You are on page 1of 20

EMPREENDEDORISMO: UMA FILOSOFIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL E A REDUO DA POBREZA

Ronald Jean Degen1

Resumo O autor chegou ao Brasil nos anos 70 e encontrou pobreza extrema nas favelas e uma das maiores desigualdades de renda entre ricos e pobres do mundo. Convidado a dar aula na FGV, iniciou em 1980 o ensino do empreendedorismo com o objetivo de incentivar os alunos a empreender e assim promover o crescimento econmico para reduzir a pobreza e a desigualdade de renda. Retornando ao pas em 2008 o autor faz uma reexo das razes porque esses objetivos no foram alcanados apesar da atividade empreendedora na America Latina ser maior do que a de pases como os EUA. A explicao est na motivao da atividade empreendedora. O empreendedorismo por oportunidade tem um signicante maior impacto sobre o crescimento econmico de um pas do que o empreendedorismo por necessidade. Geralmente, o crescimento econmico de um pas de baixa renda inversamente proporcional a sua atividade empreendedora por necessidade e o crescimento econmico de um pas de alta renda diretamente proporcional a sua atividade empreendedora por oportunidade. O Brasil e a Colmbia tm somente 55% da atividade empreendedora motivada por oportunidades, enquanto que os EUA tm 80%, conforme mostra pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). A soluo proposta pelo autor as escolas tcnicas e as universidades reestruturarem os seus cursos de empreendedorismo, que no atingiram o seu objetivo de promover o crescimento econmico, e incentivar mais o empreendedorismo por oportunidade orientado para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza e o empreendedorismo por necessidade para eliminar a pobreza extrema. Palavras-chave: Ensino do empreendedorismo. Empreendedorismo por oportunidade. Reduo da pobreza. Agente socializante.

Engenheiro Eletricista Modalidade Eletrnica pela Escola de Engenharia Mau de So Paulo, Ps-Graduado em Automao pela ETHZ da Sua, MBA pela Universidade de Michigan dos EUA, Cursos de Extenso no IMD na Sua e nas Universidades de Stanford, MIT e Harvard nos EUA. Endereo: Estrada Geral do Cubato Km 20,2, Caixa Postal 95, Campo Alegre, SC. CEP: 89294-000. E-mail: bousses@lomasnegras.com. Recebido em: 15/04/2008. Aceito em: 30/07/2008. Membro do Corpo Editorial Cientfico responsvel pelo processo editorial: Prof. Gilberto de Oliveira Moritz.

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

11

Ronald Jean Degen

1 INTRODUO No artigo o autor faz uma reexo sobre os motivos que o levaram a introduzir o ensino do empreendedorismo no Brasil em 1980, a escrever o livro O Empreendedor: Fundamentos da Iniciativa Empresarial publicado em 1989 e o que aconteceu nestes quase 30 anos. A reexo termina com a anlise porque os objetivos do autor no se realizaram e uma sugesto sobre o que pode ser feito para tornar o ensino do empreendedorismo mais ecaz em promover o desenvolvimento econmico sustentvel, a incluso social, a reduo da pobreza, a preservao dos recursos escassos da natureza e a proteo do meio ambiente. 2 EMPREENDEDORISMO PROMOVE O DESENVOLVIMENTO ECONMICO No sculo passado muitos economistas e professores de empreendedorismo, incluindo este autor, acreditavam que bastava incentivar o empreendedorismo entre os jovens para promover o desenvolvimento econmico e assim reduzir ou mesmo eliminar a pobreza. Keynes (1930), no ensaio As possibilidades econmicas dos nossos netos, escrito na Inglaterra, em meio pobreza, ao desespero e ao sofrimento da grande depresso, que atingiu os pases industrializados, previu o m da pobreza at o m do Sculo XX. Keynes (1930) previu que a dramtica evoluo da cincia e da tecnologia iria promover o crescimento exponencial da economia e resolver o eterno problema da populao de no ter o suciente para comer e no ter renda para satisfazer suas necessidades bsicas. Ele, tambm, se perguntou, o que a sociedade de seus netos iria fazer com a riqueza e a liberao da eterna necessidade de lutar pela sobrevivncia? Schumpeter (1942), no seu livro Capitalismo, Socialismo e Democracia, previu o triunfo econmico do capitalismo sobre o socialismo, porque este ltimo no incentivava o empreendedorismo e, por conseqncia, no dispunha dos empreendedores como agentes, do que ele chamou, de processo de destruio criativa. Para Schumpeter (1942), o processo de destruio criativa o impulso fundamental que aciona e mantm em marcha o motor capitalista e, conseqentemente, promove o desenvolvimento econmico apregoado por Keynes. atravs dele que so gerados constantemente novos produtos, novos servios, novos mtodos de produo e novos mercados. o processo que destri sem cessar os produtos e servios estabelecidos nos mercados, substituindo-os por novos mais ecientes e mais baratos. o processo que subverte sem trgua a estrutura econmica existente, criando sem parar uma nova, mais forte do que a que obsoletou. A queda do muro de Berlin em 1989 e a adoo do capitalismo pelos pases socialistas deram razo a Schumpeter. Timmons (1989), no seu livro A Mente Empreendedora, escreveu:
12
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

Estamos no meio de uma revoluo silenciosa, o trunfo do esprito criativo e empresarial da humanidade em todo o mundo e eu creio que o seu impacto sobre o sculo 21 vai ser igual ou exceder o da revoluo industrial sobre os sculos 19 e 20.

