You are on page 1of 22

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

ENSAIO NO-DESTRUTIVO ULTRA-SOM


Procedimento
Esta Norma substitui e cancela a sua reviso anterior. Cabe CONTEC - Subcomisso Autora, a orientao quanto interpretao do texto desta Norma. O rgo da PETROBRAS usurio desta Norma o responsvel pela adoo e aplicao dos seus itens. Requisito Tcnico: Prescrio estabelecida como a mais adequada e que deve ser utilizada estritamente em conformidade com esta Norma. Uma eventual resoluo de no segui-la ("no-conformidade" com esta Norma) deve ter fundamentos tcnico-gerenciais e deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: dever, ser, exigir, determinar e outros verbos de carter impositivo. Prtica Recomendada: Prescrio que pode ser utilizada nas condies previstas por esta Norma, mas que admite (e adverte sobre) a possibilidade de alternativa (no escrita nesta Norma) mais adequada aplicao especfica. A alternativa adotada deve ser aprovada e registrada pelo rgo da PETROBRAS usurio desta Norma. caracterizada pelos verbos: recomendar, poder, sugerir e aconselhar (verbos de carter no-impositivo). indicada pela expresso: [Prtica Recomendada]. Cpias dos registros das no-conformidades com esta Norma, que possam contribuir para o seu aprimoramento, devem ser enviadas para a CONTEC - Subcomisso Autora. As propostas para reviso desta Norma devem ser enviadas CONTEC Subcomisso Autora, indicando a sua identificao alfanumrica e reviso, o item a ser revisado, a proposta de redao e a justificativa tcnico-econmica. As propostas so apreciadas durante os trabalhos para alterao desta Norma. A presente Norma titularidade exclusiva da PETRLEO BRASILEIRO S.A. PETROBRAS, de uso interno na Companhia, e qualquer reproduo para utilizao ou divulgao externa, sem a prvia e expressa autorizao da titular, importa em ato ilcito nos termos da legislao pertinente, atravs da qual sero imputadas as responsabilidades cabveis. A circulao externa ser regulada mediante clusula prpria de Sigilo e Confidencialidade, nos termos do direito intelectual e propriedade industrial.

CONTEC
Comisso de Normas Tcnicas

SC - 27
Ensaios No-Destrutivos

Apresentao
As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas por Grupos de Trabalho - GTs (formados por especialistas da Companhia e das suas Subsidirias), so comentadas pelas Unidades da Companhia e das suas Subsidirias, so aprovadas pelas Subcomisses Autoras - SCs (formadas por tcnicos de uma mesma especialidade, representando as Unidades da Companhia e as suas Subsidirias) e homologadas pelo Plenrio da CONTEC (formado pelos representantes das Unidades da Companhia e das suas Subsidirias). Uma Norma Tcnica PETROBRAS est sujeita a reviso em qualquer tempo pela sua Subcomisso Autora e deve ser reanalisada a cada 5 anos para ser revalidada, revisada ou cancelada. As Normas Tcnicas PETROBRAS so elaboradas em conformidade com a norma PETROBRAS N - 1. Para informaes completas sobre as Normas Tcnicas PETROBRAS, ver Catlogo de Normas Tcnicas PETROBRAS.

PROPRIEDADE DA PETROBRAS

20 pginas e ndice de Revises

N-1594
1 OBJETIVO

REV. F

DEZ / 2004

1.1 Esta Norma fixa as condies exigveis na realizao do ensaio no-destrutivo por meio de ultra-som. 1.2 Esta Norma se aplica na medio de espessura, inspeo de chapa grossa e inspeo de solda, atravs de aparelhagem manual semi-automtica, utilizando tcnica pulso-eco. 1.3 Esta Norma se aplica ensaios no-destrutivos por meio do ultra-som efetuados a partir da data de sua edio. 1.4 Esta Norma contm Requisitos Tcnicos e Prticas Recomendadas.

2 DOCUMENTOS COMPLEMENTARES
Os documentos relacionados a seguir so citados no texto e contm prescries vlidas para a presente Norma. Portaria no 3214, 08/06/78 - Norma Regulamentadora no 6 (NR-6) - Equipamentos de Proteo Individual - EPI; PETROBRAS N-1590 - Ensaio No-Destrutivo - Qualificao de Pessoal; PETROBRAS N-1738 - Descontinuidades em Juntas Soldadas, Fundidos, Forjados e Laminados; PETROBRAS N-2162 - Permisso para Trabalho; PETROBRAS N-2371 - Inspeo em Servio - Medio de Espessura a Quente; ABNT NBR ISO 9001 - Sistemas de Gesto da Qualidade - Requisitos; ABENDE DC-001 - Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No-Destrutivos; ABENDE NA-001 - Qualificao e Certificao de Pessoal em Ensaios No-Destrutivos; ISO 9712 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of Personnel; ASME Section V - Boiler and Pressure Vessel Code; ASTM A 609 - Standard Practice for Castings, Carbon, Low-Alloy, and Martensitic Stainless Steel, Ultrasonic Examination; ASTM E 317 - Standard Practice for Evaluating Performance Characteristics of Ultrasonic Pulse-Echo Examination Instruments and Systems without the Use of Electronic Measurement Instruments; ASTM E 1961 - Standard Practice for Mechanized Ultrasonic Examination of Girth Welds Using Zonal Discrimination with Focused Search Units; BSI BS EN 473 - Non-Destructive Testing - Qualification and Certification of NDT Personnel - General Principles Supersedes PD; BSI BS EN 12223 - Non-Destructive Testing - Ultrasonic Examination Specification for Calibration Block No. 1; BSI BS EN 12668-2 - Non-Destructive Testing - Characterization and Verification of Ultrasonic Examination Equipment Part 2: Probes; 2

