SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA GEODÉSIA, FOTOGRAMETRIA E SENSORIAMENTO REMOTO “CONCURSO CARTOGRAFIA PARA CRIANÇAS” MANUAL DE INSTRUÇÕES PARA A CHAMADA

DO CONCURSO DO ANO DE 2010 1.OBJETIVO
O objetivo do “Concurso Cartografia para Crianças” é possibilitar a ampliação das fronteiras da Cartografia, embasado na premissa básica de estimular as nossas crianças a atuarem como protagonistas, para a formação de uma mentalidade cartográfica nas novas gerações, que com certeza, o melhor e mais razoável caminho para familiarizar nossas crianças, desde cedo, com a leitura e interpretação de mapas. A ASSOCIAÇÃO CARTOGRÁFICA INTERNACIONAL - ICA criou em 1993, em homenagem à Profa BARBARA PETCHENIK, eminente cartógrafa, que dedicou toda a sua vida à criação de mapas destinados a crianças, o “PRÊMIO BARBARA PETCHENIK DE MAPAS INFANTIS”, que tem por objetivo promover a representação criativa do mundo, em termos de forma gráfica - desenho ou qualquer outra forma de trabalho artístico -, por crianças. Os países membros da ICA, entre eles, o Brasil, representado pela Sociedade Brasileira de Cartografia-SBC poderão participar deste concurso coletando mapas sob o tema “VIVENDO NUM MUNDO GLOBALIZADO” (Living in a globalized world), produzidos por crianças com menos de 16 anos de idade. Este é o tema escolhido para o ano de 2010.

2. REGRAS PARA PARTICIPAR DO CONCURSO
São 3 (três) as faixas etárias do concurso, abaixo discriminadas, sendo que os desenhos são individuais. 1) - Menores de 9 anos 2) - Entre 9 e 12 anos 3) - Entre 13 e 15 anos

1

No julgamento dos desenhos serão utilizados 3 (três) critérios:

1) - qualidade na execução 2) - uma mensagem reconhecível 3) - conteúdo cartográfico

Em outras palavras, os Juízes/Conselho Assessor em suas análises, buscarão; 1)- Uma conexão reconhecida entre forma, figura e uso de elementos cartográficos criativamente relacionados à chamada do tema do concurso; 2)- Uma imagem reconhecida do mundo todo ou de parte dele no qual as figuras (formas) e relativas localizações das massas da terra e dos oceanos estão corretas quanto racionalmente se espera da idade da criança e dentro do contexto do “sistema de projeção” usado; 3)- Elementos cartográficos apropriados como símbolos, cores e nomes que ajudem a se relacionar ao tema do concurso.  clareza e legibilidade no ponto, linha e símbolos de área apropriados aos meios de expressão, sejam no papel ou em outras superfícies, sejam desenhados ou feitos de materiais naturais; qualidade estética geral em assuntos como equilíbrio e harmonia entre os elementos da imagem; só serão aceitos desenhos no tamanho A3(420 mm x 297 mm) ou A4(297 mm x 210 mm) e sua superfície deve ser plana (lisa); qualquer número de sistemas de projeção pode ser usado para gerar as linhas costeiras e outro material de base(por exemplo, os limites internacionais) e quadrículas; e o desenho deve ser uma peça de trabalho original e ela pode ser feita usando métodos tradicionais(lápis de cor, aquarelas, etc.) ou um programa de computador.

  

2

No verso de cada desenho deve ter, obrigatoriamente, as seguintes informações: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) – Nome completo do aluno; - Idade do aluno e Série escolar; – Nome do Professor/Orientador; – Nome da Escola / Colégio; – Endereço da Escola / Colégio; – Título do Desenho: escrito em português e inglês; e - Endereço eletrônico da Escola / Colégio, se houver para facilitar a comunicação.

(*) – Dados incompletos desclassificam, automaticamente, a participação do aluno. (**) – Os dados deverão estar escritos em letras maiúsculas e legíveis. (***) – Não é necessário colocar o título (chamada) na folha de rosto. (****) – Estes dados devem constar em uma etiqueta colada no verso do desenho da criança. (*****) – Não serão aceitos desenhos como nomes de marcas de produtos comerciais. Por exemplo: Fiat, Coca-cola, etc.

