You are on page 1of 14

Comentrio da prova de conhecimentos Bancrios

http://acasadoconcurseiro.com.br/
http://www.edgarabreu.com.br
PROFESSOR:EDGARABREU(edgarabreu@edgarabreu.com.br)

CONSIDERAES INICIAIS: 1. Parabns a CESPE por ter demitido o professor que elaborou a prova da CEF 2010. Esta prova do BRB uma prova de verdade. 2. Parabns ao autor das questes, conseguiu cobrar conceitos, conhecimentos e entendimento dos candidatos, bem como a CESPE recomenda, no limitou-se a questes copiadas de lei ou que exigissem decorebas. Espero que a CESPE mantenha a mesma qualidade de prova nos prximos concursos na rea bancria 3. A prova de conhecimentos bancrios, de uma maneira geral, estava mdia para difcil, diferenciou quem estudou de quem decorou. Apenas uma questo pode ser questionada as demais esto todas de acordo com o gabarito. 4. Apenas uma ressalva, o autor no explorou itens como mercado de derivativos e cmbio, ficando a prova mal distribuda, com muitas questes de um nico assunto como cartes de crdito e FGC, por exemplo. Acredito que deve ser recomendao do contratante, pois so assuntos mais complexo. Em minha humilde opinio deveria ser cobrado, pois so tpicos relevantes do edital.

Sucesso a todos e Boa Sorte

2 PROF.EDGARABREU

51 Embora apresentem menores riscos de insolvncia dos emprstimos, por atenderem a setores especficos da economia e terem maior controle de sua carteira de clientes, os bancos cooperativos no podem contrair emprstimos no exterior. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: em destaque no item 1.5 pgina 16 COMENTRIO: Questo exigia um conceito interessante que no costumava ser explorado em concurso, no cpia de lei, por isso o nvel de dificuldade mdio/fcil, j que o assunto constava na apostila em destaque. 52 vedada s sociedades de arrendamento mercantil e s sociedades de crdito imobilirio a utilizao de recursos provenientes de depsitos de poupana e da emisso de debntures. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: no item 1.5 pgina 21 e abaixo do quadro na pgina 66 COMENTRIO: Muito bem elaborada, pois cobra a exceo da emisso de debntures. Est errado pois as Sociedades de Arrendamento Mercantil podem captar recursos atravs de emisso de debntures. As SCI no podem, mas como a questo afirma que as duas instituies no podem, logo est errada.

53 As bolsas de valores, que negociam aes de companhias abertas, so instituies financeiras sem fins lucrativos constitudas pelas corretoras de valores com o objetivo de garantir a transparncia das transaes realizadas com valores mobilirios. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: em destaque no item 1.6 pgina 22 COMENTRIO: Questo muito boa tambm, pois est cobrando uma alterao de mercado, j que antigamente as bolsas eram associao civil sem fins lucrativos. Porm hoje a nica bolsa de valores que temos uma Sociedade Annima de Capital Aberto.

3 PROF.EDGARABREU

54 A liquidao financeira das operaes realizadas no mbito do Sistema Especial de Liquidao e Custdia feita por meio do Sistema de Transferncia de Reservas, cujos participantes so instituies financeiras. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: item 1.7 pgina 23 (tem apenas os participantes, que so instituies financeiras, no consta que as transaes acontecem por meio do STR.) COMENTRIO: Questo bem elaborada, complicava pelo fato de citar o STR, coisa que as provas anteriores no faziam. O item est correto, nesta a nossa apostila ficou devendo, pois no cita o STR dentro do assunto SELIC. 55 Ao Conselho Monetrio Nacional (CMN) compete alm de fixar as diretrizes e normas das polticas monetrias e cambiais e cuidar da execuo dessas polticas autorizar as emisses de papel-moeda e zelar pela liquidez e pela solvncia das instituies financeiras, bem como fiscaliz-las. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: dicas do professor na pgina 13 COMENTRIO: Senti falta deste tipo de questo no ultimo concurso da CEF. Bem elaborada e com peguinha, para diferenciar aquele aluno que realmente estudou. Olhando na dica do professor na pgina 13, notamos que o verbo zelar utilizado pelo CMN e no pelo BACEN. As demais competncia pertencem ao BACEN, mas como quem Zela o CMN, logo a questo est errada. 56 O Banco Central do Brasil, ao financiar o Tesouro Nacional por meio da emisso de ttulos pblicos e controlar a liquidez do mercado, atua como banqueiro do governo e emprestador de ltima instncia. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: destacado como IMPORTANTE no incio da pgina 13 COMENTRIO: Mais um peguinha. A bola da vez a emisso de ttulos pblicos federais que deixaram de ser emitidos pelo BACEN desde 2002, passando a ser exclusividade do Tesouro Nacional. 57 Os poderes fiscalizatrio e disciplinador da Comisso de Valores Mobilirios estendem-se, entre outros, s aes, s debntures e aos certificados de depsito de valores mobilirios, porm no se aplicam aos ttulos da dvida pblica das diferentes esferas de governo. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO
4 PROF.EDGARABREU

