You are on page 1of 12

Sumrio

Como este documento pode ajudar voc 1 Escrevendo em linguagem clara 1 Ttulo 2 Sumrio 2 Prefcio 2 Introduo 2 Escopo 3 Referncias normativas 3 4 4 6 7 7 8 9 9 Termos e denies Sees Tabelas e guras Expresses matemticas Anexos Bibliograa Formatos preferenciais de arquivos Direitos autorais

Como este documento pode ajudar voc


Este documento destinado s pessoas que desejam escrever Normas Brasileiras de maneira clara, concisa e de acordo com as diretrizes da ABNT. Para um melhor detalhamento das regras de redao e estruturao, consulte a Diretiva ABNT, Parte 2: 2011 Regras para estrutura e redao de Documentos Tcnicos ABNT (ABNT/DP2).

Escrevendo em linguagem clara


Elabore Normas Brasileiras pensando no usurio. Utilizar uma linguagem clara um meio eciente de passar sua mensagem, de modo que o leitor seja capaz de adotar as aes que voc deseja. Ao escrever de maneira clara, concisa e de fcil leitura porm no simplista , os autores evitam interpretaes errneas. Alm disso, este estilo de redao reduz tempo e custos de traduo e, facilitando a compreenso, reduz igualmente o tempo de discusso durante o processo de elaborao. Tenha em mente que a utilizao de uma linguagem clara no signica reduzir o tamanho de sua mensagem ou modicar o seu signicado, ou seja, no signica uma simplicao exagerada de seu texto. necessrio que voc mantenha sempre o foco nos seus leitores tcnicos. Como utilizar uma linguagem clara: Faa com que a sua mensagem principal seja clara para voc mesmo tente reler o texto em voz alta. Coloque-se no lugar do leitor. Escreva enunciados objetivos. Tenha apenas uma ideia por frase. Elimine palavras desnecessrias e evite longas listas em seus enunciados. Utilize a voz ativa sempre que puder. Seja conciso, desde que a conciso no prejudique o entendimento.
Como Escrever Normas Brasileiras

Utilize palavras curtas e simples. Evite transformar verbos em substantivos. Seja cuidadoso com a pontuao. Utilize mais pontos e menos vrgulas e parnteses. Faa listas quando possvel. Escreva frases de forma positiva. Preste bastante ateno no escopo do documento. Utilize uma linguagem simples sempre que possvel, mas evite jarges. Utilize linguagem inclusiva sempre que possvel. Em resumo, diga o que quer dizer utilizando as palavras mais simples que se encaixem no contexto.

Ttulo
(ABNT/DP2, 6.1.1) O ttulo deve ser claro e conciso, e pode incluir os seguintes elementos: a) Elemento introdutrio; b) Elemento central; c) Elemento complementar. a) Mquinas eltricas girantes b) Motores de induo c) Parte 1: Trifsicos

Prefcio
(ABNT/DP2, 6.1.3) Os prefcios dos Documentos Tcnicos ABNT so elaborados pela Gerncia de Editorao e Acervo da ABNT a partir de informaes apresentadas pelos Comits Tcnicos.

Introduo
(ABNT/DP2, 6.1.4) A introduo opcional, mas a ABNT incentiva a sua incluso. Ela pode descrever o contedo da Norma Brasileira e fornecer informaes importantes. A introduo pode ajudar os usurios a decidir se a norma atende s suas necessidades. No inclua ressalvas ou determinaes que possam limitar a utilizao da norma.

Sumrio
(ABNT/DP2, 6.1.2) O sumrio um elemento opcional. Como regra geral, ele pode ser til para documentos que possuam mais de 10 pginas. Sua elaborao de responsabilidade da Gerncia de Editorao e Acervo da ABNT.

Introduo
Nas ltimas dcadas tm crescido a mobilizao e a preocupao da sociedade com temas associados tica, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento econmico, desenvolvimento sustentvel e incluso social. Neste sentido, organizaes de todos os tipos esto cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade e preocupadas em atingir e demonstrar desempenhos ambientais, econmicos e sociais adequados.

Como Escrever Normas Brasileiras

Escopo
(ABNT/DP2, 6.1.4) O escopo obrigatrio e descreve os objetivos do documento (por exemplo: Esta Norma especica, estabelece, fornece diretivas para, dene termos).

Referncias Normativas
(ABNT/DP2, 6.2.2) A seo de referncias normativas opcional e lista outros documentos que so indispensveis aplicao da norma. Lembre-se de datar suas referncias se estas mencionarem uma seo especca, subseo, gura, tabela etc. de outro documento. O ideal sempre fazer referncia a outras Normas Brasileiras. Normas ISO e IEC ou de outros organismos podem ser referenciadas, sob determinadas condies.

1 Escopo
1.1 Esta Norma estabelece os requisitos mnimos para motores de induo trifsicos, com exceo daqueles motores mencionados em 1.2. 1.2 Esta Norma no se aplica aos motores de induo para veculos de trao.