N-1594
BSI BS EN 12668-3 BSI BS EN 27963 BSI BS EN 45013 DNV OS-F101

REV. F

DEZ / 2004

- Non-Destructive Testing - Characterization and Verification of Ultrasonic Examination Equipment Part 3: Combined Equipment; - Calibration Block No. 2 for Ultrasonic Examination of Welds; - General Criteria for Certification Bodies Operating Certification of Personnel; - Submarine Pipeline Systems.

3 DEFINIES
Para os propsitos desta Norma so adotadas as definies indicadas nos itens 3.1 a 3.13. 3.1 Acoplante Qualquer substncia (usualmente lquida ou pastosa) introduzida entre o cabeote e a superfcie em ensaio, com o propsito de transmitir as vibraes de energia ultra-snica entre ambos. 3.2 Ajuste da Sensibilidade Correes efetuadas no nvel de ganho, para ajustar a sensibilidade de varredura, proceder avaliao de descontinuidades e compensar as diferenas de acoplamento, atenuao snica, existente entre o material a ser ensaiado e o bloco de referncia. 3.3 Bloco-Padro Pea de material de composio qumica, tratamento trmico, forma geomtrica e acabamento superficial especificados, por meio do qual o equipamento de ultra-som pode ser calibrado para o ensaio de materiais similares quanto propagao do som. 3.4 Bloco de Referncia Pea de mesmo material ou mesmo grupo de material, dimenses significativas e forma como as do objeto particular sob ensaio e mesmo tratamento superficial, podendo ou no conter defeitos naturais ou artificiais. 3.5 Cabeote Dispositivo eltrico acstico usado para transmitir e/ou receber energia ultra-snica. O dispositivo geralmente consiste de placa de identificao, conector, carcaa, bloco amortecedor, elemento piezeltrico ou transdutor, sapata de desgaste ou lente. 3.6 Calibrao da Sensibilidade Determinao de ganho em decibis (dB) necessrio, para que o sinal produzido por um refletor-padro atinja uma dada amplitude.

N-1594
3.7 Chapa Grossa Chapa de espessura igual ou superior a 4,5 mm.

REV. F

DEZ / 2004

3.8 Medio de Espessura Frio Medio realizada em superfcies com temperatura inferior a 60 C. 3.9 Medio de Espessura Quente Medio realizada em superfcies com temperatura na faixa entre 60 C e 550 C. 3.10 Sistema Computadorizado de Ultra-Som Sistema no qual a aquisio e tratamento de dados so efetuados com recursos computacionais. 3.11 Transdutor Dispositivo eltrico acstico (cristal) empregado para converso de energia eltrica em acstica e vice-versa. 3.12 Ultra-Som Manual Ensaio cuja movimentao do cabeote e transferncia de posio se d sem auxlio de dispositivos mecnicos. 3.13 Ultra-Som Mecanizado Ensaio cuja movimentao do cabeote e transferncia de posio se d com auxlio de dispositivos mecnicos motorizados ou no.

4 CONDIES GERAIS
As condies gerais devem ser conforme o cdigo ASME Section V e com as complementaes e excees descritas nos itens 4.1 a 4.9. 4.1 Registro de Resultados 4.1.1 Os resultados dos ensaios devem ser registrados por meio de um sistema de identificao e rastreabilidade que permita correlacionar o local ensaiado com o relatrio e vice-versa. 4.1.2 A descrio da sistemtica de registro de resultados pode ser dispensada de constar no procedimento de inspeo, a critrio da PETROBRAS, se o executante (rgo da PETROBRAS ou firma executante) apresentar em seu Sistema de Qualidade, uma sistemtica que atenda ao item 4.1.1. [Prtica Recomendada] 4

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

4.1.3 Recomenda-se que a terminologia para denominao das descontinuidades seja de acordo com a norma PETROBRAS N-1738. [Prtica Recomendada] 4.1.4 Para sistemas computadorizados deve ser elaborada uma sistemtica de organizao, identificao e arquivamento dos resultados de ensaio, que permita correlacionar o arquivo de dados com o local ensaiado e vice-versa. 4.2 Materiais Os materiais a serem inspecionados devem ser classificados, de acordo com a TABELA 1, em funo de suas propriedades acsticas.

