You are on page 1of 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

AVALIAO DA PRODUTIVIDADE DA ABOBRINHA ITALIANA NA ADUBAO ORGNICA E MINERAL

Florianpolis-SC Outubro/2012

Centro de Cincias Agrrias Curso de Agronomia Departamento de Fitotecnia

AVALIAO DA PRODUTIVIDADE DA ABOBRINHA ITALIANA NA ADUBAO ORGNICA E MINERAL

Trabalho apresentado na disciplina FIT 5306 Bioestatstica e Experimentao Agrcola. Professor: Marco Aurlio Tramontin da Silva Graduandos: Gustavo Felipe Cerutti Renz Larissa Feldman Ambonatti Lucinia de Abreu Maick Hemsing

Florianpolis-SC Outubro/2012

INTRODUO
Abobrinha italiana, originrio das regies mais quentes da frica, pertencente famlia das cucurbitceas. De modo geral, a abobrinha tem formato alongado e sua casca lisa e brilhante com formato mais regular e colorao mais escura. Tambm conhecida no Brasil como: abbora de moita, caserta e abobrinha de tronco. (FILGUEIRA,2008) A adubao orgnica, uma prtica de fertilizao do solo, que contribui para a atividade biolgica e produo de culturas. O efeito da matria orgnica relacionado com o contedo de nutrientes e modificao nas propriedades fsicas do solo, sendo elas influenciadoras na capacidade de infiltrao e reteno de gua, drenagem, aerao, temperatura e penetrao radicular. (Allison, 1973;Kang,1991). A utilizao de adubao NPK visa repor nutrientes que sofreram a ao de lixiviao, volatilizao, escoamento ou absoro para assim melhorar os padres de fertilidade do solo. O crescimento de abobrinha alcanado em solos com boa fertilidade, sendo relatados efeitos significativos de nitrognio e fsforo (Buwalda & Freeman, 1986; Buwalda, 1987).

OBJETIVO
Avaliar a produtividade da abobrinha, com os diferentes tratamentos.

REFERENCIAL TERICO
Abobrinha Italiana A abobrinha italiana (Cucurbitae pepo), originria de regies de clima quente, um dos legumes mais produzidos e consumidos no Brasil, podendo ser cultivada o ano todo com alta produtividade. Este vegetal tem maior rendimento e desenvolvimento em temperaturas de 22 a 35 C, sendo de fundamental importncia proteger a cultura do frio e das geadas. Prefere solos areno-argilosos frteis e bem drenados. No Norte e no Nordeste, assim como no Centro-oeste e no Sudeste, o plantio pode ser feito o ano todo, apesar de que em lugares de clima frio, como a regio sul do Brasil, o plantio deve ser realizado entre os meses de setembro a fevereiro, para evitar a exposio a temperaturas muito baixa (Mathias, J. et al). Em perodos com escassez de chuva, a irrigao deve ser feita todos os dias no incio do plantio, passando depois a cada 3 dias, aconselha-se evitar a irrigao ou pulverizao nos perodos matinais, pois poder interferir na polinizao das flores da abobrinha. A colheita pode iniciar-se em 45 dias podendo estender-se at 60 dias depois do plantio, o volume de produo varia de 10 a 20 toneladas por hectare, em perodos de safra como janeiro a maro e outubro a dezembro, onde sua produtividade maior ( Mathias, J. et al). A adubao e a calagem para o cultivo da hortalia, deve ser baseada em anlises de solo, o pH ideal varia de 6,0 a 6,5. Duas semanas antes do plantio aconselha fazer adubao com NPK ou adubo orgnico, para que haja uma maior incorporao dos minerais no solo (Amaro, G.B. 2012) Exigncias nutricionais da abobrinha Com exceo do CO2 e do H2O que as plantas absorvem da atmosfera, elas ainda necessitam de nutrientes essenciais provenientes de minerais. Depois de fixadas as exigncias nutricionais, torna-se mais fcil estimar as doses a serem utilizadas para completar o ciclo de desenvolvimento da abobrinha. (Andiolo, 2000). As hortalias so consideradas exigentes em nutrientes porque elas precisam de quantidades grandes denutrientes em um ciclo geralmente rpido para que ela obtenha um desenvolvimento timo(Goto & Tivalli, 1998).

