You are on page 1of 71

MEDIÇÃO DE PRESSÃO

Instrumentação Industrial
Prof.ª Priscilla Juá - prijua@gmail.com

Medição de Pressão
2

1. INTRODUÇÃO
2. CONCEITOS DE PRESSÃO
3. DISPOSITIVOS DE MEDIÇÃO DE PRESSÃO
4. BIBLIOGRAFIA

1. Introdução
3

Medição de pressão é o mais importante padrão de
medida, pois as medidas de vazão, nível, temperatura,
etc. podem ser feitas utilizando-se esse princípio.

Conceitos de pressão 4 Pressão é definida como “uma força uniformemente sobre um superfície (área)”.2. P=F A onde: P = Pressão F = Força A = Área aplicada .

2.2.1Pressão Atmosférica  É a pressão exercida pela atmosfera terrestre medida em um barômetro. . Conceitos de pressão 5 2.2 Pressão Relativa Positiva ou Manométrica  É a pressão medida em relação à pressão atmosférica. Ao nível do mar esta pressão é aproximadamente de 760 mmHg. tomada como unidade de referência.

Conceitos de pressão 6 2.2.3Pressão Absoluta  É a soma da pressão relativa e atmosférica ou medida a partir do vácuo absoluto. 3 Kgf/cm2 a  Pressão Absoluta 4 Kgf/cm2 g  Pressão Relativa ou Manométrica ( Gauge)  O fato de se omitir esta informação na indústria significa que a maior parte dos instrumentos medem pressão relativa. Ex. Importante: Determinar se a pressão é relativa ou absoluta. .

2.2.4 Pressão Relativa Negativa ou Vácuo  É quando um sistema tem pressão relativa menor que a pressão atmosférica. Conceitos de pressão 7 2.5 Diagrama Comparativo das Escalas .

. 2. sendo representada pelo símbolo ∆P. nível. diferencial de pressão. que é transmitida integralmente em todas as direções e produz a mesma força em áreas iguais.6 Pressão Diferencial  É a diferença entre 2 pressões. em fluidos estáticos.7 Pressão Estática  É a pressão exercida em um ponto.  Essa diferença de pressão normalmente é utilizada para medir vazão. Conceitos de pressão 8 2.2. densidade. etc.

8 Pressão Dinâmica  É a pressão exercida por um fluído em movimento paralelo à sua corrente. Conceitos de pressão 9 2. 2.2. .9 Pressão Total  É a pressão resultante da somatória das pressões estáticas e dinâmicas exercidas por um fluido que se encontra em movimento.

mHg. mH2O. etc. kgf/cm². as unidades Pa. Atm e bar. Conceitos de pressão 10 2. CGS.10 Unidades de Pressão  A pressão possui vários tipos de unidade.2. . dependendo da área de utilização.   Os sistemas de unidade MKS. faixa de medição. lbf/pol2. N/m². tipos de medida de pressão. Em geral são utilizados para medição de pressão. gravitacional e unidade do sistema de coluna de líquido são utilizados tendo como referência a pressão atmosférica e são escolhidas.

10 Unidades de Pressão  Na indústria temos instrumentos padrões com todas as unidades e para isto é necessário saber fazer a conversão.2. Conceitos de pressão 11 2. .

Dispositivos para Medição de Pressão  Tipos de elementos sensíveis: aquele que recebe a pressão a ser medida e a transforma em deslocamento ou força  Tubo Bourdon  Membrana ou Diafragma  Fole  Coluna de Líquido  Sensor tipo Piezoelétrico  Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo  Sensor tipo Capacitivo  Sensor tipo Silício Ressonante .12 3.

13 3. que pode ter vários elementos sensíveis e ser utilizados também pelos transmissores e controladores. Dispositivos para Medição de Pressão  O instrumento mais simples para se medir pressão é o manômetro. .

. o manômetro tipo elástico: que utiliza a deformação de um elemento elástico como meio para se medir pressão. Dispositivos para Medição de Pressão  Manômetros são dispositivos utilizados para indicação local de pressão e em geral divididos em duas partes principais: o manômetro de líquidos: que utiliza um líquido como meio para se medir a pressão.14 3.