APOSTILA: em dica do professor no incio da pgina 13 COMENTRIO: Questo inteligente, tambm bem elaborada que cobra o conceito da CVM est relacionada apenas com o mercado de Valores Mobilirios. Saber que Ttulos Pblicos so de responsabilidade do BACEN. 58 A captao de depsitos vista representa a atividade bsica dos bancos comerciais e os qualifica como instituies financeiras monetrias. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: destacado na pgina 14 COMENTRIO: Correta questo, inteligente. Mostra que a banca est de acordo com a nova termologia que distingue as instituies em monetria e no monetria, apesar de muitos livros do mercado financeiro utilizarem o termo arcaico de bancria e no bancria. 59 A fiscalizao das seguradoras e corretoras e a regulamentao das operaes de seguros so de competncia do Instituto de Resseguros do Brasil. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 2.2 pgina 26 COMENTRIO: Quem fiscaliza as seguradoras a SUSEP e no o IRB. Fcil e bem elaborada. 60 Por constiturem exemplo tpico de sociedade de capitalizao, os fundos de penso devem seguir as diretrizes estabelecidas pelo CMN no que se refere aplicao dos recursos dos planos de benefcios. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 2.7 pgina 28 e 2.8 pgina 29 COMENTRIO: Aps a vrgula a questo est correta. O erro est em afirmar que os fundos de penso so exemplos de sociedade de capitalizao. Fundos de penso (Entidades de Previdncia Fechada) so uma coisa e Sociedade de Capitalizao so outra coisa. A parte final quanto a aplicao dos recursos est correta. 61 Compete ao Conselho Nacional de Seguros Privados fixar as diretrizes e as normas dos seguros privados bem como prescrever critrios de constituio das sociedades seguradoras, de capitalizao, entidades de previdncia privada aberta e resseguradores e determinar limites legais e tcnicos das respectivas operaes. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 2.1 pgina 25
5 PROF.EDGARABREU

COMENTRIO: o CNSP o CMN do mercado de seguros privados, por isto o responsvel por fixar diretrizes.

62 No clculo do desgio sobre o valor de face do ativo, as empresas de factoring consideram, alm do custo dos recursos por elas obtidos, o spread representativo da taxa de risco envolvida na transao. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 3.1 pgina 31 COMENTRIO: Esta uma sacanagem da banca. Utilizou o termo spread para remeter o candidato a um Banco, pois sabemos que a definio de spread a diferena entre taxa de captao e aplicao do recurso. Como sabemos que as factorings no emprestam e sim compram direito creditrio, logo a questo estaria errada! Pois bem, spread pode ser utilizado tambm como diferena de preo entre a compra e venda de um ativo. Assim este termo pode ser utilizado tambm para as factorings. No podemos misturar spread com spread bancrio. Questo certa e difcil!

63 A remunerao de garantia cobrada pelas administradoras de cartes de crdito corresponde comisso paga pelos estabelecimentos a determinada bandeira. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 3.1 pgina 32 COMENTRIO: A remunerao de garantia cobrada ao portador do carto de crdito e no do administrador. 64 As notas promissrias comerciais (commercial papers), alm de serem isentas do imposto sobre operaes financeiras, permitem a captao de recursos fora do sistema financeiro. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 4.5 pgina 37 COMENTRIO: Todo valor mobilirio (exceto fundos de renda fixa) esto isentos de IOF. Alm do mais o prazo de resgate mnimo de uma Commercial Paper de 30 dias, assim no ir incidir IOF. Por meio de emisso de NP as empresas podem captar recursos atravs do mercado de capitais, sendo uma alternativa aos emprstimos disponveis no mercado financeiro.

