You are on page 1of 6

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA
DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS

LISTA DE EXERCÍCIOS

1.

A coluna está submetida a uma força axial de 8 kN no seu topo. Supondo que a seção

transversal tenha as dimensões mostradas na figura, determinar a tensão normal média que atua
sobre a seção a-a. Mostrar essa distribuição de tensão atuando sobre a área da seção transversal.

2.

A luminária de 50 N é suportada por duas hastes de aço acopladas por um anel em A.

Determinar qual das hastes está sujeita à maior tensão normal média e calcular seu valor. Suponha
que  = 60º. O diâmetro de cada haste é dado na figura

0,4 cm
0,5 cm

3.

As barras da treliça têm uma área da seção transversal de 1,25 cm2. Determinar a tensão

normal média em cada elemento devido à carga P = 8 kN. Indicar se a tensão é de tração ou de
compressão.

O conjunto consiste de uma haste CB de aço A-36 e de uma haste BA de alumínio 6061- T6. Desprezar o tamanho das conexões em B e C e supor que sejam rígidas.002 mm/mm. O comprimento de cada segmento sem alongamento é mostrado na figura. Se a deformação normal admissível máxima em cada arame for max = 0. 40 mm Determine as reações nos pontos A e B .FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS 4. determinar o deslocamento da conexão e da extremidade A. A viga rígida está apoiada por um pino em A e pelos arames BD e CE. Se a haste está sujeita a uma carga axial P1 = 12 kN em A e P2 = 18 kN na conexão B. qual será o deslocamento vertical máximo provocado pela carga P nos arames? 5. 20 mm 6. cada uma com diâmetro de 1 pol.

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS 7) 8) .

.FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS 9) 10) 11) a.

FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS 12.025 kN/cm2. Uma barra de latão de seção circular de diâmetro 3 cm está tracionada com uma força axial de 50 kN/cm2. A haste plástica é feita de Kevlar 49 e tem diâmetro de 10 mm. Considerar a alvenaria com 15 kN/m3.08 x 104 kN/cm2 e o seu coeficiente de Poisson de 0. determinar as mudanças em seu comprimento e em seu diâmetro 13. e o Concreto = 25 kN/m3 . Um pilar de tijolos recebe uma carga axial de 70 kN/cm2. Dimensione-o com seção quadrada de lado “a” levando em conta que a tensão admissível de compressão para esta alvenaria é de 0. São dados do material o módulo de elasticidade longitudinal de 1.08 kN/cm2. Supondo que seja aplicada uma carga axial de 80 kN.3 14. com secção igualmente quadrada e lado “b” sabendo que o solo onde o sistema senta tem uma tensão de compressão admissível de 0. Determinar a diminuição do seu diâmetro. Dimensione também o seu bloco de fundação.

Pedem-se as máximas tensões de cada material e o alongamento do sistema. Um pilar de tijolos comuns deve receber uma carga oriunda de um telhado de 32 kN. Duas barras prismáticas rígidamente ligadas entre si suportam uma carga axial de 45 kN como se indica a figura. . 15. a barra inferior é de latão. Dimensione-o com seção quadrada sabendo que a alvenaria apresenta peso específico de 19 kN/m3 e tem uma tensão de compressão admissível de 6 kgf/cm2 16. tem 6 m de comprimento e seção transversal com 52 cm2de área. A barra superior é de aço. tem 1O m de comprimento e seção transversal com 65 cm2 de área.FACULDADE MAURICIO DE NASSAU CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DISCIPLINA RESISTENCIA DOS MATERIAIS LISTA DE EXERCÍCIOS .