Para justicar a sua concluso, ele cita que nos Estados Unidos da America, com uma populao de trabalhadores adultos de 120 milhes em 1988, mais de um em cada sete era auto-empregado e que o sonho de trabalhar por conta prpria existia em milhes de outros americanos. Em 1989 Timmons previa que, o empreendedor como fonte de progresso econmico estava sendo descoberto em todo o mundo e havia a promessa sem precedente de um esforo empreendedor global. Isso porque, acender a chama do esprito-empreendedor promoveria o desenvolvimento econmico sem precedentes nos pases. O desenvolvimento econmico seria segundo ele, citando uma frase de Mark Twain (1989), a diferena entre o raio e o vaga-lume. 3 ENSINO DO EMPREENDEDORISMO NO BRASIL O autor chegou ao Brasil nos anos 70 e encontrou pobreza extrema nas favelas e uma das maiores desigualdades de renda entre ricos e pobres do mundo. Convidado a dar aula na EASP da FGV, iniciou em 1980 no CEAG na disciplina Diretrizes Administrativas o ensino do empreendedorismo com o objetivo de incentivar os alunos a empreender como opo de carreira e assim promover o crescimento econmico para reduzir a pobreza e a desigualdade de renda. As suas aulas iniciavam com a apresentao da dramtica desigualdade de renda e da extrema pobreza de uma signicativa parcela da populao brasileira e desaavam os jovens alunos, como a futura elite do pas, a fazerem algo para mitigar esta situao. O objetivo do curso era propor aos alunos a ser empreenderes, a desenvolverem negcios prprios, a gerarem riqueza e, assim, contriburem para o desenvolvimento econmico, a reduo da pobreza extrema e a desigualdade social, como opo carreira de executivo em uma grande empresa. Os alunos responderam com entusiasmo proposta e s aulas sempre atraam mais alunos do que o nmero de vagas disponveis. Em 1981, a EASP resolveu criar o curso de Novos Negcios para atender a demanda dos alunos e assim iniciou ocialmente o ensino do empreendedorismo no Brasil. O sucesso do curso entre os alunos e os negcios iniciados por alguns deles atraiu o interesse da imprensa e o jornal O Estado de So Paulo em 1985 fez uma matria sobre o curso, com a ilustrao da Figura 1.

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

13

Ronald Jean Degen

Figura 1 FGV abre caminho para a livre iniciativa


Fonte: Manchete do Caderno de Empresas do Jornal O Estado de So Paulo, de 14 de Junho de 1985

Em 1989, o autor transcreveu as suas notas de aula no livro O Empreendedor, com o objetivo de ajudar os seus colegas em outras escolas e universidades brasileiras a introduzirem o curso de empreendedorismo. O livro, que s pretendia ser uma ajuda para os colegas no desenvolvimento do ensino do empreendedorismo no Brasil, acabou atraindo o interesse do grande pblico e permaneceu durante meses entre os livros mais vendidos no Brasil na categoria de no-co e teve oito edies esgotadas. At hoje, 20 anos aps o seu lanamento, ainda adotado em muitas escolas e universidades. Como o livro est desatualizado, a pedido de colegas que ainda o adotam, o autor est escrevendo um novo livro com muitas das idias originais do primeiro livro e novas idias acumuladas em mais de 40 anos desenvolvendo negcios e dirigindo empresas. 4 NO SCULO XXI A POBREZA CONTINUA SENDO O MAIOR DESAFIO Desde 1989, quando o autor escreveu o seu livro, a riqueza mundial dobrou, mas mesmo assim, quase metade da populao mundial de mais de 6.6 bilhes, ou aproximadamente 2.5 bilhes, continua pobre e subsiste com menos de 2 dlares por dia e, o que pior, desses pobres, 1 bilho, que corresponde a 15% da populao
14
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

mundial, vive na pobreza extrema e subsiste com menos de 1 dlar por dia, de acordo com estatsticas do World Development Report (WDR) do Banco Mundial.
Porcentagem da populao de cada regio que vive na pobreza extrema com renda inferior a 1 dlar por dia
Regio Asia Leste e Pacico Europa e Asia Central Amrica Latina e Caribe Oriente Medio e Africa do Norte Asia Sul Sub-Sahara Africa 1990 15.40 3.60 9.62 2.08 35.04 46.07 2002 12.33 1.28 9.08 1.69 33.44 42.63 2004 9.07 0.95 8.64 1.74 30.84 41.09

Tabela 1 Evoluo da pobreza extrema no Mundo


Fonte: Banco Mundial

No Brasil, 40 milhes, correspondentes a 22% da populao de 184 milhes, vivem na pobreza e subsistem com menos de 2 dlares por dia. Entre os pobres brasileiros quase 15 milhes, equivalentes a 8% da populao, vivem na pobreza extrema e subsistem com menos de 1 dlar por dia, de acordo com as estatsticas do Banco Mundial. A pobreza de toda a Amrica Latina e do Caribe semelhante a do Brasil, com 22% vivendo na pobreza e subsistindo com menos de 2 dlares por dia e destes quase 9% vivem em extrema pobreza, subsistindo com menos de 1 dlar por dia. O preocupante que a extrema pobreza na regio diminuiu muito pouco desde 1989, comparado com outras regies do mundo, como mostra a Tabela 1. Apesar do desenvolvimento da economia brasileira nos ltimos anos, a concentrao de renda do pas a oitava pior colocada no ranking mundial de desigualdade de acordo com Human Development Report (HDR) das Naes Unidas. O Brasil s melhor que Guatemala, Suazilndia, Repblica Centro-Africana, Serra Leoa, Botsuana, Lesoto e Nambia e citado no relatrio das Naes Unidas para ilustrar que a m distribuio de renda ajuda a travar a expanso econmica e torna mais difcil que os pobres sejam beneciados pelo crescimento. A renda dos 10% mais ricos da populao brasileira 47% da renda nacional e a dos 10% mais pobres apenas 0,7%. A pobreza continua sendo no Sculo XXI o maior desao para o desenvolvimento econmico, a proteo do meio ambiente, a preservao dos recursos escassos da natureza, a estabilidade poltica, a evoluo da democracia e a segurana pessoal. Se no for possvel reduzir a pobreza coloca-se em risco a sustentabilidade de toda a humanidade.
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

