You are on page 1of 36

Para facilitar seus estudos: Leia atentamente os mdulos e se achar necessrio responda NO CADERNO as atividades propostas. Elas no so obrigatrias.

Consulte o dicionrio sempre que no souber o significado das palavras. Se necessrio, utilize o volume da biblioteca. Se voc tiver dvidas com a matria, consulte uma das professoras na sala de Histria.

IMPORTANTE: NO ESCREVA NA APOSTILA, POIS ELA SER TROCADA POR OUTRA. A TROCA S SER FEITA SE A APOSTILA ESTIVER EM PERFEITO ESTADO.

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Desde tempos muito antigos, o homem e a mulher se interessam em conhecer sua origem. As explicaes at ento aceitas, eram as histrias da criao do mundo, do homem e da mulher que existem em todas as religies. Mas, somente no sculo XIX, surgiram as primeiras teorias afirmando que o homem atual descende de uma ESPCIE ANIMAL a chamada TEORIA DA EVOLUO.
isso mesmo! Somos descendentes de uma espcie animal que evoluiu, at chegarmos ao que somos hoje.

Neste mdulo voc aprender em linhas gerais, como isso aconteceu. Vamos l!?

Em 1868, na Frana, trabalhadores que faziam escavaes para construo de uma estrada de ferro, descobriram, por acaso, fsseis de crnios, que se assemelhavam aos do homem atual, mas, apresentavam algumas diferenas.

Fsseis: restos endurecidos de seres vivos (animal ou vegetal), que se extrai do seio da terra. Ancestrais: nossos antepassados.

Examinando esse material, os cientistas chegaram concluso de que se tratava de um antigo antepassado do homem. Foram feitas outras escavaes na Europa, na sia e na frica e, ento, a histria dos nossos primeiros ancestrais comeou a ser revelada. Contudo, muitas perguntas ainda ficam sem respostas, mas, a cada dia surgem novas revelaes.
Arquelogos fazendo escavaes, procura de fontes histricas.

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Durante o sculo XIX (por volta de 1859) os estudos e pesquisas apresentaram notveis progressos, explicando a origem e evoluo da vida. Pesquisadores como Alfred Russel Wallace e Charles Darwin, chegaram a quase exatamente as mesmas concluses sobre a origem das espcies: que a vida progrediu em nosso planeta atravs de um processo de adaptao, luta e sobrevivncia dos mais aptos a chamada TEORIA DA EVOLUO.

Portanto, o aparecimento do homem na terra foi um dos resultados finais desse processo de adaptao e evoluo.

E assim, possvel afirmar que, desde que o homem surgiu na terra, ele foi ocupando os espaos, enfrentando desafios e transformando a natureza.

Ento, as vrias formas de vida, desde o PRINCPIO, foram desafiadas pelo Meio Ambiente a se ADAPTAR ou a MEIO AMBIENTE: Conjunto de condies naturais DESAPARECER e, ao se (clima, gua, solo, relevo e vegetao) e tambm, adaptarem, as formas de vida o conjunto de influncias que atuam sobre os organismos vivos e os seres humanos (tradies, tornaram-se cada vez mais costumes, leis, crenas e situao econmica). EVOLUDAS. A evoluo do reino animal chegou a um ponto culminante com o aparecimento dos mamferos. O incio da evoluo humana encontra-se nos PRIMATAS (grupo que inclui homens e macacos) e foi no interior da ordem dos primatas que desenvolveuse uma linha evolutiva separando os homens dos macacos.

PRIMATAS 3 milhes de anos a.C.

HOMINDEOS 1 milhes de anos a.C.

EVOLUO

HOMO SAPIENS 8.000 a.C.

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

A partir da, surgiram os HOMINDEOS, espcie intermediria dessa evoluo. Essa linhagem evoluiu e desenvolveu aspectos fundamentais para que acontecesse essa separao entre os homens e macacos, que foi o CRESCIMENTO DO CREBRO, a progressiva conquista da POSTURA ERETA e por ltimo, a LINGUAGEM, caractersticas distintas dos seres humanos. Com os HOMINDEOS, as espcies que se tornariam humanas foram aos poucos, assumindo caractersticas fsicas e mentais mais prximas s do homem atual. Surge ento, os HOMO SAPIENS, isto , a espcie humana tal como a conhecemos hoje. Bom, explicando de uma forma bem simples, o que se acredita que em algum momento do passado, a linhagem dos humanos e dos macacos devem ter compartilhado um ancestral comum os primatas, e que desses, outra linhagem se desenvolveu e evoluiu, separando o homem do macaco.
Assim, possvel afirmar que, a espcie humana evoluiu a partir de formas inferiores de vida, passando por uma srie de mudanas decorrentes das transformaes do seu meio ambiente, at chegar postura ereta e aos pensamentos do homem moderno. Em vrias partes do mundo tm-se encontrado fsseis e ossadas, que permitem essa reconstruo da evoluo humana.

Muitos ANIMAIS vivem s, como por exemplo, o tigre. Outros vivem em grupos e a sobrevivncia de cada um depende do desempenho do grupo para caar ou se defender, e outros ainda, seguem uma diviso de tarefas bem definida, como por exemplo, as formigas. A ESPCIE HUMANA tambm vive em grupos, mas, ao contrrio da maioria dos animais, as crianas dependem muito dos pais para sobreviverem, ao passo que a maioria dos mamferos, com 1 ano de idade, conseguem sobreviver por si, seguindo o curso natural da espcie, sendo diferente dos humanos. A espcie humana em grupos, recebe o nome de sociedade. Todavia, a sociedade no existe sem os humanos. Somos ns que criamos e recriamos a sociedade e os valores culturais materiais como: habitaes, instrumentos, armas, vestimentas, etc., como tambm, os valores culturais imateriais, que no existe como coisa e sim como idia. Por exemplo, uma mesa uma coisa, mas a amizade uma idia, um valor.

foram construindo objetos, inventando instrumentos, criando regras e estabelecendo valores morais.

Ento, ao longo de milhares de anos, os SERES HUMANOS

Assim, possvel concluir que a CULTURA diferencia o homem das demais espcies. CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Responda em seu caderno: 01. Explique o que voc entendeu sobre a Teoria da Evoluo. 02. Na sociedade humana, todos dependem uns dos outros. Cite um exemplo dessa dependncia.

Continuando...

Saiba que para facilitar o estudo da

EVOLUO DA HUMANIDADE,
os historiadores dividiram a HISTRIA em dois grandes perodos:

PRPR-HISTRIA e HISTRIA...
... o que voc estudar agora, em linhas gerais...

Bem, j se passaram milhes de anos desde que o ser humano comeou a sua evoluo biolgica e cultural. Ele comeou, ento, a pensar e a usar o crebro e as mos para extrair da natureza os recursos necessrios sua sobrevivncia. No processo de sua evoluo biolgica e cultural, o ser humano foi passando por fases no perodo que chamamos de Pr-Histria, isto , antes da descoberta da escrita. Essas fases receberam os nomes de Paleoltico, Neoltico e Idade dos Metais. Observe com ateno, a Linha do Tempo abaixo.

