You are on page 1of 20

1

Voc ver por aqui...


Prezado aluno, considerando que a nossa disciplina, Desenho Tcnico, requer, dentre outros assuntos importantes, o conhecimento em Desenho Geomtrico, iremos comear nossa empolgante jornada de trabalho introduzindo alguns conceitos fundamentais desse contedo; falar um pouco da sua histria, bem como da sua importncia, tanto para esta disciplina, como para o desempenho profissional futuro de vocs.

Objetivo
Conceituar Geometria e estudar seus elementos. Conceituar Desenho Geomtrico e estudar suas principais

entidades geomtricas. Conhecer a histria e a importncia do Desenho Geomtrico no

contexto do Desenho Tcnico.

Para comeo de conversa...


No sculo XVIII, o Desenho Geomtrico aparece como uma das bases mais fortes, no discurso dos que vislumbram novos tempos.
(MENEZES, Alexandre Monteiro de Multimdia Interativa para o Ensino do Desenho Arquitetnico: in: X SIGRADI - La Sociedad Iberoamericana de Grfica Digital, 2006 Educain y Desarrollo Acadmico).

Para saber mais...


Leia o artigo completo Multimdia Interativa para o Ensino do Desenho Arquitetnico, atravs do endereo eletrnico:
http://cumincades.scix.net/data/works/att/sigradi2006_p049b.content.pdf

Afinal de contas, qual a finalidade do Desenho Geomtrico?


O Desenho Geomtrico tem por finalidade representar figuras planas e resolver, com rgua e compasso, os problemas relativos Geometria Plana.

Geometria Plana?
Geometria Plana o estudo das propriedades relativas a pontos, linhas, planos e superfcies.

Como tudo comeou?


Em seu livro didtico intitulado Elementos de Geometria e Desenho Geomtrico, Putnoki (1989) faz um breve relato da Histria do Desenho Geomtrico. Segundo o referido autor, como linguagem de comunicao e expresso, a arte do desenho antecede em muito a da escrita. Indaga-nos com a seguinte questo: o que a escrita se no a combinao de pequenos smbolos desenhados? E discorre que atravs de gravuras traadas nas paredes das cavernas, o homem pr-histrico registrou fatos relacionados com o seu cotidiano, deixando indicadores importantes para os pesquisadores modernos estudarem os ancestrais de nossa espcie. Enfim, a arte do desenho inerente ao homem. No se sabe quando, ou onde, algum formulou

pela primeira vez, em forma de desenho, um problema que pretendia resolver talvez tivesse sido um "projeto" de moradia ou templo, ou algo semelhante. Mas esse passo representou um avano fundamental na capacidade de raciocnio abstrato, pois representava algo que no existia. Essa ferramenta, gradativamente aprimorada, foi bastante importante para o desenvolvimento das civilizaes babilnias e egpcias, os quais realizaram verdadeiras faanhas arquitetnicas. Uma outra civilizao, os gregos, deram um molde dedutivo matemtica. A obra Elementos, de Euclides (aproximadamente 300 a.C.), um marco de valor inestimvel, na qual a Geometria desenvolvida de modo bastante elaborado. na geometria grega que surge o Desenho Geomtrico. Na realidade, no havia entre os gregos uma diferenciao entre Desenho Geomtrico e Geometria. O primeiro aparecia simplesmente na forma de problemas de construes geomtricas, aps a exposio de um item terico dos textos de Geometria. Essa conduta euclidiana seguida at hoje em pases como Frana, Sua, Espanha etc.

Atividade 01
Antes de darmos incio ao estudo dos elementos fundamentais da Geometria, consulte, dentre outras

referncias, REIS (2007, p. 8), para compreender melhor a importncia Desenho Geomtrico e em que contexto histrico ele se desenvolveu. Ao trmino da leitura, faa uma breve auto-avaliao do que voc acabara de ler, tendo em vista que consideramos de suma importncia a compreenso histrica do Desenho Geomtrico no contexto da Geometria, bem como da sua funo no mundo do Desenho Tcnico. Assim sendo, busque responder as seguintes questes: 1) Em que momento histrico considerado o surgimento o Desenho Geomtrico? 2) Qual a funo do Desenho Geomtrico? 3) Podemos afirmar que a Geometria e o Desenho Geomtrico foram importantes para o desenvolvimento de civilizaes antepassadas? Por qu?

Elementos fundamentais da Geometria


Por serem considerados entes primitivos, o ponto, a reta e o plano, elementos fundamentais da Geometria, no possuem definio.