De todos os nutrientes que a planta necessita, as mais importantes so o nitrognio, fsforo e potssio, sendo todos eles absorvido pela raiz.(Brady, 1983). Na abobrinha o nutriente mais importante o fsforo, pois ele que determina o tamanho do fruto e que induz a uma maior produtividade. Quando a necessidade suprida adequadamente ele provoca a precocidade da produo.( Rodrigues Filho, 1998 ; Menezes et al, 2000). A aplicao de fsforo nas sementes de abobrinha, proporcionam maior disponibilidade de energia para as plantas nas atividades metablicas, induzindo ao maior crescimento radicular das plntulas e ao desenvolvimento mais rpido do sistema radical, resultando em maior absoro de nutrientes e tambm no crescimento da produtividade da planta, segundo Trigo et al, 1997. Plantas originadas de sementes com uma demanda maior de fsforo atendem melhor as necessidades metablicas, sendo menos dependentes desse elemento no solo nesta fase (Thomson et al. 1992). Hortalias necessitam muito de potssio, comparando-a com demais culturas. O potssio responsvel pelo aumento de resistncia a doenas, porm em excesso causa um desequilbrio nutricional, dificultando a absoro de nutrientes como o clcio e o magnsio, que por sua vez absorvido em maiores quantidades do que o fsforo, por isso preciso buscar um equilbrio entre os dois para que haja distrbios. (Filguera, 1992) A faixa de nitrognio considerada adequada para as abboras de 30 a 35g.Kg , potssio fica entre 24 a 26g.Kg1, o fsforo de 3 a 5 g.Kg-1, clcio fica entre 12 a 25 g.Kg-1, e magnsio de 3 a 10g.Kg-1 de matria seca(Jones Jr. Et al.1991). Nos estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina as adubaes nitrogenadas so baseadas nos teores de matria orgnica do solo. J nos outros estados a quantidade de nitrognio encontrado no solo no levada em considerao.
-1

Adubao de hortalias como a Cucurbitae pepo Apesar de todos os avanos que aconteceram na agricultura relacionados a adubao, ainda h carncia de muitas informaes quando trata-se da absoro de nutrientes nas condies de clima e solo do Brasil (Guedes, 2012).

Prticas h muito estabelecidas, como a anlise de solo, vem sendo pouco utilizada, a adubao vem sendo feita por adivinhao e trazendo em consequncia muitos desequilbrios no solo (Guedes, 2012). O solo, geralmente no tem nutrientes suficientes para nutrir as necessidades de desenvolvimento do cultivo. V-se a importncia de devolver esses nutrientes ao solo, porque a cada ciclo de produo de um solo muito cultivado, os nutrientes perdem-se atravs de lixiviao ou eroso, alm de boa parte ser absorvido pelas plantas durante seu desenvolvimento (Rech, E.G. 2003). Ao empregar uma adubao sem consultar nenhum dado indica doses que se fazem realmente necessrias, o preo ao final da produo pode tornar-se muito alto (Guedes, I.M.R. 2012). Para que os nutrientes respondam ao mximo no sistema em que foi empregado, preciso distribuir em equilbrio e em quantidade necessria ( Toledo & Marcos filho, 1997) Para completar seu ciclo de desenvolvimento e produo, as plantas requerem nutrientes minerais oriundos de elementos qumicos, dependendo do quanto de nutrientes so absorvidos pelas plantas, podem ser classificados em macronutrientes, necessrios em grandes quantidades (nitrognio, fsforo, potssio, clcio, magnsio e enxofre) e micronutrientes, requeridos em menores quantidades (boro, cobre, ferro, mangans, molibdnio e zinco), a carncia de qualquer um desses nutrientes, acarretar em prejuzos produtividade, desde deformaes no fruto at as perdas totais na produo. (Guedes, 2012). Reconhecidamente, hortalias necessitam mais nutrientes mais do cultivos como o milho, porm o uso excessivo pode causar danos tanto para a planta como pode ser um agente poluidor de solos e rios. O excesso de nutrientes no solo causam os mesmos danos na planta do que se houvesse carncia dos mesmos, a maioria dos nutrientes essncias so absorvidos pelas plantas na forma de elemento qumico com carga eltrica, que vo para o interior da clula, onde preciso haver um equilbrio nas concentraes de ctions e nions. Como exemplo, pode-se citar o uso em excesso da forma amoniacal do Nitrognio, a planta ir apresentar sintomas de deficincia de clcio, levando a podrido dos frutos. O excesso de fsforo pode afetar a absoro de outros nutrientes, como o zinco, que mesmo ele sendo aplicado na planta no consegue absorver devido a formao de compostos de baixa solubilidade no solo (Guedes, 2012).