TABELA 1 - GRUPO DE MATERIAIS SIMILARES


Grupo 1 2 3 Descrio do Material Aos-carbono Aos inoxidveis austenticos Alumnio e suas ligas

Nota:

Outros materiais devem ser considerados individualmente como um grupo. Neste caso, deve ser feita uma descrio sucinta da composio do material. Exemplo: Ao com 9 % Cr e 1 % Mo.

4.3 Aparelhagem 4.3.1 Para medio de espessura, deve ser utilizado um aparelho de leitura digital, com exatido de medio de 0,1 mm, sendo que o uso de outro diferente do citado implica em aprovao prvia pela PETROBRAS. 4.3.2 Para a inspeo de chapa grossa e inspeo de solda deve ser utilizada uma aparelhagem que atenda os requisitos das normas de fabricao, construo, montagem e servio (como exemplo: norma ASTM E 1961 e norma DNV OS-F101). 4.4 Calibrao da Aparelhagem 4.4.1 A aparelhagem e os materiais componentes do ensaio devem estar em conformidade com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001. 4.4.2 Recomenda-se que a calibrao da aparelhagem seja realizada de acordo com as normas BSI BS EN 12668-2 e BSI BS EN 12668-3. [Prtica Recomendada]

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

4.4.3 Calibrao dos Blocos-Padro e de Referncia 4.4.3.1 A integridade, rugosidade superficial e dimenses devem estar de acordo com as respectivas normas especficas (exemplo: normas BSI BS EN 12223, BSI BS EN 27963, ASTM A 609 e cdigo ASME Section V). 4.4.3.2 A periodicidade de calibrao dos blocos depende da freqncia e condies de utilizao. Recomenda-se que a periodicidade de aferio no seja superior a 24 meses. [Prtica Recomendada] 4.4.4 Calibrao dos Aparelhos e Cabeotes 4.4.4.1 As calibraes a serem efetuadas, bem como os mtodos, as tolerncias e a periodicidade, devem estar de acordo com a TABELA 2.

TABELA 2 - CALIBRAO DOS APARELHOS E CABEOTES


Periodicidade Mnima US US - Manual Mecanizado (ver Notas 3 (ver Notas 3 e 4) e 5)

Item a ser Calibrado

Mtodo

Tolerncia

ASTM E 317/ BSI BS EN 12668-3 Semanal Semanal BSI BS EN 12668-3 item 3.2.1 item 3.2.1 (ver Nota 1) Aparelho ASTM E 317/ BSI BS EN 12668-3 - Linearidade de Diria Diria BSI BS EN 12668-3 item 3.2.2 Controle/Ganho item 3.2.2 (ver Nota 1) BSI BS EN 12668-3 BSI BS-EN 12668-3 Semanal - Ponto de Sada Diria item 3.3.1 ou item 3.3.1 (ver Nota 3) do Feixe Snico item 3.3.3 BSI BS EN 12668-3 Semanal - ngulo Real do Diria item 3.3.2 ou 2 (ver Nota 3) Cabeote item 3.3.3 Cabeotes - Perfil do Feixe Mensal 1 no ngulo de Semanal (ver BSI BS EN 12668-2 Snico Nota 2) (ver Nota 3) divergncia do feixe (ver Nota 2) BSI BS EN 12668-2 BSI BS EN 12668-2 - Alinhamento do Mensal Mensal item 7.9.4.1, item 7.9.4.2 Feixe Snico alnea b) - Linearidade Horizontal - Estado Fsico e Aspecto Externo Conjunto Aparelho/ Cabos/ Cabeotes Sensibilidade e Relao Sinal/Rudo Durao de Pulso (ver Nota 6) (ver Nota 7) BSI BS-EN 12668-3 BSI BS EN 12668-3 item 3.4 item 3.4 Diria Semanal Semanal Mensal Diria Semanal Semanal Mensal

- Resoluo

N-1594
Notas:

REV. F

DEZ / 2004

1) No permitida a utilizao de aparelhos que excedam tolerncia. 2) A calibrao do perfil do feixe snico s requerida quando for executado o dimensionamento da altura das descontinuidades. 3) A periodicidade especificada estabelecida para condies normais de trabalho. Esta periodicidade pode ser alterada, em funo da freqncia de utilizao, rugosidade superficial e caractersticas dos equipamentos. [Prtica Recomendada] 4) Qualquer reparo ou manuteno na aparelhagem implica na necessidade de nova calibrao, independentemente da periodicidade estabelecida. 5) Outras normas e periodicidades podem ser aceitas a critrio da PETROBRAS. [Prtica Recomendada] 6) Devem ser utilizados 2 refletores adjacentes, com distncia na base de tempo entre os picos maximizados para a altura total da tela, equivalente a 2 1/4 comprimento de onda. 7) A diferena em amplitude entre o ponto de interseo entre os sinais e o pico do menor sinal descritos na Nota 6 deve ser de, no mnimo, 6 dB.

