __________________________


Figura 34: Business dream Fonte: (BABY, 2008) Figura 35: Businessmen on clouds Fonte: (BABY, 2008)

Exerccio Visual (interpretao de texto)

1) Observe as informaes que a charge oferece: a expresso do personagem, o objeto que ele carrega, o que diz a letra da msica, a inscrio da camiseta. Atente que cada item observado faz com que construamos sentidos para o texto 1.

TEXTO 1

TEXTO 2
O carnaval, festa tradicional brasileira, comemorado em quase todo pas. Cada cidade que festeja, faz sua maneira: baile de carnaval, carnaval de rua, trio eltrico, frevo... sempre esbanjando alegria, espalhando cores, brilho e criatividade. Uma brincadeira comum no carnaval, acontece em cerimnia de abertura. Quando o prefeito entrega ao Rei Momo a chave da cidade, como se entregasse a cidade folia. Na ltima noite de carnaval, o Rei Momo devolve a chave ao prefeito, dando encerramento festa.

Figura 36: Carnaval Fonte: (DAMASCENO, 2005)

15

a) Analise atentamente a charge. Depois assinale os elementos que voc percebe presentes no texto: ( ) alegria coletiva ( ) comemorao individual ( ) ironia, ridicularizao

( ) falta de castigo devido ( ) festejo da liberdade

( ) zombaria da situao ( ) presena de justia

b) Observe, se a camiseta do personagem no tivesse nenhuma inscrio, as ideias estariam mais claras ou no? Explique: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

c) Voc acredita que a chave da cidade esteja em boas mos? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

d) Quando pensa em carnaval, que imagens passam na sua cabea? _____________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

e) Que elementos voc citou na resposta anterior que tambm aparecem na charge? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

f) Descreva o que acontece de fato na charge: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________


__________________________________________________________________________________________

16

2)

Faa uma leitura do texto-no verbal abaixo. Depois siga o roteiro de observaes e

interprete detalhadamente.
.................................................................................

Figura 37: Operrios Fonte: (ROSA, 2005)

a) Atente para o personagem que est levando o pontap. Qual sua expresso fisionmica? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ b) Olhe a expresso do rob. Que sentimentos demonstra?____________________________ ___________________________________________________________________________ c) Observe que o homem tem um capacete, o que isto indica? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ d) O rob tambm est de capacete, este instrumento teria utilidade para ele? Por que o utiliza? _____________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ e) Observe o capacete de ambos, as cores so diferentes. Que significado isto pode ter? __________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ f) Quando acontece o pontap, h algum impacto com o homem?_____________ E com o rob? ______________

g) Nesse contexto, pontap significa:____________________________________________

17

h)O impulso do pontap faz com que o capacete do homem fique fora da cabea dele e o rob permanece com a cabea dentro do seu capacete, isso nos sugere que: ___________________________________________________________________________ i) Por que o homem no reage agresso? ___________________________________________________________________________ j) Observando as cores, o que o vermelho que envolve o homem sugere? ___________________________________________________________________________ l) E o vermelho associado ao rob, o que sugere? ___________________________________________________________________________ m) Voc acredita que o autor da charge utilizou cores apenas para o homem com alguma intencionalidade? Explique: ___________________________________________________________________________ n) Assinale as alternativas que de acordo com o texto so verdadeiras e poderiam completar o sentido na frase: O pontap que o rob d no homem... ( )... a nica ao presente no texto. ( )...serviu para repreend-lo de um servio malfeito. ( )... o fato relevante, que atrai a ateno do leitor a todo momento. ( )...permite compreendermos a relao de dominador e dominado. ( )...coloca a mquina acima do homem. o) D um ttulo criativo e coerente com o texto, escreva-o nos pontilhados acima da charge.