Os nutrientes so absorvidos pela planta atravs das razes, desde que esteja disponvel e em contato direto com a raiz, sendo afetado tambm pela quantidade do mesmo; aerao visto que o oxignio necessrio para a respirao da planta e a para a atividade microbiana; temperatura que em temperaturas extremas reduzem a capacidade de absoro dos nutrientes, visto que afeta diretamente na respirao das plantas; interao entre ons, a presena de um elemento qumico pode alterar a absoro de outro, tanto por inibio como por sinergismo (favorecimento); pH o fator que mais afeta a disponibilidade de nutrientes no solo, sendo de fundamental importncia a calagem de solos cidos; umidade: s haver contato dos nutrientes do solo com as razes se houver umidade no solo; e por fim as micorrizas que aumentam a superfcie radicular e o volume de solo explorado, aumentando a absoro de gua e nutrientes. As folhas tambm possuem capacidade de absorver nutrientes, constituindo-se na base de aplicao de adubo foliar, que hoje bastante utilizada em diferentes culturas e tem como interesse corrigir deficincias eventuais dentro do ciclo da planta, fornecimento de micronutrientes aumenta a eficcia do aproveitamento dos fertilizantes a serem utilizados (Faquin, V.; Andrade, A.T.). Adubao orgnica Devido ao crescente consumo e exigncia do mercado, cobrado dos produtores maior qualidade, quantidade e regularidade de seus produtos agrcolas. O uso de esterco de gado, cama aviria e compostos orgnicos tornaram-se prticas comuns como fontes de matria orgnica, aumentando o fornecimento de nutrientes essenciais s plantas, beneficiando as propriedades fsicas, qumicas e biolgicas do solo (Kiehl, 1985; Carneiro, 1995; Souza & Prezott, 1996). Resduos orgnicos tem como elemento fundamental o carbono, representado pela celulose que compem de 40 a 60% do carbono presente no solo. O equilbrio no sistema solo-planta mantido pelo fornecimento de matria orgnica pela biomassa vegetal, compensando as perdas pela decomposio natural de resduos orgnicos (Mendes, 2000). A matria orgnica funciona como um reservatrio para as plantas, influenciando na estabilizao da estrutura do solo (Silva, et al; 2000). Existem vrios adubos orgnicos que podem ser utilizados na agricultura como fonte de nutrientes, sendo os principais os estercos de animais e resduos de culturas