15

Ronald Jean Degen

5 KEYNES, SCHUMPETER E TIMMONS ERRARAM? Keynes (1930) acertou para alguns, mas no para todos. A evoluo da cincia e da tecnologia, que segundo ele iriam acabar com a pobreza at o m do sculo 20, beneciou muito mais os pases industrializados do que os pases em desenvolvimento. Schumpeter (1942) acertou em prever o m do comunismo por falta de empreendedores. Os pases comunistas sem os empreendedores, como agentes do processo de destruio criativa, no conseguiram promover o necessrio desenvolvimento econmico para satisfazer as necessidades da suas populaes e tiveram que aderir ao sistema capitalista derrubando a cortina de ferro que os isolava do mundo capitalista. A queda do muro de Berlin em 1989 marcou ocialmente o m da era comunista iniciada em 1917 com a revoluo bolchevista na Rssia. Marcou, tambm, o m da guerra fria entre a Unio Sovitica e os Estados Unidos da America. Timmons (1989) acertou com a revoluo empreendedora. A prova que 95% da riqueza atual dos EUA foi criada nos ltimos 40 anos pela presente gerao de empreendedores. Nos anos de 1960 e 1970 as grandes companhias, criadas depois da Segunda Guerra Mundial, pareciam ser a razo do sucesso da economia estadunidense. Elas pareciam imunes concorrncia e invencveis para as pequenas companhias emergentes. A IBM, por exemplo, era o smbolo desse sucesso e dominava a concorrncia com mais de 70% de participao no mercado de informtica quando Bill Gates fundou a Microsoft no m da dcada de 1970. Mas nos anos de 1980 e 1990 a IBM simplesmente perdeu mercado para empreendedores com companhias novas, como a Apple, a Ltus, a Dell, a Gateway 200, a Microsoft, a Intel, a Oracle, a EMC2, a SAP, a Google, a Yahoo entre outras. A IBM, a Kodak, a Xerox, a Polaroid e muitas outras grandes companhias foram vtimas da revoluo empreendedora apregoada por Timmons (1989) e do processo de destruio criativa de Schumpeter (1942). 6 CRESCIMENTO ECONMICO, POBREZA E DESIGUALDADE DE RENDA Apesar da grande riqueza gerada pelos empreendedores nos ltimos 40 anos, ela no reduziu como previsto por Keynes (1930) a pobreza e a desigualdade de renda no mundo e, particularmente, na Amrica Latina e Caribe. Ficou evidente, tambm, que os empreendedores em pases industrializados geraram mais riqueza que os empreendedores em pases em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil, Equador, Peru, Bolvia e outros pases da America Latina e Caribe. O impacto da atividade empreendedora no crescimento econmico de um pas depende da motivao dessa atividade, como demonstram as pesquisas do Global Entrepreneurship Monitor (GEM). Os empreendedores motivados por oportunidade
16
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

tm maior impacto sobre o crescimento econmico de um pas, porque esses empreendedores, mais bem preparados, desenvolvem mais negcios baseados em inovaes e novas tecnologias e muitos desses negcios tm grande potencial de crescimento sustentado, de acordo com a classicao de negcios do autor apresentada em seu livro O Empreendedor. Portanto, tais negcios geram mais riqueza e empregos. Por outro lado, os empreendedores motivados por necessidade tm pouco impacto sobre o crescimento econmico de um pas, porque esses empreendedores desenvolvem mais negcios sem inovao e sem nova tecnologia. A grande maioria so negcios medocres, de acordo com a classicao do autor, que geram um mnimo de riqueza e empregos. Alm disso, uma maior atividade empreendedora por necessidade geralmente reete uma situao de estagnao ou crise econmica no pas, a falta de empregos ou mesmo a reduo de empregos fora as pessoas a empreender para sobreviver. Geralmente o crescimento econmico de um pas de baixa renda inversamente proporcional a sua atividade empreendedora por necessidade e o crescimento econmico de um pas de alta renda diretamente proporcional a sua atividade empreendedora por oportunidade. Os altos ndices de atividade empreendedora por habitante, como os do Equador, Venezuela, Colmbia e Peru reetem essa constatao, de acordo com as estatsticas do GEM de 2007. A diferena no impacto sobre o crescimento econmico da revoluo empreendedora nos EUA e na Amrica Latina se explica, parcialmente, pela motivao da atividade empreendedora. Nos EUA, 80% dos novos empreendedores montam os seus negcios motivados por oportunidades, enquanto que na Colmbia e no Brasil somente 55% so motivados por oportunidades, de acordo com os dados de 2007 do GEM. Na Argentina, Uruguai, Venezuela e Peru, de 60% a 70% dos novos empreendedores montam seu negcio motivados por oportunidades. A porcentagem dos novos negcios iniciados por empreendedores motivados por oportunidades vem crescendo lentamente na America Latina, de acordo com a mesma fonte. Evidentemente, h outros fatores que promovem ou inibem a atividade empreendedora em um pas e, principalmente, o empreendedorismo por oportunidade. Alguns desses fatores que inuenciam na atividade empreendedora em um pas so a educao e o treinamento da populao, o nmero e a qualidade dos centros de pesquisa e de tecnologia, a disponibilidade de capital de risco, a profundidade do mercado, a existncia de uma infra-estrutura adequada e uma legislao que facilite a atividade empreendedora. Casos interessantes so o da China e da ndia, que apresentam atividade empreendedora crescente. Dos negcios iniciados nesses pases pelos empreendedores, de acordo com os dados de 2007 do GEM, 60% so motivados por oportunidades na China e 65% na ndia, mais do que no Brasil e na Colmbia. Uma das explicaes para esse crescimento na China e na ndia e o excelente nvel
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

