You are on page 1of 11

NVEL SUPERIOR

REA: QUALIDADE
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO. 01 -

05

Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 50 questes das Provas Objetivas, sem repetio ou falha, assim distribudas:
PROVA 1 (LNGUA PORTUGUESA) Questo Pontos 1a5 2,0 6 a 10 3,0 PROVA 2 (MATEMTICA I) Questo Pontos 11 a 15 1,0 16 a 20 2,0 PROVA 3 (RACIOCNIO LGICO) Questo Pontos 21 a 25 1,0 26 a 30 2,0 PROVA 4 (CONHECIMENTOS ESPECFICOS) Questo Pontos 31 a 35 1,5 36 a 40 2,0 41 a 45 2,5 46 a 50 3,0

b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 -

Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica de tinta na cor preta , de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: A E C D Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR . O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA : a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA . Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes. O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das provas nas pginas do PROMINP (www.prominp.com.br) e da FUNDAO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br) .

05 06 07 08 -

09 10 11 12 -

AGOSTO/ 2006

2
REA: QUALIDADE

PROVA 1 (LNGUA PORTUGUESA)


Biblioteca universal ao alcance do mouse
Em vrios escritrios desconhecidos em todo o mundo, milhares de trabalhadores esto usando scanners para inserir livros empoeirados em arquivos de alta tecnologia. Eles esto reunindo, pgina por pgina, a biblioteca universal. O sonho antigo: reunir em um nico lugar todo o conhecimento, passado e presente. Todos os livros, documentos e ferramentas conceituais, em todas as lnguas. A esperana bem conhecida, pois h muito tempo tivemos, por um breve perodo, tal biblioteca. A grande biblioteca de Alexandria, construda em torno de 300 a. C., pretendia conter todos os pergaminhos que circulavam no mundo conhecido. Em certo momento, disps de meio milho de pergaminhos, algo em torno de 30% a 70% de todos os livros ento conhecidos. Mas mesmo antes de essa biblioteca ser perdida, j havia passado o momento em que todo o conhecimento podia ser abrigado em um nico edifcio. Desde ento, a constante expanso da informao ultrapassou nossa capacidade de reuni-la. At agora. Quando o Google anunciou, em dezembro de 2004, que digitalizaria, por scanner, os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos, tornando disponvel o contedo para pesquisa, ressurgiu a promessa de uma biblioteca universal. De fato, o tremendo desenvolvimento da rede mundial de computadores, que h uma dcada era quase um nada, nos encorajou a acreditar novamente no impossvel. Estar realmente ao nosso alcance a sonhada biblioteca de todo o conhecimento? Os livros digitais no faziam muito sentido h pouco tempo, at que surgiram os servios de busca como Google, Yahoo, Ask e MSN. Quando milhes de livros forem digitalizados e os textos ficarem disponveis em um nico banco de dados, a tecnologia de busca permitir o acesso e a leitura de qualquer livro escrito. Ser uma biblioteca realmente grande e seremos capazes de acess-la a partir de qualquer aparelho que tenha uma tela. Dos tabletes sumrios at hoje os humanos publicaram pelo menos 32 milhes de livros, 750 milhes de artigos e ensaios, 500 mil filmes, 3 milhes de vdeos e programas de TV e 100 bilhes de pginas da internet. Todo esse material est atualmente nas bibliotecas de todo o mundo. Uma vez digitalizado, tudo isso poder ser condensado (de acordo com os atuais recursos tecnolgicos) em discos rgidos de 50 petabytes [que equivalem a 52,4 milhes de gigabytes]. Seria preciso hoje um edifcio do tamanho de uma biblioteca municipal para abrigar 50 petabytes. Com a tecnologia do futuro, tudo caber num iPod.
KELLY, Kevin. Revista Entrelivros, no 15, jul. 2006, pp.57/58 (com adaptaes)

1
Assinale a afirmao que NO diz respeito biblioteca de que trata o ttulo do texto. (A) milhares de trabalhadores (...) esto reunindo, pgina por pgina, a biblioteca universal. (l. 2-5) (B) A grande biblioteca de Alexandria,... (l. 11) (C) ...o Google anunciou, (...) que digitalizaria, (...) ressurgiu a promessa de uma biblioteca... (l. 20-24) (D) Estar realmente ao nosso alcance a sonhada biblioteca... (l. 28-29) (E) Ser uma biblioteca realmente grande e seremos capazes de acess-la... (l. 36-37)

10

2
De acordo com o texto, sobre a Biblioteca de Alexandria, s NO se pode afirmar que: (A) se propunha a armazenar todo o material informativo disponvel na poca. (B) ainda se encontra em sua localizao original. (C) foi construda h mais de dois mil anos. (D) continha um acervo em forma de pergaminhos. (E) preencheu o sonho de ser uma biblioteca universal por algum tempo.

