You are on page 1of 20

Apcrifos Por falta de inspirao eles no entraram

pelo Cnon
Por A Catequista em 11/03/2015

Quase o ttulo de um texto que j foi visto por milhes


de pessoas na internet, creditado ao cronista Fernando
Verssimo.
O texto ficou to popular que chegou a ser traduzido e
publicado na Frana, numa coletnea de escritores
brasileiros.
O detalhe que ele no foi produzido por Verssimo
(bvio, do contrrio, no seria to bom!), e sim por uma
estudante de medicina de Florianpolis. Esse tipo de
confuso acontece diversos outros autores, como o
professor Pasquale Cipro Neto, que diz que vive recebendo
elogios por textos que nunca escreveu.
Mais famoso ainda no meio catlico o texto Santos de
cala jeans, que muita gente at hoje jura que de So
Joo Paulo II. Entretanto, o papa polons jamais disse
aquelas palavras (ouo o som de coraezinhos partindo)!
Esse fenmeno tem tudo a ver com o tema desse post:
apcrifos. Se em pleno sculo XXI, com tantos recursos de
informao, possvel que textos falsamente atribudos a
alguma pessoa de renome sejam amplamente divulgados e
tidos por muitos como legtimos, imaginem como era fcil
forjar a autoria de textos na Antiguidade!

Uma multido de joselitos, sempre sedenta por alguma


novidade que desmoralize a Igreja e a f catlica, adora dar
crdito a apcrifos, como se fossem documentos da mais
alta credibilidade. esse tipo de gente que enche os bolsos
de picaretas como o escritor do livro sobre o Evangelho
Perdido, que diz que Jesus casou com Madalena (saiba
mais aqui).
Para
explicar
melhor
esse
o historiador Julio Cesar Chaves.

assunto,

convidamos

O QUE UM APCRIFO?
Por: Julio Cesar Chaves
O assunto deste post talvez seja um daqueles que mais
desperta o interesse do grande pblico: os famigerados
apcrifos e porque eles no fazem parte do Cnon. Neste
post falaremos de maneira especfica dos chamados
Apcrifos do Novo Testamento.
Dicionrio de Catoliqus: Cnon
Lista dos livros inspirados da Sagrada Escritura. Do Grego
KANON, vara reta, padro de excelncia. Ou seja, os
textos cannicos so a regra, a medida e o modelo para os
cristos.
O primeiro passo definir o que um apcrifo. A palavra
apcrifo significa, via de regra, livro secreto. Mas aquilo
que chamamos de apcrifo muito mais que isso.
A definio grande e complexa. No temos espao aqui
para comentar de maneira detalhada todos os pormenores.
Vamos nos ater quilo que diz respeito diretamente
formao do Cnon. De forma simplificada, podemos dizer
que um apcrifo do Novo Testamento tem um texto com
as seguintes caractersticas:
foi composto na Antiguidade ou Antiguidade Tardia;
possui contedo religioso e/ou teolgico, que imita ou
faz referncia a um dos gneros literrios do Novo
Testamento
(Evangelhos,
Epstolas,
Atos
e
Apocalipses);

sua autoria falsamente atribuda (pseudonmia) a


uma figura de destaque do judasmo ou cristianismo
primitivo, geralmente um apstolo.
Os assuntos teolgicos e religiosos tratados pelos apcrifos
so os mais variados possveis; no existe, nem de longe,
qualquer tipo de unidade teolgica ou doutrinal entre os
diversos apcrifos hoje conhecidos; muitos deles professam
doutrinas herticas, mas nem todos. Eles foram elaborados
em contextos, lnguas, pocas e locais diversos.

