You are on page 1of 5

PIC- Projeto Informtica na Cidadela

Ano letivo 2012 / 2013

Setembro de 2012

Agrupamento de Escolas da Cidadela

Autores: Grupo de recrutamento 550- Informtica

PIC- PROJETO INFORMTICA NA CIDADELA

1- INTRODUO
Os professores do grupo de recrutamento 550- Informtica tiveram at ao momento, a seu cargo, a manuteno do parque informtico desta escola e o apoio informtico a docentes e alunos. No presente ano letivo, 2012/ 2013, esta misso ser ainda mais complicada de executar pelo facto do equipamento deixar de estar coberto pela garantia dos fabricantes e por j ter sofrido um desgaste significativo em trs anos de utilizao permanente. No entanto, com o aumento do nmero de elementos que o grupo de recrutamento 550Informtica teve, teremos mais recursos humanos para executarem este projeto. Novidade ainda o fato de a escola ter integrado o Agrupamento de Escolas da Cidadela, com o 5 ano a funcionar pela primeira vez na escola sede, fazendo assim todo o sentido que este projeto se estendesse a estes alunos. As escolas do 1 ciclo e do ensino pr-escolar tambm estaro contempladas neste projeto, podendo divulgar as suas atividades na pgina web e usar o correio profissional do agrupamento. So objetivos deste projeto: Objetivo Geral: Apoiar o uso das TIC no Agrupamento de Escolas da Cidadela Objetivos especficos: 1- Apoiar os alunos na utilizao consciente e segura das TIC; 2- Apoiar a utilizao do Moodle por parte dos professores; 3- Atualizar e dinamizar a pgina web da escola; 4- Apoiar a utilizao da conta de correio eletrnico profissional; 5- Manter o parque informtico da escola; 6- Manter a rede informtica que permite o acesso Internet.

2- ATIVIDADES A DESENVOLVER AO LONGO DO ANO LETIVO


As atividades que nos comprometemos a executar so as seguintes: 2.1- Apoio aos alunos No incio do ano, preparar a ficha de pr inscrio, a lista de presenas, planificar e organizar os workshops contemplando-os no plano anual de atividades, criar o horrio de funcionamento, entre outros.
Pgina 2 de 5

PIC- PROJETO INFORMTICA NA CIDADELA

Desenvolver os workshops com os objetivos centrados nos alunos, como: 1- Cativar e motivar os alunos para uma utilizao consciente, segura e tica da Internet; 2- Trabalhar de uma forma prtica e eficiente com as aplicaes informticas propostas, sabendo identificar qual a que deve utilizar em funo do trabalho que vai executar; 3- Tomar o gosto pelas TIC num ambiente de trabalho informal e descontrado; 4- Cativar e motivar os alunos para o gosto e sentido de pertena desta escola. O trabalho desenvolvido com os alunos ter o formato de workshop com a durao de um perodo letivo, destinados aos alunos do 2 e 3 ciclo do ensino bsico, dando-se preferncia aos 5s e 7s anos. Estes workshops funcionaro na Biblioteca Escolar, preferencialmente hora de almoo. Os alunos fazem uma pr-inscrio no incio do ano, referindo quais os workshops que querem frequentar ao longo do ano.
3F Horas 12H s 12H45 12H45 s 13H30 12H45 s 13H30 15H30 s 16H15 Photoshop Tcnico Web Marlene Postais no Paint Natlia Tema Professor Tema 4F Professor Tema Excel 5F Professor Nuno Tema 6F Professor

PowerPoint Movie Maker

Natlia

Word

Paula

Marlene

2.2- Moodle No incio do ano, preparar o Moodle para o novo ano letivo, apagando as disciplinas que no vo ser usadas, atualizando as que vo continuar e criando as novas. O modo de funcionamento ser igual ao dos anos passados. Os professores solicitam a criao das disciplinas com que pretendem trabalhar via email. Ser ainda prestado apoio na sua utilizao, preferencialmente via email.

Pgina 3 de 5

PIC- PROJETO INFORMTICA NA CIDADELA

2.3- Pgina Web da Escola No incio do ano, inserir a informao relativa ao novo ano letivo, atualizando a informao ai existente, nomeadamente horrios dos alunos, horrios dos servios de apoio e dos complementos educativos, ementas, outros. Ao longo do ano, ir produzindo materiais para noticias, clubes, cursos, sempre que for solicitado. Manter a seco de Destaques (noticias) atualizada. A forma como as noticias e matrias que a compem devem chegar ao web designer designado para a manuteno da pgina web, deve ser preferencialmente via email. 2.4- Conta de correio eletrnico profissional No incio do ano letivo ser necessrio apagar as contas dos professores que deixaram de pertencer escola e criar novas contas para os professores que se encontram na escola pela primeira vez. Ao longo do ano ser ainda necessrio gerar novas palavras passe sempre que um professor se esquecer, bem como proceder a limpezas sempre que as contas atingirem o seu limite de utilizao. 2.5- Parque informtico da escola Este ser o grande monstro a que tentaremos dar resposta com os nossos limitados recursos. Assim, propomo-nos a dar resposta s seguintes situaes, dentro das limitaes das horas que vamos ter para trabalhar: - Avarias: Quer em software, quer em hardware tentar resolver pelos nossos meios. No sendo possvel, acionar garantias e enviar para reparar. Sem garantia, pedir oramento e colocar deciso da Direo da escola. - Instalar e atualizar software; - Intervir, onde nos for possvel, nos problemas relacionados com a Internet na escola; -Servir de intermedirios com departamentos da administrao central ligados ao PTE e aos seus projetos; - Fazer aconselhamento informtico sempre que solicitado. 2.6- Divulgao do Projeto: No incio do ano letivo ser elaborado um documento a explicar o funcionamento do projeto e dos seus sub-produtos, que ser levado a Conselho Pedaggico de forma a ser divulgado junto dos coordenadores de departamento, que por sua vez devero divulgar junto dos professores dos seus departamentos.

Pgina 4 de 5

PIC- PROJETO INFORMTICA NA CIDADELA

Este documento e restante informao relativa a este projeto estar disponvel numa disciplina aberta a visitantes no Moodle. Ser ainda feita divulgao via email sempre que se justificar. Colocar-se- ainda um cartaz de divulgao, permanentemente, na sala dos professores.

3- EQUIPA E HORAS DE TRABALHO DISTRIBUIDOS POR ATIVIDADES


A equipa vai trabalhar com as seguintes horas, nas seguintes atividades preferenciais:
Professor Ana Fernandes Horas 4H30 3H Coordenao da manuteno do parque escolar. Manuteno geral do parque escolar. 1H30 Marlene Amorim 2H15 45 min 1H30 Natlia Ricardo Nuno Costa 1H30 2H15 1H30 45 min Paula Vieira Susana Gonalves 45 min 2H15 Responsvel pela manuteno da sala B17. Workshop alunos. Workshop alunos. Moodle, pagina web, email. Responsvel pela manuteno da sala A210 (45 minutos). Workshop alunos. Workshop alunos. Responsvel pela manuteno das salas A25 e A213. Atividade preferenciais

As atividades so preferenciais porque, sempre que se justifique, os elementos da equipa desempenharo ainda outras atividades de apoio e interajuda entre eles.

4- AVALIAO DO PROJETO
No fim do ano letivo ser elaborado um relatrio crtico da atividade, onde sero feitas consideraes sobre as solicitaes que nos foram feitas e a forma como lhe demos resposta.

Pgina 5 de 5

You might also like