You are on page 1of 2

mineirasemfreio.com.br http://www.mineirasemfreio.com.br/2012/01/cta-uberaba-combatendo-o-hive-o.

html

combatendo o HIV e o preconceito


Fundado em 09 de fevereiro de 1999, o Centro de Testagem e Aconselhamento desenvolve os programas federais de preveno e combate s DST/AIDS na cidade e regio. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Uberaba surgiu de uma parceria entre a Secretaria de Sade do Municpio e o Ministrio da Sade. Desenvolvido para prestar atendimento populao quanto ao diagnstico, aconselhamento e tratamento e preveno de doenas sexualmente transmissveis (DST), entre elas a AIDS, atende a toda a populao de Uberaba e algumas cidades da regio.

Para ser atendido pelo CTA no necessrio agendar horrio ou ter encaminhamento mdico. Os casos especiais so as gestantes que necessitam apresentar os exames solicitados pelo mdico durante o pr-natal. Pelo CTA Uberaba, ao longo desses quase 13 anos, 59.110 pessoas j fizeram o teste para o HIV/AIDS. Fazer o teste no parece to assustador quanto buscar o resultado; 17.427 testes nunca foram abertos. Para Maria Clara de Vasconcelos Afonso (Gerente do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais), a populao de Uberaba no teme o teste. Segundo ela, o atendimento pr natal prestado a todas as gestantes atendidas pela rede pblica do municpio diminuiu o preconceito em relao a procurar o CTA. Com isso, diminumos o estigma de que quem vai ao CTA so somente pessoas portadoras do vrus HIV ou Homossexuais, Usurios de Drogas ou Profissionais do Sexo. O CTA Uberaba atualmente cobre 90% dos bebs nascidos em Uberaba pelo SUS. O CTA Uberaba comemora tambm um outro bom resultado. Se em todo pas os casos de HIV positivo entre jovens homossexuais, tem crescido e exigido a ateno dos servios de sade, na cidade o panorama completamente diferente. A ltima pesquisa realizada pelo Ministrio da Sade mostrou que o Brasil deveria trabalhar junto aos jovens gays de 15 a 24 anos. Porm, Uberaba tem em seus nmeros, a grande maioria de heterossexuais com parceiros fixos, na faixa etria de 20 a 49 anos, relata Maria Clara. Os ndices uberabenses so fruto claro dos projetos desenvolvidos pelo CTA, que trabalha com adolescentes da rede pblica de ensino atravs do Projeto Adolescente, onde alunos so capacitados para dar palestras e assim tornarem-se agentes multiplicadores dentro das escolas. Outros trabalhos especficos, como o ProfSex (voltado para profissionais do sexo, com encaminhamento para exames laboratoriais e distribuio de preservativos), o Projeto Caminhoneiros e Projeto HSH/MSM (homens que fazem sexo com homens) mostram resultados a partir do momento em que esses pblicos se apresentam como os mais conscientes e praticantes do sexo seguro na cidade.

Os adolescentes com menos de 18 anos em Uberaba tambm so assduos no CTA. Os jovens, em sua grande maioria, procuram o servio sozinhos e no caso das gestantes so acompanhadas pelas mes. A procura principalmente pela questo do preservativo, alm disso, acolhemos esses jovens para um aconselhamento rpido junto s questes de prticas sexuais seguras e a oferta da testagem para HIV, Sfilis, Hepatite B e C, diz Maria Clara. Mas o trabalho do CTA Uberaba vai alm do servio de preveno. A gerente expe que Uberaba tambm conta com o SAE - Servio de Assistncia Especializada e o DIP - Disciplina de Doenas Infecto parasitrias da Universidade Federal do Tringulo Mineiro (UFTM). O SAE de Uberaba conta com uma equipe multidisciplinar composta por mdicos, enfermeiros, nutricionista, assistente social, cirurgi dentista, psiclogos e mdica patologista, entre outros. Oferecemos ainda atendimento junto ao Hospital Dia (HD), que funciona no mesmo prdio e constitui uma forma intermediria de atendimento entre as modalidades hospitalar e ambulatorial. So beneficiados pela assistncia prestada no HD os pacientes que necessitam de procedimentos diagnsticos e teraputicos realizados em ambiente hospitalar (ex: medicao assistida, bipsia), porm, que se apresentam em condies clnicas de permanecer no domiclio e se deslocar rotineiramente ao servio. O CTA tambm participa dos grandes eventos em Uberaba, como Carnaval, Expozebu e Parada LGBT, oferecendo inclusive testes rpidos (o resultado sai em 30 minutos). Maria Clara nos conta que este ano, durante a Expozebu foram feitos 246 exames rpidos. Este ano, para celebrar o dia Internacional de Luta Contra a AIDS, a estratgia foi deixar o tradicional trabalho de conscientizao no centro da cidade e partir para o contato com os bairros da periferia da cidade, iniciando pelo Residencial 2000. O CTA tambm participa de eventos particulares, para isto, de acordo com a gerente do programa, deve-se encaminhar um e-mail contando um pouco sobre este acontecimento, como data, horrio e populao esperada. O e-mail cta@uberaba.mg.gov.br e os telefones (34) 3333-7787 / 3321-8750. O CTA Uberaba localiza-se na rua Marechal Deodoro (prximo Escola Municipal Frei Eugnio), n 32 e funciona de segunda sexta das 07h s 17h com horrio especial para gestantes s 07h e no perodo da tarde tambm de segunda a sexta feira, das 14h s 15h30. Procure o CTA, informe-se, previna-se. Os nmeros de Uberaba mostram que mais do que comportamento de risco o que tem feito avanarem os nmeros do HIV/AIDS na cidade o preconceito e este, ao contrrio da AIDS, tem cura.

You might also like