(Tibau, 1984). Para uma mesma quantidade requerida de nutrientes pelas plantas, necessrio aplicar maior volume de esterco em relao ao adubo mineral devido a baixa concentrao de nutrientes do adubo orgnico.( Rolas, 1994). Os matrias orgnicos devem ser incorporados ao solo para se obter maior eficincia do fsforo, visto que ele praticamente imvel no perfil, e tambm para se evitar perdas de nitrognio atravs da volatilizao de amnia. Devem ainda ser aplicados no dia da semeadura ou plantio a fim de evitar perda de nitrognio por lixiviao (Rolas, 1994). Micronutrientes contidos no esterco em uso ocasional consegue suprir as necessidades das plantas, porm o intervalo entre a deficincia e a toxidez muito pequeno, as indicaes so feitas especificadamente para cada culturas, como algumas cultivares de abobrinha (hortalia) (Bayens,1979). Cama de avirio O benefcio de fazer uso da cama de avirio de forma correta est ligada a fertilidade a construo das caractersticas fsicas e biolgicas do solo, fator que influencia na produtividade de cada ano. Essa prtica liberar gradativamente do nitrognio e reduz a fixao de potssio. Quanto s propriedades fsicas vale ressaltar a maior agregao das partculas de solo, permitindo assim, melhor reteno e infiltrao de gua no solo( Royo, J., 2010). Esterco bovino Os dejetos bovinos so ricos em nutrientes como o nitrognio, o fsforo e o potssio, melhorando a fisiologia do solo e aumentando a produtividade do cultivar. Para obter uma adubao mais eficaz, deve-se fazer a anlise do solo e tambm uma analise dos componentes do esterco. Os benefcios da adubao com esterco percebida a longo prazo, sendo que uma das primeiras a serem observadas reduo significativa da aplicao de fertilizantes qumicos (Royo, J. 2010) Trabalhando com a parte slida do esterco, se bem aplicada, melhoram a estrutura fsica e a composio do solo, aumentando o perfil A, facilitando a penetrao da raz e consequentemente melhora a produtividade (Toloi, A 2010). Adubao Qumica (NPK)

As plantas contm cerca de 5% de nutrientes minerais na matria seca, tendo que ser suprida de algum jeito no solo, quando os fertilizantes qumico fazem-se necessrios (Raij, 1991). Adubaes NPK visam repor os nutrientes absorvidos pelas plantas ou melhorar a fertilidade do solo. A aplicao do adubo pode ser feita com a mistura, como NPK 4-14-8, ou aplicando isoladamente cada componente ( N, P2O5 e K2O) (Oliveira, 1998). Os fertilizantes minerais possuem diferentes solubilidades, os nitrogenados so totalmente solveis, e boa parte perdida por lixiviao, os potssicos so solveis, porm as perdas so menores, sendo perdidas somente a frao que encontra-se na soluo do solo e os fosfatados variam muito conforme o tipo de minrio e ao tratamento termoqumico a que foi submetido (Rolas, 1994). O crescimento timo da abobrinha alcanado em solos com boa fertilidade, com efeitos significativos do nitrognio e do potssio (Buwalda & Freeman, 1986; Buwalda, 1987). A boa produtividade da abobrinha estimulada no emprego em tempo certo de frmulas contendo Fsforo, que age na florao, frutificao e enraizamento da planta, Potssio, indispensvel a estruturao celular da planta, aumentando sua capacidade de resistncia falta de gua, pragas e doenas, tudo isso aliado a aplicao de nitrognio responsvel pela brotao e formao de estruturas de folhas e caules. (Toledo & Marcos Filho, 1997).

MATERIAL E METDOS O experimento foi instalado na Fazenda Experimental da Ressacada, propriedade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizada entre os paralelos de 27 10 e 27 50 de latitude Sul e entre os meridianos de 48 25e 48 35 W. Segundo anlise de solo do local foi encontrado um solo arenoso, com pH 6,20; P= 4,80Ppm (muito baixo); K= 43Ppm (mdio); Ca= 1,50cmolc/l (alto); Mg= 1,20cmolc/l (baixo); Na= 10Ppm e matria orgnica 6,30% (m/v) (alto). O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, sendo utilizados quatro tratamentos com cinco repeties cada. Os tratamentos consistiram em: T1= Adubao mineral: NPK; ( N = 6g , P = 57,6g , K = 21,6g ); T2= Esterco Bovino (2,0 Kg por parcela); T3= Cama de avirio (1,2 Kg por parcela); T4= Testemunha. A parcela experimental foi constituda por uma rea de 2,4m com espaamento entre plantas de 1,20 x 0,80m, foram dispostas em duas fileiras, cada qual com quatro plantas, obtendo-se oito plantas por parcela. O espaamento utilizado entre parcela e bloco foi de 0,50m. A instalao foi realizada por transplante de mudas, 15 dias antes do transplante, a abobrinha-italiana foi semeada em bandejas de polietileno expandido de 200 clulas. No dia da instalao foi aplicada a adubao como consta, sendo que o NPK, dividido em duas dosagens, 50% no plantio e 50% quinze dias aps o transplante. Os adubos foram incorporados a terra antes do transplante das mudas. Foram cinco blocos, possuindo quatro unidades experimentais, com tratamentos sorteados casualmente dentro dos blocos, cada bloco possui 8m de comprimento por 1,2m de largura. O primeiro bloco possua a seguinte sequncia: cama de avirio (1,2Kg), testemunha, esterco bovino (2Kg), NPK.