O ponto
O ponto representado graficamente pela interseo de duas entidades geomtricas, tais como: duas retas; uma reta e um arco ou dois arcos. O ponto no tem dimenso e indicado por (A, B, C...), conforme figura 01.

B FIGURA - 01

A linha
A linha o resultado do deslocamento de um ponto no espao ou num plano. Em desenho, expressa graficamente pelo deslocamento do lpis sobre o papel. Desse modo, podemos interpretar a linha no mundo do desenho como sendo a trajetria descrita por um ponto ao se deslocar. Como vemos, a linha tem uma s dimenso: o comprimento (figura 02).

FIGURA - 02

Dada a importncia e caractersticas especiais deste ente geomtrico e sua grande aplicao em Geometria e Desenho, faremos seu estudo de forma mais detalhada a seguir.

A reta
A reta pode ser considerada como o resultado do deslocamento linear de um ponto, no possuindo, portanto, incio e fim. Possui apenas uma dimenso, por um o comprimento, retilneo, e

representada

graficamente

trao

cuja

representao tem como indicao (a, b, c...) (figura 03). Observe que a reta possui infinitos pontos, porm pode ser determinada por apenas dois pontos distintos (AB). Ademais, podem ser traadas infinitas retas que passam por um nico ponto, portanto, podemos afirmar que um nico ponto num plano define infinitas retas. (figuras 04 e 05).

r FIGURA - 03

r1 r2 A B C

rn FIGURA - 04 FIGURA - 05

O plano
O Plano tem sua representao grfica indicada por letras do alfabeto grego, tais como: alfa, beta, gama... (figura 06). importante ressaltar que, como a reta, o plano possui infinitos pontos. Tambm, sabe-se que por trs pontos no colineares pontos que no pertencem a uma mesma reta ou um ponto e uma reta, que no o contenha, tambm definem um plano.

FIGURA - 06

Atividade 02
Pense e responda as seguintes questes: 1) Quais so os entes fundamentais da Geometria e por que eles so considerados como fundamentais? 2) Como so representados os pontos? 3) Uma sucesso de pontos numa seqncia infinita nos d idia de qu? 4) Como so representadas as retas? 5) Como so representados os planos? 6) D trs exemplos que nos sugerem a idia de plano.

A semi-reta
A semi-reta pode ser entendida como o deslocamento linear de um ponto, sem variar a direo, entretanto, tem um ponto como origem. Desse modo, a semireta infinita em apenas uma direo. Assim sendo, pode-se afirmar que um ponto qualquer, pertencente a uma determinada reta, divide-a em duas semi-retas. Para compreender melhor o acima descrito, leia os itens a, b e c que se seguem, observando as figuras 07, 08 e 09, respectivamente. a) Semi-reta de origem no ponto A e que passa pelo ponto B (AB)

(figura 07). b) Semi-reta de origem no ponto C e que passa pelo ponto D

(CD) (figura 08). c) Um ponto qualquer, pertencente a uma reta, divide a mesma

em duas semi-retas (figura 09).

Figura - 07 A B

Figura - 08 D C

Figura - 09 P

O segmento de reta
O segmento de reta a poro de uma reta, a qual fica limitada por dois de seus pontos. O segmento de reta , portanto, limitado e podemos atribuir-lhe um comprimento. Sua representao dada pelos dois pontos que o limitam e que so chamados de extremidades do segmento. Abaixo, podemos observar alguns exemplos de segmentos de reta: segmentos de reta AB, MN e PQ (figura 10).

A M N

FIGURA - 10

Sendo uma parte limitada da reta, o segmento pode ser medido. medir uma grandeza significa comparar, estabelecendo diferenas ou semelhanas. Exemplo de unidade de medida linear: O metro, seus mltiplos e submltiplos.

Ponto mdio de segmento


Ponto mdio de um segmento de reta o ponto desse segmento que o divide em dois segmentos congruentes. Calma, Amigo! Segmentos congruentes so aqueles que possuem a mesma medida!

Epa, epa, epa: Segmentos congruentes?

10

Segmentos colineares
So segmentos de reta que pertencem a uma mesma reta, a qual denominamos de reta suporte (figura 11).

AB e GH pertencem a s. H B A FIGURA - 11 G

Segmentos consecutivos
So segmentos de reta dispostos um aps o outro, cuja extremidade de um coincide com a extremidade do outro. Como exemplo, temos os segmentos consecutivos AB, BC e CD. Tambm, os segmentos HI, IJ e JP (figura 12). H I

s A B C D

FIGURA - 12

Saiba que...
Duas ou mais retas que pertencem ao mesmo plano, denominam-se retas coplanares. Retas concorrentes ou secantes, por sua vez, so retas coplanares que concorrem, isto , cruzam-se num mesmo ponto. Por conseguinte, esse ponto comum s duas retas.

