You are on page 1of 10

FACULDADE SANTA MARIA CURSO DE GRADUAO EM MEDICINA MECANISMOS DE AGRESSO E DEFESA

Microbiologia Casos clnicos

AMANDA CASTELO BRANCO CAMILA INCIO EMANUELLE CASTRO IN KELLY MAKLENE SIEBRA LEOLINA FRANKLIN

Cajazeiras PB 2013

Dra. VIVIANNE MARCELINO

AMANDA CASTELO BRANCO CAMILA INCIO EMANUELLE CASTRO IN KELLY MAKLENE SIEBRA LEOLINA FRANKLIN

Cajazeiras PB 2013

Caso clnico 1

Exame fsico:

Normocorada, anictrica, aciantica, normohidratada, afebril, ativa e reativa, orientada;

Orofaringe: hiperemia e pontos de pus em vu palatino; Ap.resp/Ap.cardiov/Abd: normal Extr: bem perfundidas, sem edema, movimentos involuntrios,

incoordenados em todo o corpo, principalmente cabea e membros. Em cultura de orofaringe foi observado: Cocos gram+, catalase negativa, beta hemlise, teste PYR positivo e bacitracina sensvel. Bactria suspeita? Streptococcus pyogenes

Suspeita de que patologia? Febre reumtica

Caso clnico 2

Paciente do sexo masculino, cinco anos, deu entrada no pronto socorro do hospital So Paulo com relato de febre h um dia (2 picos febris), cansao h 8 horas, tosse no produtiva. Refere uso de amoxicilina h 15 dias para tratamento de sinusite. Relata sndrome nefrtica e uso crnico de meticortem. Ao exame clnico apresentou edema generalizado e ausculta pulmonar compatvel como quadro de pneumonia, o qual foi confirmado como RX de trax.

Hematcrito: 38%;

Leuccitos: 18.000/mm3 com 88% de segmentados e2% de bastonetes.

A bacterioscopia de escarro mostrou: cocos Gram-positivos isolados, aos pares, em cadeias ou agrupados e presena de raros bacilos Gramnegativos (objetivade10x). O exame de cultura mostrou apenas crescimento de microbiota de orofaringe. O paciente iniciou tratamento com penicilina G cristalina 300.000U 4/4horas EV. Aps trs dias de tratamento houve piora do quadro com aparecimento de derrame pleural. Neste momento, foi colhida hemocultura na qual houve o isolamento de cocos Gram-positivos, alfa-hemoltico, optoquina sensvel e bile solubilidade positiva. A penicilina foi substituda por ceftriaxona 1g EV a cada 12 horas e o paciente evoluiu com melhora progressiva. A presena de cocos Gram-positivos, catalase negativos, alfa hemoltico em gar sangue. Para diferenci-lo de outros estreptococos tambm alfa hemolticos foram utilizados os testes de optoquina e bile solubilidade. O MO foi sensvel a optoquina, apresentando halo >14mm. O teste deve ser realizado com cepas recentemente isoladas uma vez que poder ocorrer falso negativo em culturas velhas.

Qual a bactria suspeita? Streptococcus pneumoniae.

Caso clnico 3

Homem, 71 anos de idade, aposentado (ex-aougueiro). Em outubro de 1997- radiografia de trax, que demonstrava aumento da rea cardaca (ventrculo esquerdo). Sofreu uma cirurgia para retirada de neoplasia localizada no intestino grosso. Duas semanas aps, evoluiu com febre vespertina (38C) diria e nova descompensao da funo cardaca, quando foi internado, e evidenciada

artrite purulenta no joelho esquerdo e iniciado tratamento emprico com oxacilina venosa. Recebeu alta hospitalar; porm, aps cinco dias, reiniciou quadro febril dirio e progressivamente evoluiu com sonolncia at o coma, que motivou sua internao e bito aps 20 dia. Na hemocultura foi observada colnias de cocos gram positivos, catalase negativa, PYR positivo, positividade em gar bile esculina e solubilidade em caldo NACl 6,5% positivo. Necropsia: Confirmada a presena de vegetaes nas vlvulas artica, pulmonar e tricspide. Embolizao sptica para o pulmo, com reas de infarto e hemorragia e Infarto sptico renal. Adenocarcinoma ulcerado de reto, com metstases hepticas. Hemorragia subaracnidea.

Qual a bactria? Enterococcus ssp ou Streptococcus grupo D.

Caso clnico 4

Mulher de 58 anos deu entrada no Pronto Socorro com histria de febre e calafrios, h dois dias. Refere ter feito limpeza dental h duas semanas em clnica especializada. Tem sopro cardaco, que foi detectado na infncia. Ao exame fsico, temperatura de 39C. Pulso de 118 bpm, freqncia respiratria de 18 mrpm e PA 140/60 mmHg. Presena de sopro diastlico indicando insuficincia artica. Paciente com suspeita de endocardite, esse sopro preocupante, pois indica a destruio da valva e a necessidade de uma ateno muito intensa. Deve-se iniciar o mais rapidamente possvel a antibioticoterapia intravenosa, a fim de cobrir os microrganismos mais provveis. Aps a manipulao odontolgica desenvolveu endocardite infecciosa, que causou insuficincia artica (sopro diastlico). A valva artica bicspide est associada

com alta incidncia de endocardite (15,7 casos por 10.000 pacientes/ano). Essa paciente necessita de hospitalizao imediata para investigao diagnstica com a coleta de trs amostras distintas de hemocultura. Recomenda-se intervalo de 30 minutos entre as coletas, afim de que os antibiticos possam ser institudos mais rapidamente. Em hemocultura foi isolado cocos gram positivos, catalase negativos, alfa hemolticos, bile solubilidade negativos, optoquina resistentes. Teste do disco SXT com halo de inibio acima de 20mm = S.