O segundo bloco possua a seguinte sequncia: NPK, esterco bovino (2Kg), testemunha, cama de avirio (1,2Kg). O terceiro bloco possua a seguinte sequncia: esterco bovino (2Kg), cama de avirio (1,2Kg), NPK, testemunha. O quarto bloco possua a seguinte sequncia: NPK, testemunha, esterco bovino (2Kg), cama de avirio (1,2Kg). E o quinto bloco possua a seguinte sequncia: cama de avirio (1,2Kg), esterco bovino (2Kg), NPK, testemunha. A colheita foi realizada 45 dias aps o transplante da mesma, sendo observada a quantidade de fruto e peso por parcelas, onde observamos o tratamento mais eficiente para a abobrinha.

RESULTADOS E DISCUSSES De acordo com os dados fornecidos pelo fornecedor a colheita seria feita aps 45 dias aps a semeadura, porm devido condies climticas, pouca chuva e no sendo molhado, com temperatura muito elevada caiu o desenvolvimento das abobrinhas ali plantadas, como tambm muito

sombreamento nos blocos. Por esses motivos, acabamos optando por fazer a contagem de flores no dia 27/11/2012 e no dia 04/12/2012 alguns frutos que j havia, no podendo fazer a pesagem pois os frutos estavam muito pequenos e no daria uma mdia como deveria. A mdia de flores por tratamento, apresentado na tabela 1, considerando que cada flor possivelmente dar origem a um fruto, observamos que o tratamento com NPK foi o que apresentou maior numero de flores em relao aos outros tratamentos e a testemunha. T1 Bloco 1 Bloco 2 Bloco 3 Bloco 4 Bloco 5 Mdia 09 18 09 15 14 13 T2 14 16 06 12 10 11,6 T3 13 10 06 13 05 11,4 T4 11 10 05 09 07 8,4

Tabela 1: Nmero de Flores O nmero de abobrinhas j em desenvolvimento em cada tratamento por bloco e uma mdia para cada tratamento, tambm observado que o tratamento com NPK apresentou uma diferena sobre os outros tratamentos, como pode observar na Tabela 2 a seguir.