15 3. Tipos de Manômetros Manômetros elásticos Manômetros de líquidos Elementos de recepção Tipo Tubo de Bourdon Tipo C Tipo Espiral Tipo Helicoidal Tipo Diafragma Tipo Fole Tipo Tubo em “U” Tipo Tubo reto Tipo Tubo Inclinado . Dispositivos para Medição de Pressão  A tabela a seguir classifica os manômetros de acordo com os elementos de recepção.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.1 Manômetros Tipo Elástico   Os manômetros tipo elástico baseia-se na lei de Hooke sobre elasticidade dos materiais.16 3. . Em 1676. Em seu enunciado ele disse: “o módulo da força aplicada em um corpo é proporcional à deformação provocada”. Robert Hook estabeleceu essa lei que relaciona a força aplicada em um corpo e a deformação por ele sofrida.

1 Manômetros Tipo Elástico   Essa deformação pode ser dividida em elástica (determinada pelo limite de elasticidade). . pois assim cessada a força a ele submetida o medidor retorna a sua posição inicial sem perder suas características. Os medidores de pressão tipo elástico são submetidos a valores de pressão sempre abaixo do limite de elasticidade. Dispositivos para Medição de Pressão 3.17 3. e plástica ou permanente.

o tubo tende a tomar uma seção circular resultando um movimento em sua extremidade fechada.1 Tubo Bourdon    Tubo com seção oval. Dispositivos para Medição de Pressão 3.1. tendo uma extremidade fechada e a outra aberta à pressão a ser medida.18 3. . Com a pressão agindo em seu interior. Esse movimento através da engrenagem é transmitido a um ponteiro que vai indicar uma medida de pressão.

Dispositivos para Medição de Pressão .19 3.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.20 3.1 Tubo Bourdon .1.

1. o tubo Bourdon pode se apresentar nas seguintes formas: . Dispositivos para Medição de Pressão 3.1 Tubo Bourdon  Quanto à forma.21 3.

Quando uma pressão é aplicada.2 Membrana ou Diafragma   É constituído pôr um disco de material elástico (metálico ou não) fixo pela borda. Uma haste fixa ao centro do disco está ligada a um mecanismo de indicação.1. a membrana se desloca e esse deslocamento é proporcional à pressão aplicada.22 3. . Dispositivos para Medição de Pressão 3.

23 3.2 Membrana ou Diafragma  O diafragma geralmente é ondulado ou corrugado para aumentar sua área efetiva.1. Dispositivos para Medição de Pressão 3. .

Dispositivos para Medição de Pressão 3. corrugado ou sanfonado. . uma vez cessada a força devida à pressão.1. O fole é um elemento bastante utilizado. mas quase nunca independentemente e sim em conjunto com uma mola que força o fole a voltar à posição inicial.24 3.3 Fole   É basicamente um cilindro metálico.

atuando sobre um ponteiro que indica. Dispositivos para Medição de Pressão 3.1.3 Fole  O fole tem uma das extremidades fixas e a variação de pressão no seu interior. faz com que ele se distenda ou se contraia. . numa escala graduada em unidade de pressão. o movimento da extremidade livre do fole.25 3.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.3 Fole .26 3.1.

27 3. Dispositivos para Medição de Pressão  A tabela abaixo mostra os principais tipos de elementos de recepção utilizados na medição de pressão baseada na deformação elástica. . bem como sua aplicação e faixa recomendável de trabalho.

uma escala graduada. um líquido de enchimento e suportados por uma estrutura de sustentação.28 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.2 Manômetro de Líquido    É um instrumento de medição e indicação local de pressão baseado na equação manométrica. Sua construção é simples e de baixo custo. . Basicamente é constituído por tubo de vidro com área seccional uniforme.

2 Manômetro de Líquido  As colunas podem ser basicamente de três tipos: coluna reta vertical. . Dispositivos para Medição de Pressão 3. reta inclinada e em forma de “U”.29 3. Os líquidos mais utilizados nas colunas são: água (normalmente com um corante) e mercúrio.

d . Dispositivos para Medição de Pressão 3. Sendo a fórmula: P1 – P2 = h.30 3.2 Manômetro de Líquido   Quando se aplica uma pressão na coluna o líquido é deslocado. sendo que este deslocamento é proporcional à pressão aplicada.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.2 Manômetro de Líquido .31 3.

32 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.2 Manômetro de Líquido .

