You are on page 1of 11

ORGANIZAO MARTIMA

INTERNACIONAL E

OMI A 23/Res 960 5 De maro de 2004 Original: ingls

Resoluo A. 960 (23) Aprovado 5 de dezembro de 2003 (Agenda 17)

MONTAGEM 23. sesso Agenda 17

RECOMENDAES SOBRE A FORMAO E CERTIFICAO E EM MATRIA DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE OUTROS PILOTOS MARTIMOS QUE PILOTOS DE ALTO MAR

O CONJUNTO, RECORDANDO o artigo 15 (j) da Conveno da Organizao Martima Internacional sobre as funes da Assembleia em relao aos regulamentos e orientaes relativas segurana martima para a preveno e o controle da poluio marinha por navios, RECONHECENDO que maritime pilotos desempenham um papel importante na promoo da segurana martima e da proteco do meio marinho, ACREDITANDO que a manuteno de uma boa relao de trabalho entre o piloto, o comandante e, se for caso disso, o oficial chefe de quarto de navegao importante para garantir a segurana da navegao,
I:\ASSEMBLY\23\RES\960.doc

A 23/Res 960

-2-

CONSTATANDO que, uma vez que cada rea precisa pilotagem altamente especializada experincia e conhecimento local por parte do piloto, a OMI no tem a inteno de tornar-se envolvidos tanto com a certificao ou o licenciamento dos pilotos ou com os sistemas de pilotagem praticada em vrios Estados, RECONHECENDO TAMBM a altos padres de servios de pilotagem j estabelecidos em vrios Estados e a necessidade de tais normas para ser mantida, CONSIDERANDO que em todos os Estados que esto desenvolvendo servios de pilotagem, o estabelecimento de normas mnimas de formao prtica, requisitos de certificao e os procedimentos operacionais para fornecer a efectiva coordenao entre os pilotos e pessoal do navio, tendo em devida conta de navio aos procedimentos na ponte e equipamento da embarcao, que contribuem para a segurana martima, TENDO EM CONSIDERAO a recomendao feita pelo Comit de Segurana Martima na sua setenta-quinta sesso,

Por razes de economia, este documento impresso em um nmero limitado. Os delegados esto convidados a trazer seus exemplares s reunies e no para solicitar cpias adicionais. 1. APROVAR:

(a) (b) 2. 3. 4.

A recomendao em matria de formao e certificao do transporte martimo os pilotos restantes de pilotos de alto mar estabelecidos no Anexo 1 da presente resoluo. A recomendao em matria de procedimentos operacionais de outros pilotos martimos que pilotos de alto mar que constam do anexo 2 presente resoluo.

Exorta os governos a dar cumprimento a essas recomendaes com a maior brevidade possvel. Solicita ao Comit de Segurana Martima para manter as Recomendaes sob reviso e a alterlas, se necessrio, luz da experincia adquirida na sua implementao. Revoga a resoluo A. 485 (XII).

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

-3ANEXO 1

A 23/Res 960

RECOMENDAO EM MATRIA DE FORMAO E CERTIFICAO DE PILOTOS OUTRO MARTIMO QUE PILOTOS DE ALTO MAR

mbito

1.1

reconhecido que a pilotagem requer conhecimentos especializados e experincia de uma rea especfica e que os Estados com muitas e variadas vias navegveis interiores e as portas tm se adequado para administrar a pilotagem de um regional ou local. O maritime pilotos referidos na presente recomendao no incluem pilotos de alto mar ou shipmasters ou da tripulao que esto certificados ou autorizados a efectuar a pilotagem funes em reas especficas. Os governos devem incentivar a criao ou manuteno de autoridades competentes para administrar a pilotagem segura e eficiente pilotagem sistemas.

1.2

1.3

Pilotagem competente autoridade

2.1

Pilotagem competente autoridade significa tanto os governos nacionais ou regionais ou grupos locais ou organizaes que, por lei ou tradio, administrar ou fornecer um sistemas de pilotagem. Os governos devero informar as autoridades competentes de pilotagem do disposto no presente diploma e promover a sua execuo. A avaliao da experincia, qualificaes e aptido de um dos candidatos para a certificao ou licenciamento, como um piloto, da responsabilidade de cada qual competente Autoridade de pilotagem. A competente Autoridade de pilotagem em co-operao com os locais e nacionais as associaes de pilotos deve: Estabelecer os requisitos de acesso e desenvolver as normas para a obteno de um certificado ou licena, a fim de realizar servios de pilotagem dentro da rea sob sua jurisdio. Impor a manuteno de normas. Especificar quaisquer que sejam pr-requisitos, a experincia ou os exames so necessrios para assegurar que os candidatos certificao ou licenciamento, os pilotos so devidamente treinados e qualificados; e Providenciar que os relatrios sobre as investigaes de incidentes que envolvam pilotagem so tidos em conta na formao dos pilotos martimos programas.

