You are on page 1of 7

DIREITOS HUMANOS Caractersticas dos Direitos Humanos na esfera internacional Universais Indivisibilidade Interdependentes (complementaridade).

de). Historicidade Os direitos humanos so uma construo histrica, nascem de modo gradual e a partir de novas reivindicaes. Ex: O comeo das discusses das questes ambientais s ocorreu na dcada de 70. Essencialidade Isso vale para qualquer esfera dos Direitos Humanos. Esto no topo das questes constitucionais, seja no aspecto formal, seja no material. (bloco de constitucionalidade). Irrenunciabilidade (indisponveis) - No se pode abrir mo. A autorizao do titular no convalida o fato de ele ter renunciado. Inalienveis No pode ser trocados, cedidos, vendidos, etc. Imprescritibilidade No so perdidos pela falta de uso. A qualquer momento o direito pode ser reivindicado. imprescritvel com relao ao fato. Discusso dos crimes cometidos durante o regime militar no Brasil. A Corte Interamericana de Direitos Humanos condenou o Brasil em 2010 no caso Gomes Lund. A ADPF 153 questionou a lei da anistia, mas o STF julgou pela constitucionalidade da lei. A condenao foi na esfera internacional. Vedao ao retrocesso (efeito cliquet) No se pode retroceder na proteo dos direitos humanos. Com o surgimento de novos direitos humanos, no h como retroceder. Ex: H trs ADIs no STF com relao ao Cdigo Florestal. No se pode diminuir na proteo do meio ambiente. Corrente do relativismo A universalidade seria uma imposio eurocntrica. Se contrape universalidade dos direitos humanos. Normas de direitos humanos so culturalmente relativas. A universalidade afronta preceitos histricos, culturais, econmicos, religiosos de um local. O primado do coletivo. A universalidade acaba flexibilizando a concepo de soberania e de jurisdio domstica.

Artigo I Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. So dotadas de razo e conscincia e devem agir em relao umas s outras com esprito de fraternidade. Artigo II Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declarao, sem distino de qualquer espcie, seja de raa, cor, sexo, lngua, religio, opinio poltica ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condio. A ONU se posicionou no sentido de que prevaleceu o que est na Declarao de Viena (1993), na Segunda Conferncia Mundial sobre Direitos Humanos. 5. Todos os direitos humanos so universais, indivisveis, interdependentes e inter-relacionados. A comunidade internacional deve tratar os direitos humanos de forma global, justa e equitativa, em p de igualdade e com a mesma nfase. Embora particularidades nacionais e regionais devam ser levadas em considerao, assim como diversos contextos histricos, culturais e religiosos, dever dos Estados promover e proteger todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, sejam quais forem seus sistemas polticos, econmicos e culturais. Ou seja, prevaleceu o forte universalismo e o fraco relativismo cultural. Protege o cidado contra legislaes infraconstitucionais que flexibilizem direitos humanos. Teoria das Geraes (dimenses) dos Direitos Humanos 1 Gerao Direitos civis e polticos. Envolvem o valor liberdade. So direitos negativos (nofazer direito de no interferncia estatal).Derivam das revolues liberais (Revoluo Francesa, americana). 2 Gerao Direitos Econmicos, sociais e culturais. Envolvem o valor igualdade. So direitos positivos (fazer necessria ingerncia do Estado para concretizao). Derivam do ps Revoluo Industrial, Revoluo Russa, Constituies de Weimar e Mexicana. 3 Gerao Direitos difusos. (Meio ambiente, desenvolvimento, etc.). Envolvem o valor fraternidade. So direitos positivos (fazer).Derivam do ps II Guerra. O termo dimenso mais prestigiado pois d a ideia de complementaridade. O termo gerao d ideia de substituio.

