Tutorial Simulador Phoenix

A pedido do amigo atitude daqui do fórum, farei uma preliminar sobre o Simulador
Phoenix.
Meu primeiro Simulador foi o Reflex , ao qual achei a apresentação muito boa, porém ao
solicitar algumas dicas de configuração do mesmo em relação ao controle ( Tx ) que eu
usava , me deparei com algumas limitações e problemas de acerto dos canais para que
ficasse sincronizado com o Reflex. Depois de muito trabalho consegui em fim ajustar o
Reflex. Foi quando numa dessas muitas mensagens enviadas por fórum, uma pessoa do
Fórum do E-voo, me indicou que eu comprasse o Phoenix, pois ele também tinha o
Reflex, Real G4, Aerofly e o Phoenix. Como o Phoenix não é vendido em nenhuma loja
do Brasil, tive que comprar o mesmo fora do Brasil. Ao chegar em minhas mãos e instalalo, pude perceber a facilidade de sua instalação, a contar com um ponto muito positivo
que é a possibilidade no inicio da instalação, pedir o idioma Português. Durante a
instalação, é solicitado pelo programa o nome do radio que você possui, e feita toada a
calibragem do mesmo, com isso todos os botões do Radio e chaves funcionaram durante
a simulação, o que dizem não acontecer com o melhor concorrente ( RealFlight ). Na
versão Atual 2.0 os seguintes rádios encontram-se disponíveis:
Futaba: 14MZ – 6EXA – 6EXH – T7CP – T9CP
Hitec: Optic 6
JR : D5X9 – PCM9X – X2610 – X3810
Outros: Century elite 6 – Eflite Brade CX2 – Esky 4 canais
Sanwa / Airtronics: RD 8000
Spectrum: DX5E – DX6 – DS6i – DX 7
Além desses você pode incluir outros bastando para isso fazer os ajustes necessários de
centralização de manetes e chaves.
Na versão que vai sair por esses dias , pois na pagina já temos todos os melhoramentos
que serão lançados, será incluído um novo radio, o Walkera 2401 e 2661.
É também solicitado a escolher o grau de qualidade dos gráficos, item muito importante ,
pois é aqui que o programa irá reconhecer eficiência da placa de vídeo do equipamento,
isso fará com que ele se adapte com seu computador.

Uma das muitas coisas interessantes neste Simulador, e sua facilidade de percorrer seus
MENUs. Existem muitos cenários e aviões, muitas formas de controlar a meteorologia e
as competições. Sua simulação on line e perfeita, podendo-se ter um Chat com todos os
participantes da seção aberta ou criada por você. Com a chegada da nova atualização
teremos o Chat também pelo Áudio o que torna isso bastante significativo podendo
inclusivel com isso conversar com os outros , pegar dicas, aprender novas manobras por
voz e quem sabe ter aulas !
A dinâmica da Simulação é muito boa , podemos mudar quase tudo na configuração dos
modelos , como : ver foto 2.

. Posso acompanhar quando on line o recurso pelo botão do mouse e ficar na posição de visão do piloto sendo eu espectador e mudar pra visão de outro piloto se eu quiser. pois facilita muito a pegar dedo. Posso deixar bem lento pra treinar manobra ou acima do normal pra pegar reflexo. Temos um recurso de binóculo que facilita quando a aeronave esta muito longe e ajuda também na dirigibilidade por novatos. Temos 4 tipos de câmeras: Normal – vendo o solo – olhar fixo – Mudar a visão Existe também a configuração de falhas que poderão ocorrer durante o vôo e como ela ira aparecer. Gosto muito da velocidade da Simulação. A qualquer momento posso usar o mouse e rodar em 360 graus . .