4.4.4.2 As calibraes indicadas na TABELA 2 devem ser registradas apropriadamente e devem estar disponveis para apreciao da PETROBRAS. 4.5 Acoplante O acoplante deve ter boa propriedade de molhar a superfcie, podendo ser lquido ou pastoso, no sendo permitido acoplante oleoso quando prejudicar a preparao (limpeza) da superfcie para a realizao de outro ensaio no-destrutivo. 4.6 Preparao de Superfcie 4.6.1 A superfcie de ensaio deve ser adequada para permitir a inspeo ultra-snica na sensibilidade indicada. Se for necessrio, as superfcies podem ser esmerilhadas, jateadas, escovadas, raspadas ou preparadas de alguma outra forma, para a realizao do ensaio. Deve ser citado o mtodo a ser empregado na preparao da superfcie. Nota: O bloco de referncia deve ter na superfcie de contato do cabeote e na superfcie oposta, o mesmo tratamento superficial da pea em exame.

4.6.2 Para aos inoxidveis austenticos e ligas de nquel, as ferramentas de preparao de superfcie destes materiais devem ser utilizadas apenas para eles e atender aos seguintes requisitos: a) ser de ao inoxidvel ou revestida com este material; b) os discos de corte e esmerilhamento devem ter alma de nilon ou similar. 4.7 Qualificao de Pessoal 4.7.1 Os inspetores de ensaio no-destrutivo devem ser certificados de acordo com as normas PETROBRAS N-1590, ABENDE DC-001 e ABENDE NA-001.

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

4.7.2 Para os servios de inspeo executados no exterior, os inspetores de ensaio no-destrutivo devem ser certificados conforme norma BSI BS EN 45013 e norma ISO 9712 ou norma BSI BS EN 473, sendo neste caso, necessria a aprovao prvia pela PETROBRAS. 4.8 Qualificao de Procedimento 4.8.1 Todos os procedimentos de ensaio devem ser qualificados por profissional nvel 3 de acordo com a norma de projeto, fabricao, construo e montagem e as evidncias da qualificao devem estar disponveis para apreciao da PETROBRAS. 4.8.2 Quando no especificado na norma de projeto, fabricao, construo e montagem, a qualificao do procedimento deve ser efetuada em corpos-de-prova representativos da inspeo a ser efetuada. As caractersticas e a quantidade dos corpos-de-prova devem ser aprovadas pela PETROBRAS. 4.9 Requisitos de Segurana e Ambientais 4.9.1 Devem ser considerados os aspectos ambientais, impactos ambientais e riscos e perigos causados pela atividade de inspeo em servio. 4.9.2 Antes do incio dos trabalhos de inspeo dentro das instalaes PETROBRAS, deve ser obtida uma permisso de trabalho, conforme a norma PETROBRAS N-2162, onde so definidos os requisitos de segurana para a execuo dos trabalhos de inspeo. Em caso de no-conformidade, comunicar ao rgo gestor da segurana industrial e meio ambiente. 4.9.3 Utilizar os EPIs necessrios para execuo dos servios de inspeo, conforme a norma regulamentadora no 6 (NR-6). 4.9.4 Verificar se os acessos, andaimes e iluminao so suficientes e adequados. 4.9.5 Verificar se os trabalhos de manuteno em paralelo no oferecem riscos segurana.

5 CONDIES ESPECFICAS
5.1 Medio de Espessura Frio 5.1.1 Procedimento de Inspeo 5.1.1.1 Devem constar os seguintes itens, na seqncia indicada: a) objetivo; 8

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

b) normas de referncia, incluindo edio/reviso; c) material, faixa de espessura a ser medida (exemplo: ao-carbono, espessura de 25 mm a 30 mm); d) aparelho, tipo, fabricante e modelo; e) sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; f) cabeote, tipo, dimenses, freqncia, faixas de espessura e temperatura, citando fabricante e modelo; g) mtodo de calibrao; h) condio superficial, tcnica de preparao e temperatura da superfcie; i) acoplante, citando faixa de temperatura; j) descrio do sistema de varredura (manual ou mecanizado), quando aplicvel; k) requisitos adicionais; l) requisitos de segurana e ambientais conforme item 4.9 desta Norma; m) sistemtica de registro de resultados; n) modelo de relatrio de registro de resultados. Nota: As alneas c), d), e), f), g), h), i) e j) so citadas no cdigo ASME Section V.