Gnese do Processo de Internacionalizao dos Direitos Humanos (sentido amplo) 1) Direito Internacional Humanitrio (Direito de Guerra) (Cruz Vermelha - 1863) Traz os princpios ticos mnimos em casos de conflitos armados. Normas convencionais e consuetudinrias dos conflitos armados, tanto internacionais como no-internacionais (guerras civis). Surge no sc. XIX. Henri Dunin testemunha a Batalha de Solferino no 1859. Sensibiliza-se e entram no campo de batalha com uma bandeira branca e uma cruz vermelha. Se codifica nas Convenes de Genebra de 1949. 2) Liga das Naes (1919) Nasce do ps I Guerra, atravs do Tratado de Versalhes. Tentativa de reunio das naes para celebrar a paz. 3) Organizao Internacional do Trabalho (1919) Nasce do ps I Guerra, atravs do Tratado de Versalhes. Fundada na convico de Justia Social, necessria para a consolidao da paz. uma agncia da ONU com estrutura tripartite, j que possui representao dos governos, de organizaes de empregadores e de organizaes de trabalhadores. 1944 Aprovao da Declarao da Filadlfia. Carta de princpios e objetivos da OIT. Em 1945, com a criao da ONU. Em 1946 foi incorporada como a primeira agncia da ONU. Sistemas de Direitos Humanos (ONU e OEA) Sistema Global ONU (1945) Sistema regional Europeu (1950), Interamericano, Africano (1981). Proteo no sistema Global Carta de So Francisco (1945) Os propsitos das Naes unidas so: 3. Conseguir uma cooperao internacional para resolver os problemas internacionais de carter econmico, social, cultural ou humanitrio, e para promover e estimular o respeito aos direitos humanos e s liberdades fundamentais para todos, sem distino de raa, sexo, lngua ou religio;

Art. 55 Com o fim de criar condies de estabilidade e bem estar, necessrias s relaes pacficas e amistosas entre as Naes, baseadas no respeito ao princpio da igualdade de direitos e da autodeterminao dos povos, as Naes Unidas favorecero: b) a soluo dos problemas internacionais econmicos, sociais, sanitrios e conexos; a cooperao internacional, de carter cultural e educacional; e A Carta da ONU no possui carter de Carta especfica de Direitos Humanos. Veio a Declarao Universal dos Direitos Humanos. (1948) Primeiro documento fundamental dos direitos humanos na histria contempornea. Resoluo 217/A. Contedo: Direitos civis e polticos; (art. 3 ao 21) Direitos econmicos, sociais e culturais (art. 22 ao 27) Oito pases se abstiveram. (Bielorrssia, Tchecoslovquia, Polnia, Ucrnia, USSR e Iugoslvia, frica do Sul e Arbia Saudita). Alegao: Direitos civis e polticos demais, e direitos econmicos, sociais e culturais de menos. Em que pese a Declarao sob aspecto formal ser uma Resoluo (recomendao), h entendimento de grande parte da doutrina, uma norma internacional cogente, ou seja, norma imperativa, obrigatria e vinculante, pela qual os Estados tem o compromisso de assegurar tais direitos, uma vez que a declarao especial e faz parte do Direito Internacional. A concretizao dos princpios da Carta foi feita pelos Pactos Internacionais. Pacto de direitos civis e polticos (1966) Pacto de direitos econmicos, sociais e culturais (1966)

Cada um dos pactos foi criado para concretizar as ideologias das potncias da Guerra Fria. Pacto de direitos civis e polticos (1966) Possui dois protocolos facultativos: 1) Protocolo referente s peties individuais 2) Protocolo referente abolio da pena de morte Caractersticas: O Brasil ratificou o pacto atravs do Decreto Presidencial 592/1992. Possui um ncleo inderrogvel, previsto no art. 4. O controle e fiscalizao de se cumprimento feito pelo Comit de direitos do Homem.

