You are on page 1of 3

A REFORMA PROTESTANTE e a "Contra Reforma.

A CONTRA REFORMA

Depois de iniciado o grande movimento da Reforma, um extremo levante foi tambm erguido pela Igreja de Roma no tocante a recuperar o terreno perdido na Europa pelo Protestantismo que espalhava ate ento. A Contra Reforma, foi levantada adiante pelos clrigos de classe superior e pelo papado. Desenvolveram novas ordens monsticas, tais como a dos Jesutas, que levaram o cristianismo as Amricas e ate mesmo ao extremo Oriente. Criaram comisses de moralidades a fim de coibir excessos entre os clrigos, reafirmaram sua teologia no Concilio de Trento, expulsaram totalmente da Espanha os mulumanos, construram Igrejas Barrocas de notvel beleza, desenvolveram novas formas musicais como a Polifonia e tambm instituram a inquisio a fim de perseguir os oponentes. Portanto para iniciar-mos com o dialogo da Contra Reforma, vamos salientar a definio do termo Contra Reforma, para uma melhor compreenso do assunto. Para conhecimento de causa, este historiador define a Reforma Catlica ou Contra Reforma assim conhecida, de forma que se encaixa com outros autores que trabalham a mesma idia.

A palavra Contra Reforma entrou na Historia. Era evidentemente muito cmodo apresentar o grande movimento religioso que levantou a Igreja catlica de meados do sculo XVI a meados do sculo XVII como uma simples reao reforma protestante, um brutal despertar durante a tempestade. Mas o fato que a idia de Reforma, to velha quanto a Igreja, havia aberto caminho nas profundezas da sociedade crist durante o sculo XV. Aps a ruptura entre catlicos e protestantes, a reformao prosseguiu dos dois lados da barrigada, por obra de inmeras almas sinceras e pacificas preocupadas em realizar a mensagem de Jesus Cristo, deixando aos polemistas a questo das hostilidades contra as outras confisses (A. WILLAERT et al., 1979 apud PIERRARD, PIERRE, 1982, p. 183).

As decises do Concilio de Trento, Tornar importantes por causa de sua aplicao. Essa aplicao deveu-se, principalmente, aos papas da era pos conciliar, tambm conhecida como

Contra Reforma. Conforme alguns estudiosos da Historia da Igreja, citam que depois concilio de Trento, que a autoridade papal foi confirmada, segundo Dreher (2006, p. 128), As decises de Trento tornaram-se importantes por causa de sua aplicao. Essa aplicao devese, principalmente, aos papas da era pos conciliar, tambm conhecida como Contra Reforma. Se antes do concilio a autoridade papal estava em jogo, aps o mesmo o domnio da Universalidade do Episcopado papal esta confirmado. O concilio de Trento, se reuniu no ano de 1545 pelo papa Paulo III, o objetivo desta era investigar os motivos e por fim aos abusos que deram causa a Reforma. De acordo com CAIRNS, o mesmo faz uma colocao plausvel deste perodo citando o acontecimento de forma intrigante em sua obra;

Paulo III parecia entender como necessria a Reforma na Igreja Romana, porque foi ele quem autorizou a ordem dos Jesutas em 1540, estabeleceu a inquisio Romana em 1542, e promulgou a bula de 1544 convocando o Concilio de Trento. Paulo III queria discutir a doutrina da Igreja de Roma, a reforma dos abusos clericais e a possibilidade de uma cruzada contra os infiis. Embora 255 clrigos assinassem os decretos finais, nunca mais de 75 estiveram presentes na maioria das 25 sees (CAIRNS, 2008, p. 319). O resultado deste Concilio pode ser considerado como uma reforma conservadora dentro da Igreja Catlica Romana. O pesquisador Cairns, ainda contribui com a declarao do concilio de Trento no que se refere s varias questes doutrinarias.

O concilio declarou que no somente a bblia, mas tambm as escrituras cannicas e os livros apcrifos da vulgata de Jernimo e a traduo da Igreja constituam autoridade final para os fieis. A discusso da justificao pela f terminou na deciso de que o homem era justificado pela f e suas obras subseqentes, e no apenas pela f. Os sete sacramentos foram confirmados pelo concilio, e os decretos sobre a reforma dos abusos eclesisticos forma formulados (CAIRNS, 2008, p. 319 e 320).

Logo se percebe que o significado real do concilio de Trento foi transfigurao da teologia medieval tomista num dogma acabado para todos os fieis. importante, por outro lado, verificar que o concilio de Trento acentuou a graa tanto quanto foi possvel para manter o

principio da cooperao do ser humano com Deus. Se tal formulao j houvesse sito feita antes de 1519 a 1520, a reforma teria andado de maneira diferente. Ao ser formalizado nos dias do concilio de Trento, j havia sido dados outros passos e os acontecimentos histricos no podiam mais ser refeitos.

You might also like