15

20

25

3
A sentena Os livros digitais no faziam muito sentido h pouco tempo, at que surgiram os servios de busca como Google, Yahoo, Ask e MSN. (l. 30-32) permite inferir que: (A) a pesquisa por meio de ferramentas disponveis na internet ajudar na compreenso de livros digitais. (B) a idia de digitalizar livros uma conseqncia natural e necessria do aparecimento dos servios de busca. (C) as empresas de servio de busca Google, Yahoo, Ask e MSN se dispuseram a digitalizar todos os livros editados. (D) os sites de busca, como Google, Yahoo, Ask e MSN, permitem que os livros tenham mais espao de armazenamento. (E) sem uma forma de acesso aos livros digitais, no havia razes para investir nesse empreendimento.

30

35

40

4
A forma verbal publicaram (l. 38-39) pode ser substituda no texto por: (A) comercializaram. (B) gravaram. (C) divulgaram. (D) venderam. (E) proferiram.

45

REA: QUALIDADE

5
Desde ento, a constante expanso da informao ultrapassou nossa capacidade de reuni-la. At agora. (l. 18-20) No extrato de texto acima, as expresses desde ento e at indicam, respectivamente, o(a): (A) perodo de tempo que vai de um momento anterior ao fim da biblioteca de Alexandria ao instante em que se obteve conhecimento suficiente para armazenamento eletrnico de informaes impressas. (B) perodo de tempo em que o ser humano sonhava com a possibilidade de gravar e guardar todo o conhecimento produzido, ou seja, mais ou menos, 300 a.C. at o desenvolvimento dos primeiros computadores. (C) perodo de tempo que vai do trmino da biblioteca de Alexandria ao momento em que a reportagem foi escrita e publicada, em julho de 2006. (D) verificao no s da perda da biblioteca de Alexandria como tambm da crena de que todo o conhecimento podia ser contido num edifcio no instante presente. (E) constatao de que j havia passado o momento em que seria possvel armazenar todo o conhecimento at dezembro de 2004, quando se soube do anncio do Google.

7
Assinale a opo em que h ERRO de concordncia. (A) Havia muitas informaes no mundo que no mereciam a digitalizao. (B) Os Estados Unidos prometem lutar a favor da paz. (C) Cinqenta petabytes contm incrvel quantidade de informao. (D) Seguem anexas as informaes sobre o processo da biblioteca. (E) O projeto est com problemas, haja vista os erros do relatrio.

8
A opo em que o pronome pessoal est adequadamente selecionado e colocado, de acordo com a norma culta da lngua, : (A) Me sinto honrado com o convite, que agradeo. (B) Comunico que as tarefas listadas so para mim fazer. (C) Agradeo-o o comunicado que recebi por e-mail. (D) Ao diretor nada lhe peo, porque j sei a resposta. (E) No chefe, que no pede-me relatrio, no confio.

9
Assinale a opo em que a forma verbal indicada entre parnteses NO est adequadamente usada. (A) Que o gerente o advirta dos prazos o que se espera. (advertir) (B) Se eu supor que a equipe no boa, no lhe confio o trabalho. (supor) (C) No acredito que o trabalho valha o esforo da equipe. (valer) (D) No expeamos as remessas sem que haja o pedido expresso do diretor. (expedir) (E) Quando eu vir seu chefe, darei o recado que me pediu. (ver)

6
Indique a sentena em que a troca de lugar da expresso adverbial assinalada provoca mudana de sentido em relao s demais opes. (A) Em dezembro de 2004, quando o Google anunciou que digitalizaria [...] os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos [...], ressurgiu a promessa de uma Biblioteca Virtual. (B) Quando, em dezembro de 2004, o Google anunciou que digitalizaria [...] os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos [...], ressurgiu a promessa de uma Biblioteca Virtual. (C) Quando o Google anunciou, em dezembro de 2004, que digitalizaria [...] os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos [...], ressurgiu a promessa de uma Biblioteca Virtual. (D) Quando o Google anunciou que digitalizaria, em dezembro de 2004, [...] os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos [...], ressurgiu a promessa de uma Biblioteca Virtual. (E) Quando o Google, em dezembro de 2004, anunciou que digitalizaria [...] os livros das cinco maiores bibliotecas dos Estados Unidos [...], ressurgiu a promessa de uma Biblioteca Virtual.