Como j dissemos, os apcrifos


fazem referncia ou imitam um dos gneros
literrios do Novo Testamento. Se isso acontece,
porque necessariamente os apcrifos no so da mesma
poca do Novo Testamento, no foram compostos no sc. I,
nos anos ou nas dcadas posteriores morte de Jesus e
expanso inicial do cristianismo. De maneira geral, os
apcrifos so obras que comeam a ser compostas a partir
da segunda metade do sc. II (mas muito foram compostos
bem depois disso).
Existe, portanto, um intervalo de pelo menos 50 anos entre
a composio do texto neotestamentrio mais recente (o
Evangelho de Joo, composto na virada do sc. I para o II) e
os primeiros apcrifos.
Essa questo cronolgica nos leva a tratar de outro ponto
da nossa definio, chamada pseudonmia. Chama-se
assim o ato de se atribuir falsamente a autoria de um texto
a uma figura conhecida, que goze de autoridade frente a
um determinado grupo no caso dos cristos, geralmente a
apstolos. Portanto, um texto como o Evangelho de Tom,

por exemplo, no foi composto pelo apstolo Tom, mesmo


porque na poca em que ele foi produzido (segunda metade
do sc. II em diante) Tom no estava mais vivo. E essa
uma caracterstica comum a todos os apcrifos.
Alguns
apcrifos
so
completamente
herticos
e
descabidos, outros misturam verdades e delrios. Por outro
lado, alguns at trazem contedos muito edificantes,
apesar de trazerem elementos da imaginao popular (e,
por isso mesmo, a Igreja os olhou com prudncia e
desconfiana). O Proto-Evangelho de Tiago, por
exemplo, considerado um livro venervel, tendo sido
citado por vrios Pais da Igreja, como Orgenes e So
Justino; bastante provvel, portanto, que esse apcrifo
se comunique contedos autnticos da Tradio, apesar de
no ser um livro inspirado.
Dicionrio de Catoliqus: inspirado
O Papa Leo XIII nos
Providentssimus Deus:

explica,

em

sua

encclica

A inspirao um impulso sobrenatural pelo qual o Esprito


Santo excitou e conduziu os escritores sagrados, e lhes
prestou a sua assistncia enquanto escreviam, de modo
que eles recordassem exatamente, quisessem reproduzir
com fidelidade e exprimissem com infalvel verdade tudo o
que Deus lhes ordenava e s o que lhes ordenava que
escrevessem.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, eu sugiro a
leitura do livro do Julio Trebolle Barrera, A Bblia Judaica e a
Bblia Crist: uma Introduo Histria da Bblia.
Agora que j esclarecemos o que um livro apcrifo e o
que um livro cannico, falta ainda abordarmos o processo
de formao do Cnon. Como a Igreja identificou os textos
que deveriam fazer parte da Bblia? Confira no prximo
post!

Julio Cesar Chaves historiador especializado


em cristianismo antigo e doutorando em Cincias das

Religies pela Universit de Laval. Ele escreve no blog


Apocrypha Gnostica. Para visualizar seu Currculo Lattes,
clique aqui.
Leia tambm:
Novo Testamento: saiba como foi compilado o texto
mais
O que Constantino tem a ver com Cnon da Bblia?
Autor do livro que diz que Jesus casou com Madalena
o
A Bblia catlica a nica que no mutilada
Bblia desabafa: Sou autntica. No admito
37 Comentrios. Deixe o seu tambm!
37 comments to Apcrifos Por falta de inspirao,
eles no entraram pelo Cnon

Felipe Martins
maro 11, 2015 at 11:13 am Reply
Matria
excelente!!
Como essa equipe me edifica. Louvo a Deus por este blog!
Sobre textos apcrifos, vocs poderiam qualquer dia falar
sobre Santa Ana e So Joaquim. J ouvi dizer que a vida
deles foi retirada de textos apcrifos! No sei se ser
contedo da prxima matria, mas gostaria, a partir disso,
de saber como faz para ter a noo de que algo em um
texto apcrifo verdadeiro?
Paz e Bem

Jair Victor
maro 11, 2015 at 11:22 am Reply
Vocs poderiam informar quem o autor do texto santos de
calas jeans? Ou algo que comprove que no foi so Joo

Paulo II que escreveu ? Quero mostrar isso para outras


pessoas

Luiz Felipe
maro 11, 2015 at 11:45 am Reply
http://www.acidigital.com/noticias/noticias-falsas-narede-o-poema-que-o-papa-francisco-nao-escreveu-e-asfrases-que-nao-enviou-pelo-twitter-97914/

A Catequista
maro 11, 2015 at 12:31 pm Reply
Jair, o nus da prova de quem afirma que o texto de
autoria de So Joo Paulo II. Cad a fonte? Alguns dizem
que ele disse isso por ocasio do ano internacional da
Juventude. S que o discurso feito nesse evento no
apresenta nada parecido com o texto santos de cala
jeans:
http://w2.vatican.va/content/john-paulii/es/apost_letters/1985/documents/hf_jpii_apl_31031985_dilecti-amici.html
O texto no tem o estilo de So JP II. Ele nunca falou
dessa forma descoladona, em nenhum discurso que
fez aos jovens. Ademais, basta procurar o termo jeans
nos sites oficiais do Vaticano Vatica.va, News.va, Radio
Vaticana e ningum vai encontrar nada relacionado ao
santo com esse termo.