5.1.1.2 O procedimento deve ter o nome do emitente (rgo PETROBRAS ou firma executante), ser numerado e ter indicao da reviso. 5.1.2 Mtodo de Calibrao A calibrao deve ser executada em um bloco-padro. O aparelho deve ser considerado calibrado para medir espessura numa faixa de 25 % da espessura do bloco-padro (exemplo: se a calibrao for feita em um bloco-padro de 100 mm de espessura, o aparelho est calibrado para medir espessura de 75 mm a 125 mm). Para aparelhos que possuem sistema interno de compensao do Caminho-V (V-Path) devem ser seguidas as recomendaes do fabricante. A calibrao deve ser efetuada, diariamente, a cada: a) incio de servio; b) etapa que no deve ultrapassar a 1 hora de servio; c) reincio do servio aps cada interrupo. 5.1.3 Bloco-Padro Deve ser de material do mesmo grupo da pea a ser medida e a sua espessura deve estar numa tolerncia de 0,05 mm da espessura nominal. 5.1.4 Qualificao do Procedimento de Inspeo Deve ser efetuada fazendo-se uma srie de 5 leituras em, no mnimo, 3 blocos-padro com espessuras diferentes, compreendidas na faixa para a qual o aparelho considerado calibrado. O procedimento deve ser considerado qualificado se o desvio de cada uma das leituras for igual ou inferior a 0,2 mm, em relao ao padro. 5.1.5 Reviso e/ou Requalificao do Procedimento de Inspeo 5.1.5.1 Sempre que qualquer das variveis citadas no item 5.1.1.1 for alterada, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 9

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

5.1.5.2 Sempre que qualquer das variveis citadas nas alneas c), d), e), f), g), h) e i) do item 5.1.1.1 for alterada, o procedimento deve ser requalificado. 5.1.6 Registro dos Resultados Deve ser emitido um relatrio contendo: a) b) c) d) e) f) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; nmero e reviso do procedimento; identificao, incluindo o nmero de srie, do aparelho e cabeote; sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; g) equipamento de varredura, quando usado; h) condio da superfcie inspecionada; i) temperatura da pea; j) velocidade snica e espessura do bloco de calibrao utilizado; k) registro dos resultados; l) normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; m) laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; n) data; o) identificao e assinatura do inspetor responsvel. Nota: Para inspeo em servio, a alnea m) somente requerida quando solicitada pela fiscalizao da PETROBRAS.

5.2 Medio de Espessura Quente Conforme norma PETROBRAS N-2371. 5.3 Inspeo de Chapa Grossa 5.3.1 Procedimentos de Inspeo 5.3.1.1 Devem constar os seguintes itens, na seqncia indicada: a) objetivo; b) normas de referncia, incluindo edio/reviso; c) material e faixa de espessura a ser ensaiada (exemplo: ao-carbono, espessura de 25 mm a 30 mm); d) aparelho, tipo, fabricante e modelo; e) sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; f) cabeote, tipo, dimenses e freqncia, citando fabricante e modelo; g) mtodo e periodicidade de aferio da aparelhagem; h) mtodo de calibrao; i) condio superficial e tcnica de preparao; 10

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

j) acoplante; k) tcnica de varredura; l) descrio do sistema de varredura (manual ou mecanizado), quando aplicvel; m) requisitos adicionais; n) critrio de registro e aceitao de descontinuidades; o) mtodo de dimensionamento das descontinuidades; p) sistemtica de registro de resultados; q) requisitos de segurana e ambientais conforme item 4.9 desta Norma; r) relatrio de registro de resultados. Nota: As alneas c), d), e), f), g), h), i), j), k) e l) so citadas no cdigo ASME Section V.

5.3.1.2 O procedimento deve ter o nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante), ser numerado e ter indicao da reviso. 5.3.1.3 Devem prevalecer os requisitos da norma de fabricao do produto quando forem diferentes dos citados nos itens 5.3.2 e 5.3.6. 5.3.2 Cabeotes Devem ter as seguintes caractersticas: a) tipo normal (ondas longitudinais); b) dimenses de dimetro variando de 10 mm a 30 mm ou quadrado com 10 mm a 25 mm de lado, podendo ser usado tambm transdutor com uma rea mnima ativa de 25 mm2; c) freqncia na faixa de 2 MHz a 5 MHz. [Prtica Recomendada] 5.3.3 Mtodo de Calibrao 5.3.3.1 Deve ser conforme prescrito na norma de fabricao. 5.3.3.2 A calibrao da escala de distncia deve ser feita por meio de bloco-padro no 1 e/ou no 2, segundo as normas BSI BS EN 12223 e BSI BS EN 27963 e ser efetuada diariamente a cada: a) incio de servio; b) etapa que no deve ultrapassar 1 hora de servio; c) reincio do servio aps cada interrupo. 5.3.4 Tcnica de Varredura 5.3.4.1 A superfcie da chapa deve ser demarcada segundo uma das 3 opes da TABELA 3.

11

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

TABELA 3 - TCNICA DE VARREDURA


Tipo de Varredura Linhas perpendiculares entre formando reticulado quadrado si Dimetro do Cabeote (mm) 15 > 15 < 15 > 15 15 > 15 Distncia Entre Linhas Varredura (mm) 100 230 40 100 30 75

Linhas paralelas transversais ao maior eixo da chapa Linhas paralelas ao maior eixo da chapa