configurações na aeronave em geral. pois no mercado não tem nada igual. Asa. treinabilidade. configurações de novos rádios. Neste tutorial farei um resumo sobre o simulador.. o suporte deles também é muito bom existem muitas sugestões minhas que foram aplicadas. Competições disponíveis e o Modo Multiplayer. leves ou pesados.br MSN andremecanico@bol. problema de garantias e ai então darei inicio a seus menus. turbinar motor. que é um Show ! . envergadura. Leme etc. dicas. diedro.Campo dos Afonsos – Tel: 7893-9231 id 6*5422 – Trab. o programa procura por atualizações existentes. Quanto as Atualizações : No caso do RealFlight e Aerofly são pagas . etc. Seu preço é muito atrativo. Quanto ao Phoenix são gratuitas e permaneceram desta forma . modificar sua relação peso/potência. mas vai ficar a cargo de vocês me fazerem as perguntas me enviando por email que responderei com prazer. Postarei aqui tudo sobre este fantástico Simulador. falarei sobre sua instalação. Falarei também sobre os cenários. muito bom esse recurso Como é bom ter um Simulador em português ! Esse sem duvida é o melhor simulador que existe. acertos e melhorias nos seus vários modelos. Abro aqui o inicio de um grande Tutorial sobre este Grande Simulador . pois ao inicia-lo estando conectado a net .).Podemos editar os vários modelos tornando-os mais rápido .Rio de Janeiro – Clube ACA. Falarei também sobre seu Suporte Técnico.com. e uma infinidade de coisas estão disponíveis . a não ser que se mude toda a plataforma do programa. requisitos de sistema. sobre o Menu Visualização/ Câmeras e Display. e outras que estão em pauta para serem ainda. Cursos com professores e Manobras e dicas. meteorologia e afins. macetes. coloque no corpo da mensagem Duvidas Phoenix.com. existe muito mais que poderia expor aqui . recursos disponíveis e muitas outras novidades a respeito deste ótimo Simulador. novidades. tudo o que se faz numa aeronave de modelismo. Modo Treino. desde sua instalação. aumentar envergaduras de aeronaves. Atenciosamente André Luiz . o que pode e o que não pode ser feito com a Cópia Original. simulação de falhas (Aileron. o que provavelmente seria enviavel. Modo Gravação. seja ela Planador. As atualizações não são pagas o que nos garante sempre estaros atualizados. Avião ou Helicóptero. Temos também vários cursos de pilotagem de aero e Heli disponíveis . Reflex não tenho certeza. (21) 2580-8056 Contato: andremecanico@bol.br Skipe: andremecanico Abaixo um Tutorial preparado para que conheçam um pouco melhor sobre o Phoenix.

encaminharei ao Suporte Técnico e a Área de Apoio ao Usuário e assim que eu tenha a resposta publicarei aqui afim de que todos tenham suas respostas. as diversas funções. O que você recebe ao comprar então o Phoenix ? Na abertura da caixa. pois existe a possibilidade de se usar a versão em português de Portugal. Mesmo seu CD sendo original. A chave de proteção do Phoenix está localizada no meio do cabo USB e isso evita o bloqueio por outro cabo USB usado na porta ao lado. para que não tenhamos prejuízo de material. com fotos. Este dispositivo liga o transmissor e a porta USB do seu computador. Sua Instalação é muito simples. sugestões e dicas serão aqui solucionadas e caso haja algo que eu não possa responder. características e funcionalidades do Phoenix. antes de comprarmos um modelo devemos investir em um bom simulador. o FMS. e então tomamos o gostinho e partimos para Simuladores mais potentes. você não conseguirá rodar o Phoenix sem seu cabo USB original. sendo assim. este é o melhor simulador disponível para o aeromodelista e helimodelista ! Irei mostrar. no decorrer do aprendizado. O aprendizado requer tempo e dedicação. Sem dúvida. Este cabo é a proteção contra copias piratas. há um CD e um cabo USB com conector JR/Spectrum.. criticas. O investimento será compensado.Todas as críticas serão bem vindas . pois é através delas que o simulador é aprimorado. pois irá fazer uma boa economia de dinheiro evitando as quebras por não ter uma boa noção de vôo. É muito interessante saber que quanto mais memória e placa gráfica tiver mais excitante . Isso acontece muito com os cabos USB do Reflex em que o dongle fica na extremidade do cabo. Todas as duvidas. Normalmente começamos com um download gratuito de um simulador bastante conhecido. Sendo assim você deve ter o cabo Original para que o simulador funcione corretamente. a começar pelo idioma.

