You are on page 1of 50

Semana de Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária

, Financeira e de Contratações Públicas

Oficina nº 29 Termo de Referência e Projeto Básico

ABOP

ABOP ABOP

Slide 1 Slide Slide 1 1

Semana de Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas
Ementa da Oficina Nº 29 / Área: Contratações Públicas Legislação / Fundamentos
TERMO DE REFERÊNCIA E PROJETO BÁSICO Conteúdo 1. Disposições preliminares 4. Justificativa 8. Cronograma físico-financeiro 10. Prazo de execução Objetivo 1. Analisar a legislação relacionada aos instrumentos; 2. Identificar aspectos polêmicos; 2. Aspéctos legais 3. Definição do objeto 5. Especificação do objeto/serviço 9. Condições de recebimento 11. Procedimento de gerenciamento e fiscalização

Carga Horária: 4 horas

6. Responsabilidades das partes 7. Estimativa de custos

3 Verificar formas de otimizar os procedimentos usuais e praticá-los.
Metodologia Aula expositiva/participativa Oficinas pedagógicas Pré-requisito recomendável Não há. Público alvo Servidores Públicos

ABOP

ABOP ABOP

Slide 2 Slide Slide 2 2

Semana de Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

 Aspectos legais:

Projeto Básico

Art. 6º, IX Lei n.º 8.666/93 É o conjunto de elementos para caracterizar a obra, ou o serviço ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação.

ABOP

ABOP ABOP

Slide 3 Slide Slide 3 3

Semana de Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

O Projeto Básico é peça importante para orientar a realização de todos os procedimentos administrativos do processo de compras e contratação.

Em qualquer licitação de obras e serviços, se o projeto básico for falho ou incompleto, a licitação estará viciada e a contratação não atenderá aos objetivos da Administração.

ABOP

ABOP ABOP

Slide 4 Slide Slide 4 4

Semana de Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária, Financeira e de Contratações Públicas

Onde ocorrem a maioria das falhas:
. Identificação da necessidade;

. Definição do objeto; . Definição das regras da disputa (edital); . Na execução do objeto.

ABOP

ABOP ABOP

Slide 5 Slide Slide 5 5

(art. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Em quais situações o Projeto Básico deverá ser utilizado? A lei estabelece que o projeto básico deve estar anexado ao ato convocatório. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. e deve ser elaborado segundo as exigências contidas na Lei nº 8.Semana de Orçamentária.666. de 1993. dele sendo parte integrante. 40 § 2º I) ABOP ABOP ABOP Slide 6 Slide Slide 6 6 .

para contratações diretas por dispensa ou inexigibilidade de licitação. Financeira e de Contratações Públicas Nos casos de dispensa e inexigibilidade de licitação é obrigatório a elaboração do Projeto Básico? O projeto básico também é obrigatório. (orientação do TCU) ABOP ABOP ABOP Slide 7 Slide Slide 7 7 .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. no que couber.

520. local de entrega e.892/13 (Art. quando couber. e da Lei nº 10. promovendo a adequação dos respectivos termos de referência ou projetos básicos encaminhados para atender aos requisitos de padronização e racionalização... Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. inclusive quanto aos quantitativos e termo de referência ou projeto básico. adequado ao registro de preços do qual pretende fazer parte. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. devendo ainda: (. nos termos da Lei nº 8. cronograma de contratação e respectivas especificações ou termo de referência ou projeto básico.confirmar junto aos órgãos participantes a sua concordância com o objeto a ser licitado.. providenciando o encaminhamento ao órgão gerenciador de sua estimativa de consumo. Financeira e de Contratações Públicas No caso de licitação para Registro de Preços é necessário a elaboração do Projeto Básico? Decreto nº 7. V . 6º O órgão participante será responsável pela manifestação de interesse em participar do registro de preços.) II .consolidar informações relativas à estimativa individual e total de consumo. de 21 de junho de 1993. de 17 de julho de 2002. Art. 5º Caberá ao órgão gerenciador (. 5º) Art.Semana de Orçamentária.666..) ABOP ABOP ABOP Slide 8 Slide Slide 8 8 .

Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.666/93) ABOP ABOP ABOP Slide 9 Slide Slide 9 9 . 7º. § 2º. aprovado pela autoridade competente (art.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. I – Lei n. Financeira e de Contratações Públicas Quem será responsável pela elaboração do Projeto Básico? Unidade requisitante.º 8.

II (Decreto n. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. 9º. I (Decreto n. (lei 10. Financeira e de Contratações Públicas Termo de Referência Art. Art. ABOP ABOP ABOP Slide 10 Slide Slide 10 10 .450/05) É documento da fase interna do pregão.º 3. 8º. em que o requisitante esclarece aquilo que realmente precisa. trazendo a definição do objeto e os demais elementos necessários à sua perfeita contratação e execução.555/00) Art.520/02).º 5.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. 3º I.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. quer seja na sua forma presencial ou eletrônica.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Em quais situações o Termo de Referência deverá ser utilizado? O termo de referência é peça imprescindível de todo e qualquer processo aquisitivo na modalidade de pregão. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 11 Slide Slide 11 11 .

Semana de Orçamentária. II .450/05 (Art. 9º): I . Financeira e de Contratações Públicas Quem será responsável pela elaboração do Termo de Referência? Decreto Federal n. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 12 Slide Slide 12 12 . Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.elaboração de termo de referência pelo órgão requisitante.º 5.aprovação do termo de referência pela autoridade competente.

Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas À semelhança do projeto básico. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 13 Slide Slide 13 13 . é fundamental que a Administração disponha de um instrumento que concentre todas as informações necessárias à fiel execução do objeto da licitação. o termo de referência deve conter todos os elementos e informações necessárias à seleção do contratado e à execução fiel do objeto da licitação. Qualquer que seja a designação.

17 e 19. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 14 Slide Slide 14 14 . em especial os arts. Contratação de solução em Tecnologia da Informação Observar IN 04/2010 – MPOG. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.14 e 15. Financeira e de Contratações Públicas Contratação de serviços continuados ou não Observar IN 02/2008 – MPOG (com alterações).Semana de Orçamentária. em especial os arts.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Justificativa. o projeto básico e o termo de referência deverão apresentar. Definição do objeto. Financeira e de Contratações Públicas  Elementos do Projeto Básico e do Termo de Referência Para cumprir suas funções legais e administrativas. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. Responsabilidades das partes. os seguintes elementos: Necessidade. Especificação do objeto. ABOP ABOP ABOP Slide 15 Slide Slide 15 15 . conforme o caso.

Estimativa de mercado). Sanções. Procedimento de gerenciamento fiscalização. e ABOP ABOP ABOP Slide 16 Slide Slide 16 16 .. Prazo de execução. custos (pesquisa de Cronograma físico-financeiro. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Critérios de escolha da proposta.. Condições de recebimento.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Elementos (continuação). Definição da empreitada.

Financeira e de Contratações Públicas  Necessidade: A necessidade é o problema (demanda) que precisa ser resolvido pela Administração e que inicia o processo de contratação pública.Semana de Orçamentária. A requisição serve para materializar e apontar a demanda (o problema) e não para descrever o objeto (a solução). Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 17 Slide Slide 17 17 . A identificação da necessidade é o ato de levantamento real ou potencial de uma demanda. Se ela conseguir cumprir bem as duas missões – excelente. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.

O erro na identificação da necessidade ocasiona sérios problemas na definição do objeto. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. já que é o objeto (solução) que deve se ajustar a necessidade e não a necessidade se ajustar ao objeto. para a adequada configuração da necessidade. ouvir as pessoas envolvidas. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas É indispensável.Semana de Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 18 Slide Slide 18 18 . enfim preparar uma espécie de Briefing. conhecer todas as peculiaridades e detalhes que envolvem a demanda.