Hoje... ano 1 nasce Cristo

Aparecimento das primeiras espcie humanas na Terra

CEESVO

4.000 a.C. Escrita

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

A pr-histria vai do aparecimento do homem at a inveno da escrita, ocorridas por volta de 4000 anos antes do nascimento de Cristo. Saiba que as mudanas no ocorrem da noite para o dia ou apenas em alguns anos, mas foi um processo lento de transformao. Como era a vida no Paleoltico? A primeira fase, conhecida como Paleoltico, corresponde ao perodo mais longo da histria da humanidade. Durante o Paleoltico, o ser humano no era produtor de alimento. Era caador e coletor. Vivia da caa, da pesca e da coleta de frutos, razes e ovos. Praticava, portanto, uma economia de coleta.
As condies de vida dos primeiros homens eram bastante rudimentares e sujeitas s mudanas da natureza.

A organizao social e econmica entre os caadores e coletores do Paleoltico era extremamente simples. Inicialmente viviam em bandos e se ajudavam para a obteno de alimentos. Com o tempo passaram a morar em cavernas e a dividir o trabalho de acordo com a idade e o sexo. Os homens caavam; as mulheres geralmente faziam a coleta. Passaram a se organizar num regime de comunidade primitiva, caracterizada pela propriedade coletiva dos meios de produo, isto , tudo o que era coIetado, pescado e caado ficava para o grupo. No havia donos, todos trabalhavam e o produto do trabalho era dividido entre os membros do grupo de acordo com as necessidades de cada um. Nessa fase, aprenderam a fazer e a controlar o fogo, utilizando-o para se aquecer do frio, para cozinhar alimentos, para se defender dos animais ferozes, para iluminar as cavernas onde habitavam. No Paleoltico os homens praticavam uma economia nmade, isto , eles mudavam de uma regio para outra em busca de mais peixes, frutas e caa, quando esses alimentos escasseavam. Nmades e caadores, os seres humanos do Paleoltico caminharam milhares e milhares de quilmetros ao longo dos sculos, povoando diversos territrios, acumulando conhecimentos e com isso construindo as bases da civilizao atual. Voc acha que existem pessoas que vivem atualmente como eles viviam? Onde? Atualmente alguns grupos indgenas no interior do Brasil e de regies da frica, Austrlia e Polinsia conservam caractersticas do perodo paleoltico.

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

E como era a vida no perodo Neoltico? Nesse perodo o ser humano j possua caractersticas fsicas semelhantes s do homem atual. Como tcnica usava o polimento de pedras e ossos. Alm de machados comuns, passa a utilizar o osso para a fabricao de arcos, flechas, arpes e lanas. Nesse perodo ocorreu a Revoluo Neoltica, ou seja, ocorreram transformaes na forma de vida do ser humano. Mudanas climticas alteraram a vida sobre a Terra tornando escassos a gua e os alimentos que se encontravam na natureza. A partir da, homens e animais passaram a procurar regies prximas s margens dos rios.

Alm dos problemas climticos, o crescimento da populao, tornou difcil a obteno de alimentos, o que levou o ser humano a se fixar e iniciar o cultivo da terra - a praticar a agricultura. Assim, o ser humano tornou-se sedentrio, isto , passou a ter habitao fixa. O ser humano passou de simples coletor da natureza para produtor. Ao lado da agricultura, o ser humano passou a domesticar alguns animais, desenvolvendo assim o pastoreio. dessa poca tambm o desenvolvimento do artesanato, das tcnicas de fiao, de tecelagem e da fabricao de cermica. E como era a vida no perodo da Idade dos Metais? Aproximadamente no ano 5000 a.C. o ser humano comeou a fundir o cobre e, posteriormente, o estanho. Da fuso desses dois metais obteve o bronze, mais duro e resistente, com o qual fabricava espada, lanas e utenslios. Nasceu assim a metalurgia e, com ela, o chamado Perodo dos Metais.
Machados de ferro da Idade dos Metais.

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Responda em seu caderno: A agricultura e a domesticao de animais permitiu ao homem passar do nomadismo para o sedentarismo. Sendo assim, responda: 03. Por que antes da descoberta da agricultura e da domesticao dos animais o homem era nmade? 04. Por que essas descobertas permitiram ao homem se tornar sedentrio? Resumindo: O tempo antes da escrita, denominado Pr-Histria, pode ser dividido em 3 perodos: Paleoltico, Neoltico e Idade dos Metais. Foram caractersticas do Paleoltico: tcnica de lascar: pedras, madeiras, ossos; uso do fogo; ausncia de propriedade privada; sociedade de caadores e coletores. Foram caractersticas do Neoltico: desenvolvimento da agricultura e do pastoreio; o homem passou de nmade a sedentrio, de coletor a produtor e a viver em aldeias. Na Idade dos Metais: utilizavam-se metais como o cobre e o bronze para fabricao de ferramentas, utenslios e armas; aumentou a diferenciao de atividades entre os homens e aumentou tambm a distncia entre os que tinham e os que no tinham bens.

A influncia que o vento, a chuva, o sol, os animais e as plantas tinham na vida dos homens e mulheres era decisiva. A luta pela sobrevivncia e a necessidade de compreender o mundo a sua volta para poder agir sobre ele, levaram provavelmente nossos ancestrais a buscar algo dos elementos da natureza: a espiritualidade. Esses homens e mulheres da pr-histria mostravam as primeiras preocupaes com os mortos. Muitos eram enterrados com alimentos ou coberto com flores, indcio de que acreditavam numa vida aps a morte. A manifestao do pensamento mgico dos nossos ancestrais, est ligado as primeiras manifestaes artsticas da humanidade. Em algumas cavernas da rea ocupada atualmente pela Frana e Espanha, foram encontradas inmeras pinturas. Elas foram feitas entre 35.000 a.C. e 8000 a.C. e retratam, principalmente animais e cenas de caa porque acreditavam que essas pinturas garantiam melhores caadas. Dessa forma possvel afirmar que a arte e a religio tiveram uma origem comum.

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO


Existem vrias hipteses sobre a origem dos antigos seres humanos que habitavam o continente americano, inclusive o Brasil. Entre as hipteses existentes, a mais aceita sustenta que os antigos seres humanos americanos so originrios da sia e chegaram ao continente americano passando pelo Estreito de Bering, que liga a sia Amrica do Norte. Observe no mapa abaixo, os possveis caminhos percorridos pelos primeiros habitantes da Amrica.

Portanto, a Amrica do Norte, Amrica Central e Amrica do Sul, j eram habitadas muitos anos antes de Cristovo Colombo tomar posse dessas terras em 1492, em nome da Espanha. Dessa forma, o Brasil tambm foi sendo povoado, junto com os outros pases das Amricas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil, h cerca de 500 anos, essa terra era povoada por aproximadamente 5 milhes de pessoas, os indgenas. Esses povos no deixaram documentos escritos.

Portanto, para sabermos da sua Histria, devemos usar dos vestgios deixados por eles. Os primeiros habitantes do Brasil deixaram vestgios arqueolgicos que nos do algumas idias a respeito de como eles viviam.