17

Ronald Jean Degen

das suas universidades e as oportunidades geradas pelo desenvolvimento acelerado de suas economias, principalmente a chinesa. Apesar de o crescimento econmico ser uma das condies necessrias para a reduo da pobreza no mundo, preciso que esse crescimento seja sustentvel, preservando os recursos escassos da natureza e o meio ambiente para geraes futuras e que focalize melhor o problema da reduo da pobreza. Hoje, por exemplo, temos um consenso quase universal sobre a necessidade de conter o aquecimento do planeta atravs da reduo da emisso de CO2. H, tambm, a forte evidncia que o crescimento econmico dos ltimos 40 anos, particularmente na Amrica Latina e no Caribe, no beneciou adequadamente os pobres. Portanto, preciso focar o empreendedorismo por oportunidade no desenvolvimento sustentvel e o empreendedorismo por necessidade na incluso social e na reduo da pobreza. 7 O PAPEL DAS ESCOLAS TCNICAS E DAS UNIVERSIDADES So os jovens formados pelas escolas tcnicas e universidades na Amrica Latina e no Caribe que melhor esto preparados para o empreendedorismo por oportunidade, particularmente aps alguns anos de formados. Eles tm a necessria capacidade tcnica, a maturidade prossional e a experincia para visualizarem e desenvolverem as oportunidades de negcio. nesse ponto, que a maioria necessita do apoio e da orientao de um curso de empreendedorismo para ajud-los no desenvolvimento de oportunidades de negcio voltadas para o desenvolvimento sustentvel e para a reduo da pobreza. Hoje muitas escolas tcnicas e universidades j tm centros de empreendedorismo que motivam e treinam alunos para empreender, apiam as iniciativas dos alunos atravs de incubadoras e, em alguns casos, at ajudam a obter recursos nanceiros. Mas a maioria dos cursos de empreendedorismo se destina aos alunos dos cursos de graduao que, geralmente, ainda no tm maturidade prossional e experincia para visualizarem oportunidades de negcio, sem contar que poucas instituies oferecem cursos de ps-graduao para apoiarem os seus ex-alunos que necessitam de experincia e maturidade no desenvolvimento de oportunidades de negcio. A maioria das escolas tcnicas e universidades que promovem o empreendedorismo, o fazem focado exclusivamente na tecnologia e na administrao do negcio e isolado das outras disciplinas como sociologia, cincias comportamentais, histria e cincias ambientais. Tais disciplinas tm muito para contribuir e ajudar os candidatos a empreendedor a desenvolverem oportunidades de negcio voltadas para o desenvolvimento sustentvel, a ampliarem a incluso social e a promoverem a reduo da pobreza. As escolas tcnicas e as universidades devem pesquisar as oportunidades de ne18
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

gcios que promovam o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza, atrair, treinar e motivar corretamente os seus ex-alunos interessados em serem empreendedores. As instituies precisam aproveitar e desenvolver essas oportunidades para atrair investidores e fundos de investimento preocupados em obter lucros com novas oportunidades. Elas precisam se transformar em agentes de mudana social ou, mais especicamente, em agentes socializantes para se tornarem ecazes em promover o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza, como ilustrado na Figura 2.

Figura 2 - Agentes Socializantes Promovendo o Desenvolvimento Sustentvel e a Reduo da Pobreza


Fonte: Ilustrao do autor

8 CURSO DE EMPREENDEDORISMO O sucesso do curso de empreendedorismo ministrado pelo autor no CEAG da FGV e o nmero relativamente importante de negcios baseados em oportunidades iniciados pelos seus alunos se deveram a dois fatores muito importantes: 1) O curso do CEAG se destina a prossionais graduados em geral mdicos, administradores, engenheiros, arquitetos, historiadores e socilogos e atrai pessoas com experincia e maturidade prossional que desejam progredir e, para isso, necessitam se aperfeioar em administrao; e 2) O curso sendo noturno acessvel a prossionais que necessitam trabalhar, que tm ambio e que esto dispostos a sacricar o seu lazer para progredir.
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