Para todo problema (ou necessidade) deve haver. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. uma solução. ABOP ABOP ABOP Slide 19 Slide Slide 19 19 .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas  Definição do Objeto: O objeto é a solução para o problema. O objeto se expressa na idéia de um encargo que alguém terá que cumprir como condição para que a necessidade possa ser satisfeita. pelo menos.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. e Economicidade. Financeira e de Contratações Públicas Na definição do objeto devem ser observadas as seguintes condições: Adequação técnica à necessidade. É preciso encontrar a medida exata entre estas três condições. Preservação da competitividade. ABOP ABOP ABOP Slide 20 Slide Slide 20 20 . Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.

Lei n° 8. I. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. insuficientes. Financeira e de Contratações Públicas Na definição do objeto é proibido estabelecer exigências excessivas. Excessiva é a exigência que vai além do necessário para garantir o cumprimento do objeto (satisfação da necessidade) Descrição sucinta e clara (art.666/93) ABOP ABOP ABOP Slide 21 Slide Slide 21 21 . 40.Semana de Orçamentária. desnecessárias e imprecisas.

666/93. Financeira e de Contratações Públicas TCU: Descrição do objeto – garantia de contratação do objeto mais adequado A definição dos objetos a serem licitados de forma precisa e completa.. ambos da Lei n° 8.Semana de Orçamentária.. e 40. IX. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. inc. a fim de que seja fornecido aos licitantes e órgãos de controle todo o conjunto de elementos necessários e suficientes. de modo a garantir a contratação do objeto mais adequado às necessidades da Entidade. Decisão nº 695/96 ABOP ABOP ABOP Slide 22 Slide Slide 22 22 . conforme prevêem os arts. tanto nos projetos básicos quanto nos instrumentos convocatórios. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. I. com nível de precisão adequado para caracterizar o objeto da licitação. 6°. inc.

É com base na necessidade que se sabe se a descrição é ou não legal. Financeira e de Contratações Públicas  Justificativa: A definição motivada. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Ou seja. ABOP ABOP ABOP Slide 23 Slide Slide 23 23 .Semana de Orçamentária. do objeto deve ser sempre O que legitima as escolhas da Administração em relação às especificações técnicas é a necessidade. exigências técnicas são legais se forem justificáveis de acordo com a necessidade.

Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. previamente.Semana de Orçamentária. Acórdão nº 254/2007 – Primeira Câmara ABOP ABOP ABOP Slide 24 Slide Slide 24 24 . nos autos dos procedimentos licitatórios. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.3. Financeira e de Contratações Públicas TCU: Objeto – motivos e fundamentos 9.2 – consigne. os motivos e fundamentos da necessidade de realização do objeto das licitações.

mesmo existindo inúmeras outras soluções equivalentes. Direcionamento ou restrição!!! Haverá direcionamento ou restrição na disputa quando apenas um ou poucos produtos/serviços puderem atender às exigências da Administração. Financeira e de Contratações Públicas  Especificação do objeto: É preciso ter muito cuidado em relação à configuração das especificações técnicas que individualizarão o objeto (a solução). ABOP ABOP ABOP Slide 25 Slide Slide 25 25 .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.

O que configura a ilegalidade não é a restrição em si. ABOP ABOP ABOP Slide 26 Slide Slide 26 26 . Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. necessariamente.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas O fato de haver restrição à disputa não significa. mas a existência de uma ou mais exigências na descrição do objeto que afastam interessados e não se justificam em razão da necessidade. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. que haja ilegalidade.

666/93 Vedação de licitação de bens e serviços sem similaridade ou de marcas.) O TCU encampou a concepção de que a indicação da marca é admissível para fins de padronização.Semana de Orçamentária.. salvo justificativa técnica (. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. § 5°. 7°. Lei n° 8. Financeira e de Contratações Públicas Art.196/2002 . características e especificações exclusivas.. Decisão n° 1. se acompanhada por razões de ordem técnica.Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 27 Slide Slide 27 27 .

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. diante de uma específica necessidade. Haverá casos em que não será possível recorrer às especificações padrões usualmente adotadas no mercado. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Para se definir e descrever adequadamente o objeto e garantir a adequada satisfação da necessidade é indispensável conhecer a realidade do mercado e as soluções que ele possibilita.Semana de Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 28 Slide Slide 28 28 .