Janes
maro 11, 2015 at 5:18 pm Reply
Me desculpando por mudar de assunto , gostaria
muito de sugerir que voltassem a falar sobre as
polmicas
levantadas
pelo
Cardeal
Kasper.
Me pareceu bombstica a reportagem abaixo do
Religion en Libertad. E de repente seria interessante
abordar essa questo do Kasper e cia, sob a tica da
opo pelos pobres que as vezes sequestrado por
gente dessa tendncia e at usada como pretexto.

Evangelizar os pobres e se deixar evangelizar por


eles um mote que se tornou forte desde Puebla e
se no for usado ideologicamente tem seu sentido
evanglico, pois a palavra de Deus nos fala do louvor
de Deus na boca dos pequenos e bem vista a coisa, a
religiosidade popular (apesar dos porns) conserva
bem mais a f ortodoxa do que os desvios
ideolgicos feitos usando-se o nome e a dor dos mais
pobres. Falo disso, pois a reportagem abaixo mostra o
Cardeal Kasper menosprezando os africanos. Mas
nessa questo da defesa da famlia e do matrimnio
em Cristo, devemos como diz o Apocalipse OUVIR O
QUE O ESPRITO DIZ S IGREJAS E POR MEIO DAS
IGREJAS. E a igreja africana que est (neste
momento de infiltrao ideolgica na igreja)
evangelizando toda a igreja de Deus, proclamando
com grande parrhesia o Evangelho da Vida, da
Famlia e do Matrimnio no Senhor! Tero os ditos
progressistas a transparncia de serem coerentes
com seu discurso terceiromundista?? Ou esse um
discurso
de
convenincia???
Tero a simplicidade de admitir que suas teses
liberalizantes so proferidas desde a realidade de
uma igreja decadente e irrelevante??? Sabero ouvir
a voz do Esprito que fala toda a igreja e ao mundo,
a partir de um continente pobre e de uma igreja
dinmica e viva como a da frica?? Ou esse discurso
de que as igrejas do terceiro mundo tem muito a
dizer velha igreja europeia s usado quando
convm?????De repente vale pena fazer um post
sobre
isso:
http://www.religionenlibertad.com/el-aleman-kasperdice-que-los-cristianos-africanos-no-deberiandecirnos-38190.htm

Janes
maro 11, 2015 at 6:46 pm Reply
E olha s: o babado envolvendo kasper foi
fortssimo. Ele ficou bastante desmoralizado no
apenas por ter discriminado os bispos africanos e
por conseguinte o povo africano (que foram

claramente boicotados no snodo, diga-se de


passagem) mas por ter negado ter dado essa
entrevista e ter dito essas palavras. S que o
jornalista tem a fita gravada e a expe em seu
site aqui: http://edwardpentin.co.uk/statement-oncardinal-kasper-interview/

Eli Rodrigo
maro 11, 2015 at 12:10 pm Reply
tima Matria!!
J dei uma pesquisada em alguns dos textos.
O atribudo a Thiago e Bartolomeu so bem intrigantes.
H um outro que fala sobre a dormio de Maria e de como
os apstolos misteriosamente chegaram
at ela.
Enfim gostaria de saber como foi determinado os que
fariam
parte
da
Bblia
ou
no.
Tem um chato no youtube que vive falando do livro de
Enoque, e ele at fala que este livro citado na Bblia.
Paz e bem a todos!!

