You are on page 1of 30

Profa.

Anny Venâncio

INTRODUÇÃO À PESQUISA
CIENTÍFICA

O PROCESSO DE PESQUISA
- Tipos de variáveis: independente, dependente,
de controle, moderadora, interveniente.
- Tipos de pesquisa de acordo com: a natureza; a
abordagem do problema; os objetivos; os
procedimentos técnicos.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

Profa. Anny Venâncio

TIPOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS

TÍTULO DO SLIDE

Para que seja possível
compreender o conceito e os
tipos de pesquisa é
necessário, primeiramente,
conhecer e classificar as
variáveis.
INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE O que é variável? Variável é um termo que vem da matemática e significa fator. aspecto ou propriedade passível de mensuração.

CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Exemplos de Variáveis * Na física: os fatores temperatura. sob certas circunstâncias. etc. raça. pois. pois. velocidade. renda. também podem ser mensurados. escolaridade. força. etc. * Nas ciências sociais: classe social. dilatação. são exemplos de variáveis. massa. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .. extensão. são variáveis. assumem determinado valor e podem ser mensuráveis. seguindo o mesmo raciocínio.

de controle. 1997). dependente. 1972 apud KÖCHE.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis As variáveis podem ser classificadas em: independente. moderadora. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . (TUCKMAM. interveniente.

é aquela que é consequência ou efeito de algo que foi estimulado. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . inversamente. propriedade ou aspecto que produz um efeito ou consequência e a dependente.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis A variável independente é aquela que é fator.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . 5. e atual. Mauri Luiz. 2007. rev.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis Fonte: HEERDT. – Palhoça: UnisulVirtual. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. ed.

CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis A variável de controle é aquele fator. propositalmente. propriedade ou aspecto que o pesquisador neutraliza. para não interferir na relação entre a variável independente e dependente. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .

Mauri Luiz. rev. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . 5. – Palhoça: UnisulVirtual.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis Fonte: HEERDT. ed. e atual. 2007. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático.

as variáveis de controle. Portanto. dentre outros fatores. tais como idade. devem ser rigorosamente neutralizados para não interferirem nas relações entre a variável independente e dependente. – Palhoça: UnisulVirtual. condições de espaço e luminosidade no ambiente. rev. sexo. respectivamente. ed. 5. tratamento com substância e peso. no caso. e atual. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA Fonte: HEERDT. 2007. Mauri Luiz. TÍTULO DO SLIDE .CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS A comparação entre o grupo que recebeu o tratamento (substância) com o grupo que não recebeu o tratamento só é possível se os dois grupos forem mantidos nas mesmas condições. quantidade e qualidade da alimentação. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . porém situa-se num plano secundário. estímulo para que ocorra determinado efeito ou consequência. aspecto ou propriedade que é causa.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis A variável moderadora é aquele fator.

p. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. Fonte: HEERDT. 2007. desempenho de habilidades a variável dependente. rev. pois poderá modificar a relação entre a variável independente e dependente. particularmente entre os meninos.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE “Entre estudantes da mesma idade e inteligência. 13). e atual. 5. mas menos diretamente entres as meninas. o desempenho de habilidades está diretamente relacionado com o número de treinos práticos. idade e inteligência variáveis de controle e meninos e meninas (sexo) a variável moderadora. Mauri Luiz. Neste exemplo. 1997. – Palhoça: UnisulVirtual. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .” (KÖCHE. ed. treinos práticos seria a variável independente.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . no plano teórico afeta a variável que está sendo observada.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE Como classificar as Variáveis A variável interveniente é aquele fator que. mas não pode ser medida.

p. ed. 1997.CLASSIFICAÇÃO DE VARIÁVEIS TÍTULO DO SLIDE “[. 114). Fonte: HEERDT. 2007.] o bloqueio conduz à frustração e esta à agressividade”. (KÖCHE.. p. a variável independente é bloqueio.] crianças que foram bloqueadas na consecução de seus objetivos mostram-se mais agressivas do que as que não foram. 1997. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . 114). Neste exemplo.” (TUCKMAN apud KÖCHE. e atual. – Palhoça: UnisulVirtual. rev.. a dependente é agressividade e a interveniente é a frustração “[... 5. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. Mauri Luiz.

INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE Como classificar os Tipos de Pesquisa A classificação dos tipos de pesquisa só é possível mediante o estabelecimento de um critério.

TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE Natureza Básica Aplicada Abordagem do Problema Qualitativa Quantitativa Objetivos Exploratória Descritiva Explicativa Procedimentos Técnicos Bibliográfica Documental Experimental Levantamento Estudo de Caso Pesquisa-Ação Pesquisa Participante INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA Ex post facto .