3)Vamos interpretar mais uma charge:

Figura 38: Priso de Segurana Mxima Fonte: (DAMASCENO, 2005)

18

Observe detalhadamente a imagem para depois responder.

a) Quem o personagem da charge? _________________________________________

b) Que lugar a charge retrata? ______________________________________________

c) O que o personagem est fazendo? ________________________________________ ______________________________________________________________________

d) De que instrumento ele se utiliza para dar ordens? _____________________________

e) Com quem, provavelmente, ele fala? ________________________________________

f) Observe atentamente na mo esquerda do personagem e na mesa. O que vemos? ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________

g) Podemos dizer que o tratamento que o personagem recebe est adequado com sua condio? Justifique sua resposta. _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

h) Voc reconhece este personagem no cenrio brasileiro? Que informaes voc tem sobre ele? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

i) Esta charge demonstra alguma crtica ou zomba de algum fato da realidade? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

19

Exerccio Visual (fotografia)

Fugura 39: Migrant Mother Fonte:(LANGE, 1936)

Observe a fotografia atentamente: a) O que voc v? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________ b) Quem aparece em destaque na fotografia? ___________________________________________________________________________ c) Analise a expresso fisionmica da mulher. O que ela demonstra sentir? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ d) A mo no rosto parece dar suporte para o rosto ou para suas emoes? Como voc interpreta o gesto nesse contexto? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ e) Por que a me no abraa seus filhos que parecem tristes? Quantas crianas voc v? __________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________

20

f) Observe as crianas em p, ao lado da me. Na sua opinio, esto confortando a me, buscando o conforto dela, ou nenhuma dessas alternativas? Explique: ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

g) Que impresso causa o fato de no vermos os rostos dos meninos em p? ___________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________

Para melhor compreenso desta fotografia, podemos ler a respeito: saber sobre o contexto histrico, contexto de produo, inteno do autor, etc. Quanto mais soubermos sobre o assunto, mais compreenso teremos da imagem. A fotografia registra momentos, situaes que ficaram congeladas. Porm, no se trata da imagem esttica; dinmica, viva, o retrato histrico de acontecimentos, que para buscarmos significado, alm da cuidadosa observao podemos pesquisar a seu respeito. Leia mais!
Disponvel em: <http://www.revistaea.org/img/claudia_htm_m7ebf2f1f.jpg >

Exerccio Visual (vdeo - final)

O vdeo que finaliza esta unidade didtica refora o objetivo desenvolvido durante todo trabalho, isto , a valorizao da leitura da imagem na construo do sentido, da textualidade.

O material constitudo de fotografias de Sebastio Salgado, renomado fotojornalista brasileiro, que muito tem trabalhado e contribudo com organizaes humanitrias. Suas fotografias so verdadeiramente obras de arte que retratam os desfavorecidos, marginalizados.

Enfim, o vdeo apresenta um texto para a reflexo, mas as imagens dizem mais que as palavras. Veja o vdeo e tire suas concluses.
Disponvel em:<http://br.youtube.com/watch?v=8wzh_06x10I&feature=related>

21

REFERNCIAS: AGB PHOTOS SEED. Estetoscpio. 2004. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 ______. Teclado, 2004. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 ______. Tenista. 2003. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 ______. Universo. 2003. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 ______. Ultrassom. 2006. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 ALEXRELLER. Red sunrise. 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3359806.html>. Acesso em 04 dez. 2008 BABY. Businessmen on clouds. 2008. Disponvel em:<http://www.123rf.com/photo_2643920.html>. Acesso em 08 dez. 2008 ______. Business dream. 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_2643959.html>. Acesso 08 dez. 2008 ______. Internation Cooperation Global. 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_2939597.html>. Acesso em 08 de dez. 2008 BRIAN. Computer generated. 2007. Disponvel em: < http://www.123rf.com/photo_3178379.html>. Acesso em 04 dez.2008. COLODEL,C. Planeta. 2005. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008 DAMASCENO. Brasil. 2005. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008 ______. Carnaval. 2005. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008

