You are on page 1of 9

ESCO LA ESTADUAL TCNICA EM SADE, NO HO SPITAL DE CLNICAS DE PO RTO ALEGRE CENTRO ESTADUAL DE REFERNCIA EM EDUCAO PRO FISSIO NAL

DECRET O DE CRIAO N 33445/20.02.90 AUTORIZAO DE FUNCIONAMENT O 00047/28.01.91 PORT ARIA DE ALT ERAO DA DESIGNAO N 00 00188/13.12.2010 Rua So Manoel, n.25 telefone: 33 21 35 99 / 33 28 96 71 CEP 90.620/110 Porto Alegre/RS

Anlises Clnicas RELATRIO DE ESTGIO CURRICULAR

Conceito: Relatrio a exposio escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execuo de servios ou de experincias vividas em estgios; geralmente acompanhado de documentos demonstrativos.

O que considerar ao planejar um relatrio?

O texto deve ser:

Conciso Informativo Com maior ou menor detalhamento (relatrio)

Para elaborao do relatrio so necessrias normas tcnicas que contm uma sntese de orientaes e diretrizes (baseadas nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT) , suficientes para esta fase escolar, bem como a necessidade de padronizao dos trabalhos apresentado que sero teis para uma boa qualidade de apresentao do resultado de estgio. O trabalho final do estgio um documento que contm o relato completo e objetivo do cumprimento de estgio exigido, mostrando experincias vividas, pesquisas e programas desenvolvidos, objetivos propostos e alcanados e, principalmente,

acontecimentos relevantes ocorridos ao longo de sua execuo. a parte final de um trabalho, com a descrio dos acontecimentos na realizao atividades de estgio, da forma como foi conduzido, das avaliaes, resultado obtido, concluses, recomendaes e, por fim, sugestes para o sucesso do trabalho com o qual o aluno estagirio teve contato.

Algumas regras:

No deixe o trabalho para a ltima hora; Leia antes alguns relatrios ou resumos; Faa um esboo; escreva; revise; critique; Mostre para o orientador; Reescreva / corrija; Imprima a cpia final!

Lembrar de fazer...

Siga uma ordem lgica Tente ser claro, conciso e completo. Cite apenas referncias relevantes e necessrias Inclua apenas tabelas e figuras necessrias Usar sempre a terceira pessoa do singular Confira a digitao

Lembrar de no fazer...

Sentenas ou pargrafos muito longos Nunca apresente parte de livros ou idias da literatura como suas - plgio, um crime intelectual. No resumo, no escrever os resultados sero discutidos.

2. APRESENTAO FSICA DO TRABALHO

2.1 Papel: A4 (210x297mm), escrito apenas em um dos versos (obrigatrio). 2.2 Espaos : no texto, usar o espao um e meio (1,5cm). 2.3 Margens : superior: 3cm ; esquerda: 3cm; inferior: 2,5cm; direita: 2,5cm 2.4 Paginao: seqencial no canto superior direito da folha a 2,5 cm. 2.5 Letras : usar tipo de fonte Times New Roman (por ocupar menos espao na folha).

2.6 Tamanho : Quanto ao tipo de fonte, fica definido que, para normalizar os trabalhos acadmicos da ETS, dever ser utilizada a fonte: Times New Roman (por ocupar menos espao na folha), ela dever ser utilizada para todo o trabalho, incluindo notas de rodap, citaes e titulaes. O tamanho da fonte dever ser 12 para o desenvolvimento do texto, e 10 para citaes longas (mais de trs linhas), paginao, notas de ilustrao, rodap e outras notas; para ttulos da capa e folha de rosto, tamanho de fonte 14 em maiscula; demais ttulos e subttulos em maisculas e minsculas tamanho 12. A impresso do trabalho dever ser em cor preta.

2.7 Negrito, grifo ou itlico

So empregados para: a) palavras e frases em lngua estrangeira; b) ttulos de livros e peridicos; c) expresses de referncia como ver, vide; d) letras ou palavras que meream destaque ou nfase, quando no seja dar esse realce pela redao. possvel

3. ESTRUTURA BSICA DO TRABALHO

Os elementos pr-textuais so aqueles que precedem o corpo do trabalho e destinam-se a prestar informaes sobre o mesmo, composto de:

Capa Folha de rosto Sumrio

Os elementos textuais so o corpo do trabalho, onde se expe o contedo do mesmo: Introduo Apresentao da instituio e da unidade de estgio 1. Atividades desenvolvidas no local estgio Dados positivos e negativos Concluso

Os elementos ps-textuais so aqueles que completam o trabalho e aparecem aps os elementos textuais:

Anexo (opcional)

A estrutura do trabalho apresentada da seguinte maneira:

Elementos pr-textuais

CAPA: a proteo externa do trabalho.

Exemplo:

Escola Estadual Tcnica em Sade, no Hospital de Clnicas de Porto Alegre. Centro Estadual de Referncia em Educao Profissional.

3cm

Nome do Autor
TTULO Fonte tamanho 14, maiscula em negrito.

