Escola Básica 2.

3 Ferreira de Castro

Gabinete de Segurança

Assunto: A Ergonomia
Ergon + Nomos = (Trabalho + Leis) A Ergonomia é o estudo dos processos que permitem conceber e melhorar as condições de trabalho, de forma a torná-lo mais eficiente e seguro. Quando trabalhamos, há que ter em atenção um conjunto de elementos que proporcionam melhores condições para a realização da nossa tarefa. Vejamos algumas delas: ILUMINAÇÃO Em qualquer local de trabalho devemos ter uma luminosidade que permita ver bem e com qualidade. A falta de luz cansa as pessoas e pode estar na origem de acidentes. De todas as iluminações, é a luz solar aquela que nos possibilita um melhor bem-estar porque a visão humana está adaptada às suas características. Uma iluminação deficiente pode causar efeitos indesejáveis. A unidade que mede a quantidade da luz é o Lux. Com céu limpo, o sol directo tem um brilho de 1 milhão de Lux. À sombra, com céu limpo, temos aproximadamente 10 000 Lux. Na nossa sala de aula temos normalmente 300 Lux e a luz irradiada pelo ecrã do computador é de aproximadamente 7 Lux. Para que a tua saúde esteja salvaguardada, é necessário que a tua sala de aula tenha no mínimo 200 Lux. Certifica-te se no teu local de trabalho tens: • luz suficiente para o tipo de trabalho realizado; • não há reflexos. Quanto mais rigoroso é o trabalho, mais luz é necessária. Numa sala de aula, os graus de reflexão devem estar de acordo com as respectivas superfícies; o tecto deve ser mais brilhante que as paredes ou o chão. Os alunos das primeiras filas que se encontram junto à parede, devem observar o quadro formando um ângulo de 30o entre o seu lugar e o quadro.

POSTURA A maior parte do tempo que passas na escola estás sentado. Esta posição é das mais cansativas para as tuas costas, pelo que é aconselhável que mudes de posição com alguma frequência. Todas as pessoas devem saber qual a postura correcta quando estão sentadas: • • • a altura do assento deve permitir que os pés e a parte superior das pernas tenham apoio, sem que os joelhos se comprimam para dentro; as costas das cadeiras devem ser ajustáveis à altura; a altura da mesa de trabalho deve ser até 15 cm superior à altura do cotovelo (o mínimo aceitável é de 2 cm).

Quando trabalhamos com computadores, esforçamos o pescoço, pulso e olhos; quando dactilografamos, devemos ter o cotovelo pelo menos 2 cm mais alto que a superfície do teclado. O centro do ecrã deve estar situado mais abaixo do que o olhar para evitar dores no pescoço, mas esta altura depende da distância a que nos encontramos do ecrã. As distâncias aconselháveis são as seguintes:

MOVIMENTAÇÃO MANUAL DE CARGAS A movimentação manual de cargas, seja de transporte ou de elevação, pode originar lesões na região dorso-lombar. Além das lesões momentâneas, há outras cujos sintomas só surgem passado algum tempo, com consequências de difícil resolução. Como a coluna vertebral está adaptada a uma posição na vertical, sempre que nos curvamos, a coluna tem de suportar o peso do corpo e também o da carga que pretendemos transportar. A elevação de pesos deve obedecer a algumas regras que ajudam a minimizar as consequências originadas pelo efeito das cargas na nossa coluna. Principais procedimentos a cumprir: • • • • • • • dividir as cargas a transportar; manter a carga junto ao corpo; não levantar cargas excessivas; evitar fazer rotações com cargas; não levantar a carga acima da cintura num só movimento; manter os braços próximos do corpo e bem esticados; manter as costas direitas e flectir as pernas quando levantamos cargas.

Adaptado das Fichas de Segurança da Texto Editora