You are on page 1of 7

A influncia da mdia digital na vida das crianas e juniores

Pr. Paul David Cull - Ministrio Avivamento J - www.avivamentoja.com

1. Vivendo na Era Digital As crianas e juniores de hoje esto vivendo num mundo muito diferente daquele de 30, 20 ou at 10 anos atrs. A proliferao da tecnologia de informtica e comunicao tem mudado as formas de comunicao em massa e permitido que o mundo todo seja interligado atravs da internet. Novas tecnologias que esto se tornando mais e mais comuns hoje incluem: internet banda-larga (em casa ou lan-house) telefone celular (s e voz) televiso digital de alta definio (HDTV) DVD Blu-Ray de alta-capacidade (at 10 vezes a capacidade do DVD comum) videogames de alta potncia (Playstation 3, Wii, XBox 360)

Enquanto essas inovaes apresentam grandes oportunidades para a evangelizao mundial, precisamos entender tambm que o inimigo est tentando utilizar essas novas formas de comunicao para promover o seu reino de destruio e morte. Ns no podemos "ignorar os seus ardis" (estratgias - 2 Corntios 2:11) . Ele ainda "o prncipe das potestades do ar" (Efsios 2:2) e eu creio que ele exerce um poder especial sobre as "ondas do ar". O inimigo quer invadir os lares dos crentes para tentar atacar e seduzir os seus filhos. Precisamos ajudar os pais terem discernimento e no deixar que satans entre na sua casa para semear suas sementes de tentao e pecado, atravs da televiso, internet, vdeo-game, etc. Devemos ter a atitude do Rei Davi, que fez de sua casa um lugar de encontro com Deus e no permitiu que nada impuro ou profano entrasse nela, conforme Salmos 101: Cantarei do teu amor e da justia; a ti, Senhor, cantarei louvores. Portar-me-ei com inteligncia no caminho reto. Quando virs a mim? Andarei em minha casa com um corao sincero. No porei coisa m diante dos meus olhos. Aborreo as aes daqueles que se desviam; nada disto se me pegar. Longe de mim o corao perverso; no conhecerei o mal. Aquele que difama o seu prximo, s escondidas, eu o destruirei; aquele que tem olhar altivo e corao soberbo, no o sofrerei. Os meus olhos procuraro os fiis da terra, para que estejam comigo; o que anda em caminho reto, esse me servir. O que usa de engano no ficar dentro da minha casa; o que profere mentiras no estar firme perante os meus olhos. Pela manh destruirei todos os mpios da terra; extirparei da cidade do Senhor todos os que praticam a iniqidade. - Salmos 101

Vamos ver algumas das "portas de entrada" que o inimigo utiliza hoje para entrar na vida das crianas e adolescentes.