será a simulação. teremos um ícone no desktop ou no Menu Iniciar do seu Windows. . Uma vez instalado.

ou até mesmo testar vários tipos de motores e desenhos de asas e muito mais.Teclas do teclado 5.Mostra todos os emissores já pré configurados conforme a tela abaixo 4. A próxima tela mostra o Menu Sistema onde teremos outros sub-Menus .Tela de configurações do programa 6. na tela acima. pois ele reune muitas técnicas que o ajudarão a fazer aquela tão sonhada manobra.Verificador de Atualizações disponíveis Tela mostrando Menu Sistema .Calibrar seu Emissor 3.Este realmente é um Simulador fantastico. é através deste Menu /Sistema que faremos os principais ajustes como 1.Configurar novo Emissor 2. caso o mesmo não esteja listado conforme a tela abaixo. vemos a tela de configuração de um novo emissor .

Caso aconteça algum problema com o cabo USB. será preciso pagar o valor de 14.Tela configuração do Sistema O que pode e o que não pode ser feito com a cópia original do Phoenix. Com o Phoenix original. poderá ser baixada todas as atualizações que se fizerem presentes. voce fazer a instalar em quantos computadores você quiser. Não se preocupem em escrever em Inglês. Problemas relacionados com cabo USB. Com a cópia original instalada.com. O transporte ida e volta fica por . Todas as dúvidas e sugestões a qualquer momento poderão ser encaminhadas para o support@phoenix-sim. porem ao escrever em português usem a grafia correta . porem somente irá funcionar com o cabo USB original. Suporte Técnico. Sendo que para isso . ( página de Atualizações ). o mesmo deverá ser direcionado para a própria Phoenix afim de que assim possam enviar outro cabo novo . para que na traduzição consigam entender.95 libras esterlinas.

conta do cliente . é usar um cabo prolongador USB e o mantenho sempre ligados afim de não correr o risco de desgaste na ponta USB do mesmo.Definição de Controles Pessoais O seu Emissor Aqui você irá calibrar seu controle . Configurando novos rádios Aqui você é redirecionado para a tela de adicionamento de um novo Emissor ( Rádio ) . e essa eu compro por 10. O assinteste consite nos seguintes passos: .Preparação do Emissor . eu tenho meu Cabo a mais de 1 ano.Calibragem do Emissor .00. pois não dobro o mesmo e quardo em lugar seguro. Bem amigos. Uma técnica que uso. e o mesmo esta perfeito. se caso a ponta USB der problema vai dar na ponta da extensão que coloquei.

Caso o seu não esteja ali listado. Teremos que ir então no MENU. Nessa tela temos vários perfis de controles organizados por fabricante de rádios. Com o seu emissor selecionado você poderá editá-lo e fazer várias modificações e auterar parâmetros a sua disposição. As suas teclas. Vamos as principais . ( Principalmente Simuladores Piratas ). tanto trabalho para no final das contas usarmos muito mau 4 canais. Aqui você terá acesso a quais teclas estarão disponível em seu teclado. Sistema / Configurar Novo Emissor.Os seus controles. você poderá então criar o seu modelo especifico. É MUITO FACIL ! Chega de muito trabalho tentando configurar o emissor.

.Configurações do programa Temos neste tópico General – Display – Sound – Units – Language. pois quero deixar ele totalmente no nosso idioma. Estou em contato com o suporte técnico da Phoenix propondo uma futura atualização do idioma Português / Brasil . PS.

.

