You are on page 1of 5

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Material: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro

Rev. 00 - 08/09/2006

1. IDENTIFICAO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Tipo de formulao: Sinnimos: Aplicao: Empresa Fabricante: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro Slido TKPP, Difosfato Tetrapotssico, Nutrifos K Matria Prima ICL Brasil Ltda Av. Carlos Marcondes, 1200 ( Via Dutra, Km 159,5 ) CEP: 12241-900. So Jos dos Campos SP Tel.: ( 12 ) 3932-7100 0800-141977 ( 24 horas ) TKPP-A TKPP-T

Tel. Emergncia: Cdigo do produto:

2. COMPOSIO E INFORMAO SOBRE OS INGREDIENTES Componentes Pirofosfato Tetrapotssico Anidro 3. IDENTIFICAO DE PERIGOS Possveis efeitos para a sade: Vias de entrada: Contato com a pele e inalao. Olhos: Levemente irritante baseado em estudos de toxidade. O contato prolongado com o p poder causar irritaes em alguns indivduos. Pele: Levemente irritante baseado em estudos de toxicidade. O contato prolongado com p poder causar irritaes em alguns indivduos. Ingesto: No txico, baseado em estudos de toxicidade. No espera-se efeitos adversos se ingerido em quantidades pequenas. Em grande quantidade, pode provocar desconforto abdominal e diarria. Inalao: Poeira pode causar tosse e coriza. 4. MEDIDAS DE PRIMEIROS SOCORROS Olhos: Lavar imediatamente com gua corrente por 15 minutos at a remoo do produto. No caso de irritao procure o auxlio mdico. CAS 7320-34-5 % Massa 97 mn.

1 de 5

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Material: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro

Rev. 00 - 08/09/2006

Pele: Lavar imediatamente com gua corrente e sabo. Remova as roupas contaminadas. No caso de irritao procure o auxlio mdico. Ingesto: No d nada por via oral para uma pessoa inconsciente. No caso de ingesto acidental d dois a quatro copos de gua e no provoque o vmito. No caso de sintomas, procure auxlio mdico. Inalao: Remova a vtima para local ventilado e fornea ar fresco. Se a respirao estiver difcil aplique oxignio e procure auxlio mdico. Nota para o mdico: No h antdotos especficos. O tratamento sintomtico. 5. MEDIDAS DE COMBATE A INCNDIO Ponto de fulgor: No combustvel. Temperatura de auto ignio: No determinada. Meios de extino: Utilize os meios extintores adequados para o tipo de fogo a que o produto est exposto. Instrues para combate ao fogo: Bombeiros e outras pessoas que ficarem expostas aos vapores, poeiras e nvoas devem usar roupa protetora de combate ao fogo e permanecer a favor da direo do vento. Utilizar equipamento de respirao autnoma com presso positiva. Risco de exploso: O produto no explosivo. 6. MEDIDAS DE CONTROLE PARA DERRAMAMENTO OU VAZAMENTO Isolar a rea de risco e proibir a entrada de curiosos. Utilizar os equipamentos de proteo individual previstos (capacete de boa resistncia, luvas de PVC e culos de segurana). Recolher o produto derramado em recipientes adequados, tampados e identificados.

Evitar a contaminao de cursos de gua. Separar as embalagens que estiverem vazando das demais. Aps a limpeza do local com gua, bombear a gua proveniente da lavagem para tambores. Providenciar a disposio dos mesmos conforme a legislao local (Lei Brasileira 997). 7. MANUSEIO E ARMAZENAMENTO Evitar o contato com a pele, olhos e a roupa.

2 de 5

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Material: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro

Rev. 00 - 08/09/2006

Evite respirar o p proveniente do produto durante o manuseio. O usurio deve adotar as boas prticas de higiene. No guardar ou consumir alimentos no local de trabalho. Lavar as mos antes de comer ou fumar. Armazenar o produto em local seco e arejado, para manter as caractersticas iniciais do produto. Produto levemente higroscpico e deve ser estocado em local seco, para prevenir umidade e empedramento. Manter fora do alcance de crianas e animais. 8. CONTROLE DE EXPOSIO E PROTEO INDIVIDUAL Proteo dos olhos: Utilizar culos de segurana durante o manuseio. Esse produto no causa irritao significante aos olhos. Usar boas prticas de ventilao para evitar contato com os olhos. Proteo da pele: Embora o produto no represente ameaa pele, minimize a contaminao seguindo boa prtica de manuseio. Recomenda-se o uso de luvas de PVC e lavagem minuciosa aps o contato com o produto. Proteo Respiratria: Evite respirar vapores ou nvoas. Usar equipamentos de proteo respiratria quando os limites de exposio forem superados. O uso de mscara facial completa elimina a necessidade de culos de segurana. Ventilao: Fornecer ventilao para controlar os nveis de exposio. Se for prtico, usar ventilao local exaustora nas fontes de contaminao do ar. Limites de exposio: OSHA PEL: 15mg/m3 ( poeira total ) 8h ( TWA ). 5 mg/m3 ( poeira respirvel ) 8h ( TWA ). ACGIH TLV: 10mg/m3 ( inalveis ) 8h ( TWA ). 3 mg/m3 ( respirveis ) 8h ( TWA ). 9. PROPRIEDADES FSICO-QUMICAS Aparncia: Grnulos brancos. Frmula: K4P2O7 Odor: Inodoro (pH 10,35-10,40 soluo 1% a 25oC). Ponto de fuso: Comea a decompor-se a 641,5oC, completamente decomposto a 1109oC.

3 de 5

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Material: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro Densidade aparente: 1,0850 g/cm3 Solubilidade em gua: 188 ( g/100g H2O ) a 25oC 205 ( g/100g H2O ) a 50oC 245 ( g/100g H2O ) a 75oC

Rev. 00 - 08/09/2006

10. ESTABILIDADE E REATIVIDADE Estabilidade qumica: Estvel nas condies normais de armazenamento e manuseio. Materiais a evitar: Nenhum conhecido. Produtos de decomposio: Nenhum conhecido. Polimerizao: No ocorre. 11. INFORMAES TOXICOLGICAS Dados toxicolgicos: LD50 oral ( ratos ): 2980 mg/kg, levemente txico. LD50 dermal ( coelhos ): > 7940 mg/kg, praticamente no txico. Irritao para olhos ( coelhos ): 11,1/110,0, moderadamente irritante. Irritao para pele ( coelhos, 24h ): 0,5/8,0, praticamente no irritante (24h de exposio). Nota: O p ou grnulos podem causar irritao em algumas pessoas. Contato prolongado com a pele pode causar irritao. Inalao excessiva pode ser sufocante. 12. INFORMAES ECOLGICAS Evitar a contaminao de cursos de gua com o produto. No existem dados disponveis para esse produto. Para Fosfato de Sdio: Daphnia Magna: 48h EC50 > 100 mg/l, praticamente no txico; Peixes Truta Arco-ris: 96h LC50 > 100 mg/l, praticamente no txico. 13. CONSIDERAES SOBRE TRATAMENTO E DISPOSIO Incinerar os resduos em incinerador controlado pelos rgos ambientais. No contamine cursos de gua com o produto. No reprocessar. 4 de 5

Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico

Material: Pirofosfato Tetrapotssico Anidro

Rev. 00 - 08/09/2006

Dispor conforme a legislao ambiental vigente no local. No reutilizar as embalagens vazias. Embalagens vazias com resduos devem ser dispostas conforme a legislao ambiental vigente no local. 14. INFORMAES SOBRE TRANSPORTE Nome apropriado para embarque: No aplicvel. Classe e nmero da ONU: No aplicvel. Rtulo de risco: No aplicvel. Nota: Produto no enquadrado como perigoso segundo a Portaria em vigor sobre transporte de produtos perigosos. 15. REGULAMENTAES NA 16. OUTRAS INFORMAES Utilizar todas as instrues disponveis no rtulo, bem como todas as recomendaes para armazenamento, transporte e descarte. Classificao sugerida, segundo NFPA: Sade: 1 Fogo: 0 Reatividade: 0 Informao Adicional: NA Nota: As informaes fornecidas neste documento so apenas orientativas. Para maiores esclarecimentos ou informaes adicionais sobre o uso deste produto consulte a ICL BRASIL LTDA antes de sua utilizao.

5 de 5

You might also like