10
Solicito___secretria do departamento,___quem antecipadamente agradeo, o envio do relatrio final___pessoa assinalada. Lembro que daqui___poucos meses repetiremos o procedimento, como vem sendo feito___muito tempo. Os vocbulos que preenchem as lacunas, na ordem de sua ocorrncia, de acordo com a norma culta da lngua, so: (A) , a, , a, h. (B) , , a, , h. (C) a, h, a, a, . (D) a, a, , h, a. (E) h, a, a, , .

4
REA: QUALIDADE

PROVA 2 (MATEMTICA I)
11
Uma urna contm 3 bolas brancas e 4 bolas pretas. Sacam-se, sucessivamente e sem reposio, duas bolas dessa urna. A probabilidade de as bolas sacadas terem cores diferentes vale: (A) 1/7 (B) 2/7 (C) 3/7 (D) 4/7 (E) 5/7

16
Se y2 y = 2 e y(0) = 1, y(1) vale: (A) (C) (E)
3
3

3
5

(B) (D)

17
O mnimo valor de y = x4 4x + 1, x real, : (A) 3 (B) 2 (C) 1 (D) 0 (E) 1

12
A probabilidade de se obter pelo menos um resultado cara em trs lanamentos de uma moeda no tendenciosa vale: (A) 1/8 (B) 3/8 (C) 1/2 (D) 5/8 (E) 7/8

18
vale:

(A) 1 (C) (E) 0 1 4

(B) (D)

1 2 1 8

13
Se P e Q so matrizes nxn invertveis, assinale a afirmativa FALSA. 1 1 (A) (2P)1 = P 2 (B) (PQ)1 = P1.Q1 (C) (P1)1= P (D) det(P ) = 1/detP (E) P. P1 = P1.P
1

19
Se x2 + y2 + z2 = 1 define implicitamente z como funo de x e y, a derivada parcial igual a:

14
O produto vetorial (i + 3j k) x (2i j + k) igual a: (A) 2i 3j k (B) 2i 3j 5k (C) 2i 3j 7k (D) 2i + 3j k (E) 3i + 2j

(A) (C) (E)

z x y z x+y z

(B) (D)

z y x z

20
Os vetores pi + 2j 3k e i + j + k sero ortogonais se p valer: (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5

15
A soluo de y + y = 1, y(0) = 0 : (A) y = 1 ex (B) y = 1 ex (C) y = 1 + ex (D) y = 1 + ex (E) y = x

REA: QUALIDADE

PROVA 3 (RACIOCNIO LGICO)


21
Se a b, ento c (A) a b (B) a c (C) a d (D) b c (E) b d d. Se c d, ento f a. Ora, f a. Logo:

25
Analise as afirmativas a seguir. I - Para x II - Para x III - Para 2x 3 necessrio x 3 suficiente x 1. 1. 3.

6 necessrio e suficiente x

(So) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s):

22
A negao de se hoje chove ento fico em casa : (A) hoje no chove e fico em casa. (B) hoje chove e no fico em casa. (C) hoje chove ou no fico em casa. (D) hoje no chove ou fico em casa. (E) se hoje chove ento no fico em casa.

(A) III, apenas. (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

23
Considere verdadeira a premissa: se estudo, passo. Analise as afirmativas a seguir. I - Se passo, estudo. II - Se no passo, no estudo. III - Se no estudo, no passo. (So) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

26
Se todo P Q e todo Q R, ento: (A) todo P R. (B) todo R P. (C) todo R Q. (D) todo Q P. (E) todo no-P no-Q.

27
Nesta questo, h duas afirmaes. Analise-as e assinale a concluso correta a respeito delas. I. x > 3

24
Considere verdadeira a premissa: somente se estudo, passo. Analise as afirmativas a seguir. I - Se passo, estudo. II - Se no passo, no estudo. III - Se no estudo, no passo. (So) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s): (A) I, apenas. (B) II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

II. x < 5 (A) A primeira afirmao acarreta a segunda, mas a segunda NO acarreta a primeira. (B) A segunda afirmao acarreta a primeira, mas a primeira NO acarreta a segunda. (C) As duas afirmaes so equivalentes, isto , cada uma delas acarreta a outra. (D) As duas afirmaes podem ser verdadeiras simultaneamente, mas nenhuma delas acarreta a outra. (E) As duas afirmaes so contraditrias, isto , elas NO podem ser verdadeiras simultaneamente.