A tela seguinte seleciona a aeronave ao qual você gostaria de utilizar.A tela acima. mostra a tela que é apresentada caso haja alguma atualização disponível assim que você roda o programa e esteja conectado a Internet. Poderemos nesta tela também selecionar os modelos que farão parte do item meus favoritos . .

Há várias páginas para cada modelo que contem todos os parâmetros que definem a forma como o modelo voa na simulação. Phoenix permitirá que você defina essa configuração em vôo. O mouse pode ser usado para arrastar o controle deslizante de uma . em alternativa. pela colocação de um marcador ao lado de cada parâmetro. Estes parâmetros podem ser alterados diretamente na caixa de diálogo ou. Cada item que está marcado será mostrado na tela principal de simulação com um controle deslizante.Editando os Modelos O modelo de edição é uma das características muito agradável dentro da Phoenix simulador.

efeitos podem ser sentidos com cada parâmetro alterado. dado que em tempo real. consiste em: Física – Ajuste Fino – Impulso – Asa Principal – Superfícies de Controle – Trem de Pouso – Extras – Mistura – Sons Mostrarei a tela de cada item acima . e isso afeta diretamente o parâmetro para o modelo atualmente voando. O Menu Editar Modelo. Isto torna o modelo de edição muito simples.forma ou de outra.

.

.

Tela usada para configurar as falhas .

Abaixo a tela de configurações da Meteorologia. com isso temos térmicas . Esse simulador e fera demais . .Seleçao de Cenarios Nesta tela termos os Cenarios sendo mostrados em 360 graus . ventanias. ventos . vendavais etc. caso sua placa de video seja muito baixa sera mostrada somente a foto do cenario ! Podemos tambem configurar a Meteorologia.

Podemos gravar todos as nossas simulações em uma pasta específica. Ai então. Um coisa interessante do Phoenix é que podemos voar juntamente com qualquer gravação feita por nós. . colocamos por exemplo o Emissor para ser visto . em posse disso.Temos varias cameras conforme visto abaixo. Mais alguns recursos na tela de Visualizacao . ou uma que nos tenha sido enviada por algum amigo.e também podemos acelerar ou desacelerar o video para por exemplo aprendermos uma manobra. Vamos agora iniciar talvez o ultimo tópico do Phoenix. e tentar entender pelo Emissor . A tela abaixo temos a tela de Gravação dos nossos vôos. como é feita tal manobra.

A tela seguinte mostra eu voando comigo mesmo . No momento apesar do idioma estar em Português. neste exemplo a gravação foi com o modelo Glow Max 3D e o que estou simulando é um Cap 232. esses audios .até os niveis mais avançados da categoria. Na sequencia temos a Tela mostrando os Tutoriais. Os tutoriais são cursos de treinamento oferecido pelo Phoenix na intenção de mostrar procedimentos. dicas e macetes desde o básico para iniciantes .

porem conforme ultimos contatos que tive com o fabricante. teremos em breve no idioma em Português de Portugal.estão em Inglês. Nesses Tutoriais poderemos inclusive voar juntamente com os Professores ! Temos a seguir uma tela mostrando uma aula de auto rotacao . Lembrando-se que estou aguardando autorização para poder então iniciar a conversão dos textos para o Portugues do Brasil e também o idioma dos cursos.

seja na Europa. No jogo on-line . poemos criar ou aderir a uma seção. America do Sul ou Norte. . No jogo on line poderemos voar por em locais escolhidos. Abaixo temos uma amostra do jogo on line. estouro de balões entre outras.Por ultimo Temos o Menu das Competições. Ou então usar a tela de conversação. basta pra isso termos um microfone para isso. Podemos voar e ao mesmo tempo bater um papinho como no Mensenger . Asia entre outras. onde temos corte de fitas. com até 8 participantes. Temos também o Menu de jogo on-line.

Aguardem que tera mais .Acima meu Cap 232 voando em um cenário ao qual entrei como convidado.