19

Ronald Jean Degen

Portanto, os alunos tm a experincia, a maturidade prossional, o conhecimento tcnico e a necessidade de realizar na medida certa para optarem por empreender como opo de carreira. Os problemas com o ensino do empreendedorismo no CEAG da FGV foram a durao de um semestre do curso e a proposta do curso no ser exclusivamente dirigida a alunos interessados em empreender. Em um semestre no havia tempo para os alunos maturarem sua idia para um negcio e fazer as pesquisas necessrias para terem sucesso. Tambm no havia um sistema de orientao para os alunos aps o curso e nem a iniciativa de atrair investidores para sustentar nanceiramente os negcios desenvolvidos pelos alunos. Como o curso de administrao no era dirigido especialmente para o empreendedorismo, muitos alunos no tinham interesse especco no empreendedorismo. Para esses alunos, o empreendedorismo era apenas uma matria a mais no currculo. A concluso que se chega, baseada em experincias como professor de empreendedorismo, que cursos de empreendedorismo ecazes no desenvolvimento de empreendedores motivados por oportunidades devem ser especicamente desenvolvidos e ministrados para graduados das escolas tcnicas e das universidades interessados em montar o seu negcio aps angariar alguns anos de experincia e maturidade prossional. justamente essa experincia e maturidade prossional que desenvolve nos candidatos empreendedor o conhecimento necessrio para que eles visualizem as oportunidades de negcio e o curso vai ajud-los efetivamente a desenvolver essa oportunidade com sucesso. O curso deve ter a durao mnima de um ano e ser estruturado de tal forma que os alunos possam continuar a trabalhar, fazer as pesquisas e o plano do seu negcio sob orientao de um professor, como se fosse uma monograa de curso de mestrado. O curso no precisa fornecer aos alunos diplomas reconhecidos ocialmente. Isso porque, o certicado de concluso do curso no tem importncia prtica para os empreendedores que querem montar o seu negcio e ser o seu prprio patro. O que eles querem e precisam o treinamento e o apoio para desenvolverem os seus negcios. O curso ideal deve seguir, em linhas gerais, o modelo adotado por algumas escolas de administrao para o curso do MBA Executivo, como, por exemplo, o da Universidade de Grenoble na Frana. O Curso deve ter durao de um ano, com quatro a seis sesses de aulas presenciais no campus da escola tcnica ou universidade e as demais aulas via Internet. Com essa frmula, os alunos tm contato durante um ano com professores e orientadores para ajud-los a desenvolver os seus negcios baseado em oportunidades e os professores tm tempo para ajud-los a desenvolver negcio que promovam o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza. O curso deve propiciar, tambm, o contato dos candidatos a empreendedor com investidores-anjos, para ajud-los a iniciar o seu negcio. Esses contatos devem ser estendidos para alm da durao do curso, com intuito de apoiar os empreen20
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

dedores a obterem recursos nanceiros de investidores e agentes nanceiros para nanciar o crescimento do seu negcio. Eventualmente, o curso bsico para candidatos a empreendedor pode ser complementado com cursos especcos para apoiar o desenvolvimento dos negcios dos empreendedores. 9 OS GRADUADOS ESTO MAIS BEM PREPARADOS PARA RECONHECER OPORTUNIDADES Apesar de se expor que, os graduados das escolas tcnicas e universidades com experincia e maturidade prossional esto mais bem preparados para reconhecer oportunidades e, conseqentemente, desenvolver negcios motivados por essas oportunidades, cita-se o exemplo de Bill Gates que criou a Microsoft sem se graduar. Claro que toda regra tem sua exceo, mas importante destacar que Bill Gates foi admitido na Universidade de Harvard, uma das mais prestigiadas dos EUA e, por isso, mesmo uma das mais seletivas na admisso dos seus alunos, que ele abandonou a universidade para montar o seu negcio. Portanto, de uma forma ou outra, ele se beneciou do ambiente universitrio e da efervescncia de idias a que foi exposto ali para desenvolver o que veio a ser a Microsoft.

Figura 3 Crescimento do preparo e da autoconana de um lado, decrscimo dessa autoconana e disposio de assumir o risco de outro e patamar de livre escolha do candidato a empreendedor
Fonte: Degen (1989)
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

21

Ronald Jean Degen

Na Figura 3, adaptada do livro O Empreendedor, procura-se ilustrar como cresce o preparo e a autoconana do candidato a empreendedor com o acmulo de conhecimento, o domnio de tarefas complexas, o desenvolvimento da sua capacidade gerencial, o domnio da complexidade do negcio que quer desenvolver e, principalmente, com o acmulo de experincia. Esse preparo e essa autoconana so importantes para todos os empreendedores, para os motivados por oportunidades e os motivados por necessidades, mas basicamente, para empreendedorismo por oportunidade.

Figura 4 Quatro habilidades necessrias para empreender


Fonte: Adizes (1979)

Adizes (1979) no seu livro How to Solve the Mismanagement Crisis, props quatro habilidades fundamentais para um administrador e chamou de PAEI. Essas habilidades foram adaptadas e usadas para avaliar o preparo dos candidatos a empreendedor. As habilidades adaptadas demonstradas a seguir, tambm esto ilustradas na Figura 4: P de Produzir ou realizar as tarefas requeridas do negcio com ecincia. A de Administrar ou fazer outros produzirem ou realizarem as tarefas do negcio com eccia. E de Empreender ou ser proativo na procura em melhorar a ecincia; e de produzir ou realizar as tarefas e a eccia dos outros que produzem ou realizam as tarefas do negcio. I de Integrar ou formar, liderar e motivar a equipe para produzir ou realizar as tarefas do negcio com ecincia e eccia.
22
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

