You are on page 1of 7

ANHANGUERA EDUCACIONAL ANPOLIS Cincia da Computao 4 Perodo Vagner Borges Arquitetura de Computadores

Andrews Almeida Souza Daniel Silva Alves Mateus Elias de Carvalho Renato Honorio de Morais

RA: 3711647176 RA: 4608890696 RA: 3724698198 RA: 3727685553

07/10/2013

Comparaes entre processadores de nico ncleo e processadores de mltiplos ncleos

nico ncleo Passo 1: O Pentium a quinta gerao da arquitetura x86 de microprocessadores criada pela Intel, em 22 de Maro de 1993.1 Foi o sucessor da linha 486. Ele seria originalmente denominado 80586, ou i586, mas como nmeros no podem ser registrados o nome foi alterado para Pentium (presumivelmente pelo fato da raiz grega "pent-" significar "cinco"). O termo i586, entretanto, usado em programao para se referir a todos os primeiros processadores Pentium (e aos similares fabricados pelos competidores da Intel). Arquitetura Superescalar - O Pentium possui dois canais de execuo de dados ("pipelines") que lhe permitem completar mais do que uma instruo por ciclo de clock. Um canal (denominado "U") lida com qualquer tipo de instruo, enquanto o outro (denominado "V") lida apenas com as instrues mais simples e comuns. O uso de mais do que um canal de dados era uma caracterstica quase exclusiva dos processadores RISC. Barramento externo de dados de 64-bit - Tal implementao duplica a quantidade de informao em cada operao de leitura da memria. Entretanto, isto no quer dizer que o Pentium pode executar aplicaes de 64 bits; seus registradores ainda so de 32 bits.

Os primeiros Pentiums foram fabricados com uma tcnica de 0.8 microns, trabalhavam com clocks de 60 MHz e de 66 MHz2 e foram considerados algo problemticos devido a problemas de aquecimento. Mais tarde, foram surgindo gradualmente verses de 75, 90, 120, 133, 150, 166, 200, e 233 MHz. Verses de 266 e 300 MHz foram posteriormente lanadas para uso em computadores portteis. Processadores Pentium OverDrive foram lanados com velocidades de 63 e 83 MHz como uma opo de upgrade para computadores 486 mais antigos.

Mltiplos ncleos

INTEL CORE I3 O Intel Core i3 a linha de CPUs voltada aos menos exigentes. Por pertencer nova linha Core, o i3 traz dois ncleos de processamento, tecnologia Intel Hyper-Threading (que possibilita a realizao de mais tarefas), memria cache de 4 MB compartilhada (nvel L3), suporte para memria RAM DDR3 de at 1333 MHz e muito mais. Os CPUs da linha Core i3 parecem fracos, contudo eles vieram para substituir a antiga linha Core2Duo. Qualquer Core i3 vem equipado com um controlador de memria DDR interno (o que j ocorre h muito tempo nos processadores da AMD), um controlador de vdeo integrado Intel HD Graphics que opera na frequncia de 733 MHz e o suporte para utilizao de duplo canal para memria RAM (o que significa que as memrias trabalham aos pares).

INTEL CORE I5 Disponvel em modelos de dois ou quatro ncleos, os CPUs da linha i5 possuem at 8 MB de memria cache (nvel L3) compartilhada, tambm utilizam o soquete LGA1156, controlador de memria DDR integrado, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Turbo Boost e muito mais.

A tecnologia Turbo Boost da Intel promete aumentar a velocidade do processador automaticamente. Segundo o site da Intel, esta tecnologia inteligente e trabalha 100% do tempo verificando frequncia, voltagem e temperatura do processador. Ao notar uma baixa em um dos valores-padro utilizados pelo CPU, este novo recurso aumenta a frequncia e consegue um desempenho muito maior em qualquer aplicao. Imagine que a temperatura do processador est abaixo do esperado e voc deseja aumentar a velocidade. Com a utilizao da tecnologia Turbo Boost voc no precisa se preocupar, porque o seu Intel Core i5 vai alterar a frequncia ou a voltagem do CPU sem sua permisso e logo voc ver um aumento significativo em desempenho. Falando especificamente dos modelos i5, h a possibilidade de um aumento de at 800 MHz na velocidade.

INTEL CORE I7 A linha de processadores voltada ao pblico entusiasta e profissional traz muitos benefcios e especificaes de cair o queixo. Todos os CPUs da srie Core i7 possuem quatro ncleos (o i7-980X possui seis ncleos), memria cache L3 de 8 MB, controlador de memria integrado, tecnologia Intel Turbo Boost, tecnologia Intel Hyper-Threading, tecnologia Intel HD Boost e ainda o recurso Intel QPI.