Julio Cesar Dias Chaves


maro 11, 2015 at 6:24 pm Reply
Eli,esse livro ao qual o cara chato do youtube se refere
realmente existe. Ele conhecido como Primeiro
Enoque ou Apocalipse Etipico de Enoque.Recebeu
esse nome por ter sido conservado numa verso em
etipico.
o livro apocalptico mais antigo que conhecemos. , no
entanto, um livro produzido pela traduo judaica,no se
trata, portanto de um apcrifo cristo ou do Novo
Testamento, mas de um apcrifo do Antigo Testamento
(tambm conhecidos como pseudepgrafos do Velho
Testamento).
Esse livro era muito popular na poca de Jesus e ele de
fato citado no Novo Testamento, no incio da Epstola de
Judas
Tadeu.
Mas isso no novidade para ningum. uma das
primeiras coisas que aprendemos em estudos bblicos.

O Novo Testamento foi composto num determinado


momento da histria, num determinado contexto. ,
portanto, natural que se possa encontrar referncias
textuais
desse
contexto
nos
textos
do
NT.
Enoque no o nico texto citado no NT.
Paulo, por exemplo, cita textos da literatura clssica.
Quem pira com isso so os protestantes bitolados no

sola scriptura

Rodrigo
maro 11, 2015 at 12:23 pm Reply
Ansioso pelo prximo post.

Joo Manoel
maro 11, 2015 at 12:49 pm Reply
Faltou falar que a orao de So Francisco no de So

Francisco

A Catequista
maro 11, 2015 at 1:06 pm Reply
Rsrs, verdade. Mas essa bem poderia ser mesmo dele.
Est dentro de seu estilo e esprito.

Everton PB
maro 11, 2015 at 2:01 pm Reply
Boa tarde, pessoal! Matria maravilhosa, diga-se de
passagem! Bom, como o assunto abordado o cnon, eu
tenho um amigo que paxt da placa congregacional.
Esse amigo, uma vez falou que a Bblia um livro
genuinamente judaico e a Igreja no tem nada a ver com a

escolha dos livro na lista dos inspirados Agora, me tirem


essas dvidas, entre os prprios judeus, havia um consenso
a respeito da lista dos livros inspirados? verdade que
dentro do judasmo haviam divises entre grupos que
divergiam do cnon? Por exemplo, essnios, fariseus,
saduceus, samaritanos etc. Cada grupo judeu desses tinha
um cnon diferente?

A Catequista
maro 11, 2015 at 2:19 pm Reply
Everton, a Antigo Testamento foi compilado pelos
judeus, mas e o Novo Testamento? Seu amigo acha que
tb genuinamente judaico? Armaria
Sim, havia vrios grupos de judeus divergindo sobre o
cnon, at onde sei. A Igreja bateu o martelo pelos
textos judaicos que so citados no Novo Testamento, de
forma direta ou indireta. J explicamos isso neste post:
A Bblia catlica a nica que no mutilada
http://ocatequista.com.br/archives/12278

Eduardo Arajo
maro 11, 2015 at 6:17 pm Reply
Bom exemplo de divergncia entre os judeus quanto ao
cnon bblico a prpria Septuaginta ou Bblia dos
Setenta.
Textos como Baruc, Sabedoria, Eclesistico etc. e
acrscimos aos livros de Daniel e de Ester no faziam
parte da coleo dos fariseus da Palestina e foram pauta
do Snodo (judaico) de Jamnia, quando decidiram no
acrescent-los s Escrituras (judaicas).
Vale observar que a verso dos Setenta foi a que serviu
de base para os Evangelhos.

Higor Evangelista
maro 11, 2015 at 3:18 pm Reply

Boa Tarde! Excelente artigo, gostaria de saber se existem


livros apcrifos que a Santa Igreja permite a leitura, por ter
algo que pode ser benfico. Obrigado! DEUS abenoe vcs
pelo excelente trabalho.

A Catequista
maro 11, 2015 at 3:29 pm Reply
Sim, Higor. O Proto-Evangelho de Tiago, citado em nosso
post, um exemplo de um apcrifo venervel. A histria
de SantAnna e de So Joaquim, amplamente acolhidas
pela Igreja, tm como base os relatos desse apcrifo. O
Jlio Csar Chaves explica isso em um de seus posts:
http://apocryphagnostica.blogspot.com.br/2011/07/anamae-de-maria-e-tradicao-apocrifa-e.html?m=1

A Catequista
maro 12, 2015 at 3:43 pm Reply
O Pastor de Hermas tambm um apcrifo muito
querido Igreja, seu contedo muito rico e edificante.