2.2

2.3
.1

2. .3

.4

A pilotagem certificado ou licena

Cada piloto dever manter uma pilotagem adequada certificado ou licena emitida pela competente autoridade de pilotagem. Alm de declarar a rea de pilotagem que emitido, o certificado dever indicar tambm os requisitos ou limitaes locais que a autoridade de pilotagem competente pode especificar como tamanho mximo, projecto ou da tonelagem dos navios que o titular est qualificado para piloto.

Aptido fsica

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

A 23/Res 960

-4-

4.1

Cada piloto dever satisfazer a competente Autoridade de pilotagem que o seu ou a sua aptido fsica, especialmente no que se refere sua acuidade visual e auditiva e aptido fsica atende as normas exigidas para a certificao de comandantes e oficiais de navegao nos termos da Conveno internacional sobre normas de formao, de certificao e de servio de quartos para os Martimos, de 1978, com a redaco que lhe foi dada, ou quaisquer outras normas como a autoridade de pilotagem competente considerar apropriado. Se um piloto tem experimentado uma leso grave ou doena, no deve ser uma reavaliao de sua aptido fsica antes de voltar aos seus deveres.

4.2

Formao e certificao ou critrios de licenciamento

5.1

A pilotagem competente autoridade responsvel pela formao e certificao ou critrios de licenciamento. As normas devem ser suficientes para permitir aos pilotos realizar suas funes com segurana e eficincia. Normas para a formao inicial deve ser projetado para desenvolver no formando competncias e piloto do conhecimento determinado pela competente autoridade de pilotagem para ser necessrio para a obteno de um piloto certificado ou licena. O treinamento deve incluir experincia prtica adquirida no mbito da superviso estreita de pilotos experientes. A experincia prtica adquirida com os navios em pilotagem reais condies podero ser complementadas por meio de simulao, tanto do computador e posto modelo, o ensino em sala de aula, ou outros mtodos de treinamento. Cada piloto deve ser treinado em bridge gesto de recursos com uma nfase sobre o intercmbio de informaes que so essenciais para um trnsito seguro. Este treinamento deve incluir a exigncia de que o piloto para avaliar situaes especficas e para realizar uma troca de informaes com o comandante e/ou encarregado da navegao. Manter uma relao de trabalho entre o piloto e a equipe ponte em ambas as condies de rotina e de emergncia devem ser cobertos em formao. As condies de emergncia deve incluir a perda de direo, perda de propulso, e falhas do radar, sistemas vitais e automao, em um canal estreito ou fairway. Formao inicial e continuada no master-piloto troca de informaes devem abranger tambm: Requisitos regulamentares que regem o intercmbio.

5.2

5.3

5.4
.1

.2 Reconhecimento da linguagem, culturais, psicolgicas e fisiolgicas dos impedimentos para a eficcia da comunicao e da interaco e tcnicas para superar estes obstculos; e .3 As melhores prticas de pilotagem especfico da rea.

5.5

Pilotagem competente autoridades devem ser encorajados a fornecer a atualizao e a reciclagem treinamento realizado para certificados ou licenciados os pilotos para garantir a continuao da sua proficincia e a atualizao dos seus conhecimentos, e pode incluir os seguintes; Cursos para melhorar a proficincia na lngua inglesa sempre que necessrio.