6
REA: QUALIDADE

O enunciado a seguir refere-se s questes de n os 28 e 29. Em uma empresa, 30% dos empregados tm nvel superior e 70%, nvel mdio. 10% dos empregados de nvel superior e 20% dos de nvel mdio exercem funes administrativas.

RASCUNHO

28
Qual a porcentagem de empregados que exercem funes administrativas? (A) 9% (B) 11% (C) 13% (D) 17% (E) 30%

29
Dentre os empregados que exercem funes administrativas, qual , aproximadamente, a porcentagem dos que tm nvel superior? (A) 8% (B) 10% (C) 12% (D) 15% (E) 18%

30
Nesta questo, h uma pergunta e duas informaes. Analise-as e assinale a concluso correta a respeito delas. Pergunta: x par? Informaes: I. 3x par II. x + 5 par (A) A primeira informao, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta e a segunda, insuficiente. (B) A segunda informao, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta e a primeira, insuficiente. (C) As duas informaes, em conjunto, so suficientes para que se responda corretamente pergunta e cada uma delas, sozinha, insuficiente. (D) As duas informaes, em conjunto, so insuficientes para que se responda corretamente pergunta. (E) Cada uma das informaes, sozinha, suficiente para que se responda corretamente pergunta.

CONTINUA
7

REA: QUALIDADE

PROVA 4 (CONHECIMENTOS ESPECFICOS)


31
Segundo Garvin, um dos pilares do movimento norteamericano pela qualidade de produtos e servios, estruturar organizadamente as etapas que compem uma tarefa, incluindo o seu fluxo, insumos, atividades realizadas, produtos gerados, e obter informaes sistematizadas do processo, perceber pontos crticos, oportunidades de melhoria, variaes e flutuaes o conceito da era da qualidade denominada: (A) Inspeo. (B) Controle Estatstico da Qualidade. (C) Garantia da Qualidade. (D) Gesto Estratgica da Qualidade. (E) Diagrama da Pareto.

33
Qual o motivo de usar as tcnicas de amostragem nos processos de qualidade? (A) As tcnicas de amostragem so mais confiveis do que fazer inspeo em 100% dos produtos fabricados. (B) As empresas optam pela amostragem pois estas tcnicas permitem encobrir falhas que os clientes no percebero. (C) Os clientes preferem os produtos de empresas que fazem amostragem em vez de inspecionar todos os produtos fabricados. (D) O uso de tcnicas de amostragem possibilita a modernizao das empresas. (E) Por motivos tcnicos, econmicos ou de prazo impraticvel realizar inspees em todos os produtos fabricados.

34
Assinale a opo que apresenta as causas de despesas incorridas por uma empresa devido falta de qualidade. (A) Retrabalho, refugo, devolues. (B) Vendas, receitas, participao no mercado. (C) Produo, estoque, PCP. (D) Marketing, propaganda e publicidade. (E) Custos fixos, custos mdios e unitrios.

32
Ainda segundo Garvin, o conceito de qualidade pode ser desdobrado em 8 elementos bsicos. A seguir so apresentados os conceitos relativos a trs desses elementos: I reflete a probabilidade de mau funcionamento de um produto; II refere-se ao grau em que as caractersticas de um produto esto de acordo com padres pr-estabelecidos; III refere-se vida til de um produto, considerando suas dimenses econmicas e tcnicas. Assinale a opo que faz a relao correta entre o conceito e o elemento a que se refere. I (A) atendimento (B) esttica II III

35
A necessidade de as empresas comunicarem aos seus clientes e ao mercado a adequao de seus sistemas de qualidade originou as atividades de certificao. A certificao definida como: (A) uma condio de excelncia interna na capacidade de satisfazer os desejos atravs da anlise das percepes de qualidade do cliente. (B) o comprometimento com a qualidade e o ato de fazer certo da primeira vez, associados aos conceitos de zero defeito, seguindo a filosofia de Philip Crosby. (C) a aplicao do diagrama de causa-efeito para identificao de causas fundamentais e definio de um plano de ao corretiva. (D) a obteno contnua de dados estatsticos do processo atravs de folhas de verificao e grficos de controle. (E) atividades de um rgo externo e independente com o objetivo de atestar publicamente que os produtos e processos esto de acordo com as especificaes.