T1 Bloco 1 Bloco 2 Bloco 3 Bloco 4 Bloco 5 Mdia 02 04 03 03 01 2,6

T2 01 03 00 00 01 1,0

T3 00 01 01 02 00 0,8

T4 00 01 00 00 01 0,4

Tabela 2: Nmero de Abobrinhas Os dados apresentados so os obtidos at o momento da entrega do relatrio, sendo apresentada uma estimativa, podendo ainda aumentar o nmero de frutos. A hiptese que consideramos inicialmente era de que a aplicao de NPK aumentaria produo, at o presente momento o que tem acontecido.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA
Alvarenga, E.M.; Silva, R.F.; Arajo, E.F.; Leiro, L.S.; Maturao fisiolgica de sementes de abbora italiana; Revista Brasileira de Sementes, v.13, P. 147-150, 1991. Andriolo,J.L.Fisiologia das culuturas protegidas. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 2000. P. 47-113. Bayens, J. de. Nutricin de las plantas cultivo. Fisiologa aplicada a las plantas agrcolas. Madrid: Ediciones Lemos, 1979. 631 p. Buwalda, J.G.; Freeman, R.E. Hybrid squash: responsens to nitrogen, potassium, and phosphorus fertilizers on a soil of moderat fertility. New Zealand Journal Experimental Agriculture, Wellington, v. 14, p. 339-345. 1986. Buwalda, J.G. The control of growth on hybrid squash ( cucurbitae maxima L.c.v. Delica) by Nitrogen, Journal Plant Nutrition, New York, v. 10, p. 1843-1851, 1987. Feij, A.; Lcio, AD; Lopes, S.J.; Garcia, D.C.; Carpes, R.H. Heterogeneity index of zucchini yield on a protected environment and experimental planning; Horticultura Brasileira; v. 26 p. 035-039, 2008. Goto,R.; Tivelli, S.W . Produo de Hortalias em ambiente protegido: condies subtropicais, So Paulo. UNESP ( FEU), 1998. 319 p. Lcio, A.D.; Carpes, R.H.; Storck, L.; Lopes, S.J.; Lorentz, L.H.; Paludo, A.L.; Varincia e media da massa de frutos de abobrinha-italiana em mltiplas colheitas; Horticultura Brasileira; v.26 p. 335-341, 2008. Mendes, C.A.P. Composto orgnico: aplicaes, benefcios e restries de uso. Horticultura Brasileira, v. 18, p. 65-67, jul. 2000. Menezes, J.B.; Filgueiras, H.A.C.; Alves, R.E.; Maia, C.E.; Andrade, G.G. de. ; Almeida, J.H.S. de.; Viana, F.M. Manual de melo para exportao: procedimentos de colheita e ps-colheita, Braslia, v. 18, p. 65-67, jul. 2000. Oliveira, M. D. Fertilidade do solo em 4 semanas: lies de qumica, fertilidade e manejo de solos. Mossor: ESAM, 1998. 50 p. Prto, M.L.A.; Puiatti,M.; Fontes, P.C.F.; Cecon, P.R.; Produtividade e acmulo de nitrato nos frutos de abobrinha em funo da adubao nitrogenada; Revista Bragantia, v.71, 2012 Rech, E.G.; Avaliao rpida da qualidade fisiolgica de sementes de ervilha . Pelotas: UFPeL, 1999. 26 f. Dissertao (Mestrado) Programa de Ps-graduao em fitotecnia, Faculdade Federal de Pelotas, Pelotas, 1999. Rodrigues Filho, F. Rendimento de qualidade de melo hbrido Gol mine adubado mineral e organicamente. Mossor: ESAM 1998. 121 f. Dissertao

(Mestrado) Programa de Ps- graduao em Fitotecnia, Faculdade de Agronomia, Escola Superior de Agronomia de Mossor, Mossor, 1998. Silva, N.F.; Fontes, P.C.R.; Ferreira , F.A.; Cardoso,A.A. Produo de abbora hbrida em funo de doses de fertilizante frmula 4-14-8. Cincia e Agrotecnica, Lavras, v. 23, n. 2, p. 454-461, 1999. Silva, N.F.; Ferreira,F.A.; Fontes, P.C.R.; Sediyama, M.A.N. Crescimento e estado nutricional de abbora hbrida em funo de adubao orgnica e mineral; Horticultura Brasileira, v.17, p.193-200, 1999. Rolas. Recomendaesde adubaes e de calagem para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. 3 ed. Passo Fundo:SBCS- Ncleo Regional Sul. 1999. 224 p. Toledo, F.R.; Marcos-Filho, J. Manual das sementes: tecnologia da produo. So Paulo. Agronomica Ceres, 1997. 224 p. Prto, M.L.A.;Puiatti,M.;Fones, P.C.R.; Cecon, P.R.; Produtividade e acmulo de nitrato nos frutos de abobrinha em funo da abobrinha nitrogenada; Disponvel em <http://alexandria.cpd.ufv.br:8000/teses/fitotecnia/2011/242287f.pdf#page=18 > Visitado em 29/10/2012 Mathias,J.; Abobrinha Disponvel em <http://revistagloborural.globo.com/GloboRural/0,6993,EEC1703472-4529,00.html> Visitado em 29/10/2012 Disponvel em <http://www.horti.com.br/home/curiosidades/abobrinha.htm> Visitado em 29/10/2012 Disponvel em <http://www.criareplantar.com.br/horticultura/lerTexto.php?categoria=87&id=860> Visitado em 29/10/2012 Disponvel em <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/abobrinha/abobrinha3.php > Visitado em 29/10/2012

You might also like