Ana Caroline
maro 11, 2015 at 4:21 pm Reply
Ol pessoal, eu queria fazer uma pergunta. Um ateu veio
me dizer que teve um papa que foi pra guerra. Isso
verdade? (Eu no acredito, no minimo deve ser uma histria
distorcida). Algum poderia esclarecer isso, por gentileza?

A Catequista
maro 11, 2015 at 4:41 pm Reply
Isso verdade, foi o papa Jlio II. J contamos essa
histria
aqui:
http://ocatequista.com.br/archives/12697

Celso

maro 11, 2015 at 4:25 pm Reply


Boa tarde, podem me dizer se existe alguma ressalva a
respeito do livro O Evangelho Secreto da Virgem Maria, do
Santiago Martin ?

Ana Caroline
maro 11, 2015 at 4:45 pm Reply
Muito Obrigada!

Daniel
maro 13, 2015 at 10:25 am Reply
Uma dvida que me surgiu. H textos apostlicos, como a
Didaqu, que so edificantes, venerados, escritos pelos
apstolos,
mas
no
to
na
Bblia.
Por que?

Julio Cesar Chaves


maro 13, 2015 at 5:34 pm Reply
Caro Daniel, a Didach no foi, de fato escrita pelos
apstolos.
Ela do sc. II e posterior ao perodo apostlico.
De qualquer modo, como dito no post, o critrio
principal de canonicidade a inspirao e no
necessariamente a apostolicidade, mesmo porque,
alguns dos textos do NT no foram compostos por
apstolos propriamente ditos (Lucas e Marcos no eram
apstolos, o autor de Hebreus, seja ele quem for,
tambm no).

Daniel
maro 13, 2015 at 10:34 am Reply
Mas o grande servio prestado nesse post mesmo
desmistificar os santos de cala jeans hahahaha
Tipo, um texto motivador muito bom, e tem at um trecho

de fato do S. Joo Paulo: Precisamos de Santos que


estejam no mundo; e saibam saborear as coisas puras e
boas do mundo, mas que no sejam mundanos, mas
cara no foi ele. Ele jamais ia dizer que precisamos de
santos sem vu ou batina diacho, precisamos de santos
da vocao que for! (E se for celibato, de preferncia que
usem
o
traje
adequado
haahahah)
E ele usa refri cara, so Joo Paulo era brasileiro?

Fernando Henrique
maro 15, 2015 at 2:29 pm Reply
Viviane queria falar com vc tem como me passar seu email?
Ah mais uma vez parabns pelo post.

A Catequista
maro 15, 2015 at 5:55 pm Reply
Sim: viviane@ocatequista.com.br

Andr Marques
maro 16, 2015 at 4:10 pm Reply
Irmos, vejam esse texto retirado de um site bblico
protestante:
A igreja Catlica s se lembrou de inclu-los no Cnon (lista
de livros inspirados por Deus) em 15 de abril de 1546, no
Conclio de Trento, impondo-os aos seus fis como livros
inspirados. Quem no aceitasse a deciso da igreja, seria
por
ela
amaldioado.
Por
que
rejeitamos
os
apcrifos?
Se a mente divina inspirou a cada escritor, o produto destes
diferentes autores deve estar em harmonia entre si.
Portanto, os primeiros livros se constituem o critrio para
todos os demais livros que se consideram ou so chamados
de inspirados. Mas os livros conhecidos como apcrifos:
1. No se harmonizam em ensino e doutrina com Moiss e
outros
profetas
cannicos;
2. Nem Jesus, nem os apstolos citaram os livros apcrifos
como
fonte
de
autoridade.