11

Poxa, j vimos bastante contedo...

verdade! Mas, por falar em reta, vejamos...

Posies de uma reta


Horizontal - a posio de uma reta que corresponde linha do horizonte martimo (figura 13).

h FIGURA - 13

Vertical - a posio de uma reta que corresponde direo do fio de prumo1 (figura 14). v

FIGURA - 14

12

Oblqua ou inclinada consiste na exceo s duas posies de reta acima mencionadas. Isto significa dizer que a reta oblqua ou inclinada no est nem na posio horizontal, nem na posio vertical (figura 15).

FIGURA - 15

Voc sabia que...


Duas ou mais retas, cujos pontos de uma so tambm pontos da outra, chamamse retas coincidentes? Retas paralelas so aquelas que no possuem pontos em comum. Dizemos, ento, que duas ou mais retas tm a mesma direo se elas so paralelas entre si. Por fim, duas retas so denominadas retas perpendiculares quando so concorrentes e formam um ngulo de 90 (ngulo reto) entre si.

Instrumento utilizado pelo pedreiro, cuja finalidade a de alinhar verticalmente uma parede ou muro.

13

Mediatriz de um segmento de reta


Mediatriz de um segmento de reta a reta perpendicular ao segmento e que passa pelo ponto mdio desse segmento (figura 16). m

Observe que...
A AM congruente MB. M B

FIGURA - 16

Distncias
Um outro assunto de grande relevncia para nossa disciplina a determinao das seguintes distncias: a) entre dois pontos: dados dois pontos A e B, chama-se de distancia de A e B a medida do segmento AB, cuja notao d(A,B) (figura 17). b) de um ponto a uma reta: consideremos um ponto P e uma reta r. Chama-se de distncia de um ponto P a reta r, a medida do segmento que tem uma extremidade em P e a outra em r e que perpendicular a r. A notao neste caso d(P,r) (figura 18). c) entre duas retas paralelas entre si: chama-se de distncia de duas retas paralelas, a distncia de um ponto qualquer de uma delas a outra reta. Sua notao d(r,s) (figura 19).

B d(A,B) A FIGURA - 17

14

P d(P, r)

FIGURA - 18

s d(r, s)

FIGURA - 19

Atividade 03
1) Podemos afirmar que uma reta no possui incio nem fim? 2) Podemos medir um segmento de reta? Por qu? 3) Sabe-se que Ponto mdio de um segmento de reta o ponto desse segmento que o divide em dois segmentos congruentes. Assim sendo, busque exemplificar a utilizao desse conhecimento para a resoluo de uma situao-problema prtica possivelmente vivida por voc. 4) O que Mediatriz e qual a sua relao com o Ponto Mdio de um Segmento de Reta? 5) Quantas e quais posies particulares uma reta pode assumir em um determinado plano? 6) Como voc pode medir a distncia entre duas retas paralelas entre si?

15

Definio de ngulo
ngulo a regio do plano limitada por duas semi-retas que tm a mesma origem (figura 20). A

FIGURA - 20 O B

Elementos de um ngulo
Vrtice - o ponto de origem comum das duas semi-retas. Lado cada uma das semi-retas. Abertura - a regio compreendida entre as duas semi-retas. Ela define a regio angular, que a regio que delimita o prprio ngulo.

Representao de um ngulo
Um ngulo representado, por exemplo, por AB, BA, , ou ainda uma letra grega, conforme podemos ver na figura 20.

Voc sabia que a unidade de medida mais empregada para medir ngulos
o grau, cujo smbolo o ? Um grau corresponde diviso da circunferncia em 360 partes iguais. Seus submltiplos so: o minuto e o segundo, cujas relaes so, respectivamente: 1=60 e 1=60. Os ngulos so medidos atravs de um instrumento chamado transferidor, o qual o apresentaremos no nosso prximo encontro. Dois ngulos de mesma medida denominam-se ngulos congruentes.

16

Classificao de um ngulo
Um ngulo se classifica, quanto abertura dos lados, em: reto, quando a sua abertura mede 90; agudo, quando sua medida maior que 0 e menor que 90; obtuso, quando sua medida maior que 90 e menor que 180; raso ou de meia volta, quando mede 180; de volta inteira, quando mede 360; nulo, quando no existe abertura, ou seja, mede 0.