quase impossvel o candidato a empreendedor ter sucesso em montar um novo negcio se no souber produzir ou realizar muito bem as tarefas bsicas para isso. A necessidade de executar as tarefas bsicas do negcio tem sido, em muitos casos, uma das barreiras que muitos aspirantes a empreendedor no conseguem transpor. Muitos tm vergonha de executar essas tarefas bsicas porque as consideram de baixo prestgio. Um restaurante no vai ter sucesso se o empreendedor no souber cozinhar e zer as compras toda madrugada no mercado. Essa vergonha, diante dos amigos de executar as tarefas bsicas do negcio, a barreira da imagem social explicada no livro O Empreendedor. raro o candidato a empreendedor que domina todas as habilidades necessrias para o sucesso do negcio. Por isso, a maioria dos negcios motivados por oportunidades e que tiveram sucesso sustentado foram desenvolvidos por equipes que se complementavam como foi o caso das empresas: Apple, Microsoft, Google e Yahoo nos EUA e Natura no Brasil. No caso dos exemplos estadunidenses, as sociedades que formaram essas empresas se constituram entre colegas dentro das universidades, o que refora o argumento, de que os graduados esto mais bem preparados para o empreendedorismo por oportunidade. importante lembrar, que a base do empreendedorismo por oportunidade so as inovaes e as novas tecnologias, que exigem um bom preparo e conhecimento dos candidatos a empreendedor para ento domin-las e principalmente a habilidade P de produzir ou, no mnimo a capacidade de reconhecer a habilidade P de algum que saiba produzir. No caso de no dominar completamente a habilidade P de produzir, o candidato a empreendedor precisa ter a habilidade I de formar uma sociedade com esta pessoa ou com as pessoas que detm a habilidade P. Esse preparo, habilidade e conhecimento, que promove o empreendedorismo por oportunidade entre os jovens, , normalmente, obtido nas escolas tcnicas e nas universidades, que, por isso mesmo, devem ser os agentes socializantes que desenvolvem esse tipo de empreendedorismo. Mesmo em negcios formados por scios, um deles precisa ser o lder e dominar muito bem a habilidade E de empreender e a I de integrar, alm de ter bom conhecimento da habilidade P de produzir e da habilidade A de administrar. No caso de no dominar completamente as habilidades P e A, o candidato a empreendedor deve procurar scios que o complementem e dominem tais habilidades. Na Figura 5 procurou-se trazer, como exemplo, o caso de um candidato a empreendedor que no domina completamente a habilidade de P e A, portanto tem um perl paEI usando a classicao de Adizes (1979). Nessa classicao, a letra maiscula representa pleno domnio da habilidade, a letra minscula algum domnio, mas com decincias, e o trao nenhum domnio da habilidade.

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

23

Ronald Jean Degen

Figura 5 Habilidades complementares dos scios


Fonte: Adizes (1979)

Reconhecendo as suas decincias o candidato a empreendedor do exemplo procurou scios para o seu novo negcio que possussem a habilidade P de produzir e a habilidade A de administrar, mas com decincias nas habilidades E de empreender e habilidade I de integrar. A hipottica sociedade, representada na Figura 5, demonstra tambm a habilidade I de integrar do scio lder de formar uma equipe. Se os outros scios tivessem a mesma habilidade E de empreender e a habilidade I de integrar do scio lder, provavelmente, a sociedade no seria bem sucedida, porque haveria uma constante disputa entre os scios.
24

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

A simplicidade da metodologia desenvolvida por Adizes (1979) e a sua facilidade de uso no contexto do empreendedorismo fez com que ela fosse adotada para avaliar a habilidade de empreender de candidatos a empreendedor com muito sucesso. H um grande nmero de testes baseados nas mais diversas habilidades e caractersticas psicolgicas para avaliar candidatos empreendedor em livros e em sites da Internet. Na experincia e no conhecimento adquiridos, nenhum desses sosticados testes foi realmente validado e por isso no tem nenhum valor prtico. As escolas tcnicas e as universidades, para promover o empreendedorismo por oportunidade, tm que ajudar os candidatos a empreendedor na auto-avaliao das suas habilidades e, como agentes socializantes, ajud-los a formar sociedades com scios que complementam tais habilidades. Tambm nesse caso, as disciplinas comportamentais tm um papel importante para preparar os candidatos a empreendedor a formar equipes ecazes, complementares e motivadas. 10 EMPREENDEDORISMO POR NECESSIDADE A maior nfase no empreendedorismo por oportunidade se deve ao seu impacto no desenvolvimento sustentvel e na reduo da pobreza, que sempre foi o objetivo do autor. Isto porque, so os negcios desenvolvidos para explorar oportunidades que geralmente promovem a destruio criativa atravs da inovao, geram novos empregos e assim contribuem para o desenvolvimento econmico. Mas isso no quer dizer que o empreendedorismo por necessidade no tenha um papel importante tambm na reduo da pobreza e, principalmente, na incluso social. Apesar da maioria dos negcios iniciados por necessidade, como auto-emprego, serem negcios medocres, conforme mencionado anteriormente, e muitos fracassarem, os que sobrevivem geralmente garantem uma vida digna para os empreendedores. Eles so classicados como medocres porque o empreendedor, geralmente, trabalha mais e ganha menos do que trabalharia e ganharia se estivesse empregado. Mas quando no h empregos ou as pessoas no tm a formao necessria para o empreendedorismo por oportunidade, o empreendedorismo por necessidade e o auto-emprego so a nica soluo para elas sobreviverem. Os negcios iniciados por necessidade no precisam ser medocres e muitos empreendedores conseguem transform-los em negcios de sucesso pessoal e alguns at em sucesso sustentado, como explica o autor em seu livro O Empreendedor. H muitos cursos e entidades que ajudam e apiam os empreendedores no iniciar e no desenvolver dos seus negcios e, assim, melhoram suas chances de sucesso. No Brasil o Servio Brasileiro de Apoio s Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e em outros pases da Amrica Latina a Fundao para o Desenvolvimento Sustentvel (FUNDES) apia os empreendedores com cursos e consultoria.
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