22

______. Priso de Segurana Mxima. 2005. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008 DANIELLE. Um zoolgico nas mos. 2008. Disponvel em:<http://webdesigngrafico.blogspot.com/2008/08/um-zoolgico-nas-mos.html>. Acesso em: 4 dez. 2008. ELFFERICH, R. Soccer. 2007. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_2281674.html>. Acesso em: 4 dez. 2008 ESTACHESKI, J. Globo. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008. ______. Icecream. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 FORT PHOTO. Estaes do ano. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008. ILUSO DE TICA 1. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaAcheObebe.html>. Acesso em: 24 nov. 2008. ILUSO DE TICA 2. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaArvore.html>. Acesso em 24 nov. 2008. ILUSO DE TICA 3. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaBruxa.html>. Acesso em: 24 nov. 2008. ILUSO DE TICA 4. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaCavalos.html>. Acesso em: 24 nov. 2008. ILUSO DE TICA 5. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaEsquimo.html>. Acesso em: 24 nov. 2008. ILUSO DE TICA 6. Disponvel em: <http://www.ilusao.net/IlusaoDeOpticaRuaBicicletaNuvem.html >. Acesso em: 24 nov. 2008. LANGE, D. Migrant Mother. 1936. Disponvel em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=103&class=13>. Acesso em 04 dez. 2008. MAIA. Seduo. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 METTUS. Closeup of ice cream. 2008. Disponvel em:<http://www.123rf.com/photo_3746588.html>. Acesso em 04 dez. 2008.

23

______. Colorful close-up, 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3313796.html>. Acesso em 04 dez. 2008. MRAVLJAK, S. Bee. 2007. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_2825206.html>. Acesso em: 4 dez. 2008 MULTIMEIOS. Clave de sol. 2008. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em: 27 nov. 2008 NASPOLINI, Ana Tereza. Didtica de portugus: tijolo por tijolo: leitura e produo. So Paulo: FTD, 1996. OLHOS. Disponvel em: <http://bp0.blogger.com/_lIwugYACWu4/SBQDwHWEYI/AAAAAAAAAdo/z0NvV02cdS0/s1600-h/179.jpg>. Acesso em: 27 nov. 2008 PALADIN, P. Businessman. 2006. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_906981.html>. Acesso em: 8 dez. 2008 ______. Holding the world. 2006. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_786662.html>. Acesso em: 4 dez. 2008. ______. No smoking.2006. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_1832882.html>. Acesso em: 4 dez. 2008. PINGU. Disponvel em: <http://br.youtube.com/watch?v=2jxb6s1rJnc>. Acesso em: 11 dez. 2008. PUZANKOVA, J. Backgroud. 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3126988.html>. Acesso em: 4 dez. 2008 ROSA. Operrios. 2005. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008 RUDAT. Earth in red gift box. 2007. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3427406.html>. Acesso em: 8 dez. 2008 ______. Green recycle. 2007. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3067433.html>. Acesso em: 4 dez. 2008 ______. Man pushing Dollar. 2007. Disponvel em:<http://www.123rf.com/photo_3177395.html>. Acesso em 08 dez. 2008 ______. World. 2007. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3067433.html>. Acesso em: 4 dez. 2008 SABBIA, P. Old Italian. 2006. Disponvel em:<http://www.123rf.com/photo_3669830.html>. Acesso em 04 dez. 2008. SOL, Isabel. Estratgias de leitura. 6. ed. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

24

STEPANOV, A. Dieting woman. 2006. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3476831.html>. Acesso em 04 dez. 2008. VOROBYEVA, A. Calendar. 2008. Disponvel em: <http://www.123rf.com/photo_3371532.html>. Acesso em: 4 dez. 2008. USP/ Escola do Futuro. Charge Sarney. 2006. Disponvel em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/bancoimagem/frm_buscarImagens3.php>. Acesso em 27 nov. 2008

You might also like