Centro de Formação Profissional “Pedro Martins Guerra”

SENAI – Itabira
Nota Obtida:
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO
CURSO: TÉCNICO EM MECÂNICA
TURMA: 23ª TURMA
VALOR DA AVALIAÇÃO
DISCIPLINA: GESTÃO DA QUALIDADE
10 PONTOS
DOCENTE: WELLINTON MARCIO
Aluno: ______________________________________________ nº Data : 02 / 03 / 2016

1 – O gerente de uma unidade de negócios reuniu-se com sua equipe de produção e as suas
frases iniciais foram: “Ser o melhor, ter o melhor, fazer o melhor e medir melhor, é assim que
doravante devemos trabalhar”. São expressões que caracterizam um conceito de qualidade.
Escolha a alternativa CORRETA:

a) Baseada no produto;
b) Baseada no valor;
c) Transcendental;
d) Baseada no usuário;
e) Baseada na produção.

2 – Conforme Juran: “Qualidade é adequação ao uso”. Neste caso você pode definir os
padrões necessários que passa a ser um conceito de qualidade. Escolha a alternativa
CORRETA:

a) Baseada no produto;
b) Baseada no valor;
c) Transcendental;
d) Baseada no usuário;
e) Baseada na produção.

3 – Conforme Garvin, a recente história da qualidade passou por quatro eras distintas
conhecidas frequentemente como as Eras da Qualidade. Quais são as Eras da Qualidade
citadas por Garvin?

a) Inspeção. Qualidade Total. Manufatura Enxuta. Controle Estatístico do Processo;
b) Inspeção. Garantia da qualidade. Engenharia da Qualidade. Engenharia da
Confiabilidade;
c) Inspeção. Qualidade Total. Gestão Estratégica da Qualidade. Qualidade Assegurada;
d) Inspeção. Controle Estatístico do Processo. Garantia da Qualidade. Gestão Estratégica
da Qualidade;
e) Inspeção. Controle da Qualidade. Garantia da Qualidade. Qualidade Total.

Missão do SENAI / CFP-PMG 1
Fornecer cursos de nível técnico diferenciado para indústria e comunidade, desenvolvendo e implementando novas tecnologias de
aprendizagem trabalhando com gestão integrada, garantindo assim a excelência no processo ensino aprendizagem.

d) Feigenbaum. sem condicionador de ar e sem DVD. garantindo assim a excelência no processo ensino aprendizagem. c) Transcendental. direção hidráulica. pois dessa forma não há desperdícios. c) Transcendental. Qual o conceito de qualidade que foi aplicado para este caso comparativo? Escolha a alternativa CORRETA.00 com os seguintes atributos: 2 portas. e) Baseada na produção. Já o cliente “Z” comprou o mesmo carro e pagou R$35. 5 – Uma distribuidora de energia solicitou ao fabricante um lote de 50 transformadores conforme especificação determinada pelo Ministério de Minas e Energia. a) Ishikawa. Escolha a alternativa Correta: a) Baseada no produto. e) Baseada na produção. direção hidráulica. O cliente reconhece o benefício que o produto possui e somente pagará pelo benefício ao menos custo possível. Qual o conceito de qualidade adotado? Escolha a alternativa CORRETA: a) Baseada no produto. d) Baseada no usuário. d) Baseada no usuário. trio elétrico nas 4 portas.00 e que possui os seguintes atributos: 4 portas. b) Deming.000. 7 – A filosofia do Zero Defeito consiste em fazer tudo certo na primeira vez. e) Baseada na produção. b) Baseada no valor. . c) Transcendental. a) Baseada no produto. e) Juran.000. Qual é o Guru d a Qualidade que criou o conceito do Zero Defeito? Escolha a alternativa CORRETA. 6 – O cliente “X” comprou um carro no valor de R$55. b) Baseada no valor. condicionador de ar e DVD. sem trio elétrico. retrabalhos. Centro de Formação Profissional “Pedro Martins Guerra” SENAI – Itabira 4 – Qualidade é a análise da relação custo-benefício. refugos e reoperações. Missão do SENAI / CFP-PMG 2 Fornecer cursos de nível técnico diferenciado para indústria e comunidade. b) Baseada no valor. desenvolvendo e implementando novas tecnologias de aprendizagem trabalhando com gestão integrada. c) Crosby. Esta atitude por parte do cliente caracteriza um conceito de qualidade. d) Baseada no usuário.

b) Satisfação de todas as pessoas envolvidas no processo. método e meio – ambiente. devemos trabalhar nas causas que estão presentes nos fatores de processo: máquina. Missão do SENAI / CFP-PMG 3 Fornecer cursos de nível técnico diferenciado para indústria e comunidade. a) Ishikawa. desenvolvendo e implementando novas tecnologias de aprendizagem trabalhando com gestão integrada.: Para obter qualidade. medida. d) Baseada no usuário. garantindo assim a excelência no processo ensino aprendizagem. e) Juran. c) Satisfação de todos os stakeholders. e com isso a organização garantirá a sua sobrevivência no mercado atual e futuro. moral. atendimento. c) Crosby. Escolha a alternativa que melhor representa. b) Deming. b) Baseada no valor. d) Feigenbaum. a) Baseada no produto. 10 – Qual Guru da Qualidade defendeu a tese de que a qualidade é uma relação entre causa e efeito? OBS. c) Transcendental. Escolha a alternativa CORRETA. e) Baseada na produção. . Qual é o Guro da Qualidade que fez esta afirmação? Escolha a alternativa CORRETA. a) Indicador de qualidade. e) Todas as alternativas estão corretas. custo. mão de obra. matéria-prima. d) Garante a sobrevivência da empresa pelo aumento da competitividade. 9 – Qualidade Total. segurança e meio-ambiente. Centro de Formação Profissional “Pedro Martins Guerra” SENAI – Itabira 8 – o consumidor é a parte mais importante da linha de produção.