Posies relativas de ngulos


Dois ou mais ngulos podem ocupar posies particulares entre si, as quais recebem nomes especficos, tais como: ngulos consecutivos, quando possuem em comum o vrtice e um dos lados.; ngulos adjacentes so, antes de mais nada, ngulos consecutivos, e que no tm pontos internos comuns. ngulos complementares, quando a soma de suas medidas igual a 90; ngulos suplementares, quando a soma de suas medidas igual a 180; ngulos replementares, quando a soma de suas medidas igual a 360.

Ateno!
Caro aluno, para encerrarmos o contedo desse nosso primeiro momento juntos, escolhemos para apresentar uma entidade geomtrica importantssima para o nosso estudo. Estamos falando da Bissetriz de um ngulo. Vejamos...

17

A bissetriz de um ngulo a semi-reta que tem origem no vrtice do ngulo e o divide em dois ngulos adjacentes e congruentes (figura 21).

/2 FIGURA - 21 O /2

Resumo
Nesta aula, conceituamos a Geometria e estudamos seus elementos fundamentais: o ponto, a linha (reta) e o plano; falamos sobre a finalidade e importncia do Desenho Geomtrico, atravs da sua conceituao e estudo das suas principais entidades geomtricas (a semi-reta, o segmento de reta, o ngulo etc.), alm de abordarmos em que contexto histrico ele surgiu; por fim, conhecemos uma das mais importantes personagens na histria do Desenho Geomtrico: a bissetriz de um ngulo.

Auto-Avaliao
Objetivando resgatar o contedo por ns estudado na presente aula, preparamos um breve exerccio, no qual voc precisa preencher as lacunas de modo que as afirmaes fiquem corretas. Bom trabalho e at o prximo encontro...

18

(a) Tem por finalidade representar figuras planas e resolver, com rgua e compasso, os problemas relativos a geometria plana, estamos nos referindo a(o) ........................................................................ (b) So os elementos fundamentais da geometria: O(a) ............., a(o) .............. e o(a) .............. . (c) Os entes primitivos da Geometria no possuem ..................... (d) Por um ponto podemos passar .................. retas. (e) Podemos dizer que ........................... pontos definem uma reta. (f) Uma reta e um ponto exterior a essa reta definem um(a).................................. (g) trs pontos no colineares definem um(a) .................................... (h) Reta, Segmento de reta e Semi-reta possuem as seguintes notaes, respectivamente: ............, ............. e .............. (i) Chama-se ............................ de um segmento de reta AB o ponto desse segmento que o divide em dois segmentos congruentes. (j) Medir uma grandeza significa ....................., estabelecendo diferenas ou semelhanas. (k) Segmentos que possuem medidas iguais e esto dispostos um aps o outro, em uma determinada reta suporte, so denominados, respectivamente: ........................................ e ............................................. (l) Chama-se ........................ a reta perpendicular ao segmento e que passa pelo ponto mdio desse segmento. (m) A regio do plano limitada por duas semi-retas que tm a mesma origem denominada ............................ . (n) A unidade de medida mais usada para medir um ngulo o(a)............ . (o) Um ngulo se classifica, quanto sua grandeza, em: ngulo................., ngulo................., ngulo................., ngulo................., ngulo.................., e ngulo........................ . (p) ngulos cuja soma de suas medidas igual a 90o, denominam-se: ................................... . (q) ngulos cuja soma de suas medidas igual a 180o, denominamse:................................... . (r) ngulos cuja soma de suas medidas igual a 360o, denominam-se: ................................... . (s) Dois ou mais ngulos so........................... quando possuem a mesma medida. (t) semi-reta que tem origem no vrtice do ngulo e o divide em dois ngulos adjacentes congruentes, estamos falando da(o)............................... .

19

Referncias
CARVALHO, Benjamin de A. Desenho Geomtrico. Rio de Janeiro: ed. Ao Livro Tcnico,3 edio,1993. PINTO, Nilda Helena S. Corra. Desenho Geomtrico. So Paulo: ed. Moderna, vol. 1, 2, 3 e 4, 1 edio, 1991. PUTNOKI, Jos Carlos. Elementos de Geometria e Desenho Geomtrico. So Paulo: ed. Scipione, vol. I e 2 , 1 edio, 1989. REIS, Jorge Henrique de Jesus. Apostila: Desenho Geomtrico. Universidade do Estado do Par-UEPA. Par, 2007.

20

You might also like