Por que ento, a Igreja Catlica continua apegada aos livros


apcrifos? Porque as doutrinas fictcias dos apcrifos
confirmam falsos ensinos da igreja, como por exemplo:
orao pelos santos, falsas curas, dar esmolas para libertar
da morte e do pecado, e salvao pelas obras.
Eis alguns ensinos de apcrifos:
1. Ensino da Arte Mgica Tobias 6:5-8. Refutao bblica:
Marcos 16:17; Atos 16:18
2. Dar Esmolas Purifica do Pecado Tobias 12: 8 e 9;
Eclesitico 3:33. Refutao bblica: 1 Pedro 1:18 e 19; Judas
24
3. Pecados Perdoados pela Orao Eclesistico 3:4.
Refutao bblica: Prov. 28:1; 1 Joo 1:9; 2: 1e2.
4. Oraes pelos Mortos 2 Macabeus 12: 42-46. Refutao
bblica: Atos 2:34; Isaas 38:18; Lucas 16:26; Isaas 8:20.
5. Ensino do Purgatrio Sabedoria 3:1-4 (imortalidade da
alma). Refutao bblica: 1 Joo 1:7
6. O Anjo Relata uma Falsidade Tobias 5: 1-19. Refutao
bblica: Lucas 1:19
7. Uma Mulher Jejuando toda Sua Vida Judith 8: 5 e 6.
Esta uma histria parecida com outras lendas catlicas
com respeito a seus santos canonizados. Uma mulher
dificilmente jejuaria por toda sua vida. Jesus, mesmo sendo
divino-humano, jejuou 40 dias, no pela vida toda.
8. Simeo e Levi mataram os habitantes de Siqueia por
ordem
de
Deus

Judite
9:2
Refutao bblica: Deus no tinha nada a ver com isto:
Gnesis 34:30; 49: 5-7; Romanos 12: 19, 17
9. A Imaculada Conceio Sabedoria 8:19 e 20. Este texto
usado pelos catlicos para sustentar a doutrina de que
Maria nascera sem pecados. Refutao bblica: Lucas 1: 3035; Salmo 51:5; Romanos 3:23.
10. Ensinos da Crueldade e do Egosmo Eclesistico 12:6.
Refutao bblica: Provrbios 25:21,22; Romanos 12:20;
Joo
6:5;
Marcos
6:44-48.
H muitos outros ensinamentos errados, mas, creio serem
estes suficientes para aceitarmos que tais livros devem

realmente ficar fora da lista de livros inspirados.


Desculpa pelo texto grande, mas precisamos conhecer as
falcias que devemos combater, o texto do site
biblia.com.br

Sidnei
maro 16, 2015 at 11:42 pm Reply
Andr, tenho aqui algumas matrias do site Veritatis
Splendor que respondem, se no todas, mas uma boa
parte destas contra argumentaes trazidas por estes
protestantes:
http://www.veritatis.com.br/apologetica/solascriptura/68
5-seriam-os-deuterocanonicos-livros-inspirados
http://www.veritatis.com.br/apologetica/solascriptura/10
17-respostas-a-alguns-qerrosq-dos-livrosdeuterocanonicos
Este j no do Veritatis, mas do Apologista Catlico,
mas que responde ao fato de JESUS e os Santos
Apstolos de terem citados, se no diretamente, mas
indiretamente, vrios textos dos deuterocannicos:
http://www.apologistascatolicos.com.br/index.php/apolog
etica/deuterocanonicos/554-o-novo-testamento-nao-citaos-deuterocanonicos

Sidnei
maro 17, 2015 at 12:33 am Reply
Mais algumas consideraes ao que o Andr Marques
trouxe, vejamos:
7. Uma Mulher Jejuando toda Sua Vida Judith 8: 5 e 6.
Esta uma histria parecida com outras lendas catlicas
com respeito a seus santos canonizados. Uma mulher
dificilmente jejuaria por toda sua vida. Jesus, mesmo
sendo divino-humano, jejuou 40 dias, no pela vida toda.
RESPOSTA: Quem escreveu isto, esqueceu de mencionar
que Judith no jejuou a vida inteira, vejamos:

4. Judite ficara viva havia trs anos e meio.


5. Ela tinha feito no andar superior de sua casa um
quarto reservado para si, no qual se conservava retirada
com
suas
criadas.
6. Trazia um cilcio sobre os rins e jejuava todos os dias,
exceto nos sbados, nas luas novas e nas festas do povo
israelita. (Judite 2, 4-6)
8. Simeo e Levi mataram os habitantes de Siqueia por
ordem
de
Deus