Cada escola só poderá encaminhar no máximo 20 (vinte) desenhos em qualquer faixa etária. Sugerimos que as escolas/colégios façam um esforço para que todas as faixas etárias sejam contempladas. O material (desenhos) poderá ser entregue pessoalmente na sede da SBC ou enviado pelo correio para o seguinte endereço:

Sociedade Brasileira de Cartografia Av. Presidente Wilson, 210 – 7º andar, Centro 20030-021 – Rio de Janeiro – RJ (*) – Professores/orientadores que queiram saber mais a respeito do assunto podem consultar as páginas da ICA = (www.icaci.org) ou (http://children.library.carleton.ca/) e www.cartografiaescolar.blogspot.com (**) – Em caso de dúvidas, o interessado poderá contatar-se com o Coordenador Nacional pelo seguinte endereço eletrônico: erling@terra.com.br ou sbc.rlk@terra.com.br

3

3. CALENDÁRIO DE EVENTOS
 25 de Janeiro - Colocar à disposição das Escolas/Colégios o Manual de Instruções da chamada do Concurso.  18 de Junho – Prazo final para a entrega dos desenhos na SBC, ou data de postagem do dia nos correios.  19 a 30 de Junho – À disposição da Comissão Organizadora.  01 a 31 de Julho – Escolha dos 6 (seis) desenhos, pelo Conselho Assessor, que irão participar da Competição Bárbara Petchenik de Mapas Infantis, da Associação cartográfica Internacional – ICA, no período de 03 a 08 de julho de 2011, em Paris. Nessa reunião também serão escolhidos os 100 (cem) melhores Desenhos para participar do Prêmio Professora Lívia de Oliveira, no Concurso Nacional.  01 de Agosto a 31 de Outubro – Exposição itinerante da Amostra de Desenhos para a escolha, por voto, pelos presentes.  23 de Novembro – Resultado final do Concurso.

4. COMISSÃO ORGANIZADORA
A Comissão Organizadora do “Concurso Cartografia para Crianças”, designada pela SBC, é composta dos seguintes membros:
 Eng Cart. Nei Erling – Coordenador Nacional/SBC
o

 Profa Dra Tomoko Iyda Paganelli – UFF/SBC  Engo Cart. Prof. Dr. Cláudio João Barreto dos Santos – SBC/IBGE/UERJ o  Eng Cart Herben Kally de Almeida Rex – SBC/IBGE

5. CONSELHO ASSESSOR
O Conselho Assessor do “Concurso Cartografia para Crianças”, convidado pela SBC, é composto dos seguintes membros:  Profa Dra Rosângela D. de Almeida – Depto. de Educ.,UNESP/Rio Claro  Profa Dra Regina Araújo Almeida – Depto. de Geografia, FFLCH/USP a a  Prof Dr Elza Yasuko Passini – Depto. de Geografia/UEM/PR  Profa Dra Janine Gisèle Le Sann - Depto. de Geografia/UFMG  Profo Dr. Marcello Martinelli – Depto. de Geografia/USP/SP (*)  Profa Dra Maria Elena Simielli – USP/SP  Profa Dra Ruth Nogueira – SBC/UFSC/SC  Profa Dra Valéria Trevizani Burla Aguiar – UFJF/MG  Profo Dr. Jader Janner Moreira Lopes – LEGEO/Educ./UFF (*) Faz parte do júri da ICA.

4

6. PÚBLICO ALVO
O “Concurso Cartografia para Crianças”, promovido pela SBC, tem por propósito atingir os alunos da rede de ensino fundamental e médio de todo o território nacional e, para tanto, a SBC envidará todos os esforços possíveis para atingir o maior número possível de escolas/colégios da rede municipal, estadual e privada de todo o Brasil.

7. PREMIAÇÃO
Os mapas que forem selecionados para a ICA serão submetidos ao Comitê Internacional de Arte da UNICEF para serem apreciados como projetos de cartões de saudações. Todos os desenhos selecionados poderão ser livremente reproduzidos pela ICA ou pela UNICEF, independente de consulta ao autor, e sem que este reivindique direitos autorais. A premiação da ICA será um diploma e a importância de 50 (cinqüenta) Euros. Em uma segunda apreciação, os 100(cem) melhores desenhos serão escolhidos pelo voto, em urna adequada pelas pessoas que participarão destas exposições dos desenhos. Desta votação, serão escolhidos os 3 (três) melhores desenhos dentro de cada faixa etária, e a premiação deverá ser um diploma, medalha, altas/livros educacionais e outros que poderão ser definidos pelo Conselho Assessor e a Comissão Organizadora. Portanto, o concurso é extenso com duração o ano inteiro, complementandose o seu final sempre depois de 20 de novembro do ano em curso. Atualizado em 25 de janeiro de 2010.

Engo Cart.Nei Erling Coordenador Nacional

5