Financeira e de Contratações Públicas Amostra!? É preciso definir se haverá necessidade de apresentação de amostras pelos licitantes. definindo-se quando. ABOP ABOP ABOP Slide 29 Slide Slide 29 29 . Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. pois a exigência de amostra não pode ser um elemento surpresa para o licitante.Semana de Orçamentária. onde e como as amostras serão apresentadas e avaliadas.

Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. provocando restrição ao caráter competitivo da licitação (art. 3°. incisos I e II da Lei n° 8.66693)” Decisão nº 450/2000 – Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 30 Slide Slide 30 30 . Financeira e de Contratações Públicas TCU: Exigência de amostra – momento – assinatura do contrato “abstenha-se de exigir a apresentação de protótipos em fase anterior à assinatura do contrato por onerar os participantes do certame. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.

ABOP ABOP ABOP Slide 31 Slide Slide 31 31 . as especificações para a aquisição de bens. considerando os processos de extração ou fabricação. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. contratação de serviços e obras por parte dos órgãos e entidades da administração pública federal direta.Semana de Orçamentária. 3º da Lei nº 8. autárquica e fundacional deverão conter critérios de sustentabilidade ambiental.666. utilização e descarte dos produtos e matérias-primas. 1º Nos termos do art. de 21 de junho de 1993. Financeira e de Contratações Públicas Exigência de critérios de sustentabilidade ambiental nas especificações (IN 01/2010 – MPOG) Art.

Art. Financeira e de Contratações Públicas Art. 2º Para o cumprimento do disposto nesta Instrução Normativa. 3º Nas licitações que utilizem como critério de julgamento o tipo melhor técnica ou técnica e preço.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 32 Slide Slide 32 32 . o instrumento convocatório deverá formular as exigências de natureza ambiental de forma a não frustrar a competitividade. deverão ser estabelecidos no edital critérios objetivos de sustentabilidade ambiental para a avaliação e classificação das propostas.

Financeira e de Contratações Públicas  Responsabilidade das partes: O Projeto Básico e o Termo de referência deverão especificar as prestações que incumbem a cada parte e.Semana de Orçamentária. que não integram normalmente o regime jurídico dos contratos administrativos. que só se aplicarão se previamente estabelecidos. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. além disso. todos os deveres. ABOP ABOP ABOP Slide 33 Slide Slide 33 33 . Em especial aqueles específicos ao objeto. ainda que acessórios.

Financeira e de Contratações Públicas Estimativa de custos (pesquisa de mercado): Para que se possa iniciar a pesquisa de preço é indispensável que todas as especificações do objeto tenham sido reunidas. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. etc. licitações realizadas. com base nos orçamentos obtidos junto aos fornecedores. A pesquisa deve ser materializada no processo.Semana de Orçamentária. bancos de dados. ABOP ABOP ABOP Slide 34 Slide Slide 34 34 . documentos ou informações apuradas pelo próprio servidor em decorrência das consultas realizadas nos sites. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.

ABOP ABOP ABOP Slide 35 Slide Slide 35 35 . d) possibilitar a escolha da modalidade procedimentos relativos à Lei n° 8.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.666/93. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. b) viabilizar a fixação de preço máximo para a licitação. Financeira e de Contratações Públicas Objetivo da pesquisa é: a) a estimativa da despesa a ser suportada. nos e) viabilizar o atendimento das exigências relativas à publicidade legal no pregão. c) apontar indício de preço inexeqüível. f) subsidiar a análise e o julgamento das propostas.

da Lei n° 8. Financeira e de Contratações Públicas TCU: Descrição do objeto e pesquisa de mercado 9. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. Acórdão 939/2003 – Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 36 Slide Slide 36 36 . com vistas à verificação da compatibilidade dos valores oferecidos pelos licitantes. em atenção ao artigo 15.666/93.2. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. §1°.2 – proceda a pesquisas de preços de mercado.Semana de Orçamentária.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. III) fixar preço máximo com base em pesquisa incerta ou insegura. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. ABOP ABOP ABOP Slide 37 Slide Slide 37 37 . quando existirem vários. IV) utilizar pesquisa feita em época passada. II) consultar sempre o mesmo fornecedor. Financeira e de Contratações Públicas Pesquisa de preços – o que deve ser evitado: I) valer-se de pesquisa realizada num único fornecedor ou em poucos. V) adotar pesquisa com base na descrição genérica do objetivo e não na descrição específica.