5.3.4.2 Chapas sujeitas a danos em operao, exemplo degradao pela ao de H2S, a varredura pode ser diferente da TABELA 3 a critrio da PETROBRAS. [Pratica Recomendada] 5.3.5 Critrio de Registro e Aceitao O critrio de registro e aceitao de descontinuidades, deve estar de acordo com as normas de referncia e/ou especificaes de projeto. Para inspeo em servio, o critrio de aceitao deve ser aquele indicado pela fiscalizao da PETROBRAS. 5.3.6 Qualificao do Procedimento de Inspeo 5.3.6.1 Deve ser efetuada em padro contendo descontinuidades planas situadas na metade da espessura do padro. 5.3.6.2 O padro deve ter espessura dentro de 25 % da espessura da pea, equipamento ou tubulao a ser ensaiada e o procedimento considerado qualificado, se detectar e avaliar corretamente os refletores considerados no padro. 5.3.7 Reviso e/ou Requalificao do Procedimento de Inspeo 5.3.7.1 Sempre que qualquer das variveis citadas no item 5.3.1.1 for alterada deve ser emitida uma reviso do procedimento. 5.3.7.2 Sempre que qualquer das variveis citadas nas alneas c), d), e), f), g), h), i) e l) do item 5.3.1.1 for alterada, o procedimento deve ser requalificado. 5.3.8 Registro dos Resultados Deve ser emitido um relatrio contendo: a) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); 12

N-1594
b) c) d) e) f) g) h) i) j) k) l) Notas:

REV. F

DEZ / 2004

identificao numrica; identificao da pea, equipamento ou tubulao; nmero e reviso do procedimento; condio da superfcie; registro dos resultados, incluindo, espessura do material, aparelho e cabeote empregado, incluindo nmero de srie, delimitao e posicionamento da descontinuidade em relao a uma das faces; sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; equipamento de varredura, quando usado; normas e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao de ensaio complementar; data; identificao, assinatura e nvel do inspetor responsvel.

1) As alneas c), d), e), j), k) e l) so citadas no cdigo ASME Section V. 2) Para inspeo em servio, a alnea j) somente requerida quando solicitada pela fiscalizao da PETROBRAS.

5.4 Inspeo de Solda 5.4.1 Procedimento de Inspeo 5.4.1.1 Devem constar os seguintes itens, na seqncia indicada: a) b) c) d) e) f) objetivo; normas de referncia, incluindo edio/ reviso; material (metal de base e metal de adio) e espessura; desenho com detalhes dimensionais da solda; aparelho, tipo, fabricante e modelo; cabeote, tipo, dimenses, ngulo, freqncia e faixa de espessura de utilizao, citando fabricante e modelo; g) tcnica a ser usada (exemplo: mtodo contato direto, tcnica pulso-eco); h) mtodo e periodicidade de calibrao da aparelhagem; i) mtodo de calibrao; j) ajuste da sensibilidade do aparelho; k) condio superficial e tcnica de preparao; l) acoplante; m) tcnica de varredura; n) sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; o) descrio do sistema de varredura (manual ou mecanizado), quando aplicvel; p) requisitos adicionais (se houver); q) critrio de registro e aceitao de descontinuidade; r) sistemtica de identificao e rastreabilidade dos resultados; s) registro de resultados; t) modelo de relatrio de registro de resultados; u) limpeza final; v) requisitos de segurana e ambientais conforme item 4.9 desta Norma.

13

N-1594
Nota:

REV. F

DEZ / 2004

As alneas c), d), e), g), i), l), m), n), o), q), r) e t) so citadas no cdigo ASME Section V.

5.4.1.2 O procedimento deve ter o nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante), ser numerado e ter indicao de reviso. 5.4.2 Cabeotes 5.4.2.1 Devem ser conforme a norma de projeto ou construo do equipamento. 5.4.2.2 Recomenda-se, no caso mecanizados/computadorizados com Recomendada] de dutos, o emprego de cabeotes de feixe focalizado. sistemas [Prtica

5.4.2.3 Os cabeotes no devem produzir grama excessiva, de modo a permitir a fcil identificao de um eco com altura de 10 % da altura total da tela, na sua rea de utilizao. 5.4.2.4 Recomenda-se, para juntas de topo, a seleo dos ngulos dos cabeotes observando os seguintes requisitos: [Prtica Recomendada] a) b) c) d) e) f) deve ser compatvel com o detalhe dimensional da junta soldada; ser compatvel com o tipo de descontinuidade a ser detectada; -60 e 70 para espessuras at 15 mm; -60 e 70 ou 45 e 60 para espessuras entre 15 mm e 25 mm; -45 e 60 ou 45 e 70 para espessuras entre 25 mm e 40 mm; -45 e 60 para espessuras acima de 40 mm.

5.4.2.5 Para tipos de juntas diferentes das juntas de topo aplicar as alneas a) e b) do item 5.4.2.4 e devem ser utilizados, no mnimo, 2 cabeotes de ngulos diferentes. 5.4.3 Mtodo de Calibrao 5.4.3.1 Deve ser conforme prescrito na norma de projeto ou construo de equipamento. 5.4.3.2 Se na traagem da curva de referncia de Distncia x Amplitude (DAC), os ltimos pontos ficarem abaixo de 20 % de altura da tela, deve ser construda uma nova curva a partir destes pontos, denominada curva de referncia auxiliar. 5.4.3.3 No caso de sistemas de inspeo computadorizados, os dados e parmetros de calibrao (setup de calibrao do aparelho) utilizados em cada inspeo devem fazer parte da documentao eletrnica de registro de resultados gerada. A forma de apresentao deve ser aprovada pela PETROBRAS.