33 3. devido à força de coesão e adesão entre as moléculas do vidro do líquido.2 Manômetro de Líquido  Neste tipo de medidor a tensão superficial dos líquidos é evidente. aparece o que chamamos de menisco. . ou seja. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

34 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.2 Manômetro de Líquido  Tubos pequenos diâmetros: superfície do líquido curva. . esta deve ser feita na direção horizontal no ápice do menisco. Mercúrio (tensão superficial alta): menisco convexo.    Água e o álcool (tensão superficial baixa): superfície côncava. Para evitar o erro de paralaxe quando fizermos a leitura de pressão.

Dispositivos para Medição de Pressão 3. a altura de coluna máxima disponível no mercado é de 2 metros e assim a pressão máxima medida é de 2 mH2O caso se utilize água destilada.2 Manômetro de Líquido – Faixa de medição   Em função do peso específico do líquido de enchimento e também da fragilidade do tubo de vidro que limita seu tamanho. . esse instrumento é utilizado somente para medição de baixas pressões.35 3. e 2 mHg com utilização do mercúrio. Em termos práticos.

36 3. deve ser compensada. . Dispositivos para Medição de Pressão 3. a temperatura do ambiente onde o instrumento está instalado irá influenciar no resultado da leitura e portanto sua variação. caso ocorra.2 Manômetro de Líquido – Influência da temperatura na leitura  Como a medição de pressão utilizando manômetro de líquido depende do peso específico do mesmo.

2 Manômetro de Líquido – Influência da temperatura na leitura   Na prática. .37 3. utiliza-se a temperatura de 20ºC como referência e esta deve ser escrita na escala de pressão. Dispositivos para Medição de Pressão 3. Outra influência da temperatura na medição de pressão por este instrumento é no comprimento da escala que muda em função de sua variação e em leituras precisas deve ser também compensada.

38 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3. . nível e vazão nos primórdios da instrumentação.2 Manômetro de Líquido – Aplicação  Os manômetros de líquido foram largamente utilizados na medição de pressão.

a aplicação destes instrumentos na área industrial se limite a locais ou processos cujos valores medidos não são cruciais no resultado do processo ou a locais cuja distância da sala de controle inviabiliza a instalação de outro tipo de instrumento. Dispositivos para Medição de Pressão 3.39 3. . com o advento de outras tecnologias que permitem leituras remotas.2 Manômetro de Líquido – Aplicação  Hoje.

é nos laboratórios de calibração que ainda encontramos sua grande utilização.40 3.2 Manômetro de Líquido – Aplicação  Porém. pois podem ser tratados como padrões. Dispositivos para Medição de Pressão 3. .

 São elementos pequenos e de construção robusta.  Sinal de resposta linear com a variação de pressão.3 Sensor tipo Piezoelétrico  Os elementos piezoelétricos são cristais (quartzo. turmalina e titanato) que acumulam cargas elétricas em certas áreas da estrutura cristalina. por ação de uma pressão.41 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3. quando sofre uma deformação física. .

por isso é utilizado em relógios de precisão.3 Sensor tipo Piezoelétrico  Sinais de altíssimas frequências de milhões de ciclos por segundo. resultará em uma correspondente alteração da forma cristalina.42 3. Se conectado a um potencial elétrico. .    O efeito piezoelétrico é um fenômeno reversível. Este efeito é altamente estável e exato. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

Dispositivos para Medição de Pressão 3. . uma vez que o quartzo é um elemento transmissor ativo. sendo indicada ou convertida em um sinal de saída.3 Sensor tipo Piezoelétrico  A carga devida à alteração da forma é gerada sem energia auxiliar.43 3. para tratamento posterior.  Esta carga é conectada à entrada de um amplificador.

44 .

45 .

46 .

47 .

4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo  Baseia-se no princípio de variação da resistência de um fio.3. mudando-se as suas dimensões. Onde: R: Resistencia do condutor ρ: Resistividade do material L: Comprimento do condutor S: Area da secao transversal  . Dispositivos para Medição de Pressão 48 3.

49

3. Dispositivos para Medição de
Pressão
3.4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo 

Pela equação temos que a resistência elétrica de um
condutor é diretamente proporcional à resistividade e ao
comprimento e inversamente proporcional a área da
seção transversal.

50

3. Dispositivos para Medição de
Pressão
3.4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo 

A maneira mais prática de alterarmos as dimensões de um
condutor é tracionarmos o mesmo no sentido axial como
mostrado a seguir:

51

3. Dispositivos para Medição de
Pressão
3.4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo 

O sensor consiste de um fio firmemente colado sobre uma
lâmina de base, dobrando-se tão compacto quanto
possível. Esta montagem denomina-se tira extensiométrica.

precisa estar eletricamente isolado da mesma. Dispositivos para Medição de Pressão 3. apesar de solidamente ligado à lâmina de base.52 3. .4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo  O fio.  Uma das extremidades é fixada em um ponto de rígido enquanto a outra será o ponto de aplicação de força.