40. da Lei n° 8. Financeira e de Contratações Públicas  Cronograma físico-financeiro: : Art. ABOP ABOP ABOP Slide 38 Slide Slide 38 38 . XIV . prevendo: b) Cronograma de desembolso máximo por período.666/93: O edital conterá. em conformidade com a disponibilidade de recursos financeiros..Condições de pagamento.. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.

Possibilidade de antecipação de pagamento para custeio de instalação e mobilização (inciso XIII. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. contado a partir da data final do período de adimplemento de cada parcela. 40) ABOP ABOP ABOP Slide 39 Slide Slide 39 39 . Financeira e de Contratações Públicas a) Prazo de pagamento não superior a trinta dias. do art.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. a Administração Pública recebe em caráter permanente o objeto e o incorpora ao seu patrimônio. resistência. ABOP ABOP ABOP Slide 40 Slide Slide 40 40 . • definitivamente: após verificação da qualidade e quantidade do material. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas  Condições de recebimento: : O recebimento de bens referentes a compras poderá ser definitivo ou provisório: • provisório: a Administração Pública recebe provisoriamente o objeto para testes necessários à comprovação de sua qualidade. eficiência e operatividade.

Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. a comissão levará em consideração os critérios objetivos definidos no edital ou convite. 44 da Lei n° 8. os quais não devem contrariar as normas e princípios estabelecidos por esta lei.666/93: No julgamento das propostas. ABOP ABOP ABOP Slide 41 Slide Slide 41 41 . Financeira e de Contratações Públicas  Critérios de escolha da proposta: Art.

da Lei n° 8. VIII.Empreitada integral.Tarefa. .Empreitada por preço unitário. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. 6°.Semana de Orçamentária.666/93: . Financeira e de Contratações Públicas Definição da empreitada: Verificar o melhor regime de contratação conforme art. . ABOP ABOP ABOP Slide 42 Slide Slide 42 42 .Empreitada por preço global. .

Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. da entrega. As regras variarão conforme as circunstâncias. ABOP ABOP ABOP Slide 43 Slide Slide 43 43 . Financeira e de Contratações Públicas Prazo de execução: O projeto básico e o termo de referência definiram os prazos de execução das prestações que incumbem às partes. Poderão considerar-se como distintos os momentos da conclusão. da observação e do recebimento definitivo. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.

ABOP ABOP ABOP Slide 44 Slide Slide 44 44 . 87) .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.Suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração .450/05 (art. Financeira e de Contratações Públicas  Sanções: Lei nº 8. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.666/93 (art.Advertência .Declaração de inidoneidade Decreto nº 5.: as penalidades serão obrigatoriamente registradas no SICAF.Multa .descredenciamento no Sicaf Obs.impedimento de licitar e de contratar com a União . 28) .

Financeira e de Contratações Públicas  Procedimento de gerenciamento e fiscalização: Gestão ≠ Fiscalização Na gestão. do reequilíbrio econômico-financeiro. Já a fiscalização é exercida necessariamente por um representante da Administração. por exemplo. de incidentes relativos a pagamentos. de prorrogação. de questões ligadas à documentação. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. etc. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. ao controle dos prazos de vencimento.Semana de Orçamentária. como preceitua a lei. cuida-se. especialmente designado. que cuidará pontualmente de cada contrato (agente 67) ABOP ABOP ABOP Slide 45 Slide Slide 45 45 .