Vestgios arqueolgicos: restos de objetos e de casas, pinturas, esqueletos, fogueiras, etc.

Onde so encontrados esses vestgios?

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

s vezes, ao trabalhar em sua terra, muitos lavradores j encontraram pedaos de tigelas de barro ou mesmo grandes potes, tambm de barro, com esqueletos em seu interior. Outras vezes acharam objetos de PALEOLTICO: alguns artefatos dos coletores/caadores: pedra usados para ponta de lana feita de osso, cortar, raspar e quebrar ponta feita de chifre, furador... sementes ou outras utilidades. Tambm em muitas cavernas do interior do Brasil e mesmo em lajes de pedras ao ar livre, encontram-se pinturas ou outros sinais gravados na pedra. Escavaes iniciadas em 1978 em So Raimundo Nonato, no Piau, encontraram vestgios arqueolgicos que possibilitaram aos estudiosos do assunto concluir que seres humanos viveram na regio h 45 mil anos. As descobertas recentes fazem do Piau o mais importante stio arqueolgico do Brasil.
Stios arqueolgicos: so os lugares onde so encontrados restos humanos.

Pintura rupestre da Serra da Capivara Piau.

Pintura rupestre da Gruta do Boqueiro da Pedra Furada Piau.

Visite o Museu de Sorocaba, no Zoolgico Quinzinho de Barros e voc poder observar alguns desses objetos (de barro e pedra) encontrados na nossa regio e que testemunham a vida desses humanos aqui, num perodo to distante de ns.

Como voc deve ter observado, tudo o que o homem fez desde antes da escrita at hoje, hoje implicou em trabalho, transformou seja, o homem agindo na natureza para transform -la em seu benefcio, construindo dessa forma a sua prpria histria.

CEESVO

10

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

E como era a vida dos homens que usavam esses objetos?

Os tempos mais remotos foram chamados de Idade da pedra lascada (ou Paleoltico), quando armas e utenslios eram feitos com lascas de pedras trabalhadas rusticamente. Na fase seguinte, Idade da pedra polida (ou Neoltico), os objetos so mais elaborados. O polimento da pedra indica um progresso tcnico(...). Depois o homem apropriou-se dos metais.
(Marques, Adhemar e outros. Histria - Os caminhos do Homem. Belo Horizonte, Ed. L, 1991).

Responda em seu caderno: 05. Segundo a tcnica de fabricao de instrumentos, qual a diferena entre os perodos Paleoltico e Neoltico?

Os Borors, embora conhecessem a agricultura, no a praticavam; viviam da caa. Outros, os Trumai, eram principalmente agricultores; os demais praticavam a agricultura, a caa e a pesca. (...) no domesticavam animais. No conheciam os metais - viviam ainda na Idade da Pedra.
(Marques, Adhemar. Os caminhos do homem. Belo Horizonte, Ed. L, 1991.)

O texto 2, nos mostra um pouco da organizao das tribos brasileiras da nascente do Rio Xingu, na Amaznia, em fins do sculo retrasado, por volta de 1884 sculo XIX. Apesar do longo espao de tempo que separou estes indgenas dos homens do Paleoltico (texto 1), existem semelhanas na maneira de viver dos dois.

11

Comentrio

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

No Brasil, as comunidades primitivas permaneciam no estgio do Paleoltico (nmades) e Neoltico (cultivando a terra). Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram povos que viviam de maneira completamente diferente da sua, e em estreito contato e integrao com a natureza.

Algumas comunidades indgenas brasileiras ainda possuem caractersticas das maneiras de viver dos homens do Paleoltico e do Neoltico. A produo coletiva do trabalho, a pequena diviso de tarefas e a inexistncia de classes sociais so algumas dessas caractersticas. Vivendo da caa e da coleta, algumas tribos adquiriram prticas agrcolas, enquanto outras permaneceram nmades. Atualmente, existem no Brasil uns 210 mil ndios; eles representam 0,11% da populao brasileira total. Quando os portugueses chegaram, a situao era outra; calcula-se que havia 5 milhes de ndios em nossa terra. O que teria provocado a violenta reduo da populao indgena? Foi a ao do conquistador europeu, no processo de colonizao do Brasil.

O conquistador europeu utilizou trs tipos de violncia contra o ndio: militar (guerra), econmica (a escravido) e cultural (destruio de seu modo de vida). CEESVO

12

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Apesar do processo de colonizao que escravizou e expulsou o ndio de suas terras, ainda existem populaes indgenas no Estado de So Paulo. Atualmente h em nosso Estado trs grandes grupos tnicos: Kaingang e Terena no interior, e Guarani no interior e litoral. Esses trs grupos indgenas so semelhantes no que se refere aos efeitos desagregadores pelo contato com os brancos, mas so distintos entre si, pois cada um possui uma histria, uma cultura e formas de resistncias prprias. Segundo o antroplogo Roberto Cardoso de Oliveira, os Terena, apesar do impacto da cultura do branco, conseguiram sobreviver culturalmente, tendo havido um aumento populacional em suas aldeias. Mas em geral os povos indgenas, nos dias atuais, tm encontrado grandes dificuldades para sobreviver na sociedade brasileira contempornea. Alguns ndios j abandonaram totalmente a sua maneira de viver, em razo da perda de suas terras e da destruio da natureza. Eles so obrigados a trabalhar nas cidades prximas, ou ento nas grandes fazendas, em troca de pequeno salrio. Aqueles que ainda vivem em suas terras sofrem com as doenas trazidas por garimpeiros, com a poluio dos rios em funo do garimpo, com a prostituio e o alcoolismo, que chegam junto com as invases dos brancos que buscam madeira e territrios para criao de animais. Assim... Forar o ndio que ainda vive em regime de comunidade primitiva a adotar o padro de vida do homem urbano o mesmo que conden-lo morte. O extermnio sistemtico dos ndios est ligado a vrias situaes: doena, escravido, perda da terra e dos costumes.

13

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

O direito sobrevivncia do ndio brasileiro uma das grandes questes colocadas para a sociedade brasileira. Desde a chegada dos primeiros portugueses ao Brasil, os indgenas vm sofrendo com a perda de suas terras, com doenas transmitidas pelo homem branco, com o desmatamento, que destri a flora e a fauna e com a perda de sua cultura. Apesar de terem sido criadas reservas indgenas, estas tm sido freqentemente invadidas por garimpeiros e fazendeiros procura de ouro e de terras.

Os textos que voc ler a seguir tratam de aspectos da vida do ndio brasileiro.

A terra no era toda de um dono s. A terra era de toda a comunidade. na terra que a gente planta a nossa roa. (...) A terra d toda fruta do campo, d toda fruta do mato. (...) O mato no pode acabar. Por isso, ns no cortamos pau toa. (...) Ns tambm no matamos bicho toa. S matamos a caa para comer. A roa tambm no de um dono s. Ningum faz uma roa sozinho. Ningum come as coisas da roa sozinho (...) A caa tambm no de um dono s. Quando algum mata um bicho para comer, ele no come sozinho. Ele sempre divide.
(CIMI - Histria dos povos indgenas. 500 anos de luta no Brasil. Vozes, Petrpolis, 1986).