25

Ronald Jean Degen

11 EMPREENDEDORISMO SOCIAL As escolas tcnicas e as universidades como agentes socializantes, utilizando o conhecimento das disciplinas de sociologia, tm um papel importante tambm em motivar e apoiar os seus alunos a promoverem a incluso social atravs do empreendedorismo por necessidade. Para isso, preciso analisar os bolses de pobreza extrema e encontrar formas de promover o empreendedorismo por necessidade nesses bolses. Um exemplo interessante o caso de um agente socializante que, orientado e apoiado, conseguiu transformar um bolso de extrema pobreza composto de 35 famlias, que para sobreviver destruam a mata atlntica para fazer carvo e estavam em constante guerra com a scalizao do Instituto do Meio Ambiente (IBAMA), na regio do Cubato, no Municpio de Campo Alegre em Santa Catarina, numa comunidade que hoje complementa a sua renda preservando a mata. A regio onde ca a pequena comunidade do Cubato foi, com o tempo, tomada pelas grandes reorestadoras e os moradores que viviam da agricultura foram vendendo as suas terras. Muitos, com o dinheiro, tentaram se mudar para as cidades da regio, mas como a sobrevivncia nas cidades quase impossvel para pessoas simples e na maioria analfabetas, os moradores da comunidade continuaram nas suas antigas casas, sem as terras que haviam vendido para as reorestadoras. Quando acabou o dinheiro da venda das terras, os moradores tiveram que comear a procurar empregos na regio. Os nicos empregos oferecidos na regio eram os que ofereciam as empreiteiras das reorestadoras, com salrios de fome, sem registro e em regime de quase escravido. Como no conseguiam sobreviver com os salrios das empreiteiras, a sada encontrada pela maioria dos moradores do Cubato foi fazer carvo vegetal. Comearam a cortar a mata atlntica, fazer carvo e vender esse carvo para distribuidores, que por sua vez, o vendiam para as cadeias de supermercados. Assim se iniciou o desmatamento clandestino da reserva orestal da mata atlntica da regio, apesar da constante scalizao e represso do IBAMA. O agente socializante identicou a diculdade, que as reorestadoras tinham de conseguir mudas de rvores nativas, para reorestar as reas de preservao ambiental, que a lei as obrigava a manter. Por isso, props para a maior reorestadora da regio, a Comoresta, fornecer mudas de rvores nativas plantadas pelas famlias da comunidade do Cubato. A proposta agradou a reorestadora, porque resolvia a sua necessidade de mudas, e ela se pronticou a treinar os moradores de como coletar as sementes na oresta e de como plant-las. Com a Comoresta como principal cliente, o agente socializante organizou a comunidade na cooperativa Cooperativa Encanto da Natureza . Os moradores, treinados pela reorestadora, comearam a coletar sementes e a plantar mudas de
26
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

rvores nativas. As mudas so hoje vendidas regularmente atravs da cooperativa para a Comoresta e outras reorestadoras. O agente socializante, tambm, conscientizou as reorestadoras sobre a explorao dos moradores da regio pelas suas empreiteiras. Inteiradas dos abusos das empreiteiras, as reorestadoras comearam a scaliz-las melhor e exigir salrios e condies de trabalho dignas para os seus empregados. Hoje as famlias da comunidade do Cubato tm uma renda complementar da venda de mudas para as reorestadoras de cerca de 420 Reais por ms. Elas agora preservam a mata atlntica para no perder a fonte das sementes, e a Comoresta junto com as outras reorestadoras da regio, tem um fornecedor de mudas de rvores nativas. Alm disso, as empreiteiras, com a melhor scalizao das reorestadoras, comearam a pagar salrios adequados, registrar os empregados e dar-lhes condies de trabalho segura e digna. Assim a comunidade do Cubato deixou de ser um bolso de pobreza extrema para ser uma comunidade em pleno progresso. O exemplo da comunidade do Cubato mostrou que bolses de pobreza extrema podem ser eliminados atravs do empreendedorismo por necessidade. Mostrou, tambm, como as escolas tcnicas e as universidades podem, a exemplo, atuar como agentes socializantes e incentivar e orientar os seus alunos a promover o empreendedorismo por necessidade e eliminar bolses de pobreza extrema. 12 CONCLUSO A evoluo empreendedora prevista por Timmons (1989) aconteceu e 95% da riqueza atual dos EUA, foram criadas nos ltimos 40 anos pela presente gerao de empreendedores. Mas na Amrica Latina, onde a atividade empreendedora superior a dos EUA, ela no gerou o esperado crescimento econmico, e nem a reduo da pobreza e da desigualdade social. A razo a baixa participao de novos negcios iniciados por oportunidade, nos negcios iniciados na America Latina. Enquanto que nos EUA onde 80% dos novos negcios so iniciados por oportunidades, na Colmbia e no Brasil so somente 55% de acordo com os dados do GEM de 2007. Alm disso, a grande atividade empreendedora por necessidade nos pases da America Latina, geralmente, diretamente proporcional ao baixo crescimento econmico e ao aumento da pobreza nesses pases. Quando faltam empregos, porque o crescimento econmico no suciente para absorver a crescente demanda gerada pelo crescimento da populao ou porque crises econmicas reduziram a oferta, as pessoas, para sobreviver recorrem atividade empreendedora por necessidade ou auto-emprego. O crescimento dos camels nas principais ruas das grandes cidades como auto-emprego e o aumento da criminalidade so sintomas dessa falta de emprego e da pobreza.
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