14

N-1594
5.4.4 Ajuste da Sensibilidade

REV. F

DEZ / 2004

5.4.4.1 A correo, devido perda por transferncia para cabeotes normais e duplo-cristal, deve ser executada da seguinte maneira: a) maximizar um eco de fundo do bloco de referncia e com o auxlio do controle de ganho, posicion-lo a 80 % da altura total da tela do aparelho; b) com o mesmo ganho, posicionar o cabeote na pea a ser examinada; c) verificar a diferena na altura dos ecos em decibis, sendo esta diferena denominada perda por transferncia (PT), que deve ser acrescida ou diminuda no ganho primrio (GP); d) o ganho resultante denominado ganho corrigido (GC = GP PT). 5.4.4.2 A correo, devido perda por transferncia para cabeotes angulares, deve ser executada da seguinte maneira: a) com o bloco de referncia deve ser traada a curva mostrada na FIGURA A-1 do ANEXO A, com 2 cabeotes de mesmo ngulo, freqncia, tipo e fabricante, utilizados no ensaio, um como emissor e outro como receptor; b) os cabeotes devem ser posicionados conforme FIGURA A-1 do ANEXO A, de modo a se obter o sinal E/R1, sendo o sinal maximizado e colocado a 80 % de altura da tela; c) sem alterar o ganho, os sinais das posies E/R2 e E/R3 devem ser marcados na tela; d) interligar os pontos de E/R1 a E/R3 obtendo-se uma curva sobre a tela; e) com o mesmo ganho, posicionam-se os cabeotes na pea a ser examinada (ver FIGURA A-1 do ANEXO A), na posio E/P1 e, se a altura do eco deste posicionamento for igual altura da curva [ver alnea b)], no so necessrias correes; f) havendo diferenas, ajusta-se a altura encontrada no material da pea para a mesma altura da curva [ver alnea b)] e anota-se o nmero de decibis (PT) que devem ser acrescidos ou diminudos no ganho primrio (GP) ou ganho auxiliar (GA); g) o ganho resultante denominado ganho corrigido (GC = GP PT) ou (GC = GA PT). 5.4.4.3 O ganho para varredura deve ser o ganho corrigido acrescido de 6 dB. 5.4.4.4 Para avaliao de descontinuidades, o ganho deve ser o ganho corrigido, sem o acrscimo de 6 dB. 5.4.5 Tcnica de Varredura 5.4.5.1 Deve ser conforme prescrito na norma de projeto ou construo do equipamento. 5.4.5.2 A rea percorrida pelo cabeote angular deve ser suficiente para que seja ensaiada toda a solda e mais 20 mm de metal de base de cada lado da solda, ao longo da seo transversal, com incidncia do feixe snico o mais perpendicular possvel com a zona de ligao (ver FIGURA A-2 do ANEXO A). O ensaio, sempre que possvel, deve ser feito por ambos os lados da solda. Deve ser efetuada a marcao fsica dos limites da rea a ser percorrida pelo cabeote, por meio de tinta, lpis, riscador, fita magntica ou outro meio adequado. 15

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

5.4.5.3 Para cada tipo de equipamento ou instalao devem ser anexados ao procedimento desenhos esquemticos das juntas indicando ngulos de cabeote, superfcies e lados de varredura a serem utilizados para inspecionar o volume total da solda. 5.4.5.4 Para juntas do tipo narrow gap, recomenda-se a utilizao da tcnica Tandem. [Prtica Recomendada] 5.4.6 Critrio de Registro e Aceitao 5.4.6.1 O critrio de registro e aceitao de descontinuidades deve estar de acordo com as normas de referncia e/ou especificaes de projeto. Para inspeo em servio, o critrio de aceitao deve ser aquele indicado pela fiscalizao da PETROBRAS. 5.4.6.2 Quando no for definido pelas normas de referncia, o seguinte critrio deve ser utilizado: a) devem ser registradas todas as descontinuidades longitudinais solda que tiverem a refletividade: - maior que a curva de 50 %; ou - maior que a curva de 20 % e comprimento superior a 20 mm; b) devem ser registradas todas as descontinuidades transversais solda que tiverem refletividade maior que a curva de 20 %; c) descontinuidades registradas com posio longitudinal solda so consideradas defeitos e devem ser reparadas se: - tiverem refletividade maior ou igual a curva de referncia; ou - tiverem refletividade entre as curvas de 50 % e 100 % (curva 50 % refletividade < curva 100 %) e comprimento superior a 2/3 da espessura ou 15 mm, o que for maior, ou tiverem refletividade entre as curvas de 20 % e 50 % (curva 20 % refletividade < curva 50 %) e comprimento superior a 1,5 da espessura ou 25 mm, o que for maior; d) descontinuidades registradas, com posio transversal solda, isto , que tenham sido detectadas por varredura paralela ou aproximadamente paralela direo longitudinal da solda, so consideradas defeitos e devem ser reparadas. 5.4.6.3 O comprimento das descontinuidades registrveis deve ser determinado pelo mtodo da queda dos 6 dB nos extremos das descontinuidades. 5.4.6.4 A determinao da altura das descontinuidades, quando requerida, deve ser realizada pelo mtodo de dimensionamento mais indicado para as caractersticas, orientao e morfologia da descontinuidade. Nota: Recomenda-se, sempre que possvel, o emprego de tcnicas baseadas em difrao. [Prtica Recomendada]