CEESVO

14

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

IANOMAMIS - O povo mais primitivo do planeta Os ndios ianomamis so pouco mais de 10.000 homens, mulheres e crianas, perdidos em dezenas de aldeias ao norte do Brasil, em Roraima. Depois de sculos de isolamento num canto do Brasil, que conheceu primeiro o avio e s depois o caminho, nos ltimos trs anos os ianomamis viram-se pela primeira vez superados numericamente em seu prprio territrio. Atrada pelo ouro, toda sorte de aventureiros invadiu Roraima e interferiu na maneira de viver dos ndios. No auge da febre garimpeira, chegaram a ser produzidas em terras ianomamis duas toneladas de ouro por ms (...). De uma populao estvel h centenas de anos, os ianomamis comearam a minguar, abatidos por epidemias e pela fome. Em trs anos morreram cerca de 1.500 ndios, quase 15% da populao (...).
(A. Eurpeds. A morte ronda os ndios da floresta. ln: Revista VEJA SP, .abril, ano 23, n 37 - 1990).

Responda em seu caderno 06. Quais as principais conseqncias do garimpo nas terras dos ianomamis?

Continuando...
O artigo 231 da atual Constituio Federal Brasileira de 1988, se refere aos ndios e estabelece: So reconhecidos aos ndios sua organizao social, costumes, lnguas, crenas e tradies, e os direitos originrios sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo Unio demarc-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens. Existem ainda rgos protetores dos ndios como a FUNAI (Fundao Nacional do ndio), fundada em 1967 com a finalidade de integrar os ndios, de eliminar a diferena entre eles e a grande massa de trabalhadores brasileiros. Entretanto, na prtica, a FUNAI no tem conseguido o que pretendia.

Ento como os indgenas esto procurando resolver suas questes?


Eles esto se organizando politicamente, com o objetivo de se impor como cidados brasileiros. Assim, em 1980 foi fundada a UNI (Unio das Naes Indgenas), com o objetivo de articular todas as naes indgenas brasileiras e o CIMI (Conselho Indigenista Missionrio). Aps a leitura dos textos 3 e 4, voc deve ter percebido que a questo indgena muito mais sria do que se imagina. Nossos ndios esto sendo mortos, e a sociedade brasileira parece no estar muito preocupada com isso.

15

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Muitas pessoas continuam afirmando que o ndio preguioso e que prefere ficar na mata ou deitado na rede a trabalhar em uma fbrica ou nas fazendas dos homens brancos. Ao afirmarem isto, estas pessoas apenas confirmam que desconhecem totalmente a maneira de viver e pensar dos ndios. Ser que ns, homens brancos, que vivemos nas grandes cidades e corremos atrs do dinheiro todos os dias, temos o direito de condenar os ndios morte atravs da invaso de suas terras e da destruio de suas florestas? Acreditamos que no. Existem pesquisadores na Universidade de So Paulo fazendo um trabalho para recuperar a lngua e os costumes dos pankararus, o que mostra que no meio branco existem pessoas empenhadas em ajudar o ndio a se preservar e no perder sua identidade cultural.

Houve um tempo em que a regio de Sorocaba era coberta por matas com rios de guas lmpidas e cristalinas. No meio das matas algumas choupanas, feitas de troncos e folhas de rvores, algumas roas com pequenas plantaes e seres humanos que se dedicavam s atividades de caa, pesca e coleta eram os ndios do grupo Tupi, que viviam livremente pelo local. Em meados do Sculo XVII, o bandeirante Baltazar Fernandes fundou nesse local um ncleo de povoamento que se desenvolveu e se transformou na cidade de Sorocaba. A data oficial desse acontecimento 15 de agosto de 1654. Muitos ndios foram usados como escravos, trabalhando na construo das casas dos brancos e da primeira igreja de Sorocaba, a Igreja de SantAnna que existe at hoje e fica no largo de So Bento. Entretanto, o que ocorreu com os ndios em todo o Brasil, aconteceu tambm com os ndios da regio de Sorocaba. Os grupos foram sendo exterminados pela escravido e pela perda de costumes ou as fugas para o interior (serto) do pas, na tentativa de sobreviver. Embora hoje no existam mais comunidades indgenas em Sorocaba, elas estiveram presentes nesta regio.

Voc poder encontrar vestgios e documentao escrita dessas comunidades no Museu Histrico Sorocabano do Parque Quinzinho de Barros.

CEESVO

16

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Voc j aprendeu que a PR-HISTRIA (perodo antes da escrita) dividida em trs grandes perodos: Paleoltico, Neoltico e Idade dos Metais. Aprendeu tambm, que no Paleoltico, os homens eram nmades caavam, pescavam e as mulheres colhiam razes e frutos com os mais jovens nessa fase, descobriram o fogo. J no Neoltico, pela descoberta da agricultura e criao de animais, homens e mulheres deixaram o nomadismo e se tornaram sedentrios, isto , se fixaram em determinado lugar, vivendo em grupos. E, a partir da Idade dos Metais, o homem viveu uma fase em que algumas pequenas aldeias de agricultores, auto-suficientes, se Civilizao uma denominao transformaram em cidades - com comrcio, dada pelos europeus e foi usada atividades artesanais e governos prprios; o para afirmar a sua suposta homem aprendeu a usar a fora dos ventos, a superioridade em relao aos povos fora dos animais, inventou o arado, carro de por eles conquistados. rodas, barco vela, descobriu o processo de Atualmente, o termo civilizao fundio de metais e aprendeu a ESCREVER. usado para indicar diferenas no Assim, a ESCRITA, marca o incio de um novo modo de ser, de agir e de pensar de um povo, e no mais a superioridade estgio da evoluo humana - a Civilizao.
de um sobre outro.

Observe na LINHA DO TEMPO abaixo, que esse novo estgio da evoluo humana a Civilizao, d incio ao perodo Histria (perodo aps a escrita).

Hoje... ano 1 nasce Cristo

Aparecimento das primeiras espcie humanas na Terra

Ento, daqui em diante, voc estudar o perodo HISTRIA, que se inicia com a descoberta da escrita e chega at os nossos dias. Vamos l?

17

CEESVO

4.000 a.C. Escrita

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Saiba que houve muitas mudanas no modo de vida de certos povos desde a inveno da escrita at o final da idade antiga, que a primeira fase do perodo Histria veja na linha do tempo, na pgina anterior. Os grupos humanos estavam aprimorando a vida em grupo e passou a existir organizao poltica, baseada na relao entre governantes e pessoas governadas e leis jurdicas, regras sociais de conduta que passaram a regular a vida em sociedade, segundo os interesses dominantes. medida que tinha novas necessidades, foi criando solues, criando projetos como: Construo de estradas, templos, portos e canais de irrigao. Exrcito para manter a ordem imposta pelos grupos dominantes, para defesa interna e externa do pas. Formas de artes variadas, um sistema de escrita e numerao.