Qual a bactria? Streptococcus mutans(Streptococcus do grupo viridans no A, B ou D).

Caso clnico 5

Paciente do sexo feminino, 23 anos, gestante com 15 semanas de gestao, vai ao posto de sade para a primeira consulta de pr-natal. Relata trs gestaes prvias, sendo duas delas pr-termo. Em acompanhamento para tratamento de diabetes e hipertenso, relata alguns episdios anteriores de infeco do trato urinrio (ITU). Solicitado hemograma, parcial de urina e urocultura.

Hemograma: Leuccitos: 12.000 / microlitro

Contagem diferencial: neutrofilia sem desvio nuclear esquerda Granulaes txicas +

Parcial de urina: Aspecto: ligeiramente turvo.

Leuccitos: 1.000/mm

Eritrcitos: 1.000/mm

Urocultura: cocos gram-positivos: 4 X 103UFC/ml

Paciente voltou ao consultrio um ms depois, como visita de rotina do pr-natal. Mdico solicita nova urocultura e parcial de urina, em vista do resultado da cultura anterior.

Aspecto: turvo.

Leuccitos: 2.000/mm

Eritrcitos: 3.000/mm

Qual a provvel bactria envolvida na cultura? Streptococcus agalactiae (estreptococo beta-hemoltico do grupo B).

Quais os principais microrganismos envolvidos em ITU na gestao? Entre as bactrias Gram positivas temos: Staphylococcus

saprophyticuse Streptococcus agalactiae.Com relao as Gram negativas as mais comuns so as enterobactrias (Escherichia coli,Klebsiella

spp.,Enterobacter spp. eProteus spp).

Porque a ITU na gestao preocupante? Por aumentar os riscos para a me e para o beb associados a aborto, trabalho de parto pr-termo, baixo peso ao nascer e morte. Tambm pode desencadear septicemia, insuficincia renal, endocardite bacteriana, paralisia cerebral neonatal, entre outras complicaes.

Qual a conduta a ser tomada quando se detecta colonizao por este agente no final da gestao? Constatada a ITU na grvida, ela deve ser imediatamente tratada para evitar complicaes, como infeco generalizada, abortamento, parto

prematuro, hipertenso gestacional e piora de anemia.

Qual tratamento deve ser institudo?

O tratamento deve basear-se no antibiograma. O mdico deve escolher antibiticos que no sejam prejudiciais ao feto e a medicao deve ser usada pelo menor tempo possvel, mas num perodo suficiente para ter a segurana de um tratamento adequado e eficaz. No caso da infeco urinria por Streptococcus agalactiae recomenda-se ampicilina (500mg VO 6/6h por 10 dias) ou amoxicilina-clavulanato (875/125mg VO 12/12h por10dias).

Quais cuidados adicionais so necessrios no tratamento de infeces por este agente? Para gestantes as penicilinas no apresentam risco, contudo importante investigar se existe histria de alergia penicilina. Caso ocorra e se o risco de anafilaxia for baixo, recomenda-se usar celalosporinas de primeira gerao. J em casos de alto risco dever ser realizado antibiograma para testar clindamicina e eritromicina. Em caso de resistncia recomenda-se o uso de vancomicina.

Caso clnico 6

Paciente E.A.D., Feminino, Branca, 1,62m, 80kg, 54 anos, nascida em Caraguatatuba - SP. Dor em perna direita, recorrente. Deu entrada no Hospital do Servidor Pblico Municipal,em So Paulo no dia 01/02/2012 (tarde), ao exame: BEG, Corada, Hidratada, Eupnica, Aciantica, Anictrica, Ativa, com leso endurecida acompanhada de edema com secreo purulenta, calor e rubor em 1/3 inferior da perna direita. Febre de 39 graus Celsius. P.A: 120x80 mmHg , FC: 80 bpm. Exames:

Glicemia:120 mg/dl Normal at 110 mg/dl

Antecedentes: paciente portadora do diabetes tipo ll, toma medicamento h cerca de 1 ano. H aproximadamente 6 meses, comparece ao HSPM

ocasionalmente com queixas de edemas purulentos em diversas partes do corpo.

Antecedentes familiares: Pai diabtico desde 70 anos, atualmente com 82 anos em tratamento apenas com Dieta. Me falecida por acidente automobilstico. Irmos aparentemente saudveis.

Medicamentos:Metformina 850mg v.o. 2x ao dia aps refeies.

Qual a bactria e qual a patologia? Staphylococcus aureus. Furnculo.

Caso clnico 7

Paciente do sexo masculino foi atendido na urgncia com calafrios e febre h uma semana. Paciente faz hemodilise h trs anos por fstula artriovenosa que monstrou-se no funcionante h quinze dias, quando foi inserido catter de longa durao. Ao exame clnico o paciente se encontrava febril (39 C), taquicrdico (100 bpm), tacpnico e hipotenso (PA: 90x60 mmHg). Em hemoculturas de um paciente houve crescimento de coco Grampositivo catase e coagulase positivos sensvel : Glicopeptdeos (vancomicina e teicoplamina) Estreptograminas (quinopristin/dalfopristin = synercid) Linezolide (oxazolidinonas) Resistente oxacilina

Qual a hiptese diagnstica? Bacteremia. Qual seria o agente etiolgico provvel? Staphylococcus aureus Meticilina-Resistente (MRSA).

Qual seria a terapia antibitica indicada? Vancomicina.

You might also like