Judite
9:2
Refutao bblica: Deus no tinha nada a ver com isto:
Gnesis 34:30; 49: 5-7; Romanos 12: 19, 17
RESPOSTA: O fato de Judite acreditar que foi por ordem
de DEUS que Simeo e Levi mataram os habitantes de
Siqueia, isto advm da mentalidade da poca que
acreditava que DEUS era fonte primeira de tudo o que
acontecia neste mundo, seja para o bem, seja para o
mau (Ver 2 Samuel 24, 1)
9. A Imaculada Conceio Sabedoria 8:19 e 20. Este
texto usado pelos catlicos para sustentar a doutrina
de que Maria nascera sem pecados. Refutao bblica:
Lucas 1: 30-35; Salmo 51:5; Romanos 3:23.
RESPOSTA: Os textos mais usados pela Igreja Catlica
para se basear na f da Imaculada Conceio so
Gnesis 3, 15 e Lucas 1, 28, a passagem de Sabedoria 8,
19-20 nunca lida nas missas festivas a Maria e nem no
dia da Imaculada Conceio. Quanta as passagens do
Salmo 51, 5 e Romanos 3, 23 s indica que todos
nascemos com o pecado original, com exceo de JESUS
e Maria sua me, e com relao a passagem de Luca 1,
30-35 eu no sei porque o autor deste texto citou tal
passagem, a no diz nada que desabone a Imaculada
Conceio de Maria.
10. Ensinos da Crueldade e do Egosmo Eclesistico
12:6. Refutao bblica: Provrbios 25:21,22; Romanos
12:20; Joo 6:5; Marcos 6:44-48.
RESPOSTA: claro que devemos ajudar at aqueles que
nos odeiam e perseguem, a Igreja Catlica sempre
ensinou isto e nunca o contrrio disto, porm, a
passagem de Eclesistico, reflete um pouco ainda da
mentalidade da poca, o qual DEUS julgava o pecador

at a terceira e quarta gerao (Ex. 20, 5). Santo


Agostinho reflete esta passagem dizendo: No ds ao
pecador enquanto pecador, d-lhe enquanto homem,
ou em outras palavras, no se deve auxiliar algum que
sabemos que ir fazer o mau com o auxilio que
daremos, mas se soubermos que o auxilio que daremos,
mesmo que for ao nosso inimigo e perseguidor, for para
matar a fome sua e de sua famlia e amigos, ou para
aliviar a dor e o sofrimento causado por uma doena que
o aflige a si ou algum de sua famlia ou amigo, a sim,
devemos auxiliar e no devemos negar qualquer forma
de ajuda. E neste sentido que podemos interpretar
Eclesistico 12, 6, o qual a no h nenhum ensinamento
de crueldade e egoismo, mas demonstra uma sabedoria
que j vinha dos antigos, o qual devemos sim, ajudar a
todos, at os inimigos, desde que tal ajuda, no seja
depois utilizada contra ns, bem como ensinou JESUS
que devemos ser prudentes como as serpentes e
simples como as pombas (Mateus 10, 16).
H muitos outros ensinamentos errados, mas, creio
serem estes suficientes para aceitarmos que tais livros
devem realmente ficar fora da lista de livros inspirados.
RESPOSTA: Errado esta a anlise destes protestantes
que teimam encontrar chifre em cabea de cavalo e pelo
em casca de ovo, todas as citaes que eles creem que
esto erradas, so facilmente refutadas, s eles n~]ao
enxergam isto, pacincia.

Andr Marques
maro 17, 2015 at 2:27 pm Reply
Pois Sidnei, j estudei os links sugeridos, e at encontrei
citaes no novo testamento bem parecidas com textos dos
livros deuterocannicos, como o texto que muitos
protestantes gostam de Ef. 6, 10-17 que parece cpia de Sb
5, 16-20.