.1

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

-5-

A 23/Res 960

.2 As sesses para aprimorar a capacidade de se comunicar com as autoridades locais e outros navios na rea. .3 As reunies com as autoridades locais e outros rgos competentes para encarar situaes de emergncia e planos de contingncia. Cursos atualizao ou renovao gerenciamento de recursos em ponte para os pilotos para facilitar a comunicao e a troca de informaes entre o piloto e o mestre e para aumentar a eficincia da ponte. Exerccios de simulao, os quais podem incluir treinamento radar shiphandling emergncia e procedimentos. Os cursos em centros de formao shiphandling modelos tripulados; Os seminrios sobre o novo equipamento bridge em especial no que diz respeito aos auxlios navegao. As sesses para discutir questes relevantes relacionadas com o servio de pilotagem incluindo as leis, regras e regulamentos especialmente para a pilotagem. Formao em segurana pessoal. As tcnicas de sobrevivncia no mar; e Primeira ajuda de emergncia, incluindo ressuscitao cardiopulmonar (RCP) e hipotermia correo.

.4

5.

(6) . .7 .8

9. (10). 11.

Manuteno da competncia

6.1

A fim de assegurar a manuteno da competncia dos pilotos e a actualizao dos seus conhecimentos, a competente Autoridade de pilotagem dever certificar-se, a intervalos regulares no superiores a cinco anos, que todos os pilotos sob a sua jurisdio.

.1 Continuar a possuir navegao recentes conhecimentos da rea local para que o certificado de licena se aplica. 2. Continuar a atender a aptido mdica normas do pargrafo 4 acima; e

.3 Possuem o conhecimento da atualidade internacional, nacional e local as leis, regulamentos e outras normas e disposies pertinentes rea e a pilotagem dos pilotos funes.

6.2

Posse dos conhecimentos exigidos pelos pargrafos 6.1.1 e 6.1.3 , pode ser comprovada por um mtodo adequado, tais como registros de servios pessoais, que a realizao de cursos de desenvolvimento profissional contnuo ou atravs de um exame. No caso de um piloto em casos de ausncia de direitos, por qualquer motivo, no existe experincia recente na rea da pilotagem pilotagem competente, a autoridade dever certificar-se de que o piloto recupera a familiaridade com a rea aps o seu regresso ao dever.

6.3

Slabas de pilotagem certificados ou licenas

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

A 23/Res 960

-6-

7.1

No currculo, rea : as guas para que o requerente dever ser certificada ou licenciados. Cada requerente de um piloto certificado ou licena deve demonstrar que ele ou ela tem conhecimento necessrio do seguinte: Os limites das reas dos pilotos locais. Regulamento internacional para evitar abalroamentos no mar, 1972 com a redaco que lhe foi dada, como tambm outros locais nacionais e segurana da navegao e a preveno da poluio, como as regras podem ser aplicadas na rea. Sistema de balizagem da zona. As caractersticas das luzes e os seus ngulos de visibilidade e os sinais de nevoeiro, racons e radio beacons e outras ajudas electrnicas em uso na rea. Os nomes, as posies e as caractersticas da luz os navios, bias, balizas, estruturas e outras marcas na rea. Os nomes e as caractersticas dos canais, os cardumes, as cabeceiras e os pontos da rea. Ponte e semelhantes limitaes, incluindo obstruo do ar os projectos. Profundezas da gua em toda a rea, incluindo mars e fatores semelhantes. Conjunto geral, taxa, origem e durao das mars e a utilizao das tabelas de mars e de tempo real e dados atuais dos sistemas, se disponvel, para a rea. Bom os cursos e as distncias no espao. As fixaes na rea. Shiphandling de pilotagem, ancoragem, atracar e desatracar, manobras com e sem rebocadores, e situaes de emergncia. As comunicaes e a disponibilidade de informaes de navegao. Sistemas de navegao rdio transmisses aviso na rea e o tipo de informaes que possam ser includos.

.1 2.

.3 .4

5.

(6) . .7 .8 9.

(10). 11. ".12

13. 14.

Dessa Esquemas de separao de trfego, sistemas de gesto de trfego de navios e populao15. embarcaes semelhantes sistemas de gesto na rea. ".16 17. Equipamentos bridge e ajudas navegao. Utilizao de radar e outros dispositivos eletrnicos; suas limitaes e capacidades, como navegao e evitar colises sida; As manobras comportamento dos tipos de navios esperados para ser pilotado e as limitaes impostas por propulso e sistemas de direo.

18.

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

-719.

A 23/Res 960

".20 21.