inc. quando da elaboração de projeto básico para elaboração de obras. o detalhamento dos procedimentos a serem adotados nesse exame..1.666/93. Financeira e de Contratações Públicas Alguns julgados: TCU: Requisitos exigidos “. a fim de avaliar a sua conformação às especificações técnicas exigidas.Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 46 Slide Slide 46 46 . atentar. nos editais de licitação que estabeleçam a realização de testes e análises em amostras dos produtos ofertados.2 – faça incluir. embora a rigor seja exigida pela Lei 8.nomenclatura Nota: o TCU aceitou o detalhamento do serviço em documento que não tinha no preâmbulo a nomenclatura projeto básico.. Decisão nº 420/1996 . garantindo a competição dos licitantes em condições de igualdade” Acórdão nº 159/1995 – Primeira Câmara TCU: Previsão no edital da exigência de amostras 8.666/93. 6°. IX da Lei 8. Decisão nº 592/2000 – Plenário TCU: Projeto Básico . Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.Semana de Orçamentária. para o nível de detalhamento previsto no art. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.

antecipação de pagamentos. 6°) que resultou em acréscimo superior aos 25% permitidos (art... 65) Acórdão nº 65/2004 .000.Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 47 Slide Slide 47 47 . observe a necessidade de confecção de cronogramas. em seus certames licitatórios.. evitando a liberação injustificada de recursos à contratada no início dos trabalhos.Semana de Orçamentária.00 (fev2004) e inabilitação para ocupar cargo público por um ano” Acórdão nº 93/2004 – Plenário TCU: Projeto Básico . Entre outras irregularidades ensejou multa de R$4. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. apenas faça a licitação de obras quando o projeto básico for suficientemente detalhado. evitando a necessidade de revisões generalizadas de projetos e a realização de obras com projeto diferente do que foi utilizado na licitação para contratação de empreiteira Acórdão nº 461/2003 – Plenário TCU: Cronogramas “.deficiente Nota: o TCU imputou multa ao responsável pela inadequação de projeto básico (art. para adequar a execução física à financeira. Financeira e de Contratações Públicas TCU: Projeto Básico . procedimento que pode vir a caracterizar.detalhamento “. compreenda a totalidade dos serviços e seja adequado ao trecho que se visa construir. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária..

a inexistência de projetos adequados tem sido a principal razão da série de obras paralisadas em nosso País.” Acórdão nº 1. como também do grande número de contratos superfaturados com o que nos deparamos constantemente nos processos de fiscalização levados à efeito por esta Corte de Contas.5 do Acórdão 1414/2003 – Plenário . DJ 01/09/99 – 3ª Turma TCU: Projeto Básico – vícios na elaboração – penalização dos responsáveis “Faça constar.) É pacífico o entendimento jurisprudencial no sentido de que o nome que se dá a determinado documento não o caracteriza nem o desvirtua. Financeira e de Contratações Públicas TCU: Projeto Básico – deficientes – efeitos “. em conformidade com determinação contida no item 9...666/2004 .. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. trata-se de Projeto Básico. no qual foram detalhados. as construções a serem executadas pelo cessionário. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária. isto sim.TCU. na verdade.. nos instrumentos convocatórios e contratual de futuras licitações para elaboração de projetos básico e/ou executivo.Plenário ABOP ABOP ABOP Slide 48 Slide Slide 48 48 .1. AGA nº 1999904010133909/PR. o seu conteúdo.Semana de Orçamentária. importando. Acórdão nº 136/2004 – Plenário TRF/4ª Região: Projeto Básico – terminologia não essencial (. Do exame dos elementos contidos no “Termo de Referência” conclui-se que. bem como os custos daí decorrentes. minuciosamente. cláusulas que expressem minuciosamente as penalidades cabíveis a serem aplicadas aos responsáveis pelos erros porventura constatados nesses projetos.

Financeira e de Contratações Públicas “Tudo o que vale a pena ser feito merece e exige ser bem feito.” (Philip Chesterfield) ABOP ABOP ABOP Slide 49 Slide Slide 49 49 .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.

Financeira e de Contratações Públicas Ministério do Planejamento.MP Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação .SLTI Email Institucional: comprasnet@planejamento. Financeira e de Contratações Públicas IX Semana de Administração Orçamentária.gov.br ABOP ABOP ABOP Slide 50 Slide Slide 50 50 . Orçamento e Gestão .Semana de Orçamentária. Financeira e de Contratações Públicas Semana deAdministração Administração Orçamentária.