6 PROF.EDGARABREU

65 So vantagens da cobrana bancria para o cedente do ttulo a garantia do processo de cobrana e o crdito imediato dos ttulos bancrios. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: no quadro na pgina 36 COMENTRIO: Questo fcil, conceitual. 66 Desde que consigam replicar o retorno de um ndice de referncia, os fundos de renda fixa referenciados tm liberdade para decidir como investir seus recursos, j que at 49% do patrimnio desses fundos pode ser investido em aes e derivativos. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: pgina 46 COMENTRIO: Com um texto que pode confundir o leitor a questo est errada, j que os Fundos Referenciados devem investir no mnimo 95% de seu patrimnio em ativos que acompanham diretamente ou indiretamente o seu benchmark (referncia)

67 A aquisio do controle acionrio de uma empresa por meio do mercado de aes takeover bid somente pode ser feita aps a concordncia dos acionistas majoritrios. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: no consta COMENTRIO: O item take over no constava em nossa apostila. uma gria de mercado, como IPO, OPA, in the Money, como tantas outras que existem no mercado de capitais. 1 No, infelizmente a questo no pode ser anulada 2 take-over faz parte do assunto aes, portanto pode ser cobrado 3 Concordo que uma questo que explora uma gria de mercado, mas melhor que cpia de lei. Est errada pois a compra de aes de uma empresa por outra, pode ser feita de forma amigvel ou hostil, assim o termo somente faz com que a questo esteja errada. 68 A vantagem de se usar o emprstimo hot money que ele pode ser rapidamente reavaliado em caso de diminuies bruscas das taxas de juros. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 4.10 pgina 47

7 PROF.EDGARABREU

COMENTRIO: Para responder esta questo o candidato precisava lembrar que as operaes do tipo hot Money so operaes de crdito de curtssimo prazo. 69 possvel a transferncia de certificado de depsito bancrio mediante endosso nominativo. Nesse caso, o endosso acarretar, para o endossante, a responsabilidade tanto pela existncia do crdito quanto pelo seu pagamento. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: CDB est na pgina 34, porm falta informaes para responder esta questo COMENTRIO: Questo difcil, com pego. At o primeiro ponto final a questo est correta. O erro est em atribuir ao endossante responsabilidade da existncia do crdito e do pagamento, j que o mesmo responde apenas pela existncia e no pelo pagamento. Mais informaes (artigo 30): http://www.bcb.gov.br/pre/leisedecretos/Port/lei4728.pdf 70 As letras de cmbio so instrumentos de captao das sociedades de crdito emitidos unicamente a taxas prefixadas. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 4.2 da pgina 35 COMENTRIO: Ufa! Uma questo bem fcil. Ttulos de renda fixa em geral possuem rentabilidade ps ou pr fixada. O erro est na palavra unicamente. 71 A referida empresa poder oferecer aos seus clientes pessoas naturais o crdito direto ao consumidor com intervenincia,provido pelo BRB, para que eles adquiram os seus produtos. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 4.18 da pgina 52 COMENTRIO: A pergunta que est por trs desta afirmao : Voc sabia que o CDC pode ser utilizado para aquisio de produtos? A resposta sim. 72 A conta garantida modalidade de linha de crdito adequada para cobrir eventuais deficincias do fluxo de caixa dessa empresa. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: NO APOSTILA: 4.11 da pgina 48

8 PROF.EDGARABREU

COMENTRIO: Correto. Conta garantida um exemplo de crdito rotativo e serve para cobertura de dficits das empresas, apesar de ser uma linha de crdito disponvel tambm para clientes pessoas fsica, mas como a questo no fala em somente ou exclusivamente, logo est correta. 73 A melhor opo de financiamento para a aquisio de uma mquina com longo prazo para pagar seria o desconto de duplicatas. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 4.13 da pgina 48 COMENTRIO: No existe melhor opo para aquisio de mquinas. Depende da empresa, do volume, do valor e de uma srie de dados. Desconto de duplicatas no para aquisio de bens (capital fixo) e sim financiar problemas em fluxo de caixa das empresas (capital de giro) 74 Se o fornecedor da matria-prima para a empresa em questo prestar garantias para que o BRB oferea crdito empresa para aquisio dessa matria-prima, ento no haver como caracterizar esta operao como Vendor Finance. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 4.15 da pgina 49 COMENTRIO: O fato do vendedor fornecer garantias caracteriza a operao de vendor finance. O erro est no termo no haver. 75 Embora todos os bancos possam cobrar tarifas sobre as contas de poupana, os correntistas dessas contas tero direito, em qualquer banco e sem custo algum, a extratos ilimitados nos terminais de autoatendimento. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 4.20 da pgina 53 COMENTRIO: Esta s pensar um pouco para responder. Imagina o banco disponibilizando extratos de maneira ILIMITADA aos clientes. Haja papel e tinta! Sem chance de estar correta, os extratos so LIMITADOS. 76 O saldo na conta de poupana s pode ser resgatado no dia do aniversrio; caso precise do dinheiro antes desse dia, o titular dessa conta no poder sac-lo, ainda que abra mo dos rendimentos daquele ms. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: NO APOSTILA: 4.20 da pgina 53
9 PROF.EDGARABREU