O Pacto mais amplo do que a Declarao Universal. Ele amplia o rol de direitos civis e polticos. 1. Quando situaes excepcionais ameacem a existncia da nao e sejam proclamadas oficialmente, os Estados Partes do presente Pacto podem adotar, na estrita medida exigida pela situao, medidas que suspendam as obrigaes decorrentes do presente Pacto, desde que tais medidas no sejam incompatveis com as demais obrigaes que lhes sejam impostas pelo Direito Internacional e no acarretem discriminao alguma apenas por motivo de raa, cor, sexo, lngua, religio ou origem social. 2. A disposio precedente no autoriza qualquer suspenso dos artigos 6, 7, 8 (pargrafos 1 e 2) 11, 15, 16, e 18. (6. Direito vida, 7. Tortura, 8. Escravido, 11.Priso por obrigao contratual, 18. Libedade. Art. 41 1. Com base no presente Artigo, todo Estado Parte do presente Pacto poder declarar, a qualquer momento, que reconhece a competncia do Comit para receber e examinar as comunicaes em que um Estado Parte alegue que outro Estado Parte no vem cumprindo as obrigaes que lhe impe o presente Pacto. As referidas comunicaes s sero recebidas e examinadas nos termos do presente artigo no caso de serem apresentadas por um Estado Parte que houver feito uma declarao em que reconhea, com relao a si prprio, a competncia do Comit. O Comit no receber comunicao alguma relativa a um Estado Parte que no houver feito uma declarao dessa natureza. As comunicaes recebidas em virtude do presente artigo estaro sujeitas ao procedimento que se segue(...) Sistemas de Controle 1) Sistema de relatrios peridicos - Encaminhamento peridico de relatrios ao Comit do Pacto. Esse sistema de controle obrigatrio. 2) Comunicaes ou denncias interestatais Um Estado denuncia um outro pelo descumprimento de direitos. Deve ser reconhecida de forma expressa. Esse sistema de controle facultativo. 3) Sistema de peties individuais Pessoas comuns podem peticionar no sistema de direitos humanos. O nacional vtima de descumprimento de direitos humanos e apresenta denncia ao Comit. Esse sistema de controle facultativo.

Regras fundamentais gerais: 1) Esgotamento da jurisdio interna. 2) Caso no pode estar sendo apreciado em outra instncia internacional. (Litispendncia internacional). Quem assina o primeiro protocolo permite que seus nacionais provoquem o Comit. O Decreto Legislativo dos dois facultativos j esto aprovados. Mas o Decreto Presidencial ainda no ratificou o Decreto Presidencial dos protocolos. Quanto ratificados, podero ser utilizados para petio direta dos cidados perante os rgos. Pacto de direitos econmicos, sociais e culturais (1966) Possui clusula de Progressiva realizao. Art. 2 Artigo 2 - 1. Cada Estado-parte no presente Pacto compromete-se a adotar medidas, tanto por esforo prprio como pela assistncia e cooperao internacionais, principalmente nos planos econmico e tcnico, at o mximo de seus recursos disponveis, que visem a assegurar, progressivamente, por todos os meios apropriados, o pleno exerccio dos direitos reconhecidos no presente Pacto, incluindo, em particular, a adoo de medidas legislativas. Estipular deveres aos Estados partes, de obrigaes positivas. O controle exercido atravs de Relatrios. Diferenas entre os pactos O Pacto de direitos civis tem aplicao imediata, j o Pacto de direitos econmicos tem aplicao progressiva. rgos de Proteo das Naes Unidas Assembleia Geral. Dentro dela h o Alto Comissariado para Direitos Humanos (1993), aps a II Conferncia Mundial. Conselho Econmico e Social. Conselho de Direitos Humanos (2006)

Responsabilidade Internacional do Estado Regime objetivo de proteo dos Direitos Humanos. Em Tratados e Convenes Internacionais de direitos humanos, no h reciprocidade. Estados no tm direitos. Tem obrigaes de proteo. A Responsabilidade subsidiria (quando h falha do Estado. A responsabilidade primria do Estado) e suplementar. Mecanismos de Responsabilidade pela violao de compromissos internacionais 1)Mecanismo unilateral Quando o Estado, alegando violaes de direitos humanos, aplica sanes a outro Estado. 2) Mecanismo coletivo (institucional) Mecanismo decorrente dos Tratados e Convenes Internacionais de direitos humanos. Quando h rgos imparciais (Cortes). Mecanismo coletivo no seio da ONU Se desdobra em: Mecanismo (sistema) convencional Deriva dos tratados internacionais, forma de responsabilizao derivada do prprio tratado. Ex: Comit dos direitos do homem no Pacto de Direitos Civis. Est previsto. Mecanismo (sistema) extraconvencional No est previsto em tratados. Ex: O que est acontecendo com a Sria. Se ele membro da ONU, faz-se uma Resoluo para abertura de procedimento de investigao.

You might also like