3cm

TTULO DO TRABALHO

MARGEM: Superior e esquerda: 3 cm Inferior e direita: 2,5 cm

Porto Alegre 2010

FOLHA DE ROSTO : a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho. Repetir dados da capa. nico dado que pode ser retirado o nome da instituio (cujo espao fica vazio).

Nome do Autor

TTULO Fonte tamanho 14, maiscula em negrito.

TTULO DO TRABALHO

MARGEM: Superior e esquerda: 3 cm Inferior e direita: 2,5 cm

Relatrio de estgio curricular apresentado orientadora de estgio Professora................do Curso Tcnico em Anlises Clnicas da Escola Estadual Tcnica em Sade, no Hospital de Clnicas de Porto Alegre.

Porto Alegre 2010

Sumrio: relao das principais divises do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com as pginas correspondentes, as quais devem ser contadas a partir da folha de rosto e numeradas no canto superior direito, a partir da folha de introduo (que o primeiro item do sumrio).

Obs.: Cada elemento pr-textual vai em pgina prpria, ttulo centralizado, sem numerao.

Elementos textuais

Esta a parte onde o trabalho vai ser desenvolvido num todo, e sua diviso a seguinte:

INTRODUO: Em folha distinta, centralizada.

a parte onde o assunto apresentado como um todo o elemento explicativo do autor para o leitor, onde definido o propsito do trabalho e como se pretende desenvolv- lo, objetivos e demais elementos necessrios para situar o tema.

No caso do Relatrio de Estgio a apresentao do trabalho, indicando a natureza; a importncia, e os objetivos do trabalho e as razes (justificativa) de sua elaborao, dando uma idia geral do que foi desenvolvido, de maneira sucinta e clara.

Resumidamente, a Introduo deve ser elaborada, em texto cursivo, visando responder as seguintes perguntas:

O que ser feito? Por que vai ser feito? O que se pretende mostrar?

Apresentao da Instituio e da Unidade Estgio. Em folha distinta, centralizada.

Breve histrico da instituio (nome e endereo completo), rea (s) especfica (s) de atuao (unidade ou servio onde foi realizado o estgio), perodo do estgio, total de horas realizadas no estgio, supervisor do estgio, coordenador (chefe da unidade); nomes completos, nunca usar apelidos, o texto deve ser desenvolvido em forma descritiva, cursiva.

1. Atividades desenvolvidas no local de estgio:

Deve apresentar o detalhamento das atividades de estgio realizadas e comunicar seus resultados. O contedo deve ser dividido em ttulos (e subttulos), dentro de uma estrutura lgica com que o tema foi desenvolvido. Durante o estgio dever ser explorado as atividades desenvolvidas em seus perodos de durao, com os detalhes importantes do que foi realizado e/ou acompanhado pelo estagirio, seguindo o cronograma, narrando os procedimentos das diversas etapas de cada trabalho, citando os equipamentos utilizados, normas, catlogos, etc..., assim como detalhando os problemas e as solues encontradas. O importante que s se deve relatar, neste captulo, estritamente as atividades prticas desenvolvidas ou acompanhadas. De acordo com as caractersticas das atividades e do assunto, o autor pode dividir o relato em tantas partes quanto forem necessrias, utilizando para isso, ttulos e subttulos.

Dados Positivos e Negativos: Em folha distinta, centralizada.

O aluno poder expor suas opinies de forma formal em primeira pessoa em relao a aspectos bons e ruins encontrados durante a realizao de seu estgio curricular.

Concluso: Em folha distinta, centralizada. Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. Dever ser escrito na 3 pessoa do singular. No se deve formular novos argumentos nem introduzir informaes novas, devese apenas rearticular o que j foi dito sem omitir opinio. Breve resumo do assunto tratado e dos resultados obtidos e apresentados, fatores de sucesso e insucesso do trabalho, e reviso das dificuldades encontradas.

Em sua parte final apresenta concluses correspondentes aos objetivos ou hipteses. Deve retornar aspectos iniciais lanados na introduo, revendo as principais contribuies que trouxe a realizao do estgio. Como o relatrio essencialmente tcnico, a concluso dever ter esse carter e decorrer das evidncias, pois se situa na concluso a contribuio do autor para o avano de novas tcnicas e/ou de uma nova viso empresarial. Portanto a concluso deve:

Evidenciar as conquistas alcanadas com a realizao do estgio; Indicar as limitaes e dificuldades; Sugerir recomendaes para melhorar o curso, alguma disciplina; Algum contedo para melhorar a qualidade do estgio e o desempenho do estagirio; Apontar a relao entre a teoria e a prtica;

Em sntese as caractersticas principais de uma boa concluso so:

Essencialidade: resumo marcante dos argumentos principais, chegada a dedues lgicas baseadas no desenvolvimento; Brevidade: o resumo conclusivo deve ser enrgico, breve, exato, firme e convincente; Personalidade: a concluso deve definir o ponto de vista do autor, sendo resultado de seu trabalho, justo que traga sua marca pessoal.

You might also like