Fatores que afetam desempenho naval, como o vento, a corrente, mars, configurao de canais, a profundidade da gua, inferior, banco e navio interao incluindo agachamento; Uso e limitaes dos diferentes tipos de rebocadores. A lngua inglesa para um padro adequado para permitir que o piloto de expressar claramente as comunicaes. Comunicao padro DA OMI Marinho frases. Cdigo IMO para a investigao de acidentes e incidentes martimos. Master-Pilot relacionamento, carto-piloto, os procedimentos operacionais. Preveno da poluio. Emergncia e planos de contingncia para a rea. Embarque e desembarque seguro dos procedimentos; e Quaisquer outros conhecimentos considerados necessrios.

".22 23. 24. 25. 26. 27. ".28

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

A 23/Res 960

-8-

ANEXO 2 RECOMENDAO SOBRE OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS DE OUTROS PILOTOS MARTIMOS QUE PILOTOS DE ALTO MAR

Geral

Pilotagem eficaz depende, entre outras coisas, da eficcia da comunicao e troca de informao entre o piloto, o comandante e a ponte pessoal e mediante a compreenso mtua cada um tem para as funes e os deveres dos outros. Estabelecimento de uma coordenao eficaz entre o piloto, o comandante e a ponte o pessoal, tendo em conta a escala do navio os sistemas e equipamentos disponveis para o piloto, ser um auxlio seguro e rpida passagem.

Funes de comandante, oficiais e piloto ponte

2.1

No obstante os direitos e obrigaes de um piloto, o piloto da presena a bordo no aliviar o capito ou oficial chefe de quarto de navegao de seus deveres e obrigaes em matria de segurana do navio. importante que, ao embarcar no navio-piloto, antes do incio dos pilotos, o piloto, o comandante e a ponte as pessoas esto conscientes de seus respectivos papis na passagem segura do navio. O comandante, oficiais e ponte piloto compartilhar a responsabilidade de uma boa comunicao e compreenso do papel de cada um para a conduo segura do navio em guas pilotagem. Os comandantes e oficiais ponte temos o dever de apoiar o piloto e para garantir que suas aes so monitoradas em todos os tempos.

2.2

2.3

Embarque piloto ponto

3.1 3.2 3.3

A competente Autoridade de pilotagem 1 dever estabelecer e disseminar a localizao segura do piloto de embarque e desembarque. O piloto embarque ponto deveria estar a uma distncia suficiente do incio da execuo do acto de pilotagem para permitir embarque seguro condies. O piloto embarque ponto tambm deve ser situado em um local que permita a tempo suficiente e espao martimo para atender as exigncias do mestre-piloto troca de informaes (ver pontos 5.1 . e 5.6 . ).

Procedimentos para solicitar piloto

4.1

A competente Autoridade de pilotagem deve estabelecer, divulgar e manter procedimentos para solicitar um piloto para uma entrada ou sada navio, ou para mudar um navio. Como em termos de recursos humanos e meios tcnicos tem que ser bem planejada com antecedncia, o funcionamento de um eficiente servio de pilotagem requer informaes

4.2

"Competente Autoridade de pilotagem" tem o mesmo significado que no anexo 1.

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

-9-

A 23/Res 960

sobre o tempo estimado de chegada (ETA) ou sada (ETD) a ser produzida pelo navio to cedo quanto possvel, com freqentes atualizaes sempre que possvel.

4.3

Comunicao por VHF ou outros meios dedicados devem ser fixados, com a maior brevidade possvel, a fim de que o capito do navio para confirmar o ETA e a estaopiloto para fornecer informaes relevantes sobre embarque piloto. A primeira ETA mensagem para a estao-piloto deve incluir todas as informaes exigidas pelos regulamentos locais, incluindo: Nome do navio, o indicativo de chamada, agente do navio. Do navio caractersticas: comprimento, feixe, projecto, tiragem de ar se for caso disso, velocidade, impedimento(s). Data e horrio previsto para o embarque piloto ponto. Destino, de cais (se necessrio, lado ao lado); e Outros requisitos pertinentes e informaes.

4.4
.1 2.

.3 .4 5.