2 Referncias normativas
Os documentos relacionados a seguir so indispensveis aplicao deste documento. Para referncias datadas, aplicam-se somente as edies citadas. Para referncias no datadas, aplicam-se as edies mais recentes do referido documento (incluindo emendas). ABNT NBR 5383-1, Mquinas eltricas girantes Parte 1: Motores de induo trifsicos Ensaios ABNT NBR 15367, Mquinas eltricas girantes Motores de induo Marcao de cabos terminais e sentido de rotao

Voc deve ser capaz de express-lo como uma srie de fatos denidos. No coloque qualquer tipo de requisito no escopo.

Como Escrever Normas Brasileiras

Termos e definies
(ABNT/DP2, 6.3.1) Esta uma seo opcional que permite esclarecer o signicado de determinados termos no contexto da norma. Uma denio um texto capaz de substituir o termo sempre que for utilizada. As denies no devem conter requisitos ou recomendaes. O exemplo abaixo mostra uma gama de elementos que podem ser includos na seo de termos e denies:

Sees
(ABNT/DP2, 6.3.3) Sees e subsees constituem a parte principal da Norma Brasileira. Esta a parte da norma que indica aos usurios o que eles precisam fazer para implement-la. Numere as sees e subsees para ajudar os usurios a referenciar as partes-chave da Norma Brasileira. Nas Normas Brasileiras, existem os conceitos normativos e informativos do documento. Conceitos normativos do texto contm requisitos que precisam ser obedecidos. Conceitos informativos ajudam a entender os requisitos. Em todas as sees, voc deve ser claro sobre o que so requisitos e o que so recomendaes ou outro tipo de determinao. A ABNT utiliza os seguintes termos para garantir esta distino: Requisitos: deve, no pode. Recomendaes: convm que, no convm que, recomenda-se que, no recomenda-se que. Permisso: pode, no precisa. Possibilidade e capacidade: possvel, no possvel. A ABNT no permite que suas normas obriguem o uso de servios como ensaios ou certicaes (por exemplo, por outra empresa). Os requisitos devem ser escritos de modo que possam ser vericados por qualquer usurio. Nas Normas Brasileiras, aconselha-se que no sejam citadas marcas ou empresas. Itens patenteados podem ser referenciados sob determinadas condies. Por favor, contate a Gerncia do Processo de Normalizao da ABNT

3 Termos e definies
Para os efeitos deste documento, aplicam-se os seguintes termos e denies. 3.1 pasta de combustvel pasta que, em contato com o combustvel em estado lquido, identica a sua presena por meio de mudana de cor 3.2 pasta para gua pasta que, em contato com a gua em estado lquido, identica a sua presena por meio de mudana de cor 3.3 tubo de carga tubo instalado no interior do tanque, ligado boca de enchimento, destinado ao recebimento de combustvel

Como Escrever Normas Brasileiras

se necessitar de informaes adicionais sobre a incluso destes itens. Notas e exemplos so usados para fornecer informaes adicionais que visam auxiliar a compreenso e a utilizao do

documento. No coloque qualquer tipo de requisito em notas e exemplos. Voc pode ainda se referir a um documento especco, em vez de repetir grandes trechos de texto (veja o exemplo abaixo).

5 Caractersticas nominais
5.1 Declarao das caractersticas nominais

As caractersticas nominais, como denido em 3.1, devem ser atribudas pelo fabricante. Na declarao das caractersticas nominais, o fabricante deve selecionar uma das classes de caractersticas nominais denidas em 5.2.1 a 5.2.6. A designao da classe de caracterstica nominal deve ser escrita aps a potncia nominal. Se nenhuma caracterstica for anotada, caractersticas nominais para regime contnuo so aplicadas. Quando componentes acessrios (como reatores, capacitores etc.) so conectados pelo fabricante como parte da mquina, os valores das caractersticas nominais devem se referir aos terminais de alimentao de todo o conjunto. NOTA Isto no se aplica aos transformadores de potncia conectados entre a mquina e a fonte de alimentao.

Como Escrever Normas Brasileiras

Tabelas (ABNT/DP2, 6.6.6) e figuras (ABNT/DP2, 6.6.5)


Tabelas e guras devem ter legendas e ttulos, como indicado a seguir:

Tabela 17 - Fatores de servio


Potncial nominal kW 0,037 0,06 0,09 0,12 0,18
a

Fator de servio

cv 3 600 1/20 1/12 1/8 1/6 1/4 1,4 1,4 1,4 1,35 1,35

Rotao sncrona rpm 1 800 1,4 1,4 1,4 1,35 1,35 1 200 1,4 1,4 1,4 1,35 1,35 900 1,4 1,4 1,4 1,35 1,35

No caso de motores de gaiola, estes fatores de servio se aplicam somente s categorias N e H.

