You are on page 1of 2

Universidade de Braslia - UnB Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinria FAV Manejo Integrado de Pragas

Danilo Akio de Sousa Esashika

Resenha: Manejo comportamental da localizao e reconhecimento do hospedeiro em insetos: importncia para o MIP O manejo comportamental visando alterar a movimentao do inseto no campo em direo da cultura principal atravs de plantas armadilhas, refgios, diversificao de plantas ou armadilhas maais pode ser uma importante ferramenta no Manejo Integrado de Pragas, desde que , utilizada em conjunto com outras tcnicas. Alm de ser ambientalmente vantajosa, retarda o desenvolvimento de resistncia inseticidas e mudanas fisiolgicas que tornem o inseto resistente s estruturas de defesa da planta adquiridas com o melhoramento vegetal. uma ferramenta com capacidade de contribuir para a sustentabilidade da produo por tornar o ambiente mais diverso e reduo no uso de pesticidas.

Localizao e reconhecimento do hospedeiro Como a maioria dos insetos holometbolos possuem baixa capacidade de deslocamento no perodo larval, o local de deposio dos ovos vital para o crescimento da prole. A fmea geralmente ovoposita em locais com riquezas de recursos para seus filhotes, logo, estando em local de poucos recursos (alimento) ela se desloca em busca de locais mais favorveis. Para determinar/encontrar hospedeiros favorveis os insetos examinam o meio frequentemente (atravs do olfato, paladar, viso e tato), enquanto isso, sua fisiologia determina os nveis de aceitao a partir dos estmulos externos gerados no contato com o hospedeiro, podendo gerar o comportamento de consumo (alimentar ou ovoposio). A interao entre os estmulos externos e as condies fisiolgicas do inseto descrita pelo modelo de gangorra, onde o somatrio dos estmulos externos influencia no comportamento de consumo, alm disso, as condies fisiolgicas do inseto (fome ou saciedade, ovrio repleto ou vazio) tambm influenciam na deciso. Na interao dos fatores, condies fisiolgicas favorveis ao consumo exigem menor quantidade de estmulos externos para a aceitao, enquanto condies fisiolgicas desfavorveis pedem grandes estmulos externos. H ainda um mecanismo de controle de feedback negativo, onde a aceitao contribui para o acrscimo dos estmulos internos de inibio, enquanto os eventos de rejeio aumentam os estmulos internos excitatrios. Portanto os estmulos externos captados pelo inseto atravs dos seus sentidos interagem com os estmulos internos derivados das

condies fisiolgicas do inseto, na medida em que h a aceitao (alimentao, ovoposio) os estmulos internos vo se reduzindo pois com o tempo o inseto fica saciado e/ou sem ovos. O modelo da gangorra derivado da fsica, que lida com eventos submetidos a regras mais slidas, a sua aplicao para explicar o comportamento de insetos tm as suas limitaes por se tratar de um ser vivo que possui capacidade de aprendizado e mudanas comportamentais, fisiolgicas e morfolgicas muitas vezes imprevisveis. O modelo nem sempre capaz de explicar a realidade comportamental dos insetos, por haver muitas variveis que ao interagirem provocam novos comportamentos totalmente diferentes de quando no havia a interao. Porm, os estudos dessas interaes, chamadas de sinergismo, vm elucidando as relaes antes desconhecidas permitindo utilizar o modelo da gangorra com maior segurana para determinar a atratividade dos hospedeiros aos insetos.

Manejo comportamental, reconhecimento da planta hospedeira pelo inseto: mtodo push-pull

You might also like