confiabilidade conformidade durabilidade confiabilidade

(C) confiabilidade conformidade durabilidade (D) conformidade (E) durabilidade desempenho atendimento atendimento esttica

8
REA: QUALIDADE

36
Uma forma de entender o conceito e a importncia dos sistemas de qualidade e de viabilizar a aplicao da padronizao e da melhoria nesses sistemas a aplicao do ciclo PDCA. Assinale a alternativa que apresenta as fases do ciclo PDCA. (A) Planejamento, Divulgao, Correo e Aplicao. (B) Planejamento, Execuo, Verificao e Ao corretiva. (C) Planejamento, Treinamento, Contratao e Atuao. (D) Programao, Desenvolvimento, Compras e Ao corretiva. (E) Programao, Desenvolvimento, Projeto e Construo.

39
O diagrama de causa-efeito, tambm conhecido com Diagrama de Ishikawa ou diagrama espinha de peixe, uma ferramenta de representao: (A) de 20% das causas mais influentes em relao a 80% dos efeitos, atravs de um grfico de barras. (B) de variveis que constituem a espinha dorsal de um processo, num grfico, para diminuio da variabilidade. (C) de causas, de forma agrupada por categorias, que levam a um determinado efeito. (D) do processo japons de incentivo para qualidade nos servios e produtos. (E) da disperso dos valores das causas e efeitos de um processo de produo, em eixos x-y.

37
Uma das ferramentas utilizadas nos processos de qualidade o brainstorm, que um processo de: (A) avaliao crtica das idias levantadas pelos colaboradores das linhas de produo de uma empresa. (B) controle estatstico dos resultados obtidos pela padronizao das atividades de uma empresa. (C) medida do desempenho das equipes de trabalho com base em tcnicas americanas de presso e persuaso. (D) trabalho em grupo no qual os indivduos emitem idias de forma livre, sem crticas, no menor tempo possvel. (E) busca dos responsveis pelas falhas de qualidade e no-conformidades do sistema de produo.

40
A partir da informao do total de acidentes em uma fbrica, foram contabilizados os acidentes por turno, por dia da semana, por tipo, etc. Qual a tcnica de anlise de problemas que essa fbrica usou e que consiste no desdobramento de dados em categorias e grupos menores para identificar onde realmente o problema ocorre? (A) ISO 9000. (B) Histograma. (C) Brainstorm. (D) Fluxograma. (E) Estratificao.

38
A carta de controle um tipo especifico de grfico utilizado na gesto de qualidade e serve para: (A) acompanhar a variabilidade de um processo, identificando resultados aceitveis ou no aceitveis, decorrentes de falhas e no-conformidades. (B) acompanhar o deslocamento dos trabalhadores para evitar desperdcio de tempo durante o horrio de trabalho. (C) controlar os estoques e os lotes econmicos de compra na gesto da cadeia de suprimentos. (D) controlar a quantidade de itens vendidos no sistema de varejo, garantindo a reposio de peas para o consumidor. (E) avaliar o crescimento de vendas versus a quantidade produzida, para planejamento de carga das mquinas de produo.

41
A representao grfica que permite a visualizao dos passos do processo, apresentando a seqncia lgica, o encadeamento de atividades e as decises, : (A) ISO 9000. (B) histograma. (C) brainstorm. (D) fluxograma. (E) estratificao.

REA: QUALIDADE

42
Vilfredo Pareto foi um economista italiano do sculo XIX que, com base na desigualdade da distribuio de riquezas, formulou um princpio muito utilizado na gesto da qualidade e aplicado na prtica, que o Grfico de Pareto. Assinale a alternativa que apresenta conceitos e caractersticas desse mtodo. (A) um grfico que reproduz a matriz GUT, onde G gravidade, U urgncia e T tendncia, sendo os resultados priorizados a partir de uma anlise de riscos. (B) um grfico de barras, construdo a partir de um processo de coleta de informaes, no qual so registrados o nmero de no-conformidades e a probabilidade acumulada. (C) uma ferramenta na qual so registrados fatores pr e contra associados a uma determinada deciso, quantificando-os para subsidiar um novo processo de deciso. (D) uma ferramenta que permite a associao das informaes envolvidas num plano que mostra os agrupamentos gerados por afinidades. (E) uma ferramenta que desdobra o objetivo ou a ao principal em etapas sucessivas, estruturadas coerentemente.