COMENTRIO: Questo inteligente e correta. A poupana possui total liquidez, ou seja, o investidor pode resgatar a qualquer momento, porm com perda de rentabilidade para saques realizados fora a data de aniversrio. 77 Uma conta de depsitos de poupana que renda juros de 0,5% ao ms mais a variao da TR j garante ao seu correntista, sem levar em conta a variao da taxa referencial, mais de 6% de juros ao ano. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: At d, mas difcil de ser anulada. APOSTILA: 4.20 da pgina 53 COMENTRIO: A idia do autor foi genial. Cobrar matemtica financeira dentro de conhecimentos bancrios, j que a CESPE gosta muito da interdisciplinaridade. Para os que pretendem entrar com recurso, devem basear-se nas informaes abaixo: O pecado est no fato da questo no citar se os 6% ao ano nominal ou efetivo, pois caso a caderneta seja remunerada por 0,5% ao ms (desconsiderando T.R) temos que a rentabilidade do investidor em um ano ser de: Nominal: 12 x 0,5% = 6% ao ano com capitalizao mensal. Efetiva: (1,005)12 = 6,16% ao ano com capitalizao anual. (aproximado) Logo no necessariamente a rentabilidade ser superior a 6%. 78 permitida a cobrana da tarifa de anuidade ainda que o carto de crdito seja o bsico. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: no consta sobre anuidade na apostila COMENTRIO: Apesar de no constar na apostila lgico de deduzir que todos os cartes de crdito podem cobrar anuidade. Uma operao com carto de crdito sempre vai gerar custo. A exigncia do BACEN que as tarifas com esta modalidade de carto de crdito seja as menores possveis entre os demais cartes de crdito fornecidos pelo mesmo administrador. 79 Conforme as novas regras do Conselho Monetrio Nacional, os cartes de crdito bsicos podem ser tanto nacionais quanto internacionais. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: no consta sobre anuidade na apostila COMENTRIO: Mais uma vez ele explora um mesmo assunto, que novo e que no constava em nossa apostila. Estes cartes podem ser nacionais ou internacionais. Mais informaes:
http://www.bcb.gov.br/pec/appron/apres/cartilha.pdf 10 PROF.EDGARABREU

80 O percentual para pagamento mnimo superior a 10% do valor da fatura do carto de crdito. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: 4.7 pgina 39 COMENTRIO: Esta mais uma novidade dos cartes de crdito, bem comentada nos jornais e internet. Constava em nossa apostila, inclusive como ultimas alteraes relevantes. 81 Havendo lucro, o recebimento de dividendos direito dos acionistas e caracterizase pela distribuio de parte de tais lucros da companhia a esses acionistas. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: pgina 61 COMENTRIO: Bem fcil e interessante. Cobra o conceito de dividendo. 82 Um dos objetivos do desdobramento (split) reduzir a liquidez de determinada ao no mercado. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: No APOSTILA: pgina 61 COMENTRIO: Muito boa questo, tambm preza pelo entendimento do candidato e no a decoreba. O objetivo da operao de Split aumentar a liquidez da ao e no reduzir. 83 Todas as aes tm data de vencimento e podem ser resgatadas nessa data com a devida remunerao de juros e correo monetria. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: No APOSTILA: pgina 60 COMENTRIO: Aes ttulo de renda varivel, no remunerada por juros e correes e no possui vencimento. Tambm cobra conhecimento do candidato! 84 O FGC foi criado para garantir os recursos mantidos, principalmente, em contas de depsito vista, de poupana e de depsito a prazo. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: pgina 91 COMENTRIO: Conceito do FGC. Quem conhece e sabe como funciona responde e acerta, quem apenas decorou vai errar.
11 PROF.EDGARABREU