Master - piloto troca de informaes

5.1

O comandante e o piloto deve trocar informaes relativas navegao procedimentos, condies locais e as regras e caractersticas do navio. Esse intercmbio de informaes deve ser um processo contnuo que geralmente continua durante o perodo de durao da pilotagem. Cada pilotagem atribuio deve comear com um sistema de intercmbio de informaes entre o piloto e o mestre. O montante e o assunto do intercmbio de informaes deve ser determinada pela navegao especficas demandas da pilotagem. Informaes adicionais podem ser trocadas, a operao prossegue. Cada autoridade de pilotagem competente deve desenvolver um padro de intercmbio de informao prtica, tendo em conta os requisitos legais e as melhores prticas na rea da pilotagem. Os pilotos devem considerar o uso de um carto de informao, forma, verificao ou outro auxiliar de memria para assegurar a troca de itens so cobertos. Se um carto de informao ou formulrio padro usado pelos pilotos localmente sobre a esperada passagem, o layout de um tal carto ou formulrio deve ser fcil de entender. O carto ou o formulrio dever ser complementar e auxiliar, no substituto, do intercmbio de informaes verbais. Esta troca de informaes deve incluir, pelo menos, o seguinte:

5.2

5.3

5.4

.1 Apresentao de um piloto normal carto. Alm disso, as informaes devem ser prestadas na taxa de volta em velocidades diferentes, girando crculos, as distncias de paragem e, se disponvel, outros dados apropriados. .2 Acordo geral sobre os planos e procedimentos, incluindo planos de contingncia, para a esperada passagem.

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

A 23/Res 960

- 10 -

.3 Discusso de quaisquer condies especiais, tais como previso do tempo, profundidade da gua, das mars e correntes martimas o trfego que pode ser esperada durante a passagem. .4 Discusso de qualquer navio incomum de caractersticas de manipulao, as mquinas as dificuldades, problemas ou equipamento de navegao tripulao limitaes que podem afetar o funcionamento, manuseio ou manobras seguras do navio.

5.

Informaes sobre disposies em matria de atracao; uso, as caractersticas e o nmero de rebocadores, barcos e outros amarrao externa instalaes.

(6) .

Informaes sobre meios de amarrao; e

.7

A confirmao do idioma a ser utilizado na ponte e com partes externas. Ela deve ser claramente entendido que qualquer trecho plano uma indicao da preferncia bsica inteno e tanto o piloto e o mestre deve estar preparado para no afastar-se dela, quando as circunstncias assim o exigirem. Pilotos e autoridades competentes a pilotagem deve ser consciente da planificao da viagem responsabilidades dos comandantes em instrumentos aplicveis da OMI. 2

5.5

5.6

Linguagem Comunicao

6.1

Os pilotos devem estar familiarizados com o OMI Comunicao Marinha frases Padro e utiliz-los em situaes adequadas em radiocomunicaes, bem como durante trocas verbais sobre a ponte. Isto ir permitir que o mestre e encarregado da navegao para compreender melhor as comunicaes e as suas intenes. As comunicaes a bordo entre o piloto e a ponte pessoal de quarto deve ser feita em lngua inglesa ou em um idioma diferente do ingls que comum a todos os que esto envolvidos na operao.

6.2

6.3

Quando um piloto est se comunicando com partes externas do navio, tais como servios de trfego martimo, os rebocadores ou aos fiscais e o piloto capaz de se comunicar em lngua inglesa ou uma linguagem que pode ser entendida com a ponte, o piloto dever, logo que possvel , explicar o que foi dito para ativar a ponte pessoal para monitorar as aes posteriores tomadas por essas partes externas.

Comunicao de incidentes e acidentes

Quando executar a pilotagem definitivos, o piloto dever apresentar um relatrio ou causar a ser reportados ao rgo competente, qualquer coisa que possa afetar a segurana da navegao e preveno da poluio. Em especial, o piloto dever apresentar um relatrio, com a maior brevidade possvel, qualquer
2

Consulte regulamento SOLAS V/34 e da resoluo A. 893 (21) relativa s Orientaes para planificao da viagem e Cdigo STCW, seo A-VIII/2, Parte 2

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

- 11 -

A 23/Res 960

acidente que possa ter ocorrido com o navio pilotado e eventuais irregularidades com luzes nuticas, as formas e os sinais.

Recusa de servios de pilotagem

O piloto deve ter o direito de recusar a pilotagem quando o navio a ser pilotado representa um perigo para a segurana da navegao ou para o meio ambiente. Qualquer recusa de visto, juntamente com a razo, deve ser imediatamente comunicado autoridade competente para a aco, conforme apropriado.

Aptido para o servio

Os pilotos devem ser devidamente recuperado e mentalmente alerta a fim de prestar ateno pilotagem funes durante o perodo de durao da passagem.

_________

I: \ASSEMBLY\ 23 \RES\960.doc

You might also like