44
Dentre os mtodos especficos de gesto da qualidade, existe um cuja filosofia voltada para a mobilizao dos colaboradores, atravs da implementao de mudanas no ambiente de trabalho, incluindo a eliminao de desperdcios, arrumao, limpeza e autodisciplina. Este o mtodo: (A) QFD. (B) 5S. (C) Benchmarking. (D) 6 Sigmas. (E) Reengenharia.

45
O controle da qualidade total um sistema administrativo aperfeioado no Japo a partir de idias americanas ali introduzidas aps a segunda guerra mundial. Este sistema conhecido no Japo pela sigla TQC (Total Quality Control), que se baseia no(a): (A) cumprimento de ordens seguindo a filosofia japonesa de submisso dos trabalhadores menos qualificados. (B) fortalecimento do poder dos acionistas, de onde as decises operacionais devem advir, pois eles detm o poder do capital da empresa. (C) deciso dos altos executivos, pois estes tm a capacitao necessria para entender as necessidades da organizao e de seus clientes. (D) disciplina rgida que deve ser exigida dos trabalhadores menos qualificados para que estes cumpram as regras e executem suas atividades de forma mecanizada e repetitiva. (E) participao de todos os setores da empresa e de todos os empregados no estudo e conduo da gesto da qualidade.

43
O 5W2H uma ferramenta utilizada no mapeamento, padronizao e elaborao de planos de ao, que busca o fcil entendimento das definies de responsabilidades, mtodos, prazos, objetivos e recursos. Assinale a alternativa que contm os elementos dessa ferramenta. (A) Tarefa, Responsvel, Consultado, Executor, Informado. (B) O que, Quando, Responsvel, Consultado, Executor, Informado. (C) O que, Quem, Quando, Onde, Por que, Como, Quanto. (D) O que, Quem, Quando, Como, Responsvel, Mtodo. (E) O que, Como, Responsvel, Mtodo, Prazo, Contingncia.

46
O controle da qualidade total TQC (Total Quality Control) desenvolvido em cinco dimenses relacionadas satisfao das pessoas, competitividade e sobrevivncia da empresa. Alm da qualidade, as outras quatro dimenses do TQC so: (A) treinamento, disciplina, produtividade e competitividade. (B) disciplina, hierarquia, produtividade e competitividade. (C) custo, atendimento, moral e segurana. (D) custo, atendimento, moral e hierarquia. (E) custo, atendimento, produtividade e competitividade.

10
REA: QUALIDADE

47
Determinado mtodo de gesto da qualidade tem como meta reduzir os efeitos indesejados para prximo de zero. Nele, as variaes nos processos e no-conformidades so medidas pelo nmero de desvios padro. Surgiu na Motorola e utiliza ferramentas como DMAIC e FMEA, entre outras. Que mtodo esse? (A) GQT. (B) PDCA. (C) QFD. (D) 5S. (E) 6 Sigmas.

50
Qual o significado de ISO-9000 ? (A) Instrumento Social e Organizacional que regula os efeitos da qualidade nos seres humanos. (B) Produto da IBM que tem qualidade acima de qualquer outro produto e serve de padro para definio mundial de qualidade. (C) Mtodo de amostragem e controle estatstico dos padres de processos de produo. (D) Famlia de normas que define as terminologias, conceitos e prticas da garantia e gesto da qualidade a nvel mundial. (E) Norma para medio de falhas em dispositivos eltricos, eletrnicos e servomecnicos.

48
Qual o mtodo que tem como princpio a observao do desempenho dos lderes de mercado para extrair o aprendizado sobre os melhores padres e prticas? (A) Benchmarking. (B) Customization. (C) Japanese. (D) Deming. (E) Maslow.

49
Organizaes de todos os tipos esto cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental correto, controlando o impacto de suas atividades, produtos ou servios no meio ambiente, levando em considerao sua poltica e seus objetivos ambientais... .... As Normas internacionais de gesto ambiental tm por objetivo prover s organizaes os elementos de um sistema de gesto ambiental eficaz, passvel de integrao com outros requisitos de gesto, de forma a auxili-las a alcanar seus objetivos ambientais e econmicos... O trecho apresentado acima descreve uma norma sobre sistemas de gesto ambiental que est sendo considerada por alguns especialistas como o prximo desafio da qualidade. Qual essa norma? (A) NBR ISO 25000. (B) NBR ISO 18000. (C) NBR ISO 14000. (D) NBR ISO 9000. (E) NBR ISO 7000.

11

REA: QUALIDADE

You might also like