Essas mudanas no ocorreram ao mesmo tempo e nem da mesma forma nas diversas civilizaes que se desenvolveram. Aproveitando as descobertas de povos anteriores, cada uma delas apresentou solues prprias para os problemas que enfrentava.

O MUNDO encontra-se interligado pela internet, televiso, telefone e etc. Ao ligar a TV, os noticirios te oferecem informaes locais, do nosso pas e de todos os cantos do planeta. Pela internet voc pode ter informaes de qualquer parte do mundo, instantaneamente.
Saiba que isso s possvel porque a CINCIA e a TECNOLOGIA foram se DESENVOLVENDO durante sculos, at chegar aos dias de hoje.

Mas, como e quando comeou esse desenvolvimento? desenvolvimento?


COMEOU com o homem, quando este passou a viver em pequenos grupos. Com o tempo, esses grupos foram crescendo, se desenvolvendo era a vida em sociedade. Surge, ento as PRIMEIRAS CIVILIZAES DA ANTIGIDADE, como: 1. Egito, Mesopotmia, Hebreus, Fencia e Prsia no ORIENTE MDIO. 2. Vamos Grcia l! e Roma na EUROPA. 3. Maias, Incas e Astecas na AMRICA.

CEESVO

18

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

1. EGITO, MESOPOTMIA, HEBREUS, FENCIA e PRSIA No Oriente Mdio


Observe os mapas a seguir e localize a rea quadriculada no mapa mundi - essa regio o Oriente Mdio e parte dela est ampliada mapa maior.
ORIENTE: costuma-se denominar Oriente todas as terras que ficam leste (direita) da Europa.

Agora, veja a localizao dos grandes rios em cujas margens se desenvolveram essas civilizaes da Idade Antiga. O Egito est junto ao Rio Nilo. A Mesopotmia (atual Iraque), entre os Rios Tigre e Eufrates. Os Hebreus (atual Israel) junto ao Rio Jordo. A Fencia junto ao Mar Mediterrneo. A Prsia (atual Ir) junto ao Golfo Prsico.

Ento, o fator fundamental que permitiu a sobrevivncia e desenvolvimento dessas antigas civilizaes do Oriente, foi a proximidade aos grandes rios. Bem, continuando nossa viagem... Ouvimos falar com muita freqncia sobre o Oriente Mdio em razo dos conflitos entre o pas de Israel e os pases rabes.

19

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

DICA - voc poder acompanhar e atualizar suas informaes sobre o Oriente Mdio atravs dos noticirios em TV, rdio, jornais e revistas. Mas, outro fator de conflito no Oriente Mdio se deve ao fato das maiores reservas de petrleo do mundo estarem nessa regio. O petrleo considerado uma grande fonte de riqueza, pois de seus derivados so feitos muitos produtos consumidos diariamente em quase todo o planeta. Voc sabe que a gasolina, o querosene e o leo diesel so produtos derivados do petrleo? Alm desses existem pneus, fertilizantes, inseticidas, remdios, plsticos, cosmticos, tintas, detergentes, etc. Isto faz com que os pases ricos queiram explorar as reas petrolferas para poderem gerar riquezas com a produo e venda desses produtos. Por isso os conflitos so comuns pelo controle dessas jazidas, que so exploradas pelos pases ricos. Porm, no Oriente Mdio a grande riqueza gerada com a venda do petrleo se concentra nas mos de um pequeno grupo que a utiliza para atender seus interesses pessoais, enquanto que a grande maioria da populao no desfruta de nada ou quase nada, permanecendo na pobreza.

Ser que o petrleo sempre teve a mesma importncia de hoje?

Na Antigidade, a importncia do petrleo no era conhecida; a maior riqueza estava em saber aproveitar ao mximo as guas dos rios. Um exemplo disso, o Egito e as inundaes peridicas do rio NiIo - as terras inundadas ficavam ricas em hmus, elemento fertilizante natural que propiciava a agricultura para o povo. Assim, com esforo e criatividade, os homens dessas civilizaes tiveram que aprender a controlar o excesso e a falta de gua, a drenar os pntanos e a construir sistemas de irrigao - o rio precisava do trabalho humano para o seu melhor aproveitamento.

Agora, voc vai aprender alguns TRAOS COMUNS entre os egpcios, mesopotmicos, hebreus, fencios e persas, t! Combinado! Vamos nessa!

CEESVO

20

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

...NA ORGANIZAO ECONMICA


Dependeram das condies geogrficas favorveis todos os povos antigos se fixaram em regies onde havia GUA. Os povos que se fixaram junto a grandes rios, a atividade econmica principal foi a agricultura.

Rio Nilo no Egito

Cereais, trigo (foto) legumes, frutas e algodo eram os produtos mais cultivados. Junto com a agricultura desenvolveu-se a pecuria e a produo visava, inicialmente, abastecer a populao. Mas produziam tambm para uma economia de trocas. Os que habitaram regies prximas ao mar, tiveram como atividade econmica principal, o comrcio martmo (por exemplo, o povo fencio). Desenvolveram uma economia de mercado os povos antigos comearam a produzir mais do que consumiam. O excedente da produo passou a ser trocado por outro produto necessrio. Perceberam que poderiam ter lucros nas trocas de um grupo para outro.
Artesos egpcios

Desse modo, desenvolveram uma economia de mercado, baseada nas trocas naturais (produtos por produtos). A atividade artesanal era controlada pelo Estado. Este controlava tanto a produo de tecidos, azeite, vinho, e jias quanto a construo naval, a extrao de minrios e de madeira que eram, tambm, de propriedade estatal.

21

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Interferncia do Estado (rei/governo) na produo econmica os meio de produo (exemplo: as terras, as ferramentas) pertencia ao rei e ele controlava toda a produo econmica, principalmente a artesanal e agrcola, com o objetivo de garantir o armazenamento de alimentos para os tempos de crise. Os trabalhadores eram servos ou escravos.

Falando ainda da ECONOMIA DOS POVOS ANTIGOS, a guerra tornou-se uma atividade econmica importante para alguns desses povos, pois, atravs delas, obtinham os produtos das conquistas realizadas, como: escravos (prisioneiros de guerra), produtos agrcolas e artesanais, riquezas em metais preciosos e impostos, que os vencidos pagavam aos vencedores.

Essa forma de organizao - produzir os bens que necessitavam para viver, chamada de MODO DE PRODUO (primitivo), onde o Estado (rei/governo) tornava-se o dono de todas as terras e controlava e organizava o trabalho na agricultura, nas pedreiras, nas minas, na construo de canais, diques, estradas, templos e pirmides.
Hoje, no Brasil e na maioria dos pases, o modo de produo CAPITALISTA, que caracterizado pela propriedade particular dos meios de produo, ou seja, o patro, que o dono dos meios de produo, compra a fora de trabalho (empregados), em troca de um salrio.

Responda em seu caderno: 07. Voc leu no texto que a riqueza dos povos antigos estava em aproveitar bem a gua dos rios para desenvolver a agricultura que era a base da economia dessa poca. Explique como isso era feito? 08. Agora que voc j sabe qual o modo de produo atual, compare o modo de produo dos povos antigos com o modo de produo brasileiro, respondendo: Hoje, quem controla o que produzido no Brasil?