85 Se houver um saldo de R$ 120.000,00 na conta de depsitos vista de um nico titular, o montante desse saldo que no estar coberto pelo FGC ser de R$ 80.000,00. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: No APOSTILA: pgina 91 COMENTRIO: Esta ele foi legal, pois poderia colocar como valor que no est coberto 70 mil para confundir o candidato. Mas com 80mil fica fcil. Dos 120 mil apenas 70 mil esto coberto, logo 50 mil o valor que no est coberto. 86 Os fundos de investimento e os fundos de aes no tm cobertura do FGC. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: SIM APOSTILA: pgina 91 COMENTRIO: Nesta o autor se confundiu pelo fato do texto da questo afirmar que o FGC no cobre Fundos e aes, logo a questo estaria correta, porm no gabarito divulgado est errado. Embasamento para possvel recurso: OBS: Importante salientar que o candidato no deve copiar e colocar este modelo e sim utiliz-lo como referencia para elaborao e sustentao de sua defesa. Prezada Banca examinadora Referente a questo nmero______ da prova ______ Segundo a Resoluo CMN 3.251 que altera e consolida o funcionamento do Fundo Garantidor de Crdito no anexo II artigo 2 temos: Art. 2 So objeto da garantia proporcionada pelo FGC os seguintes crditos: I - depsitos vista ou sacveis mediante aviso prvio; II - depsitos em contas-correntes de depsito para investimento; III - depsitos de poupana; IV - depsitos a prazo, com ou sem emisso de certificado; V - depsitos mantidos em contas no movimentveis por cheques destinadas ao registro e controle do fluxo de recursos referentes prestao de servios de pagamento de salrios, vencimentos, aposentadorias, penses e similares; VI - letras de cmbio; VII - letras imobilirias; VIII - letras hipotecrias; IX - letras de crdito imobilirio No constando Fundos de Investimento e Aes. Segundo o site do FGC no link: http://www.fgc.org.br/?ci_menu=59&conteudo=1<acesso05/10as9h>
12 PROF.EDGARABREU

6.

Por que o dinheiro que eu aplico em Fundos de Investimentos no tem garantia do FGC ? Os Fundos de Investimentos Financeiros so entidades constitudas sob a forma de condomnios abertos. uma comunho de recursos arrecadados de clientes para aplicao em carteira diversificada de ativos financeiros, cujos regulamentos so registrados em cartrios de ttulos e documentos. Geralmente so administrados por uma instituio financeira e esto sujeitos a superviso e acompanhamento do Banco Central do Brasil ou da CVM - Comisso de Valores Mobilirios, dependendo de sua natureza. Com base nos argumentos acima, entendo que o Fundo Garantidor de Crdito no cobre Nenhuma espcie de valores mobilirios, como por exemplo: aes e fundos de investimento. Assim a assertiva est Correta, solicito assim a troca de gabarito. 87 O FGC uma associao civil sem fins lucrativos e no exerce nenhuma funo pblica. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: pgina 91 COMENTRIO: O FGC uma empresa privada, apensa de muitos acharem que ele pertencem ao BACEN. 88 O prazo de pagamento de um ttulo de capitalizao no necessariamente coincide com o seu prazo de vigncia, que o perodo no qual o ttulo est em vigor, dando direito aos sorteios existentes. GABARITO CESPE: Certo RECURSO: No APOSTILA: 4.23 pgina 56 COMENTRIO: O Ttulo de capitalizao pode ser resgatado antes do vencimento. Desde que passado o perodo de carncia. 89 Se a taxa de carregamento do plano PGBL for igual a 5%, isso significar que, anualmente, ser debitado o valor equivalente a esse percentual do saldo mantido no referido plano. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: No APOSTILA: No consta COMENTRIO: Apesar de ser uma taxa expressa ao ano, a taxa de carregamento cobrada e deduzida diariamente e no anualmente.

13 PROF.EDGARABREU

90 Um produto de previdncia do tipo VGBL ou PGBL, por lei, pode resultar apenas em valorizao positiva, ainda que esse plano seja considerado agressivo e aplique parte dos recursos em renda varivel. GABARITO CESPE: Errado RECURSO: No APOSTILA: Pgina 57 COMENTRIO: mesmo aplicando em renda fixa existe a possibilidade de desvalorizao no patrimnio do fundo. Como os mesmos podem aplicar em renda varivel, no existe garantia de retorno, podendo apresentar rentabilidades negativas.

14 PROF.EDGARABREU

You might also like