You are on page 1of 3

1

RESPOSTAS QUESTO 01 Imagine o seguinte dilogo: Maria: Acredita que a ARVRE caiu e quebrou a TENA! Pra piorar faltou luz e eu tava sem FSFRO! Rita: Como tu fala errado cumadre RVORE, ANTENA E FSFORO!!!! Tarefa: Escreva para Rita, explicando a ela porque Maria habitante da zona rural do Macio de Baturit, mulher que parou de frequentar a escola na pr-adolescncia fala arvre, tena e fsfro. Diga que fenmeno lingustico esse, em que medida ele contribuiu formao da norma padro da Lngua Portuguesa.

Resposta:

Cara Rita, O ritmo natural do Portugus paroxtono, no qual a slaba tnica a penltima, no a antepenltima! A prova disto est no fato de que vrias palavras proparoxtonas em latim passaram a paroxtonas em lngua portuguesa; exemplo: pronunciamos asno, caldo, genro e perigo, para o que em latim era sino, clido, gneru e perculu. Se voc bem observar, prezada Rita, esse mesmo fenmeno que gerou asno, caldo, genro e perigo est gerando as pronncias arvre, tena e fsfro! Acontece que, nos falares rurais mais isolados, as tendncias inerentes lngua, tendncias que participaram da formao da lngua portuguesa, continuam vivas e atuantes. Se voc estigmatiza o falar de Maria, deveria tambm classificar como erro muitas das palavras que hoje constituem o padro da Lngua Portuguesa.

QUESTO 02 Imagine o seguinte dilogo: Joo: Cara, eu no sei Lngua Portuguesa, que raio de lngua difcil! Douglas: Como voc diz que no sabe, se voc nativo da Lngua Portuguesa e est falando comigo em Lngua Portuguesa?!

Tarefa: Escreva um texto no qual voc explica por que tantas so as pessoas que, assim como Joo, so falantes nativos da Lngua Portuguesa, mas dizem que no sabem Lngua Portuguesa! Que papel a nossa escola tem na propagao desse sentimento de no saber Lngua Portuguesa?

Resposta:

Muitas pessoas, assim como Joo, dizem no saber lngua portuguesa, embora sejam nativos da lngua portuguesa, porque confundem a chamada normapadro (um mero recorte de uma das variantes da lngua) com o prprio conceito de lngua (conjunto de variantes). Nosso sistema de ensino acaba por disseminar essa viso distorcida, pois impe como lngua portuguesa um determinado modelo de lngua abstrato, embasado na modalidade literria, no qual se confundem vrios momentos histricos, deixando os falantes nativos da lngua portuguesa com essa estranha sensao de que no sabem a prpria lngua materna.
QUESTO 03 A Lingustica afirma que a Gramtica Tradicional no um modelo adequado para a compreenso das lnguas naturais. Quais so os motivos dessa crtica? Resposta:

Os motivos desta crtica da Lingustica Gramtica Tradicional como modelo explicativo das lnguas naturais so os seguintes: Seu carter normativo que visa a impor um determinado modelo de lngua, negando, portanto, a variao inerente s lnguas naturais. (II) Seu alicerce filosfico que v a lngua como mera fornecedora de rtulos para uma realidade pr-existente, no como mecanismo de apreenso da realidade. (I)
QUESTO 04 Em que aspectos a perspectiva da Gramtica Estrutural diferente da perspectiva da Gramtica Histrico-Comparativa?

Resposta:

A perspectiva da Gramtica Histrico-Comparativa era de comparao de elementos gramaticais de lnguas de origem comum a fim de detectar a estrutura da lngua original da qual elas se desenvolveram. Realizava-se, portanto, um estudo diacrnico. J a perspectiva da Gramtica Estrutural a de um estudo sincrnico das lnguas, que tinha por objetivo a observao do funcionamento dos elementos lingusticos dentro dos sistemas lingusticos de que faziam parte. De acordo

com Saussure, pai da Lingustica Moderna, o valor de um elemento lingustico depende do papel que ele desempenha no sistema da lngua.

QUESTO 05 Imagine o seguinte dilogo: Paulo: Voc um estpido! Joo: Estpido voc! Complete as lacunas: O fato de Paulo e Joo terem ambos se valido do adjetivo estpido um fato de LNGUA [lngua/fala]. O fato de estpido na fala de Paulo est em um contexto de acusao e de estpido na fala de Joo est em um contexto de rplica um fato de FALA [lngua/fala].

Tarefa: Alm da dicotomia Lngua versus Fala, Saussure traou uma distino entre Sincronia e Diacronia. Explique os termos sincronia e diacronia e comente a importncia dessa dicotomia na histria dos estudos sobre as lnguas naturais.

Resposta:

Realizar um estudo sincrnico significa estudar uma lngua natural em um determinado recorte temporal, estudar um estado de lngua; por sua vez, realizar um estudo diacrnico significa estudar uma lngua natural em sua evoluo histrica, estudar vrios estados sucessivos de lngua. O conceito de sincronia, proposto por Ferdinand de Saussure, revolucionou o modo como se estudava as lnguas naturais na primeira metade do sculo XX, pois, poca, a nfase recaia sobre a abordagem histrica, o que impedia a compreenso dos valores assumidos pelas formas que constituem o sistema dentro do prprio sistema.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

You might also like