You are on page 1of 2

GT 29 ABA

Movimentos indgenas, polticas indgenas e indgenas na poltica: Repensando a poltica intertnica indgena para o Sculo XXI - (Claudia Leonor Lopez Garces (Museu Paraense Emlio Goeldi), Cristhian Tefilo da Silva (Universidade de Braslia)) Os processos de construo nacional tem sido estudados como processos conflitantes com a heterogeneidade cultural, identitria e ideolgica constitutiva das sociedades onde emergem. Nas Amricas e no Caribe essa realidade foi agravada por situaes coloniais extremamente assimtricas que os precederam e que foram responsveis pela disperso, subordinao, invisibilizao, transformao e mesmo extermnio de sociedades indgenas, que se reorganizaram e passaram a ser classificadas como minoritrias s identidades e conscincias nacionais. neste contexto de intensa reelaborao cultural que a poltica intertnica indgena se realiza e/ou transforma para fazer frente a projetos contemporneos de desenvolvimento e crescimento econmico. Este grupo de trabalho tem como objetivo discutir o significado dos movimentos indgenas contemporneos na qualidade de formas anticolonialistas de resistncia ao padro de poder estatal e seus projetos de desenvolvimento econmico. Nesse sentido, pesquisas etnogrficas e discusses tericas sobre mobilizaes, protestos e movimentos indgenas sero apresentados com vistas a subsidiar a interpretao das aes coletivas indgenas como formas anticolonialistas e autonomistas de fazer poltica intertnica.

A Luta Pela Terra Kaingang: A aliana com os de baixo e as novas formas de combate ao neocolonialismo em busca da autonomia Neste artigo buscamos apresentar os eventos etnogrficos recentes das agncias polticas kaingang para a retomada de suas terras e as novas alianas polticas que estes grupos formaram em uma situao de ampliao das relaes polticas neocoloniais dos no indgenas com relao aos seus territrios e direitos garantidos pela constituio de 1988. Neste contexto a poltica indigenista estatal mais ampla do Brasil, sofre uma srie de ataques institucionais, tais como a criao da portaria 303 da Advocacia Geral da Unio e do Projeto de Emenda Constitucional 215. Os dados referem-se principalmente a etnografias recentes junto aos interlocutores em episdios de "luta pela terra" e a referncias ancestrais kaingang e relatos histricos e outros dados documentais referentes ao passado de luta da etnia sobre seu territrio a partir das frentes de expanso (sc XIX). Na contemporaneidade os grupos cosmopolticos kaingang dispersos por sobre seu macroterritrio ancestral vivem em um mundo marcado pela eminente destruio dos ltimos espaos remanescentes da vida selvagem. Empreendimentos capitalistas relacionados ao agronegcio e um anseio poltico de

"desenvolvimento" que amplia o fenmeno demogrfico urbano no indgena por sobre o territrio indgena constituindo, em escala histrica, uma continuidade do processo de colonialismo por sobre espaos da etnia. Tal situao de ataques contnuos at a contemporaneidade faz com os grupos kaingangs reflitam e remodelem suas alianas externas ao grupo tnico, inserindo este em um contexto mais amplo de luta pelos direitos indgenas e direitos sociais. Desta forma a aliana com os de baixo, como os grupos autnomos que buscam alianas com os kaingang se denominam, buscam uma aliana ampla entre indgenas, quilombolas, sem terras, pequenos agricultores, estudantes e militantes sindicais para demandar direitos especficos e universais. Dentro deste processo de luta por direitos, o passado de lutas evocado pelos indgenas nas lembranas que remetem as experincias acumuladas e nas dimenses materiais e espirituais coletivas. A partir da reflexo dos discursos kaingang com relao chegada do Estado em seus territrios nos utilizamos das referncias de Sahllins e Foucault para analisar as relaes que entremeiam as prticas e discursos em que o passado estrutura as estratgias de organizao e as mudanas tticas das conquistas e derrotas decorrentes da (re)avaliao das alianas internas e externas dos coletivos kaingang. Desta forma as alianas com grupos que compartilham o desejo de autonomia no campo e na cidade reverberam a crtica ao projeto desenvolvimentista corrente nos discursos estatais atravs de uma perspectiva indgena compartilhada por seus aliados.

You might also like