2. Televiso infantil e Desenhos Animados Podemos ver uma influncia desmascarada das religies falsas, a nova era e o ocultismo nos desenhos animados, muitos dos quais vm do Japo (um pais com apenas 2% de cristos, a mesma taxa de pases como Ir e Coria do Norte). Desenhos como Dragon Ball GT, Ben 10 e Digimon mostram crianas possudas de poderes sobrenaturais ou assistidos por criaturas espirituais que "salvam o mundo". Encantaes e smbolos do ocultismo so prevalentes. Os paralelos com o espiritismo, bruxaria e satanismo, misturados com a Nova Era, astrologia e deuses gregos, no so mera coincidncia! No precisamos ter grande discernimento - nem de procurar por mensagens subliminares escondidos nas imagens grficas - para entender que esses desenhos so nocivos para a sade espiritual das crianas e juniores. Alm de expor-las a todo tipo de smbolo, ritual e nome diretamente ligado s religies falsas, a mensagem desses desenhos que a criana possa manipular poder espiritual de uma forma positiva, assim fazendo o bem, a mentira principal do ocultismo. O desejo do ser humano de exercer poder espiritual comeou no jardim de den com a promessa da serpente: "sereis como Deus" (Gnesis 3:5), e , por sua vez, uma repetio do pecado original do prprio satans (Lcifer): Tu dizias no teu corao: Eu subirei ao cu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono; no monte da congregao me assentarei, nas extremidades do norte. Subirei acima das mais altas nuvens; serei semelhante ao Altssimo. - Isaas 13:14-15 Essa oferta do poder espiritual, sem nenhum limite e para ser usado na forma que cada um bem quiser, est em total contraste com a mensagem do Evangelho, onde anuncia que, mesmo que temos o poder do Esprito Santo ao nosso dispor, estamos sempre sujeitos vontade de Deus. Podemos ver esse princpio no exemplo do prprio Senhor Jesus: "Ento eu disse: Aqui estou (no rolo do livro est escrito de mim), para fazer, Deus, a tua vontade" (Hebreus 10:7). A rebeldia governana de Deus o raiz do todo o ocultismo, desde a queda de Lcifer: "Pois a rebelio como o pecado de feitiaria" (1 Samuel 15:23). Obviamente, os filmes e seriados que promovam a bruxaria e feitiaria, como Harry Potter, "o menino bruxo", e Witch (bruxa) so espiritualmente perigosos para as crianas e os juniores. Tambm poderamos falar sobre novelas, seriados e filmes que promovam outras prticas anti-bblicas, assim minando os esforos dos pais e do ministrio infantil da igreja de implantar padres e valores bblicos em suas mentes e seus coraes. De acordo com uma pesquisa da EuroData TV Worldwide (2005), as crianas brasileiras so as que mais assistam televiso no mundo, gastando, em mdia, 3 horas e 31 minutos por dia em frente da telinha - ou, seja, mais de 24 horas cada semana. E quanto tempo ns, do ministrio infantil, temos para ministrar a Palavra de Deus para elas numa semana?

3. A Internet Hoje, a internet - a rede mundial de computadores - est sendo acessado mais e mais por crianas e juniores, muitas vezes sem a superviso dos seus pais. De acordo de uma pesquisa do Ibope Nielson, quase 4 milhes de crianas brasileiras, com idade entre 2 e 11 anos, acessaram a internet a partir das suas casas em dezembro de 2009. As crianas representam 10% dos membros da rede social Orkut e a mesma porcentagem dos usurios do servio de mensagens instantneas MSN. Porm, esse mundo virtual tambm est sendo utilizado pelo inimigo para invadir as casas at das famlias evanglicas. Um estudo realizado pela ONG Safernet Brasil, no segundo semestre de 2009, revelou que 6% dos alunos entrevistados souberam de casos nos quais alunos da sua escola foram vtimas de aliciamento sexual pela internet, 32% tem mais que 30 amigos "virtuais" (conhecidos pela internet), e 33% tem um amigo que j sofreu de ciberbullying (intimidao atravs da internet). Num estudo feito nos Estados Unidos entre fevereiro e julho de 2009, a Symantec Corp identificou as palavras mais procuradas na internet por crianas e adolescentes. Em primeiro lugar a palavra YouTube (o site de compartilhamento de vdeos), com as redes sociais FaceBook e MySpace na terceira e quinta posio. As palavras "sexo" e "porn" tambm entram na lista dos 10 termos mais pesquisados, aparecendo nas quarta e sexta posies, respectivamente. Precisamos ajudar os pais entender o perigo do acesso internet - ou em casa ou, ainda pior, nas famosas "lan-houses", e estabelecer os limites de segurana necessrias para proteger seus filhos das ciladas do inimigo.

4. Jogos Eletrnicos (Videogames) Os jogos eletrnicos (ou videogames) tambm tem feito grandes avanos em realismo com o amadurecimento da tecnologia de informtica, como visito nos novos videogames tais como o Nintendo Wii, Sony Playstation 3 e Microsoft XBox 360. Mesmo que muitos dos jogos so inofensivos, contendo temas como esportes, futebol e corridas de carros, infelizmente o inimigo tambm tem investido nesta rea para tentar corromper uma gerao de crianas, juniores e adolescentes. Jogos de guerra de alto-realismo so muito cobiados por juniores e adolescentes, especialmente nas lan-houses que permitam que os jogadores entram em rede. Jogos comuns deste tipo incluem Half-life, Doom, e Counter-Strike. O jogo Counter-Strike, inclusive, teve sua venda proibida no Brasil entre janeiro de 2008 e junho de 2009 por causa do CS_Rio, que simula as guerras entre policiais e traficantes no Rio de Janeiro e que, no opinio do juiz, trouxe "imanentes estmulos subverso da ordem social, atentando contra o estado democrtico e de direito e contra a segurana pblica".