27

Ronald Jean Degen

Como o ensino do empreendedorismo est se difundindo cada vez mais nas escolas de administrao dos pases da America Latina, principalmente no Brasil, pode-se inferir que este ensino no est sendo ecaz em promover o empreendedorismo por oportunidade. A principal razo que os empreendedores por oportunidade devem ter alm da formao tcnica e intelectual que as escolas tcnicas e as universidades oferecem para seus alunos a experincia e a maturidade prossional so imprescindveis para se visualizar as oportunidades de negcio baseadas em inovao e novas tecnologias. As escolas tcnicas e as universidades que promovem o empreendedorismo, o fazem exclusivamente para alunos dos cursos de graduao, que ainda no tm a experincia e a maturidade prossional necessria para visualizarem as oportunidades de negcios. Os cursos, tambm, esto exclusivamente focados em tecnologia e na administrao do negcio e completamente isolados das outras disciplinas fundamentais para o sucesso do empreendedor, como sociologia, cincias comportamentais e histria. A soluo as escolas tcnicas e as universidades se transformarem em agentes socializantes e pesquisar as oportunidades de negcio que promovam o desenvolvimento sustentvel, a reduo da pobreza e da desigualdade social. Treinar e motivar corretamente os candidatos a empreendedor para aproveitarem e desenvolverem essas oportunidades, recorrendo sociologia, a cincias comportamentais, histria e a cincias ambientais. Alm de treinamento, elas devem atrair investidores e fundos de investimento interessados em obter lucros com as oportunidades de negcio desenvolvidas pelos alunos. O curso ideal para promover o empreendedorismo por oportunidade deve ser um curso ministrado para graduados das escolas tcnicas e das universidades com experincia e maturidade prossional necessria para visualizarem as oportunidades e que estejam interessados em montar o seu negcio. O curso deve ter durao mnima de um ano, ser estruturado de tal forma que no interra com o trabalho dos candidatos a empreendedores, e deve incluir noes de sociologia, de cincias comportamentais e de cincias ambientais. O curso deve orientar os alunos nas pesquisas e na elaborao do plano do negcio, como se fosse uma monograa de nal de curso de mestrado. Tambm deve seguir o modelo adotado por algumas escolas de administrao para os cursos de MBA Executivo. Com essa frmula, o curso propicia aos alunos contacto durante um ano com professores e orientadores para ajud-los a desenvolver os seus negcios e acesso a investidores e agentes nanceiros interessados em investir em oportunidades de negcio. Esse acesso deve se estender alm da durao do curso para auxiliar os novos empreendedores a desenvolverem seus negcios.

28

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

Empreendedorismo: Uma filosofia para o desenvolvimento sustentvel e a reduo da pobreza

ENTREPRENEURSHIP: A PHILOSOPHY FOR SUSTAINABLE DEVELOPMENT AND POVERTY REDUCTION Abstract The author arrived in Brazil in the late 70s and found extreme poverty in the shantytowns and one of the worst income distribution between the rich and the poor in the world. Invited to give classes at the FGV, he started in 1980 teaching entrepreneurship with the objective of incentivizing the students to become entrepreneurs and so promote economic growth to reduce poverty and income inequality. Returning to the country in 2008 the author makes a reexion on the reasons why these objectives where not reached in spite of the entrepreneurial activity in Latin America is greater than in the US. The explanation lies in the motivation of the entrepreneurial activity. The opportunity entrepreneurship has a signicantly greater impact on the economic growth of a country than the necessity entrepreneurship. Generally the economic growth of a low income country is inversely proportional to its necessity entrepreneurial activity and the economic growth of a high income country is directly proportional to its opportunity entrepreneurial activity. Brazil and Colombia have only 55% of their entrepreneurial activity motivated by opportunity with contrasts with the 80% in the US, according to the Global Entrepreneurship Monitor (GEM) research. The solution proposed by the author is that the technical schools and universities should restructure their entrepreneurship courses that have not met their objectives of economic growth and incentivize opportunity entrepreneurship oriented toward sustainable development and poverty reduction and necessity entrepreneurship to eliminate extreme poverty. Keywords: Teaching entrepreneurship. Opportunity entrepreneurship. Poverty reduction. Socializing agent.

REFERNCIAS ADIZES, Ichack. How to Solve the Mismanagement Crisis: Diagnosis and treatment of Management Problems, Irvington Publishing, New York, 1979. DEGEN, Ronald Jean. O Empreendedor: Fundamentos da Iniciativa Empresarial, 8 Edio, McGraw-Hill, So Paulo, 1989. FUNDAO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTVEL (FUNDES), site www.fundes.org.
Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

29

Ronald Jean Degen

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM), Swiss Executive Report 2007, site www.gemconsortium.org. KEYNES, John Maynard. Economic Possibilities for our Grandchildren (1930) in Essays in Persuasion, Macmillan, London, 1931. NAES UNIDAS. Human Development Report (HDR), 2007/2008. SERVIO BRASILEIRO DE APOIO S MICRO E PEQUENAS EMPRESAS, site www.sebrae.com.br. SCHUMPETER, Joseph Alois. Capitalism, Socialism and Democracy, Harper and Brothers, New York, 1942. TIMMONS, Jeffrey A.. The Entrepreneurial Mind: Winning Strategies for Starting, Reviewing and Harvesting, Brick House Publishing, Amherst, 1989. WORLD BANK. World Development Report (WDR), 1978-2007.

30

Revista de Cincias da Administrao v. 10, n. 21, p. 11-30, mai./ago. 2008

You might also like