You are on page 1of 3

Aparecida Fernanda Rodrigues Cassieli da Silva Ribeiro Giovanni B.

Bechis Moreira Jacqueline Jeniffer Martins Leticia Gomes Marcelo Eduardo Stocco 3 Semestre Direito/2014 Perodo Noturno 05/04/2014 Atualidade tica

RA: 130002267 RA: 130002479

RA: 130000036 RA: 130000985

DALMO DE ABREU DALLARI, Atualidade tica. So Paulo: Publicao anual do Centro de Estudos da Antiguidade Greco romana ( CEAG); ( Programa de ps graduao em filosofia PUC-SP) [2] Principais idias do texto : Dalmo de Abreu Dallari (Serra Negra, 31 de dezembro de 1931) um jurista brasileiro, formado pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. Professor Emrito da Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo. Entre suas principais obras destaca-se Elementos de Teoria Geral do Estado. Em 2001, publicou obra pioneira acerca de perspectivas do Estado para o futuro - intitulando-a de O Futuro do Estado - trata do conceito de Estado mundial, do mundo sem Estados, dos chamados Super-Estados e dos mltiplos Estados do Bem-Estar. Em 1996 tornou-se o professor catedrtico da UNESCO na cadeira de Educao para a Paz, Direitos Humanos e Democracia e Tolerncia, criada na Universidade de So Paulo.1 , tendo participado de seu primeiro Congresso em 1998. Disponvel em http://pt.wikipedia.org/wiki/Dalmo_Dallari tica em sociedade deveria ser expandida e praticada por todos, pois devemos o respeito e a dignidade a todos dentro de um convvio social e esses valores morais so as atitudes que definem a conduta humana. Uma das problemticas que observado so os conflitos de Zaire que no sabemos de onde vem o dinheiro para esse armamento to sofisticado tendo em considerao que as cidades so muito pobres e uma sociedade com misrias e pobreza em relevncia.

O autor explica que todo esse dinheiro vem de pises do primeiro mundo, e um dos principais pases a Frana que em diversas situaes produz obras respeito da tica mas ela ao mesmo tempo que fala de tica no efetiva o seu comportamento praticado com tica em sociedade. Com o passar do tempo a humanidade vem passando por grandes avanos principalmente na rea tecnolgica, mas em contrapartida com todos esses avanos tambm vem crescendo o numero de pessoas vitimas da misria do descaso das classes mais altas, do aumento da marginalizao. Ento no podemos chamar de progresso algo que trs benefcios apenas para uma minoria enquanto o restante das pessoas acabam sendo esquecidas e muitas vezes ate prejudicados por todo esse avano da humanidade. O texto mostra que a tica algo ligado cultura,princpios, moral e costumes de um povo,sociedade. Mas que esta uma idia da tica perfeita, e que agora j no mais assim. Tendo em vista que a mesma ficou muito banalizada, e se tornou uma farsa para camuflar o materialismo e o egosmo. Tentando anular os direitos fundamentais da pessoa humana. E para os juristas uma ideia de Direito est sendo substituda por outra, que no parece ser to boa. No auge da revoluo francesa as trs pernas do trip eram liberdade igualdade e fraternidade e logo depois a sua constituio promulgada era altamente contraditria ao que tangia a igualdade feminina pois a igualdade entre os sexos ficou totalmente contrariada quando a constituio exacerbava que o voto era direito exclusivo masculino e ainda que os iguais eram os homens de posse e os que no tivessem uma quantidade mnima de posses e rendas no teria tal direito, o que deixa claro a falta de tica e a preferencias pelos interesses dos mais poderosos, usaram da comoo popular para chegarem ao patamar do poder e quando l estavam traram os populares com seus ideias protecionistas . Em partes eu discordo com o texto pois, acredito que o egosmo sempre fez parte da tica, pois a mesma algo particular da pessoa. Cada um tem o seu ponto de vista sobre tudo, mesmo fazendo parte da coletividade, mas no geral estamos sendo iludididos e enganados por uma ideia de globalizao que na verdade s quer escravizar e nos fazer ceder a princpios nada favorveis . Acredito e concordo que os direitos fundamentais esto sendo esquecidos e o capitalismo est se expandindo. No somos totalmente livres, para isso precisamos viver dentro da tica. Sendo assim a tica algo para vida e precisamos sempre preservar esse valor .

[3] Existe alguma relao entre as ideias do texto estudado com o seu futuro exerccio profissional e mesmo com sua vida cotidiana? Quais e Por qu? Aparecida Fernanda Rodrigues : Estudamos o direito, a atravs dele que aprendemos o que certo e errado, o que justo e injusto, isso conforme a lei posta, assim vivemos em um mundo diverso com pessoas que pensam diferente, pois, o que justo pra mim, pode no ser justo pra voc. Mesmo no achando correto, nos temos que obedecer a lei, mas por que? Ora porque sofreremos punies, e quem quer ser prejudicado?! Rarssimas so as pessoas que desafia o poder da lei. Concluo que sem a coragem de lutar pela verdadeira justia, j mais teremos igualdade social, e continuaremos a viver de tal modo. Para sermos realmente livres, viver em sociedade justa, com tratamento igual, onde a respeito e paz, preciso vivermos segundo a tica. Cassieli da Silva Ribeiro : Ao meu ver esse texto tem grande relao com o curso que estou fazendo pois trata da tica no direito isso muito importante pois estarei lidando todos os dias com pessoas diferentes e sendo assim terei que tratar com todo o respeito e igualdade. Giovanni B. Bechis Moreira : Existe sim, pois se deve prezar seus ideais e deve haver coerncia entre seus ideais e suas aes, respeito ao prximo e imprescindvel a qualquer profisso profissional e a qualquer ser humano. Jacqueline Jeniffer Martins : A tica so os valores que conduzem a conduta humana e para a tica existir em sociedade precisamos respeitar e entender o prximo. E em minha formao necessrio a tica em todos os fatores e momentos da vida, pois no meu trabalho vou ter regras a seguir e a tica so limitaes para agir em situaes com o cliente e utilizando a tica sabemos como agir naquele momento.

You might also like