Com o avano constante dos processadores, os softwares foram forados a evoluir. Existem softwares que trabalham com conjuntos de instrues especficas, as quais precisam estar presentes nos processadores para que o programa seja executado com a mxima performance. Os conjuntos de instrues principais so denominados como SSE, sendo que existem programas que utilizam instrues diferentes. A linha de processadores Intel Core i7 trabalha com a tecnologia Intel HD Boost, a qual responsvel pela compatibilidade entre CPU e programas que usam os conjuntos de instrues SSE4. Tal caracterstica possibilita um maior desempenho em aplicativos mais robustos que necessitam de um poder de processamento de alto nvel. O recurso Intel QPI, ou QuickPath Interconnect (Interconexo de caminho rpido), serve para aumentar o desempenho do processador bvio, no mesmo? Afinal, todas as tecnologias so criadas para isso , contudo, esta trabalha de uma maneira bem diferente. Ao invs de aumentar a frequncia ou a tenso, o recurso Intel QPI aumenta a largura de banda (o que permite a transmisso de mais dados) e diminui as latncias. Vale salientar que este recurso s est presente nos CPUs Intel Core i7 da srie 900 e possibilita taxas de transferncia de at 25.6 GB/s.

Passo 2:

Requisitos mnimos para o Windows 8: A Microsoft informou que os requisitos para rodar o Windows 8 seriam parecidos com os da verso 7. Mas, para rodar o sistema com satisfao, preciso investir um pouco mais nos componentes do PC. Veja a seguir os requisitos mnimos informados pela Microsoft, para a nova verso do sistema operacional: 32 Bit - 1 GB de memria, processador de 1 GHz, 16 GB de espao no HD, uma placa de vdeo compatvel com Directx 9 e monitor com resoluo superior a 1024x768 (para rodar o novo menu Metro); 64 Bit - verso indicada para quem tem mais do que 3 GB de memria, o sistema precisa de 2 GB de memria e 20 GB de HD, alm dos requisitos de 32 Bit. Para rodar o Windows 8, recomenda: um PC com processador Core i3 de 2.40 GHz ou superior, 4 GB de memria, 20 GB de HD (somente para o Windows) e uma placa de vdeo compatvel com DirectX 10 com 512 MB (AMD/ATI a partir da srie 4600 ou GeForce a partir da 9500 GT).

Requisitos para o Linux GNOME: Pentium III 500 MHz ou superior (Pentium 4 2.4 GHz ou superior, ou qualquer processador AMD64 ou Intel EM64T recomendado) 512 MB de memria fsica RAM (1 GB recomendado) 3 GB de espao disponvel em disco (mais recomendado) 800 x 600 resoluo de tela (1024 x 768 ou superior recomendado)

Requisitos Processador

Windows 8 Processador de 1 GHz

Linux Pentium III 500 MHz ou superior

Memria RAM

1 GB de memria

512 MB de memria fsica RAM

Espao no disco rgido

16 GB de espao no HD

3 GB de espao disponvel em disco

Placa grfica Resoluo da tela Passo 3:

Directx 9 1024x768

No disponvel 800 x 600

Pipeline uma tcnica de hardware que permite que a CPU realize a busca de uma ou mais instrues alm da prxima a ser executada. Estas instrues so colocadas em uma fila de memria dentro do processador (CPU) onde aguardam o momento de serem executadas, s poder comear quando a outra instruo acabar s assim da sequncia ao procedimento. Em resumo, o processo pelo qual uma instruo de processamento subdivida em etapas, uma vez que cada uma destas etapas executada por uma poro especializada da CPU, podendo colocar mais de uma instruo em execuo simultnea. Isto traz um uso mais racional da capacidade computacional com ganho substancial de velocidade. Entre os problemas enfrentados esto a dependncia de instrues anteriores e desvios que dificultam o processo, bem como a diferena de complexidade de instrues que fazem com que as mesmas possam levar um tempo varivel para execuo. A tcnica de pipeline utilizada para acelerar a velocidade de operao da CPU, uma vez que a prxima instruo a ser executada est normalmente armazenada dentro da CPU e no precisa ser buscada da memria, normalmente muito mais lenta que a CPU.

Vantagens O uso de pipeline permite que todos os recursos envolvidos operem em paralelo, de maneira que mais instrues possam ser processadas na unidade de tempo considerada. No multiciclo as instrues no so executadas na mesma quantidade de tempo, portanto, as instrues so executadas no seu tempo caracterstico (e no no tempo da instruo mais longa). Tambm no h ocorrncia de conflitos. Desvantagens No multiciclo no possvel que vrias instrues sejam processadas ao mesmo tempo. preciso que uma instruo seja totalmente processada para que a prxima instruo comece sua execuo. Isto torna mais lenta a execuo de um grupo de instruo, pios h recursos no utilizados todo o tempo. No pipeline, para haver um desempenho mais notvel necessrio uma grande quantidade de instrues. Enquanto o pipeline no est totalmente cheio, a performance no ideal. Alm disso, h o fato do balanceamento imperfeito, o ciclo de clock deve ser de acordo com a instruo mais longa. Problemas de conflitos de dados, estruturais e de controle que necessitam de instrues que exigem acrscimo de hardware para sua soluo que nem sempre so solucionadas completamente, havendo perda de efetividade do mesmo jeito.

You might also like