16

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

5.4.7 Qualificao do Procedimento de Inspeo 5.4.7.1 Deve ser efetuada nos blocos-padro e de referncia utilizados para calibrao do aparelho, e o procedimento considerado qualificado se a calibrao puder ser efetuada atendendo ao descrito no item 5.4.3.1. 5.4.7.2 Para sistemas mecanizados/computadorizados adicionalmente ao estabelecido no item 5.4.7.1, o procedimento deve apresentar resultados satisfatrios em, no mnimo, 2 corpos-de-prova representativos das situaes mais crticas a que o procedimento deve ser aplicado, contendo descontinuidades naturais ou artificiais. 5.4.8 Reviso e/ou Requalificao do Procedimento de Inspeo 5.4.8.1 Para ultra-som manual sempre que qualquer das variveis citadas no item 5.4.1.1 for alterada, deve ser emitida uma reviso do procedimento. 5.4.8.2 Sempre que quaisquer das variveis citadas nas alneas c), e), f), g), h), i), j), n) e o) do item 5.4.1.1 for alterada, o procedimento deve ser requalificado. 5.4.8.3 Para o ultra-som mecanizado deve ser realizada uma anlise para verificar a necessidade de requalificao do procedimento em funo de alterao de qualquer uma das demais variveis no citadas no item 5.4.8.2. 5.4.9 Registro de Resultados Deve ser emitido um relatrio contendo, no mnimo: a) b) c) d) e) f) nome do emitente (rgo da PETROBRAS ou firma executante); identificao numrica; identificao da pea, tipo, grau, dimetro, espessura; nmero e reviso do procedimento; identificao, incluindo nmero de srie, dos aparelhos e cabeotes utilizados; sistema de aquisio de dados computadorizado incluindo programa de computador (software) e verso do programa, quando aplicvel; g) equipamento de varredura, quando usado; h) identificao do registro da calibrao da aparelhagem; i) condio superficial; j) acoplante utilizado; k) superfcie por onde o ensaio foi realizado; l) identificao do bloco de referncia utilizado; m) registro de resultados: - nvel de resposta; - localizao em relao direo longitudinal da solda; - croqui da localizao aproximada na seo transversal da solda; - identificao e dimenses da descontinuidade; - cabeote utilizado na deteco da descontinuidade; - superfcie de deteco; n) normas, incluindo edio/ reviso, e/ou valores de referncia para interpretao dos resultados; 17

N-1594

REV. F

DEZ / 2004
de ensaio

o) laudo indicando aceitao, rejeio ou recomendao complementar; p) data; q) identificao, assinatura e nvel, do inspetor responsvel. Notas:

1) As alneas c), d), e), f), g) h), i), j) e k) deste item so citadas no cdigo ASME Section V. 2) Para inspeo em servio, a alnea o) somente requerida quando solicitada pela fiscalizao da PETROBRAS. _____________

/ANEXO A

18

N-1594

REV. F

DEZ / 2004

NDICE DE REVISES REV. A, B, C e D


No existe ndice de revises.

REV. E
Partes Atingidas 2 3 4 4.9 5.1.1.1 5.1.2 5.1.4 5.1.5.2 5.1.6 5.2 5.3 5.4 5.4.1.1 5.4.2.2 5.4.2.4 5.4.2.5 5.4.3 5.4.4 5.4.4.2 5.4.5 5.4.6 5.4.7 5.4.8 5.4.9 Revisado Revisado Revisado Includo Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Includo Revisado e Renumerado Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Includo Renumerado Renumerado Revisado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Revisado e Renumerado Descrio da Alterao

REV. F
Partes Atingidas 1.1 2 Revisado Revisado IR 1/2 Descrio da Alterao

N-1594
REV. F
Partes Atingidas 3.3 3.5 4.1.4 4.4.4.1 4.7.1 e 4.7.2 4.8.1 e 4.8.2 4.9.1 4.9.3 5.1.1.1 5.1.6 5.3.3.2 5.3.7.1 e 5.3.7.2 5.3.8 5.4.1.1 5.4.3.2 5.4.3.3 5.4.7.2 5.4.8.1 e 5.4.8.2 5.4.9

REV. F

DEZ / 2004

Descrio da Alterao Revisado Revisado Revisado Includo Includos Includos Revisado Revisado Revisado Revisado Revisado Revisados Revisado Revisado Revisado Includo Revisado Revisados Revisado

_____________
IR 2/2

You might also like