You are on page 1of 3

AULA 02 FILOSOFIA JURDICA

FILOSOFIA DO DIREITO
Graus do conhecimento 1. Vulgar = o simples ato de viver proporciona ao homem algumas noes fundamentais sobre as coisas. Conhecimento fragmentrio, assistemtico. Saber no reflexivo. Saber do rbula. 2. Cientfico = mais amplo que o vulgar e menos abrangente que o filosfico. Consiste na apreenso mental das coisas por suas causas e razes, atravs de mtodos especiais de investigao. reflexivo. No direito pressupe o conceito do seu objeto e a viso unitria do sistema jurdico. 3. Filosfico = saber unificado, visando estabelecer princpios e concluses, anlise da universalidade dos fatos e dos fenmenos com fundamental importncia a vida humana. Na jurisprudncia, o conhecimento filosfico tem por objeto de reflexo o conceito de Direito, os elementos constitutivos desde, seus postulados bsicos, mtodo de cognio, teleologia e o estudo crtico valorativo de suas leis e institutos fundamentais.

CONCEITO DE FILOSOFIA Origem grega = philos e sophia amigo da sabedoria Hoje a filosofia se identifica como mtodo de reflexo pelo qual o homem se empenha em interpretar a universalidade das coisas. A motivao o amor a sabedoria. Crtica da conduta humana e o saber acumulado.

FILOSOFIA DO DIREITO Pesquisa conceitual do Direito e implicaes lgicas, por seus princpios e razes mais elevados, e na reflexo crtico valorativa das instituies jurdicas. Objeto Natureza epistemolgica = conceito de Direito a assuntos afins. Natureza axiolgica = no qual se submetem as instituies jurdicas a um exame crtico valorativo. Mtodo da Filosofia do Direito Mtodo = caminho para alcanar um fim, o procedimento adotado pelo homem na busca do conhecimento. 1. Discursivo = dedutivo e indutivo. Antes de chegar ao conhecimento ele desenvolve atividade intelectual. 1.1. Dedutivo atividade mental que parte do suposto racional, premissa maior. 1.2. Indutivo caminha do particular para o geral. 2. Intuitivo = o conhecimento se faz presente de um modo espontneo, direto, acrtico. 2.1. Sensvel a realidade exterior atua como estmulo ao conhecimento

Filosofia Jurdica - 4 Perodo - Direito Prof. Vanessa Cavalari Calixto

AULA 02 FILOSOFIA JURDICA

2.2. Espiritual o conhecimento adquirido pelo esprito: intelectual, emocional e volitivo (razo, emoo, vontade).

MTODOS NA FILOSOFIA DO DIREITO Do ponto de vista histrico, o Direito no foi uma criao da Cincia nem da Filosofia. Surgiu como evidncia imperiosa, revelada pela natureza humana. Em seus aspectos fundamentais, o princpio da ordem a ser estabelecida na sociedade advm das condies prprias do homem. a partir deste, por suas carncias e potencialidades, que o Direito se delineia. As primeiras normas reitoras do convvio foram ditadas pela experincia e motivadas pela necessidade de proteo dos interesses primrios do homem. Os valores bsicos que iriam informar o Direito foram atingidos indutivamente. A partir deles, porm, em um processo metodolgico no consciente, foram sendo deduzidas as regras de controle social. Complemento indispensvel, a fora como instrumento do direito foi tambm a manifestao da experincia e produto da imperfeio humana. A observao da realidade induz a constatao do Direito como fato social e a noo de que este pressupe a reunio de alguns elementos: relao social, padro de conduta, valor justia, comando estatal. MTODO DEDUTIVO = as correntes de pensamento de fundo racionalista, que defendem o primado da razo sobre a experincia na busca do saber, utilizam-se, com maior amplitude do mtodo dedutivo. MTODO INDUTIVO = implica na admisso do empirismo, na valorizao dos fatos e da observao. No mbito da Filosofia do Direito, duas importantes correntes fundam o fenmeno jurdico na experincia: escola Histrica do Direito e Positivismo Jurdico. Para alcanar o saber por seus primeiros princpios ou ultimas causas, o filsofo do Direito necessita de dispor de amplos recursos metodolgicos. Todas as vias de acesso ao conhecimento devem ser consideradas. Em cada tipo de pesquisa h de se cogitar previamente sobre os mtodos mais adequados. Esta escolha condicionada, em parte, pelas concepes filosficas gerais do investigador.

FILOSOFIA NA ANTIGUIDADE
Mito: uma histria dos deuses e tem por objetivo explicar por que a vida assim como . Deuses: Thor, Zeus, Apolo, Hera, Atena, Dionsio,... 700 a. C. Homero e Hesodo registrara, por escrito boa parte da Mitologia Grega. Crtica aos mitos: Xenfones 570 a.C. as pessoas teriam criado os deuses a sua prpria imagem e semelhana. Nesta poca foram criadas as cidades-estados na Grcia, cada individuo poderia opinar sobre a organizao da sociedade. O indivduo poderia formular suas questes filosficas sem ter que recorrer ao mito. Evoluo na forma de pensar = pensamento construdo sobre a experincia e a razo. 1 objetivo dos filsofos gregos = encontrar explicaes naturais para os processos da natureza. Filosofia Jurdica - 4 Perodo - Direito Prof. Vanessa Cavalari Calixto

AULA 02 FILOSOFIA JURDICA

TALES DE MILETO: a gua a origem de todas as coisas. ANAXMEDES (550 526 a.C.): o ar e o sopro de ar era a substncia bsica de todas as coisas. ANAXIMANDRO: noo de justia com o universo. PARMNIDES (540 480 a.C.): os sentidos nos fornecem uma viso enganosa do mundo, uma viso que no est em conformidade com o que nos diz a razo. Desvendar todas as formas de iluso dos sentidos. O mundo estava subordinado a justia, e esta no permitia que algo nascesse ou fosse destrudo. Racionalismo = confiana na razo humana enquanto fonte de conhecimento de mundo. HERCLITO: tudo flui tudo est em movimento e nada dura para sempre. O mundo est impregnado por constantes opostos. DEMCRITO (460 370 a.C.): tomos = imutveis e indivisveis. Ele acreditava no material = materialista. ESCOLA PITAGRICA = Pitgoras de Samos (582 500 a.C.) a filosofia era o meio de purificao interna. Sistema filosfico fundado em nmeros. A justia a igualdade entre o fato e a conduta correspondente (um crime uma penalidade / uma tarefa uma contribuio)

Filosofia Jurdica - 4 Perodo - Direito Prof. Vanessa Cavalari Calixto

You might also like