...NA ORGANIZAO DA SOCIEDADE


Nas sociedades antigas, a condio social do indivduo era determinada pelo seu nascimento e passava de pai para filho. Exemplo: se os pais fossem escravos, os filhos tambm seriam. Caracterizavam-se por serem estticas e fechadas, isto , no havia condio do indivduo de uma camada inferior passar para a camada superior, ou vice-versa. Assim, podemos identificar nas sociedades antigas duas camadas sociais: Camada dominante: constituda por aqueles que gozavam dos seus privilgios de nascimento. Camada dos trabalhadores: constituda por aqueles que, pela condio de nascimento, eram os encarregados da produo e dos servios mais pesados da sociedade.

CEESVO

22

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

...NA ORGANIZAO POLTICA e RELIGIOSA


Sim..., mas..., ...o que ser que o Estado (rei) fazia para conseguir exercer tamanho domnio sobre essas populaes?

Ns aprendemos que entre esses povos, o Estado (rei) controlava a economia e a sociedade, no mesmo?

Podemos afirmar que a religio exerceu papel fundamental na vida desses povos, pois, atravs dela, o Estado (rei) exercia rgido controle sobre a populao. Esses povos praticavam religies do tipo politesta, isto , acreditavam em vrios deuses, com exceo dos hebreus, que praticavam o monotesmo, isto , acreditavam em um s Deus. Essas religies, politestas ou monotestas, apresentavam um carter nacional, isto , os deuses eram prprios daquela nao, unindo todo o povo em torno das suas crenas. Assim, as instituies polticas apresentavam-se profundamente influenciadas pela religio, chegando mesmo a constituir uma teocracia, isto , o governante (rei) era considerado uma divindade ou o filho de um deus. A forma de governo da maioria desses povos foi a monarquia absoluta significa dizer que, o rei tinha poderes ilimitados, pois o seu poder baseava-se na religio governo teocrtico.
Atualmente, a maioria dos paises adotam a Repblica Presidencialista, como forma de governo, onde o presidente da Repblica eleito pelo povo e est submetido a Constituio.

Responda em seu caderno: 09. O governo do Brasil uma teocracia? Justifique.

...NA REALIZAO CULTURAL


As atividades culturais dos povos antigos sempre estiveram subordinadas aos interesses da camada sacerdotal e do Estado (governo). Na literatura, encontramos, por exemplo, a Bblia dos hebreus, o Livro dos Mortos dos egpcios e as leis jurdicas dos mesopotmicos - o famoso Cdigo de Hamurbi, que aplicava a justia: Olho por olho, dente por dente. Na astronomia, o povo que mais se especializou foi o mesopotmico desenvolveram clculos de eclipses, calendrios, relgios de sol, etc.

23

CEESVO

Pergaminhos dos hebreus

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Na matemtica, podemos destacar os egpcios e os mesopotmicos, com o desenvolvimento da geometria e o sistema decimal. importante lembrar que profundos estudos de matemtica foram desenvolvidos por esses povos, principalmente por trs motivos: necessidade da construo de canais de irrigao e audes, necessidade da construo das pirmides e Templos e a necessidade para o desenvolvimento das trocas comerciais.

Qual era o significado das pirmides no Egito?

Estas so as famosas pirmides de Giz, no Egito, que foram construdas entre 3200 a.C. 2300 a.C. Da esquerda para a direita (as trs mais altas), so, respectivamente as pirmides de Qufrem, Queps, e Miquerinos, construdas pelos faras do mesmo nome. A maior delas a de Quops, com cerca de 150m de altura e 230m em cada lado da base. Na sua construo foram empregados mais de 2 milhes de blocos de pedra, com mais de 2 mil quilos.

As pirmides tinham dois significados:

a) Religioso: para guardar o corpo do fara com o seu tesouro, aps a sua morte. b) Poltico: para representar a grandeza do poder do fara. Quanto mais alta a pirmide, maior seria a estabilidade e a tranqilidade do governo do fara. Na medicina, podemos destacar os egpcios com a tcnica da mumificao, uso de plantas medicinais, cirurgia e acupuntura. Portanto, muitos conhecimentos utilizados hoje foram deixados para ns pelos povos que viveram h cerca de cinco milnios, nessa regio. Na arquitetura, destacaram-se com a construo de obras monumentais (pirmides, templos...), cuja grandeza pode ser atestada at hoje, atravs das suas runas. Nessas construes, os materiais usados foram pedras, tijolos e madeiras. Todas as grandes construes representaram a influncia poltica e religiosa sobre a arte.

Templo egpcio

CEESVO

24

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Na escrita, podemos destacar os mesopotmicos que baseavam-se em caracteres cuneiformes, que eram gravados em placas de barro com um estilete, formando pequeninas cuias. A escrita dos egpcios, denominada de hierglifos - que eram baseadas em desenhos e sinais. Os estudiosos afirmam que a escrita egpcia o antepassado de todos os demais alfabetos que vieram a ser usados no mundo ocidental. Com a traduo dessa escrita feita em papiros, pedras e madeiras, muito pde ser conhecido da histria da civilizao egpcia. As atividades econmicas principais dos fencios foram o comrcio martimo e o artesanato. Para registrar, com uma escrita prtica e simples, o movimento de mercadorias comercializadas (o que era difcil com a escrita egpcia), inventaram o alfabeto, de 22 consoantes - que a principal herana deixada por eles. Mais tarde foi aperfeioado pelos gregos que acrescentaram as vogais.
Fencio Grego Latino

INVENES EGPCIAS USADAS AT HOJE


Cerveja: junto com os mesopotmicos, os egpcios foram os pioneiros na fabricao da bebida. Em escavaes prximas ao palcio da rainha Nefertiti, foram encontrados grandes vasos com resduos de cerveja. Leve, a cerveja egpcia da poca faranica era parecida com a brasileira atual, na cor e no sabor, com uma diferena: no era consumida gelada, por motivos bvios, mas com pequenas frutas e temperos. Camisinha: usavam a tripa de carneiro, que no era 100% eficaz; alm disso, poes contraceptivas foram encontradas em papiros. Papel: a prpria palavra em portugus deriva do egpcio antigo: pa-per, ou pertencente ao palcio. Os egpcios escreviam em papiros (que fabricavam por meio da prensagem de fibra vegetal) com o clamos, pequenos pincis de madeira. Cadeira de quatro ps: Napoleo levou a inveno Europa, que at ento usava basicamente cadeiras com arcos, de origem romana. Aliana: grandes conhecedores da medicina, devido s mumificaes, os egpcios sabiam da veia que sai do dedo anular e corre direto ao corao. Por isso, em funes mgicas amarravam nesse dedo fitas, que evoluram at as alianas atuais.

Responda em seu caderno: 10. Cite algumas invenes e conhecimentos dos povos antigos, que so utilizados atualmente.