Notas utilizadas em tabelas e guras seguem as mesmas regras das notas de texto. As notas de tabela tambm no podem conter requisitos, mas as notas de rodap de tabela podem.
t t t

Legenda P carga Pv perdas eltricas temperatura mx temperatura mxima atingida durante o ciclo t tempo

mx

Pv

Figura 1 - Regime tipo S1 - Regime contnuo


6
Como Escrever Normas Brasileiras

Expresses matemticas
(ABNT/DP2, 6.6.10) As equaes devem ser digitadas em um aplicativo especco. Utilize o Sistema Internacional de Unidades. Explique o signicado dos smbolos utilizados na equao em formato de lista, logo abaixo da equao.

FHV =

2 un n =2 n

onde un o valor por unidade do harmnico de tenso (referido tenso nominal UN); n a ordem do harmnico (no divisvel por trs, no caso de motores trifsicos).

Anexos Normativo (ABNT/DP2, 6.3.8) Informativo (ABNT/DP2, 6.4.1)


Anexos so utilizados para fornecer informaes adicionais para o usurio da norma. Eles podem ser normativos (por exemplo, um mtodo de ensaio que o usurio deve seguir) ou informativos (informao adicional que complemente o entendimento do usurio). Os anexos so designados por letras maisculas (A, B, C etc.). O Anexo A o primeiro anexo citado no texto.

Anexo A
(informativo) Efeitos de um sistema de tenses desequilibrado sobre as caractersticas de funcionamento de motores de induo trifsicos de gaiola A.1 Generalidades

A.1.1 Quando o sistema trifsico de tenses aplicado aos terminais de um motor de induo trifsico de gaiola no equilibrado, as correntes no enrolamento do estator so desiguais. Uma pequena porcentagem de desequilbrio entre as tenses causa um desequilbrio muito maior nas correntes. A.1.2 A aplicao de um sistema de tenses desequilibrado a um motor de induo trifsico introduz uma componente de sequncia negativa na tenso, e isto produz no entreferro um campo magntico de sentido inverso ao deslocamento do rotor, tendendo a produzir correntes elevadas nos enrolamentos. Uma pequena componente de sequncia negativa na tenso pode produzir correntes bem superiores quelas existentes na condio de um sistema de tenses equilibrado. Consequentemente, a elevao da temperatura de um motor funcionando com um sistema de tenses desequilibrado ser superior quela do motor funcionando nas mesmas condies de carga, porm com um sistema de tenses equilibrado.
Como Escrever Normas Brasileiras

Anexo B
(normativo) Folha de dados A folha de dados deve conter no mnimo o seguinte: todos os dados constantes na marcao conforme Seo 22; nome do comprador; identicao do pedido do comprador; forma construtiva (ver ABNT NBR IEC 60034-7); conjugado nominal; conjugado com rotor bloqueado para motores de gaiola; conjugado mximo.

Bibliografia

(ABNT/DP2 Subseo 6.4.2)

Liste na Bibliograa os documentos que podem fornecer informaes adicionais sobre o tema normalizado para o usurio.

Bibliografia
[1] ABNT NBR IEC 60034-6, Mquinas eltricas girantes Parte 6: Mtodos de resfriamento (Cdigo IC) [2] ABNT NBR IEC 60079-1, Atmosferas explosivas Parte 1: Proteo de equipamentos por invlucros prova de exploso d [3] IEC 60034-12, Rotating electrical machines Part 12: Starting performance of single-speed three-phase cage induction motors [4] IEC 60050-411, International electrotechnical vocabulary Chapter 411: Rotating machines [5] IEC 80000-4-811, International electrotechnical vocabulary Chapter 811: Electric traction [6] ISO/IEC 80000-4, Quantities and units Part 4: Mechanics

Como Escrever Normas Brasileiras

Formatos preferenciais de arquivos


A ABNT aceita documentos de todas as verses dos formatos em MS Word. Os formatos preferenciais para desenhos tcnicos so: arquivos DWG ou DXF (em formato AutoCAD), Vector AI e Vector EPS. No entanto, praticamente qualquer outro formato aceitvel.

Direitos autorais
A nota sobre direitos autorais a seguir deve aparecer na folha de apresentao dos Projetos dos Comits. ABNT (ano) Todos os direitos reservados. Salvo disposio em contrrio, nenhuma parte desta publicao pode ser modicada ou utilizada de outra forma que altere seu contedo. Esta publicao no um documento normativo e tem apenas a incumbncia de permitir uma consulta prvia ao assunto tratado. No autorizado postar na internet ou intranet sem prvia permisso por escrito. A permisso pode ser solicitada aos meios de comunicao da ABNT. Uma nota abreviada deve aparecer em cada pgina em nota de rodap, como a seguir: ABNT (ano) - Todos os direitos reservados

Como Escrever Normas Brasileiras

ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas Av. Treze de Maio, 13 - 28 andar Brasil - Rio de Janeiro - RJ Tel. +55 21 3974-2300 Fax +55 21 3974-2346 atendimento.rj@abnt.org.br www.abnt.org.br

ABNT 2014 - Todos os direitos reservados

You might also like