You are on page 1of 2

Disciplina: Geografia Professor (a): Dante Matias e Renato Vogel Srie/ano: 3.

Aluno (a): Trimestre: 2

Ensino Mdio (1.) AVALIAO Data:03/06/2011

Leia atentamente cada questo antes de respond-las. As questes que estiverem rasuradas ou que apresentarem o uso de corretivo lquido sero consideradas como erradas. As respostas devero ser feitas a caneta. Todas as questes tem peso 1,0 (um ponto). 1) Em relao hidrosfera assinale a alternativa incorreta: a) Cerca de da superfcie total da Terra esto cobertos por uma grande massa lquida contnua, a qual pode ser dividida em oceanos e mares, entre os quais o mais extenso o Pacfico. b) As mars so movimentos peridicos de subida e descida das guas ocenicas, provocadas pela foras de atrao da Lua e do Sol sobre a Terra. c) A importncia das correntes martimas reside no fato de disseminar e transportar espcies vegetais e animais pelas regies por onde circulam. As correntes podem tambm amenizar ou acentuar as condies climticas das regies onde atuam. d) Mares so pores de gua salgada situadas nas reas costeiras ou no interior dos continentes e possuem caractersticas fsico-qumicas prprias. e) No que se refere a existncia de gua doce e salgada na superfcie do planeta percebe-se igual distribuio entre elas embora s guas doces apresentam maiores facilidades para o aproveitamento do consumo humano. 2) A figura abaixo representa uma bacia hidrogrfica. Com base na figura e nos seus conhecimentos, assinale a alternativa incorreta: a) A rea onde est localizado o ponto C uma nascente, rea onde a eroso maior do que a rea onde est situado o ponto B. b) Os cursos fluviais onde esto localizados os pontos A e D so tributrios do curso principal da bacia hidrogrfica. c) O curso fluvial onde est situado o ponto B corresponde ao rio principal da bacia hidrogrfica. d) Os terrenos a direita e a esquerda do curso representado por B representam as vertentes dessa bacia hidrogrfica. e) A foz do tipo esturio resultante da deposio de sedimentos nos meandros do curso mdio do rio principal. 3) Sendo o planeta Terra composto por 3/4 de gua, representados por oceanos e mares, analise os itens e assinale a nica que apresentar informaes corretas: a) Essa proporo aumenta se acrescentar a cobertura lquida que se concentra na litosfera e na atmosfera. b) Os oceanos concentram toda a gua existente no planeta e so responsveis pelo abastecimento de gua da populao mundial. c) Os mares classificam-se em trs tipos; podem ser: costeiros, quando em amplas aberturas; mediterrneos, continentais ou interiores, quando se ligam por aberturas estreitas; e fechados ou isolados, quando no se comunicam com os oceanos. d) Os principais movimentos das guas que ocorrem nos oceanos so provocados pelos rios e pela vegetao. e) nos rios, lagos e aquferos que se localizam quase que 70% de toda a gua doce do planeta a disposio do consumo humano.

4) A origem dos terrenos em que se localizam o carvo mineral bem como a transio da vida martima para a terrestre ocorreu: a) Na Era Pr-Cambriana. b) Na Era Cenozica. c) Na Era Paleozica. d) Na Era Mesozica. e) Nas Eras Pr-Cambriana e Cenozica.

5) Podemos classificar as rochas em trs grupos: sedimentares, metamrficas e gneas. Sabendo-se que cada uma delas possui uma forma distinta de constituio incorreto afirmar que: a) As rochas sedimentares so formadas a partir da sedimentao e compactao de sedimentos. b) As rochas metamrficas so formadas a partir do calor ou da presso existente no interior da Terra. c) As rochas magmticas ou cristalinas so resultantes do resfriamento do material magmtico cuja origem est ligada a formao do nosso planeta. d) As rochas metamrficas so formadas sempre que h uma erupo vulcnica em ambientes de instabilidade geolgica. e) As rochas gneas so formadas a partir da solidificao do magma e podem ser divididas em extrusiva e intrusiva. 6) O mapa adiante coloca em destaque uma regio cuja atividade econmica est articulada com os portos de Vitria (ES) e Santos (SP). Trata-se da regio conhecida como a) ( ) Tringulo Mineiro. b) ( ) Quadriltero Ferrfero. c) ( ) Polgono da Seca. d) ( ) Zona da Mata Mineira.

7) Quanto s prticas agrcolas, correto afirmar que: a) ( ) a agricultura itinerante muito utilizada na Europa e tem como caracterstica fundamental o emprego da tecnologia moderna. b) ( ) a agricultura de jardinagem praticada em latifndios na sia e caracteriza-se pela utilizao de tcnicas rudimentares e pouca mo-de-obra. c) ( ) O Terraceamento uma prtica agrcola em terrenos com uma grande inclinao onde so escavados degraus para o cultivo agrcola d) ( ) o sistema de plantations, encontrado em pases tropicais, caracteriza-se pela prtica da agricultura em pequenas propriedades. e) ( ) as lavouras de subsistncia que abastecem de alimentos o mercado brasileiro so praticadas por sojicultores do sul do Brasil que optaram pelo plantio do soja transgnico. 8) Essa prtica agrcola visa, de uma certa maneira, quebrar ciclos de doenas e pragas, mudando a cultura de lugar, e poupar o solo da exausto causada pela monocultura. Um dos exemplos mais comuns no Brasil desta prtica agrcola so as culturas do milho e do feijo. O que est sendo especificamente descrito? a) ( ) a Agricultura Integrada. b) ( ) a Agricultura Orgnica. c) ( ) a Rotao de Culturas. d) ( ) a Agrossilvicultura. e) ( ) a Agricultura de "Plantation". 9)A Agricultura e a pecuria tem sido os grandes lderes da economia brasileira nos ltimos trinta anos, respondendo por 42% das exportaes brasileiras e 37% dos empregos gerados no pas. Sobre a agropecuria brasileira podemos afirmar: EXCETO: a) ( ) O Brasil possui um total de mais de 106 milhes de hectares de terra, que no esto sendo utilizadas pela agricultura. b) ( ) O Estado de So Paulo apresenta o maior desenvolvimento agropecurio brasileiro, com a maior diversidade de produtos, onde se destacam tcnicas aprimoradas, maquinrios modernos e vias de transporte suficiente. c) ( ) O Estados de Mato Grosso do Sul conhecido como Celeiro do Brasil, por ser o Estado com um maior desenvolvimento na produo de gros do pas. d) ( ) Santa Catarina um grande produtor de ma, principalmente nas cidades de Lebom Rgis, So Joaquim e Fraiburgo. e) ( ) A soja o principal produto da agricultura brasileira com produo superior a 50 milhes de toneladas, cultivada atualmente em quase todas as regies brasileiras. 10) Com relao as relaes urbanas desenvolvidas pelas cidades, podemos destacar: a) ( ) Rede urbana um conjunto de aglomeraes urbanas que dependem uma das outras b) ( ) Hierarquia urbana a atividade mais importante desenvolvida por uma cidade. c) ( ) Funo urbana a relao de dependncia que umas cidades estabelecem com outras d) ( ) Metrpole a cidade mais importante de uma regio Metropolitana:

You might also like