Dispositivos para Medição de Pressão 3. suas fibras internas serão submetidas a dois tipos de deformação:   Tração Compressão. .4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo  Um material ao sofrer uma flexão.53 3.

54 3.4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo   As fibras externas sofrem um alongamento com a tração (maior raio de curvatura). enquanto as fibras internas sofrem uma redução de comprimento (menor raio de curvatura). Dispositivos para Medição de Pressão 3. Variação da resistência total .

Dispositivos para Medição de Pressão 3. .4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo  A ligação ideal para um Strain Gauge com 4 tiras extensiométricas é o circuito em ponte de Wheatstone. que tem a vantagem adicional de compensar as variações de temperatura ambiente. pois todos os elementos estão montados em um único bloco.55 3.

56 3.4 Sensor tipo Strain Gauge ou Piezoresistivo Exemplo de aplicação: Célula de carga . Dispositivos para Medição de Pressão 3.

5 Sensor tipo Capacitivo   A principal característica dos sensores capacitivos é a completa eliminação dos sistemas de alavancas na transferência da força / deslocamento entre o processo e o sensor.57 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3. diretamente pelo processo de uma das armaduras do capacitor. Este tipo de sensor resume-se na deformação. . Tal deformação altera o valor da capacitância total que é medida por um circuito eletrônico.

montados juntos ao sensor. . Dispositivos para Medição de Pressão 3.5 Sensor tipo Capacitivo   Esta montagem elimina os problemas mecânicos das partes móveis mas expõe a célula capacitiva às rudes condições do processo. Este inconveniente pode ser superado através de circuitos sensíveis a temperatura. principalmente a temperatura do processo.58 3.

portanto se faz necessário uma compensação (linearização) a cargo do circuito eletrônico. .59 3.5 Sensor tipo Capacitivo  Outra característica inerente à montagem é a falta de linearidade entre a capacitância e a distância das armaduras devido á deformação não linear. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

60 3. Dispositivos para Medição de Pressão .

utilizando o diferencial de pressão para vibrar em maior ou menor intensidade. Dispositivos para Medição de Pressão 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante  Consiste de uma cápsula de silício colocada estrategicamente em um diafragma. .61 3. afim de que essa frequência seja proporcional à pressão aplicada.

6 Sensor tipo Silício Ressonante .62 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.63 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante  Construção do sensor .

64 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante  Detalhe construção do sensor para melhor compreensão .

65 3. Campo elétrico gerado pôr uma corrente em AC Pressão exercida sobre o sensor . Dispositivos para Medição de Pressão 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante  Fatores que influenciam na ressonância do sensor de silício:    Campo magnético gerado por um imã permanente posicionado sobre o sensor.

6 Sensor tipo Silício Ressonante .66 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

. Um dos sensores ficará localizado ao centro do diafragma (FC).67 3. enquanto que o outro terá a sua disposição física mais à borda do diafragma (FR).6 Sensor tipo Silício Ressonante   A combinação do fator campo magnético /campo elétrico é responsável pela vibração do sensor. Dispositivos para Medição de Pressão 3.

uma sofrerá compressão e a outra tração conforme a aplicação de pressão sentida pelo diafragma. no mesmo encapsulamento. e será proporcional ao ∆P aplicado. Desta maneira. porém.6 Sensor tipo Silício Ressonante   Por estarem localizadas em locais diferentes. os sensores possuirão uma diferença de frequência entre si. Dispositivos para Medição de Pressão 3. Esta diferença pode ser sentida por um circuito eletrônico. .68 3.

Dispositivos para Medição de Pressão 3.69 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante .

70 3. Dispositivos para Medição de Pressão 3.6 Sensor tipo Silício Ressonante .

controle e automação de processos. F. Rio de Janeiro: LTC. 2010. PAZOS. Rogério. PESSA.4. SMAR. 2. Rio de Janeiro: Axcel Books. 2002. BIBLIOGRAFIA 71 ALVES. L. . Rev. L. J.10. Automação de sistemas e robótica. 2. Instrumentação. 2004. ed. Manual de Treinamento SMAR: Instrumentação Básica para Controle de Processo.