You are on page 1of 1

Av. Deputado Lus Eduardo Magalhes, Km 523, s/n Feira de Santana/BA Telefax: (75) 2101.

7171

www.saisnordeste.com.br

NUTRIENTE GRANULADO SN-110-MMZ


DESCRIO TCNICA:
O nutriente SN-110-MMZ um blend mineral balanceado para processos fermentativos de produo de etanol e bebidas destiladas, composto por ons de fsforo e nitrognio acrescido de ons de magnsio, mangans e zinco e tem como principal funo repor, suplementar e corrigir as carncias minerais e desequilbrios moleculares do caldo aps a embebio nas moendas e seu posterior tratamento (decantao) e pelas variaes de composio dos filtrados e melaos durante o processo de fabricao do acar, acelerar a absoro de H2PO3- e favorecer a multiplicao das clulas e a reao alcolica. Os benefcios da reposio mineral realizada pelo nutriente SN-110-MMZ so notados aps algumas rodadas atravs de anlises de eficincia fermentativa. O nutriente SN-110-MMZ recomendado para auxiliar na multiplicao e/ou recuperao das leveduras diante de situaes de estresse causadas pelas variaes elevadas de temperatura de fermentao, pH baixo, caldo com excesso de clcio e sulfito, alta presso osmtica, infeces e outras contaminaes. O SN-110-MMZ tambm indicado como nutriente para tratamentos aerbicos e anaerbicos de efluentes.
do a eficincia fermentativa. Necessidade da levedura: 100 a 200 ppm. Este on ativa as enzimas envolvidas na sntese de protenas e coenzima (tiamina) e participa da desidrogenase, estimulando o efeito do zinco. Necessidade da levedura: 1 a 5 ppm. um cofator enzimtico para inmeras enzimas importantes na fermentao e multiplicao, inclusive a importante desidrogenase; a sua absoro pela levedura feita mediante troca com dois ons K+, mas reduzida a pH abaixo de 5.

Mn Zn

DOSAGEM E APLICAO
O nutriente SN-110-MMZ pode ser aplicado dissolvido em gua na proporo 1:10 diretamente no mosto, na cuba ou dornas de fermentao. A dosagem orientativa pode variar de 5,0 a 30,0 Kg/100m de p de cuba dependendo da qualidade do mosto, de qualquer forma, recomendamos uma anlise peridica do perfil quantitativo de Zn, Mg, Mn, NH4 e P2O5 deste mosto para ajustes. Este produto substitui o uso de MAP e Sulfato de Amnio com enorme vantagem e economia.

CARACTERSTICAS
O nutriente SN-110-MMZ contm 20% de P2O5 e 20% de NTOTAL, solvel em meios de pH abaixo de 3 e totalmente assimilvel pelas leveduras.

EMBALAGEM
O nutriente granulado SN-110-MMZ embalado em sacos de 25 Kg fracionados em 5 Kg.

ARMAZENAMENTO E MANUSEIO
O nutriente SN-110-MMZ um produto seguro, no oferece nenhum risco aos operadores e possui baixo impacto ambiental. Observar as recomendaes contidas na FISPQ em relao ao uso de EPIs. um produto de uso industrial e seus componentes qumicos so considerados seguros pelo FDA para o uso como auxiliares de fabricao, ingredientes ou aditivos conforme disposies e limitaes l citados, permitindo a recuperao das leveduras tratadas para o uso em rao animal. O armazenamento deve ser em locais cobertos, ventilados e longe de fontes de calor. As embalagens devem ser mantidas sempre fechadas.

MECANISMO DE AO
Dados da Fermentec* afirmam que os ons presentes no nutriente SN-110-MMZ interagem da seguinte maneira:
O nitrognio absorvvel pelas leveduras nas formas amoniacais, amdicas ou amnicas e faz parte dos aminocidos e protenas, das enzimas e dos cidos nuclicos, sendo o NH4+ um ativador enzimtico. 25% do nitrognio (NH3NH4+) so utilizados pelas leveduras para a fermentao e 75% para a multiplicao. Este on auxilia na soltura da clula filha, incrementando a multiplicao com consequente diminuio do tempo de fermentao e aumento de rendimento. Necessidade da levedura: 100 a 150 ppm. Integra as molculas informacionais (DNA e RNA) e estruturais (membrana fosfolipdica) participando ativamente nos processos de transformao e transferncia de energia qumica sendo necessrio multiplicao e fermentao. Necessidade da levedura: 50 a 250 ppm. outro ativador enzimtico de vrias reaes do metabolismo da levedura, inclusive gliclise, mantm a integridade e a permeabilidade das membranas e a sua deficincia faz com que a clula filha no se desprenda da clula me, prejudican-

REGISTROS
FDA 21CFR 173.310, 182.8997, 184.1261, 184.1443, 184.1461, 184.1643, 184.1143, 184.1141a e 573.920. NCM: 28332990 A fabricao deste produto segue s normas tcnicas ambientais, no entanto isentamo-nos diante da utilizao, aplicao e manuseio inadequado do mesmo. O nutriente SN-110-MMZ um produto de uso industrial. As recomendaes includas em sua FISPQ devem ser observadas. Os compostos do nutriente SN-110-MMZ so substncias seguras para o uso como auxiliares de produo de etanol e de bebidas alcolicas, permitindo, dessa forma, a recuperao das leveduras para o uso em rao animal.

OUTRAS INFORMAES

Mg
*

Amorim, Henrique V., Palestra: Como os minerais do mosto afetam a fermentao, slides, 2007; Campos, Dinailson C., Palestra: Impacto dos minerais sobre a fermentao, slides, 2007. Autor: Boletim N Flvio Pimentel 1 N revises:

Arquivo: BT.DOCX.PDF

51

1 Edio: Ult. reviso:

17/05/12 10/09/12

Aprovado por: Ult. reviso por:

Henrique Manzini Flavio Pimentel

You might also like