Um outro jogo que ainda tem sua venda proibida no Brasil, por causa do seu alto nvel de violncia, o Duke Nukem 3D, que foi citado em depoimento por Mateus da Costa Meira, o "atirador do shopping", que matou trs pessoas num cinema de So Paulo em novembro de 1999. Alm da violncia, outros jogos exploram temas pouco apropriados por juniores e adolescentes evanglicos. O sries GTA (Grande Theft Auto), por exemplo, incentiva o roubo de automveis, enquanto God of War (Deus da Guerra) invoca os mitos dos deuses gregos. Uma outra srie de jogos muito populares a "Resident Evil" (mal residente), que, de acordo com a Wikipedia, " controversa quanto ao uso de violncia, mutilaes e sangue, que so vistos por todo jogo, do comeo ao fim...os personagens controlados pelo jogador so humanos e suas mortes so bem detalhadas especialmente no Resident Evil 4, onde o personagem principal pode ser decapitado, partido ao meio e outros detalhes." De acordo com uma pesquisa do NPD Group nos Estados Unidos, 74% da crianas com idade entre 2 e 14 (nos EUA) j jogaram atravs de um videogame ou de um computador. Os jogos de videogame so a 4 atividade mais popular entre estas crianas - atrs apenas de assistir TV, assistir filmes e ouvir msica.

5. O que deve ser a resposta dos pais e da igreja? Em primeiro lugar, devemos ajudar os pais reconquistar seus lares, fechando todas as brechas pelas quais o inimigo possa tentar ganhar as mentes e os coraes dos seus filhos. Eu creio que, para poder fazer isso com xito, os pais precisam tanto proteger quanto prevenir os seus filhos contra as ciladas do inimigo. Crianas pequenas precisam ser protegidas pelos seus pais. Elas no tm a maturidade ou discernimento para escolher os desenhos animados ou jogos de computador que so apropriados, ento esses limites devem ser impostos pelos pais, com as devidas explicaes. Juniores e pr-adolescentes, porm, enquanto ainda precisando de ser protegidos pelos pais, tambm precisam de ser prevenidos - mundos com a informao necessria (sabedoria e discernimento) para poder fazer as escolhas corretas por si mesmo. Assim, medida que eles encontram as armadilhas do inimigo fora do contexto familiar e a superviso dos pais, eles tero as ferramentas necessrias para poder enfrentar essas tentaes. Algumas medidas de proteo que os pais podem implementar em seus lares so: a. Televiso: Definir limites de horrios para os filhos assistem televiso Definir quais desenhos, seriados e novelas so permitidos para os filhos assistir medida do possvel, assistir televiso com os filhos para poder comentar e orientar sobre o contedo da programao Providenciar alternativos aos desenhos animados, como DVDs

b. Internet Instalar software de filtragem e monitorao do uso da internet Colocar o computador num lugar de acesso livre a toda a famlia ex. sala de estar Conversar com os filhos sobre seus contatos e amigo nas redes sociais e servios de mensagens instantneas Explicar para seus filhos as regras de navegao segura na internet Participar com seus filhos em seu uso da internet, como pesquisas para escola, uso de redes sociais, etc. Definir limites de horrios para os filhos acessar a internet

c. Jogos (video-games) Colocar limites sobre os jogos que seus filhos utilizam, tanto em casa quanto nas casas de amigos Explicar sobre os perigos de assistir coisas que no so de acordo com a vontade de Deus Definir limites de horrios para os filhos jogar videogames