25

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Bem, voc aprendeu um pouco sobre ns, os egpcios. Agora, volte na pgina 3 e veja que meu pas fica no Continente Africano, e...

e como ser que viviam os povos que habitavam o restante do Continente Africano?
Grande parte dos povos africanos tendeu a se concentrar s margens dos rios, onde a terra era mais frtil, facilitando a agricultura, a prtica do pastoreio e a vida em aldeias. No passado, em muitas regies da frica, as tribos formadas pelos habitantes de vrias aldeias, se uniram dando origem a grandes reinos e imprios, at o sculo XVI, quando foram dominados por colonizadores europeus, mudando toda a histria da frica. Bem, voc estudou na pgina 6 que nessas primeiras civilizaes, a maior parte do povo vivia em regime de servido ou na condio de escravo. Saiba tambm, que esses escravos eram brancos - eram produtos das guerras, nas quais os povos vencidos, geralmente, eram escravizados pelos vencedores.

E entre os povos africanos existia a escravido?


Leia o texto texto a seguir e observe as condies de escravido na frica.

Primitivamente existia escravido em algumas regies africanas. O escravo era o cativo de guerra, mas, servia apenas como mo-de-obra auxiliar das comunidades e depois de algum tempo, passava a fazer parte delas, como se fosse um de seus membros. Os escravos no podiam ser vendidos, e em alguns reinos seus filhos j nasciam livres, passando a fazer parte da famlia dos antigos senhores. Com o desenvolvimento dos grandes reinos, os escravos tornaram-se uma das mercadorias trocadas entre as diferentes regies da frica. Mas, mesmo assim, continuava em muitas comunidades, com grande possibilidade de se tornar livre. Conforme foi se dando o desenvolvimento do comrcio, os escravos tornaram-se mercadorias ainda mais valiosas, destinadas venda para lugares distantes. Porm, o nmero de escravos vendidos no era muito grande, e seu comrcio no chegou a modificar o modo de vida dos reinos africanos. Isso s veio acontecer muito mais tarde, quando milhes de escravos africanos foram violentamente arrancados de sua terra e levados pelos europeus para trabalhar na Amrica.
(Irene S. do Carmo - Histria do Brasil, v.1, Atual, SP).

CEESVO

26

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

No Brasil, a escravido foi abolida em 1888. Porm os ex-escravos foram marginalizados na sociedade, ficando sem meios de se integrarem no mercado de trabalho. Hoje, no Brasil, o salrio mnimo no suficiente para sanar as necessidades de um indivduo, pois o ser humano precisa de alimentao, vestimentas, moradia e outros aspectos. Isso leva crianas a deixarem a escola e trabalharem para ajudar no sustento da famlia, porm esse sustento nunca suficiente. Existem at casos de trabalhadores que so mantidos em regime fechado, nas fazendas, recebendo comida e alguma roupa em troca do trabalho.

Agora voc estudar as primeiras civilizaes que surgiram na Europa. Europa

2. GRCIA e ROMA

Essas duas grandes civilizaes se desenvolveram no sul da Europa, banhadas pelo mar Mediterrneo. No mapa mundo abaixo, localize o Brasil. Pronto? Agora localize a Grcia e Roma, na Europa.

27

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

GRCIA
Os gregos no chegaram a formar um Estado (pas) unificado, isto , no chegaram a ter um governo centralizado, como por exemplo, os egpcios, pois a Grcia constituda de vrias regies montanhosas e isso influenciou a organizao da vida poltica e econmica, pois, a dificuldade de comunicao entre eles, devido o relevo montanhoso, favoreceu o surgimento das plis, termo grego que significa cidades-estados.

O que eram as cidades-estados?

Eram cidades com governos e costumes prprios. Somente a cultura grega era baseada em alguns costumes comuns como a mesma lngua, a mesma religio e as mesmas festas esportivas - a mais famosa foi as OLIMPADAS, que eram realizadas de quatro em quatro anos.

As olimpadas, uma herana dos gregos.

Observe abaixo a cidade de Atenas. No ponto mais alto encontra-se a Acrpole de Atenas. Ela representa a fortaleza da plis.

A ACRPOLE de ATENAS dominava toda a cidade do alto. Foi construda no sc. V a.C., pelo governante grego Pricles. Tinha funo militar e religiosa. Erguida sobre um monte de 150 metros de altura, era utilizada como fortaleza, residncia de governantes e templo.

O governante Clstenes, implantou em Atenas a democracia, mas, somente os homens, proprietrios de terra, eram considerados cidados participavam das decises polticas. Mulheres, crianas, estrangeiros e escravos no eram considerados cidados - eram excludos do exerccio da cidadania.

CEESVO

28

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

A cultura e a influncia do pensamento grego


Enquanto a cultura dos antigos povos do Oriente (Egito, Mesopotmia, Hebreus, Fencia e Prsia), era influenciada pela religio, a cultura grega era racionalista, ou seja, as explicaes da razo humana estavam acima das explicaes religiosas. A religio era politesta - acreditavam em vrios deuses que possuam formas humanas, fraquezas e desejos como todos os mortais. Entre os filsofos podemos citar: Scrates, Plato, Aristteles. Na medicina descobriram coisas interessantes, como por exemplo: os princpios da circulao do sangue. Na literatura possvel estacar os escritos fantsticos dos gregos, conhecidos como Mitos e os dois poemas: Ilada e Odissia.

ROMA
A sociedade estava organizada segundo os privilgios de nascimento e dividia-se em: patrcios (cidados romanos), plebeus e escravos. So herana dos romanos, a lngua de origem latina, o direito romano, que a base da nossa cincia jurdica e a criao da forma de governo, Repblica.
Runas do Coliseu em Roma. Uma espcie de teatro.

29

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

O texto abaixo foi escrito por So Cipriano, por volta do ano de 250, sculo III, que correspondeu ao perodo da grande crise que afetava o Imprio Romano, e que terminou por provocar sua decadncia.
(...) O inverno no tem as mesmas chuvas para nutrir as sementes; o vero, o mesmo fogo para alourar as searas, o outono, menos fecundo em frutos (...), as montanhas desventradas oferecem menos mrmore, as minas esto esgotadas, h menos prata e ouro. Os campos carecem de agricultores; o mar de marinheiros; os acampamentos de soldados (...), j no h justia nos julgamentos, competncia nos ofcios, disciplina nos costumes (...), vs vos queixais, mas, se o exrcito de brbaros (estrangeiros) deixasse de nos ameaar, terminariam as lutas domsticas? E os grandes, com suas calnias e suas violncias, no seriam eles ento inimigos mais terrveis? Vs vos queixais da esterilidade e da fome, mas a causa principal da fome no a seca; a cupidez, o monoplio de vveres e o aumento de preos (...).
(Parte do Sermo de So Cipriano ano de 250 sculo III).

Continuando... Voc j estudou que havia um certo isolamento entre os diversos povos e que as comunicaes por terra e mar eram lentas e precrias. Isso leva a crer que os povos no deviam ter noo do que se passava em outras partes do mundo.

Assim, muito provavelmente, os povos do oriente mdio, mdio os africanos, africanos e europeus no tinham conhecimento sobre o modo de vida dos povos do continente americano e vice-versa.