Envolve verdades e interesses universais. as pesquisas possuem as seguintes divisões clássicas: a) Do ponto de vista da sua natureza: • Básica: objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . • Aplicada: objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE Classificações das pesquisas De acordo com Silva e Menezes (2005).

nos anos 1950. o desenvolvimento da mecânica quântica no início do século XX foi essencialmente pesquisa básica. Assim. mais tarde. • A pesquisa aplicada utiliza o conhecimento da pesquisa básica para resolver problemas relacionados a aplicações concretas.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE • A pesquisa básica costuma investigar novos fenômenos físicos e seus fundamentos. por exemplo. esse mesmo conhecimento foi usado de forma aplicada para desenvolver o início da microeletrônica. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .

Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas. Não utiliza métodos estatísticos. • Qualitativa: considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito. o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. isto é. um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE b) Do ponto de vista da abordagem do problema: • Quantitativa: considera que tudo pode ser quantificável.

TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA .

entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. • Pesquisa Descritiva (*): visa descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE c) Do ponto de vista de seus objetivos: • Pesquisa Exploratória: visa proporcionar maior familiaridade com o problema com vistas a torná-lo explícito ou a construir hipóteses. as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso. análise de exemplos que estimulem a compreensão. Assume. em geral. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática. * Quando comparada à pesquisa exploratória. Envolve levantamento bibliográfico.

pelo fato de esta modalidade estar calcada em métodos experimentais. Aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão. além de registrar. ela se encontra mais direcionada para as ciências físicas e naturais. procura identificar seus fatores determinantes. o “porquê” das coisas. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . Assim. Mais complexa pois. analisar e interpretar os fenômenos estudados.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE c) Do ponto de vista de seus objetivos: • Pesquisa Explicativa: visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. suas causas. ou seja.

artigos de periódicos. (tabelas estatísticas. relatórios de empresas. ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetos da pesquisa. sindicatos. fotografias. obras originais de qualquer natureza. igrejas. É muito parecida com a bibliográfica. etc. hospitais. pois esta forma vale-se de materiais que não receberam ainda um tratamento analítico.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE d) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: • Pesquisa Bibliográfica: quando elaborada a partir de material já publicado. associações. constituído principalmente de livros. correspondência pessoal ou comercial. documentos arquivados em repartições públicas. A diferença está na natureza das fontes. etc) INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . epitáfios. • Pesquisa Documental: quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

por indução. tenta-se explicá-lo ou entendê-lo. válidos também para o universo. após o fato ou fenômeno ter ocorrido.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE d) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: • Pesquisa Experimental: quando um fato ou fenômeno da realidade é reproduzido de forma controlada.  Pesquisa ex post facto: significa literalmente “a partir de depois do fato”. São geralmente feitos por amostragem. Trata-se de uma pesquisa experimental onde. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . com o objetivo de descobrir os fatores que o produzem ou que por ele são produzidos. onde se considera que os resultados válidos para uma amostra (ou conjunto de amostras) serão.

Procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para. de motivação. formulários ou entrevistas.): busca informação diretamente com um grupo de interesse a respeito dos dados que se deseja obter.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE d) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: • Levantamento: quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. utilizando questionários. etc. mediante análise quantitativa. Os dados são tabulados e analisados estatisticamente. obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . em seguida. (pesquisa de opinião. É a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer.

TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE d) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: • Estudo de caso: quando envolve o estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetos de maneira que se permita o seu amplo e detalhado conhecimento. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . Exemplo: Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística. Em virtude de exigir o envolvimento ativo do pesquisador e a ação por parte das pessoas ou grupos envolvidos no problema. • Pesquisa-Ação: quando os pesquisadores e os participantes envolvem-se no trabalho de pesquisa de modo participativo ou cooperativo. a pesquisa-ação tende a ser vista em certos meios como desprovida da objetividade que deve caracterizar os procedimentos científicos. interagindo em função de um resultado esperado A pesquisa-ação tem sido objeto de bastante controvérsia.

caracteriza-se pela interação entre pesquisadores e membros das situações investigadas. A pesquisa participante. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . assim como a pesquisa-ação.TIPOS DE PESQUISA TÍTULO DO SLIDE d) Do ponto de vista dos procedimentos técnicos: • Pesquisa Participante: ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observado para se obter informações sobre a realidade dos atores sociais em seus próprios contextos. Há autores que empregam as duas expressões como sinônimas.

São Paulo.REFERÊNCIAS TÍTULO DO SLIDE • HEERDT. ed. Fundamentos de metodologia científica. Edna Lúcia. 3a ed. Estera Muszkat. – Palhoça: UnisulVirtual. Metodologia científica e da pesquisa: livro didático. atual. rev. MENEZES. Mauri Luiz. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC. e atual. MARCONI. 5. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Eva Maria. SP: Atlas.  LAKATOS. 2007. 2001. 3. Marina de Andrade. ed. rev. INTRODUÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA . 1991.  SILVA.

geisy.edu.venancio@ifam.br .