Sidnei
maro 17, 2015 at 11:26 pm Reply

Sim Andr Marques, Ef. 6, 10-17 bate com Sb. 5, 16-20,


mas os protestas iro protestar dizendo que Ef. 6, 10-17
bate tambm com Isaas 59, 16-17, e que por isto, So
paulo em Ef. 6, 10-17 se baseou em Isaas e no em
Sabedorias para compor a passagem de Ef. 6, 10-17.
Porm, isto s ser especulao deles, pois poder
mesmo So Paulo ter se baseado somente em Isaas e
dispensado Sabedorias, como pode ter levado em conta
os dois. Uma coisa no desabona outra, muito pelo
contrrio, sabendo de outras passagens das cartas de
So Paulo que se no de forma direta, porm indireta, h
indcios que So Paulo utilizou dos Deutercanonicos
para escrever algumas de suas frases, no me
surpreenderia, que So Paulo alm de Isaas 59, 16-17
utilizou tambm a passagem de Sabedorias 5, 16-20,
para compor a passagem de Efsio 6, 10-17.

Andr Marques
maro 18, 2015 at 11:58 am Reply
Obrigado pela observao Sidnei, eu na verdade j desistir
de debater com protestantes, sempre a mesma conversa,
outro dia estava evangelizando uma colega de trabalho
desviada da igreja protestante, falei dos erros da teologia
da prosperidade, da venda de curas e milagres com hora
marcada e mostrei pra ela um vdeo de santos catlicos que
morreram e que no sofreram corrupo, alguns esto
intactos totalmente e outros ainda exalam perfume,
expliquei que foram estudados por mdicos e cientistas e
que foi comprovado que no se utilizou nenhuma forma de
conservao. Resultado: Ela contou para o pastor que me
enviou uma mensagem me chamando de burro, falando
que os faras tambm esto conservados em seus tmulos
e que ns somos idlatras e que a Igreja Catlica a
prostituta do Apocalipse, dizendo ter doutorado e etc. Sinto
muito, me perdoem, mas tive que falar pra ele que se a
Igreja Catlica era prostituta ento todo protestante filho
de prostituta pois nasceram todos da Igreja Catlica.

Sidnei

maro 18, 2015 at 12:53 pm Reply


Bela resposta, Andr Marques.

Paulo Carvalho
maro 20, 2015 at 4:34 pm Reply
Gente,
No d para ser mais claro que isso: os apstolos
transmitiram a Boa Nova utilizando a boa e velha
Septuaginta, a Bblia dos Setenta e seus Deuterocannicos
e ponto.
No havia Cnon Hebraico naquela poca, o qual s veio a
surgir tardiamente no sculo II em oposio ao crescimento
do movimento cristo que utilizava a Bblia dos Setenta.
So Justino (150 d.C.) bastante elucidativo nesse assunto
quando expe na obra Dilogo com Trifo: Alm disso,
quero que saibais que eles (mestres rabinos) eliminaram
completamente muitas passagens da verso dos setenta
ancios que estiveram com o Rei Ptolomeu, nas quais
demonstra que esse mesmo Jesus Crucificado foi
claramente anunciado como Deus e Homem, e que havia
de ser crucificado e moreer. (Dilogo com Trifo, 71,2).
Desse depoimento de So Justino em meados do sculo II
se demonstra a real razo da adulterao dos livros
cannicos do Antigo Testamento. O mtico Congresso de
Jmnia (h srias dvidas acerca da existncia desse
congresso rabnico) nada mais foi que uma reunio dos
doutores da lei da poca que NO acreditavam em Jesus e
fizeram a ciso permanente das escrituras para se
diferenciarem dos cristo que sempre usavam a verso dos
LXX.
Paz e bem a todos.

Paulo Carvalho
maro 20, 2015 at 4:38 pm Reply
Da mesma maneira, os protestantes retiraram os
deuterocannicos (mutilaram) da Bblia para se

contrapor s doutrinas da Igreja, se refugiando debaixo


dos braos dos doutores da lei do sculo II

William G.
abril 11, 2015 at 7:57 pm Reply
Catequista, o Pe. daqui da Parquia onde moro disse que a
frase santos de cala jeans de So Joo Paulo II. Afinal,
ou no ?

A Catequista
abril 12, 2015 at 11:24 am Reply
No, no . Mas a lenda to forte que quase
impossvel convencer algum de que a frase no dele
mesmo. Porm, se vc pede a fonte, a pessoa nunca vai
conseguir dar, pelo simples fato de que o santo nunca
disse isso.

See
more
at:
http://ocatequista.com.br/archives/15070#sthash.RHelmUt7
.dpuf

You might also like