CEESVO

30

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

3. MAIAS, INCAS e ASTECAS Na AMRICA


Vrios grupos habitavam o Continente Americano (parte pontilhada no mapa mundi, e ampliada no mapa seguinte), vivendo em diferentes estgios de civilizao. Observe no mapa a localizao dos habitantes da Amrica, antes da chegada dos europeus. Veja que diversos povos viviam espalhados pelo Continente Americano. Os habitantes da Amrica eram numerosos e possuam desenvolvimento cultural diferente. Estima-se que constituam uma populao aproximada de cem milhes de habitantes. De modo geral, eram nmades (vivendo da caa e da pesca) ou sedentrios (vivendo em aldeias e praticando a agricultura). Assim, aos poucos, alguns foram se fixando e tornando-se agricultores e moradores de cidades, algumas das quais deram origem a grandes imprios, divididos em classes com um Estado (governo) estruturado e dominador, que impunha tributos. Assim, a ordem tribal foi se transformando e surgiram civilizaes com crescente organizao cultural. Destacaram-se os Astecas e os Maias na Amrica Central e os Incas na Amrica do Sul.

ASTECAS MAIAS

INCAS

31

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

Quadro comparativos dos Imprios Americanos MAIAS Mxico e Guatemala Sculos IV a XIII Sim Matemtica (sistema numrico, zero). Conhecimentos Astronomia (durao do ano, fases da lua, etc). Construo (arcos, Tcnicas pirmides). Jogo de pelota. Famlia real Servidores do Estado Sociedade Trabalhadores braais e agricultores Localizao Perodo Escrita ASTECAS Mxico Sculos XIV a XVI Sim Medicina (remdios, tratamento, sangria, inalaes). Astrologia Construo, artesanato, agricultura. Famlia real Militares Artesos e comerciantes Camponeses e escravos INCAS Amrica do Sul Sculos XII a XVI No Matemtica (sistema numrico). Medicina (sangria, ervas medicinais). Construo, artesanato, agricultura. Rei e esposa Nobres Funcionrios pblicos e trabalhadores especializados Agricultores

Continuando... Os povos que viviam na Amrica estavam isolados do restante do mundo. As trs grandes civilizaes americanas - Maias, Astecas e Incas, atingiram o estgio da civilizao e construram verdadeiros imprios, provocando espanto aos europeus quando estes comearam a chegar Amrica por volta de 1.492 sculo XV, dando incio a uma nova fase na histria do nosso Continente, marcada pela destruio fsica e cultural, pois foram forados a abandonar seus deuses e crenas e a adotar a religio crist e os costumes dos brancos.
Pirmide Asteca

Quipos

Os incas no desenvolveram um sistema completo de escrita, mas sabiam registrar nmeros e acontecimentos atravs dos quipos eram cordes coloridos nos quais se davam ns como forma de registrar as informaes.

CEESVO

32

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

O texto abaixo demonstra a situao em que se encontra os indgenas na Amrica Latina nos dias de hoje. A marginalizao e a misria dos descendentes dos povos indgenas americanos so comuns em toda a Amrica atual.

Astecas, incas e maias somavam entre 70 e 90 milhes de pessoas, quando os conquistadores europeus chegaram Amrica; um sculo e meio depois somavam apenas 3.500.000. Hoje, os descendentes desses ndios vivem marginalizados nas terras que j foram suas. No Peru, por exemplo, 49% da populao de origem indgena. A maior parte dessa populao, no entanto, vive submetida a um regime de semi-escravido, trabalhando nas minas ou nas propriedades dos latifundirios. Nas encostas andinas prximas a Bogot, o peo indgena obrigado a cumprir jornadas gratuitas de trabalho para que o fazendeiro lhe permita cultivar, nas noites de lua clara, seu prprio pedao de terra. (...) Os ndios que trabalham nas minas no tm melhor sorte: o p de slica impregna a pele do mineiro, racha seu rosto e suas mos, destri seu paladar e seu olfato e toma conta de seus pulmes, endurecendo-os e matando-os. As razes do problema indgena esto relacionadas, principalmente, com o regime de propriedade da terra. Foi a perda gradativa da terra para os latifundirios que reduziu o ndio condio de semi-escravo. Desterrados em sua prpria terra, os indgenas da Amrica Latina foram empurrados para as zonas mais pobres, as montanhas ridas ou o fundo dos desertos, medida que se ampliavam as fronteiras da civilizao que os dominava.
(Eduardo Galeano - As veias abertas da Amrica Latina texto adaptado)

Responda em seu caderno: 11. Escreva resumidamente, o que voc sentiu ao saber que esses trs grandes imprios americanos, foram destrudos pelos europeus.

33

CEESVO

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

BIBLIOGRAFIA

ster. Histria em documento:imagem e texto So Paulo. FTD, 2002. PEDRO, Antonio. Histria por eixos temticos. So Paulo: FTD, 2002. CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. O racismo na Histria do Brasil Mito e Realidade. So Paulo: Editora tica, 2001. BORGES, Edson. Racismo, preconceito e intolerncia. So Paulo: Atual, 2002. CARMO, Paulo Srgio do. Histria e tica do trabalho no Brasil. So Paulo: Moderna,1998. PILETTI, Nelson. Histria e vida integrada. So Paulo: tica, 2002. MORAES, Robson Alexandre de. Histria: Ensino Fundamental. So Paulo: Frase Editora, 2001. SARONI, Fernando. Registrando a Histria: Idade Moderna e Idade Contempornea. So Paulo: FTD, 1997. BENTO, Maria Aparecida. Cidadania em Preto e Branco: Discutindo as relaes raciais. So Paulo: Editora tica, 2001. STAMPACCHIO, Lo. Projeto Escola e Cidadania: HistriaSo Paulo Editora do Brasil, 2000. MUNANGA, Kabengele. A mestiagem no pensamento brasileiro. Texto extrado do livro: Rediscutindo a mestiagem no Brasil Identidade Nacional versus identidade negra- Minas Gerais. Ed. Autntica, 2004. APOSTILAS DO CEES DE SOROCABA PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS Ensino Fundamental DIRETRIZES CURRICULARES PARA A EDUCAO DAS RELAES TNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTRIA E CULTURA AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA. Sites da Internet RODRIGUES, Joelza

CEESVO

34

HISTRIA - Ensino Fundamental - APOSTILA 2

ESTA APOSTILA FOI ELABORADA PELA EQUIPE DE HISTRIA DO CEESVO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAO SUPLETIVA DE VOTORANTIM

PROFESSORAS:

DENICE NUNES DE SOUZA MEIRE DA SILVA OMENA DE SOUZA ZILPA LAURIANO DE CAMPOS

COORDENAO: NEIVA APARECIDA FERRAZ NUNES

DIREO: ELISABETE MARINONI GOMES MARIA ISABEL R. DE C. KUPPER

VOTORANTIM, 2005. (Reviso 2007)

OBSERVAO MATERIAL ELABORADO PARA USO EXCLUSIVO DO CEESVO, SENDO PROIBIDA A SUA COMERCIALIZAO.

APOIO PREFEITURA MUNICIPAL DE VOTORANTIM

35

CEESVO

You might also like