Precisamos ensinar as crianas e os juniores sobre a necessidade de vigiar as coisas que vem e ouvem, porque essas coisas alimentaro seus pensamentos, moldando assim seu carter e ajudando a formar a pessoa que cada um ser. A lmpada do corpo so os olhos. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo ter luz. Se, porm, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estar em trevas. Portanto, se a luz que em ti h so trevas, quo grandes so essas trevas! - Mateus 6:22-23 O que anda em justia, e o que fala com retido, que arremessa para longe de si o ganho de opresses, e que sacode das suas mos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para no ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para no ver o mal; este habitar nas alturas, e as fortalezas das rochas sero o seu alto refgio. O seu po lhe ser dado, e as suas guas sero certas. Os teus olhos vero o rei na sua formosura, e vero a terra que est longe. - Isaas 33:15-17 Bem-aventurados os puros de corao, porque eles vero a Deus. - Mateus 5:8 Alm da proteo e preveno, temos mais duas estratgias importantes que podem ajudar as crianas e juniores resistir as ataques do inimigo nesta rea. a) Heris Crianas e juniores adoram ouvir e assistir histrias de heris. Um estudo realizado pela fbrica de brinquedos Mattel do Brasil, em parceria com o Instituto GFK Indicator, revelou que os heris so essenciais para a formao da personalidade da criana, incentivando valores, como tica, coragem e humildade. Ns temos as melhores histrias de heris de todos os tempos - e elas so todas verdadeiras! Moiss, o menino que escapou da morte e se tornou o libertador de uma nao, o adolescente

Davi que derrubou o gigante, Ester, a menina que se tornou princesa e salvou seu povo da destruio. Josu, Gideo, Rute e Daniel. O Apstolo Paulo e o prprio Senhor Jesus - a Bblia est repleta de histrias dos heris da f. O autor da carta aos Hebreus fala sobre aqueles verdadeiros heris: os quais pela f venceram reinos, praticaram a justia, alcanaram promessas, fecharam a boca de lees, apagaram a fora do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram foras, tornaram-se poderosos na batalha, puseram em fuga exrcitos de estrangeiros. - Hebreus 11:33-34 Nossas crianas e juniores precisam ouvir as histrias desses heris, histrias que vo ensinar os verdadeiros valores de f, perseverana, humildade e coragem. E as melhores pessoas para contar para elas essas histrias, desde pequeninas, so seus pais. O ministrio infantil da Igreja tambm tem um papel importante nessa tarefa, e tambm podemos utilizar outras mdias, como desenhos evanglicos, filmes e DVDs, etc. b) Experincias com Deus Sempre devemos lembrar que o papel principal da Igreja no defensiva mas, sim, ofensiva. Quando o Senhor Jesus falou, em Mateus 16:18, que as portas do inferno no prevalecero contra a Sua Igreja, Ele estava se referindo a uma Igreja que ataca, que invade o territrio do inimigo. E quando ns falamos sobre as estratgias do inimigo contra as crianas e juniores, precisamos lembrar que, alm de estar defendendo-os contra as investidas do maligno, tambm ns devemos ensinar-los como fazer parte dessa Igreja agressiva e vencedora. Em Romanos 12:21 lemos que o Apstolo Paulo escreveu: No te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. No mesmo tempo que estamos ensinando as crianas e os juniores a vencer o inimigo, devemos tambm ensinar-los sobre a maravilhosa aventura que Deus tem preparado por eles, uma aventura que pode comear j na infncia, porque o Reino de Deus pertence s crianas (Mateus 19:14). Muitas vezes ns evanglicos, ficamos preocupados como tudo que o mundo est oferecido s crianas e aos juniores e mas esquecemos que ns temos algo (alis Algum) que o mundo jamais poderia oferecer-los: a Pessoa do Esprito Santo. Em Joo 14:16-17 o Senhor Jesus prometeu-o aos Seus discpulos: Eu rogarei ao Pai, e ele vos dar outro Consolador, para que esteja convosco para sempre, o Esprito da verdade, que o mundo no pode receber, porque no o v nem o conhece. Mas vs o conheceis, pois habita convosco, e estar em vs. Em Atos 2:39 Pedro explicou que a promessa do Esprito Santo para nossos filhos tambm: A promessa diz respeito a vs, a vossos filhos, e a todos os que esto longe - a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.

Vamos ajudar as crianas e os juniores a ter suas prprias experincias com o Esprito Santo de Deus, para que eles no iro aceitar as falsificaes baratas que o inimigo oferece!

You might also like